Pouco mencionada mais de extrema importância é a relação R/L.Conhecendo essa relação podemos melhorar o projeto do nosso motor,pois existe um limite que não deve ser ultrapassado,caso seja ultrapassado teremos um motor áspero que perderá desempenho,sobretudo em regimes de altos RPM?S!
Mas afinal de contas o que significa relação R/L?
As letras vêm de radius raio em inglês,o raio da manivela do virabrequim que corresponde a metade do curso dos pistões,e length comprimento das bielas ,de centro a centro dos furos da cabeça e do pé da biela ou seja do furo do pino dos pistão ao furo que vai no moente do virabrequim.Para que um motor não tenha funcionamento áspero e deficiência em altos giros,o valor tem que ser menor ou igual 0,3!
Como se sabe,durante o funcionamento do motor,os pistões sobem e descem,no seu trabalho de movimentar o virabrequim.Unindo pistões e virabrequim estão as bielas,que oscilam para um lado e para outro à medida que o virabrequim gira ,formando um ângulo com o plano do cilindro.É fácil entender que,quanto maior , for o curso do virabrequim e mais curtas forem as bielas ,mais acentuado será esse ângulo,tornando mais intensas as forças laterais dos pistões sobre os cilindros.
Quanto maior a força lateral,menor o aproveitamento da força de expansão dos gases queimados, o que resulta em torque e potência abaixo do que seria teoricamente possível.
Veículos com r/l superiores à 0,3 apresentam aspereza à medida em que o ponteiro do conta giro se move,transmitindo vibrações e conseqüentemente perdas em contra partida veículos com r/l igual ou inferiores 0,3 apresentam uma aceleraração ?lisa? sobem de giros com suavidade,sem vibrações,isso faz com que o motor atinja com rapidez elevados rpm?s.
Como calcular a relação r/l?
Curso do virabrequim dividido por 2 para se obter o raio de ação do virabrequim e comprimento da biela medida entre o centro dos furos.
Vamos tomar por exemplos dois veículos com r/l diferentes:
Citroen Xsara 1.6
-curso 82mm
-comprimento 178mm
Para obter-se o raio:
Curso / 2=41
r/l=41 / 178
0,2303
Corsa 1.8
-curso 88,2mm
-comprimento 129,75
Para obter-se o raio:
curso / 2=44,1
r/l=44,1 / 129,75
0,3399
Conclusão o Xsara,esportivo de baixa cilindrada 1.6 possui r/l excelente o que percebe-se ao acelerar, quando elevamos a rotação para uma ultrapassagem.O motor parece querer mais e o Corsa 1.8 ,transmite aspereza e vibrações ao elevar a rotação dando a impressão que o motor está no limite!
Um ponto interessante que é uma dúvida entre muitos mecânicos e preparadores seria a adição de árvores de balanceamento em alguns motores, essas árvores são aplicadas em motores de r/l muito altas geralmente muito acima dos 0,3,para distribuir melhor as forças exercidas sobre o virabrequim e dar a sensação de um motor menos áspero.
Vamos tomar por exemplo a evolução dos motores GM.Motor GM de 2.0litros,com curso de 86mm e bielas de 143mm de comprimento.Ao dividir o meio curso,43mm,pelo comprimento das bielas obtemos ?cravados? 0,3,esse motor trabalha no limite!Nos motores 2.2 litros o curso passa a 94,6mm e as bielas para 148mm ,o que resulta em 0,319,perceba que nesse conjunto de bielas e curso temos um motor de funcionamento mais áspero,agora na versão de 16v do mesmo motor a GM aplicou duas árvores de balanceamento ,que diminuem vibrações,o rendimento não melhora,mas a aspereza diminui bastante.Na versão de 2.4 litros o curso chega a 100mm,sem que as bielas tenham sido alongadas,a divisão resulta em 0,337,muito além do nosso limite de 0,3,isso explica porque esse motor vibra tanto principalmente nos utilitários.
Para melhor compreensão ,estudaremos ainda motores da linha GM,que trazem excelentes exemplos de r/l,no motor 1.0,1.6 e 1.8 temos a mesma biela de 129,75mm,mas com o aumento do curso perdemos a eficiência na relação r/l.
Vejamos os exemplos:
Corsa 1.0
-curso 62,9
-comprimento 129,75
r/l= 0,242
Corsa 1.6
-curso 81,5
comprimento 129,75
r/l=0,314
Corsa 1.8
-curso 88,2
-comprimento 129,75
r/l=0,339
Podemos observar que no Corsa 1.0 temos uma excelente relação r/l,mas ela vem caindo na medida do aumento do curso,chegando na casa dos 0,339 no motor 1.8,uma das piores relações entre os veículos nacionais e importados,o resultado sem dúvidas é de um motor áspero em médias e altas rotações.
Por dezenas de vezes presencie comentários positivos a respeito do motor AP 600 da Volkswagen,muitos preparadores e clientes elogiam esse motor,embora tenha baixa cilindrada,mas traz ótimos resultados na preparação de motor tanto aspirado quanto turbo,e uma durabilidade incrível,isso se dá pela excelente r/l de 0,268,em sua evolução,o motor 1.6 com bloco de alumínio teve suas bielas aumentadas,melhorando ainda mais a relação r/l chegando na casa dos incríveis 0,259.
Em contrapartida temos o exemplo do motor AP 2000 com r/l extrapolado na casa dos 0,322,embora seja um motor de cilindrada alta,isso favorece muito o torque ,mas temos um prejuízo em altos giros,perdendo potência,durabilidade,e tendo um motor perigoso para preparação mais pesada,pensando em melhorar a r/l desse motor a fabrica aumentou o comprimento das bielas de 144mm para 159mm,no famoso e consagrado motor do Golf 2.0 muitíssimo usado em performance por muitos preparadores,fazendo isso a fabrica abaixou a r/l desse motor para 0,291,mas para isso teve que aumentar também o bloco em 15mm,para acomodar o conjunto!
Veículos esportivos alemães por exemplo tem seus motores projetados para percorrer as autobahnen,que são as auto estradas alemãs de velocidades ilimitadas,a mais de 200 km/h,sendo assim temos motores criados com r/ls cuidadosamente cálculadas para serem a baixo de 0,3,temos como exemplo as BMW 2.5 litros com r/l de 0,258,Audi A4 2.8 com r/l de 0,263 ,Mercedez Benz E 240 2.4 com r/l de 0,238.
Assim descobrimos da onde vem tanta suavidade em acelerar essas máquinas em altos rpm,s,sem contar com a super durabilidade que esses motores tem!
Agora que aprendemos a cálcular a relação r/l,mãos a obra,use a criatividade e a técnica e tenha sucesso nos projetos de motores.
Fonte : Rally Racing - Júlio César de Vasconcelos Moura
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