por chevy250 Sáb 23 Jul - 18:25:49
Olá,
Foi bom insistir em comparar já no carro. Inicialmente as medidas não batiam, pois estava usando um negativo de dentro do carro (um qualquer que peguei). A questão era o terra. Tive que puxar um negativo direto da bateria
para o voltimetro também.
Uma vez com o positivo (com fusivel) e o negativo direto da bateria ai as medidas ficaram exatas com o multimetro - dentro de +/- 0.1V, que é a precisao do voltimetro comprado. Instalei um filtro RC já
para evitar qualquer problema.
Vou monitorar a partir de agora, pois acho que deve ter algum problema de terra do alternador
para a bateria. Tem momentos em que dá 14.4V (logo quando liguei o carro, ainda frio em uns 1500RPM) e outros em que fica entre 13 e 14V. Um dos problemas já era a chave geral - o contato não tava tão bom assim. Dei uma melhorada nele.
Depois de quente com farol e ventoinha ligados não passa de 13V (acima de 1000RPM). Sem nada ligado, ai vai
para uns 13.7V. Meu alternador ainda é o Arno (acho que original).
Agora se deixar em marcha lenta (600RPM) com farol e ventoinha, começa a usar a bateria, pois a tensão cai
para uns 12.3V. Acelerando até uns 1000RPM ai vai
para 13V.
Obrigado pelas contribuições de todos!!
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