Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 EmptyHoje à(s) 9:04:50 por Rubão6cc

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 EmptyOntem à(s) 18:42:37 por juanopaleiro

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 EmptyOntem à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 EmptyOntem à(s) 9:55:47 por lucas krause

» numeração de segurança opala 71
diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 EmptyOntem à(s) 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 EmptyOntem à(s) 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 EmptyOntem à(s) 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 EmptyOntem à(s) 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

Quem está conectado?

115 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 114 visitantes :: 1 motor de busca

opala4cc


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bar_leftdiplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bardiplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bar_right 
tabarbosa (16850)
diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bar_leftdiplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bardiplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bar_right 
Rubão6cc (15341)
diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bar_leftdiplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bardiplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bar_right 
BANDIT (13573)
diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bar_leftdiplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bardiplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bar_right 
Xann (10394)
diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bar_leftdiplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bardiplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bar_leftdiplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bardiplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bar_right 
j ricardo (9376)
diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bar_leftdiplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bardiplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bar_right 
Jean Bida (9320)
diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bar_leftdiplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bardiplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bar_leftdiplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bardiplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bar_leftdiplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bardiplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Bar_right 

+6
Paulo Corso
leandrogouveia
Murilo R
opala4cc
Rubão6cc
CASENOTE
10 participantes

    OPALA DIPLOMATA 85

    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Ter 20 Jun - 6:53:07

    Bom dia, vou tentar dar sequência as fotos da restauração, ignorem as munhecadas que estou aprendendo a lidar com o fórum, claro que com a ajuda dos colegas, já no carro penso ter feito um bom trabalh. Abraços[img:aba2]https://i.postimg.cdiplomata - OPALA DIPLOMATA 85 IMG-20210309-110452669diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 IMG-20210309-110452669c/DwPhxrmW/IMG-20210309-110452669.jpg[/img:aba2]

    Comprei e no primeiro sábado, com uma rampa levei essa monstruosidade para minha casa para minha casa. Esposa, filhos, irmão, genro, todos me taxaram de louco.
    Já no sábado comprei óleo, bateria, velas, cabos novos e um CDI usado.
    Verifiquei o o óleo, que até não estava muito ruim. Tinham adaptado um carburador de C14, todo esburacado. Fechei os buracos, com tampão e mesmo fita isolante.
    O radiador estava furado, então alimentei direto com um mangueira d´água. Um bujão de gasolina ao lado, alimentando direto a bomba. Faísca comprovada, arranque girando, coloquei a tampa do distribuidor no lugar e....tã, tã tã.. Um traguinho, bati arranque e... pegou de cara. Nem mexi no ponto. ALEGRIA.
    DEIXEI FUNCIONAR UNS 15 MINUTOS, LENTA DE DAR ÁGUA NA BOCA, POIS O CARRO ESTAVA JOGADO UNS DEZ ANOS. DESLIGUEI.
    Troquei óleo, filtro, tampa do distribuidor e rotor, parti novamente, tudo perfeito. Bom, agora faltava uma boa química e um carburador decente, mas isso é assunto para o próximo round,, quando começa a ficar interessante.

    Juliano Heck, FABIo Mulazani e luis gobbi gostam desta mensagem

    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15341
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por Rubão6cc Ter 20 Jun - 10:09:11

    Acompanhando !


    _________________
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por opala4cc Ter 20 Jun - 12:23:06

    Sabe que a Solex-Broxol voltou a vender carburadores NOVOS, né? Ah, e tem também a MECAR, dependendo do modelo que você for colocar no carro.
    Murilo R
    Murilo R
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1522
    Idade : 41
    Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
    Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
    Cilindros : 4 CC
    Data de inscrição : 16/02/2012

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por Murilo R Ter 20 Jun - 15:40:41

    to acompanhando
    leandrogouveia
    leandrogouveia
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 65
    Idade : 37
    Localização : Bauru SP
    Modelo do carro : Opala diplomata 1986 automatico
    Caravan L 1984
    Cilindros : 4.1 alcool
    2.5 alcool
    Data de inscrição : 11/05/2018

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por leandrogouveia Qua 21 Jun - 11:06:29

    O meu é exatamente do mesmo modelo e cor, um belo carro parabens boa sorte na empreitada.

    sezil e CASENOTE gostam desta mensagem

    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty RESTAURAÇÃO DIPLOMATA 85/250S

    Mensagem por CASENOTE Sex 23 Jun - 8:24:51

    Bah, cara, usando uma interjeição gaudéria, pois é só o que exprime minha satisfação e admiração com seu carro. Parabéns. Vou tomar como modelo. Espero chegar lá.
    Hoje à noiste espero poder postar mais fotos. Abraço.
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3572
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por Paulo Corso Sex 23 Jun - 9:16:59

    Vai postando fotos pra gente acompanhar a evolução do projeto.


    _________________
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257

    CASENOTE gosta desta mensagem

    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Sáb 24 Jun - 6:51:19

    Bom dia. Vamos tentar postar mais algumas imagens do projeto. Estou começando pelo início, para manter a continuidade do álbum. Assim foi encontrado no meio do mato. Abraços
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img-2023

    leandrogouveia gosta desta mensagem

    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Sáb 24 Jun - 6:55:48

    Algumas do inicio do desmonte geral, ainda em casa.diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2024diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2023
    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Sáb 24 Jun - 7:00:10

    Seguintes.
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2027diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2026diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2028
    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Sáb 24 Jun - 7:04:08

    Tangos tragédias no decorrrer:
    Essa parte da funilaria resolvemos em casa mesmo, pois era domingo, hora do almoço. Tem mais, adiante.
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2029diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2030
    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Sáb 24 Jun - 7:09:54

    Olhem a bagunça que era a fiação dos carros, alguns ainda é, lembram da ELBA, os fios todos atirado por baixo do tapete, de qualquer jeito? Vou tentar fazer melhor, tipo chicote industrial. A GM melhorou isto somente nos últimos anos, eu até pensei em alocar uma caixa fusíveis do 92, mas ia ser um tormento maior ainda, quanto a esquemas, esqueçam, se não tiver algum conhecimento técnico/prática, é suicídio certo.
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2033diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2031diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2032
    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Sáb 24 Jun - 7:15:18

    Não resisto, só para forçar o acompanhamento e receber criticas e elogios, vou postar algumas mais atuais. Afinal são 2,5 anos e vai até a primavera. Ainda mais agora com o incentivo do colega Leandro.diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img-2024diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 20221110diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img-2025
    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Sáb 24 Jun - 7:17:29

    Em tempo, essas não são as rodas que vão equipar, estou com um jogo igual ao do colegas Leandro, com pneus bitola original MICHELIN, pensando em montar um conjunto HANGOOCK, MAS ACHO MUITO LARGO. Aceito sugestões.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15341
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por Rubão6cc Sáb 24 Jun - 8:52:38

    CASENOTE, que coragem a sua encarar um projeto desses...carro jogado no meio do mato..parabéns pela coragem...to acompanhando aqui


    _________________
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

    CASENOTE gosta desta mensagem

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por opala4cc Sáb 24 Jun - 10:49:00

    1985 foi um ano/modelo marcante para a linha opala diplomata. Foi o ano em que apareceu o espelho elétrico, os vidros elétricos e a trava elétrica. Foi o ano em que o opala ficou muito mais confortável e luxuoso em relação aos anos anteriores. A única coisa que não gosto é das polainas plásticas nas pontas dos para-choques.

    Meus parabéns! Estou gostando do resultado! cheers

    CASENOTE gosta desta mensagem

    leandrogouveia
    leandrogouveia
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 65
    Idade : 37
    Localização : Bauru SP
    Modelo do carro : Opala diplomata 1986 automatico
    Caravan L 1984
    Cilindros : 4.1 alcool
    2.5 alcool
    Data de inscrição : 11/05/2018

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por leandrogouveia Sáb 24 Jun - 14:13:35

    ta ficando otimo e esta rapido o meu levou 8 anos pra ficar pronto.diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_1910




    [quote="CASENOTE"]Não resisto, só para forçar o acompanhamento e receber criticas e elogios, vou postar algumas mais atuais. Afinal são 2,5 anos e vai até a primavera. Ainda mais agora com o incentivo do colega Leandro.

    CASENOTE gosta desta mensagem

    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Seg 26 Jun - 6:46:40

    Bom dia, turma. Tenho olhado muitos vídeos YOUTUBE de "restaurações", algumas realmente são, e nos ensinam muito. Outras dá dó em ver trabalho em chão batidos, ferramentas esparramadas, muita graxa e óleo, martelo ao alcance da mão, montagens de buchas e pivôs de maneira pouco profissional, etc. O que mais encontrei, inclusive na prática foram balanças montadas do lado errado, duas balanças traseiras iguais, dianteiras trocadas de lado e pivô da balanças montado invertido 180 graus.
    Pedi para olhar um carro recém reformado e o proprietário me disse que o carro tinha ficado ótimo, sim, estava bonito, porém não conseguiam acertar geometria. Pedi licença e, em plena rua verifiquei a suspensão dianteira. Lá estava tudo que falei acima.
    Lembrem. Não sou apenas entusiasta, e como falta conhecimento empírico, não me dou ao luxo buscar informação aonde ela estiver.
    Outras coisa abominável e a decapagem do chassi e componentes para a preparação da funilaria. Lixadeiras, jato de granalha. CARAMBA. Já tem discos de material de desbastes que não machuca a  lata, jato de micro esferas em fibra de vidro, material usado para a recuperação de moldes de injetoras e um infinidade de aplicação. Meio  difícil de achar quem trabalhe, um tanto caro e demorado, mas o resultado é compensador.
    Aqui vão algumas fotos de quando desmontei em casa e levei para um pátio maior, na empresa, vinda do jato e fundo base. Outro cuidado importante é a escolha do carro doador, já que as peças paralelas são de péssima qualidade e chapa mais fina. O meu doador era 88, o que não me serviu de grande coisa na dianteira e a traseira, após decapada tinha um sanduiche de remendos. Mas valeu praticamente só pelo teto. diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2034diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2035diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2036[img]diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2035[/img]diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2035

    opala4cc e leandrogouveia gostam desta mensagem

    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Seg 26 Jun - 6:50:52

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img-2026

    Acho esta não tinha saído. Foi quando levei de casa para o pátio da empresa, com mais espaço.
    Pessoal, todos que já passaram por isso sabem que é uma novela longa metragem, se estão achando muita coisa para ler, posso postar só as fotos. Não garanto a ordem, pois deve ter umas duas mil registradas e ainda não ordenei.

    Abraço a todos e um bom dia.

    opala4cc e leandrogouveia gostam desta mensagem

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por opala4cc Seg 26 Jun - 7:45:07

    Desconfio que até mesmo um carro doador, nos dias de hoje, deve ser encontrado no interior do Estado. Depois de uma certa idade, carros de grandes centros urbanos estão cheios de massa. O que tem de gente caolha dirigindo não é brincadeira. É claro que também é culpa dos prefeitos. Mas os carros com menos chapeação durante a vida útil ainda costumam ser os carros de cidades menores, de vida mais interiorana.

    CASENOTE gosta desta mensagem

    Jhonny garage automobilís
    Jhonny garage automobilís
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1
    Localização : São Paulo
    Data de inscrição : 15/06/2023

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por Jhonny garage automobilís Qui 29 Jun - 7:52:15

    Acompanhando a restauração do irmão do meu Xodó!!! bounce bounce bounce

    CASENOTE gosta desta mensagem

    pacato
    pacato
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1143
    Localização : Minas Gerais
    Modelo do carro : Opala SS 1978
    Standard 79
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 04/10/2015

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por pacato Qui 29 Jun - 13:39:05

    Muito bacana. Parabéns.

    CASENOTE gosta desta mensagem

    raphaelcaronti
    raphaelcaronti
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8744
    Idade : 31
    Localização : Belo Horizonte
    Modelo do carro : Caravan STD 1982
    Caravan STD 1976[em obras]
    Renault Sandero
    Opala Diplomata 1988[EX]
    Opala Diplomata SE 88/89(EX)
    Opala Deluxo 1970 (EX)
    Caravan deluxo 1977 151 (EX)
    Gol MI 1998[EX]
    Caravan Diplomata 1987[EX]
    Classic 08/09 (EX)
    Opala STD 1975 (EX)



    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 30/10/2008

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por raphaelcaronti Qui 29 Jun - 15:52:46

    Acompanhando!

    CASENOTE gosta desta mensagem

    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Dom 2 Jul - 17:08:12

    Boa noite, amigos. Fico contente pelo acompanhamento. Se tiverem criticas ou sugestões, por favor, não fiquem inibidos. Sabe, estou acompanhando a restauração de um opala, acho 80, por um casal que se dispões a fazer em 30 dias. Com segurança, não tem como, a não ser... que o dia tenha 50 horas. Não que o trabalho de ambos seja desmerecido, pelo contrário, estou no pé. Só que é tanto imprevisto e tanta encrenca escondida, que é impossível um prazo desses, muito mais que se dispuseram a raspar toda pintura no disco convencional, caramba!
    Vou torcer por eles.
    Bom, quando comecei a postar tinha ideia de uma postagem sequencial, mas já fui cobrado que ficaria muito enfadonha, então vou postar algumas sequencias com outras já atualizadas.
    Vou começar pela funilaria, que parece ser o demônio que mais assombra o pessoal. Realmente, a funilaria é toda a diferença. Bem feita, pouca massa, ganho de tempo e bom acabamento. Mal feita,, o céu cai.diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 010diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2037diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2038
    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Dom 2 Jul - 17:14:22

    Na sequência anterior estavamos na troca do assoalho, pois com zero de experiência, os erros ficariam submersos, ou corrigidos.,kkkk.diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2041diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2039diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2040diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2041diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2039diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2040
    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Dom 2 Jul - 17:18:15

    Mais algumas.diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img-2027
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img-2028
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img-2029
    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Dom 2 Jul - 17:20:04

    Mais.diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img-2030
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img-2030
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2042
    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Dom 2 Jul - 17:25:39

    Para não cansar, vamos evoluir um pouco: Assoalho pronto, porta malas pronto.
    Até que não ficou ruim para dois funileiros analfabetos.diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img-2031
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img-2031
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img-2031
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2044
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img-2032
    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Dom 2 Jul - 17:35:06

    Desculpem as bicoradas, acabou saindo algumas m duplas. Paralelo a estes trabalhos, seguia a recuperação de outras partes e componentes:diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2045
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2046
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2047
    A suspensão dianteira ficou muito bonita e bem feita, mas foi um tormento. Tinham pinças de dois modelos diferentes, discos com espessura e diâmetros diferentes, balanças invertidas em baixo, balanças iguais em cima, duas lado direito. Pior que eu já estava meio perdido, não, bem perdido, encontrei um estranho com um COMODORO 86, em um estacionamento e pedi para olhar a suspensão. O cara concordou com orgulho. /em baixo OK, em cima duas balanças esquerdas e com os pivôs ao contrário. Como faz para dar geometria num carro desses, se alguém souber, me ensine.
    Por hoje, aproveitem. Abraço a todos, tem coisa boa e bonita pela frente.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por opala4cc Dom 2 Jul - 21:28:13

    O que mais tem é esse tipo de fuzarca na suspensão dianteira de opala hoje em dia. Antigamente não tinha tanto assim, pois a maioria dos mecânicos das antigas sabiam dos macetes que podem facilmente ser encontrados no Conheça Seu Opala. Em última instância, se limitavam a prestar atenção na desmontagem para remontar igual. Mas acredito que os mecânicos mais jovens não acham que vela a pena consultar alguma literatura para um carro que nem aparece mais nas oficinas nos dias atuais. Acredito que se aparece um opala a cada 5 anos para o cara fazer a suspensão dianteira, é muito. Claro, isso em oficinas comuns. Não me refiro às oficinas especializadas em opalas ou carros antigos.
    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Qua 5 Jul - 6:08:39

    Bom dia, o colega aí de cima, do Comodoro, moramos perto, se mandar um whats ou endereço podemos agendar um papo. Moro em Canoas.
    Realmente é uma baderna, e não só na suspensão, é por tudo, em todos os carros. Vocês já se perguntaram por que toda oficina tem uma caixa de parafusos sobrando sempre?
    Bom, eu estava otimista a respeito do motor, que pegou muito fácil. O carro marcava, quando comprei 84 mil km, difícil acreditar, mas como parece que era rolo inventariado, até podia ser.
    Enquanto a funilaria ia andando, um sábado reservei para verificar motor e diferencial. Tirei as tampas dos tuchos, do cárter e de válvulas. O motor estava muito limpo, sem borras, ou resíduos de cola na peneira, que também estava limpa. Passei o torquímetro em todos os parafusos, estavam com torque padrão de fábrica. Mesma coisa no diferencial, um Braseixos. Ou era tudo original ou quem fez era profissional.
    Não tirei o cabeçote. Troquei as juntas onde mexi e fechei novamente. Também troquei todos os selos. diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2048
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img-2033
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 20220310
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 20220310
    Já a caixa de câmbio, quatro marchas, eu não consegui identificar ser a original, ficando só na palavra do antigo dono. Como não rodou ainda, não avaliei. Também não encontrei informação sobre como identificar as diversas caixa do quatro e seis cilindros. Vamos aguardar.
    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Qua 5 Jul - 6:16:46

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_6610
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_6611
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img-2034
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 20221210
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img-2035
    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Qua 5 Jul - 6:18:45

    Bom, por hoje é isto. Quanto à caixa de câmbio, se alguém puder me ajudar como identificar corretamente, agradeço.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por opala4cc Qua 5 Jul - 13:48:00

    CASENOTE escreveu:Bom, por hoje é isto. Quanto à caixa de câmbio, se alguém puder me ajudar como identificar corretamente, agradeço.

    Os créditos pela descoberta dos vídeos são do usuário Gerald. Já os créditos pela informação contida no vídeo são do autor do vídeo/dono do canal:



    CASENOTE gosta desta mensagem

    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Qua 5 Jul - 17:58:48

    Bendito fórum. Obrigado, irmão. Realmente foi uma santa aula. Fui na hora verificar a instalação do meu câmbio. Está correto, é de seis cilindros, quatro marcha, com um detalhe, o trambulador está montado invertido, dá impressão que não entram todas marchas. Ainda bem que não rodei. Então já tenho trabalho para o sábado. Vamos torcer para internamente estar tudo ok.
    É de cair duro como estes mecânicos ganham a vida.......
    Só a titulo de comentário, certa vez estava numa revenda autorizada chevrolet , na oficina, revisão em garantia, quando colocaram um Monza no elevacar e o mecânico se dispôs a substituir um pivô, sabemos que o Monza vinha com os pivôs rebitados, não sei se a frio ou quente, mas ra um saco de trocar. Normalmente se fazia um furo com broca dura de 3 ou 4 mm no centro do rebite, depois passava outra de 6 e finalmente uma de 8 mm. Sobrava uma casquinha que se tirava com uma talhadeira fina, mola do fusca, e montava o novo com parafusos de aço duro, que vinham com o pivô novo. Bom, mecânicos técnicos devem ter maneira mais profissional, mas essa dava um quase nada de pancada na suspensão.
    Acontece que o profissional em questão pegou uma talhadeira "gigante e uma marreta gigante" e se acomodou na balança a dar marteladas. O proprietário pediu o por que de tantas pancadas e " o cara"
    falou que era a única forma de "arrebentar os rebites. O dono do carro mandou baixar o macaco, deu uma bronca e levou o Monza embora. Essa eu assisti, para meu desencanto com a revenda.
    É impressionante que alguns carros não desmontem andando.
    Novamente obrigado pela sua indicação. Abraços.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por opala4cc Qua 5 Jul - 20:20:37

    CASENOTE escreveu:Bendito fórum. Obrigado, irmão. Realmente foi uma santa aula. Fui na hora verificar a instalação do meu câmbio. Está correto, é de seis cilindros, quatro marcha, com um detalhe, o trambulador está montado invertido, dá impressão que não entram todas marchas. Ainda bem que não rodei. Então já tenho trabalho para o sábado. Vamos torcer para internamente estar tudo ok.
    É de cair duro como estes mecânicos ganham a vida.......
    Só a titulo de comentário, certa vez estava numa revenda autorizada chevrolet , na oficina, revisão em garantia, quando colocaram um Monza no elevacar e o mecânico se dispôs a substituir um pivô, sabemos que o Monza vinha com os pivôs rebitados, não sei se a frio ou quente, mas ra um saco de trocar. Normalmente se fazia um furo com broca dura de 3 ou 4 mm no centro do rebite, depois passava outra de 6 e finalmente uma de 8 mm. Sobrava uma casquinha que se tirava com uma talhadeira fina, mola do fusca, e montava o novo com  parafusos de aço duro, que vinham com o pivô novo. Bom, mecânicos técnicos devem ter maneira mais profissional, mas essa dava um quase nada de pancada na suspensão.
    Acontece que  o profissional em questão pegou uma talhadeira "gigante e uma marreta gigante" e se acomodou na balança a dar marteladas. O proprietário pediu o por que de tantas pancadas e " o cara"
    falou que era a única forma de "arrebentar os rebites.  O dono do carro mandou baixar o macaco, deu uma bronca e levou o Monza embora. Essa eu assisti, para meu desencanto com a revenda.
    É impressionante que alguns carros não desmontem andando.
    Novamente obrigado pela sua indicação. Abraços.

    É essa a razão e a essência da existência deste fórum.
    Os vectras B (1996 a 2005) também vinham com o pivô rebitado. Três rebites por pivô de suspensão. Eram rebites do tipo "pop", também conhecidos como "rebite de repuxo", colocados a frio mesmo. E de fato, colocar é mais fácil do que tirar. Para colocar, dá para usar uma rebitadeira manual, limitada - é claro - até certo tamanho de rebite.
    Estes pivôs eram realmente muito chatos de trocar na primeira vez, pelo motivo que você disse: vinham rebitados de fábrica. Só tem um detalhe: o pivô rebitado no braço de suspensão (que era o que vinha de fábrica) durava 10 ANOS!!! A troca - como você mencionou -  tem de ser feita furando o rebite com a furadeira, conforme consta no manual de reparações feito pela própria montadora. O gerente da oficina ou o diretor da área deveria proibir terminantemente um mecânico da concessionária de marretar o sistema de suspensão ou pior, o de direção do carro. Ainda mais em concessionária! Porém, em oficinas independentes, o que mais se vê por aí é mecânico marretando o olhal da ponta de eixo de um carro para soltar o terminal de direção. A oficina até pode ter o extrator, mas o cara acha mais fácil e rápido marretar do que ir buscar o extrator (que é mais ou menos universal). E um efeito colateral da marreta no olhal é que vai criando uma rebarba metálica afiada nele que acaba por cortar a borracha do novo terminal de direção após poucas horas de uso.
    E é por esses vícios de oficinas que prefiro fazer eu mesmo o máximo que eu puder.


    Última edição por opala4cc em Qui 6 Jul - 22:30:29, editado 1 vez(es)

    CASENOTE gosta desta mensagem

    pacato
    pacato
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1143
    Localização : Minas Gerais
    Modelo do carro : Opala SS 1978
    Standard 79
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 04/10/2015

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por pacato Qui 6 Jul - 13:11:06

    Muito bom.

    CASENOTE gosta desta mensagem

    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Sex 7 Jul - 11:01:57

    Bom dia, parceiros. Acabei de assistir pela segunda vez os vídeos que o colega enviou, sobre caixas de câmbio. Muito útil, principalmente para rebater os engenheiros de plantão. GRANDE AJUDA.
    Gente, gosto de trocar experiências. Mas se acham que estou torrando com mui9to assunto, avisem que tento me manter resumido. Só que tantas estórias circulam que muitas além de cômicas, ajudam sobre o que não devemos fazer. A noite vou postar mais algumas fotos. Abraços
    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Seg 10 Jul - 14:04:52

    Boa tarde. É a mais pura da verdade o que o colega escreveu sobre os pivôs, e tantas outras peças. No próprio you tube tem vídeo com o engenheiro marretando terminal de suspensão.
    Também tento fazer o máximo eu mesmo, embora não tenha todas as ferramentas e equipos. Felizsmente tenho alguns amigos bem confiáveis.
    Exmplo da minha restauração: No final da funilaria, o ajuste de posrtas, capõ, etc, entreguei para um camrada que considero nota 10. O resultado foi 10. A preparação também entreguei para um neurótico por serviço bem feito. Levou 3 meses, nota 10. A pintura estava em casa, saia e blusa todos corriam, então apelei para o que estava ao alcace: meu genro que trabalhou 10 anos com pintura automotiva e meu cunhado também na mesma área, na Brozauto por quase 20 anos. Resultado =10. A emenda da pintura saia/blusa ficou fábrica, não se nota nem degau entre as cores. Tenho visto cada coisa....
    Agora chegando ao final, vou levar o carro para um colega, que além de ótimo mecânico, trabalha com suspensão e geometria: vai me deixar o motor allinha ponto mecânico e eletrônico e revisar toda a suspensã, estou desconfiado me mandaram molas dianteiras erradas. Vai demorar, mas vai ficar 10.
    De resto, estofamento e forração mandei tudo para a Franciela, em Cambé. 10.
    A forração anti ruídop eu mesmo fiz, totalmente com feltro denso, adesivo 5mm. Ficou melhor que fábrica.
    Quebrei a cara ontem, ao montar o parachoques traseiro, as malditas polainas, que um colega lá em cima já havia amaldiçoado.
    As originais já eram uma droga, duas buchas ranhuradas injetadas no plástico, tnha que adivinhar o aperto, ou adeus, não "!grudava mais".
    As paralelas onseguiram piorar, duaas porcas lisas, sem qualquer ancoragem, e ainda quase sempre deformadas.
    Passei a semana tentando montar como foi fornecida, sem jeito.
    No sábado, montei na posição, fiz dois furos 6,5 mm, coloquei dois parafusos escareados, philips, M6 x 15 mm. Fiz o alojamento do parafuso de fora para dentrop, escareando na mão até a cabeça do parafuso ficar mais baixa que a polaina. Prendi pelo lado interno com duas porcas M6. Antes de montar fizs uma fita interna com cola de para brisa, fazendo a mesma operação para esconder o parafuso e nivelar a face da polaina. Ficou bala. Na m,onagem, ficou o parachoques bem nivelado, porém uma polaina ficou puxando para cima e outra para fora. Também substituí a arruela de encosto da polaina por outras que fiz de tecknil preto, com 6 mm. Ficou muito bom. Para resolver o problema da distorção das polainas, aplique pressão pçara colocar posiçãqo correta e dei um calor gradual com o soprador quente. Ambas foram fácil para o lugar, o que prova que o material é ruim ou a matrizaria é marca inferno. Resta saber se vão se manter na posição. Tendo em vista que o material é ruim, acho que vão.
    Uma forma de solucionar isto sera injetar um parafuso com arruela, tipo francês, de dentro para fora e montar usando arruelas e porcas. Mas como pensar dói.....

    opala4cc gosta desta mensagem

    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Sáb 22 Jul - 7:41:29

    Amigos, bom dia.
    Conforme prometido, estou de volta. Vou tentar postar fotos por pasta, para minimizar e não me enrolar na sequência.  Vou colocar hoje sobre a lanternagem, aquelas que achei mais interessante. Posto duas da fiação para mostrar o tormento que estava: fios que trocavam de cor no caminho, fio torrado dentro do chicote, enfim, um tormento. Eu não tinha idéia de remover todo o chicote, mas não houve jeito. Já tinha pesquisado vários esquemas, e, como todos comentam, nada bate com nada, é preciso um pouco de prática e conhecimento. Uma boa emenda tem que ser fio da mesma cor, soldado, isolado com fita fina e com espaguete termo contrátil. Terminais, troquei uns quantos, prensados com  alicate próprio e um pingo de solda para garantir. Capinha nova também.
    Um comentário sobre troca de teto: Não achei tão difícil. Você faz um esboço no papel do desenho da abertura, coloca as medidas centrais vertical e horizonta, também anota as medidas das diagonais, e pode remover o teto. Atrás é fácil, só localizar a junção com a lateral e fazer ali a separação. Na frete escolha onde cortar a coluna, anota a medida do que ficou. /antes de prosseguir soldar um reforço interno na coluna do para-brisa, pois é certo que vai rachar na emenda com o passar do tempo. Aqui no fórum tinha um colega, um opala prata que vivia rachando. Não existe regra "tipo fórmula", cada um pode adotar um processo, desde que se pense bastante no caminho, e: medir, gabaritar, medir , gabaritar. Pelo menos foi o que fiz, pois não sou profissional da área e busquei muita informação aqui, pelas oficinas, que a maioria trabalha errado e no youtube, que também tem muitas derrapada. Pelo se aprende COMO NÃO FAZER. Tanto funcionou que na hora de montar os para-brisas foi barbada, claro, contratei quem só faz isso.
    Vamos lá:
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2051
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2049
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2050
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img-2036
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2053
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2052
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2054
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2055
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2056
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2057
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2058
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img-2037
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img-2038
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2061
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2062
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2063
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Img_2064" />" />

    opala4cc gosta desta mensagem

    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Sáb 22 Jul - 7:47:52

    Enfim, aí estão as que achei mais interessantes. Posso postar mais, se alguém precisar algo mais específico. Deu para ver também que removi toda a isolação térmica e acústica. Na recolocação penso ter feito um trabalho muito bom, se bem que um pouco dolorido.
    Para quem está no radar, este projeto iniciou em dezembro de 2020, então são dois anos e meio, penso que termino até setembro. Recebo oferta d ajuda quase todos os dias, mas a proposta era fazer na minha garagem, com as ferramentas que tenho, sem nada especifico. A preparação e pintura, sim, peguei uns "cobras" que fizeram um ótimo trabalho. Sei pintar, mas não tenho a paciência suficiente para tal.
    Abraço e bom dia a todos.
    Abraço a todos.
    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Sáb 22 Jul - 7:50:20

    Bom, verificando as postagens, já vi umas raquetadas, fotos repetidas, atribuam isto a minha ignorância em lidar com sites.
    PAULO CASENOTE
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por opala4cc Sáb 22 Jul - 16:14:22

    ACHO que arrumei a zueira nas fotos, kkkkkk!!!!. Tinha alguns links truncados (incompletos) que removi. Portanto, se faltou algo, pode repostar.
    Abraços!
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por opala4cc Sáb 22 Jul - 16:40:10

    Lá por 2003, a avenida PereBento Gonçalves aqui em Porto Alegre tinha muitos desmanches, principalmente próximo à divisa com Viamão. Passei de carro por um deles e vi um diplomata dourado 1985 4 cilindros a álcool sendo desmanchado e resolvi parar para fazer umas "comprinhas". O problema é que por aqui os desmanches sempre foram caros. Dificilmente eu conseguia levar alguma coisa porque o dinheiro era curto demais. Como na época eu tinha um SL 91/92, queria muito colocar trio elétrico no carro (até cheguei a instalar as travas elétricas da carto nas 4 portas mais tarde), tinha o empecilho da fiação complexa, os diagramas elétricos ainda não tinham vazado na internet  e eu manjava quase zero de elétrica automotiva, resolvi que ia comprar "a parte elétrica" daquele diplomata. A intenção era - se não pudesse simplesmente transplantar aquela fiação do trio elétrico para o meu SL, pelo menos ver como era e refazer um chicote totalmente novo no SL 91/92 para usufruir de espelhos elétricos, vidros elétricos e travas elétricas.
    Para minha alegria, a elétrica dele ainda estava lá. Não era um carro muito destruído. Era apenas um carro que tinha sido pego em uma blitz da prefeitura ou do governo de Estado, sendo que muito provavelmente estava devendo uma fortuna em impostos, não valendo a pena quitá-lo. O destino foi o leilão e subsequentemente o desmanche.
    Comprei o chicote do assoalho, sem saber que ele não era contínuo até a iluminação do porta-malas, licença e luzes traseiras (ele termina em um plugue na parte alta do para-lamas traseiro esquerdo, dentro do porta-malas). Na pressa de remover e com muito pouco caso, os caras resolveram torar com um tesourão o chicote na passagem para as portas e com muita insistência consegui que pelo menos incluíssem junto a parte do chicote que ficava dentro das portas que havia sido cortada impiedosamente.
    Chegando em casa, vi como era sambado o chicote do opala e também constatei o mesmo que aconteceu com você: a fiação estava derretida em vários pontos (principalmente os que ficavam debaixo do carpete do assoalho).
    Conclusão: esse ninho de rato na fiação é normal mesmo. A GMB até organizava a passagem dos fios, mas quando chegava embaixo do painel, não era grandes coisas em termos de organização.

    CASENOTE gosta desta mensagem

    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Sáb 22 Jul - 19:29:36

    É, cheguei a conhecer alguns daqueles desmanches, tinha até alguns em Aguas Claras, com muitos Jipes e Rurais a desmanchar. Realmente, o pessoal, ainda hoje não dá a a mínima ao retirar as peças, essa aí do cara tesourar o chicote me aconteceu e não aceitei, não levei. Resolvi que se eu precisasse de alguma peça, eu mesmo me ofereço para a a retirada, logo ando sempre com uma caixa de ferramentas.
    Como esse pessoal não são muito fãs de trabalho, dão graças por algum fazer o serviço sujo. E vale a pena, porque retiro até grampos plásticos, parafusos, terminais, tudo que se relacionar com a compra.
    Se o cara não topar, agradeço e vou embora.
    Quanto a preços, realmente, aqui é loucura.
    Abraço.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por opala4cc Sáb 22 Jul - 20:27:35

    CASENOTE escreveu:É, cheguei a conhecer alguns daqueles desmanches, tinha até alguns em Aguas Claras, com muitos Jipes e Rurais a desmanchar. Realmente, o pessoal, ainda hoje não dá a a mínima ao retirar as peças, essa aí do cara tesourar o chicote me aconteceu e não aceitei, não levei. Resolvi que se eu precisasse de alguma peça, eu mesmo me ofereço para a a retirada, logo ando sempre com uma caixa de ferramentas.
    Como esse pessoal não são muito fãs de trabalho, dão graças por algum fazer o serviço sujo. E vale a pena, porque retiro até grampos plásticos, parafusos, terminais, tudo que se relacionar com a compra.
    Se o cara não topar, agradeço e vou embora.
    Quanto a preços, realmente, aqui é loucura.
    Abraço.

    Eu cheguei a comprar algumas coisas em Águas Claras, como um motor de arranque delco-remy do opala e os preços eram bem mais convidativos. Via de regra, quanto mais longe de Porto Alegre, mais o preço abaixa. A exceção são os lugares turísticos.
    Hoje é difícil achar um desmanche onde as carcaças dos carros ainda estão ali para retirada de peças. Cada vez mais os carros são previamente desmanchados, as peças classificadas e estocadas, sendo de acesso vedado ao público a parte onde os carros são desmanchados.
    Um cara em um desmanche me disse recentemente que a maioria dos monoblocos vão direto para a siderúrgica, mesmo que não seja de carro batido, pois é cada vez mais difícil alguém cortar um monobloco para emendar alguma parte em outro. Aquele negócio de tirar a frente de um veículo para soldar na traseira de outro e assim de dois fazer um é coisa cada vez mais rara.

    CASENOTE gosta desta mensagem

    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Sáb 5 Ago - 7:40:24

    Bom dia, amigos.
    Continuando minha cruzada, hoje vou   postar algumas fotos da salada de fiação, conforme falei, ALGUMAS, pois é uma salada muito grande. Felizmente já estou no final, colocando tudo em ordem, mas tem alguns profissionais que mereciam ....., pode ser considerado uma depredação de patrimônio alheio, às vezes adquirido com carinho e sacrifício e destruído sem dó.
    Para não me estender demais, já que aqui a maioria é mestre, a ideia é ir postando algumas fotos do andamento da bagunça e após uma série da bagunça corrigida. Fiquem à vontade para sugestões e criticas. Um bom dia a todos.
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 20220611
    Notem que chegou a um ponto do famoso ninho de ratos, deu vontade queimar tudo e dar um jeito de encontrar um chicote completo, mas tudo que encontrei era igual, cortado, emendado sem solda, conectores arrebentados, fios queimados, enfim, optei por recuperar meu chicote, abri em algumas partes, substitui alguns fios, de propósito com cores diferenciadas para referência futura que fiz a substituição.
    Hoje é dia, se tudo correr bem de deixar os faróis OK, com nova chave, novo circuito auxiliar e muito melhor que o original.
    Abraço a todos.
    CASENOTE
    CASENOTE
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 79
    Idade : 73
    Localização : CANOAS-RS
    Modelo do carro : ANO 1985. OPALA DIPLOMATA 250S
    Cilindros : SEIS CILINDROS, COM MOTOR 4.1S
    Data de inscrição : 14/01/2021

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Sáb 5 Ago - 7:49:43

    Infelizmente dei mais uma derrapada na duplicidade de imagens, se alguém puder corrigir, agradeço
    .diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 20230419
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 20230711diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 20230418
    Acho agora deu certo.

    opala4cc e Joey Ramone gostam desta mensagem

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por opala4cc Dom 6 Ago - 0:44:14

    CASENOTE escreveu:Bom dia, amigos.
    Continuando minha cruzada, hoje vou   postar algumas fotos da salada de fiação, conforme falei, ALGUMAS, pois é uma salada muito grande. Felizmente já estou no final, colocando tudo em ordem, mas tem alguns profissionais que mereciam ....., pode ser considerado uma depredação de patrimônio alheio, às vezes adquirido com carinho e sacrifício e destruído sem dó.
    Para não me estender demais, já que aqui a maioria é mestre, a ideia é ir postando algumas fotos do andamento da bagunça e após uma série da bagunça corrigida. Fiquem à vontade para sugestões e criticas. Um bom dia a todos.
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 20220611
    Notem que chegou a um ponto do famoso ninho de ratos, deu vontade queimar tudo e dar um jeito de encontrar um chicote completo, mas tudo que encontrei era igual, cortado, emendado sem solda, conectores arrebentados, fios queimados, enfim, optei por recuperar meu chicote, abri em algumas partes, substitui alguns fios, de propósito com cores diferenciadas para referência futura que fiz a substituição.
    Hoje é dia, se tudo correr bem de deixar os faróis OK, com nova chave, novo circuito auxiliar e muito melhor que o original.
    Abraço a todos.

    Mas o que fizeram com essa barra central de direção?!? É impressão minha ou ela está com uma curvatura louca?
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7198
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por opala4cc Dom 6 Ago - 0:50:26

    CASENOTE escreveu:Infelizmente dei mais uma derrapada na duplicidade de imagens, se alguém puder corrigir, agradeço
    .diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 20230419
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 20230711diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 20230418
    Acho agora deu certo.

    Aquele chicote que mencionei que comprei de um diplomata 85, ao chegar em casa, tive que mergulhá-lo em um tanque com água quente e sabão em pó, depois escovar todo ele para remover a craca e, por fim, dar um jato de água pressurizada dentro dos conectores, porque a sujeira era tanta que era impossível consertar o dano das tesouradas que os caras do desmanche tinham feito sem antes lavar.
    Como se sabe, para fazer uma solda de estanho em um fio partido, tanto o local a ser soldado quanto as mãos tem de estar limpos. Era só encostar a mão nos fios que ela ficava toda suja.
    Que parto que foi lavar o chicote!

    CASENOTE gosta desta mensagem


    Conteúdo patrocinado


    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr - 9:39:31