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    É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc?

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    É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc? Empty É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc?

    Mensagem por Felipe0206 Qua 16 Fev - 21:47:37

    Olá pessoal, boa noite! Tenho um Opala Coupé 76
    4 cilindros e ano que vem quero começar a restaurar e realizar a troca do motor para o 6 cilindros.

    Mas enquanto isso, uso meu opala semanalmente e estou tendo problemas com o câmbio (4 marchas varetado). Esse câmbio já foi revisado pelo antigo dono em abril do ano passado. Foram trocados rolamentos, retentores, juntas, óleo, coxim e travessas. Em dezembro do ano passado, já comigo, estourou o seletor de marcha e travou. Agora em fevereiro travou novamente e atualmente está no mecânico (ainda está na garantia).

    Como quero fazer a troca do motor no próximo ano, estava pensando em talvez já deixar o câmbio pronto.

    Seria possível colocar um câmbio 5 marchas do 6 cilindros no meu motor atual, para eu rodar até trocar o motor? Eu sei que pode ser necessário corte de túnel, agora ou depois, portanto queria entender melhor como funciona.

    Eu pesquisei em outros tópicos, mas só encontrei o contrário (câmbio do 4cc no 6cc).

    Obrigado!
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    É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc? Empty Re: É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc?

    Mensagem por Müller Qui 17 Fev - 4:43:03

    Possível é, mas o câmbio 5 marchas pro 6 cil. só saiu nos modelos 92, é caríssimo e difícil de achar. É mais fácil achar e mais barato comprar um 5 marchas do 4 cil. mesmo.


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    É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc? Empty Re: É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc?

    Mensagem por thallisguimaraes Qua 2 Mar - 13:21:45

    Realmente, voce tera de mexer no tunel do opala aí.

    Tem gente que anda anos com o cambio do 4cil no 6cil e nao quebra, outro quebra logo, vai de sorte e saber usar.



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    É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc? Empty Re: É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc?

    Mensagem por Rafael GTBS2 Sex 4 Mar - 10:08:06

    Felipe0206 escreveu:Olá pessoal, boa noite! Tenho um Opala Coupé 76
    4 cilindros e ano que vem quero começar a restaurar e realizar a troca do motor para o 6 cilindros.

    Mas enquanto isso, uso meu opala semanalmente e estou tendo problemas com o câmbio (4 marchas varetado). Esse câmbio já foi revisado pelo antigo dono em abril do ano passado. Foram trocados rolamentos, retentores, juntas, óleo, coxim e travessas. Em dezembro do ano passado, já comigo, estourou o seletor de marcha e travou. Agora em fevereiro travou novamente e atualmente está no mecânico (ainda está na garantia).

    Como quero fazer a troca do motor no próximo ano, estava pensando em talvez já deixar o câmbio pronto.

    Seria possível colocar um câmbio 5 marchas do 6 cilindros no meu motor atual, para eu rodar até trocar o motor? Eu sei que pode ser necessário corte de túnel, agora ou depois, portanto queria entender melhor como funciona.

    Eu pesquisei em outros tópicos, mas só encontrei o contrário (câmbio do 4cc no 6cc).

    Obrigado!

    Buenas amigo,

    Tem que lembrar que o cambio do 6cc tem relação pouco mais longa que o do 4cc. A engrenagem principal de uma das árvores (não lembro qual) tem 29 dentes do no 6cc e 31 no 4cc, se não me recordo mal.
    Isso pode fazer teu carro parecer meio "xôxo" ou sem torque.
    De durabilidade, tá bem tranquilo.
    Abraço!
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    É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc? Empty Re: É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc?

    Mensagem por Murilo R Sex 4 Mar - 15:25:15

    tem 6 cc usando cambio 5 marcha do chevete nao quebra facil porque o entalhado é mais curto tem que trocar o rolamento do piloto e a capa seca do opala oresto é tudo igual



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    É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc? Empty COLCOAR CAIXA DE 5 MARCHA OPALA 6CC

    Mensagem por Batista90 Qui 24 Mar - 11:53:47

    BOA TARDE GALERA! TENHO UM DIPLOMATA 6CC DE 4 MARCHA RE PARA FRENTE, HOJE ME OFERECERAM UMA CAIXA DE 5 MARCHAS, SERIA UMA BOA EU COLCOAR NO MEU DIPLOMATA, VAI FUNCIONAR LEGAL? TEREI QUE FAZER ALGUMA ADPTAÇÃO?
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    É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc? Empty Re: É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc?

    Mensagem por Gerald Sex 25 Mar - 8:08:34

    O que você espera ganhar com a substituição?

    É bom lembrar que somente em 1992 a GM usou caixa de câmbio de 5 velocidades nos Opalas com motor de 6 cilindros. Não havia necessidade técnica alguma desse pseudo melhoramento. Foi mais uma jogada de marketing, porque os leigos tendem a acreditar que quanto mais marchas, melhor.

    Se fizesse sentido técnico, a GM já teria usado uma caixa de 5 velocidades nos Opalas de 6 cilindros dos anos anteriores, até porque a Clark já estava careca de fazer caixa de marcha de 5 velocidades para os Opalas de 4 cilindros.

    A caixa de 5 marchas para o motor de 6 cilindros de 1882 é mais reforçada que a usada com o motor de 4 cilindros, apesar de ambas serem praticamente iguais quando vistas por fora. Possivelmente, a caixa de 5 marchas oferecida é a do motor de 4 cilindros, que não seria recomendável usar com um motor de 6 cilindros.



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    É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc? Empty Re: É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc?

    Mensagem por -GTO- Sex 25 Mar - 8:10:27

    thallisguimaraes escreveu:Realmente, voce tera de mexer no tunel do opala aí.

    Tem gente que anda anos com o cambio do 4cil no 6cil e nao quebra, outro quebra logo, vai de sorte e saber usar.



    Sorte e Equipamento mecânico não existe. Existe Uso Correto e existe Uso Incorreto.
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    É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc? Empty Re: É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc?

    Mensagem por Rubão6cc Sex 25 Mar - 21:30:47

    Batista90 escreveu:BOA TARDE GALERA! TENHO UM DIPLOMATA 6CC DE 4 MARCHA RE PARA FRENTE, HOJE ME OFERECERAM UMA CAIXA DE 5 MARCHAS, SERIA UMA BOA EU COLCOAR NO MEU DIPLOMATA, VAI FUNCIONAR LEGAL? TEREI QUE FAZER ALGUMA ADPTAÇÃO?

    Essa caixa que te ofereceram com certeza é de Opala 4 cil. Estão tentando te passar a perna. Qual seria o sentido de alguém te oferecer uma caixa de 5 marchas original do Opala 6 cil 92 numa troca com a de 4 marchas? Nenhuma. Essa caixa é a caixa de marchas mais desejada pelos opaleiros que tem Opala motor 6 cil. E custa caro.


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    É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc? Empty Re: É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc?

    Mensagem por Gerald Dom 27 Mar - 21:32:07

    Se me dessem de presente uma caixa de marchas de 5 marchas CL-2205B (a autêntica dos Opalas 6cc de 1992) eu não usaria! Ou melhor, eu manteria a caixa de 4 marchas do meu Diplomata 6cc 89 e "passaria nos cobres" a caixa de 5 marchas. Algumas razões:

    1. a caixa de 4 marchas é perfeitamente casada com o motor 6cc
    2. a 5ª marcha da CL-2205B praticamente não acrescenta nada
    3. a troca tem um custo
    4. não se mexe em time que está ganhando
    5. a minha caixa original de 4 marchas está perfeita


    Alguém poderia perguntar: A 5ª marcha adicional não foi introduzida pela GM no modelo 92 para aumentar a economia, reduzir o ruido do motor, etc.?

    A coisa não é tão simples. Para entender melhor, é preciso dar uma olhada nas tabelas abaixo, que mostram as relações de marcha da caixa CL-2205B e da caixa de 4 marchas dos Opalas 6cc:

    É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc? Caixa_10

    Note que as relações de marcha são praticamente iguais. A única diferença está na 5ª marcha da caixa de CL-2205B, que não tem correspondente na caixa de 4 marchas.

    A 5ª marcha da CL-2205B é uma marcha overdrive com relação de 0.802:1. Isso significa que para uma dada velocidade do carro, a rotação do motor será 20% mais baixa.

    Por exemplo, numa velocidade de 130 kh/h, o motor estará girando a 3000 RPM se estiver usando a 4ª marcha, e 2400 RPM se estiver usando a 5ª marcha.

    Alguém poderá dizer:
    - Ah, então a 5ª marcha é mesmo melhor porque o motor estará girando mais devagar, haverá menos explosões por minuto e o motor estará consumindo menos.

    Repetindo, esse é um raciocínio simplório. É preciso entender que se estiver usando a 5ª marcha, para manter a velocidade de 130 km/h, a explosões serão menos frequentes, mas mais fortes! um motorista perspicaz irá notar que precisará pressionar mais o acelerador para manter o carro a 130 km/h em 5ª marcha do que se estivesse usando a 4ª marcha.

    Essa constatação já coloca em dúvida a possível economia ao usar a 5ª marcha. Entretanto, tem mais um ponto importante que muita gente não conhece:a 4ª marca é direta, isto é, a relação é 1:1.

    Na marcha direta não participa nenhuma engrenagem da caixa de câmbio, enquanto na 5ª marcha, há o engrenamento de QUATRO engrenagens, o que causa uma perda significativa de potência. Na marcha direta, as perdas da caixa são bem menores.

    Finalmente, outro ponto importante que afeta a dirigibilidade e até a segurança: o torque na roda será 20% menor se for usada a 5ª marcha e não a 4ª. O carro irá responder muito mais rápido se estiver usando a 4ª marcha.

    A 4ª marcha dos Opalas de 6 cilindros é uma marcha longa, mais longa, por exemplo, que a 5ª marcha de um Monza. A caixa de 4 marchas foi muito bem calibrada para o motor de 6 cilindros. Eu diria que a 4ª marcha é a mais importante, porque é uma marcha que pode ser usada desde 50 kh/h até quase 200 km/h. Numa estrada, é a única marcha usada normalmente.

    Por que a GM introduziu então a caixa "canto do cisne" de 5 marchas no Diplomata 92? Penso que a razão foi apenas basicamente a de marketing. Isso, infelizmente, criou uma certo complexo de inferioridade nos donos de Opalas com câmbio de 4 marchas, que passaram a acreditar que estavam usando uma caixa de marchas inferior, ultrapassada

    É bom afastar esse sentimento negativo e sem base técnica. Mirem no exemplo dos modernos carros elétricos usam apenas UMA marcha e ninguém reclama!

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    É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc? Empty Re: É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc?

    Mensagem por Rubão6cc Dom 27 Mar - 22:49:29

    Gerald escreveu:Se me dessem de presente uma caixa de marchas de 5 marchas CL-2205B (a autêntica dos Opalas 6cc de 1992) eu não usaria! Ou melhor, eu manteria a caixa de 4 marchas do meu Diplomata 6cc 89 e "passaria nos cobres" a caixa de 5 marchas. Algumas razões:

    1. a caixa de 4 marchas é perfeitamente casada com o motor 6cc
    2. a 5ª marcha da CL-2205B praticamente não acrescenta nada
    3. a troca tem um custo
    4. não se mexe em time que está ganhando
    5. a minha caixa original de 4 marchas está perfeita


    Alguém poderia perguntar: A 5ª marcha adicional não foi introduzida pela GM no modelo 92 para aumentar a economia, reduzir o ruido do motor, etc.?

    A coisa não é tão simples. Para entender melhor, é preciso dar uma olhada nas tabelas abaixo, que mostram as relações de marcha da caixa CL-2205B e da caixa de 4 marchas dos Opalas 6cc:

    É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc? Caixa_10

    Note que as relações de marcha são praticamente iguais. A única diferença está na 5ª marcha da caixa de CL-2205B, que não tem correspondente na caixa de 4 marchas.

    A 5ª marcha da CL-2205B é uma marcha overdrive com relação de 0.802:1. Isso significa que para uma dada velocidade do carro, a rotação do motor será 20% mais baixa.

    Por exemplo, numa velocidade de 130 kh/h, o motor estará girando a 3000 RPM se estiver usando a 4ª marcha, e 2400 RPM se estiver usando a 5ª marcha.

    Alguém poderá dizer:
    - Ah, então a 5ª marcha é mesmo melhor porque o motor estará girando mais devagar, haverá menos explosões por minuto e o motor estará consumindo menos.

    Repetindo, esse é um raciocínio simplório. É preciso entender que se estiver usando a 5ª marcha, para manter a velocidade de 130 km/h, a explosões serão menos frequentes, mas mais fortes! um motorista perspicaz irá notar que precisará pressionar mais o acelerador para manter o carro a 130 km/h em 5ª marcha do que se estivesse usando a 4ª marcha.

    Essa constatação já coloca em dúvida a possível economia ao usar a 5ª marcha. Entretanto, tem mais um ponto importante que muita gente não conhece:a 4ª marca é direta, isto é, a relação é 1:1.

    Na marcha direta não participa nenhuma engrenagem da caixa de câmbio, enquanto na 5ª marcha, há o engrenamento de QUATRO engrenagens, o que causa uma perda significativa de potência. Na marcha direta, as perdas da caixa são bem menores.

    Finalmente, outro ponto importante que afeta a dirigibilidade e até a segurança: o torque na roda será 20% menor se for usada a 5ª marcha e não a 4ª. O carro irá responder muito mais rápido se estiver usando a 4ª marcha.

    A 4ª marcha dos Opalas de 6 cilindros é uma marcha longa, mais longa, por exemplo, que a 5ª marcha de um Monza. A caixa de 4 marchas foi muito bem calibrada para o motor de 6 cilindros. Eu diria que a 4ª marcha é a mais importante, porque é uma marcha que pode ser usada desde 50 kh/h até quase 200 km/h. Numa estrada, é a única marcha usada normalmente.

    Por que a GM introduziu então a caixa "canto do cisne" de 5 marchas no Diplomata 92? Penso que a razão foi apenas basicamente a de marketing. Isso, infelizmente, criou uma certo complexo de inferioridade nos donos de Opalas com câmbio de 4 marchas, que passaram a acreditar que estavam usando uma caixa de marchas inferior, ultrapassada

    É bom afastar esse sentimento negativo e sem base técnica. Mirem no exemplo dos  modernos carros elétricos usam apenas UMA marcha e ninguém reclama!

    Gerald,
    Dono de Opala 6 cil em geral não se preocupa com economia de combustível (exceto os pé rapados), logo acredito que a tara de muitos pelo câmbio de 5 marchas não é pela melhora na economia mas sim pelo conforto. O câmbio de 4 marchas é tecnicamente perfeito pro conjunto mecânico do Opala 6 cil porém comparando com um carro com câmbio de 5 marchas você sente um certo desconforto. Giro muito alto. Eu também não faria essa alteração mas admito que gostaria que tivesse a 5ª marcha.

    PS: não sei no caso do Opala mas a 5ª marcha faz toda diferença em outros carros na questão da economia de combustível. Tenho uma Ranger 2.3 que chega fazer 12 km/l na estrada. Sendo que na cidade não chega fazer 7. Isso é devido a uma primazia da Ford com esse câmbio e sua 5ª marcha. Lembrando que utilitários possuem relações de diferencial curtas.


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    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
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    É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc? Empty Re: É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc?

    Mensagem por Gerald Ter 29 Mar - 8:13:10

    Rubão6cc escreveu:
    O câmbio de 4 marchas é tecnicamente perfeito pro conjunto mecânico do Opala 6 cil porém comparando com um carro com câmbio de 5 marchas você sente um certo desconforto. Giro muito alto.

    PS: não sei no caso do Opala mas a 5ª marcha faz toda diferença em outros carros na questão da economia de combustível. Tenho uma Ranger 2.3 que chega fazer 12 km/l na estrada. Sendo que na cidade não chega fazer 7. Isso é devido a uma primazia da Ford com esse câmbio e sua 5ª marcha. Lembrando que utilitários possuem relações de diferencial curtas.


    Rubão,

    O que conta não é número da marcha, se é 4ª ou 5ª, mas a RELAÇÃO da transmissão. A 4ª marcha do Opala 6 cil é mais longa que a 5ª marcha da Ranger! É só fazer as contas para ver:

    Opala 6 cilindros:
    4ª marcha: 1:1
    Diferencial 2.73:1
    Aro da roda: 15"
    Pneu: 195/70

    Ford Ranger:
    5ª marcha: 0.791:1
    Diferencial 4.56:1
    Aro da roda: 16"
    Pneu: 245/70

    Para saber se uma marcha é longa ou curta, o que importa é a distância que o carro anda a cada volta do motor. Quanto maior a distância, mais longa é a marcha. Fazendo as contas:

    Opala 6 cil: 1505 mm
    Ranger: 1305 mm


    CONCLUSÃO:

    A 4ª marcha do Opala é muito mais longa que a 5ª marcha da Ranger. Para uma mesma velocidade, o motor da Ranger estará girando a uma rotação quase 20% mais alta que o motor do Opala.

    A 4ª marcha do Opala 6 cil corresponde a uma (não disponível) 6ª marcha da Ranger!!!
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    É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc? Empty Re: É possível usar um câmbio 5 marchas do 6cc em um motor 4cc?

    Mensagem por Black Sex 1 Abr - 16:04:52

    Eu também não colocaria um cambio 5 marchas em um Opala com Diferencial 2:73, devido ao custo/beneficio não valer a pena.

    Mas como tenho Diferencial 3:07 e ainda pretendo colocar o 3:54, acabei instalando o cambio 5 marchas.

    Pois para saídas com respostas mais rápidas o 2:73 é ruim, e tem mais chances de quebrar também, e pra quem quer melhorar desempenho nas saidas e ainda assim conseguir usar o carro para um rolê mais longo, o 3:54 ou 3:07 com cambio 5 marchas casa bem...

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