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    Mensagem por betodacaravan Qua 12 Ago - 23:52:24

    gente eu tava lendo a materia da autopower e me deparei com o seguinte:
    "nao se esqueça da polia dianteira do virabrequim, o uso do damper (polia harmonica) é obrigatorio em qualquer motor de alta performance"
    minha duvida: o que vem a ser a polia damper, seu uso beneficios como instalar em motor origi, ou so em preparados..tem alguma coisa a ver com regulagem do comando, enquadramento, tucho, vareta e etc?
    abraços
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    Mensagem por allanfrz Qui 13 Ago - 7:11:48

    Outra dúvida a respeito:
    Todos os 6cil. já não vem com Damper de fábrica?
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    Mensagem por adi Qui 13 Ago - 8:45:33

    Que que vem ser essa damper?
    Um colega meu me faloou que a polia dianteira possui uma especie de borracha no meio da poilia ou algo assim, será que é isso?
    Vlw!!
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    Mensagem por Giovani Parra Qui 13 Ago - 9:05:28

    A polia Dumper é uma polia dividida em 2 partes e é balanceada. A polia do 6 original, tb é balanceada, mas tem uma borracha no meio. A dumper tb vem com trava, para ser colocada na ponta do vira... Seu funcionamento é como a de uma polia normal, mas devido a sua construção diferente da normal ela suporta maiores rotações maiores que a normal, que sairia voando...
    Tae uma damper produzida pelo nosso amigo Paulo Emílio:
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    Mensagem por BANDIT Qui 13 Ago - 11:08:40

    Tem Dumper fábricadas aqui no Brasil por preparadores a diferença é que ela usa o cubo dos opala 4cc/6cc pra se fixar no opala 6cc com um parafuso na ponta do vira brequim , embora um virabrequim balanceado tenha o minimo de vibração a borracha que fica no meio da dumper absorve isso e a deixa sempre neutra , Nos USA existe a fluidumper essa não tem borracha ele tem um líquido dentro que faz o balanceamento !! Um motor 250/S com um carburador bem maior já precisa da Dumper não por alto RPM mas pela subida de giro . É claro que motores preparados seu uso é OBRIGATÓRIO

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    Mensagem por BANDIT Qui 13 Ago - 11:17:19

    Dumper não tem nada a ver com comando tucho ......só tem haver com o virabrequim sua maior função é que ela(polia) não voe em alta rotação !! ATENÇÃO é errado pensar que é só meter ela no virabrequim e acelerar ate 7mil , para se pegar uma rotação alta dessa (exemplo) precisa de balanceamento OBRIGATÓRIO e alívio de peças volante/vira . Pois se vc. montar a damper em um motor original apenas baçlanceado ela voa com a ponta do virabrequim 6800RPM . Já vi aqui no autodromo opala girando 7800RPm ( eu acho exagero e desperdicio,mais ) e não é campeão Wink

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    Mensagem por allanfrz Qui 13 Ago - 11:32:33

    Então vamos lá (me corrijam se estiver errado):
    A função do damper é proteger o virabrequim das vibrações torcionais que o motor produz. Sem o damper, o virabrequim quebra. Não tem muito a ver com rotação (que está mais relacionada ao balanceamento do conjunto), mas sim com o torque alto, que é o que produz a vibração torcional.
    Ponto 1: Todos os 6cilindros já vêm com damper de fábrica, que é também chamado de compensador harmônico e que nada mais é do que a polia do virabrequim com uma borracha no meio.
    Ponto 2: Para motores preparados, em que a vibração torsional é maior (devido a pancada que o pistão leva a cada explosão ser maior), a polia original não é suficiente. Nestes casos deve-se utilizar um damper mais robusto. Agora.... fica a dúvida se esse tal damper mais robusto foi construído com critérios que garantam o bom funcionamento.
    O damper de borracha tem uma limitação de aplicação, acima disso utiliza-se o damper viscoso, que é esse com fluído dentro. Acredito que isso só seja necessário para motores com preparação muito extensa. Para se ter idéia, muitos motores a Diesel (onde o torque é bem grande) usam de borracha, ficando o viscoso apenas para os motores mais pesados (acima de 5 litros).

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    Mensagem por Jean Bida Qui 13 Ago - 14:25:54

    Show as explicaçoes! Deixaram bem claro mesmo.No Diplo.já dei 6000 de segunda(contando que o tacometro original mente pra mais a real deveria ser uns 5600/5700), dá medo da original pular,mesmo sendo nova.Depois de colocar a 40 não sei, mas acho que não vou mudar nada, o vira foi conferido o balanceamento para os padroes originais da polia de fábrica.Bandit, então a simples troca da minha original por uma Dumper, tipo estas muito bem feitas do Paulo Emílio,não será o certo? tem que balancear o vira com esta polia? Ou o balanceamento feito no vira do meu ano passado vale pra a Dumper que suponhamos, venha a colocar.....???


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    Mensagem por opaleiro_bva Qui 13 Ago - 14:54:19

    boa pergunta Jean.... e esse lance da dumper ja tinha visto falar, mas nao pensei que fosse tao importante... vamos esperar a resposta da galera que manja!!
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    Mensagem por Giovani Parra Qui 13 Ago - 15:03:47

    Jean, o balanceamento tem que ser refeito se colocar a damper, se não me engano ela é mais pesada que a original, o que ocasionaria o desbalanceamento do conjunto. No meu vou ter que fazer tb pq tinha feito com a polia original, agora vou balancear com a damper...

    Abraços


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    Mensagem por allanfrz Qui 13 Ago - 18:40:40

    Será que precisa balancear o conjunto ao trocar o damper? Tenho cá minhas dúvidas hein Giovani.....
    Acredito que a polia deva vir balanceada......
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    Mensagem por Jean Bida Qui 13 Ago - 18:58:47

    allanfrz escreveu:Será que precisa balancear o conjunto ao trocar o damper? Tenho cá minhas dúvidas hein Giovani.....
    Acredito que a polia deva vir balanceada......
    Mesma dúvida Allan! Por que eu não tenho ceteza, mas acho que não foi junto pra retífica a polia do vira, ou foi e nem sei,mas pedi aferiçãodo balanceamento


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    Mensagem por betodacaravan Qui 13 Ago - 19:23:36

    Jean Bida escreveu:
    allanfrz escreveu:Será que precisa balancear o conjunto ao trocar o damper? Tenho cá minhas dúvidas hein Giovani.....
    Acredito que a polia deva vir balanceada......
    Mesma dúvida Allan! Por que eu não tenho ceteza, mas acho que não foi junto pra retífica a polia do vira, ou foi e nem sei,mas pedi aferiçãodo balanceamento

    o balanceamento que vcs falam é no virabrequim? eu vi uma vez um cara com uma furadeira furando os gomos do vira, sera assim para balancear, e como balancear com a damper colocada?


    o balanceamento serve para nao ter vibração e desgaste desnecssrio das peças moveis? vira bielas pistoes etc?
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    Mensagem por allanfrz Qui 13 Ago - 19:30:29

    O que eu sei é que se balancea o virabrequim quando se faz retifica. Balancea-se primeiro o vira, dps monta o volante e verifica novamente (pq o volante pode estar empenado também). E o balanceamento é feito retirando-se massa da parte oposta àquela que está desbalanceada.
    Agora, eu não entendo nada de preparação, então não sei pq tem que balancear o conjunto quando aumentou a potência, acredito que seja somente uma verificação para evitar correr o risco de impor mais potência a um conjunto desbalanceado.
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    Mensagem por Paulo Corso Sex 14 Ago - 10:08:54

    Só sei que mandei minha polia original pro espaço quando bati 6,5 giros no 250S, kkkk, morri com 200,00. aiai!!!!! Sorte a minha que só foi a polia mesmo, segundo o mecanico podia ou ter subido e batido no capô ou ter arrebentado o radiador (mais caro).
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    Mensagem por BANDIT Sex 14 Ago - 11:58:55

    calma lá vamos por parte como dira o jack
    POLIA : a original que sai no opala ela possui o cubo essa parte que veste o virabrequim o cubo é envolto por um anel circular de borracha a parte externa da polia (onde tem as canaletas pra correias ) é prensada no conjunto, dai temos a polia .
    DUMPER : tem o cubo de opala o qual veste o virabrequim só que esse cubo em VOLTA DELE possui uma lamina , em volta do cubo fica a borracha , a parte externa da dumper( onde tem as canaletas ) são compostas de 2 partes as quais uma vem pela frente e outra por tráz essa duas partes uma é parafusada na outra (passando os parafusos pela lamina do cubo .
    Quando dizemos que um opala perdeu a polia ele perdeu somente a parte externa da polia em algumas raras vezes cai a polia inteira
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    Mensagem por BANDIT Sex 14 Ago - 12:01:06

    Em carros preparados se vc. trocar embreagem tem que balancear todo o conjunto ,se substituir uma dumper tambem ( dumper sempre vem balanceada ) Wink
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    Mensagem por Xann Sex 14 Ago - 12:05:30

    Acho que a grosso modo comparando, é como as rodas e pneus, o certo é mandar balancear até mesmo quando fura o pneu, pois aí o mesmo muda de posição em relação ao aro, ninguém faz, mas o certo é esse. Em carros originais não há essa necessidade pois os motores não são tão giradores, mas os preparados giradores se não for 100% balanceado vai tudo pro saco.


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    Mensagem por FERNANDO COBRA Sex 14 Ago - 13:18:25

    Cara desde o inicio que montei meu motor coloquei uma dumper já de imediato.
    Meu motor gira 6500, mas troco com 6000.
    Quando se fala em performance e giro alto a Dumper é indispensavel em opala, lembro a 20 anos atraz nao se falava em Dumper pra carro de rua, mas hj é bem diferente.
    Roda com Dumper e quando vc puder compra parafuso ARP pra segurar a Dumper no centrinho "cubo".
    Uma dica quando se busca performance a segurança deve estar aliada sempre em 1° plano!
    Compra uma cinta de segurança da capa seca.
    Caso aconteça de soltar ou quebrar volante embreagem...sem a cinta de segurança "protetora" pode rasgar o tunel e se ferir...
    Essa é uma foto do meu motor com Dumper
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    Abraço...
    Marcelo Pitbull
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    Mensagem por Marcelo Pitbull Sex 14 Ago - 13:59:21

    Bom srs, tenho algumas coisas à acrescentar se me permitem:
    1o a Polia Dumper é mais pesada e necessária em 6 cil (em linha) de alto desempenho devido ao comprimento do virabrequim que vibra muito por ser mais longo que os 4cil, ou, v6 ou v8. Vejam que em uma ponta ele tem apenas uma polia e correias (coisas leves), na outra ponta está o pesado volante do motor disco, platô... Então há um desequilíbrio entre essas duas pontas o que em altos giros produzem altas vibrações, então a ponta mais leve vibra e as vezes perde a polia ou até quebra o virabrequim. Ok!
    2o a Polia Dumper vendida por aqui (sem dar nome aos fabricantes) não é composta de 2 partes (metálicas) + uma de borracha e sim de 3 partes metálicas + a borracha! O que na minha opinião é um grave erro. Essa semana ainda desmontei uma que está no meu carro e fiquei p... da vida em constatar o fato!

    1a parte metálica=cubo;
    2a parte metálica= polia propriamente dita;
    3a parte metálica= capa externa de metal onde vão os 6 parafusos de alen;
    4a borracha.
    Montados nessa ordem de sanduíche:
    Cubo/polia/borracha/capa.
    Onde está o erro?
    São esses 6 parafusos alen que mantém a polia, unida ao cubo e por consequência centrada, caso esses benditos venham a afrouxar, a polia desalinha pois ela está prensando a borracha, acontecendo isso ela vai desalinhando (embora o cubo esteja bem apertado junto ao vira.), dessa forma os malditos parafusos vão soltando cada vez mais e em alguns casos quebrando!!
    O que acontece?
    A polia solta mas seu cubo tá lá super bem preso!!!

    Se precisar eu tiro fotos p mostrar!!


    Última edição por Marcelo Pitbull em Sáb 15 Ago - 18:28:03, editado 1 vez(es)
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    polia damper.. Empty Re: polia damper..

    Mensagem por Marcelo Pitbull Sex 14 Ago - 14:04:52

    Jean Bida escreveu:Show as explicaçoes! Deixaram bem claro mesmo.No Diplo.já dei 6000 de segunda(contando que o tacometro original mente pra mais a real deveria ser uns 5600/5700), dá medo da original pular,mesmo sendo nova.Depois de colocar a 40 não sei, mas acho que não vou mudar nada, o vira foi conferido o balanceamento para os padroes originais da polia de fábrica.Bandit, então a simples troca da minha original por uma Dumper, tipo estas muito bem feitas do Paulo Emílio,não será o certo? tem que balancear o vira com esta polia? Ou o balanceamento feito no vira do meu ano passado vale pra a Dumper que suponhamos, venha a colocar.....???

    Jean, tome cuidado!
    O contagiros original erra sim mas é pra menos, ele não acompanha a subida do giro como um altometer por ex. Então numa juntada com gosto se ele apontou 6000 vc deveria ter ido a uns 6300!!
    Já coloquei os 2 para trabalharem juntos p tirar essa dúvida que tinha e é verdade o que to te falando!

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    Mensagem por Marcelo Pitbull Sex 14 Ago - 14:08:21

    Balancear sempre é bom, ajuda na vida útil e melhora na performance, é legal balancear peça por peça e depois que montar tudo, balancear o conjunto.
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    Mensagem por Giovani Parra Sex 14 Ago - 14:15:45

    Marcelo Pitbull escreveu:Balancear sempre é bom, ajuda na vida útil e melhora na performance, é legal balancear peça por peça e depois que montar tudo, balancear o conjunto.
    é o que vai ser feito no meu, balancear cada peça separadamente e depois o conjunto montado...
    e realmente, o conta-giros original mente pra menos, é um perigo isso...


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    Mensagem por FERNANDO COBRA Sex 14 Ago - 15:28:06

    Marcelo Pitbull escreveu:
    Jean Bida escreveu:Show as explicaçoes! Deixaram bem claro mesmo.No Diplo.já dei 6000 de segunda(contando que o tacometro original mente pra mais a real deveria ser uns 5600/5700), dá medo da original pular,mesmo sendo nova.Depois de colocar a 40 não sei, mas acho que não vou mudar nada, o vira foi conferido o balanceamento para os padroes originais da polia de fábrica.Bandit, então a simples troca da minha original por uma Dumper, tipo estas muito bem feitas do Paulo Emílio,não será o certo? tem que balancear o vira com esta polia? Ou o balanceamento feito no vira do meu ano passado vale pra a Dumper que suponhamos, venha a colocar.....???

    Jean, tome cuidado!
    O contagiros original erra sim mas é pra menos, ele não acompanha a subida do giro como um altometer por ex. Então numa juntada com gosto se ele apontou 6000 vc deveria ter ido a uns 6300!!
    Já coloquei os 2 para trabalharem juntos p tirar essa dúvida que tinha e é verdade o que to te falando!

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    Realmente de fato o que o Marcelo falou o rpm do painel nao marca exato
    ex: já no meu caso, meu carro quando esta em 1200 Rpm no painel
    na fueltech ta marcando uns 900Rpm.
    e no meu Autometer Pro comp era mesma coisa
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    Mensagem por Marcelo Pitbull Sex 14 Ago - 15:45:17

    Shocked OKK[/quote]
    Realmente de fato o que o Marcelo falou o rpm do painel nao marca exato
    ex: já no meu caso, meu carro quando esta em 1200 Rpm no painel
    na fueltech ta marcando uns 900Rpm.
    e no meu Autometer Pro comp era mesma coisa
    polia damper.. Meuopalafueltech08.th[/quote]

    É Fernando é bem isso mesmo em lenta ou subindo o giro do motor o painel original erra normalmente p mais até pq assim foram projetados pela fábrica, só que, qdo você dá uma laçada, sobe o giro rapidamente perceberá que ele era p menos ou seja não acompanha a rotação do motor, tal qual um autometer ou fulltech.
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    Mensagem por ful_soundcar Sáb 15 Ago - 13:19:09

    se não me engano no motor do omega ja vem com essa tal polia ai......
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    Mensagem por thallisguimaraes Sáb 15 Ago - 13:36:19

    ful_soundcar escreveu:se não me engano no motor do omega ja vem com essa tal polia ai......

    A Silverado tambem, e é bem pesada, hehehe


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    Mensagem por Jean Bida Sáb 15 Ago - 13:49:50

    Mas não temcomo o meu motor virar tanto, não com a 446 ainda, com a 40 talvez,o cabeçotefeito e angulos de válvulas entra forte em RPM alto, mas talvez então esta aferição errada dos originais, seja variável, uns marcam mais outros menos.6 conto chegou o ponteiro, de segunda deu 120,qual é a relaçao da segunda da 4 marchas?Ai dá pra calcular certinho...


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    Mensagem por Marcelo Pitbull Sáb 15 Ago - 15:45:24

    Jean Bida escreveu:Mas não temcomo o meu motor virar tanto, não com a 446 ainda, com a 40 talvez,o cabeçotefeito e angulos de válvulas entra forte em RPM alto, mas talvez então esta aferição errada dos originais, seja variável, uns marcam mais outros menos.6 conto chegou o ponteiro, de segunda deu 120,qual é a relaçao da segunda da 4 marchas?Ai dá pra calcular certinho...

    Com a relação certinha da caixa e diferencial + diametro de rodas (pneus) dá sim pra calcular a velocidade real. Tem um tópico do Jeferson Heerdt que eu não me lembro onde está que fala sobre isso.
    Os velocímetros dos carros(todos) tem esse erro em média de 10% à mais para mascarar algumas questões tipo, velocidade real e consumo de combustível.
    Já os contagiros originais tem o problema de não acompanharem de forma fiel o giro do motor, sempre são mais lentos na resposta, já de ouvido pode-se perceber isso.
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    Mensagem por Jean Bida Sáb 15 Ago - 16:09:15

    Marcelo Pitbull escreveu:
    Jean Bida escreveu:Mas não temcomo o meu motor virar tanto, não com a 446 ainda, com a 40 talvez,o cabeçotefeito e angulos de válvulas entra forte em RPM alto, mas talvez então esta aferição errada dos originais, seja variável, uns marcam mais outros menos.6 conto chegou o ponteiro, de segunda deu 120,qual é a relaçao da segunda da 4 marchas?Ai dá pra calcular certinho...

    Com a relação certinha da caixa e diferencial + diametro de rodas (pneus) dá sim pra calcular a velocidade real. Tem um tópico do Jeferson Heerdt que eu não me lembro onde está que fala sobre isso.
    Os velocímetros dos carros(todos) tem esse erro em média de 10% à mais para mascarar algumas questões tipo, velocidade real e consumo de combustível.
    Já os contagiros originais tem o problema de não acompanharem de forma fiel o giro do motor, sempre são mais lentos na resposta, já de ouvido pode-se perceber isso.
    Uma peça que influencia diretamente no conta giros doidão é a bobina, coloquei dois vídeos iguais do meu, um com a Bosh outro com a MSD, com a Bosh fica locão com a MSD bem mais de acordo.
    Esse com a Bosh opriginal e nova:
    https://www.youtube.com/watch?v=WqWvX7fzGhE&feature=related
    Esse comm a MSD Balster 3....bem mais de acordo...
    https://www.youtube.com/watch?v=qDLGdJT4WEM


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    Mensagem por Marcelo Pitbull Sáb 15 Ago - 16:44:48

    Jean Bida escreveu:
    Marcelo Pitbull escreveu:
    Jean Bida escreveu:Mas não temcomo o meu motor virar tanto, não com a 446 ainda, com a 40 talvez,o cabeçotefeito e angulos de válvulas entra forte em RPM alto, mas talvez então esta aferição errada dos originais, seja variável, uns marcam mais outros menos.6 conto chegou o ponteiro, de segunda deu 120,qual é a relaçao da segunda da 4 marchas?Ai dá pra calcular certinho...

    Com a relação certinha da caixa e diferencial + diametro de rodas (pneus) dá sim pra calcular a velocidade real. Tem um tópico do Jeferson Heerdt que eu não me lembro onde está que fala sobre isso.
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    Uma peça que influencia diretamente no conta giros doidão é a bobina, coloquei dois vídeos iguais do meu, um com a Bosh outro com a MSD, com a Bosh fica locão com a MSD bem mais de acordo.
    Esse com a Bosh opriginal e nova:
    https://www.youtube.com/watch?v=WqWvX7fzGhE&feature=related
    Esse comm a MSD Balster 3....bem mais de acordo...
    https://www.youtube.com/watch?v=qDLGdJT4WEM

    É eu ando com uma MSD Blaster SS e testei o contagiros original e o Monster Autometer, a diferença de resposta e precisão é absurda!
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    Mensagem por thallisguimaraes Sáb 15 Ago - 20:28:53

    Jean Bida escreveu:Mas não temcomo o meu motor virar tanto, não com a 446 ainda, com a 40 talvez,o cabeçotefeito e angulos de válvulas entra forte em RPM alto, mas talvez então esta aferição errada dos originais, seja variável, uns marcam mais outros menos.6 conto chegou o ponteiro, de segunda deu 120,qual é a relaçao da segunda da 4 marchas?Ai dá pra calcular certinho...

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    Mensagem por Marcelo Pitbull Sáb 15 Ago - 20:37:01

    thallisguimaraes escreveu:
    Jean Bida escreveu:Mas não temcomo o meu motor virar tanto, não com a 446 ainda, com a 40 talvez,o cabeçotefeito e angulos de válvulas entra forte em RPM alto, mas talvez então esta aferição errada dos originais, seja variável, uns marcam mais outros menos.6 conto chegou o ponteiro, de segunda deu 120,qual é a relaçao da segunda da 4 marchas?Ai dá pra calcular certinho...

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    Mensagem por BANDIT Seg 17 Ago - 19:48:25

    Marcelo Pitbull escreveu:
    thallisguimaraes escreveu:
    Jean Bida escreveu:Mas não temcomo o meu motor virar tanto, não com a 446 ainda, com a 40 talvez,o cabeçotefeito e angulos de válvulas entra forte em RPM alto, mas talvez então esta aferição errada dos originais, seja variável, uns marcam mais outros menos.6 conto chegou o ponteiro, de segunda deu 120,qual é a relaçao da segunda da 4 marchas?Ai dá pra calcular certinho...

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    Será que essa tabela de calculo do sapinho funciona mesmo pois passei alguns dados pra aquela tabela e em 5° marcha ele me deu 309.92 km/h
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    Mensagem por Jean Bida Seg 17 Ago - 21:31:03

    BANDIT escreveu:
    Marcelo Pitbull escreveu:
    thallisguimaraes escreveu:
    Jean Bida escreveu:Mas não temcomo o meu motor virar tanto, não com a 446 ainda, com a 40 talvez,o cabeçotefeito e angulos de válvulas entra forte em RPM alto, mas talvez então esta aferição errada dos originais, seja variável, uns marcam mais outros menos.6 conto chegou o ponteiro, de segunda deu 120,qual é a relaçao da segunda da 4 marchas?Ai dá pra calcular certinho...

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    Mensagem por betodacaravan Seg 17 Ago - 21:49:01

    eu entendi o porque da instalação da damper.
    eu li e re-li as citações e entendi o procedimento de balanceamento e ajuste .
    quando eu for dar uma melhorada no desempenho da catarina eu vou colocar a famosa damper, que alem de balancear o conjunto da um visual tbm..eu quero no minimo 200 cv..abraços
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    Mensagem por BANDIT Seg 17 Ago - 22:07:36

    Jean Bida escreveu:
    BANDIT escreveu:
    Marcelo Pitbull escreveu:
    thallisguimaraes escreveu:
    Jean Bida escreveu:Mas não temcomo o meu motor virar tanto, não com a 446 ainda, com a 40 talvez,o cabeçotefeito e angulos de válvulas entra forte em RPM alto, mas talvez então esta aferição errada dos originais, seja variável, uns marcam mais outros menos.6 conto chegou o ponteiro, de segunda deu 120,qual é a relaçao da segunda da 4 marchas?Ai dá pra calcular certinho...

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    Beleza JEAN me ajuda ai por favor : pneu 245/40-18..... rpm 6500......diferencial 3;08:1......caixa clarck 5m. (6cc) OKK
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    Mensagem por garsegatto Seg 19 Out - 14:59:17

    Olá pessoal!
    É possível instalar a damper no motor 4cil? Estou montando um com virabrequim 153" e meu mecânico alertou que aumentaria muito as vibrações com este vira. Será que a polia damper ameniza este problema?
    Valeu, abraço a todos!!!
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    Mensagem por FERNANDO COBRA Seg 19 Out - 16:29:43

    garsegatto escreveu:Olá pessoal!
    É possível instalar a damper no motor 4cil? Estou montando um com virabrequim 153" e meu mecânico alertou que aumentaria muito as vibrações com este vira. Será que a polia damper ameniza este problema?
    Valeu, abraço a todos!!!
    Com certeza Dumper é bem vinda, no caso do 6cil já ouvi caso de a polia original voar longe,
    outras chegam quebrar a ponta do virabrequim, em giro alto.
    Acho que no 4cil tambem é recomendado no caso de performance, fica mais garantido
    pra senta o pé.
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    Mensagem por thallisguimaraes Seg 19 Out - 19:05:34

    BANDIT escreveu:Beleza JEAN me ajuda ai por favor : pneu 245/40-18..... rpm 6500......diferencial 3;08:1......caixa clarck 5m. (6cc) OKK

    Nao foi pra mim mas vou ajudar, ta certo sim, melhor limitar a 5500rpm, rsrs


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    Mensagem por Marcelo Pitbull Seg 19 Out - 21:16:14

    thallisguimaraes escreveu:
    BANDIT escreveu:Beleza JEAN me ajuda ai por favor : pneu 245/40-18..... rpm 6500......diferencial 3;08:1......caixa clarck 5m. (6cc) OKK

    Nao foi pra mim mas vou ajudar, ta certo sim, melhor limitar a 5500rpm, rsrs

    6500 em 5aM??? Forte o trem! polia damper.. 562542
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    Mensagem por Jean Bida Seg 19 Out - 23:08:22

    Marcelo Pitbull escreveu:
    thallisguimaraes escreveu:
    BANDIT escreveu:Beleza JEAN me ajuda ai por favor : pneu 245/40-18..... rpm 6500......diferencial 3;08:1......caixa clarck 5m. (6cc) polia damper.. 218127

    Nao foi pra mim mas vou ajudar, ta certo sim, melhor limitar a 5500rpm, rsrs
    6500 em 5aM??? Forte o trem! polia damper.. 562542
    Colocando no calculador a máxima em quarta marcha, que pé a marcha onde se atonge a velocidade máxima deu 260 Por Hora!!!!! Ou seja, nem adianta tentar calcular na quinta desmultiplicada rsrsrs....mas pra girar a 6.500 em quarta a mais de 250 por hora na aerodinamica do Opala tem que ter um senhor motor...motor de rua impossível...virar 6500 em segunda é uma , em quarta tem o lance do arrasto aerodinamico que trava....


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    Mensagem por Marcelo Pitbull Qua 21 Out - 10:55:28

    Jean Bida escreveu:
    Marcelo Pitbull escreveu:
    thallisguimaraes escreveu:
    BANDIT escreveu:Beleza JEAN me ajuda ai por favor : pneu 245/40-18..... rpm 6500......diferencial 3;08:1......caixa clarck 5m. (6cc) polia damper.. 218127

    Nao foi pra mim mas vou ajudar, ta certo sim, melhor limitar a 5500rpm, rsrs
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    Colocando no calculador a máxima em quarta marcha, que pé a marcha onde se atonge a velocidade máxima deu 260 Por Hora!!!!! Ou seja, nem adianta tentar calcular na quinta desmultiplicada rsrsrs....mas pra girar a 6.500 em quarta a mais de 250 por hora na aerodinamica do Opala tem que ter um senhor motor...motor de rua impossível...virar 6500 em segunda é uma , em quarta tem o lance do arrasto aerodinamico que trava....

    hehehe

    Por falar nisso... Jean, depois me passa um calculador desse ou link.
    Quero ver umas relações aqui, blz!
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    Mensagem por BANDIT Qua 21 Out - 18:20:27

    Marcelo Pitbull escreveu:
    thallisguimaraes escreveu:
    BANDIT escreveu:Beleza JEAN me ajuda ai por favor : pneu 245/40-18..... rpm 6500......diferencial 3;08:1......caixa clarck 5m. (6cc) polia damper.. 218127

    Nao foi pra mim mas vou ajudar, ta certo sim, melhor limitar a 5500rpm, rsrs

    6500 em 5aM??? Forte o trem! polia damper.. 562542

    Quanto de cilindrada e potencia um trem tem que ter pra ser forte polia damper.. 562542
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    Mensagem por BANDIT Qua 21 Out - 18:22:05

    Jean Bida escreveu:
    Marcelo Pitbull escreveu:
    thallisguimaraes escreveu:
    BANDIT escreveu:Beleza JEAN me ajuda ai por favor : pneu 245/40-18..... rpm 6500......diferencial 3;08:1......caixa clarck 5m. (6cc) polia damper.. 218127

    Nao foi pra mim mas vou ajudar, ta certo sim, melhor limitar a 5500rpm, rsrs
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    Mas com 360 hp ( no motor) um opala já gira 6200 em 5° marcha
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    Mensagem por BANDIT Qua 21 Out - 18:23:00

    BANDIT escreveu:
    Jean Bida escreveu:
    Marcelo Pitbull escreveu:
    thallisguimaraes escreveu:
    BANDIT escreveu:Beleza JEAN me ajuda ai por favor : pneu 245/40-18..... rpm 6500......diferencial 3;08:1......caixa clarck 5m. (6cc) polia damper.. 218127

    Nao foi pra mim mas vou ajudar, ta certo sim, melhor limitar a 5500rpm, rsrs
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    Mas com 360 hp ( no motor) um opala já gira 6200 em 5° marcha

    Com relação 2;73:1
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    Mensagem por betodacaravan Qua 21 Out - 18:31:11

    com esse giro todo e toda essa potencia so com damper mesmo.
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    Mensagem por silvio luiz menti Sáb 24 Out - 15:44:33

    Concordo com o Marcelo, o balanceamento deve ser feito em partes, virabrequim, volante, platô, e a própria damper, pois em uma eventual troca de damper ou embreagem, não será necessário remover o virabrequim para balanceamento, bastando balancear somente a parte que está sendo trocada. Com minha embreagem por exemplo, foi balanceado o volante, depois o platô, após montamos os dois e conferimos os dois juntos, o balanceamento deve ser o mais próximo de zero, então marca-se a posição do platô em relação ao volante para quando montar no lugar não sair de balanceamento.
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    Mensagem por Marcelo Pitbull Sáb 24 Out - 16:05:39

    silvio luiz menti escreveu:Concordo com o Marcelo, o balanceamento deve ser feito em partes, virabrequim, volante, platô, e a própria damper, pois em uma eventual troca de damper ou embreagem, não será necessário remover o virabrequim para balanceamento, bastando balancear somente a parte que está sendo trocada. Com minha embreagem por exemplo, foi balanceado o volante, depois o platô, após montamos os dois e conferimos os dois juntos, o balanceamento deve ser o mais próximo de zero, então marca-se a posição do platô em relação ao volante para quando montar no lugar não sair de balanceamento.
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    Mensagem por diplomata89 Qua 11 Nov - 17:07:42

    boa noite pessoal to com uma duvida ai se puderem me ajudar ....é que antes de comprar meu opala tinha saltado essa polia do meu e o mecanico me falouy que colou ela com cola de para brisa polia damper.. Affraid sera qe vai aguenta to com medo agora ...valeu

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