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Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 28 Jan - 22:23:40

    Saudações opalisticas!

    Pessoal essa semana peguei pra trocar o comando de valvulas da minha caravan.....na vdd devolver o comando do omega para meu amigo Jonas e montar o comando de omega q eu comprei.

    Nao sei se existe um topico explicando isso....entao vou fazer um aqui....a tarefa dessa troca nao é tao complicada...sao uns passos meio trabalhosos e alguns muito dificieis (principalmente recolocar a polia do vira).

    Vcs vao notar q meus coletores de escape, admissao e alternador estao desmontados mas isso é por causa da troca da junta de escape/admissao q foi o incio do plano. Nao é necessario mexer neles pra fazer a troca do comando ou da polia do comando.

    Vamos la:

    Primeira coisa q eu fiz foi tirar o capo (achei importantíssimo), bateria, compressor do ar (se tiver ar), ventoinha, radiador, condensador (se tiver ar), grade da frente e camara da vaulvula termostatica.
    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 110

    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 2_110

    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 2_210


    depois tirei a tranca do capo, tampa de valvulas, tampa lateral (tampa dos tuchos), os tuchos, varetas e distribuidor.
    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 310

    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 510

    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 6_110


    depois tirei a polia do virabrequim (2º trampo mais chato pois o 1º é colocar ela de volta), bomba d'agua e tampa de distribuicao.
    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 6_510

    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 6_610


    nesse momento vc ja ve a polia do comando. pra soltar vc tem q deixar o comando virado com esses dois furos nessa posicao q esta na foto e vai ver dois parafusos philips por tras da polia, solte eles dois (cuidado pra nao cair dentro do carter, use uma chave com ímã na ponta pra puxar o parafuso pra fora no momento em que soltar a rosca).
    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 6_711

    dai é só puxar com cuidado o comando pra fora.
    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 711

    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 810

    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 910

    nesse momento ele vai pegar na mini frente....é necessaio outros macetes pra ele sair por la....o primeiro é soltar o carda e soltar a travessa q segura o cambio no assoalho....vc vai perceber q o motor vai inclinar e o comando quaaaase vai passar mas ainda é necessario outra ajuda: com um macaco apoie algo na frente do motor e erga ate q a polia passe pela grade e puxe com cuidado pra fora.
    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 1111

    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 1210

    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 1310

    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 1411


    motor sem o comando
    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 1512

    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 1611

    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 1711


    no momento de colocar o comando tenha cuidado e va encaixando ele certinho para os colos passarem pelas buxas sem problemas...quando mais o comando entra no motor mais dificil vai ficando devido o peso da parte q entrou ser maior q o apoio do lado de fora...dia fica meio chato alinhar e passar os colos nas buxas....a tarefa mais importante na hora de encaixar o comando é deixar os dois pontos marcados alinhados. deixa-los fora do local correto pode fazer seu motor nao funcionar ou ficar falhando muito....

    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre P_201826




    Uma coisa q tornaria isso muito complicado é o ar condicionado funcionando...o meu nao esta desde q mexi no motor e desliguei tudo.....quem tem o ar funcionando é meio complicado pra mexer com o compressor e o condensador.....

    agora pra terminar é só ir montando tudo as baguieira q vc desmontou.....kkkkkk

    outro detalhe é q eu tirei as velas pra ficar mais facil na hora regular as valvulas!!! Motor sem compressao é mais facil de girar o virabrequim!!!

    boa sorte!!!

    Diplo87 e abner rodrigues de souza gostam desta mensagem

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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por almeidanewton Seg 29 Jan - 4:37:46

    Muito bom seu tutorial! Tenho um 4cc e penso em colocar um comando diferente no futuro, bem tanto pelo desempenho quanto pela diversão de mexer no motor.
    Parabéns!
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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por Rubão6cc Seg 29 Jan - 4:54:29

    Corajoso Marco haha


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    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por FabioM Seg 29 Jan - 5:23:28

    Show de bola velho, é por ai mesmo o trabalho.
    A troca dá uma mão de obra violenta, mas não é difícil.
    Uma coisa que recomendo, pra quem for fazer essa troca, é fazer uma chaveta elástica na ponta do comando, só por garantia pra nunca mais se incomodar.
    Fiz essa troca que você vez há algum tempo, mas fiz porque quebrei a engrenagem do comando.
    Aproveitei que desmontei tudo e fiz a chaveta.

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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por BenKenobi Seg 29 Jan - 5:31:56

    Ganhou um positivo.

    Aja coragem mesmo pra fazer isso hahaha.

    Parabens pela empreitada.
    Paulo Corso
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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por Paulo Corso Seg 29 Jan - 8:03:38

    Ae sim. Tenho um arquivo pdf da revisa Mecanica com esse mesmo tutorial para colocar o comando deo 250s, baseado nele cheguei a trocar o comando e engrenagem de um 4 cil que tive.


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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 29 Jan - 11:22:57

    almeidanewton escreveu:Muito bom seu tutorial! Tenho um 4cc e penso em colocar um comando diferente no futuro, bem tanto pelo desempenho quanto pela diversão de mexer no motor.
    Parabéns!


    opa...muito obrigado!!


    no 4cil é ate mais facil por ele ficar mais longe da mini frente...talvez nem precise mexer no cambio ou erguer a ponta dianteira do motor!!!
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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 29 Jan - 11:30:01

    Rubão6cc escreveu:Corajoso Marco haha


    kkkkkkkkkkkkkk

    comecei segunda...mexi ate na terca...sempre entre as 18 ate 17:30 ou 20:00 horas.....dai quarta quinta choveu.....sexta nao....sabado nao tive tempo....domingo choveu um pouco....foi foda...a chuva tentou me desencorajar!!! kkkkkkk



    mas logo mais tem a junta do escape ainda....preciso fazer umas soldas nos coletores q trincou em alguns pontos.


    kkkkkkkkkkkkkk
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 29 Jan - 11:35:30

    FabioM escreveu:Show de bola velho, é por ai mesmo o trabalho.
    A troca dá uma mão de obra violenta, mas não é difícil.
    Uma coisa que recomendo, pra quem for fazer essa troca, é fazer uma chaveta elástica na ponta do comando, só por garantia pra nunca mais se incomodar.
    Fiz essa troca que você vez há algum tempo, mas fiz porque quebrei a engrenagem do comando.
    Aproveitei que desmontei tudo e fiz a chaveta.

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    entao mano um cara num grupo de zap disse q ele faz uma rosca 8mm e coloca um parafuso allen conico com uma arroela grande pra travar ela no comando.....

    sao ideias legais...mas agora o meu ja ta la....e colocar aquela bendita polia do vira nao foi facil com esse martelinho pequeno q tenho aqui pale pale pale pale
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 29 Jan - 11:37:29

    BenKenobi escreveu:Ganhou um positivo.

    Aja coragem mesmo pra fazer isso hahaha.

    Parabens pela empreitada.



    kkkkkkkkkkk

    vlw!!!

    semana retrasada foi o cambio.....a passada foi o comando...e essa talvez os coletores 6x2....estou apenas esperando chegar umas coisas e fazer umas soldas neles....

    talvez fica pra semana q vem....vou ter uma semana de folga kkkkkk
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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 29 Jan - 11:39:14

    Paulo Corso escreveu:Ae sim. Tenho um arquivo pdf da revisa Mecanica com esse mesmo tutorial para colocar o comando deo 250s, baseado nele cheguei a trocar o comando e engrenagem de um 4 cil que tive.


    o comando do 4cil deve ser mais tranquilo pra tirar....tem mais espaço......


    a polia eu tbem troquei...ate q foi facil.....
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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por RHCESPECIAL1974 Seg 29 Jan - 17:25:04

    Bela e bem detalhada explicação, mas deixa eu fazer uma  pergunta despretensiosa, pois não tenho necessidade de realizar esse serviço no meu carro, mas como sempre gosto de dar uma olhada nos tópicos de tutoriais quis ver o seu trabalho. Como você sacou a engrenagem do eixo do comando? Não teria sido possível sacar a engrenagem com um sacador de polias com o comando mais ou menos no lugar para não ter que abaixar o câmbio e levantar a frente do motor, evitando assim de ter que desmontar cardã e drenar o óleo do câmbio?

    Outra coisa que se eu precisasse mexer no comando eu também faria, é uma trava para o comando não deslocar para trás. Esse esquema do anel elástico ficou legal.

    Abraço.
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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 29 Jan - 17:57:44

    entao mano...meu caso foi q eu troquei o comando em si....o q eu ia colocar tava sem polia...dai usei a polia do comando original q tirei em setembro do ano passado....

    pra trocar ela foi um trampo bastante engenhoso e facil:
    ouvi alguns comentarios q seria necessario aquecer ela pra nao criar folga na hora de montar novamente....entao aqueci em casa mesmo no fogao:
    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre P_201834


    quando achei q ja estava bem quentinha ia levar ele la fora onde eu javia preparado um esquema pra tirar ela....porem pra meu susto quando puxei pra cima o comando veio na minha mao e a polia soltou no ar e caiu em cima do fogao sozinha:
    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre P_201833


    dai aqueci mais um pouco onde ela estava mesmo e montei a chaveta e a arruela de encosto certinho no comando novo e encaixei la no fogao mesmo...porem dessa vez foi apenas metade....a outra metade fiz na minha super hiper mega ultra prensa hidraulica caseira:
    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre P_201836

    ficou certinho:
    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre P_201835


    ps: minha mulher é uma santa!
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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por RHCESPECIAL1974 Seg 29 Jan - 18:03:30

    Marcos Adriano escreveu:entao mano...meu caso foi q eu troquei o comando em si....o q eu ia colocar tava sem polia...dai usei a polia do comando original q tirei em setembro do ano passado....

    pra trocar ela foi um trampo bastante engenhoso e facil:
    ouvi alguns comentarios q seria necessario aquecer ela pra nao criar folga na hora de montar novamente....entao aqueci em casa mesmo no fogao:
    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre P_201834


    quando achei q ja estava bem quentinha ia levar ele la fora onde eu javia preparado um esquema pra tirar ela....porem pra meu susto quando puxei pra cima o comando veio na minha mao e a polia soltou no ar e caiu em cima do fogao sozinha:
    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre P_201833

    OKK OKK


    dai aqueci mais um pouco onde ela estava mesmo e montei a chaveta e a arruela de encosto certinho no comando novo e encaixei la no fogao mesmo...porem dessa vez foi apenas metade....a outra metade fiz na minha super hiper mega ultra prensa hidraulica caseira:
    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre P_201836

    ficou certinho:
    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre P_201835


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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por adpachec Seg 29 Jan - 18:43:37

    Legal.

    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 122938 Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 122938

    A única diferença é que eu afrouxo os parafusos do coxim ao agregado e suspendo a frente do motor no macaco apoiado na tampa do carter perto da hélice.
    Uso um pedaço de madeira entre o macaco e o carter e não mexo no câmbio.

    OKK
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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 29 Jan - 19:18:37

    entendi....

    caramba....boa dica....os macetes vao aparecendo conforme as experiencias!!

    da proxima vez faço isso....

    nao...pera!!

    nao vai ter proxima vez kkkkkkkkkkkkk

    minha mao ta formigando ate agora por causa das batidas com o martelo leve kkkkkkkkkkkkkk


    nao quero mexer com isso tao cedo!!


    kkkkkkkk
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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por adpachec Seg 29 Jan - 19:20:56

    Este ano eu penso em colocar a de alumínio.
    Depois avisa aí se "chia" muito a engrenagem de alumínio.

    OKK
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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por Murilo R Seg 29 Jan - 19:37:36

    gostei ficou muito facil com esse macaco hidraulico novo
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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por Paulo Corso Ter 30 Jan - 7:47:58

    Marcos Adriano escreveu:
    almeidanewton escreveu:Muito bom seu tutorial! Tenho um 4cc e penso em colocar um comando diferente no futuro, bem tanto pelo desempenho quanto pela diversão de mexer no motor.
    Parabéns!


    opa...muito obrigado!!


    no 4cil é ate mais facil por ele ficar mais longe da mini frente...talvez nem precise mexer no cambio ou erguer a ponta dianteira do motor!!!

    Nem precisou, só soltei um coxim e calcei um pouco o motor.


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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por adpachec Ter 30 Jan - 9:40:30

    O do 4 cc o comando pega um pouco mais embaixo na grade frontal.

    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 0
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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 30 Jan - 11:27:37

    adpachec escreveu:Este ano eu penso em colocar a de alumínio.
    Depois avisa aí se "chia" muito a engrenagem de alumínio.

    OKK


    entao mano...quanto ao barulho dela eu nao sei....pois sempre foi de aluminio....eu tirei o comando original com essa polia ai....e montei o outro comando (q era emprestado) com polia de aluminio tbem....agora tirei o comando emprestado e montei a polia q saiu com o comando original no comando q eu comprei......


    sóóóó se comecar a fazer algum barulho diferente agora...
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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 30 Jan - 11:28:37

    Murilo R escreveu:gostei ficou muito facil com esse macaco hidraulico novo

    kkkkkk

    nao é a primeira vez q faço algo desse tipo....kkkk
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 30 Jan - 11:35:40

    adpachec escreveu:O do 4 cc o comando pega um pouco mais embaixo na grade frontal.

    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 0


    caramba

    tem q erguer mais ainda o motor entao??

    achei q fosse mais facil devido o espaço maior....
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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 30 Jan - 11:37:46

    Paulo Corso escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:


    opa...muito obrigado!!


    no 4cil é ate mais facil por ele ficar mais longe da mini frente...talvez nem precise mexer no cambio ou erguer a ponta dianteira do motor!!!

    Nem precisou, só soltei um coxim e calcei um pouco o motor.


    entendi...o meu eu tive q erguer só um pouco....mas isso pq o cambio tava solto.....se nao tivesse talvez eu ia precisar erguer bastante Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 695742 Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 695742 Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 695742
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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por almeidanewton Qua 31 Jan - 6:00:57

    Uma dúvida: no 4 cilindros, ou no 6 tb, não é possível desparafusar a polia do comando e só depois retirar o comando, ou é preciso aplicar calor para separar?

    Num 4cc original a polia não é de plástico?
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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 1 Fev - 11:05:50

    mano....nao entendi a pergunta ....

    nenhuma polia originalmente é parafusada no comando....

    a maioria dos 4cil tem uma polia q é chamada de celerom se nao me engano....mas ai eu ja nao sei o procedimento correto para troca.....

    alias nem dessa de aluminio eu sabia certinho kkkkkkkkkkkk
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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por almeidanewton Qui 1 Fev - 14:41:55

    Marcos Adriano escreveu:mano....nao entendi a pergunta ....

    nenhuma polia originalmente é parafusada no comando....

    a maioria dos 4cil tem uma polia q é chamada de celerom se nao me engano....mas ai eu ja nao sei o procedimento correto para troca..... o

    alias nem dessa de aluminio eu sabia certinho kkkkkkkkkkkk

    É que eu não sei como a polia é presa no comando
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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 1 Fev - 19:58:37

    a polia entra "prensada" no comando a de aluminio quando é aquecida ela se expande dai o comando entra de boa nela...

    agora as de celeron eu nao sei nao.
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    Mensagem por almeidanewton Sex 2 Fev - 2:53:59

    Obrigado
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    Mensagem por PedroV9 Sex 2 Fev - 5:19:33

    Marcos, e depois o distribuidor? É só montar com o rotor apontando pro primeiro cilindro?
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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por Marlon Jassanan Sex 2 Fev - 16:08:05

    Cara, tu é foda, parabéns pela explicação pra galera, top!!!
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 2 Fev - 17:32:38

    PedroV9 escreveu:Marcos, e depois o distribuidor? É só montar com o rotor apontando pro primeiro cilindro?


    sim.....deixe a marcação da polia nos graus desejados....quando vc alinhas as marcações do rotor com a caracaça vc vera q ao colocar a tampa ja vai estar apontado para o primeiro cilindro....é magica affraid affraid affraid affraid


    kkkkkkkk


    se nao tiver apotado para o primeiro cilindro (pode acontecer) é só vc tirar tudo....e colocar o primeiro cilindro onde esta apontado o rotor...e seguir o 153624


    seu motor vai ficar com o ponto de igincao inicial padrao.....fica muito mais facil de acertar depois quando for necessario.
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 2 Fev - 17:35:01

    Marlon Jassanan escreveu:Cara, tu é foda, parabéns pela explicação pra galera, top!!!


    opaa...vlww mano!! cheers cheers cheers cheers cheers
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    Mensagem por opala4cc Sex 2 Fev - 23:34:36

    Marcos:

    Você não tem o sacador da polia do virabrequim? Eu pergunto porque você disse que sacar essa polia seria a segunda coisa mais difícil. O sacador não é caro e vale a pena comprar. Chato mesmo é colocar essa polia. Da última vez que coloquei, os vizinhos passavam na rua aqui na frente de casa e achavam que eu tava desmanchando o carro, ao me ver dando marteladas dentro do cofre do motor. Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 986324
    Uma curiosidade: você tirou sozinho o capô do carro, rsrsrsrsrs? bounce
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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 3 Fev - 12:21:05

    opala4cc escreveu:Marcos:

    Você não tem o sacador da polia do virabrequim? Eu pergunto porque você disse que sacar essa polia seria a segunda coisa mais difícil. O sacador não é caro e vale a pena comprar. Chato mesmo é colocar essa polia. Da última vez que coloquei, os vizinhos passavam na rua aqui na frente de casa e achavam que eu tava desmanchando o carro, ao me ver dando marteladas dentro do cofre do motor. Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 986324
    Uma curiosidade: você tirou sozinho o capô do carro, rsrsrsrsrs? bounce


    isso....tirar a polia é a segunda coisa mais dificil....e mesmo com sacador foi bem chato....puxei bem o freio de mao e engatei a quinta com os 4 pneus calcados para o vira nao ficar girando junto (nao quis tirar o arranque pra travar o volante daria mais trampo q "frear o carro").....e realmente colocar foi complicado e com ctz foi o trampo mais dificil trabalhoso e chato....fiquei uma tarde de domingo inteira pra tentar encaixar ela batendo com um martelo leve q tenho q ate o cabo é de plastico....quando consegui uma marretinha de meio quilo (isso mesmo MEIO KG) o cabo de madeira quebrou....ate q me deram a dica de dar uma aquecida nela...eu ja tinha pensado nisso.....porem ja tinha ido quase tudo....nao valia a pena tirar....eu nao aqueci antes no fogo pois fiquei com medo de estragar aquela borracha.....dai joguei agua quente algumas vezes e deu certo....

    na segunda feira encontrei um vizinho na prefeitura e ele disse: o q vc ta fazendo dessa vez no seu carro....eu disse q tava mexendo numas coisas la....ele respondeu: rapaiz...domingo foi brabo em!!!!!  kkkkkkkkkkkkkkkk


    eu tiro e coloco o capo sozinho.....tudo o q eu faço é sozinho Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Sad Sad Sad Sad


    kkkkkkkkkkkkkkk
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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 3 Fev - 13:55:13

    uma das coisas q me ajudou muito a sacar a polia foi uma chave grifo 24" q eu usei no parafuso do sacador.....foi uma otima alavanca!!!!
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    Mensagem por opala4cc Sáb 3 Fev - 16:24:28

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:Marcos:

    Você não tem o sacador da polia do virabrequim? Eu pergunto porque você disse que sacar essa polia seria a segunda coisa mais difícil. O sacador não é caro e vale a pena comprar. Chato mesmo é colocar essa polia. Da última vez que coloquei, os vizinhos passavam na rua aqui na frente de casa e achavam que eu tava desmanchando o carro, ao me ver dando marteladas dentro do cofre do motor. Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 986324
    Uma curiosidade: você tirou sozinho o capô do carro, rsrsrsrsrs? bounce


    isso....tirar a polia é a segunda coisa mais dificil....e mesmo com sacador foi bem chato....puxei bem o freio de mao e engatei a quinta com os 4 pneus calcados para o vira nao ficar girando junto (nao quis tirar o arranque pra travar o volante daria mais trampo q "frear o carro").....e realmente colocar foi complicado e com ctz foi o trampo mais dificil trabalhoso e chato....fiquei uma tarde de domingo inteira pra tentar encaixar ela batendo com um martelo leve q tenho q ate o cabo é de plastico....quando consegui uma marretinha de meio quilo (isso mesmo MEIO KG) o cabo de madeira quebrou....ate q me deram a dica de dar uma aquecida nela...eu ja tinha pensado nisso.....porem ja tinha ido quase tudo....nao valia a pena tirar....eu nao aqueci antes no fogo pois fiquei com medo de estragar aquela borracha.....dai joguei agua quente algumas vezes e deu certo....

    na segunda feira encontrei um vizinho na prefeitura e ele disse: o q vc ta fazendo dessa vez no seu carro....eu disse q tava mexendo numas coisas la....ele respondeu: rapaiz...domingo foi brabo em!!!!!  kkkkkkkkkkkkkkkk


    eu tiro e coloco o capo sozinho.....tudo o q eu faço é sozinho Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Sad Sad Sad Sad


    kkkkkkkkkkkkkkk

    Caraca!!! Tirou o capô sozinho!!!! E como você fez essa proeza sem danificar a lataria????
    A colocação da polia do virabrequim você faz com uma marretinha (acho que a massa da que uso é mais de meio quilo). Martelo não serve, pois tem pouca massa. Mas você não bate direto na polia. Você usa a placa metálica redonda do sacador. Pegue a placa redonda do sacador, instale-a ao contrário na superfície da polia usando os três parafusos (use parafusos curtos, cuja ponta não se saliente muito no outro lado da polia) e posicione um punção de madeira em cima da placa redonda do sacador. Então você bate com a marretinha  no punção.
    As fotos:

    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Sacado10
    Foto 1: O sacador posicionado na polia do virabrequim para operação de extração.

    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Sacado14
    Foto 2: os parafusos "B" e "C" são os ideais. O parafuso "A" NÃO SERVE, pois não pode ficar saliente no outro lado. Os parafusos não vêm junto com o sacador original da RAVEN.

    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Sacado11
    Foto 3: o sacador posicionado para operação de inserção. Note a placa circular virada ao contrário.

    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Sacado13
    Foto 4: o punção de madeira posicionado para a inserção da polia. O punção é feito de parte de um cabo de enxada. Agora basta bater com a marretinha em uma das extremidade do punção.

    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Sacado12
    Foto 5: a caixa do sacador com sua referência RAVEN. Acho que a Raven não fabrica mais essa traquitana, mas tem outros fabricando.

    As polias de virabrequim de baixa qualidade devem ser extraídas bem como inseridas com a placa circular orientada apenas como mostrado na posição da foto 3, sob o risco de quebra do miolo da polia. Se tiver dúvida quanto à qualidade dela, instale o sacador sempre na posição da foto 3. É claro que para a operação de inserção da polia, a ponta do virabrequim e o orifício central da polia devem ser untados com óleo (pode ser óleo de motor). Unte moderadamente o orifício da polia, já que o óleo de motor não é saudável para a borracha da polia do virabrequim, motivo pelo qual faço um filete de silicone de motor no interstício onde a borracha fica exposta, nos dois lados, evitando que a borracha entre em contato com produtos químicos abrasivos ao longo de toda a vida útil da peça. OKK
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 4 Fev - 10:18:05

    opala4cc escreveu:Caraca!!! Tirou o capô sozinho!!!! E como você fez essa proeza sem danificar a lataria????

    a lataria é dificil de estragar.....o q aconteceu foi dar uma triscadinha na pintura do capo nas beiradas....

    porem o q é um peido pra quem esta numa estacao de tratamente de esgoto?

    minha pintura por completo ja era......o capo descascou tudo pois foi pintado anteriormente de uma maneira errada e o fundo nao foi bem preparado e lixado sei la.....entao isso nao foi muuuuita coisa.....preciso pintar ela inteira.....


    sobre o sacador ele é "caseiro" feito com um cubo de polia de 4cil com uma porca soldada na parte de dentro e um parafuso grande pra fazer o trabalho....ela faz o trampo muito bem....foi a q eu usei la no ano passado quando desmontei meu motor e fiz aqueles servicos q vc deve ter visto....

    porem o motor estava fora e eu tinha uma marreta melhor e mais apoio...entao foi bem facil colocar a polia naquela ocasiao....nessa foi bem complicado.....

    se eu tivesse usado um poncao de madeira teria gasto uma floresta inteira......usei um eixo entalhado velho de camio 5m do 4cil....o sacador permanceu preso na polia do mesmo jeito q saiu.....fui batendo pra dentro....esse esquema nao deu errado...ate q deu certo.....o problema foi o aperto da polia no vira e a massa do martelo....chegoum ponto q nao foi mais de jeito nenhum...dai com a marretinha comecou ir aos poucos ate quebrar o cabo.....

    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre P_201840

    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre P_201837

    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre P_201838

    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre P_201839


    com o cabo da marreta quebrado o q fez o servico ser finalizado foi a agua quente.
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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por opala4cc Dom 4 Fev - 12:50:05

    KKKK!!! Sempre me perguntei pra quê serviria aquele furo redondo na chapa frontal! Agora já sei: é pra inserir um eixo de câmbio e bater a polia do virabrequim pra dentro do virabrequim!!! cheers study Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre 986324
    O finalzinho da inserção da polia no virabrequim é difícil mesmo, até mesmo com o método que mostrei. O melhor seria ter feito três (ou quatro) superposições de arruelas nos parafusos que prendiam o miolo de polia na nova polia que seria inserida no vira, posicionando as arruelas entre os miolos das duas polias. Isso afastaria a superfície das duas peças permitindo que a nova polia avançasse mais pra dentro do vira. De qualquer forma... é um trampo muito chato de fazer, mesmo nos 4 cilindros.
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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 4 Fev - 13:50:28

    ah cara....o eixo do cambio foi a melhor coisa q tive no momento pra bater ela pra dentro.... Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed


    eu ja troquei nos 4cil

    quando eu fiz aquela intalacao do a/c no opala 89 do meu amigo...tive q tirar a polia simples do vira do opala dele e colocar a polia dupla.....o cofre ja estava sem o radiador e condensador....consegui bater ela pra dentro de boa....mesmo com o motor no lugar.....detalhe é q o motor do opala q eu tirei o ar estava ja em outro carro: ou seja troquei as duas polias com os dois motores no cofre....foi beeeem tranquilo.....essa minha foi bem tenso!!!
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    Mensagem por eleandro kalckmann Qui 1 Nov - 19:57:55

    revivendo o topico só pra nao criar outro

    vou ter que trocar o meu comando,pois esta gasto,tambem vou ter que trocar os tuchos e varetas

    estava vendo na net uns comando usado e achei o preço atrativo em relaçao aos novos,principalmente se for de maior graduaçao...
    vou fazer o trampo em casa mesmo,nao sou mecanico mas trabalho em oficina de eletrica e AC...algumas ferramentas eu consigo facil....outras eu corro atras kkk

    as duvidas sao;
    1-oque me dizem sobre o comando do omega,qual a diferença entre ele e o original?
    2-meus tuchos estao bem gasto,ouvi dizer sobre retifica de tucho,será que é confiavel??
    3-tambem ouvi falar sobre as varetas do omega que sao mais reforçadas,da certo?

    detalhe;meu opala é 6cil 86/87 alcool...provavelmente esta com a polia do comando original ainda,qual marca é melhor???
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 1 Nov - 20:06:49

    eleandro kalckmann escreveu:revivendo o topico só pra nao criar outro

    vou ter que trocar o meu comando,pois esta gasto,tambem vou ter que trocar os tuchos e varetas

    estava vendo na net uns comando usado e achei o preço atrativo em relaçao aos novos,principalmente se for de maior graduaçao...
    vou fazer o trampo em casa mesmo,nao sou mecanico mas trabalho em oficina de eletrica e AC...algumas ferramentas eu consigo facil....outras eu corro atras kkk

    as duvidas sao;
    1-oque me dizem sobre o comando do omega,qual a diferença entre ele e o original?
    2-meus tuchos estao bem gasto,ouvi dizer sobre retifica de tucho,será que é confiavel??
    3-tambem ouvi  falar sobre as varetas do omega que sao mais reforçadas,da certo?

    detalhe;meu opala é 6cil 86/87 alcool...provavelmente esta com a polia do comando original ainda,qual marca é melhor???


    1- eu uso comando do omega ha uns 2 anos ou mais....to curtindo muito.....ele gira muito bem....da mais folego pro motor em alta....gostei de mais....eu nao quero muita preparacao pra mim....sempre disse isso....queria apenas "algo" a mais e melhor....o comando do omega caiu como uma luva....

    2- acho q nao compensa.....eu compraria outro kit.

    3- nao faço ideia...kkkkk


    a polia é de aluminio....ainda encontra originais GM a venda...se ela tiver boa...passe a sua de um comando pro outro...eu fiz isso dai vc aproveita q ela ja ta "casada" com a engrenagem do vira.....o meu ficou certinho....só deu problema pois o comando q eu coloquei tava empenado....e isso é uma longa historia...nem sei se comentei isso nesse topico ou se foi no outro....mas nao vem ao caso.
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    Mensagem por eleandro kalckmann Qui 1 Nov - 20:20:06

    Marcos Adriano escreveu:


    1- eu uso comando do omega ha uns 2 anos ou mais....to curtindo muito.....ele gira muito bem....da mais folego pro motor em alta....gostei de mais....eu nao quero muita preparacao pra mim....sempre disse isso....queria apenas "algo" a mais e melhor....o comando do omega caiu como uma luva....

    2- acho q nao compensa.....eu compraria outro kit.

    3- nao faço ideia...kkkkk


    a polia é de aluminio....ainda encontra originais GM a venda...se ela tiver boa...passe a sua de um comando pro outro...eu fiz isso dai vc aproveita q ela ja ta "casada" com a engrenagem do vira.....o meu ficou certinho....só deu problema pois o comando q eu coloquei tava empenado....e isso é uma longa historia...nem sei se comentei isso nesse topico ou se foi no outro....mas nao vem ao caso.

    valeu marcos ,obrigadao
    pelo que eu percebi sobre as varetas do omega, elas sao mais grossas ,nesse caso seria necessario aumentar o furo da vareta no bloco....
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 1 Nov - 20:25:55

    será q precisa aumentar mesmo?
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    Mensagem por GersonJP Ter 13 Out - 12:09:12

    Marcos Adriano escreveu:será q precisa aumentar mesmo?

    Pelo que medí precisa aumentar no cabeçote, pois as varetas do ômega são mais grossas.

    Mas Cara, vim aqui para te perguntar outra coisa. Estou fazendo o mesmo trampo no meu carro, trocando o comando para colocar o de ômega. Recentemente comprei um motor de Omega e vou fazer a transfusão de algumas peças, e isso inclui o cabeçote. E te pergunto, consegue falar sobre as mudanças do carro? O que sentiu de diferença do comando?
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    Mensagem por Diplo87 Ter 13 Out - 13:59:23

    Caraca, show Shocked
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 13 Out - 18:58:34

    GersonJP escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:será q precisa aumentar mesmo?

    Pelo que medí precisa aumentar no cabeçote, pois as varetas do ômega são mais grossas.

    Mas Cara, vim aqui para te perguntar outra coisa. Estou fazendo o mesmo trampo no meu carro, trocando o comando para colocar o de ômega. Recentemente comprei um motor de Omega e vou fazer a transfusão de algumas peças, e isso inclui o cabeçote. E te pergunto, consegue falar sobre as mudanças do carro? O que sentiu de diferença do comando?



    cara....


    quando eu troquei o comando foi justamente quando troquei as bronzinas, tuchos e etc meu motor tava aberto (ta no meu tutorial da caravan)


    entao eu confesso q quando sai pela primeira vez da "ficina" com o carro achei ele horrivel e inclusive comentei no grupo do zap q estava o cara q havia me emprestado o comando na epoca e ele ficou ate meio chateado e tal...

    porem ele me lembrou q havia acabado de trocar bronzinas tbem...e nessa "primeira volta" seria tipo de um amaciamento do motor com as bronzinas novas....e realmente depois de andar um pouco comecei perceber q ele rende bem em alta....da muito mais giro q o original e eu gostei muito.

    talvez se eu tivesse trocado o comando SEM mexer internamente no motor acredito q eu teria uma impressao imediata e poderia descrever melhor (assim como eu costumava fazer com cambio e diferencial - eu tirava um e colocava o outro e ja saia pra rodar dai tinha uma impressao muito boa de diferença) porem a impressao de melhora do comando q eu tive foi meio "gradativa".


    mas no geral eu curti sim.


    eu uso carburador 3E com segundo estagio a vacuo entao esse kit (3E + Vacuo + comando do omega) nao tem muito toque em baixa....vc percebe ele bem forte depois dos 1600 1800 ou 2mil rpm.....talvez pela faixa de torque maior do comando nesse rpm junto com a abertura do segundo estagio pelo vacuo.

    e pra fala vdd eu gosto muito disso....andar de boa quando vc quer....e uma resposta legal quando vc pisa esticando o giro.


    ja tive 446, W40 com comando original....e achei q o carro da muita "patada" dai eu nao curti.......tem gente q gosta "cada um na sua"


    ja ouvi relatos q se vc quiser um motor mais esperto em baixa usando esse comando dessa familia vc pode optar pelo comando da silverado...q por ser uma caminhonete tem mais torque em baixa....


    mas o do omega eu recomendo sim.
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 13 Out - 19:02:01

    Diplo87 escreveu:Caraca, show Shocked


    topico meio antigo



    vc ainda nao tinha visto?
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    Mensagem por GersonJP Sáb 17 Out - 17:13:57

    Marcos Adriano escreveu:
    Diplo87 escreveu:Caraca, show Shocked


    topico meio antigo



    vc ainda nao tinha visto?

    Não sei o parceiro aí, mas eu mesmo não tinha visto não, pensei em subir um assim, mas como vc já subiu nem vou fazer, kkkkk.
    Acabei de desmontar o carro, estou na fase do cardã fora e soltar o câmbio. Vou ver se tiro o comando amanhã.

    Estou com o cabeçote do ômega prontinho para colocar, mas vou montar o carro todinho com o cabeçote original primeiro para ver a diferença. O plano inicial era passar no dinamômetro antes e depois de fazer a alteração, mas foi difícil encontrar, e quando consegui o cara desmarcou um dia antes, aí desisti e desmontei logo.

    E uma coisa que estou tendo problemas em achar é a admissão do ômega que encaixe com o 6x2 original do ômega, sem ser a admissão original com a caixa de ar, não que eu não goste, mas não tenho espaço pra isso. Falei com o Santilli, e testamos o coletor de fabricação dele, se optar por este terei que fazer um escape 6x2 com canos, e é algo que eu não queria.
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    Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre Empty Re: Passo a Passo simples pra troca do comando de valvulas com motor no cofre

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 17 Out - 19:48:02

    entendi.


    eu nao sei se vc ja viu


    mas se ainda nao viu da uma olhada nesse topico


    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t45360-upgrade-do-motor-4100-projeto-finalizado?highlight=upgrade+motor


    talvez tenha alguma ideia.

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