por CASENOTE Seg 10 Jul - 14:04:52
Boa tarde. É a mais pura da verdade o que o colega escreveu sobre os pivôs, e tantas outras peças. No próprio you tube tem vídeo com o engenheiro marretando terminal de suspensão.
Também tento fazer o máximo eu mesmo, embora não tenha todas as ferramentas e equipos. Felizsmente tenho alguns amigos bem confiáveis.
Exmplo da minha restauração: No final da funilaria, o ajuste de posrtas, capõ, etc, entreguei para um camrada que considero nota 10. O resultado foi 10. A preparação também entreguei para um neurótico por serviço bem feito. Levou 3 meses, nota 10. A pintura estava em casa, saia e blusa todos corriam, então apelei para o que estava ao alcace: meu genro que trabalhou 10 anos com pintura automotiva e meu cunhado também na mesma área, na Brozauto por quase 20 anos. Resultado =10. A emenda da pintura saia/blusa ficou fábrica, não se nota nem degau entre as cores. Tenho visto cada coisa....
Agora chegando ao final, vou levar o carro para um colega, que além de ótimo mecânico, trabalha com suspensão e geometria: vai me deixar o motor allinha ponto mecânico e eletrônico e revisar toda a suspensã, estou desconfiado me mandaram molas dianteiras erradas. Vai demorar, mas vai ficar 10.
De resto, estofamento e forração mandei tudo para a Franciela, em Cambé. 10.
A forração anti ruídop eu mesmo fiz, totalmente com feltro denso, adesivo 5mm. Ficou melhor que fábrica.
Quebrei a cara ontem, ao montar o parachoques traseiro, as malditas polainas, que um colega lá em cima já havia amaldiçoado.
As originais já eram uma droga, duas buchas ranhuradas injetadas no plástico, tnha que adivinhar o aperto, ou adeus, não "!grudava mais".
As paralelas onseguiram piorar, duaas porcas lisas, sem qualquer ancoragem, e ainda quase sempre deformadas.
Passei a semana tentando montar como foi fornecida, sem jeito.
No sábado, montei na posição, fiz dois furos 6,5 mm, coloquei dois parafusos escareados, philips, M6 x 15 mm. Fiz o alojamento do parafuso de fora para dentrop, escareando na mão até a cabeça do parafuso ficar mais baixa que a polaina. Prendi pelo lado interno com duas porcas M6. Antes de montar fizs uma fita interna com cola de para brisa, fazendo a mesma operação para esconder o parafuso e nivelar a face da polaina. Ficou bala. Na m,onagem, ficou o parachoques bem nivelado, porém uma polaina ficou puxando para cima e outra para fora. Também substituí a arruela de encosto da polaina por outras que fiz de tecknil preto, com 6 mm. Ficou muito bom. Para resolver o problema da distorção das polainas, aplique pressão pçara colocar posiçãqo correta e dei um calor gradual com o soprador quente. Ambas foram fácil para o lugar, o que prova que o material é ruim ou a matrizaria é marca inferno. Resta saber se vão se manter na posição. Tendo em vista que o material é ruim, acho que vão.
Uma forma de solucionar isto sera injetar um parafuso com arruela, tipo francês, de dentro para fora e montar usando arruelas e porcas. Mas como pensar dói.....
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