Bom dia.
Minha Caravan 4c Turbo estava trabalhando em uma temperatura bem abaixo do normal, mesmo com válvula termostática em dias quentes, dificilmente a temperatura passava dos 80 graus.
Na estrada, em longos períodos de aceleração a temperatura ultrapassava os 90 graus e baixava lentamente, mesmo em desaceleração.
Qual foi a solução??
A instalação de um ventilador elétrico no lugar da hélice fixa na polia da bomba d´água.
Pra isso, também foi necessária a instalação de um sensor de temperatura no radiador pra acionar o ventilador.
Retirada da válvula termostática pra aumentar o fluxo da água pelo radiador.
Qual foi o resultado??
O ventilador permanece desligado até a temperatura chegar aos 92 graus. Depois ela liga e a temperatura cai para os 86Graus até subir novamente. Isso faz com que o motor permaneça mais tempo na temperatura ideal.
Na estrada, mesmo pressurizado em longo trecho, a temperatura não exede mais os 92 graus, pois o fluxo de água que era limitado pela termostática, agora dá conta de refrigerar o motor em alta rotação.
O funcionamento dela ficou, ao ligar, por volta de 10 segundos e, em marcha lenta, cada 40 segundos ela liga. Ficou silenciosa e sem contar que ganhou liberdade pois não tem mais a resistência da hélice na polia.
Espero que a dica ajude quem tem problema com Opala preparado com os mesmos sintomas.
O ventilador é Auxiliar GM Astra Vectra Zafira etc. Tem 2 velocidades e ainda só está ativa a maior, depois ativo a menor pois o sensor tem os 2 passos.
Vlw!
Minha Caravan 4c Turbo estava trabalhando em uma temperatura bem abaixo do normal, mesmo com válvula termostática em dias quentes, dificilmente a temperatura passava dos 80 graus.
Na estrada, em longos períodos de aceleração a temperatura ultrapassava os 90 graus e baixava lentamente, mesmo em desaceleração.
Qual foi a solução??
A instalação de um ventilador elétrico no lugar da hélice fixa na polia da bomba d´água.
Pra isso, também foi necessária a instalação de um sensor de temperatura no radiador pra acionar o ventilador.
Retirada da válvula termostática pra aumentar o fluxo da água pelo radiador.
Qual foi o resultado??
O ventilador permanece desligado até a temperatura chegar aos 92 graus. Depois ela liga e a temperatura cai para os 86Graus até subir novamente. Isso faz com que o motor permaneça mais tempo na temperatura ideal.
Na estrada, mesmo pressurizado em longo trecho, a temperatura não exede mais os 92 graus, pois o fluxo de água que era limitado pela termostática, agora dá conta de refrigerar o motor em alta rotação.
O funcionamento dela ficou, ao ligar, por volta de 10 segundos e, em marcha lenta, cada 40 segundos ela liga. Ficou silenciosa e sem contar que ganhou liberdade pois não tem mais a resistência da hélice na polia.
Espero que a dica ajude quem tem problema com Opala preparado com os mesmos sintomas.
O ventilador é Auxiliar GM Astra Vectra Zafira etc. Tem 2 velocidades e ainda só está ativa a maior, depois ativo a menor pois o sensor tem os 2 passos.
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