Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Enchentes no Rio Grande do Sul
radiador - Adtivo Radiador EmptyHoje à(s) 20:56:39 por opala4cc

» Tensão e Corrente de Partida de um Opala de 6 cilindros
radiador - Adtivo Radiador EmptyOntem à(s) 9:15:59 por Gerald

» Regulagem vidro opala cupê
radiador - Adtivo Radiador EmptySeg 6 maio - 20:19:47 por Luiz Carlos de Brito

» Trinco da porta destravando sozinho
radiador - Adtivo Radiador EmptySeg 6 maio - 12:23:04 por geosordi

» Manutenção preventiva e corretiva do motor de arranque Arno/Delco-Remy
radiador - Adtivo Radiador EmptySeg 6 maio - 6:48:40 por opala4cc

» Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah
radiador - Adtivo Radiador EmptyDom 5 maio - 10:47:04 por opala4cc

»  Tutorial Desmontando alternador 65a.
radiador - Adtivo Radiador EmptyDom 5 maio - 9:51:45 por opala4cc

» farol alto não liga
radiador - Adtivo Radiador EmptySex 3 maio - 18:16:56 por GersonJP

» Alocação dos relés - 81/84
radiador - Adtivo Radiador EmptySex 3 maio - 11:29:52 por juanopaleiro

Quem está conectado?

139 usuários online :: 2 registrados, 0 invisíveis e 137 visitantes :: 1 motor de busca

Arthur MF, Fabinho70


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
radiador - Adtivo Radiador Bar_leftradiador - Adtivo Radiador Barradiador - Adtivo Radiador Bar_right 
tabarbosa (16850)
radiador - Adtivo Radiador Bar_leftradiador - Adtivo Radiador Barradiador - Adtivo Radiador Bar_right 
Rubão6cc (15349)
radiador - Adtivo Radiador Bar_leftradiador - Adtivo Radiador Barradiador - Adtivo Radiador Bar_right 
BANDIT (13573)
radiador - Adtivo Radiador Bar_leftradiador - Adtivo Radiador Barradiador - Adtivo Radiador Bar_right 
Xann (10394)
radiador - Adtivo Radiador Bar_leftradiador - Adtivo Radiador Barradiador - Adtivo Radiador Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
radiador - Adtivo Radiador Bar_leftradiador - Adtivo Radiador Barradiador - Adtivo Radiador Bar_right 
j ricardo (9376)
radiador - Adtivo Radiador Bar_leftradiador - Adtivo Radiador Barradiador - Adtivo Radiador Bar_right 
Jean Bida (9320)
radiador - Adtivo Radiador Bar_leftradiador - Adtivo Radiador Barradiador - Adtivo Radiador Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
radiador - Adtivo Radiador Bar_leftradiador - Adtivo Radiador Barradiador - Adtivo Radiador Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
radiador - Adtivo Radiador Bar_leftradiador - Adtivo Radiador Barradiador - Adtivo Radiador Bar_right 

+3
Rubão6cc
Gerald
Marcos Lozano
7 participantes

    Adtivo Radiador

    Marcos Lozano
    Marcos Lozano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 43
    Idade : 26
    Localização : ARARAS - SP
    Modelo do carro : Caravan 1986
    Cilindros : 4100 6 cilindros
    Data de inscrição : 20/04/2021

    radiador - Adtivo Radiador Empty Adtivo Radiador

    Mensagem por Marcos Lozano Dom 20 Fev - 8:44:09

    Bom dia Opaleiros!!

    Estou buscando experiência com aditivos para o nosso velho motor do opala.

    Recentemente fiz o motor da minha caravan, andei aproximadamente 2500km e furou os celos do cabeçote, tirei o coletor de admissão e notei 2 selos furados, o mais peculiar é que eu vi o carro vazando agua, abri o capô, vi vazando pelo selo, fui embora pra casa, e quando cheguei em casa o vazamento tinha parado!

    Enfim, os selos eram novos, vou fazer a troca dos selos normais por selos de alumínio, um pouco mais caro mas acaba do problema.

    E vamos ao que interessa, eu ja li um tópico aqui no forum sobre corrosão em que o amigo nosso fez alguns testes com o radcool, mas o adtivo que eu achei mais em conta foi o da delphi, o verde, RL10010 pra ser mais específico, aparentemente ele é sintético, sendo 12 litros por 215 dinheiros, ja diluído, ( meu motor é 6 cilindros a alcool )

    Alguém tem alguma experiência com esse aditivo? Essa marca? Recomenda? Ou melhor usar um organico para os nossos motores de ferro fundido?


    Desde ja agradeço!!

    Atualmente o meu carro esta com um adtivo rosa, e não sei por que diabos furou os selos, e me desanimou tanto que eu só tirei o coletor de admissão e não cheguei a tirar os de escape para ver melhor os selos, mas tirei uma foto.

    radiador - Adtivo Radiador Img_2017

    Att
    Marcos Lozano.
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 760
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    radiador - Adtivo Radiador Empty Re: Adtivo Radiador

    Mensagem por Gerald Dom 20 Fev - 9:23:43

    Esses fluidos para radiador são basicamente água + etilenoglicol (um tipo de álcool) + anti-oxidantes + corantes.

    Água e etilenoglicol são transparentes incolores. Nos fluidos comerciais, a cor vem de corante, que só tem a função de impressionar os leigos. (Aliás, a "cor" das graxas brancas, azuis, vermelhas, etc, também não tem nada a ver com o tipo de graxa, é apenas corante)

    O etilenoglicol tem a função básica de evitar congelamento da água se a temperatura ambiente cair abaixo de 0 ºC. Como no Brasil temperaturas assim são extremamente raras, esqueça o etilenoglicol, a menos que você more na Europa, EUA, Canadá, sul da Argentina ou Chile, etc, ou, então, você seja daquelas pessoas generosas que quer deixar os fabricantes mais ricos (e você um pouco mais pobre).

    Para evitar a corrosão, use a recomendação da própria GM no manual do Opala: acrescente 30 ml de óleo solúvel ao fluido do radiador.

    Em resumo, a receita para fluido de radiador é: água potável (água torneiral) + 30 ml de óleo solúvel.

    Meu Diplomata tem 33 anos, sempre usei essa receita, nunca precisei trocar selo do motor ou radiador, que são originais, portanto.


    Sobre óleo solúvel, comprei outro dia um litro da Vonder, que custa pouco mais de 20 reais e dá para fazer umas 30 "doses". Ou seja, se você trocar a água do radiador a cada 2 anos, terá óleo solúvel por 30 anos! E água de torneira é de graça!



    Marcos Lozano gosta desta mensagem

    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15349
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    radiador - Adtivo Radiador Empty Re: Adtivo Radiador

    Mensagem por Rubão6cc Dom 20 Fev - 9:45:43

    Marcos Lozano escreveu:Bom dia Opaleiros!!

    Estou buscando experiência com aditivos para o nosso velho motor do opala.

    Recentemente fiz o motor da minha caravan, andei aproximadamente 2500km e furou os celos do cabeçote, tirei o coletor de admissão e notei 2 selos furados, o mais peculiar é que eu vi o carro vazando agua, abri o capô, vi vazando pelo selo, fui embora pra casa, e quando cheguei em casa o vazamento tinha parado!

    Enfim, os selos eram novos, vou fazer a troca dos selos normais por selos de alumínio, um pouco mais caro mas acaba do problema.

    E vamos ao que interessa, eu ja li um tópico aqui no forum sobre corrosão em que o amigo nosso fez alguns testes com o radcool, mas o adtivo que eu achei mais em conta foi o da delphi, o verde, RL10010 pra ser mais específico, aparentemente ele é sintético, sendo 12 litros por 215 dinheiros, ja diluído, ( meu motor é 6 cilindros a alcool )

    Alguém tem alguma experiência com esse aditivo? Essa marca? Recomenda? Ou melhor usar um organico para os nossos motores de ferro fundido?


    Desde ja agradeço!!

    Atualmente o meu carro esta com um adtivo rosa, e não sei por que diabos furou os selos, e me desanimou tanto que eu só tirei o coletor de admissão e não cheguei a tirar os de escape para ver melhor os selos, mas tirei uma foto.

    radiador - Adtivo Radiador Img_2017

    Att
    Marcos Lozano.

    Eu uso aditivo da Radiex. Do tipo 1 ano:

    https://www.lojadomecanico.com.br/produto/142381/32/376/Aditivo-para-Radiador-Bio-Coolant-Pronto-Uso-Rosa-1-Litro/153/?utm_source=googleshopping&utm_campaign=xmlshopping&utm_medium=cpc&utm_content=142381&gclid=EAIaIQobChMIiM3Km8GO9gIVlAuRCh2jvAWTEAQYBiABEgLd_vD_BwE

    Recomendo.

    Gerald escreveu:

    Em resumo, a receita para fluido de radiador é: água potável (água torneiral) + 30 ml de óleo solúvel.


    Eu discordo sobre a água de torneira. Não é bom usar no sistema de arrefecimento. É melhor usar água desmineralizada.


    _________________
    radiador - Adtivo Radiador Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

    Marcos Lozano gosta desta mensagem

    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 760
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    radiador - Adtivo Radiador Empty Re: Adtivo Radiador

    Mensagem por Gerald Dom 20 Fev - 10:14:09

    Rubão6cc escreveu:
    Gerald escreveu:

    Em resumo, a receita para fluido de radiador é: água potável (água torneiral) + 30 ml de óleo solúvel.


    Eu discordo sobre a água de torneira. Não é bom usar no sistema de arrefecimento. É melhor usar água desmineralizada.

    Rubão, se quiser usar água desmineralizada, não tem problema, mas não creio que seja necessária.

    A água de torneira tem cerca de 20 mg de sais minerais dissolvidos por litro, ou seja, em 10 litros, a quantidade de sais dissolvidos será cerca de 0.2 gramas. Para ter uma idéia, uma colher de café tem 2 gramas, ou seja, se usar água de torneira para encher o radiador do Opala, a quantidade de sal dissolvida será de aproximadamente 1/10 de uma colher de café, que corresponde a um cubo de sal do tamanho de um grão de feijão. Difícil de acreditar que quantidade tão pequena de sal dissolvida em 10 litros de água terá qualquer efeito significativo.

    Marcos Lozano gosta desta mensagem

    fauzi
    fauzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1067
    Idade : 67
    Localização : Urbi et orbi
    Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
    Cilindros : 6 cc

    Data de inscrição : 29/09/2013

    radiador - Adtivo Radiador Empty Re: Adtivo Radiador

    Mensagem por fauzi Dom 20 Fev - 11:30:43

    Olha, durante muito tempo usei só água filtrada, pois não abandono meu velho filtro de barro São João.
    Porém, eu acredito que os aditivos são importantes para evitar oxidação do radiador. Tenho um amigo que conserta radiador e ele fez aquele teste do prego mergulhado em água comum e outro em aditivo. Faz uns 5 anos que estão lá os potinhos. O prego já está quase dissolvido e o do aditivo está limpinho.
    Não se esse teste vale alguma coisa, mas resolvi usar água filtrada e aditivo (metade de cada um).

    Marcos Lozano gosta desta mensagem

    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 760
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    radiador - Adtivo Radiador Empty Re: Adtivo Radiador

    Mensagem por Gerald Dom 20 Fev - 12:27:51

    Uma informação que nem todos sabem é que os fluidos para radiador são basicamente um mistura de álcool etilenoglicol com água, numa proporção de 40:60. Ou seja, quando você compra uma garrafa de 1 litro por 50 reais, na verdade você está comprando etilenoglicol a 125 reais o litro, já que a água é praticamente de graça.

    Um motor de 6 cilindros usa 12 litros de fluido de radiador, o sujeito talvez até precise fazer um financiamento para encher o radiador! drunken
    Não é à toa que as pessoas tendam a achar que estão colocando ouro líquido no radiador!Laughing

    Mas, do ponto de vista técnico, qual é a vantagem dessa mistura aguada de etilenoglicol? Bem, como já comentei, a real utilidade do etileno glicol é que ele rebaixa a temperatura de congelamento da mistura, mas no Brasil essa vantagem é totalmente fictícia por causa do nosso clima.

    E do ponto de vista de remoção de calor do motor?

    Ironicamente, o etilenoglicol PIORA a capacidade refrigerante da água. Sim, veja esse comentário da Wikipedia:

    Pure ethylene glycol has a specific heat capacity about one half that of water. So, while providing freeze protection and an increased boiling point, ethylene glycol lowers the specific heat capacity of water mixtures relative to pure water. A 1:1 mix by mass has a specific heat capacity of about 3140 J/(kg·°C) (0.75 BTU/(lb·°F)), three quarters that of pure water, thus requiring increased flow rates in same-system comparisons with water.

    Traduzindo, o texto diz que uma mistura 50:50 (1:1) tem um calor específico que é 75% (3/4) da água pura. Água pura é bem melhor que uma mistura com etilenoglicol!

    Conclusão, do ponto de vista de remoção de calor, o que o motor gosta mesmo é de água pura!

    A corrosão é evitada com a adição de uma pequena quantidade de óleo solúvel, como os torneiros vêm usando há séculos na usinagem de peças.

    Marcos Lozano e Hugo_R gostam desta mensagem

    Hugo_R
    Hugo_R
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3
    Localização : Muriaé-MG
    Data de inscrição : 02/12/2021

    radiador - Adtivo Radiador Empty Re: Adtivo Radiador

    Mensagem por Hugo_R Seg 21 Fev - 18:22:28

    o fluido de radiator tambem tem funçao lubrificante pra bomba/ retentor e tambem tem funçao anti fervura(nao deixa a agua ferver a apenas 100 graus)
    Marcos Marcos
    Marcos Marcos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 367
    Idade : 39
    Localização : Maravilha
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 05/07/2021

    radiador - Adtivo Radiador Empty Re: Adtivo Radiador

    Mensagem por Marcos Marcos Seg 21 Fev - 19:20:36

    Óleo solúvel vegetal e seja feliz. Fluído de radiador é dinheiro gastado a toa. Óleo solúvel também lubrifica os componentes, e também tem características refrigerantes.
    fauzi
    fauzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1067
    Idade : 67
    Localização : Urbi et orbi
    Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
    Cilindros : 6 cc

    Data de inscrição : 29/09/2013

    radiador - Adtivo Radiador Empty Re: Adtivo Radiador

    Mensagem por fauzi Seg 21 Fev - 19:55:21

    Gerard,
    Só achei óleo solúvel sintético base vegetal, óleo semi sintético e sintético. Vegetal mesmo não achei.
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 760
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    radiador - Adtivo Radiador Empty Re: Adtivo Radiador

    Mensagem por Gerald Ter 22 Fev - 11:38:32

    Hugo_R escreveu:o fluido de radiator tambem tem funçao lubrificante pra bomba/ retentor e tambem tem funçao anti fervura(nao deixa a agua ferver a apenas 100 graus)

    Nunca ouvi falar que o fluido de radiador tem função de lubrificante. Muito pelo contrário! Se o fluido do radiador entrar nos mancais da bomba d'água, adeus rolamentos e adeus bomba d'água.

    Sobre a ação anti-fervura do etilenoglicol, sim isso é verdade, mas o efeito é muito pequeno na prática. Veja o gráfico abaixo, que dá a temperatura de fervura da mistura em função da proporção de etilenoglicol:

    radiador - Adtivo Radiador Etilen10

    Para uma proporção de 40% usada nos fluidos de radiador comerciais, há um aumento modesto de apenas 5 ºC (100 ºC -> 105 ºC) na temperatura de ebulição da mistura. Na prática, o que eleva a temperatura de ebulição é a pressurização da tampa do radiador, normalmente de 15 psi para o Opala, que eleva a temperatura de ebulição para 120 ºC.




    fauzi escreveu:Gerard,
    Só achei óleo solúvel sintético base vegetal, óleo semi sintético e sintético. Vegetal mesmo não achei.

    No meu entendimento, qualquer óleo solúvel de marca conhecida serve. O óleo serve apenas para criar uma micro-película para isolar as peças metálicas da água. O óleo não tem qualquer função lubrificante.

    No manual do Opala, a GM recomenda usar óleo solúvel do tipo C. A Texaco fabrica esse tipo de óleo:
    https://texaco.pefil.com.br/produto/texaco-soluvel-c/

    Acredito que "C" significa apenas que é um fluido de corte (daí a letra C). Acontece que TODOS os óleos solúveis vendidos no comércio são para corte! Portanto, creio qualquer óleo solúvel de boa qualidade pode ser usado no radiador do Opala.

    NOTA: Para quem não sabe, o óleo solúvel é largamente usado na indústria de usinagem de metais. O melhor fluido refrigerante que existe é a ÁGUA, que infelizmente tem o péssimo costume de corroer o aço. Por isso, as máquinas-ferramenta, que precisam de água para esfriar os bits, brocas, fresas, etc, usam uma solução refrigerante que é feita de aproximadamente 95% de água e 5% de óleo solúvel.

    Quem esfria a ferramenta de corte e a peça sendo usinada é a água; o óleo solúvel serve apenas para proteger contra corrosão. Se máquinas-ferramentas que custam milhões podem trabalhar com água + óleo solúvel, por que o motor do Opala não pode?

    Um coisa que os fabricantes de óleo solúvel chamam a atenção em seus produtos é a biodegradabilidade. Essa característica pode ser importante para aplicações industriais, onde toneladas de fluido refrigerante usados são jogados nas redes de esgoto. Para uso em radiador de Opala, a biodegradabilidade não tem importância devido à quantidade mínima de óleo solúvel utilizado. Aliás, se puder escolher, creio ser melhor NÃO usar óleo solúvel de base vegetal no radiador do Opala. Óleo de base vegetal estraga mais rápido, que é justamente o que não se deseja num óleo solúvel a ser usado no radiador.

    Outro ponto que gostaria de comentar é que se você usar esses fluidos de radiador comerciais a base de etilenoglicol, vai gastar uma "nota preta" e, naturalmente, você vai ficar muito relutante em jogar fora o líquido precioso no caso de, por exemplo, fazer uma lavagem interna, ou uma manutenção do sistema de arrefecimento do Opala.

    Em contraste, se usar uma mistura de água e óleo solúvel, além do radiador estar trabalhando com um fluido de arrefecimento tecnicamente apropriado, devido ao custo praticamente nula da mistura, você vai se sentir muito mais à vontade para trocar o fluido periodicamente o fluido de arrefecimento.

    Marcos Lozano gosta desta mensagem

    fauzi
    fauzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1067
    Idade : 67
    Localização : Urbi et orbi
    Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
    Cilindros : 6 cc

    Data de inscrição : 29/09/2013

    radiador - Adtivo Radiador Empty Re: Adtivo Radiador

    Mensagem por fauzi Ter 22 Fev - 11:56:45

    Marcos Marcos escreveu:Óleo solúvel vegetal e seja feliz. Fluído de radiador é dinheiro gastado a toa. Óleo solúvel também lubrifica os componentes, e também tem características refrigerantes.

    Gerard, é que vi esse comentário. Até achei que o post fosse seu.
    Então o que vc recomenda é o fluido de corte normal, preferência sintético.

    PS.: Gerard, estou ficando tentado a usar o óleo solúvel. Porém andei lendo outras matérias e fiquei com algumas dúvidas:
    1. a quantidade é mesmo 30 (trinta) ml, menos que um copinho de café?
    2. Como e quando fazer a diluição?
    3. Qual o tempo recomendado para trocar toda a água do sistema com óleo novo?
    Obrigado.
    thallisguimaraes
    thallisguimaraes
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 17661
    Idade : 31
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Caravan 1988
    Cilindros : 4.1i
    Data de inscrição : 16/01/2008

    radiador - Adtivo Radiador Empty Re: Adtivo Radiador

    Mensagem por thallisguimaraes Qua 2 Mar - 12:47:17

    Ótimo tópico.

    Alguém já fez o teste do Bombril na agua + óleo solúvel?



    _________________
    ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO

    Marcos Lozano gosta desta mensagem


    Conteúdo patrocinado


    radiador - Adtivo Radiador Empty Re: Adtivo Radiador

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua 8 maio - 21:12:47