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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Opala '81/88 Coupê Cinza  Empty Opala '81/88 Coupê Cinza

    Mensagem por FARIAS_666 Qui 18 Jul - 18:30:41

    Salve Opaleiros!

    Abrindo esse tópico pra registrar o progresso da restauração do meu Opala.
    Não pretendo deixá-lo original, apenas deixar o carro filé com essa base que ele tem hoje:

    Ele é um '81 Coupê Cinza
    Creio eu que seja 4cc à Álcool de plaqueta
    Esta caracterizado '88
    Mecânica de Omega
    Alinhadinho mas precisa de um talento pra ficar bonitão.

    Opala '81/88 Coupê Cinza  20240710



    Já montei uma planilha com tudo que eu levantei até agora pra fazer, com prioridades, com necessidades e com coisas que se tiver é bom, mas não fazem falta, deu mais de 50 itens! Itens esses diversos, desde instalar lâmpadas H7 nos milhas à uma bela revisão mecânica.

    Eu já "comecei" alguma coisa então lá vai:

    Hoje fui sair com o Opalão e a bateria me deixou na mão, então já aproveitei e troquei a bateria, que partiu dessa para melhor e meti uma Cral de 75Ah, agora quero ver não girar os 6 canecos no frio kkkkk

    Opala '81/88 Coupê Cinza  Screen10

    Por mais que o trampo seja extremamente fácil, a loja mandou um técnico que entregou, instalou a bateria e fez teste no alternador, só encostei no carro pra abrir o capô e dar partida kkkkkk


    E hoje também instalei o primeiro item da minha lista, um aparelho de som. O carro veio sem aparelho, mas já tinha a fiação passada pra dois 6x9" que estão instalados no tampão.
    Som pra mim em carro é algo crucial, eu pensei muito em qual modelo instalar. CD? DVD? Multimídia? Um tape da década de 70/80/90? Dúvida Cruel!!!!
    Mas como não quero nada muito futurista já eliminei de cara o DVD e o Multimídia. Os tape antigos legais estão caros demais, um exemplo é os Andara, na casa dos 2K, pra mim, no início do projeto, não rola, quem sabe num futuro.
    Então sobrou o CD, pesquisei alguns modelos Kenwood, JVC e Pioneer dos anos 90/2000 e acabei lembrando que eu tinha um Pioneer que instalei no meu Gol Bolinha assim que peguei o carro em 2001, no domingo fui atrás da minhas bagunças na casa da minha mãe e achei vários rádios guardados e achei o Pioneer DEH-P3150 que era do meu antigo Golzinho, trouxe pra casa, comprei os soquetes e fiz o chicote modelo novo. Ligou, ficou lindo! Tocou legal e de quebra achei um CD do Nirvana (Bleach, baita disco) que eu estava procurando a pelo menos uns 15 anos e achava que tinha perdido kkkk
    No mesmo dia comecei a pesquisar como adaptar Bluetooh no rádio e descobri que o meu rádio era compatível com um adaptador Bluetooth, plug-in-play, sem desmontar o rádio, sem solda, só conectar, ativar e pau na máquina. Comprei também uma moldura, pois a original perdeu-se em algum momento da história. Hoje chegou o bendito adaptor, já instalei e senhores, foi a melhor escolha possível! O visual do rádio lançado em 2001, ainda tinha uma vibe final de anos 90, com visor escuro, letras brancas e botões com iluminação verde, casou demais com as luzes de painel e cortesia do Opala.

    Não reparem na sujeira do painel kkk, ainda não consegui levar o carro pra higienizar.

    Opala '81/88 Coupê Cinza  Img-2010
    Opala '81/88 Coupê Cinza  Img-2012


    Opala '81/88 Coupê Cinza  Img-2014
    Opala '81/88 Coupê Cinza  Img-2013

    Consegui chegar no meu objetivo de unir o melhor dos 2 mundos, um rádio ótimo, que combinou com o interior do Opala, de visual mais retrô e com funcionalidade atual, pq na real, ninguém mais quer sair com disqueteira debaixo do banco kkk

    Bom é isso, por hora, Assim que tiver novidades eu volto aqui.

    ¡Hasta Luego!

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    Opala '81/88 Coupê Cinza  Empty Re: Opala '81/88 Coupê Cinza

    Mensagem por Rubão6cc Sex 19 Jul - 8:13:50

    Legal Farias! Vou acompanhar o tópico!
    Depois você pode tentar fazer acender a iluminação dos controles de ventilação forçada. É muito massa ver aquilo aceso


    _________________
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    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

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    Opala '81/88 Coupê Cinza  Empty Re: Opala '81/88 Coupê Cinza

    Mensagem por Paulo Corso Sex 19 Jul - 8:39:12

    O bacana é ir fazendo e curtindo o opala. Vejo muita gente encarando um longo processo de restauração, mas não curtiu o carro antes, dai desanima e larga o projeto.


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    Opala '81/88 Coupê Cinza  Empty Re: Opala '81/88 Coupê Cinza

    Mensagem por FARIAS_666 Sex 19 Jul - 9:37:10

    Rubão6cc escreveu:Legal Farias! Vou acompanhar o tópico!
    Depois você pode tentar fazer acender a iluminação dos controles de ventilação forçada. É muito massa ver aquilo aceso

    Cara isso ta na minha lista!
    Minha ideia é tentar acender todas das luzes de cortesia possíveis.
    Próximos passos são trocar os botões do vidro elétrico pro um iluminado, hoje estão com um universal, pensei no do Versailles, que é do mesmo tamanho do atual do carro, mas acende em verde e também reviver o relógio digital, tirei ele do console, desmontei, fiz umas medições, mas ainda não achei o defeito de pq não liga.


    Paulo Corso escreveu:O bacana é ir fazendo e curtindo o opala. Vejo muita gente encarando um longo processo de restauração, mas não curtiu o carro antes, dai desanima e larga o projeto.

    Exato! Eu já to achando maior brisa o carro e não tem uma semana com ele. A ideia é ir fazendo, vendo a evolução e curtindo. o carro. E a esposa também está empolgada kkkk

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    Opala '81/88 Coupê Cinza  Empty Re: Opala '81/88 Coupê Cinza

    Mensagem por Luís Sasse Sex 19 Jul - 9:54:02

    Belo carro! Acompanhando...

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    Opala '81/88 Coupê Cinza  Empty Re: Opala '81/88 Coupê Cinza

    Mensagem por Rubão6cc Sex 19 Jul - 22:05:54

    FARIAS_666 escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Legal Farias! Vou acompanhar o tópico!
    Depois você pode tentar fazer acender a iluminação dos controles de ventilação forçada. É muito massa ver aquilo aceso

    Cara isso ta na minha lista!
    Minha ideia é tentar acender todas das luzes de cortesia possíveis.
    Próximos passos são trocar os botões do vidro elétrico pro um iluminado, hoje estão com um universal, pensei no do Versailles, que é do mesmo tamanho do atual do carro, mas acende em verde e também reviver o relógio digital, tirei ele do console, desmontei, fiz umas medições, mas ainda não achei o defeito de pq não liga.


    Eu percebi que a interna do carro não foi convertida para 88 a contento. Valeria a pena você correr atrás das peças internas corretas pra deixar a conversão 100%. Isso vai ajudar valorizar seu carro. Então já encomenda os botões corretos, que já tem a iluminação verde. Porém não sei se precisa trocar o chicote ou o console:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1388406830-boto-interruptor-vidro-eletrico-monza-opala-88-89-90-91-92-_JM#position%3D2%26search_layout%3Dstack%26type%3Ditem%26tracking_id%3D16156ab2-3d28-4c77-918c-3d703e249222

    Com relação ao relógio digital, tenho algumas dicas de reparo nesse tópico, porém eu receio que o seu possa estar queimado:

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36156-conserto-do-relogio-digital

    Impressionante como os preços dessas coisas subiram. Até pouco tempo atrás um relógio desses funcionando era encontrado por algum valor em torno de 100 a 150 reais:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-4662923064-relogio-digital-original-opala-81-a-92-_JM#position%3D51%26search_layout%3Dstack%26type%3Ditem%26tracking_id%3D87810b92-c18e-4708-9ce7-3505b73a7879


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    Opala '81/88 Coupê Cinza  Empty Re: Opala '81/88 Coupê Cinza

    Mensagem por FARIAS_666 Ter 23 Jul - 18:46:47

    Rubão6cc escreveu:
    FARIAS_666 escreveu:

    Cara isso ta na minha lista!
    Minha ideia é tentar acender todas das luzes de cortesia possíveis.
    Próximos passos são trocar os botões do vidro elétrico pro um iluminado, hoje estão com um universal, pensei no do Versailles, que é do mesmo tamanho do atual do carro, mas acende em verde e também reviver o relógio digital, tirei ele do console, desmontei, fiz umas medições, mas ainda não achei o defeito de pq não liga.


    Eu percebi que a interna do carro não foi convertida para 88 a contento. Valeria a pena você correr atrás das peças internas corretas pra deixar a conversão 100%. Isso vai ajudar valorizar seu carro. Então já encomenda os botões corretos, que já tem a iluminação verde. Porém não sei se precisa trocar o chicote ou o console:


    Com relação ao relógio digital, tenho algumas dicas de reparo nesse tópico, porém eu receio que o seu possa estar queimado:

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36156-conserto-do-relogio-digital

    Impressionante como os preços dessas coisas subiram. Até pouco tempo atrás um relógio desses funcionando era encontrado por algum valor em torno de 100 a 150 reais:



    Eu estou tentando reunir o máximo de fotos internas do '88 para usar como base. Pra depois trabalhar em cima disso. Eu hoje não tenho noção do que é '81 e o que é '88 kkk Opaleiro de primeira viagem é foda kkk


    Sobre os interruptores, eu pensei no do Versailles, pois ele tem um Botão duplo e já tem a moldura. No meu carro, o botão do vidro, foi instalado na porta e só na porta do motorista, nada ergonômico e ainda tenho de ficar abrindo e fechando pra delegada kkkkkk
    Estou pensando em jogar eles pro console central, assim como nos diplomatas. Vou pensar no que faço.


    Com relação ao relógio, eu olhei esses tópicos, mas infelizmente não consegui recuperar e acabei achando no marketplace do facebook um de Monza/Kadett num precinho justo, comprei e chegou hoje, eu vi esse do link, mas achei caro demais, eu paguei pelo menos 5 vezes menos nesse de Monza/Kadett, pelo que eu consegui analisar desse, só trocar a frente e tá pronto, pq do Opala é montado na esquerda e o do Monza na direita, aí um dos lados o canto arredondado é invertido. Já testei em bancada e tá ligando, ele tá nesse momento ligado à umas 2 horas, pra eu ver se ele tá calibrado (sincronizei com o relógio do pc).
    Como meu carro tá na oficina pra revisar o painel, só amanhã na parte da tarde eu creio que consiga instalar o relógio. Mas antes de instalar, vou desmontar ele, dar uma limpada no relógio, na caixa e na frontal dele, pra ficar zeradinho.

    Não reparem no barbante, é só pra segurar os fios improvisados no lugar  Opala '81/88 Coupê Cinza  1f605
    Opala '81/88 Coupê Cinza  Relogi10

    Mais pra frente, eu tento recuperar o meu ou mando pra alguém que o faça e talvez, vire meu relógio de mesa  Opala '81/88 Coupê Cinza  1f601


    É isso pessoal, pouquinha atualização, mas não tenho pressa, devagar e sempre kkkk

    PS: Fiz um passeio com a família no final de semana, fui pra uma cidade mais interiorana aqui da região. O que esse carro chamou de atenção, não tá escrito. Isso pq não tá nem 10% do que eu quero fazer, pronto kkkk
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    Opala '81/88 Coupê Cinza  Empty Re: Opala '81/88 Coupê Cinza

    Mensagem por FARIAS_666 Qui 25 Jul - 20:11:15

    FARIAS_666 escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Eu percebi que a interna do carro não foi convertida para 88 a contento. Valeria a pena você correr atrás das peças internas corretas pra deixar a conversão 100%. Isso vai ajudar valorizar seu carro. Então já encomenda os botões corretos, que já tem a iluminação verde. Porém não sei se precisa trocar o chicote ou o console:


    Com relação ao relógio digital, tenho algumas dicas de reparo nesse tópico, porém eu receio que o seu possa estar queimado:

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36156-conserto-do-relogio-digital

    Impressionante como os preços dessas coisas subiram. Até pouco tempo atrás um relógio desses funcionando era encontrado por algum valor em torno de 100 a 150 reais:



    Eu estou tentando reunir o máximo de fotos internas do '88 para usar como base. Pra depois trabalhar em cima disso. Eu hoje não tenho noção do que é '81 e o que é '88 kkk Opaleiro de primeira viagem é foda kkk


    Sobre os interruptores, eu pensei no do Versailles, pois ele tem um Botão duplo e já tem a moldura. No meu carro, o botão do vidro, foi instalado na porta e só na porta do motorista, nada ergonômico e ainda tenho de ficar abrindo e fechando pra delegada kkkkkk
    Estou pensando em jogar eles pro console central, assim como nos diplomatas. Vou pensar no que faço.


    Com relação ao relógio, eu olhei esses tópicos, mas infelizmente não consegui recuperar e acabei achando no marketplace do facebook um de Monza/Kadett num precinho justo, comprei e chegou hoje, eu vi esse do link, mas achei caro demais, eu paguei pelo menos 5 vezes menos nesse de Monza/Kadett, pelo que eu consegui analisar desse, só trocar a frente e tá pronto, pq do Opala é montado na esquerda e o do Monza na direita, aí um dos lados o canto arredondado é invertido. Já testei em bancada e tá ligando, ele tá nesse momento ligado à umas 2 horas, pra eu ver se ele tá calibrado (sincronizei com o relógio do pc).
    Como meu carro tá na oficina pra revisar o painel, só amanhã na parte da tarde eu creio que consiga instalar o relógio. Mas antes de instalar, vou desmontar ele, dar uma limpada no relógio, na caixa e na frontal dele, pra ficar zeradinho.

    Não reparem no barbante, é só pra segurar os fios improvisados no lugar  Opala '81/88 Coupê Cinza  1f605
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    Mais pra frente, eu tento recuperar o meu ou mando pra alguém que o faça e talvez, vire meu relógio de mesa  Opala '81/88 Coupê Cinza  1f601


    É isso pessoal, pouquinha atualização, mas não tenho pressa, devagar e sempre kkkk

    PS: Fiz um passeio com a família no final de semana, fui pra uma cidade mais interiorana aqui da região. O que esse carro chamou de atenção, não tá escrito. Isso pq não tá nem 10% do que eu quero fazer, pronto kkkk

    Alegria de pobre dura pouco!

    O relógio que eu comprei, fui instalar hoje, deixei ele ligado na bancada pra testar e limpar, ele estava fazendo um barulho de capacitor velho, e ceomeçou a ficar com mal contato.
    Abri e vi que o indutor explodiu, peguei o indutor do relogio que veio no meu carro e refiz algumas soldas frias e nada.
    ainda continua com mal contato e eu acho que é nos contatos da placa que fica o display, mas tmb não tenho capacitores e outros itens pra troca.
    Vi no tópico do concerto do relógio, que tem a capacidade de um dos capacitores.
    Vou tentar levantar todos os componentes e ir atrás.
    Não vai ser hoje que o relógio volta pro painel.

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    Opala '81/88 Coupê Cinza  Empty Re: Opala '81/88 Coupê Cinza

    Mensagem por Tonho_RS Sex 26 Jul - 8:41:58

    Com relação ao relógio, é obrigatório fazer o recap (troca dos capacitores) de qualquer eletrônico antigo, principalmente se forem capacitores eletrolíticos, pois eles ressecam e perdem capacitância e isolação.

    Também é bom medir os demais componentes, como resistores, transistores, reguladores de tensão (caso tenha) e no caso de relógios também atentar para o oscilador de cristal que serve para gerar a base de tempo para o relógio.

    E ainda é importante refazer as soldas, mas como em qualquer placa - mas principalmente nessas placas antigas - atentar para não superaquecer a placa para não descolar as trilhas.

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    Opala '81/88 Coupê Cinza  Empty Re: Opala '81/88 Coupê Cinza

    Mensagem por FARIAS_666 Seg 29 Jul - 17:01:41

    Tonho_RS escreveu:Com relação ao relógio, é obrigatório fazer o recap (troca dos capacitores) de qualquer eletrônico antigo, principalmente se forem capacitores eletrolíticos, pois eles ressecam e perdem capacitância e isolação.

    Também é bom medir os demais componentes, como resistores, transistores, reguladores de tensão (caso tenha) e no caso de relógios também atentar para o oscilador de cristal que serve para gerar a base de tempo para o relógio.

    E ainda é importante refazer as soldas, mas como em qualquer placa - mas principalmente nessas placas antigas -  atentar para não superaquecer a placa para não descolar as trilhas.

    Opa Tonho_RS, então eu tentei fazer o mínimo pois o relógio chegou funcionando, mas vou tentar levar numa casa de eletrônicos, pois é mais fácil deles conseguirem os componentes pra trocar e por mais que eu saiba soldar, nada como a experiencia de quem trabalha com isso no dia a dia.


    E aproveitando pra atualizar a "saga" do Opala:
    Hoje fui levar o carro pra fazer a vistoria pra passar pro nome, na hora de ir embora, a bomba de combustível resolveu ir pro mundo da sucata Opala '81/88 Coupê Cinza  787251
    E como esse carro é uma verdadeira obra de arte renascentista, quanto a adaptação feita, é fio pra todo lado, demorei um tempo até conseguir entender que era a bomba mesmo e pra ajudar, nenhuma auto-peça na região tem a bendita bomba.
    Comprei no ML com entrega pra amanhã e é esperar e ir amanhã resgatar o carro.
    Por sorte, a empresa de vistoria é de um conhecido do meu irmão e o pessoal liberou o carro ficar lá no elevador até amanhã.

    Foto da bomba que foi de arrasta.
    Opala '81/88 Coupê Cinza  8ff44610


    Pelo menos o carro foi aprovado na vistoria!  Opala '81/88 Coupê Cinza  933234
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    Opala '81/88 Coupê Cinza  Empty Re: Opala '81/88 Coupê Cinza

    Mensagem por Tonho_RS Seg 29 Jul - 17:39:35

    FARIAS_666 escreveu:
    Tonho_RS escreveu:Com relação ao relógio, é obrigatório fazer o recap (troca dos capacitores) de qualquer eletrônico antigo, principalmente se forem capacitores eletrolíticos, pois eles ressecam e perdem capacitância e isolação.

    Também é bom medir os demais componentes, como resistores, transistores, reguladores de tensão (caso tenha) e no caso de relógios também atentar para o oscilador de cristal que serve para gerar a base de tempo para o relógio.

    E ainda é importante refazer as soldas, mas como em qualquer placa - mas principalmente nessas placas antigas -  atentar para não superaquecer a placa para não descolar as trilhas.

    Opa Tonho_RS, então eu tentei fazer o mínimo pois o relógio chegou funcionando, mas vou tentar levar numa casa de eletrônicos, pois é mais fácil deles conseguirem os componentes pra trocar e por mais que eu saiba soldar, nada como a experiencia de quem trabalha com isso no dia a dia.


    E aproveitando pra atualizar a "saga" do Opala:
    Hoje fui levar o carro pra fazer a vistoria pra passar pro nome, na hora de ir embora, a bomba de combustível resolveu ir pro mundo da sucata Opala '81/88 Coupê Cinza  787251
    E como esse carro é uma verdadeira obra de arte renascentista, quanto a adaptação feita, é fio pra todo lado, demorei um tempo até conseguir entender que era a bomba mesmo e pra ajudar, nenhuma auto-peça na região tem a bendita bomba.
    Comprei no ML com entrega pra amanhã e é esperar e ir amanhã resgatar o carro.
    Por sorte, a empresa de vistoria é de um conhecido do meu irmão e o pessoal liberou o carro ficar lá no elevador até amanhã.

    Foto da bomba que foi de arrasta.
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    Pelo menos o carro foi aprovado na vistoria!  Opala '81/88 Coupê Cinza  933234

    Essa é a famosa bomba de combustível mercedes de 12bar, foi muito famosa no mundo da preparação mas hoje não sei se ainda tem toda essa fama.

    O problema está em conseguir boas marcas que fabricam ela - dentre outras bombas, marcas como EURO, EKLASS, YMAX (que estava no seu carro) são belas porcarias e inundaram o mercado.

    Eu compraria outro modelo de marcas consagradas como Bosch, Delphi, Magneti Marelli, só precisa atender aos requisitos do sistema que são pressão e vazão.

    A bomba externa Bosch nº 0580464070 trabalha com 3.0bar de pressão e atenderia o motor original do ômega, o modelo Bosch 044 também atenderia e ainda sobra para futuras preparações, mas vai custar de 3 a 4 vezes mais.

    Pode pesquisar outros modelos de bombas externas dessas marcas consagradas, desde que trabalhem no mínimo com 3.0bar de pressão e sejam com alimentação de dois fios.

    Mas se tiver comprado dessas marcas fajutas como EURO, EKLAS, YMAX, siga meu conselho, já compra mais uma e deixe de reserva no porta luvas.

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    Opala '81/88 Coupê Cinza  Empty Re: Opala '81/88 Coupê Cinza

    Mensagem por Rubão6cc Seg 29 Jul - 18:43:09

    Meu Opala tinha uma bomba elétrica fajuta dessas, marca 'Qualitec'...mas pior que ela durou uma eternidade porque comigo até estragar durou uns 12 anos, mas ela já era bem antiga no carro...eu chuto que no mínimo tinha uns 15 anos pra mais. Comprei uma bomba da Weber pra colocar no lugar.
    Evite deixar o carro muito tempo parado, especialmente se for a álcool, porque o álcool pode empedrar dentro da bomba daí ela estraga.


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    Opala '81/88 Coupê Cinza  Empty Re: Opala '81/88 Coupê Cinza

    Mensagem por FARIAS_666 Ter 30 Jul - 0:33:32

    Então eu comprei qualquer uma só pra poder tirar o carro de lá. A ideia era entender qual bomba atenderia o motor do Omega, mas na correria, acabei pegando uma com as mesmas especificações e com certeza é bem badaroska kkkkkkkkkk

    "Se" o motor que esta no meu carro, estiver stock (o que eu acho difícil, pois está rodando no álcool), essa bosch 0580464070 atenderia? Não pretendo preparar o carro tão cedo.

    E vou seguir as dicas, comprar mais uma uma e deixar de reserva no carro.
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    Opala '81/88 Coupê Cinza  Empty Re: Opala '81/88 Coupê Cinza

    Mensagem por FabioM Ter 30 Jul - 8:08:32

    A dinâmica tem umas bombas que não ouvi reclamações e não são caras, experimenta dar uma olhada.

    Eu comprei uma pra instalar no meu (acho que 8 bar) que vou injetar, mas ainda não instalei. Na época que pesquisei o pessoal falava bem.

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    Opala '81/88 Coupê Cinza  Empty Re: Opala '81/88 Coupê Cinza

    Mensagem por FARIAS_666 Seg 19 Ago - 17:41:44

    Salve pessoal, passando pra atualizar.
    Mexi pouco nesses dias no carro mas já encontrei mais alguns BO's kkk

    Um amigo meu deu uma olhada geral no carro e descobriu que o atuador de marcha lenta não está funcionando. Acabei comprando um novo e só depois que tentei instalar,  descobri que o problema está na fiação ou no módulo do Omega, mas ainda não consegui testar.

    Chegou pra mim o cilindro da chave de partida e o came da buzina. Ontem Desmontei a coluna de direção pra fazer a troca e acabei me deparando com a rosca do volante espanada, rolamentos zuados e na minha mexida acabei estragando a junta elástica. (Ela é tão frágil mesmo?)

    Agora estou tentando achar um torneio pra recuperar a rosca, trocar os rolamentos, montar a coluna e trocar a junta elástica.


    Opala '81/88 Coupê Cinza  Img_2010
    Opala '81/88 Coupê Cinza  20240810Opala '81/88 Coupê Cinza  Img-2015

    Ahh e eu estava esquecendo, chegou uma impressora 3D pra mim esses dias, e como eu estava precisando trocar manopla de câmbio e não achava nenhuma legal de Omega, eu acabei imprimindo a minha própria kkkk

    Opala '81/88 Coupê Cinza  Image10


    Estou com mais algumas coisinhas pequenas pra fazer enquanto não acho um mecânico pra dar uma geral na parte mecânica. O meu mecânico de confiança não quer pegar o Opala pra mexer por ter muita adaptação (pra não falar gambiarra kkkk)
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    Opala '81/88 Coupê Cinza  Empty Re: Opala '81/88 Coupê Cinza

    Mensagem por Tonho_RS Qua 21 Ago - 11:26:33

    FARIAS_666 escreveu:Chegou pra mim o cilindro da chave de partida e o came da buzina. Ontem Desmontei a coluna de direção pra fazer a troca e acabei me deparando com a rosca do volante espanada, rolamentos zuados e na minha mexida acabei estragando a junta elástica. (Ela é tão frágil mesmo?)

    Agora estou tentando achar um torneio pra recuperar a rosca, trocar os rolamentos, montar a coluna e trocar a junta elástica.

    Teoricamente a junta elástica não é para ser frágil, pois ela que faz a conexão do volante com a caixa de direção. Então das duas uma, ou a junta estava podre devido a idade e ao manusear acabou estragando ou você fez algo de errado.

    Mas pense pelo lado positivo, as coisas acontecem por um motivo, melhor a junta desmanchar na tua mão durante uma manutenção, do que no meio de uma curva a 80 km/h, da mesma forma como aconteceu com a rosca do eixo da coluna de direção, já pensou se o volante sai na tua mão nessa mesma condição?

    FARIAS_666 escreveu:Estou com mais algumas coisinhas pequenas pra fazer enquanto não acho um mecânico pra dar uma geral na parte mecânica. O meu mecânico de confiança não quer pegar o Opala pra mexer por ter muita adaptação (pra não falar gambiarra kkkk)

    Sugestão: troque de mecânico. O opala tem uma mecânica e elétrica muito simples, se ele não quer mexer, então não é tão bom assim, lembre-se que há os MECÂNICOS e os MEXÂNICOS trocadores de peças, fique longe desse último tipo.
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    Opala '81/88 Coupê Cinza  Empty Re: Opala '81/88 Coupê Cinza

    Mensagem por FARIAS_666 Dom 1 Set - 18:36:37

    Tonho_RS escreveu:
    Teoricamente a junta elástica não é para ser frágil, pois ela que faz a conexão do volante com a caixa de direção. Então das duas uma, ou a junta estava podre devido a idade e ao manusear acabou estragando ou você fez algo de errado.

    Mas pense pelo lado positivo, as coisas acontecem por um motivo, melhor a junta desmanchar na tua mão durante uma manutenção, do que no meio de uma curva a 80 km/h, da mesma forma como aconteceu com a rosca do eixo da coluna de direção, já pensou se o volante sai na tua mão nessa mesma condição?

    Eu entendi a merda que eu fiz na junta elástica, quando eu soltei os parafusos que seguram a coluna de direção, eu não tinha soltado os parafusos da junta, aí rasgou, cagada de principiante kkkkkk Comprei a junta nova, fui trocar hoje, mas o parafuso que fixa ela no eixo da bomba de direção é de soquete torks que eu não tenho aqui, um amigo vai trazer pra mim amanhã. então montei com a junta velha, desamassei as chapinhas, só pra poder manobrar o carro.

    Tonho_RS escreveu:
    Sugestão: troque de mecânico. O opala tem uma mecânica e elétrica muito simples, se ele não quer mexer, então não é tão bom assim, lembre-se que há os MECÂNICOS e os MEXÂNICOS trocadores de peças, fique longe desse último tipo.

    O mecânico é bom, não tenho do que falar, mexe nos carros da família a uns bons anos, mas ele é muito metódico. E eu entendo o lado dele, esse carro tá uma bela gambiarra kkkkk


    O eixo da coluna chegou, a rosca ficou perfeita e já coloquei uma porca auto-travante, consegui montar a coluna toda e já troquei o cilindro de partida, mas esse eu achei que ficou estranho, tipo, quando de vira a chave toda pra trás, como se fosse travar o volaante (coisa que o meu não tá fazendo) o carro liga o pós chave, é assim mesmo? com o cilindro anterior não acontecia isso, mas ele ligava o carro sem chave então não é parâmetro, mas eu tenho uma moto que ela faz isso, pra vc deixar no pós chave e tirar a chave do cilindro, não sei se o Opala funciona assim ou eu que montei errado na hora de acertar a haste de metal.

    Instalei o came da buzina e agora temos buzina! cheers

    Os rolamentos não achei pra comprar, dei mais uma olhada neles e ainda não estão a ponto de estourar então montei assim mesmo para depois poder procurar com mais calma, aproveitando, alguém sabe a medida deles? ou são específicos? Já queria trocar logo os 2.

    Ahhh e a impressora 3d atacou novamente kkkk
    Estava sem um soquete 22 pra apertar a porca do volante e resolvi imprimir um soquete pra ver se dava certo e não é que deu? kkkkkkk
    Claro, não deu pra dar aquele aperto de roda de caminhão, mas ajudou demais kkkkkkkkk

    Opala '81/88 Coupê Cinza  Captur11


    Agora pra semana é desmontar a coluna novamente pra trocar a junta elástica e tentar fazer o teste do atuador da marcha lenta.


    Até mais!
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    Opala '81/88 Coupê Cinza  Empty Re: Opala '81/88 Coupê Cinza

    Mensagem por Tonho_RS Seg 2 Set - 9:13:02

    Quando eu crescer quero ter uma impressora 3D, kkkkkkkk

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    Opala '81/88 Coupê Cinza  Empty Re: Opala '81/88 Coupê Cinza

    Mensagem por Paulo Corso Seg 2 Set - 9:22:51

    Em relação ao cilindro da chave o funcionamento é isso: ao recuar todo vc liga um pós chave, mas sem alimentar o sistema de ignição.

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    Opala '81/88 Coupê Cinza  Empty Re: Opala '81/88 Coupê Cinza

    Mensagem por FARIAS_666 Ontem à(s) 9:56:46

    Salve pessoal!
    Sumi, mas o projeto não morreu, só precisou andar um pouco mais devagar, por motivos de força maior.

    Nesse meio tempo consegui arrumar um mecânico que topou encarar essa bronca, o cara tem uma oficina de preparação de competição de arrancada, então eu acho que vai ficar bom kkkkk
    O mecânico me indicou um eletricista bom, que vai refazer toda a minha elétrica, modernizar a caixa de fusíveis e ajeitar todo esse ninho de rato. O meu carro estava com alguns problemas de elétrica, nesse meio tempo tirando o farol e setas, todas as luzes e o painel pararam de funcionar, olhei, procurei mexi e nada, nesse final de semana acabei descobrindo que é algum mal contato atrás do painel, mas também não identifiquei onde é, mas pelo menos eu consegui descobrir a manha pra fazer ele funcionar, quando para kkkkk. E também tem pelo menos 1 fio perto da coluna que está esquentando demais, por isso o carro tem ficado mais parado que andando, pra evitar um incêndio mesmo kkkk

    E a cerejinha do bolo:
    Opala '81/88 Coupê Cinza  20241111

    Vai entrar uma Fueltech FT450 + WBO2 Nano e Sonda Bosch, no lugar da injeção do Omega.
    O preparador me convenceu que era a o melhor caminho pra deixar o carro no melhor ajuste possível, como uma das minhas dores era o carro estar trabalhando com excesso, com várias falhas principalmente em baixa e o consumo excessivo, resolvi aproveitar as promoções de final de ano e já enfiei o pé na jaca. A FT estava nos meus planos, mas não pra agora.

    Acredito que essa semana o carro vai pro eletricista já pra refazer a fiação original, instalar a FT450 e seu chicote e se tudo der certo, o carro vai pro mecânico no inicio de dezembro.


    Aproveitando, uma dúvida de outro tema:
    - O tanque do Opala, dá pra saber apenas pelo ano?
    Pois eu preciso trocar a boia, mas descobri na autopeças que tinha mais de um modelo de boia e não sei qual é minha. Ou será melhor tirar a boia e levar lá? Se sim, é difícil tirar ela?

    Esse fim de semana dei um rolezinho com ele, pra matar a vontade. Que carro divertido! kkkk

    Opala '81/88 Coupê Cinza  46596810



    Bom é isso, por hora.

    Até mais Opaleiros!
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    Opala '81/88 Coupê Cinza  Empty Re: Opala '81/88 Coupê Cinza

    Mensagem por Rubão6cc Hoje à(s) 5:59:17

    Eu não sei como é no modelo 81 mas deve ser igual do 89. A boia fica instalada na lateral do tanque do lado de fora do carro. Só deitar embaixo do carro que vai conseguir ver. Ali precisa trocar e instalar direitinho a cortiça entre o tanque e a boia pra que não dê vazamento.


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