Hugo_R escreveu:o fluido de radiator tambem tem funçao lubrificante pra bomba/ retentor e tambem tem funçao anti fervura(nao deixa a agua ferver a apenas 100 graus)
Nunca ouvi falar que o fluido de radiador tem função de lubrificante. Muito pelo contrário! Se o fluido do radiador entrar nos mancais da bomba d'água, adeus rolamentos e adeus bomba d'água.
Sobre a ação anti-fervura do etilenoglicol, sim isso é verdade, mas o efeito é muito pequeno na prática. Veja o gráfico abaixo, que dá a temperatura de fervura da mistura em função da proporção de etilenoglicol:
Para uma proporção de 40% usada nos fluidos de radiador comerciais, há um aumento modesto de apenas 5 ºC (100 ºC -> 105 ºC) na temperatura de ebulição da mistura.
Na prática, o que eleva a temperatura de ebulição é a pressurização da tampa do radiador, normalmente de 15 psi para o Opala, que eleva a temperatura de ebulição para 120 ºC.
fauzi escreveu:Gerard,
Só achei óleo solúvel sintético base vegetal, óleo semi sintético e sintético. Vegetal mesmo não achei.
No meu entendimento, qualquer óleo solúvel de marca conhecida serve. O óleo serve apenas para criar uma micro-película para isolar as peças metálicas da água. O óleo não tem qualquer função lubrificante.
No manual do Opala, a GM recomenda usar óleo solúvel do tipo C. A Texaco fabrica esse tipo de óleo:
https://texaco.pefil.com.br/produto/texaco-soluvel-c/
Acredito que "C" significa apenas que é um fluido de corte (daí a letra C). Acontece que TODOS os óleos solúveis vendidos no comércio são para corte! Portanto, creio qualquer óleo solúvel de boa qualidade pode ser usado no radiador do Opala.
NOTA: Para quem não sabe, o óleo solúvel é largamente usado na indústria de usinagem de metais. O melhor fluido refrigerante que existe é a ÁGUA, que infelizmente tem o péssimo costume de corroer o aço. Por isso, as máquinas-ferramenta, que precisam de água para esfriar os bits, brocas, fresas, etc, usam uma solução refrigerante que é feita de aproximadamente 95% de água e 5% de óleo solúvel.
Quem esfria a ferramenta de corte e a peça sendo usinada é a água; o óleo solúvel serve apenas para proteger contra corrosão. Se máquinas-ferramentas que custam milhões podem trabalhar com água + óleo solúvel, por que o motor do Opala não pode?
Um coisa que os fabricantes de óleo solúvel chamam a atenção em seus produtos é a
biodegradabilidade. Essa característica pode ser importante para aplicações industriais, onde toneladas de fluido refrigerante usados são jogados nas redes de esgoto. Para uso em radiador de Opala, a biodegradabilidade não tem importância devido à quantidade mínima de óleo solúvel utilizado. Aliás, se puder escolher, creio ser melhor NÃO usar óleo solúvel de base vegetal no radiador do Opala. Óleo de base vegetal estraga mais rápido, que é justamente o que não se deseja num óleo solúvel a ser usado no radiador.
Outro ponto que gostaria de comentar é que se você usar esses fluidos de radiador comerciais a base de etilenoglicol, vai gastar uma "nota preta" e, naturalmente, você vai ficar muito relutante em jogar fora o líquido precioso no caso de, por exemplo, fazer uma lavagem interna, ou uma manutenção do sistema de arrefecimento do Opala.
Em contraste, se usar uma mistura de água e óleo solúvel, além do radiador estar trabalhando com um fluido de arrefecimento tecnicamente apropriado, devido ao custo praticamente nula da mistura, você vai se sentir muito mais à vontade para trocar o fluido periodicamente o fluido de arrefecimento.
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