eu to com um 5m do motor 4cc 151 e queria saber se eu posso colocar ele com o motor 6 caneco!
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**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**
igor braga- Opaleiro
- Número de Mensagens : 183
Idade : 29
Localização : belo horizonte
Modelo do carro : opala comodoro 1982 e um 1986.
Cilindros : 4 cc
Data de inscrição : 24/05/2011
bom dia!"
eu to com um 5m do motor 4cc 151 e queria saber se eu posso colocar ele com o motor 6 caneco!
eu to com um 5m do motor 4cc 151 e queria saber se eu posso colocar ele com o motor 6 caneco!
Mafioso 1989- Opaleiro
- Número de Mensagens : 41
Idade : 48
Localização : Minas Gerais
Modelo do carro : Caravan Diplomata SE 4.1
Cilindros : 6 bocas,
Data de inscrição : 05/03/2010
Fala irmão.
O ideal é retirar as engrenagens da sua caixa 4M e transplantar para a 5M, aproveitando só a 5a. Desta forma não corre o risco de quebrar tudo, pq as engrenagens (1a até a 4a) do 4 cilindros são menos robustas e podem nao aguentar o torque. Mas vai muito do uso que vc fizer.
Abraços.
O ideal é retirar as engrenagens da sua caixa 4M e transplantar para a 5M, aproveitando só a 5a. Desta forma não corre o risco de quebrar tudo, pq as engrenagens (1a até a 4a) do 4 cilindros são menos robustas e podem nao aguentar o torque. Mas vai muito do uso que vc fizer.
Abraços.
igor braga- Opaleiro
- Número de Mensagens : 183
Idade : 29
Localização : belo horizonte
Modelo do carro : opala comodoro 1982 e um 1986.
Cilindros : 4 cc
Data de inscrição : 24/05/2011
nao sou esses que mete o pe no acelerador nao!mas posso colocar sem mecher em nada?adaptacoes,etc!?e vou colocar ele junto com um diferencial 354 mesmo sendo reduzido
Mafioso 1989- Opaleiro
- Número de Mensagens : 41
Idade : 48
Localização : Minas Gerais
Modelo do carro : Caravan Diplomata SE 4.1
Cilindros : 6 bocas,
Data de inscrição : 05/03/2010
Se andar de boa vai aguentar sim, pode colocar sem problemas. Mas transplantar as engranagens é relativamente fácil, é só tirar de uma e colocar na outra sem adaptação nenhuma, a diferença entre elas é só a "grossura" dos dentes. Já que as duas caixas vão estar no chão acho que vale a pena. E não tem jeito, quando a gente tem um 6 caneco, vez ou outra a gente dá nem que for uma pisadinha pra escutar o ronco mais alto. Aí vc pode pisar sem peso na consciência e ter um sistema bem confiável. Mas Procure uma caixa 5M moderna senão não casa certo.
Só a título de informação, coloquei o diferencial 354 e mantive o cambio 4M original. Ia colocar um 5M mas acabei desistindo na última hora.
Abraços
Só a título de informação, coloquei o diferencial 354 e mantive o cambio 4M original. Ia colocar um 5M mas acabei desistindo na última hora.
Abraços
Última edição por Mafioso 1989 em Seg 22 Ago - 10:48:59, editado 1 vez(es)
igor braga- Opaleiro
- Número de Mensagens : 183
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Localização : belo horizonte
Modelo do carro : opala comodoro 1982 e um 1986.
Cilindros : 4 cc
Data de inscrição : 24/05/2011
entao vo colocar um 4 marchas mesmo pq o meu 5m e re para tras!melhor colocar igual vc falou um sistema confiavel!
renangandini- Opaleiro
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Modelo do carro : Diplomata 87 Coupe
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 25/12/2009
pode colocar 5 marchas re pra tras sim, alias 5 marchas re pra frente nem sei qual eh, talvez seja a do 6cc 92, mas nao sei.
a diferenca no tamanho dos dentes eh irrisoria, a maior diferenca fica por conta do eixo que sai da caixa q eh mais fino na saida, mas de mesma espessura dentro da caixa
a diferenca no tamanho dos dentes eh irrisoria, a maior diferenca fica por conta do eixo que sai da caixa q eh mais fino na saida, mas de mesma espessura dentro da caixa
opaleiro ss- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1214
Localização : Avaré
Modelo do carro : Opala ss4 76
Diplomata SE 88
Opala especial 76
Caravan Comodoro SL/E 88
Caravan 75
Cilindros : 24
Data de inscrição : 27/03/2011
5 marchas ré pra frente?????? desconheço
Lucianogyn gosta desta mensagem
igor braga- Opaleiro
- Número de Mensagens : 183
Idade : 29
Localização : belo horizonte
Modelo do carro : opala comodoro 1982 e um 1986.
Cilindros : 4 cc
Data de inscrição : 24/05/2011
concluindo entao gente; por favor ja to ficando quase loco de respostas contraditorias nao so aqui mas em toda a net!!!!
posso usar meu cambio 5 marchas do 4 cc no meu motor 6cc e o diferencial 3.54???
posso usar meu cambio 5 marchas do 4 cc no meu motor 6cc e o diferencial 3.54???
kdt_go- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1871
Localização : Goiânia-GO
Modelo do carro : Opala Coupé 250-S 1979
Comodoro 4100 coupe 1982
Caravan Diplomata SE 4.1/S Aut4 1988
Cilindros : 6c, 250-S
6c, 4100
6c, 4100
Data de inscrição : 29/05/2009
5 marchas com ré pra frente non ecxiste.
Todo GM com 6 cilindros (Omega, Opala, caminhonetes) e todo Opala que teve 5 marchas o cambio era ré pra trás, abaixo da 5a.
Ré pra frente, d lado da primeira, só nos 4 marchas mesmo.
Todo GM com 6 cilindros (Omega, Opala, caminhonetes) e todo Opala que teve 5 marchas o cambio era ré pra trás, abaixo da 5a.
Ré pra frente, d lado da primeira, só nos 4 marchas mesmo.
renangandini- Opaleiro
- Número de Mensagens : 437
Localização : ES
Modelo do carro : Diplomata 87 Coupe
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 25/12/2009
igor braga escreveu:concluindo entao gente; por favor ja to ficando quase loco de respostas contraditorias nao so aqui mas em toda a net!!!!
posso usar meu cambio 5 marchas do 4 cc no meu motor 6cc e o diferencial 3.54???
ja era pra estar usando e sendo feliz hehehe
igor braga- Opaleiro
- Número de Mensagens : 183
Idade : 29
Localização : belo horizonte
Modelo do carro : opala comodoro 1982 e um 1986.
Cilindros : 4 cc
Data de inscrição : 24/05/2011
valeu manoooo!!!!kkkk
wyllerson punk- Opaleiro
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Localização : igarapé-mg
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Cilindros : 6 caneco
256s
Data de inscrição : 09/06/2010
se precisar de um preparador bacana aqui em bh me fala que te passo o tel do meu. ele ja fez uma caixa 5 marchas pra mim incusive, regiao nova cintra
thallisguimaraes- Moderador
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Localização : Goiânia-GO
Modelo do carro : Caravan 1988
Cilindros : 4.1i
Data de inscrição : 16/01/2008
Se for usar na manha e diferencial curto capaz de guentar sim, ja vi gente usando aqui em goiania, descendo a lenha, abriu uma vez para conferir, so um pouco de farelho de aço no fundo
_________________
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Felipe_4100- Opaleiro
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Idade : 43
Localização : Pelotas-RS
Modelo do carro : Comodoro sl/e coupê 1988
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 31/05/2009
Pode usar sim amigo, eu uso uma caixa dessas ja fazem 4 anos e nunca me deu problema. Minha configuraçao eh motor 6cc, caixa de 5 marchas original do 4cc e um diferencial dana 3,07.
roberligervasio- Opaleiro
- Número de Mensagens : 333
Localização : ipameri goias
Modelo do carro : opala diplomata se 4100
Cilindros : 6 cilindros 4100
Data de inscrição : 04/06/2011
salve galera rapaz agora até eu fiquei com medo .....eu estou com um diplomata e foi feita esta adaptaçao ....o brabo é que o antigo dono do diplomata teve que corta no tunel rapaz agora estou meio preocupado???
renangandini- Opaleiro
- Número de Mensagens : 437
Localização : ES
Modelo do carro : Diplomata 87 Coupe
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 25/12/2009
roberligervasio escreveu:salve galera rapaz agora até eu fiquei com medo .....eu estou com um diplomata e foi feita esta adaptaçao ....o brabo é que o antigo dono do diplomata teve que corta no tunel rapaz agora estou meio preocupado???
medo precisa ter n, uma pena q o cara arrombou o tunel sem necessidade
igor braga- Opaleiro
- Número de Mensagens : 183
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Localização : belo horizonte
Modelo do carro : opala comodoro 1982 e um 1986.
Cilindros : 4 cc
Data de inscrição : 24/05/2011
nao entendo muito de opala!mas o que significa esse tunel?
renangandini- Opaleiro
- Número de Mensagens : 437
Localização : ES
Modelo do carro : Diplomata 87 Coupe
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 25/12/2009
igor braga escreveu:nao entendo muito de opala!mas o que significa esse tunel?
tunel em qualquer carro eh akele "calombo" q tem no meio de qualquer carro(quase todos neh), q no caso do opala abriga caixa de marchas e eixo cardã
igor braga- Opaleiro
- Número de Mensagens : 183
Idade : 29
Localização : belo horizonte
Modelo do carro : opala comodoro 1982 e um 1986.
Cilindros : 4 cc
Data de inscrição : 24/05/2011
a beleza!aqui curti demais a restauracao do seu diplo!parabens
thallisguimaraes- Moderador
- Número de Mensagens : 17661
Idade : 32
Localização : Goiânia-GO
Modelo do carro : Caravan 1988
Cilindros : 4.1i
Data de inscrição : 16/01/2008
renangandini escreveu:roberligervasio escreveu:salve galera rapaz agora até eu fiquei com medo .....eu estou com um diplomata e foi feita esta adaptaçao ....o brabo é que o antigo dono do diplomata teve que corta no tunel rapaz agora estou meio preocupado???
medo precisa ter n, uma pena q o cara arrombou o tunel sem necessidade
Se for dos antigos tem de arrombar sim, mas tambem tem como fazer um serviço bem feito no tunel, mas como disse que tem um diplo é estranho mesmo porque arrombou
_________________
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fabão- Opaleiro
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Localização : carlinda MT
Modelo do carro : Opala Diplomata cupe 1986
Cilindros : 6
Data de inscrição : 30/11/2008
E ai galera , desculpe dar uma de bicão no topico do Igor, mas me digam uma coisa , qual a vantagem de por uma caixa 5m do opala 4cc nun 6cc sera que vai melhorar a velocidade final? pois pelo que me parece a caixa 4m do diplo 6cc só não tem a 5 marcha, mas a relação da 4m do 6cc, e da 5m do 4cc são paraticamente a mesma, no meu ponto de vista essa marcha a menos no 6cc não existe por conta do torque do 6zão ser bem maior, a não ser na caixa 5m do diplo 92 que é muito mais longa, me corrijão se estiver errado. poren seria uma boa poder usar uma caixa de 5m do 4cc e diferencial 3/54 e ter um bom torqueem baixa e um bom desempenho em alta , isso seria ótimo, pois 6cc com 4marchas e diferencial 3/54 dificiumante xega a 130 por hr, isso é foda!!!!!!
igor braga- Opaleiro
- Número de Mensagens : 183
Idade : 29
Localização : belo horizonte
Modelo do carro : opala comodoro 1982 e um 1986.
Cilindros : 4 cc
Data de inscrição : 24/05/2011
bicão nada fabao!!! e uma excelente pergunta!tambem quero saber
to usando o 5 marchas pro 6cc so pra aproveitar ele mesmo no final de semana e aproveitar que eu ja tenho um 5m do meu 4cc!espero as respostas tambem
to usando o 5 marchas pro 6cc so pra aproveitar ele mesmo no final de semana e aproveitar que eu ja tenho um 5m do meu 4cc!espero as respostas tambem
renangandini- Opaleiro
- Número de Mensagens : 437
Localização : ES
Modelo do carro : Diplomata 87 Coupe
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 25/12/2009
eh mais pra reducao de giro em quinta marcha, diminuindo ruido e consumo
wyllerson punk- Opaleiro
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Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
Cilindros : 6 caneco
256s
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respondendo tambem a duvida do fabao, a caixa de 4 cc nao é mais curta que a de 6 cc. nao. um modo de saber relaçao de cambio é olhar a relaçao de quarta marcha em cambios de 4 e 5 marchas a relaçao de quarta é 1:1 nos cambios de tres marchas a terceira tambem tera a relaçao 1:1 ou seja, mesmo tendo uma marcha a menos a velocidade final é exatamenta a mesma. a relaçao 1:1 acho que universal ou 90% usada e quinta é chamada geralmente overdrive. ela tem mais a funçao de poupar o motor que velocidade final. pois encher uma caixa de 5 marchas tem que fuçar mais o motor pois ele nao aguenta arrastar tanto peso com tanto vento pra para-lo. mas fica um carro bem mais forte e duravel
roberligervasio- Opaleiro
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Modelo do carro : opala diplomata se 4100
Cilindros : 6 cilindros 4100
Data de inscrição : 04/06/2011
salve galera gostei da opniao de vcs a minha preocupaçao maior e se o cambio de 5m vai aguentar o dia a dia e giro do seis bocao ....tb fico chateado do osmardito do proprietario anterior ter cortado o tunel fazendo um serviço porco agora eu só quero ver como vai encaixar o suporte consoles da marcha pois o cabio ficou para tras
renangandini- Opaleiro
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roberligervasio escreveu:salve galera gostei da opniao de vcs a minha preocupaçao maior e se o cambio de 5m vai aguentar o dia a dia e giro do seis bocao ....tb fico chateado do osmardito do proprietario anterior ter cortado o tunel fazendo um serviço porco agora eu só quero ver como vai encaixar o suporte consoles da marcha pois o cabio ficou para tras
refaz a furacao da alavanca no eixo do trambulador, ai o proprio console vai tapar a merda q o antigo proprietario fez.
roberligervasio- Opaleiro
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Modelo do carro : opala diplomata se 4100
Cilindros : 6 cilindros 4100
Data de inscrição : 04/06/2011
salve meu irmao .....boa ideia valeu ....eu tb estou com um problemao na carburaçao do diplomatao .....o carro veio com um carbura 446 a gasolina e o motor é a alcool ....eu peguei coloquei um reparo a alcool mas nao adiantou muita coisa por que a base está com folga no eixo borboleta alem de nao dar marcha lenta funciona um pouco depois apaga ... o seu seis boca tb está com um 446 tb vc tb entende da carburaçao 446
renangandini- Opaleiro
- Número de Mensagens : 437
Localização : ES
Modelo do carro : Diplomata 87 Coupe
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 25/12/2009
entendo nada de 446, nunca tive uma, o meu usa uma weber 40, mas tem muitaaa gente q entende de 446 aki no forum, cria um topico explicando o q ta acontecendo q ja ja te dao uma luz.
roberligervasio- Opaleiro
- Número de Mensagens : 333
Localização : ipameri goias
Modelo do carro : opala diplomata se 4100
Cilindros : 6 cilindros 4100
Data de inscrição : 04/06/2011
valeuuuuuuuuu blz vamos aguardar
Marcelo Fronterotta- Opaleiro
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Idade : 44
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Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/E 4.1/S
Cilindros : 6cc.
Data de inscrição : 09/06/2011
kdt_go escreveu:5 marchas com ré pra frente non ecxiste.
Todo GM com 6 cilindros (Omega, Opala, caminhonetes) e todo Opala que teve 5 marchas o cambio era ré pra trás, abaixo da 5a.
Ré pra frente, d lado da primeira, só nos 4 marchas mesmo.
Tenho uma caravan 6cc 4m e a ré é pra trás mesmo. Não existe caravan e opala com ré pra frente.... vcs estão confundindo com o chevette e marajó. Alias, gostaria de saber como faço pra colocar caixa de 5m no meu. Dizem que consome menos. Acha que valem a pena??? abs
renangandini- Opaleiro
- Número de Mensagens : 437
Localização : ES
Modelo do carro : Diplomata 87 Coupe
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 25/12/2009
Marcelo Fronterotta escreveu:kdt_go escreveu:5 marchas com ré pra frente non ecxiste.
Todo GM com 6 cilindros (Omega, Opala, caminhonetes) e todo Opala que teve 5 marchas o cambio era ré pra trás, abaixo da 5a.
Ré pra frente, d lado da primeira, só nos 4 marchas mesmo.
Tenho uma caravan 6cc 4m e a ré é pra trás mesmo. Não existe caravan e opala com ré pra frente.... vcs estão confundindo com o chevette e marajó. Alias, gostaria de saber como faço pra colocar caixa de 5m no meu. Dizem que consome menos. Acha que valem a pena??? abs
seu carro deve estar com cambio de outro veiculo, pq opala 4 marchas(trambulador interno) é ré pra frente(perto da primeira)!!!
os com trambulador externo são ré pra tras(perto da segunda), mas esses cambios sao dos opalas antigos e se sua caravam tem a ré pra tras seu carro esta com um cambio que nao é original dele. Espero ter tirado a duvida.
Lucianogyn gosta desta mensagem
roberligervasio- Opaleiro
- Número de Mensagens : 333
Localização : ipameri goias
Modelo do carro : opala diplomata se 4100
Cilindros : 6 cilindros 4100
Data de inscrição : 04/06/2011
slve galera neste topico aproveitando o embalo da galera todos sabem que no meu diplomata foi adaptado um cambio de cinco marchas pois concerteza o meu diplomata era de 4 marchas moral da historia como já peguei o barco andando rapaz nao compensa fazer esta adaptaçao nao porque no meu carro o osmaldito cortou até um pedaço do tunel porque o cambio de 5 marchar a moringa fica muito para tras moral da historia cortaram um pedaço do consoles e outra coisa o diferencial ficou para cima ou seja a luva do pinhao ficou para cima e nao alinhada com o segundo cardam moral da historia fica um funcionamento horrivel agora eu estou na duvida nao sei retiro este cambio e tento dar este em um de 4 marchas ou se eu mando diminuir o cardan para alinhar o diferencial para ver se melhora o funcionamento o que vcs acham?????
andersonmartins- Opaleiro
- Número de Mensagens : 163
Idade : 46
Localização : joinville
Modelo do carro : comodoro 89 4portas alcool azul drava
Cilindros : 4
Data de inscrição : 25/03/2011
aqui em joinville tem o diplomata 92 preparado com carburação escape dimencionado e comando usando diferencial braseixos blocado e ta guentando e o cara tem o pé pesado
fastback- Opaleiro
- Número de Mensagens : 394
Idade : 39
Localização : Cuiaba-MT
Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
Cilindros : 6
Data de inscrição : 17/03/2010
Galera, desculpem ressuscitar o tópico, mas estou com problemas na instalação do 6 cilindros. Como aconteceu com o roberligervasio meu câmbio não bate a buraco do túnel com o buraco da alavanca. Inclusive tenho um amigo que ficou com esse rombo no túnel do opala dele também. Mas abrindo o câmbio por essa tampa onde vai a alavanca pude notar que se eu mudar o cachimbo de lugar, empurrando ele mais pra frente, eu consigo mudar essa chapa de lugar e o buraco da alavanca vai bater certinho. A dúvida é, eu preciso cortar esse eixo do trambulador para jogar o cachimbo mais pra frente ou é só refazer o furo da trava dele mais pra frente? Lembrando que abri esse câmbio há mito tempo e não lembro exatamente como esse cachimbo é preso.
E, no meu caso, meu câmbio é 5 marchas do 4 cilindros com o miolo (de 1a à 4a) de 6 cilindros ré pra frente. As engrenagens são mais robustas sim e recomendo a troca. Inclusive o maior cuidado com esse câmbio é não abusar da 5a marcha, como ela fica na rabeta e ela é de alumínio, usar a 5a marcha em baixas velocidades pode esquentar demais e fundir a rabeta. No mais é só não ficar abusando do câmbio... Pelo menos foi o que aprendi nada minha pesquisas à respeito.
E, no meu caso, meu câmbio é 5 marchas do 4 cilindros com o miolo (de 1a à 4a) de 6 cilindros ré pra frente. As engrenagens são mais robustas sim e recomendo a troca. Inclusive o maior cuidado com esse câmbio é não abusar da 5a marcha, como ela fica na rabeta e ela é de alumínio, usar a 5a marcha em baixas velocidades pode esquentar demais e fundir a rabeta. No mais é só não ficar abusando do câmbio... Pelo menos foi o que aprendi nada minha pesquisas à respeito.
Felipe_4100- Opaleiro
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Idade : 43
Localização : Pelotas-RS
Modelo do carro : Comodoro sl/e coupê 1988
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 31/05/2009
Uso essa caixa no meu opala 6cil e não precisa cortar nada do carro. Como você citou, é necessário inverter a posição da alavanca de marchas e reposicionar o "cachimbo" (não sei o nome dessa peça, no ML se acha como SETOR DA CAIXA DE CAMBIO).
Na minha eu fiz o seguinte: foi usinada a guia do eixo trambulador que fica na rabeta da caixa, para permitir o funcionamento da alavanca de marchas em sua nova posição. Não aconselho cortar o eixo trambulador, faça um novo furo e reposicione o "cachimbo" mais para a frente da caixa de forma que se encaixe com a nova posição da alavanca de marchas. uma dica, compre outro "cachimbo" e o coloque na posição original do 4cil para acionar a chave da luz de marcha ré.
Internamente foram essas as modificações que fiz no meu câmbio e está funcionando perfeitamente.
Também são necessárias algumas modificações externas, tais como: inverter o suporte de fixação da caixa no assoalho do carro e aumentar o furo oblongo do suporte do coxim da caixa, devido a mesma estar deslocada para a parte de trás do carro.
No mais é ajustar o comprimento do eixo cardã e pronto.
Espero ter ajudado
Na minha eu fiz o seguinte: foi usinada a guia do eixo trambulador que fica na rabeta da caixa, para permitir o funcionamento da alavanca de marchas em sua nova posição. Não aconselho cortar o eixo trambulador, faça um novo furo e reposicione o "cachimbo" mais para a frente da caixa de forma que se encaixe com a nova posição da alavanca de marchas. uma dica, compre outro "cachimbo" e o coloque na posição original do 4cil para acionar a chave da luz de marcha ré.
Internamente foram essas as modificações que fiz no meu câmbio e está funcionando perfeitamente.
Também são necessárias algumas modificações externas, tais como: inverter o suporte de fixação da caixa no assoalho do carro e aumentar o furo oblongo do suporte do coxim da caixa, devido a mesma estar deslocada para a parte de trás do carro.
No mais é ajustar o comprimento do eixo cardã e pronto.
Espero ter ajudado
luis gobbi gosta desta mensagem
fastback- Opaleiro
- Número de Mensagens : 394
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Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
Cilindros : 6
Data de inscrição : 17/03/2010
Felipe, depois que postei aqui troquei uma ideia com o Marcos Adriano e ele me disse a mesma coisa, pra refurar o eixo do trambulador e reposicionar esse "cachimbo" mais pra frente mantendo o mesmo ângulo do furo original, pois isso pode prejudicar o engate das marchas. Ele também deu a ideia de ter 2 "cachimbos" para que um acione a luz de ré.
Sobre a mudança no parafuso do coxim você fiz aumentar o rasgo para que o coxim se desloque mais pra frente e pra trás?
Tem alguma sugestão pra eu não errar o furo no eixo do trambulador e para deixar o motor numa posição boa, nem muito pra frente nem muito pra trás?
Sobre a mudança no parafuso do coxim você fiz aumentar o rasgo para que o coxim se desloque mais pra frente e pra trás?
Tem alguma sugestão pra eu não errar o furo no eixo do trambulador e para deixar o motor numa posição boa, nem muito pra frente nem muito pra trás?
Felipe_4100- Opaleiro
- Número de Mensagens : 57
Idade : 43
Localização : Pelotas-RS
Modelo do carro : Comodoro sl/e coupê 1988
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 31/05/2009
Já faz um tempo que fiz esse serviço e sinceramente eu não me lembro se o coxim foi deslocado para frente ou para trás, mas eu tive que fazer esse ajuste para que os 4 parafusos do suporte da caixa ficassem alinhados com os furos da carroceria.
Na época eu montei o sistema de fixação conforme era original, apenas invertendo o suporte da caixa, mas percebi que a furação do suporte não alinhava perfeitamente com a furação da carroceria, foi assim que eu resolvi deslocar o suporte mais o coxim até o ponto de alinhar os furos (suporte caixa com a carroceria) e isso eu consegui aumentando o furo oblongo do suporte que liga o coxim na rabeta da caixa.
Quanto ao furo da haste do trambulador, essa eu mandei para um torneiro fazer e não sei exatamente o procedimento que ele usou para alinhar o "cachimbo" com a alavanca de marchas.
Lembrando que quando fiz essas modificações, o meu motor já estava no lugar na posição original com agregado original do 6cil.
Na época eu montei o sistema de fixação conforme era original, apenas invertendo o suporte da caixa, mas percebi que a furação do suporte não alinhava perfeitamente com a furação da carroceria, foi assim que eu resolvi deslocar o suporte mais o coxim até o ponto de alinhar os furos (suporte caixa com a carroceria) e isso eu consegui aumentando o furo oblongo do suporte que liga o coxim na rabeta da caixa.
Quanto ao furo da haste do trambulador, essa eu mandei para um torneiro fazer e não sei exatamente o procedimento que ele usou para alinhar o "cachimbo" com a alavanca de marchas.
Lembrando que quando fiz essas modificações, o meu motor já estava no lugar na posição original com agregado original do 6cil.
opala4cc- Moderador
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O que ninguém lhe disse nesse tópico é que você não vai poder abusar de nenhuma das marchas, já que A CARCAÇA que você vai usar é de um 4cc 5 marchas. Os câmbios fusionados usam a carcaça e as peças internas do câmbio 6cc 4 marchas e a RABETA do câmbio 4cc com a engrenagem de quinta marcha deste.
A carcaça dos raros câmbios 6cc 5 marchas tinham nervuras externas de reforço para aguentar os maiores esforços do motor 6 cilindros evitando que a carcaça rache.
Abaixo, você pode ver uma foto do câmbio 4cc 5 marchas e do raro 6cc 5 marchas, sendo facilmente constatados os reforços de que falei.
É possível que você ande por anos a fio sem quebrar a carcaça do câmbio 4 cilindros... sem forçar. Mas projeto é projeto... Se fizeram aqueles reforços no molde para fundir uma carcaça mais robusta... então é porque precisa. Principalmente se tratando de GMB, que é uma montadora conservadora que costuma fazer aproveitamento de peças em projetos diferentes, por questões de racionalização de produção. Se os reforços fossem desnecessários para se ter um câmbio 6cc 5 marchas, as carcaças dos dois câmbios seriam rigorosamente as mesmas, mudando apenas os componentes internos.
A carcaça dos raros câmbios 6cc 5 marchas tinham nervuras externas de reforço para aguentar os maiores esforços do motor 6 cilindros evitando que a carcaça rache.
Abaixo, você pode ver uma foto do câmbio 4cc 5 marchas e do raro 6cc 5 marchas, sendo facilmente constatados os reforços de que falei.
É possível que você ande por anos a fio sem quebrar a carcaça do câmbio 4 cilindros... sem forçar. Mas projeto é projeto... Se fizeram aqueles reforços no molde para fundir uma carcaça mais robusta... então é porque precisa. Principalmente se tratando de GMB, que é uma montadora conservadora que costuma fazer aproveitamento de peças em projetos diferentes, por questões de racionalização de produção. Se os reforços fossem desnecessários para se ter um câmbio 6cc 5 marchas, as carcaças dos dois câmbios seriam rigorosamente as mesmas, mudando apenas os componentes internos.
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Felipe_4100- Opaleiro
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Venho abusando do meu cambio nos últimos 10 anos e nunca tive problema, isso que meu motor tava com uma leve preparação.
Inicialmente eu usava junto com a caixa 5m um dif. braseixo 2,73. resultado: quebrei o diferencial e a caixa permaneceu intacta.
Substitui o braseixo por um dana 3,07 e ambos permanecem intactos até hoje.
Como estou mudando o set-up do meu motor, resolvi abrir a caixa para uma inspeção e a mesma está intacta internamente.
Inicialmente eu usava junto com a caixa 5m um dif. braseixo 2,73. resultado: quebrei o diferencial e a caixa permaneceu intacta.
Substitui o braseixo por um dana 3,07 e ambos permanecem intactos até hoje.
Como estou mudando o set-up do meu motor, resolvi abrir a caixa para uma inspeção e a mesma está intacta internamente.
opala4cc- Moderador
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Felipe_4100 escreveu:Venho abusando do meu cambio nos últimos 10 anos e nunca tive problema, isso que meu motor tava com uma leve preparação.
Inicialmente eu usava junto com a caixa 5m um dif. braseixo 2,73. resultado: quebrei o diferencial e a caixa permaneceu intacta.
Substitui o braseixo por um dana 3,07 e ambos permanecem intactos até hoje.
Como estou mudando o set-up do meu motor, resolvi abrir a caixa para uma inspeção e a mesma está intacta internamente.
Infelizmente já faz alguns anos que recebi as últimas fotos dessa transformação de caixa, mostrando a carcaça da caixa toda rachada. A última vez foi na década passada. Ainda tenho as fotos, mas eu levaria semanas para localizá-las.
Quando uma carcaça de caixa de câmbio é fundida no molde de areia, saem algumas peças com resistência mecânica um pouco maior do que outras. É algo inerente à aspereza da superfície do metal que ficou em contato com a areia. Fora pequenas imperfeições inerentes ao processo de moldagem e subsequente secagem no próprio molde de areia (rechupe, presença de contaminantes no metal ainda líquido que não tenham vindo para a superfície, bolhas de ar que não tenham vindo para a superfície, etc...), que podem dar início à ruptura. Você pode ter sorte e pegar algo mais resistente... ou não.
Eu acho que vale a pena pegar uma caixa 6cc de 4 marchas para aproveitar a rabeta da caixa do 4cc 5 marchas, e passar nos trocos as peças internas do câmbio 4cc 5 marchas que sobrarem.
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