RHCESPECIAL1974 escreveu: Paulo Corso escreveu:Quando voltei usar 446, fiz questão de comprar uma nova niquelada justamente por causa dessa elevada quantidade de etanol para então recalibrar para rodar na gasolina. Notei nas tabelas disponíveis os gicles de lenta na medida 65 eram recomendados para os opala dos anos 70, além da versão álcool, ja nos anos 80 algumas indicavam a lenta com gicle 47. No meu caso só ficou bom com gicle 65, pode ser devido ao aumento do etanol na gasolina e ao fato dele ser um motor 250s.
Uns 10 anos atraz tive a oportunidade de rodar com gasolina argentina (sem alcool) no opala, além do comportamento diferente consegui uma média superior a 1 km a mais por litro.
Sempre tive vontade de limpar uns 10 litros de gasolina pra ver como fica.
Então amigo, gasolina 100% pura é lenda, pois temos que considerar que o álcool adicionado a gasolina é para aumentar a octanagem, antigamente se fazia isso adicionando chumbo a gasolina, mas sabemos dos seus malefícios.
O volume necessário de álcool na gasolina para um funcionamento adequado no motor é de 10% a 12%, mais que isso é desnecessário, e menos que isso precisa ter um acerto específico do motor, como em alguns países europeus que tem apenas 5% de álcool adicionado.
A argentina tem 3 tipos de gasolina, que é chamada de NAFTA:
- Nafta Grado 1: (também chamada de normal) é uma gasolina de baixa octanagem, provavelmente não tem álcool adicionado e reza a lenda que pode conter chumbo, não deve ser usada em hipótese alguma por carros modernos;
- Nafta Grado 2 (também chamada de Super): é similar a nossa gasolina comum sem aditivos, tem praticamente a mesma octanagem da nossa gasolina comum;
- Nafta Grado 3 (também chamada de Premium): é similar às nossas gasolinas premium (Petrobrás Podium, Ipiranga Octapro, Shel V-Power Racing), por isso tem maior octanagem.
Em teoria as gasolinas argentinas grado 2 e grado 3 tem adição de álcool entre 10% e 12%.
Se um dia o amigo quiser "limpar" uns litros de gasolina para testar, deixe pelo menos 10% de álcool, para preservar a octanagem.
Gui Rizla escreveu:Muito complicado essa situação toda.
Vai exigir mais do acerto do motor com toda certeza.
Como mencionado e porcentagem era bem menor na época que esses nossos motores de Opala eram novos. Teríamos que ver algo de tabela até os últimos DFV na linha. Se não me engano é 89/90.
Eu na verdade pretendo quando injetar passar pro álcool direto, Os injetados originais vão perder mais media ainda, mesmo sendo flex.
Pensar que os americanos têm gasolina "pura". E cada qual escolhe o aditivo na loja de conveniência e aí faz a mistura.
Direto da bomba se não me falha memória o que tem de melhor em octanagem pra eles é E85. E aqui no Brasil E35 kkkkk
Amigo, acho que confundiu um pouco as coisas, essa denominação E85, E25, E10, etc, não tem relação com a octanagem, mas sim com a porcentagem de álcool adicionado ao combustível, por isso o E na frente do número, assim como alguns combustíveis tem o M adicionado na frente, pois nesse caso é adicionado metanol, como por exemplo M20 - 20% de metanol adicionado.
Nos EUA a gasolina também tem álcool adicionado, porém é em torno de 10% (E10), a diferença é que o álcool deles é proveniente de cereais, como o milho, quando o nosso álcool vem da cana-de-açúcar.
Aqui no Brasil nosso combustível é E18 a E27,5 onde podem ser adicionados de 18% a 27,5% de álcool na gasolina, mantendo-se o padrão de 27,5% para gasolina comum e comum aditivada e 25% para gasolina premium.
Essa gasolina E85 que você fala, é usado nos carros FLEX nos EUA e Europa, contem 85% de álcool e 15% de gasolina, pois são regiões muito frias e poderiam ter problemas usando apenas o álcool puro (E100), sendo que em alguns períodos do ano com inverno rigoroso, a gasolina E85 continua sendo vendida como E85, mas sua formulação passa a ser E70, 70% de álcool e 30% de gasolina, por conta das baixas temperaturas que podem ficar facilmente abaixo de 0ºC.
Hoje à(s) 15:42:17 por Rodrigo Teles
» Como deixar a relação do opala mais longo ?
Hoje à(s) 12:06:04 por caravuca86
» Novato
Ontem à(s) 21:21:44 por Rubão6cc
» Novato!
Ontem à(s) 16:10:55 por Murilo R
» Opcionais do opala 1979
Ontem à(s) 11:47:36 por opala4cc
» Tanque de quantos litros - Caravan 85 4cil álcool
Ontem à(s) 11:34:07 por opala4cc
» Ar condicionado: dossiê completo
Qua 25 Set - 17:38:14 por opala4cc
» PREPARAÇÃO MOTOR 4 CILINDRO, ALGUEM ME AJUDA?
Ter 24 Set - 19:14:47 por Tonho_RS
» Opala 1987 três marchas
Seg 23 Set - 17:37:29 por Tonho_RS