Continuando a saga das manutenções, o fato da direção não voltar a posição inicial ainda me intrigava. Sabendo do estado do restante do carro, inventei de fazer a caixa de direção, mesmo não detectando nada de anormal externamente.
Tem um tópico do Marcos que me ajudou bastante, pois esta bem detalhando de fotos, comentários e procedimentos a serem adotados:
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t41067-trocando-o-kit-de-reparos-da-caixa-de-direcao-hidraulica-zfRetirada a caixa do opala, esgotei o que deu de óleo hidráulico virando a caixa com os bocais de entrada e saída de óleo para baixo e girando ela pela junta elástica pra não fazer muita sujeira ao desmontar. Esse óleo saiu com cor e cheiro normal. Mas conforme fui desmontando a caixa, tinha uma certa quantidade de óleo velho (bem preto e com cheiro forte - parecido com cheiro de óleo queimado), principalmente na área do pistão, inclusive dentro do pistão tinha certa quantidade de uma borra preta, o que me estranhou pois já havia feito 3 trocas de fluido em outras ocasiões.
Depois de tudo bem limpo é claro, troquei os reparos, montei a caixa de direção (não sobrou nenhuma peça kkkkkkk). Não detectei nada de anormal nos reparos velhos, mas deviam estar cansados já, apresentando alguma fuga de pressão. Assim como na bomba, usei reparos da APC, uma vez que em nenhuma empresa de manutenção de DH daqui achei reparos ZF.
Esgotei novamente o fluido do reservatório, das mangueiras e da bomba, enchi todo sistema com fluido novo e de qualidade (Texaco Texamatic). Girei bastante o motor sem dar partida para entrar bastante fluido no sistema e não correr o risco de dar algum problema.
Depois de devidamente montado e feito a sangria completa do sistema, ao fazer os testes de rodagem e conferencia de alinhamento, a direção ficou como deveria estar, isto é virando leve e macia para ambos os lados, e retornando quase que por completo à posição inicial, mesmo considerando os enormes hankooks 235.
Detalhe isso foi feito em outubro/novembro 2022.
Este tipo de reservatório não utiliza filtro como nos modelos metálicos, ele tem uma espécie de peneira filtrante por dentro, com o tempo ele pode entupir e ocasionar falta de óleo na bomba e ruídos no sistema Ainda existe novo para comprar com preço normal https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2016948148-reservatorio-direco-hidraulica-zf-opalacaravan-1987-a-1992-_JM?quantity=1
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