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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por opala4cc Dom 6 Ago - 0:44:14

    CASENOTE escreveu:Bom dia, amigos.
    Continuando minha cruzada, hoje vou   postar algumas fotos da salada de fiação, conforme falei, ALGUMAS, pois é uma salada muito grande. Felizmente já estou no final, colocando tudo em ordem, mas tem alguns profissionais que mereciam ....., pode ser considerado uma depredação de patrimônio alheio, às vezes adquirido com carinho e sacrifício e destruído sem dó.
    Para não me estender demais, já que aqui a maioria é mestre, a ideia é ir postando algumas fotos do andamento da bagunça e após uma série da bagunça corrigida. Fiquem à vontade para sugestões e criticas. Um bom dia a todos.
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 20220611
    Notem que chegou a um ponto do famoso ninho de ratos, deu vontade queimar tudo e dar um jeito de encontrar um chicote completo, mas tudo que encontrei era igual, cortado, emendado sem solda, conectores arrebentados, fios queimados, enfim, optei por recuperar meu chicote, abri em algumas partes, substitui alguns fios, de propósito com cores diferenciadas para referência futura que fiz a substituição.
    Hoje é dia, se tudo correr bem de deixar os faróis OK, com nova chave, novo circuito auxiliar e muito melhor que o original.
    Abraço a todos.

    Mas o que fizeram com essa barra central de direção?!? É impressão minha ou ela está com uma curvatura louca?

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    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por opala4cc Dom 6 Ago - 0:50:26

    CASENOTE escreveu:Infelizmente dei mais uma derrapada na duplicidade de imagens, se alguém puder corrigir, agradeço
    .diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 20230419
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 20230711diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 20230418
    Acho agora deu certo.

    Aquele chicote que mencionei que comprei de um diplomata 85, ao chegar em casa, tive que mergulhá-lo em um tanque com água quente e sabão em pó, depois escovar todo ele para remover a craca e, por fim, dar um jato de água pressurizada dentro dos conectores, porque a sujeira era tanta que era impossível consertar o dano das tesouradas que os caras do desmanche tinham feito sem antes lavar.
    Como se sabe, para fazer uma solda de estanho em um fio partido, tanto o local a ser soldado quanto as mãos tem de estar limpos. Era só encostar a mão nos fios que ela ficava toda suja.
    Que parto que foi lavar o chicote!

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    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Dom 6 Ago - 18:08:19

    Pois é, cara, tem que gostar de sofrer!
    Esse chicote que peguei, tirei uns conectores e vai para o lixo.
    Ontem e hoje passei o dia melhorando a fiação dos faróis. Notaram que se você esquece o farol ligado, adeus bateria? Pelo menos no meu diplomata era assim. ainda com aquela droga de chave montada na coluna, e que dá defeito toda hora. Bom, deixei a chave por enquanto, mas a alimentação dos faróis servem de comando para um relé auxiliar montado no copo de motor, já com fusíveis, então nunca vou ter que substituir fusíveis nos barramentos, Vai ser a mesma coisa para o farol de milha, buzina, etc. Até onde deu preservei a fiação original, onde modifiquei mantive as cores de origem, enfim, estou tendo uma trabalheira cara, mas vai valer a pena. Oportunamente vou postar os esquemas dos circuitos adotados, pois pode interessar para alguém, pois ficou muito bom.
    Vamos ao próximo round, que vai ser as travas e vidros, também está de meter medo.

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    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por Murilo R Seg 7 Ago - 13:08:28

    Tô acompanhando
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    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Seg 7 Ago - 15:00:47

    Epa, tudo bem? É, isso é um sufoco, mas compensa o esforço. Teve situação, a conexão do chicote traseiro, eu capei o conector e coloquei um novo, vendido para conexões de máquinas agrícolas e industriais, ficou top. Felizmente hoje temos mais opções.
    Pega, por exemplo, as polainas de párachoques, as melhores não prestam, a original GM já era uma droga. Eu montei-as fora, com todo o carinho, e enchi as folgas internas com cola de párabrisa. Ficou bala. Na instalação confeccionei arruelas de technil preto com 30 mm de diâmetro e cinco de espessura. Dessa forma ela não fica tensionada para dentro e essa espessura foi a que ficou livre após a instalação. O melhor que não dá para perceber, tendo ficado perfeitamente simétrico.
    E assim vamos indo.
    Abraço
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    Mensagem por opala4cc Seg 7 Ago - 16:53:48

    CASENOTE escreveu:Epa, tudo bem? É, isso é um sufoco, mas compensa o esforço. Teve situação, a conexão do chicote traseiro, eu capei o conector e coloquei um novo, vendido para conexões de máquinas  agrícolas e industriais, ficou top. Felizmente hoje temos mais opções.
    Pega, por exemplo, as polainas de párachoques, as melhores não prestam, a original GM já era uma droga. Eu montei-as fora, com todo o carinho, e enchi as folgas internas com cola de párabrisa. Ficou bala. Na instalação confeccionei arruelas de technil preto com 30 mm de diâmetro e cinco de espessura. Dessa forma ela não fica tensionada para dentro e essa espessura foi a que ficou livre após a instalação. O melhor que não dá para perceber, tendo ficado perfeitamente simétrico.
    E assim vamos indo.
    Abraço

    Essas polainas plásticas de ponta de parachoques foram a maior desgraça que aconteceu à linha opala em toda sua existência.
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    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Sáb 2 Set - 6:50:15

    Bom dia, amigos.
    A novela da fiação não terminou, como mencionei, estou dando uma geral, tentando fazer um chicote mais ordenado. Como os fusíveis de vidro são uma droga, queimam ou quebram fácil, o pente de fusível é de difícil acesso, está colado na forração, é montado o terminal e as pontes traseiras sob pressão, logo passível de mau contato, seja por vibração, humidade ou sobrecorrente. Então resolvi colocar relés auxiliares para as correntes de maior valor; faróis, buzina, ventoinha, limpador, injetor. todos dentro do copo do motor. Estes auxiliares, duplos, achei muito bons, tem várias marcas, e já vem com fusíveis adequados, que podem ser substituídos facilmente.
    Finalmente tinha concluído a parte dos faróis e estava ajeitando a fiação. No teste notei que na troca de luz alto/baixo, a que sobrava ficava sempre com um pouco de brilho. Suspeitei do soquete e montei um separado, mesma coisa. Depois de um sábado todo procurando a causa, sem encontrar, larguei de mão e me dediquei à ventoinha, o chicote também estava lenhado. Uma vez acertado, alinhando o chicote, ao fazer um aterramento interno, me deparei com um fio marrom, terra, " pipocado ",, o que não seria normal. Me armei de paciência e segui o dito fio, que entrava no chicote principal, interno. Não houve remédio, tive que retirar a fita de isolação para acompanhar o fio. Descobri que ia do ponto de aterramento, próximo aos relés, até a chave de farol, o que não justificava qualquer aquecimento. Fui desmembrando o rabicho fio a fio, até que num ponto, escondido para ter graça, o mesmo estava em curto com outro fio, este azul/branco, claramente derretido na junção, Separei os dois fios, isolei o azul/branco e substituí na integra o fio marrom.
    Matou a charada, ficou perfeito o circuito de farol.
    Já decidi, a melhor forma de lidar com essa bagunça de fábrica é deixar o chicote aberto preso com braçadeiras e que fica muito melhor acabado e acessível em qualquer ponto.
    Então, com os relés auxiliares, no pente de fusíveis, vão passar no máximo corrente 0,2/1A, ou sejas adeus queima de fusíveis, lanterna e " bunda pra cima " para descobrir panes.
    Esta parte está OK agora, um alívio.
    Eu até penso para quem vai fazer uma restauração total, retirar o chicote, armar um gabarito numa bancada e fazer uma faxina, testando todos os ponto e conexões com carga plena, porque sair catando depois de montando é um inferno.
    Foto abaixo mostra a inocência do "fiozinho". Sabe lá o que causou.
    Na próxima pretendo mostrar sobre o limpador onde eliminei a chance de curto na caixa o limpador, com um circuito eletrônico muito simples que desenvolvi em casa.
    Bom findi a todos
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 20230811diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 20230812.diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 20230810







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    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por opala4cc Sáb 2 Set - 9:29:45

    Acho que a linha 1985 do opala foi a mais propensa de se encontrar fiação derretida em toda a linha opala. Talvez pelo fato de ter sido neste ano que a GMB introduziu diversos itens de conforto como a trava, os espelhos e os vidro elétricos. A elétrica do opala comodoro e diplomata ficou significativamente mais complexa. E isso exigiu mais perícia dos autoelétricos... o que nem sempre estava à altura.

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    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Seg 30 Out - 14:27:24

    Boa tarde, manos. Às vezes desacelera, mas não pára. Motivo trabalho, o espingardão
    está um pouco em repouso, mas respirando. Breve vou postar az restauração do tabelie, realmente um pé no saco, mas ficou muito bom. Já que o meu é marrom tabaco no painel, os tabelie era de um marrom quase presto, encontrei um parceiro que desenvolveu a tinta "original", um pé, 300 ml e não quis me cobrar. Tenho até medo se tiver que pagar todos os favores e ajuda que tenho recebido. Com sorte, rodo neste verão.
    Gente, às vezes ocorrem situações inusitadas, meu genro tem uma fábrica de telas soldadas, onde também dou ajuda. Outro dia, ele viajando, fui eu visitar uma fazendola aqui na grande POA e ..... caí duro: no meio do mato e dentro de um galpão- um Tempra SW, um Monza 4p/95m um Astra 2006, um Vetra 2008/elite, um Gol 95 LS, motor quebrado, um Escort 95, 80 mil km, todo original, umas quatro motos diversas, "jogadas", um UNO 2011, 4P, NOVO, e outras bugigangas mais. De onde saiu? Segundo o cara, o pessoal pede grana emprestado, não paga e oferece as tralhas, ele fica com pena de prejudicar amigos e vai comprando.... Agora tá pensando em começar a vender, tudo com documentos. Já me candidatei no Escort e no Monza. Foi o caso do meu opala que estava uns dez anos no mato e não vendiam. Acho que o proprietário vendeu para se livrar de mim. Incomodei bastande, kk. Na próxima vai a saga de recuperação do tabelie.

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    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por CASENOTE Sex 3 Nov - 7:27:13

    Bom dia, Manos!
    Hoje vou falar sobre tema de interesse a todos, tenho certeza, e após baixar fotos e alguns esquemas
    que podem ajudar muitos que estão patinando ou evitar que gastem horrores.
    Vamos lá: O meu diplomata/85 veio completo, porém quase nenhum relé funcionava, por infiltração de água, foi fácil esta parte. O painel de instrumentos não funcionava o medidor de combustível e o conta giros. Aqui começa a novela. Eu tinha o painel completo do doador, porém era um quatro cilindros/88, e o espelho dos instrumentos é diferente. Bom, fui adiantando outras partes e esperei um "estalo" para solucionar. Apareceu no OLX um distinto anunciando um painel completo de uma caravan/86, mandou fotos e era igual ao meu. Valor barato, porém enfatizou que era sem garantia, o que já configurava a trampa de picareta desonesto. Pensei, neste caminho posso rasgar 300 reais, alguma coisa deve estar boa. Comprei e recebi9, o que nem esperava. Mano, quando tirei da caixa não esperava tanto. Uma broca, um lixo, todo colado com fita crepe e silicone, sem o espelho frontal e o soquete detonado. Não desanimei, fui para bancada e desmontei todo. O indicador de combustível e o de temperatura OK, o velocímetro com engrenagem quebradas e montado faltando partes, o tacômetro NÃO FUNCIONAVA e o circuito impresso cheio de remendos e pontes com fio, além de estar  todo esburacado pelo uso idiota de ferro de solda. Separei o que prestava, lâmpadas, carcaça , combustível e temperatura, identifiquei um resistor queimado e marcas de solda no conta giros, separei de lado. Dei por perda de guerra, Cheguei a mandar mensagem exaltando a desonestidade do sujeito e a minha boa fé e burrice. Felizmente nem respondeu.
    O assunto ficou em off, esperando novo milagre. Lá por abril 2023, visitando um colega que restaurou um comodoro/85, muito bem feito por sinal, o mesmo me ofereceu um som original e um painel que estava embalado sobrando. Recusei o som, pois acho vou colocar um mais moderno e comprei o painel de instrumento por 400 reais. Dia seguinte me apressei a testar o mesmo. Lindo, pena que o conta giros também  não funcionava. Encostei junto com os outros. O painel do 88/doador estava ótimo, lembram?
    Agora com meu projeto chegando ao final, fiação já quase toda identificada e resolvida, voltei atenção para o painel de instrumentos, fui pesquisar no mercado livre e "susto", o pessoal anda pedindo na faixa de 3k um painel. Desisti de cara e resolvi tentar olhar com mais carinho minhas tralhas.
    - Todos estavam completos.
    - Um com velocímetro e painel impresso detonado.
    - TODOS  com os conta giros sem funcionar.
    Pensei que deveria ter uma causa comum. Uma delas, sabemos, são os bem intencionados que "mexem" em nossos carros. E disto o inferno está cheio.
    Lembram que comentei ter trabalhado toda vida com eletrônica industrial, então algumas habilidade não se perde, como andar de bicicleta.
    Está semana resolvi meter a mão na massa. O 88/doador descartei, embora perfeito, o painel de fundo é diferente e de desmontagem muito difícil, não esquecer que todos tem bobina móvel apoiada em pivôs, bem ruins na indústria automotiva. Apanhei o que já estava desmontado, compra do picareta, toda guerra tem custo.
    Analisando o instrumento, notei que não tem nenhuma proteção contra bandidos, ou seja, pelo menos um diodo em série para brecar ligações invertidas, dos bandidos, o circuito todos depende de um CI dedicado, usando extensamente nesta função pelo fabricantes de medidores de rotação. É bem antigo, acho nem fabricam mais, o que anda por aí é meio perdido ou esquecido.
    Achei fora do país e já estava disposto a  importar quando topei no mercado livre com duas peças em oferta, comprei ambas e fiquei no aguardo. Enquanto isso montei um simulador de bancada utilizando o popular NE555, em configuração astável, com ajuste de frequência por potenciômetro. Testei com o 88/doador, OK. Também dá para testar com a alimentação 12V e um capacitor 100k em série com a rede 60 Hz, nesse caso a leitura será fixa.
    Bom, chegaram e ontem fui para bancada. Substituí sem problemas o que já estava em manuseio. Não funcionou. Então, antes de atropelos, desmontei os outros dois, todos idênticos.
    Internet e consegui o datasheet do referido CI, comparando visualmente o Circuito dos instrumentos que tenho em mãos, foi literalmente copiado do manual. Conclusão, três com o mesmo defeito já não é coincidência, é terrorismo.
    A melhor parte: levantar o circuito do instrumento e analisar os componentes e modo de operação.
    Como o circuito tem uma faixa de operação de 11/16V, bastava terem colocado um diodo de proteção na entrada e xerocar o resto. Um gênio optou por criar um "terra" virtual via resistor de 100R, 0,5W, que provou ser mal dimensionado. Surpresa, TODOS ESTAVA COM O REFERIDO RESITOR ABERTO. só um CI estava ruim, acho que por insistência de gênio, erros de ligação, sei lá.
    Bom, feriado, sem chance de comprar. Como eu tinha resistores de 220R em casa, experimentei e...pimba, funcionou de cara com meu simulador. Como queria deixar original, coloquei outro resistor em paralelo, foi difícil ajeitar espaço para deixar bem acabado. Valeu. Testei no diplomata, deu gosto de ver o instumento com vida e acompanhando o motor. Logo providenciei o reparo dos outros dois, com resultado positivo e já deu para ver que nas mesmas condições um deu diferença de RPM, na marcha lenta, logo deve ser 4canecos, mas é fail de calibrar, pois existe um "trimpot" interno para esta finalidade.
    É isso aí gente, para quem não tinha nenhum, agora estou com quatro todos funcionando, sendo um, aquele detonado, vou deixar para estepe.
    A tarde pretendo postar uma série de fotos de componentes e circuitos que penso que vai ajudar muita gente  a não ser explorada. Temos que ter em mente que a indústria automotiva se preocupa muito com custos e nós dançamos depois.
    Também estou devendo para todos a modificação que fiz no circuito de motor do limpador, mas essa vou postar quando da instalação. Até logo pessoal. Abraço

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    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 Empty Re: OPALA DIPLOMATA 85

    Mensagem por Rubão6cc Sex 3 Nov - 9:25:28

    Painel de Opala é um inferno do início ao fim...tem uma série de problemáticas que nos tiram o sono. Aqueles suportes da máscara geralmente sempre estão quebrados porque são de plástico..daí que a máscara não para no lugar certo. O acrílico é trincado facilmente quando o painel é submetido a uma manutenção, porque além de ser frágil por natureza, porcos costumam colocar super bonder pra tentar fixá-lo no lugar certo, daí na hora da remoção já era. E não tem substituto a altura. Não existe mais original sem uso e as réplicas são uma porcaria. E temos essa inflação absurda aí...a cada dia que passa estão pedindo mais dinheiro num painel em bom estado. Na verdade não estão perdoando nem os painéis em mau estado. Até estes estão pedindo muito dinheiro, como o que você comprou.


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    Mensagem por opala4cc Sex 3 Nov - 12:03:49

    Rubão6cc escreveu:Painel de Opala é um inferno do início ao fim...tem uma série de problemáticas que nos tiram o sono. Aqueles suportes da máscara geralmente sempre estão quebrados porque são de plástico..daí que a máscara não para no lugar certo. O acrílico é trincado facilmente quando o painel é submetido a uma manutenção, porque além de ser frágil por natureza, porcos costumam colocar super bonder pra tentar fixá-lo no lugar certo, daí na hora da remoção já era. E não tem substituto a altura. Não existe mais original sem uso e as réplicas são uma porcaria. E temos essa inflação absurda aí...a cada dia que passa estão pedindo mais dinheiro num painel em bom estado. Na verdade não estão perdoando nem os painéis em mau estado. Até estes estão pedindo muito dinheiro, como o que você comprou.

    Eu sei que o acrílico do painel trinca em determinadas colisões de trânsito. Mas a maioria dos acrílicos de painel trincados, bem como outros danos nas peças do painel de instrumentos é por causa da mão porca dos curiosos ignorantes de dedo gorducho e pele perebenta que acha que está abrindo a última embalagem de chocolate do melhor chocolate do mundo. O resultado é que na remontagem, o painel está com mais peças danificadas do que antes da desmontagem!
    Quando um painel destes cai na nossa mão, antes de começar a consertar as cagadas que fizeram, tem que desemperebar tudo com produto de limpeza! Só depois a gente começa a reverter os B.O.

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    Mensagem por CASENOTE Sex 3 Nov - 16:52:49

    Cara, que valentia, penso igual, mas, como sou novato, seguro minhas opiniões. Mas é exatamente isto que você falou curto e grosso. Uma observação. Certa vez comprei uma HY LUX, SW4, único dono, 117.000 km. Andei bem com ela até começou, do nada a entrar em modo "fail", ficava em marcha lenta e seguia de arrasto. Por conta disto cancelei algumas viagens e devo tr perdido alguns negócios. Quando me falam carro único dono, me calo, pensando que seria o "único dono". Bom, de cara levei na autorizada, saí de lá três dias depois, 1.800 reais mais pobre e o defeito persistiu. Fui devidamente encaminhado para um gênio de toyota, módulos. Uma semana, ficou igual. Vou para um terceiro, abriram todo o painel, FUÇARAM  por duas semanas, dancei outros 1.500 reais, uma semana após lá estava o defeito. Encurtando; voltei no último, pedi para deixar o painel sem as capas desde a coluna, e assim andei acho mais de mês tentando entender tanto os dispositivos ali alojados, como a operação. O segundo, módulos, chegou me oferecer um módulo desbloqueado para solucionar o problema, recusei. Depois que senti confiança em não causar um estrago maior, abri todos os conectores, muitos, tirei fora o módulo principal e o imobilizador, que fica em lugar determinado pelo diabo, afinal é essa a intenção, e comecei uma bela revisão passo a passo. No caminho me deparo com chicote até bem profissional, mas deu para ver não ser original. Com relutância abri o dito. Surpresa!!! Concluí que tinham mandado instalar uma central de alarme poderosa, WI FY , câmeras, toda a meleca. Então, quando ocara vende resolve mandar tirar para não deixar uns 1.200 reais para trás, isso em um negócio, na época de uns 110.00 mil. Tem dó. Para colocar ele deve ter feito na concessionária, para retirar foi no borracheiro. Resumindo, extirpei os fios que não eram originais, limpa contato em todos os conectores, solda na emendas e espaguete contrátil mais fita auto fusão.
    Teste durante uma semana, tudo normal, pedi para fecharem o painel, ADEUS DEFEITO, usei o carro mais uns três anos sem problema algum.
    Olha que essas histórias não tem limite nem fim.
    Conforme prometi, estou com as fotos da minha luta prontas para postar, mas quero juntar os circuitos de teste e mais informações úteis aos colegas.
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    Mensagem por opala4cc Sex 3 Nov - 18:35:32

    CASENOTE escreveu:Cara, que valentia, penso igual, mas, como sou novato, seguro minhas opiniões. Mas é exatamente isto que você falou curto e grosso. Uma observação. Certa vez comprei uma HY LUX, SW4, único dono, 117.000 km. Andei bem com ela até começou, do nada a entrar em modo "fail", ficava em marcha lenta e seguia de arrasto. Por conta disto cancelei algumas viagens e devo tr perdido alguns negócios. Quando me falam carro único dono, me calo, pensando que seria o "único dono". Bom, de cara levei na autorizada, saí de lá três dias depois, 1.800 reais mais pobre e o defeito persistiu. Fui devidamente encaminhado para um gênio de toyota, módulos. Uma semana, ficou igual. Vou para um terceiro, abriram todo o painel, FUÇARAM  por duas semanas, dancei outros 1.500 reais, uma semana após lá estava o defeito. Encurtando; voltei no último, pedi para deixar o painel sem as capas desde a coluna, e assim andei acho mais de mês tentando entender tanto os dispositivos ali alojados, como a operação. O segundo, módulos, chegou me oferecer um módulo desbloqueado para solucionar o problema, recusei. Depois que senti confiança em não causar um estrago maior, abri todos os conectores, muitos, tirei fora o módulo principal e o imobilizador, que fica em lugar determinado pelo diabo, afinal é essa a intenção, e comecei uma bela revisão passo a passo. No caminho me deparo com chicote até bem profissional, mas deu para ver não ser original. Com relutância abri o dito. Surpresa!!! Concluí que tinham mandado instalar uma central de alarme poderosa, WI FY , câmeras, toda a meleca. Então, quando ocara vende resolve mandar tirar para não deixar uns 1.200 reais para trás, isso em um negócio, na época de uns 110.00 mil. Tem dó. Para colocar ele deve ter feito na concessionária, para retirar foi no borracheiro. Resumindo, extirpei os fios que não eram originais, limpa contato em todos os conectores, solda na emendas e espaguete contrátil mais fita auto fusão.
    Teste durante uma semana, tudo normal, pedi para fecharem o painel, ADEUS DEFEITO, usei o carro mais uns três anos sem problema algum.
    Olha que essas histórias não tem limite nem fim.
    Conforme prometi, estou com as fotos da minha luta prontas para postar, mas quero juntar os circuitos de teste e mais informações úteis aos colegas.

    Eu fui REALISTA. diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 470880 Já tive em mãos vários painéis de instrumentos de opala, dos 1981 até 1992. Absolutamente TODOS eu tive que limpar as marcas de dedos gordurosos de graxa de alguém antes de mim que estavam por todo lado e/ou repor peças como parafusos, porcas, lâmpadas, soquetes, circuitos e instrumentos. E isso foi entre 2001 e 2007. Imagine como estão hoje os painéis de instrumentos. Se você achar que estou exagerando, basta passear pelo mercadolivre e olhar as fotos dos anúncios mostrando as carniças. diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 561699
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    Mensagem por CASENOTE Sáb 4 Nov - 8:20:18

    Bom dia, turma, conforme combinado, vou postar algumas fotos sobre painel do opala, uma verdadeira cruzada. Que estiver afim de seguir, conselho, faça voto de silêncio e se isole num monastério com toda a tralha.
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 2010
    Este é o único que funciona tudo OK, mas era do doador/88, 4 cil, frontal diferente e soquete traseiro e fiação idem.
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    Mensagem por CASENOTE Sáb 4 Nov - 8:26:42

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 1010
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 1311
    Estes são parte do estoque que acabei formando.
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    Mensagem por CASENOTE Sáb 4 Nov - 8:33:04

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 1610

    Essas são BIZARRICES, sobre o que o colega comentou ontem, notem os  consertos no circuito impresso e a carga de estanho nos soquetes. O painel de acrílico deve ter saído com pé de cabra.
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 1410
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    Mensagem por CASENOTE Sáb 4 Nov - 8:37:24

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 1210
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 1312diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 810
    Esses são alguns pedaços que tenho que achar aplicação futura.
    Aquele painel aberto, cheio de solda foi o que comentei oriundo de uma Caravan Comodoro SEM GARANTIA, FEZ JUS.
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    Mensagem por CASENOTE Sáb 4 Nov - 8:50:20

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 555_mo10diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 Esquem10diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 910
    Estes são os circuitos que utilizei para trabalhar em bancada, mais um multímetro, é claro.
    O primeiro é baseado no CI 555, e é o gerador de pulsos, simulando a ignição. R é um resistor de 10k, 1/4 W, C é um capacitor 47K, 30V, Out pode ligar direto no conta giros. Trigger liga com o pino 2 e liga o 7 com o pino seis potenciômetro linear 470k. Se alguém tiver dificuldade em interpretar peça o circuito completo pelo whats 51.999189041. Tem tudo mastigado NET.
    O segundo circuíto é do próprio contagiros.
    E o último é a " aranha que montei para resolver esta encrenca toda"
    PODEM FAZER QUE FUNCIONA.
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    Mensagem por CASENOTE Sáb 4 Nov - 9:04:03

    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 210
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 310
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 811diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 210
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 610diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 510
    Nesta sequência, o contagiros desmontado, frente e verso, aparece o CI que ÀS VEZES QUEIMA POR BARBEIRAGEM, lembram que eu falei da faixa de trabalho do mesmo, 11/16VCC.
    Então este circuito só vai dar pau por encomenda do borracheiro. É preciso dom de artista. Se inverter não queima, pode ligar errado á vontade, não queima, pois a entrada é alta impedância. Com três pinos, temos nove opções de cagadas, nenhuma queimou, testei pessoalmente. LOGO.........
    Pessoal, espero ter ajudado como prometi, hoje vou revisar o circuito de setas do meu opala, aqui tempo ruim e muito vento, donde a sobra de tempo pra todo esse goró.
    Meu whats, para o que puder está acima
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    Mensagem por opala4cc Sáb 4 Nov - 17:31:12

    Mas conseguiu pelo menos montar o painel pro diplomata 1985 completo e totalmente funcional? scratch

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    Mensagem por CASENOTE Dom 5 Nov - 5:12:16

    Bom dia, meu amigo. Foi uma lasqueira, como você viu, eu tinha um lote de quatro conjuntos, um do diplomata/4c/88, perfeito.
    Três do diplomata/6c/85, todos com defeito no contagiros.
    No final: DOIS COMPLETOS E FUNCIONAIS E UM ESPERANDO CONSEGUIR A PLACA IMPRESSA QUE FOI ASSASSINADA, MAS INSTRUMENTOS OK.
    Pode continuar perguntando, tem muito trabalho pela frente, sei que vou levar baile no acionamento dos vidros e ar condicionado, vamos lá.
    Abraço
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    Mensagem por Müller Dom 5 Nov - 5:29:07

    CASENOTE escreveu:Bom dia, turma, conforme combinado, vou postar algumas fotos sobre painel do opala, uma verdadeira cruzada. Que estiver afim de seguir, conselho, faça voto de silêncio e se isole num monastério com toda a tralha.
    diplomata - OPALA DIPLOMATA 85 - Página 2 2010
    Este é o único que funciona tudo OK, mas era do doador/88, 4 cil, frontal diferente e soquete traseiro e fiação idem.

    Caso não saiba, esses painel é do 90 em diante.

    Ou colocaram esse painel no 88 ou trocaram os instrumentos de combustível e temperatura pelo do 90....


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    Mensagem por opala4cc Dom 5 Nov - 20:42:47

    CASENOTE escreveu:Bom dia, meu amigo. Foi uma lasqueira, como você viu, eu tinha um lote de quatro conjuntos, um do diplomata/4c/88, perfeito.
    Três do diplomata/6c/85, todos com defeito no contagiros.
    No final: DOIS COMPLETOS E FUNCIONAIS E UM ESPERANDO CONSEGUIR A PLACA IMPRESSA QUE FOI ASSASSINADA, MAS INSTRUMENTOS OK.
    Pode continuar perguntando, tem muito trabalho pela frente, sei que vou levar baile no acionamento dos vidros e ar condicionado, vamos lá.
    Abraço

    Sobre essa parte de acionamentos dos vidros e o ar condicionado, manda uma mensagem em pvt para o usuário Gerald. Ele esteve mexendo recentemente nisso aí.
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    Mensagem por opala4cc Qua 8 Nov - 7:43:14

    CASENOTE escreveu:Bom dia, meu amigo. Foi uma lasqueira, como você viu, eu tinha um lote de quatro conjuntos, um do diplomata/4c/88, perfeito.
    Três do diplomata/6c/85, todos com defeito no contagiros.
    No final: DOIS COMPLETOS E FUNCIONAIS E UM ESPERANDO CONSEGUIR A PLACA IMPRESSA QUE FOI ASSASSINADA, MAS INSTRUMENTOS OK.
    Pode continuar perguntando, tem muito trabalho pela frente, sei que vou levar baile no acionamento dos vidros e ar condicionado, vamos lá.
    Abraço

    Pelo menos a malha do circuito impresso vendem nova no mercadolivre:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-950440921-placa-de-circuito-malha-eletrica-painel-opala-caravan-88-92-_JM#position=18&search_layout=stack&type=item&tracking_id=58570e1d-278c-4608-81ca-0701d40d1e3e

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2997696739-opala-1984-malha-painel-circuito-placa-velocimetro-placa-_JM#position=31&search_layout=stack&type=item&tracking_id=58570e1d-278c-4608-81ca-0701d40d1e3e

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    Mensagem por CASENOTE Sex 1 Mar - 18:57:53

    Boa noite, gente!
    Estou na raia ainda, não fugi, também ainda não terminei meu projeto, embora falte muito pouco.
    Só para atualizar este ano, breve posto as fotos, quase não atuei, o calor tira a vontade, esta é uma hora boa de trabalhar, mas minha garagem não é um palácio iluminado, então como só falta a conclusão de fiação, a tortura tem que ser diurna.
    Como já comentei anteriormente, e alguns colegas concordaram, as réguas de fusíveis do opala são um fiasco, bem dimensionadas, mas montadas no pior lugar do carro, aliás uma tendência que persiste e até piorou nos carros modernos. UMA MAÇÃ PARA QUEM ACHAR DETRMINADO FUSÍVEL.
    ÊLES ESTÃO BEM ESCONDIDOS E O QUE TEM NO MERCADO SÃO LIXOS.
    Bom, para evitar uma aventura noturna ou na chuva, mantive as réguas com sua fiação original, porém instalei relés auxiliares com fusíveis próprios, para os componentes de corrente mais alta e incluí uma sinalização por LED em cada um, que me diz de imediato o estado do relé/fusível que estiver em dúvida. Faróis alto/baixo, buzina, ventoinha, limpador, vidros, espelhos, etc. deu uma trabalheira enorme, mas satisfação garantida, além da segurança caprichei no acabamento, parece até de fábrica. Também instalei o cardã, eu tinha comprado um trambulador novo, veio errado, troquei, tudo certo, embreagem na manteiga, marchas entrando sem barulho, só falta rodar.
    Este mês, particularmente, venci meus medos e me atirei na maçaroca de fios do painel console acionador dos vidros e espelhos. Bom, se o cara já não estiver no finzinho do projeto, pare e venda tudo. É preciso além de muita paciência, vontade, entender um bom bocado de elétrica, mecânica, circuitos, espiritismo,
    manuseio de ferramentas miúdas, tipo aeronáutica, sem contar o inferno que é lidar com a defasagem de cores nos comandos. Um esquema mostra um fio amarelo que na prática é branco. Outro fio é branco e combina com um branco/preto, e por aí vai. Os vidros seguem cores comuns em todos os motores, mas não encontrei em lugar nenhum que eles tem posição especifica, direita/esquerda, descobri na porrada e com todos montados. Bom, desmontar e refazer tudo nem pensar, acabei produzindo um extrator de terminais e recolocando-os na posição correta de acionamento. Pra ter graça, tive que fazer nos quatro. Ficou bom.
    Alguém já tentou entender como funciona o retrovisor elétrico? É um só motor e uma embreagem plástica para um dos eixos. Por sorte só um estava OK. Primeiro olhei os preços de espelhos no ML, CARACA, quase 2 paus. Não deu. Tentei recuperar o motor ruim, não. Bom vamos esperar oportunidade., também tinha um chave táctil ruim. Só que essa tinha no ML há um preço justo, comprei e enquanto surfava dei de cara com o motor completo do espelho, os dois são iguais, lógico que são piratas, mas o carro é para cartão postal, o pior vai durar muito. Bom, com os dois espelhos funcionando perfeitos, os vidros subindo/descendo OK, agora era só fixar os espelhos nas portas. Que trombada. Tem um maldito parafuso que fica bem atrás da longarina da canaleta do vidro, com 3.000 parafusos para soltar, liberar o vidro, tudo já reguladinho. Não dá, vamos achar outra. Fixei o parafuso menos difícil, chave canhão 10 mm, no outro ele nem passa perto, e deixei montado para evitar um tombo, enquanto não chegava uma inspiração mais facilitadora, o que aconteceu dois dias depois, mais preciso dia 27/02, 17 horas. Quem conhece sabe que nesses malditos parafusos vão porca M8, com arruela lisa e de pressão, para ficar profissional, e que o parafuso em questão, para ajudar fica numa curvatura interna da porta que deixa menos espaço ainda entre o parafuso e a canaleta. Solução: moldei uma chave de boca 10/11mm, cortei a parte 11mm, afinei a parte 10 mm e alonguei a haste da chave e fui acertando a inclinação da chave até possibilitar um giro razoável da porca, acho uns 30/40 graus de cada vez. Doeu, mas resolveu. Imaginem depois de tudo montado, ter que tirar a forração porque apareceu barulho de espelho solto, nem pensar, ainda mais que queimei boas economias mandando todos os meus banco para Cambé, Tapeçaria Automotiva. Mandei todos os bancos e me devolveram todos os banco. Perfeição pura.
    Este findi quero deixar o freio funcionando, até comprei um sangrador pneumático; colocar as luzes de teto e cortesia de maneira definitiva, já estão funcionando há tempos, vou dar uma analisada na ergonomia do carpete, mas ainda não vou colocar, só quando não tiver dúvida alguma sobre a fiação.
    Vale frisar que tive que trocar os dois conectores dos vidros, ambos dando mau contato e falsa informação. Usei dois conectores mini de eletrônica, mas tive que me contentar com seis pinos, não achei com quatro e não quis cortar para não comprometer os guias de acoplamento.
    Outra coisa que penso ter melhorado foi melhorar o posicionamento da fiação dentro da , tudo descabelado; fixei ancoragens auto colantes da FORTEC, e prendi com abraçadeiras plásticas convencionais, pois os chicotes passam perto demais das polias do mecanismo dos vidros.
    Enfim pessoal, acho que mais um mês e ponho o bicho na rua. O motor está perfeito, pedindo pista, pneus novos MICHELAN e aros originais já montados. Até queria montar pneus tarja branca, mas só encontro 235, o que acho um banditismo para o conjunto direção hidráulica, acho que um 215 ficaria legal sem forçar o conjunto, se alguém tiver dicas, agradeço.
    Então, se você não gostar e entender de elétrica, mecânica, eletrônica, manusear esquemateca desembestada, ou muuuiiito dinheiro, mão entre na fria da restauração. Hoje conheço pelo menos uns dez colegas com opalas/passat/maverick... jogados há mais de cinco anos por que passou o empolgação inicial, espalharam os carros em mais de um oficina e já nem localizam mais os pedaços e por aí vai. Um bom projeto com as pessoas certas, sem forças o bolso penso que dá para faze em um ano. Como o meu foi uma compra ruim, lata toda podre, e eu quis fazer a parte abaxi sozinho , em novembro fechou três anos desde que comecei, então acho vai chegar 3,5 anos.
    Se o resultado final atingir 85/90% da minha meta já estou satisfeito.
    Esqueci: o painel é uma encrenca a parte, tanto em pinagem como fiação e fica para a a próxima.
    Continuo aceitando criticas e sugestões, muitos problemas resolvi por aqui, no grupo, via dicas de colegas que gostam tanto da arte como de ajudar, grato a vocês.
    Abraço a todos.

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    Mensagem por Rubão6cc Sex 1 Mar - 22:15:26

    Poderia postar fotos dos bancos e tapeçaria feitos pelo pessoal de Cambé?


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