Devemos ter em mente que não adianta trocar reparo da bomba quando a mesma apresentar defeitos nas peças moveis, foi o que aconteceu com a minha, então somente estou demontrando como se troca, mas não fiz a troca pois alguns componentes da minha bomba estão desgastados, terminei comprando um kit de direção completa, progressiva, mas agora fiquei na duvida se coloco ela ou a não progressiva, mas isto é uma outra historia.
começando
o Kit a ser trocado, custa cerca de R$ 30,00
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Soltar porca da polia, pode-se usar um chave de fenda grande para travar o polia, cuidado com a trava da polia
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Depois com um alicate de cupilha (de fechar) retirarmos a cupilha que prende o rolamento
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Para retirar o eixo com o rolamento coloquei a polia sem a travinha e bati de leve com um martelo para fora.
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Com o eixo retirado
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Caso o rolamento não esteja bom, retire a cupilha com um alicate de abrir
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Agora vamos abrir a parte de traz da bomba para retirar os componentes internos
Retirar a trava com uma chave de fenda
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Depois de retirado a trava dar umas batidinhas com um martelo, como tem uma mola dentro a tampa salta para fora
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Dentro da bomba
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Para retirar os componentes internos, pela frente da bomba coloque uma chave de fenda grande e dê umas batidinhas com o fundo da bomba apoiado sobre uma mesa, os componentes internos saem a caem sobre a mesa
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Colocando a chave para retirar os componentes internos
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Os componentes soltos
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Os reparos a serem trocados
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Retentor a ser trocado
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Verificando os componentes internos
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Marquei de azul, mas nesta peça não vai reparo (falha nossa)
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Como deu para ver na foto acima esta peça esta danificada, acho que por falta de oleo, mas devido a isto não irei mais usar esta bomba, ou seja componentes moveis desgastados ou troca-se os componentes ou usa outra bomba
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Esta especie de rolamento é que faz o oleo girar e criar pressão, suas aletas são soltas, então deve-se tomar cuidado para não derrubar no chão.
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outro componente tambem danificado
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Começando a fechar a bomba, gostaria de lembrar que estou fechando sem troca o reparo, pois a bomba esta defeituosa, mas estão identificados em azul os aneis a serem trocados mais o retentor
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Coloque o peça que ficou por cima na retirada, dentro da bomba, não preciso lembrar que precisa ter atenção para o posicionamento das peças.
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Coloque a outra peça que envolve o "rolamento", preste a atenção no pino guia
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Coloque o "rolamento" com certeza algumas aletas vão cair, coloque-as de volta no no lugar
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Coloque a ultima peça, ela deve encaixar no guia que fica na caixa, caso não acerte, dê uma batidinhas com um chave de fenda para move-la para direita ou esquerda
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Coloque a mola e a tampa trazeira
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Pressione a tampa para baixo com a mão e coloque a trava
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vire a bomba para colocar o eixo com o rolamento, eu usei um parafuso e dei uma porradinhas para encaixar o eixo
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com o eixo no lugar, coloque a cupilha que trava o rolamento
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Coloque a trava da polia e depois a polia, NÃO ESQUEÇA O SUPORTE DA BOMBA, nesta não coloquei pois não vou usa-la, outra coisa é em relação a limpeza, não pode cair nada de sujeira dentro da bomba, pois danifica seus componentes
Bom acho que é isto, não sei se isto vai interessar a alguem, mas acredito que conhecimento nunca é demais, caso se meta a mexer na sua bomba, faça com muita atenção, caso contrario vai dar caca, na duvida, peça para um mecanico fazer.
Meu Opala ainda esta parado, pois ainda não decidi se vou usar a direção progressiva, andei dando um olhada na suspensão e decidi faze-la, novamente, pretendo trocar os pivos, de bandeja e direção, buchas, a barra de direção fixa, os rolamentos da roda e as molas trazeira, pois o carro esta com a trazeira um pouco baixa e não gosto, se possivel colocarei a imagens da suspensão aqui
[]'s
Marcos
Última edição por ^Marcos^ em Ter 30 Jun - 16:42:12, editado 1 vez(es)
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