Oliveira7777777 escreveu:
quando tirei o cabeçote a cabeça dos pistões estava picotadas com vários buraquinho e alguns pedacinhos soltando
Detonação, vulga "batida de pino", costuma produzir esse tipo de erosão/dano na cabeça do pistão. Em casos extremos, pode até haver perfuração do pistão.Veja algumas fotos de pistões danificados por detonação:
quote="Oliveira7777777"]Tenho outra dúvida sem alguem puder ajudar.
Esse outro motor é a álcool comprei junto com o cabeçote mais quando levei o cabeçote desse motor mesmo pra fazer a retifica o cara da retifica falou que era estander que nunca foi rebaixado e se fosse rebaixar para rodar no álcool diminuiria a vida útil desse cabeçote e mantendo ele assim teria cabeçote para vida toda . Aí resolvi não rebaixar .
Mais quero rodar ele no álcool sem rebaixar o cabeçote. É prioridade rebaixar o cabeçote para rodar no álcool o motor vai perder potência ou algo do tipo ?[/quote]
Para quem não sabe, "rebaixar" o cabeçote consiste em usinar a superfície do cabeçote que vai ser presa ao bloco do motor:
O "rebaixamento" do cabeçote reduz o volume da câmara de combustão e, consequentemente aumenta a taxa de compressão do motor.
A taxa de compressão do motor afeta a potência e a economia de combustível, porém, se a taxa de compressão for muito alta para um determinado tipo de combustível, poderá ocorrer, detonação, que é um fenômeno altamente prejudicial ao motor.
O motor a gasolina do Opala trabalha com taxa de compressão de 8:1, enquanto a versão a álcool usa taxa de compressão de 10:1 (6cc) ou 11:1 (4cc).
--- Se usar álcool num motor preparado para gasolina, o rendimento do motor (potência, torque, economia) será bem pior que no motor próprio para álcool, porém não haverá detonação.
--- Se usar gasolina num motor preparado para álcool, o rendimento será bom quando o motor trabalhar com pouca carga (acelerador pouco pressionado), mas haverá detonação quando se exigir do motor. A detonação fatalmente irá reduzir a vida do motor.
Conclusão: Não use o Opala como se fosse um carro flex!
É possível converter para álcool um motor de Opala originalmente para gasolina; basta rebaixar o cabeçote (e mudar os giclês do carburador).
Converter para gasolina um motor de Opala originalmente para álcool é mais complicado porque tem necessariamente que trocar o cabeçote, pois não é possível "desrebaixar" o cabeçote original.
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