Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Regulagem vidro opala cupê
**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** EmptyOntem à(s) 20:19:47 por Luiz Carlos de Brito

» Tensão e Corrente de Partida de um Opala de 6 cilindros
**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** EmptyOntem à(s) 16:23:01 por acezario

» Trinco da porta destravando sozinho
**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** EmptyOntem à(s) 12:23:04 por geosordi

» Manutenção preventiva e corretiva do motor de arranque Arno/Delco-Remy
**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** EmptyOntem à(s) 6:48:40 por opala4cc

» Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah
**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** EmptyDom 5 maio - 10:47:04 por opala4cc

»  Tutorial Desmontando alternador 65a.
**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** EmptyDom 5 maio - 9:51:45 por opala4cc

» farol alto não liga
**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** EmptySex 3 maio - 18:16:56 por GersonJP

» Alocação dos relés - 81/84
**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** EmptySex 3 maio - 11:29:52 por juanopaleiro

» Esta podendo legalizar troca de motor ???
**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** EmptySex 3 maio - 10:21:52 por Rubão6cc

Quem está conectado?

88 usuários online :: 0 registrados, 1 invisível e 87 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar_left**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar_right 
tabarbosa (16850)
**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar_left**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar_right 
Rubão6cc (15348)
**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar_left**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar_right 
BANDIT (13573)
**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar_left**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar_right 
Xann (10394)
**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar_left**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar_left**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar_right 
j ricardo (9376)
**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar_left**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar_right 
Jean Bida (9320)
**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar_left**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar_left**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar_left**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar**posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Bar_right 

+10
fabão
roberligervasio
Felipe_4100
thallisguimaraes
wyllerson punk
kdt_go
opaleiro ss
renangandini
Mafioso 1989
igor braga
14 participantes

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    igor braga
    igor braga
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 183
    Idade : 28
    Localização : belo horizonte
    Modelo do carro : opala comodoro 1982 e um 1986.
    Cilindros : 4 cc
    Data de inscrição : 24/05/2011

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por igor braga Seg 30 maio - 14:14:34

    bom dia!"
    eu to com um 5m do motor 4cc 151 e queria saber se eu posso colocar ele com o motor 6 caneco!

    Mafioso 1989
    Mafioso 1989
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 41
    Idade : 48
    Localização : Minas Gerais
    Modelo do carro : Caravan Diplomata SE 4.1
    Cilindros : 6 bocas,

    Data de inscrição : 05/03/2010

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por Mafioso 1989 Seg 30 maio - 14:34:16

    Fala irmão.
    O ideal é retirar as engrenagens da sua caixa 4M e transplantar para a 5M, aproveitando só a 5a. Desta forma não corre o risco de quebrar tudo, pq as engrenagens (1a até a 4a) do 4 cilindros são menos robustas e podem nao aguentar o torque. Mas vai muito do uso que vc fizer.
    Abraços.
    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** 562542
    igor braga
    igor braga
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 183
    Idade : 28
    Localização : belo horizonte
    Modelo do carro : opala comodoro 1982 e um 1986.
    Cilindros : 4 cc
    Data de inscrição : 24/05/2011

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por igor braga Seg 30 maio - 15:18:14

    nao sou esses que mete o pe no acelerador nao!mas posso colocar sem mecher em nada?adaptacoes,etc!?e vou colocar ele junto com um diferencial 354 mesmo sendo reduzido
    Mafioso 1989
    Mafioso 1989
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 41
    Idade : 48
    Localização : Minas Gerais
    Modelo do carro : Caravan Diplomata SE 4.1
    Cilindros : 6 bocas,

    Data de inscrição : 05/03/2010

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por Mafioso 1989 Seg 30 maio - 15:27:50

    Se andar de boa vai aguentar sim, pode colocar sem problemas. Mas transplantar as engranagens é relativamente fácil, é só tirar de uma e colocar na outra sem adaptação nenhuma, a diferença entre elas é só a "grossura" dos dentes. Já que as duas caixas vão estar no chão acho que vale a pena. E não tem jeito, quando a gente tem um 6 caneco, vez ou outra a gente dá nem que for uma pisadinha pra escutar o ronco mais alto. Aí vc pode pisar sem peso na consciência e ter um sistema bem confiável. Mas Procure uma caixa 5M moderna senão não casa certo.
    Só a título de informação, coloquei o diferencial 354 e mantive o cambio 4M original. Ia colocar um 5M mas acabei desistindo na última hora.
    Abraços **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** 562542


    Última edição por Mafioso 1989 em Seg 22 Ago - 10:48:59, editado 1 vez(es)
    igor braga
    igor braga
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 183
    Idade : 28
    Localização : belo horizonte
    Modelo do carro : opala comodoro 1982 e um 1986.
    Cilindros : 4 cc
    Data de inscrição : 24/05/2011

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por igor braga Seg 30 maio - 15:33:57

    entao vo colocar um 4 marchas mesmo pq o meu 5m e re para tras!melhor colocar igual vc falou um sistema confiavel!
    renangandini
    renangandini
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 437
    Localização : ES
    Modelo do carro : Diplomata 87 Coupe
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 25/12/2009

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por renangandini Seg 30 maio - 17:09:38

    pode colocar 5 marchas re pra tras sim, alias 5 marchas re pra frente nem sei qual eh, talvez seja a do 6cc 92, mas nao sei.

    a diferenca no tamanho dos dentes eh irrisoria, a maior diferenca fica por conta do eixo que sai da caixa q eh mais fino na saida, mas de mesma espessura dentro da caixa
    opaleiro ss
    opaleiro ss
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1214
    Localização : Avaré
    Modelo do carro : Opala ss4 76
    Diplomata SE 88
    Opala especial 76
    Caravan Comodoro SL/E 88
    Caravan 75
    Cilindros : 24
    Data de inscrição : 27/03/2011

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por opaleiro ss Seg 30 maio - 20:17:14

    5 marchas ré pra frente?????? desconheço

    Lucianogyn gosta desta mensagem

    igor braga
    igor braga
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 183
    Idade : 28
    Localização : belo horizonte
    Modelo do carro : opala comodoro 1982 e um 1986.
    Cilindros : 4 cc
    Data de inscrição : 24/05/2011

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por igor braga Seg 30 maio - 20:19:52

    concluindo entao gente; por favor ja to ficando quase loco de respostas contraditorias nao so aqui mas em toda a net!!!!
    posso usar meu cambio 5 marchas do 4 cc no meu motor 6cc e o diferencial 3.54???
    kdt_go
    kdt_go
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1870
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Opala Coupé 250-S 1979
    Comodoro 4100 coupe 1982
    Caravan Diplomata SE 4.1/S Aut4 1988

    Cilindros : 6c, 250-S
    6c, 4100
    6c, 4100
    Data de inscrição : 29/05/2009

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por kdt_go Seg 30 maio - 20:30:24

    5 marchas com ré pra frente non ecxiste.
    Todo GM com 6 cilindros (Omega, Opala, caminhonetes) e todo Opala que teve 5 marchas o cambio era ré pra trás, abaixo da 5a.
    Ré pra frente, d lado da primeira, só nos 4 marchas mesmo.
    renangandini
    renangandini
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 437
    Localização : ES
    Modelo do carro : Diplomata 87 Coupe
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 25/12/2009

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por renangandini Ter 31 maio - 5:57:26

    igor braga escreveu:concluindo entao gente; por favor ja to ficando quase loco de respostas contraditorias nao so aqui mas em toda a net!!!!
    posso usar meu cambio 5 marchas do 4 cc no meu motor 6cc e o diferencial 3.54???

    ja era pra estar usando e sendo feliz hehehe
    igor braga
    igor braga
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 183
    Idade : 28
    Localização : belo horizonte
    Modelo do carro : opala comodoro 1982 e um 1986.
    Cilindros : 4 cc
    Data de inscrição : 24/05/2011

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por igor braga Ter 31 maio - 12:42:55

    valeu manoooo!!!!kkkk
    wyllerson punk
    wyllerson punk
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 6736
    Idade : 51
    Localização : igarapé-mg
    Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
    Cilindros : 6 caneco
    256s
    Data de inscrição : 09/06/2010

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por wyllerson punk Ter 31 maio - 15:04:13

    se precisar de um preparador bacana aqui em bh me fala que te passo o tel do meu. ele ja fez uma caixa 5 marchas pra mim incusive, regiao nova cintra
    thallisguimaraes
    thallisguimaraes
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 17661
    Idade : 31
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Caravan 1988
    Cilindros : 4.1i
    Data de inscrição : 16/01/2008

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por thallisguimaraes Ter 31 maio - 16:08:57

    Se for usar na manha e diferencial curto capaz de guentar sim, ja vi gente usando aqui em goiania, descendo a lenha, abriu uma vez para conferir, so um pouco de farelho de aço no fundo


    _________________
    ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO
    Felipe_4100
    Felipe_4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 57
    Idade : 42
    Localização : Pelotas-RS
    Modelo do carro : Comodoro sl/e coupê 1988
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 31/05/2009

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por Felipe_4100 Ter 31 maio - 20:23:19

    Pode usar sim amigo, eu uso uma caixa dessas ja fazem 4 anos e nunca me deu problema. Minha configuraçao eh motor 6cc, caixa de 5 marchas original do 4cc e um diferencial dana 3,07.
    roberligervasio
    roberligervasio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 333
    Localização : ipameri goias
    Modelo do carro : opala diplomata se 4100
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 04/06/2011

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por roberligervasio Sáb 4 Jun - 12:57:12

    salve galera rapaz agora até eu fiquei com medo .....eu estou com um diplomata e foi feita esta adaptaçao ....o brabo é que o antigo dono do diplomata teve que corta no tunel rapaz agora estou meio preocupado??? Shocked
    renangandini
    renangandini
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 437
    Localização : ES
    Modelo do carro : Diplomata 87 Coupe
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 25/12/2009

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por renangandini Sáb 4 Jun - 14:56:59

    roberligervasio escreveu:salve galera rapaz agora até eu fiquei com medo .....eu estou com um diplomata e foi feita esta adaptaçao ....o brabo é que o antigo dono do diplomata teve que corta no tunel rapaz agora estou meio preocupado??? Shocked


    medo precisa ter n, uma pena q o cara arrombou o tunel sem necessidade
    igor braga
    igor braga
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 183
    Idade : 28
    Localização : belo horizonte
    Modelo do carro : opala comodoro 1982 e um 1986.
    Cilindros : 4 cc
    Data de inscrição : 24/05/2011

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por igor braga Sáb 4 Jun - 15:45:08

    nao entendo muito de opala!mas o que significa esse tunel?
    renangandini
    renangandini
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 437
    Localização : ES
    Modelo do carro : Diplomata 87 Coupe
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 25/12/2009

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por renangandini Sáb 4 Jun - 17:03:32

    igor braga escreveu:nao entendo muito de opala!mas o que significa esse tunel?

    tunel em qualquer carro eh akele "calombo" q tem no meio de qualquer carro(quase todos neh), q no caso do opala abriga caixa de marchas e eixo cardã
    igor braga
    igor braga
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 183
    Idade : 28
    Localização : belo horizonte
    Modelo do carro : opala comodoro 1982 e um 1986.
    Cilindros : 4 cc
    Data de inscrição : 24/05/2011

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por igor braga Sáb 4 Jun - 17:06:34

    a beleza!aqui curti demais a restauracao do seu diplo!parabens
    thallisguimaraes
    thallisguimaraes
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 17661
    Idade : 31
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Caravan 1988
    Cilindros : 4.1i
    Data de inscrição : 16/01/2008

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por thallisguimaraes Sáb 4 Jun - 19:21:46

    renangandini escreveu:
    roberligervasio escreveu:salve galera rapaz agora até eu fiquei com medo .....eu estou com um diplomata e foi feita esta adaptaçao ....o brabo é que o antigo dono do diplomata teve que corta no tunel rapaz agora estou meio preocupado??? Shocked


    medo precisa ter n, uma pena q o cara arrombou o tunel sem necessidade

    Se for dos antigos tem de arrombar sim, mas tambem tem como fazer um serviço bem feito no tunel, mas como disse que tem um diplo é estranho mesmo porque arrombou


    _________________
    ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO
    fabão
    fabão
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 117
    Idade : 45
    Localização : carlinda MT
    Modelo do carro : Opala Diplomata cupe 1986
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 30/11/2008

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por fabão Dom 5 Jun - 13:37:42

    E ai galera , desculpe dar uma de bicão no topico do Igor, mas me digam uma coisa , qual a vantagem de por uma caixa 5m do opala 4cc nun 6cc sera que vai melhorar a velocidade final? pois pelo que me parece a caixa 4m do diplo 6cc só não tem a 5 marcha, mas a relação da 4m do 6cc, e da 5m do 4cc são paraticamente a mesma, no meu ponto de vista essa marcha a menos no 6cc não existe por conta do torque do 6zão ser bem maior, a não ser na caixa 5m do diplo 92 que é muito mais longa, me corrijão se estiver errado. poren seria uma boa poder usar uma caixa de 5m do 4cc e diferencial 3/54 e ter um bom torqueem baixa e um bom desempenho em alta , isso seria ótimo, pois 6cc com 4marchas e diferencial 3/54 dificiumante xega a 130 por hr, isso é foda!!!!!!
    igor braga
    igor braga
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 183
    Idade : 28
    Localização : belo horizonte
    Modelo do carro : opala comodoro 1982 e um 1986.
    Cilindros : 4 cc
    Data de inscrição : 24/05/2011

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por igor braga Dom 5 Jun - 13:41:59

    bicão nada fabao!!! e uma excelente pergunta!tambem quero saber
    to usando o 5 marchas pro 6cc so pra aproveitar ele mesmo no final de semana e aproveitar que eu ja tenho um 5m do meu 4cc!espero as respostas tambem Question
    renangandini
    renangandini
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 437
    Localização : ES
    Modelo do carro : Diplomata 87 Coupe
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 25/12/2009

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por renangandini Dom 5 Jun - 15:52:27

    eh mais pra reducao de giro em quinta marcha, diminuindo ruido e consumo
    wyllerson punk
    wyllerson punk
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 6736
    Idade : 51
    Localização : igarapé-mg
    Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
    Cilindros : 6 caneco
    256s
    Data de inscrição : 09/06/2010

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por wyllerson punk Seg 6 Jun - 7:56:23

    respondendo tambem a duvida do fabao, a caixa de 4 cc nao é mais curta que a de 6 cc. nao. um modo de saber relaçao de cambio é olhar a relaçao de quarta marcha em cambios de 4 e 5 marchas a relaçao de quarta é 1:1 nos cambios de tres marchas a terceira tambem tera a relaçao 1:1 ou seja, mesmo tendo uma marcha a menos a velocidade final é exatamenta a mesma. a relaçao 1:1 acho que universal ou 90% usada e quinta é chamada geralmente overdrive. ela tem mais a funçao de poupar o motor que velocidade final. pois encher uma caixa de 5 marchas tem que fuçar mais o motor pois ele nao aguenta arrastar tanto peso com tanto vento pra para-lo. mas fica um carro bem mais forte e duravel
    roberligervasio
    roberligervasio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 333
    Localização : ipameri goias
    Modelo do carro : opala diplomata se 4100
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 04/06/2011

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por roberligervasio Seg 6 Jun - 10:58:19

    salve galera gostei da opniao de vcs a minha preocupaçao maior e se o cambio de 5m vai aguentar o dia a dia e giro do seis bocao ....tb fico chateado do osmardito do proprietario anterior ter cortado o tunel fazendo um serviço porco agora eu só quero ver como vai encaixar o suporte consoles da marcha pois o cabio ficou para tras Twisted Evil Twisted Evil
    renangandini
    renangandini
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 437
    Localização : ES
    Modelo do carro : Diplomata 87 Coupe
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 25/12/2009

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por renangandini Seg 6 Jun - 11:50:13

    roberligervasio escreveu:salve galera gostei da opniao de vcs a minha preocupaçao maior e se o cambio de 5m vai aguentar o dia a dia e giro do seis bocao ....tb fico chateado do osmardito do proprietario anterior ter cortado o tunel fazendo um serviço porco agora eu só quero ver como vai encaixar o suporte consoles da marcha pois o cabio ficou para tras Twisted Evil Twisted Evil

    refaz a furacao da alavanca no eixo do trambulador, ai o proprio console vai tapar a merda q o antigo proprietario fez.
    roberligervasio
    roberligervasio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 333
    Localização : ipameri goias
    Modelo do carro : opala diplomata se 4100
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 04/06/2011

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por roberligervasio Seg 6 Jun - 21:27:58

    salve meu irmao .....boa ideia valeu ....eu tb estou com um problemao na carburaçao do diplomatao .....o carro veio com um carbura 446 a gasolina e o motor é a alcool ....eu peguei coloquei um reparo a alcool mas nao adiantou muita coisa por que a base está com folga no eixo borboleta alem de nao dar marcha lenta funciona um pouco depois apaga ... o seu seis boca tb está com um 446 tb vc tb entende da carburaçao 446 Shocked
    renangandini
    renangandini
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 437
    Localização : ES
    Modelo do carro : Diplomata 87 Coupe
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 25/12/2009

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por renangandini Seg 6 Jun - 22:48:18

    entendo nada de 446, nunca tive uma, o meu usa uma weber 40, mas tem muitaaa gente q entende de 446 aki no forum, cria um topico explicando o q ta acontecendo q ja ja te dao uma luz.
    roberligervasio
    roberligervasio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 333
    Localização : ipameri goias
    Modelo do carro : opala diplomata se 4100
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 04/06/2011

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por roberligervasio Ter 7 Jun - 15:50:33

    valeuuuuuuuuu blz vamos aguardar Laughing
    Marcelo Fronterotta
    Marcelo Fronterotta
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2
    Idade : 43
    Localização : Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/E 4.1/S
    Cilindros : 6cc.
    Data de inscrição : 09/06/2011

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por Marcelo Fronterotta Qui 9 Jun - 21:13:20

    kdt_go escreveu:5 marchas com ré pra frente non ecxiste.
    Todo GM com 6 cilindros (Omega, Opala, caminhonetes) e todo Opala que teve 5 marchas o cambio era ré pra trás, abaixo da 5a.
    Ré pra frente, d lado da primeira, só nos 4 marchas mesmo.

    Tenho uma caravan 6cc 4m e a ré é pra trás mesmo. Não existe caravan e opala com ré pra frente.... vcs estão confundindo com o chevette e marajó. Alias, gostaria de saber como faço pra colocar caixa de 5m no meu. Dizem que consome menos. Acha que valem a pena??? abs
    renangandini
    renangandini
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 437
    Localização : ES
    Modelo do carro : Diplomata 87 Coupe
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 25/12/2009

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por renangandini Sex 10 Jun - 3:41:56

    Marcelo Fronterotta escreveu:
    kdt_go escreveu:5 marchas com ré pra frente non ecxiste.
    Todo GM com 6 cilindros (Omega, Opala, caminhonetes) e todo Opala que teve 5 marchas o cambio era ré pra trás, abaixo da 5a.
    Ré pra frente, d lado da primeira, só nos 4 marchas mesmo.

    Tenho uma caravan 6cc 4m e a ré é pra trás mesmo. Não existe caravan e opala com ré pra frente.... vcs estão confundindo com o chevette e marajó. Alias, gostaria de saber como faço pra colocar caixa de 5m no meu. Dizem que consome menos. Acha que valem a pena??? abs

    seu carro deve estar com cambio de outro veiculo, pq opala 4 marchas(trambulador interno) é ré pra frente(perto da primeira)!!!
    os com trambulador externo são ré pra tras(perto da segunda), mas esses cambios sao dos opalas antigos e se sua caravam tem a ré pra tras seu carro esta com um cambio que nao é original dele. Espero ter tirado a duvida.

    Lucianogyn gosta desta mensagem

    roberligervasio
    roberligervasio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 333
    Localização : ipameri goias
    Modelo do carro : opala diplomata se 4100
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 04/06/2011

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por roberligervasio Sáb 16 Jul - 14:14:33

    slve galera neste topico aproveitando o embalo da galera todos sabem que no meu diplomata foi adaptado um cambio de cinco marchas pois concerteza o meu diplomata era de 4 marchas moral da historia como já peguei o barco andando rapaz nao compensa fazer esta adaptaçao nao porque no meu carro o osmaldito cortou até um pedaço do tunel porque o cambio de 5 marchar a moringa fica muito para tras moral da historia cortaram um pedaço do consoles e outra coisa o diferencial ficou para cima ou seja a luva do pinhao ficou para cima e nao alinhada com o segundo cardam moral da historia fica um funcionamento horrivel agora eu estou na duvida nao sei retiro este cambio e tento dar este em um de 4 marchas ou se eu mando diminuir o cardan para alinhar o diferencial para ver se melhora o funcionamento o que vcs acham????? Question Exclamation
    andersonmartins
    andersonmartins
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 163
    Idade : 46
    Localização : joinville
    Modelo do carro : comodoro 89 4portas alcool azul drava
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 25/03/2011

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por andersonmartins Sáb 16 Jul - 14:23:31

    aqui em joinville tem o diplomata 92 preparado com carburação escape dimencionado e comando usando diferencial braseixos blocado e ta guentando e o cara tem o pé pesado
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por fastback Dom 21 maio - 9:04:42

    Galera, desculpem ressuscitar o tópico, mas estou com problemas na instalação do 6 cilindros. Como aconteceu com o roberligervasio meu câmbio não bate a buraco do túnel com o buraco da alavanca. Inclusive tenho um amigo que ficou com esse rombo no túnel do opala dele também. Mas abrindo o câmbio por essa tampa onde vai a alavanca pude notar que se eu mudar o cachimbo de lugar, empurrando ele mais pra frente, eu consigo mudar essa chapa de lugar e o buraco da alavanca vai bater certinho. A dúvida é, eu preciso cortar esse eixo do trambulador para jogar o cachimbo mais pra frente ou é só refazer o furo da trava dele mais pra frente? Lembrando que abri esse câmbio há mito tempo e não lembro exatamente como esse cachimbo é preso.
    E, no meu caso, meu câmbio é 5 marchas do 4 cilindros com o miolo (de 1a à 4a) de 6 cilindros ré pra frente. As engrenagens são mais robustas sim e recomendo a troca. Inclusive o maior cuidado com esse câmbio é não abusar da 5a marcha, como ela fica na rabeta e ela é de alumínio, usar a 5a marcha em baixas velocidades pode esquentar demais e fundir a rabeta. No mais é só não ficar abusando do câmbio... Pelo menos foi o que aprendi nada minha pesquisas à respeito.
    Felipe_4100
    Felipe_4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 57
    Idade : 42
    Localização : Pelotas-RS
    Modelo do carro : Comodoro sl/e coupê 1988
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 31/05/2009

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por Felipe_4100 Dom 21 maio - 10:09:05

    Uso essa caixa no meu opala 6cil e não precisa cortar nada do carro. Como você citou, é necessário inverter a posição da alavanca de marchas e reposicionar o "cachimbo" (não sei o nome dessa peça, no ML se acha como SETOR DA CAIXA DE CAMBIO).

    Na minha eu fiz o seguinte: foi usinada a guia do eixo trambulador que fica na rabeta da caixa, para permitir o funcionamento da alavanca de marchas em sua nova posição. Não aconselho cortar o eixo trambulador, faça um novo furo e reposicione o "cachimbo" mais para a frente da caixa de forma que se encaixe com a nova posição da alavanca de marchas. uma dica, compre outro "cachimbo" e o coloque na posição original do 4cil para acionar a chave da luz de marcha ré.

    Internamente foram essas as modificações que fiz no meu câmbio e está funcionando perfeitamente.

    Também são necessárias algumas modificações externas, tais como: inverter o suporte de fixação da caixa no assoalho do carro e aumentar o furo oblongo do suporte do coxim da caixa, devido a mesma estar deslocada para a parte de trás do carro.

    No mais é ajustar o comprimento do eixo cardã e pronto.

    Espero ter ajudado

    luis gobbi gosta desta mensagem

    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por fastback Dom 21 maio - 11:27:58

    Felipe, depois que postei aqui troquei uma ideia com o Marcos Adriano e ele me disse a mesma coisa, pra refurar o eixo do trambulador e reposicionar esse "cachimbo" mais pra frente mantendo o mesmo ângulo do furo original, pois isso pode prejudicar o engate das marchas. Ele também deu a ideia de ter 2 "cachimbos" para que um acione a luz de ré.
    Sobre a mudança no parafuso do coxim você fiz aumentar o rasgo para que o coxim se desloque mais pra frente e pra trás?
    Tem alguma sugestão pra eu não errar o furo no eixo do trambulador e para deixar o motor numa posição boa, nem muito pra frente nem muito pra trás?
    Felipe_4100
    Felipe_4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 57
    Idade : 42
    Localização : Pelotas-RS
    Modelo do carro : Comodoro sl/e coupê 1988
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 31/05/2009

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por Felipe_4100 Dom 21 maio - 13:53:55

    Já faz um tempo que fiz esse serviço e sinceramente eu não me lembro se o coxim foi deslocado para frente ou para trás, mas eu tive que fazer esse ajuste para que os 4 parafusos do suporte da caixa ficassem alinhados com os furos da carroceria.

    Na época eu montei o sistema de fixação conforme era original, apenas invertendo o suporte da caixa, mas percebi que a furação do suporte não alinhava perfeitamente com a furação da carroceria, foi assim que eu resolvi deslocar o suporte mais o coxim até o ponto de alinhar os furos (suporte caixa com a carroceria) e isso eu consegui aumentando o furo oblongo do suporte que liga o coxim na rabeta da caixa.

    Quanto ao furo da haste do trambulador, essa eu mandei para um torneiro fazer e não sei exatamente o procedimento que ele usou para alinhar o "cachimbo" com a alavanca de marchas.

    Lembrando que quando fiz essas modificações, o meu motor já estava no lugar na posição original com agregado original do 6cil.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por opala4cc Dom 21 maio - 15:35:31

    O que ninguém lhe disse nesse tópico é que você não vai poder abusar de nenhuma das marchas, já que A CARCAÇA que você vai usar é de um 4cc 5 marchas. Os câmbios fusionados usam a carcaça e as peças internas do câmbio 6cc 4 marchas e a RABETA do câmbio 4cc com a engrenagem de quinta marcha deste.
    A carcaça dos raros câmbios 6cc 5 marchas tinham nervuras externas de reforço para aguentar os maiores esforços do motor 6 cilindros evitando que a carcaça rache.
    Abaixo, você pode ver uma foto do câmbio 4cc 5 marchas e do raro 6cc 5 marchas, sendo facilmente constatados os reforços de que falei.

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Clarck10

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Clarck11

    É possível que você ande por anos a fio sem quebrar a carcaça do câmbio 4 cilindros... sem forçar. Mas projeto é projeto... Se fizeram aqueles reforços no molde para fundir uma carcaça mais robusta... então é porque precisa. Principalmente se tratando de GMB, que é uma montadora conservadora que costuma fazer aproveitamento de peças em projetos diferentes, por questões de racionalização de produção. Se os reforços fossem desnecessários para se ter um câmbio 6cc 5 marchas, as carcaças dos dois câmbios seriam rigorosamente as mesmas, mudando apenas os componentes internos.

    Lucianogyn gosta desta mensagem

    Felipe_4100
    Felipe_4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 57
    Idade : 42
    Localização : Pelotas-RS
    Modelo do carro : Comodoro sl/e coupê 1988
    Cilindros : 4100
    Data de inscrição : 31/05/2009

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por Felipe_4100 Dom 21 maio - 17:36:27

    Venho abusando do meu cambio nos últimos 10 anos e nunca tive problema, isso que meu motor tava com uma leve preparação.

    Inicialmente eu usava junto com a caixa 5m um dif. braseixo 2,73. resultado: quebrei o diferencial e a caixa permaneceu intacta.

    Substitui o braseixo por um dana 3,07 e ambos permanecem intactos até hoje.

    Como estou mudando o set-up do meu motor, resolvi abrir a caixa para uma inspeção e a mesma está intacta internamente.

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por opala4cc Dom 21 maio - 18:30:19

    Felipe_4100 escreveu:Venho abusando do meu cambio nos últimos 10 anos e nunca tive problema, isso que meu motor tava com uma leve preparação.

    Inicialmente eu usava junto com a caixa 5m um dif. braseixo 2,73. resultado: quebrei o diferencial e a caixa permaneceu intacta.

    Substitui o braseixo por um dana 3,07 e ambos permanecem intactos até hoje.

    Como estou mudando o set-up do meu motor, resolvi abrir a caixa para uma inspeção e a mesma está intacta internamente.


    Infelizmente já faz alguns anos que recebi as últimas fotos dessa transformação de caixa, mostrando a carcaça da caixa toda rachada. A última vez foi na década passada. Ainda tenho as fotos, mas eu levaria semanas para localizá-las.
    Quando uma carcaça de caixa de câmbio é fundida no molde de areia, saem algumas peças com resistência mecânica um pouco maior do que outras. É algo inerente à aspereza da superfície do metal que ficou em contato com a areia. Fora pequenas imperfeições inerentes ao processo de moldagem e subsequente secagem no próprio molde de areia (rechupe, presença de contaminantes no metal ainda líquido que não tenham vindo para a superfície, bolhas de ar que não tenham vindo para a superfície, etc...), que podem dar início à ruptura. Você pode ter sorte e pegar algo mais resistente... ou não.
    Eu acho que vale a pena pegar uma caixa 6cc de 4 marchas para aproveitar a rabeta da caixa do 4cc 5 marchas, e passar nos trocos as peças internas do câmbio 4cc 5 marchas que sobrarem.

    Conteúdo patrocinado


    **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc** Empty Re: **posso usar a caixa 5 marchas do 4cc no motor de 6cc**

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 7 maio - 7:55:28