Rubão6cc escreveu:Uma coisa que descobri é que as mangueirinhas do sistema de compensação feitas de material em PU aguentam a temperatura do cofre, mesmo com 6x2.
Rubão,
PU é um nome genérico de um tipo de composto químico, mas certamente você deve estar usando mangueiras feitas com um tipo de PU para alta temperatura.
Um detalhe interessante é que a temperatura dentro do cofre do motor AUMENTA quando o carro para e o motoriista desliga o motor. É uma situação que ocorre, por exemplo, quando o motorista chega em casa e guarda o carro na garagem.
Esse tipo situação é contemplada nas medições feitas no artigo citado. O gráfico abaixo mostra como variam as temperaturas nos vários pontos monitorados depois que um Ford Focus subiu e desceu um morro várias vezes a uma velocidade de 112 km/h:
Imediatamente após a última subida, o carro é parado e o motor desligado no instante 07:00. Note que com o motor parado, todas as temperaturas começam a cair EXCETO a temperatura no centro do capô, que estava a menos de 50 ºC, mas sobe para uns 80 ºC após 15 minutos depois do motor parado.
No artigo citado, a temperatura é medida no centro do capô, mas é razoável pensar que TODO o ar no cofre do motor motor vai também começar a esquentar assim que o carro parar. Por isso, é uma boa prática abrir o capô assim que o carro para na garagem. As mangueiras de combustível e outras peças de plástico ou borracha do motor irão agradecer.
Por falar em degradação de borrachas e plásticos de peças do motor, a BMW e a Mercedes estão com uma fama péssima nos EUA justamente porque depois de algum tempo essas peças começam a degenerar e o custo de manutenção é caríssimo. Esses carros ganharam fama de bombas descartáveis.
Este artigo, apesar de ser em português, descreve a visão atual dos americanos em relação aos carros alemães:
https://carrosluxuososa2z.com/por-que-as-bmws-se-desvalorizam-tao-rapidamente/
A explicação do artigo de que o governo alemão exige que as peças de borracha e plástico sejam degradáveis, é evidentemente uma "conversa para boi dormir". O que acontece de fato é uma obsolescência planejada associada a uma redução de custos sem critério. Com a perspectiva dos carros elétricos já no horizonte, está havendo uma "farra"geral da industria automotiva, principalmente a européia, que tenta se aproveitar dos consumidores enquanto ainda podem. É um clima de fim de festa, como se não houvesse amanhã.
Ontem à(s) 19:16:50 por edscarpes
» Embreagem 250mm
Sex 17 maio - 9:16:40 por Rubão6cc
» Motor 4 cilindros gasolina.. como deixar mais forte?
Sex 17 maio - 8:10:59 por Tonho_RS
» Caixa de ar quente do opala
Qui 16 maio - 18:14:12 por Müller
» Avanço de Ignição - Medidas em um Opala de 6 cilindros
Qui 16 maio - 15:04:50 por opala4cc
» macaco do opala/caravan/comodor/diplomata 91 ou 92
Qua 15 maio - 10:35:33 por opala4cc
» Ar condicionado opala automático 90
Seg 13 maio - 18:35:34 por opala4cc
» [COMPRO] Weber 40 DCOE
Seg 13 maio - 17:02:49 por bode4cc
» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Seg 13 maio - 11:15:22 por Murilo R