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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por tiagoamdias Sex 15 Jan - 6:19:59

    Motores com projeto anteriores à década de 80 com comando no bloco e que possuem varetas precisam de muita proteção nessas partes que recebem muita pressão.

    O óleo utilizado até a década de 80 possuía o aditivo ZDDP que protegia essas peças, porém a concentração deste aditivo hoje em dia é menos da metade pois prejudica os catalizadores de veículos modernos.

    Frasco para 6 litros de óleo mantendo 3200 ppm de ZDDP. Óleos modernos possuem menos de 800ppm.

    R$ 160,00 frete grátis no Brasil.

    Este aditivo aumenta a vida útil e reduz o desgaste. Não é militec, é um ingrediente utilizado pelos fabricantes de óleo até hoje.para - ZDDP - Aditivo para proteção de comando, varetas e balanceiros Zinc0210
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    para - ZDDP - Aditivo para proteção de comando, varetas e balanceiros Empty Re: ZDDP - Aditivo para proteção de comando, varetas e balanceiros

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 15 Jan - 20:12:41

    é utilizado um frasco desse a cada troca de oleo do motor?
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    para - ZDDP - Aditivo para proteção de comando, varetas e balanceiros Empty Re: ZDDP - Aditivo para proteção de comando, varetas e balanceiros

    Mensagem por rafaelpd Dom 17 Jan - 8:32:34

    Basta usar uma graxa como a Molykote BR2 Plus na montagem. Ao montar um comando desses deve-se fazer o procedimento de 'adequação' ou 'amaciamento'. Nos EUA é chamado "cam ou camshaft break in". Algo que eu infelizmente quase não vejo fazerem no Brasil.

    Mas enfim: é lambuzar o comando e os tuchos com isso na montagem, ligar o motor e logo colocar entre 2 e 3 mil RPM por ao menos 20 min.

    Recomendação de todos os fabricantes de comando gringos, da Kuir no BR e de preparadores por lá. Segundo eles, se não fez na montagem já era. Perdeu garantia, os cames vão se desgastar rapidamente e fim de papo.
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    para - ZDDP - Aditivo para proteção de comando, varetas e balanceiros Empty Re: ZDDP - Aditivo para proteção de comando, varetas e balanceiros

    Mensagem por GustavoZorzi Dom 17 Jan - 9:20:22

    rafaelpd escreveu:Basta usar uma graxa como a Molykote BR2 Plus na montagem. Ao montar um comando desses deve-se fazer o procedimento de 'adequação' ou 'amaciamento'. Nos EUA é chamado "cam ou camshaft break in". Algo que eu infelizmente quase não vejo fazerem no Brasil.

    Mas enfim: é lambuzar o comando e os tuchos com isso na montagem, ligar o motor e logo colocar entre 2 e 3 mil RPM por ao menos 20 min.

    Recomendação de todos os fabricantes de comando gringos, da Kuir no BR e de preparadores por lá. Segundo eles, se não fez na montagem já era. Perdeu garantia, os cames vão se desgastar rapidamente e fim de papo.

    É por ai mesmo, depois de montar o motor você coloca uma óleo baratinho lá nos tem até uns específicos "break in oil", fica variando o giro e depois esgota o óleo e coloca um bom para rodar o motor. Dai o cara já pode sair acelerando recém feito.
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    para - ZDDP - Aditivo para proteção de comando, varetas e balanceiros Empty Re: ZDDP - Aditivo para proteção de comando, varetas e balanceiros

    Mensagem por opala4cc Dom 17 Jan - 17:48:24

    Até onde sei, o zddp foi retirado completamente do óleo de motor de automóveis. Mas essa retirada é recente, coisa de uns 5 anos, mais ou menos na mudança de óleo SJ para SL, se não me engano. É um aditivo que tinha no óleo de motor à base de molibdênio para reduzir o atrito. É por isso que tenho optado por óleo de motor diesel.

    Gabriel Lagoas gosta desta mensagem

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    para - ZDDP - Aditivo para proteção de comando, varetas e balanceiros Empty Re: ZDDP - Aditivo para proteção de comando, varetas e balanceiros

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 17 Jan - 18:51:43

    opala4cc escreveu:Até onde sei, o zddp foi retirado completamente do óleo de motor de automóveis. Mas essa retirada é recente, coisa de uns 5 anos, mais ou menos na mudança de óleo SJ para SL, se não me engano. É um aditivo que tinha no óleo de motor à  base de molibdênio para reduzir o atrito. É por isso que tenho optado por óleo de motor diesel.


    exatamente


    na mudança de SJ para SL é q se deu essa retirada.



    ha 2 trocas de oleo q estou usando lubrax vigoros 20w50 estou gostando. percebi um consumo menor de oleo no periodo de troca...coisa de 1 a 1.5 litros (considerando meu motor nao taaaaao bom de aneis e um vazamento naquela junta de borracha da tampa da distribuicao gracas a duas vezes q tive q tirar o comando de valvulas fora)



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    qual o oleo q vc ta usando?

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    Mensagem por opala4cc Dom 17 Jan - 20:59:20

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:Até onde sei, o zddp foi retirado completamente do óleo de motor de automóveis. Mas essa retirada é recente, coisa de uns 5 anos, mais ou menos na mudança de óleo SJ para SL, se não me engano. É um aditivo que tinha no óleo de motor à  base de molibdênio para reduzir o atrito. É por isso que tenho optado por óleo de motor diesel.


    exatamente


    na mudança de SJ para SL é q se deu essa retirada.



    ha 2 trocas de oleo q estou usando lubrax vigoros 20w50 estou gostando. percebi um consumo menor de oleo no periodo de troca...coisa de 1 a 1.5 litros (considerando meu motor nao taaaaao bom de aneis e um vazamento naquela junta de borracha da tampa da distribuicao gracas a duas vezes q tive q tirar o comando de valvulas fora)



    para - ZDDP - Aditivo para proteção de comando, varetas e balanceiros Img_2150


    qual o oleo q vc ta usando?


    Lubrax top turbo, que tem classificação api tanto para motor gasolina/álcool quanto diesel

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    Mensagem por tiagoamdias Seg 18 Jan - 6:36:24

    Marcos Adriano escreveu:é utilizado um frasco desse a cada troca de oleo do motor?

    Cada frasco trata pelo menos 6 litros de óleo.
    Muito fabricantes recomendam concentração de ZDDP de ao menos 1800ppm, um frasco em 6 litros terá uma concentração de 3000 ppm.
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    para - ZDDP - Aditivo para proteção de comando, varetas e balanceiros Empty Re: ZDDP - Aditivo para proteção de comando, varetas e balanceiros

    Mensagem por tiagoamdias Seg 18 Jan - 6:43:07

    rafaelpd escreveu:Basta usar uma graxa como a Molykote BR2 Plus na montagem. Ao montar um comando desses deve-se fazer o procedimento de 'adequação' ou 'amaciamento'. Nos EUA é chamado "cam ou camshaft break in". Algo que eu infelizmente quase não vejo fazerem no Brasil.

    Mas enfim: é lambuzar o comando e os tuchos com isso na montagem, ligar o motor e logo colocar entre 2 e 3 mil RPM por ao menos 20 min.

    Recomendação de todos os fabricantes de comando gringos, da Kuir no BR e de preparadores por lá. Segundo eles, se não fez na montagem já era. Perdeu garantia, os cames vão se desgastar rapidamente e fim de papo.

    Bom dia.

    Este tratamento na montagem é essencial, conforme você descreveu muito bem.

    Porém não elimina a necessidade do uso do ZDDP, que em sua formulação contém Zinco e Fósforo, que juntos agem formando uma camada de proteção nas área metálicas que recebem o maior atrito.
    Em motores modernos com rolamentos nos balanceiros por exemplo e tecnologia no endurecimento dos metais é menos necessário, porém em motores OHV, que possuem tuchos e peças antigas, é extremamente necessário.
    O ZDDP forma uma espécie de camada vitrificada nestas superfícies, protegendo contra o desgaste.

    Alguns óleos hoje ainda possuem um pouco de ZDDP, mas não passa de 800ppm em sua formulação.
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 18 Jan - 11:04:00

    opala4cc escreveu:Lubrax top turbo, que tem classificação api tanto para motor gasolina/álcool quanto diesel

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    eu optei pelo vigoros devido o SAE dele ser 20w50.....acho q o 15w40 nao ficaria bom no meu motor nao....


    nao me recordo 100% do API dele.....vou ver se acho um frasco aqui e posto uma foto das especificacoes do API.
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 18 Jan - 11:31:11

    tiagoamdias escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:é utilizado um frasco desse a cada troca de oleo do motor?

    Cada frasco trata pelo menos 6 litros de óleo.
    Muito fabricantes recomendam concentração de ZDDP de ao menos 1800ppm, um frasco em 6 litros terá uma concentração de 3000 ppm.



    falando em miudos pro cabeça dura aqui entender?


    se 1 frasco trata 6 litros com 3000ppm


    usarmos metade do frasco para tratar 4,5 litros de oleo a contracao de ppm seria um pouco menor dos 3000 porem ainda seria acima do q recomendam alguns fabricantes é isso?


    isso possibilitaria um frasco ser suficiente para fazer o tratamento em DUAS trocas de oleo do motor 6 cilindros?

    é isso?
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    Mensagem por tiagoamdias Seg 18 Jan - 15:19:23

    Marcos Adriano escreveu:
    tiagoamdias escreveu:

    Cada frasco trata pelo menos 6 litros de óleo.
    Muito fabricantes recomendam concentração de ZDDP de ao menos 1800ppm, um frasco em 6 litros terá uma concentração de 3000 ppm.



    falando em miudos pro cabeça dura aqui entender?


    se 1 frasco trata 6 litros com 3000ppm


    usarmos metade do frasco para tratar 4,5 litros de oleo a contracao de ppm seria um pouco menor dos 3000 porem ainda seria acima do q recomendam alguns fabricantes é isso?


    isso possibilitaria um frasco ser suficiente para fazer o tratamento em DUAS trocas de oleo do motor 6 cilindros?

    é isso?

    Exatamente isso.

    A concentração ficaria em aproximadamente 2000 ppm utilizando meio frasco com 4,5 litros.

    Estudos informam que um mínimo aceitável para formação da camada protetora é de 1800 ppm.
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 18 Jan - 18:59:46

    ok


    isso ja ajuda bastante no orçamento da troca.

    OKK
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    Mensagem por tiagoamdias Qua 20 Jan - 8:02:27

    Verdade.

    Valor R$ 160,00 frete grátis para o Brasil.

    Significa R$ 80,00 em cada troca de óleo. E não precisa adicionar em todas as trocas, pode ser intercalado.

    Vale muito a pena se pensar que protege o comando, bomba de óleo, tuchos, previne desgaste prematuro.
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    Mensagem por hiuri-4100 Seg 1 Fev - 9:22:08

    Pesquisando descobri que existe um óleo sendo fabricado com mais ZDDP. https://www.petrol.com.br/produto.php?id=78

    opala4cc e tiagoamdias gostam desta mensagem

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    Mensagem por tiagoamdias Seg 1 Fev - 9:39:29

    hiuri-4100 escreveu:Pesquisando descobri que existe um óleo sendo fabricado com mais ZDDP. https://www.petrol.com.br/produto.php?id=78


    Sim, porém não apresenta qual a concentração de ZDDP.

    Pelas pesquisas que fiz é 800 ppm, melhor que óleos atuais mas ainda menos que minimo recomendado de 1200ppm e ideal de 1600ppm.
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 1 Fev - 16:35:37

    tem q ver o preço dele tbem ne
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    Mensagem por hiuri-4100 Qui 4 Fev - 9:24:40

    E o óleo de motor diesel não teria esta carga? Para efeito de discussão achei isto na net. http://blogdogarboso.blogspot.com/2014/09/aditivo-zddp.html
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    para - ZDDP - Aditivo para proteção de comando, varetas e balanceiros Empty Re: ZDDP - Aditivo para proteção de comando, varetas e balanceiros

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 4 Fev - 19:25:45

    alguns tem sim.
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    Mensagem por opala4cc Qui 4 Fev - 20:45:51

    hiuri-4100 escreveu:E o óleo de motor diesel não teria esta carga? Para efeito de discussão achei isto na net. http://blogdogarboso.blogspot.com/2014/09/aditivo-zddp.html

    Se o zddp teria sido tirado nos óleos mais novos por causa dos catalisadores e os motores diesel não têm catalisador, eu me pergunto por que tirariam o zddp dos motores diesel?
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    Mensagem por Diplo87 Sex 5 Fev - 7:16:48

    Buenas pessoal,

    Interessante essa discussão, realmente os óleos para motores modernos são beeem diferentes do que os óleos disponíveis na época dos nossos velhotes, eu também sempre tive essa preocupação de manter um bom óleo e a troca rigorosa. Sempre tive essa preocupação de até quando vão manter o óleo mineral no mercado, já que o consumo deve estar caindo vertiginosamente creio eu...
    Há anos que uso o Castrol GTX 20w50, e meu motor tem aceitado muito bem, mas como já foi dito, agora ele é SL então acho que vou providenciar um frasco do ZDDP para a próxima troca também.
    Ou voces acham uma boa eu mudar para o óleo de motor diesel também?

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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 6 Fev - 21:10:29

    eu nao recomendo ninguem usar oleo diesel


    apenas conto o caso do cara da strada q era cliente do posto q eu trabalhava


    e ha duas ou tres trocas q estou usando tbem.....mas indicar o uso eu nao indico nao.
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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 6 Fev - 21:11:58

    opala4cc escreveu:
    hiuri-4100 escreveu:E o óleo de motor diesel não teria esta carga? Para efeito de discussão achei isto na net. http://blogdogarboso.blogspot.com/2014/09/aditivo-zddp.html

    Se o zddp teria sido tirado nos óleos mais novos por causa dos catalisadores e os motores diesel não têm catalisador, eu me pergunto por que tirariam o zddp dos motores diesel?


    reducao de custos??

    pegando embalo na linha leve??
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    Mensagem por opala4cc Sáb 6 Fev - 23:07:21

    Marcos Adriano escreveu:eu nao recomendo ninguem usar oleo diesel


    apenas conto o caso do cara da strada q era cliente do posto q eu trabalhava


    e ha duas ou tres trocas q estou usando tbem.....mas indicar o uso eu nao indico nao.

    Não confundir "óleo diesel" com "óleo para motor diesel". OKK
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    Mensagem por opala4cc Sáb 6 Fev - 23:11:36

    Marcos Adriano escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Se o zddp teria sido tirado nos óleos mais novos por causa dos catalisadores e os motores diesel não têm catalisador, eu me pergunto por que tirariam o zddp dos motores diesel?


    reducao de custos??

    pegando embalo na linha leve??

    É possível. Mas difícil, porque motores diesel de caminhões rodam grandes distâncias sem parar e sob condições severas de uso (sempre puxando muita carga, sob temperaturas variadas, baixas velocidades e com "alto giro", principalmente nas subidas de lomba). Acho bem difícil que tenham tirado o ZDDP destes óleos.
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 7 Fev - 8:20:38

    é......tbem acho


    porem nao duvido kkkkkkkk


    se bem q oleo pra motores a diesel é relativamente bem mais caro.....


    o lubrax essencial 20w50 (ciclo otto) por aqui varia de 16 a 20 reais o litro.....

    o lubrax vigoros 20w50 q eu to usando ta saindo de 27 a 30 reais o litros (isso comprando em embalagem de 3 litros q costuma sair mais em conta)
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    Mensagem por tiagoamdias Seg 8 Fev - 8:29:37

    Apenas para contribuir com as informações.

    O óleo para motores diesel ainda possuem ZDDP, não sei informar em qual concentração.
    Utilizam pois motores diesel trabalham com taxas de compressão altas o que provoca mais desgaste em bronzinas e outras partes que sofrem alta pressão entre peças metálicas.

    Utilizar óleo de motor diesel em motores ciclo otto, no meu entendimento é necessário analisar qual o óleo que poderia ser utilizado, cuidar com formação de borra, viscosidade, reação que pode ter com o contato dos gases de combustão da gasolina, etc.

    Não sou especialista mas acredito que seria melhor utilizar o óleo recomendado para o motor acrescendo ZDDP para proteção das partes metálicas.

    Mas sei que tem gente que usa óleo desenvolvido para motores à diesel e dizem que funciona.
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    para - ZDDP - Aditivo para proteção de comando, varetas e balanceiros Empty Re: ZDDP - Aditivo para proteção de comando, varetas e balanceiros

    Mensagem por opala4cc Seg 8 Fev - 8:58:53

    tiagoamdias escreveu:Apenas para contribuir com as informações.

    O óleo para motores diesel ainda possuem ZDDP, não sei informar em qual concentração.
    Utilizam pois motores diesel trabalham com taxas de compressão altas o que provoca mais desgaste em bronzinas e outras partes que sofrem alta pressão entre peças metálicas.

    Utilizar óleo de motor diesel em motores ciclo otto, no meu entendimento é necessário analisar qual o óleo que poderia ser utilizado, cuidar com formação de borra, viscosidade, reação que pode ter com o contato dos gases de combustão da gasolina, etc.

    Não sou especialista mas acredito que seria melhor utilizar o óleo recomendado para o motor acrescendo ZDDP para proteção das partes metálicas.

    Mas sei que tem gente que usa óleo desenvolvido para motores à diesel e dizem que funciona.

    O lubrax top turbo, que eu uso, tem as duas classificações, tanto para motor diesel quanto gasolina/álcool/gnv.

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    Mensagem por chevy250 Qua 10 Fev - 0:09:21

    tiagoamdias escreveu:
    hiuri-4100 escreveu:Pesquisando descobri que existe um óleo sendo fabricado com mais ZDDP. https://www.petrol.com.br/produto.php?id=78


    Sim, porém não apresenta qual a concentração de ZDDP.

    Pelas pesquisas que fiz é 800 ppm, melhor que óleos atuais mas ainda menos que minimo recomendado de 1200ppm e ideal de 1600ppm.

    Parece interessante, ainda que um pouco caro: R$35,00 o litro.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1025072919-oleo-lubrificante-p-motor-petrol-classic-mineral-sl-20w50-_JM
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    para - ZDDP - Aditivo para proteção de comando, varetas e balanceiros Empty Re: ZDDP - Aditivo para proteção de comando, varetas e balanceiros

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 10 Fev - 9:14:25

    opala4cc escreveu:
    tiagoamdias escreveu:Apenas para contribuir com as informações.

    O óleo para motores diesel ainda possuem ZDDP, não sei informar em qual concentração.
    Utilizam pois motores diesel trabalham com taxas de compressão altas o que provoca mais desgaste em bronzinas e outras partes que sofrem alta pressão entre peças metálicas.

    Utilizar óleo de motor diesel em motores ciclo otto, no meu entendimento é necessário analisar qual o óleo que poderia ser utilizado, cuidar com formação de borra, viscosidade, reação que pode ter com o contato dos gases de combustão da gasolina, etc.

    Não sou especialista mas acredito que seria melhor utilizar o óleo recomendado para o motor acrescendo ZDDP para proteção das partes metálicas.

    Mas sei que tem gente que usa óleo desenvolvido para motores à diesel e dizem que funciona.

    O lubrax top turbo, que eu uso, tem as duas classificações,  tanto para motor diesel quanto gasolina/álcool/gnv.


    eu nao uso o top turbo pq é 15w40


    apesar de ser muito mais facil achar pra comprar do q vigoros 20w50....
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    Mensagem por tiagoamdias Ter 2 Mar - 9:30:29

    REV-X ZDDP (Zync) para Comando de válvulas
    Aditivo contendo Zinco e Fósforo (zinc dialkyldithiophosphates)
    Um frasco trata 6 litros de óleo mantendo a concentração de ZDDP em 3000 ppm.
    É o ÚNICO componente antidesgaste que restabelece os níveis de ZDDP para os quais os motores de nossos carros clássicos foram projetados, enquanto permite que o proprietário do carro use o óleo base de sua escolha.

    O ZDDP tem um excelente histórico de proteção do balanceiro e varetas.
    Ideal para motores de Fusca, Opala, Galaxie, Dodge V8, Harley Davidson e todos outros motores que utilizam Varetas e balanceiros (OHV).

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1743798259-zddp-aditivo-oleo-zinco-comando-fusca-jeep-opala-harley-_JM
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    Mensagem por hiuri-4100 Sex 5 Mar - 7:42:23

    Em outro forum na discussão falaram que o ZDDP ataca materiais nobres como as bronzinas, será que é verdade?
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    Mensagem por tiagoamdias Sex 5 Mar - 8:02:10

    hiuri-4100 escreveu:Em outro forum na discussão falaram que o ZDDP ataca materiais nobres como as bronzinas, será que é verdade?

    Não é verdade, é provável que tenha havia uma confusão com o Militec, que por conter cloro pode produzir um ambiente ácido e atacar os metais.

    ZDDP é um aditivo à base de Zinco e Fósforo, utilizado nos óleos desde a década de 1930 justamente para proteger as peças móveis que sobre grande pressão e atrito como as bronzinas.
    Nos óleos modernos a concentração do ZDDP foi reduzida para não atacar o catalizador dos carros modernos. E foi possível pois motores modernos utilizam balanceiros com rolamentos e a tecnologia de endurecimentos dos metais evoluiu.

    Motores antigos como de Opala continuam precisando o ZDDP, que hoje é encontrado concentrado para ser adicionado aos óleos modernos.

    Conclusão: quem falou que ZDDP ataca as bronzinas não sabe o que está falando.
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    Mensagem por hiuri-4100 Seg 15 Mar - 14:47:24

    Qual óleo com maior concentração de ZDDP no mercado?
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 15 Mar - 17:56:58

    acho q pra linha leve nenhum

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    Mensagem por Diplo87 Ter 16 Mar - 9:59:37

    hiuri-4100 escreveu:Qual óleo com maior concentração de ZDDP no mercado?


    Tem esse aqui, diz que tem concentração maior de ZDDP, mas não sei qual o valor e eles não divulgam também
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    Mensagem por tiagoamdias Ter 16 Mar - 13:02:40

    Diplo87 escreveu:
    hiuri-4100 escreveu:Qual óleo com maior concentração de ZDDP no mercado?


    Tem esse aqui, diz que tem concentração maior de ZDDP, mas não sei qual o valor e eles não divulgam também
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    Exatamente, eu já procurei informações sobre concentração de ZDDP e não encontrei. Difícil confiar quando não passam um dado que deveria ser simples de fornecer.
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    Mensagem por opala4cc Ter 16 Mar - 13:12:29

    tiagoamdias escreveu:
    Diplo87 escreveu:


    Tem esse aqui, diz que tem concentração maior de ZDDP, mas não sei qual o valor e eles não divulgam também
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    Exatamente, eu já procurei informações sobre concentração de ZDDP e não encontrei. Difícil confiar quando não passam um dado que deveria ser simples de fornecer.

    Quanto à concentração de zddp eu não sei, mas o preço, eles não divulgam para você não cair pra trás. De repente, um ataque cardíaco...

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    Mensagem por tiagoamdias Ter 16 Mar - 14:08:12

    tiagoamdias escreveu:Motores com projeto anteriores à década de 80 com comando no bloco e que possuem varetas precisam de muita proteção nessas partes que recebem muita pressão.

    O óleo utilizado até a década de 80 possuía o aditivo ZDDP que protegia essas peças, porém a concentração deste aditivo hoje em dia é menos da metade pois prejudica os catalizadores de veículos modernos.

    Frasco para 6 litros de óleo mantendo 3200 ppm de ZDDP. Óleos modernos possuem menos de 800ppm.

    R$ 160,00 frete grátis no Brasil.

    Este aditivo aumenta a vida útil e reduz o desgaste. Não é militec, é um ingrediente utilizado pelos fabricantes de óleo até hoje.para - ZDDP - Aditivo para proteção de comando, varetas e balanceiros Zinc0210
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    para - ZDDP - Aditivo para proteção de comando, varetas e balanceiros Empty Re: ZDDP - Aditivo para proteção de comando, varetas e balanceiros

    Mensagem por hiuri-4100 Qua 7 Abr - 10:42:51

    Este óleo, no meu entendimento este óleo https://www.petrol.com.br/produto.php?id=78 é o Mobil https://moovelub.com/mobil/oleo-para-motor-de-carro/mobil-super-20w-50-mineral/
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    Mensagem por tiagoamdias Qua 7 Abr - 15:13:39

    Difícil de saber, pode ser.

    A questão é que não deixam claro qual a qualidade de ZDDP, apenas dizem "percentual maior".
    Maior quanto?

    Eu não gosto desta dúvida, por isso eu uso o aditivo para manter em pelo menos 1600ppm de ZDDP no meu óleo a cada troca.
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    Mensagem por hiuri-4100 Qui 8 Abr - 7:58:56

    Não divulgam, já fiz contato etc...Mas o Mobil tambem tempercentual maior...Então só no brasil que temos que comprar um produto sem saber o que ele é...

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    para - ZDDP - Aditivo para proteção de comando, varetas e balanceiros Empty Re: ZDDP - Aditivo para proteção de comando, varetas e balanceiros

    Mensagem por -GTO- Qui 8 Abr - 11:56:06

    Adicionar ZDDP + Militec na troca de óleo, teria algum prejuízo/Benefício? Eu uso o Militec a quase 2 anos, e notei um boa diminuição de ruídos internos, como por ex a batida dos tuchos mecânicos, alguns amigos tbm usam e tem boas experiências, então eu pensei se existe a possibilidade de misturar o dois na troca, ou se vai ser só uma overdose no motor
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    Mensagem por tiagoamdias Qui 8 Abr - 13:41:11

    -GTO- escreveu:Adicionar ZDDP + Militec na troca de óleo, teria algum prejuízo/Benefício? Eu uso o Militec a quase 2 anos, e notei um boa diminuição de ruídos internos, como por ex a batida dos tuchos mecânicos, alguns amigos tbm usam e tem boas experiências, então eu pensei se existe a possibilidade de misturar o dois na troca, ou se vai ser só uma overdose no motor


    Eu recomendo que faça o teste apenas adicionando o ZDDP na próxima troca. Você vai perceber a mesma redução de ruídos internos.

    Eu entendo os motivos do uso do Militec, já usei no passado, porém depois de ler muito sobre o assunto entendi que já existe o componente que protege o motor que é o Zinco e o Fosforo do ZDDP, que faz parte da formulação dos óleos desde 1940.

    O problema hoje é a redução da concentração deste componente nos óleos modernos (API SN), por isso para nossos motores antigos precisamos aditivar. Até mesmo os API SL de hoje possuem cerca de 800ppm de ZDDP, o SN não mais do que 600ppm.
    E até final da década 1990 era algo em torno de 1200 ppm. Com o aditivo consegue entre 1500 e 3000ppm aditivando.

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    Mensagem por -GTO- Seg 12 Abr - 9:32:27

    Obrigado Tiago, a minha próxima troca é em Junho, vou fazer o teste para ver!

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    Mensagem por tiagoamdias Seg 3 maio - 13:49:39

    Ótimo, depois posta o resultado, o que achou aqui.

    Muita gente não conhece os benefícios do ZDDP, ou acha bobagem devido à muitos produtos no mercado não entregarem o que prometem.

    Precisamos começar usar antes de dar problema no motor, pois vai dar problema de desgaste prematuro com certeza.
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    Mensagem por tiagoamdias Ter 25 maio - 9:16:45

    https://www.tadaircooled.com/zddp-aditivo-para-oleo-automotivo

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