Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala EmptyHoje à(s) 9:04:50 por Rubão6cc

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala EmptyOntem à(s) 18:42:37 por juanopaleiro

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala EmptyOntem à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala EmptyOntem à(s) 9:55:47 por lucas krause

» numeração de segurança opala 71
Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala EmptyOntem à(s) 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala EmptyOntem à(s) 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala EmptyOntem à(s) 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala EmptyOntem à(s) 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

Quem está conectado?

119 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 119 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Bar_leftExiste uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala BarExiste uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Bar_right 
tabarbosa (16850)
Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Bar_leftExiste uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala BarExiste uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Bar_right 
Rubão6cc (15341)
Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Bar_leftExiste uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala BarExiste uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Bar_right 
BANDIT (13573)
Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Bar_leftExiste uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala BarExiste uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Bar_right 
Xann (10394)
Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Bar_leftExiste uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala BarExiste uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Bar_leftExiste uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala BarExiste uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Bar_right 
j ricardo (9376)
Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Bar_leftExiste uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala BarExiste uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Bar_right 
Jean Bida (9320)
Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Bar_leftExiste uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala BarExiste uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Bar_leftExiste uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala BarExiste uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Bar_leftExiste uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala BarExiste uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Bar_right 

+8
fauzi
Joey Ramone
adpachec
ASPIRA
wyllerson punk
Jean Bida
tabarbosa
charlesonline
12 participantes

    Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala

    charlesonline
    charlesonline
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 33
    Idade : 39
    Localização : Campo Limpo Paulista - SP
    Modelo do carro : OPALA COMMODORO 1980 (BRANCO)
    Cilindros : 2500 cc
    Data de inscrição : 24/01/2012

    Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Empty Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala

    Mensagem por charlesonline Seg 30 Jan - 14:18:30

    Quero saber se existe uma recomendação sobre bateria para o Opala..

    Vou instalar um som, caixas, mas nada fora do normal e tem ar instalado

    vlw galera, obrigado
    tabarbosa
    tabarbosa
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 16850
    Idade : 48
    Localização : São Carlos - SP
    Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
    Cilindros : 4 cil, ambos
    Data de inscrição : 01/05/2008

    Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Empty Re: Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala

    Mensagem por tabarbosa Seg 30 Jan - 14:44:49

    normalmente, uma bateria de opala de 45 amperes toca um carro sem muito opcional e uma de 60 dá conta dos mais completos...

    nenhum problema colocar bateria maior, visto precisar de mais amperagem para tocar os periféricos do som que quer instalar... mas em geral, se colocar uma bateria de muito alta amperagem, terá que mexer com o alternador, pois se deixar original, somente com 2-3 horas de uso é que vai conseguir carga máxima (em uma bateria de 90-120ah p. ex)... e essa coisa de carga parcial toda vez que usar o carro vai diminuir a vida útil de sua bateria (que em geral, por ser 'maior', é bem cara)
    charlesonline
    charlesonline
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 33
    Idade : 39
    Localização : Campo Limpo Paulista - SP
    Modelo do carro : OPALA COMMODORO 1980 (BRANCO)
    Cilindros : 2500 cc
    Data de inscrição : 24/01/2012

    Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Empty Re: Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala

    Mensagem por charlesonline Seg 30 Jan - 14:50:28

    Entendi! Será que tem como eu saber pelo alternador? Qual seria o ideal...
    tabarbosa
    tabarbosa
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 16850
    Idade : 48
    Localização : São Carlos - SP
    Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
    Cilindros : 4 cil, ambos
    Data de inscrição : 01/05/2008

    Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Empty Re: Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala

    Mensagem por tabarbosa Seg 30 Jan - 14:54:33

    charlesonline escreveu:Entendi! Será que tem como eu saber pelo alternador? Qual seria o ideal...

    um de alta amperagem que existe no mercado seria o de astra...

    uma saída intermediária que fiz em um dos meus foi usar o alternador original de opala 6 cil: como todo mundo quer trocar, hj é bem barato...
    Jean Bida
    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9320
    Idade : 49
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Diplomata SE 89

    Cilindros : 250-S
    Data de inscrição : 04/01/2008

    Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Empty Re: Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala

    Mensagem por Jean Bida Seg 30 Jan - 14:57:06

    70 ampéres acho a ideal, menos que 60 nunca, não num Opala, nem que seja 4 cil...tem um pensamento bem errado nos Fóruns sobre alternador de 45 no carro não existir vantagem ter bateria além disso no carro...amperagem é carga que suporta, nada a ver com voltagem que é 12V...pra ficar mais claro, mais em casa rsrs: amperagem é como o torque pro motor...Um outro exemplo meio tosco mas que reflete o que é ter uma bateria sobrando amperagem: tenta fazer uma "chupeta" (foda né? rsrsr) com um fio de baixa bitola...vai aquecer...e não vai dar conta apesar que os 12V estarão chegando no arranque...agora como disse o Tiago...baterias monstruozas não são necessários...ideal pra 4 cil: 60 ou 70...6 cil..70...é pouca diferença de preço...Tudor hoje vejo como a melhor marca: Não tem fim!!!! um bom alternador, o do Opala de 60 mesmo, estando em ordem dá conta com folga...se puder uar um moderno...de 90...120...ai melhor.Mas o do Opala 60 é tranquilo.


    _________________
    [img]Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Caravanopala.th[/img]

    Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


    ...Eterno Apaixonado...


    jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!! Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala 851505
    charlesonline
    charlesonline
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 33
    Idade : 39
    Localização : Campo Limpo Paulista - SP
    Modelo do carro : OPALA COMMODORO 1980 (BRANCO)
    Cilindros : 2500 cc
    Data de inscrição : 24/01/2012

    Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Empty Re: Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala

    Mensagem por charlesonline Seg 30 Jan - 14:59:12

    vlw galera... vou acompanhando anoite agora, deixa eu ir para casa...
    fuiiiiiiiiiii.....
    Jean Bida
    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9320
    Idade : 49
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Diplomata SE 89

    Cilindros : 250-S
    Data de inscrição : 04/01/2008

    Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Empty Re: Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala

    Mensagem por Jean Bida Seg 30 Jan - 15:02:11

    Outro exemplo de amperagem...pegue uma bateria 45, boa...plenamente carregada e tente usar num 6 cil com alternador de 45....pode ser que pegue num gasolina...perdeu partida esquece...um 6 cil. alcool mais difícil então....agora coloque uma bateria 60 ou 70 ampéres neste mesmo 6 cil. com alternador de 45 e sinta na prática a diferença.Amperagem e torque nunca são demais!!!


    _________________
    [img]Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Caravanopala.th[/img]

    Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


    ...Eterno Apaixonado...


    jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!! Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala 851505
    tabarbosa
    tabarbosa
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 16850
    Idade : 48
    Localização : São Carlos - SP
    Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
    Cilindros : 4 cil, ambos
    Data de inscrição : 01/05/2008

    Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Empty Re: Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala

    Mensagem por tabarbosa Ter 31 Jan - 5:26:08

    minhas baterias são de 65 amperes e 55ah, acho... a do SS tem 5 anos (tudor)!

    quanto a carga de bateria do alternador, vou da uma viajada:

    suponha que tenha uma bateria de 60ah e um alternador de 45ah e um carro com som e amplificador simples (25ah pra tocar, p. ex). Suponha carga total da bateria logo pela manha (o que já é impossivel - geralmente perde 5-10% durante as 12h que o carro ficou parado na garagem de um dia pro outro). Vou pular a linha, pra ficar mais separadinho...

    durante a partida, sua bateria vai descarregar uns 30-40%... Depois de dar a partida, tem um carro funcionando com uma bateria de 36ah e um alternador que te manda 45ah por hora pra carregar e tocar tudo de eletrico no carro (daria uns 30-40 min pra recuperar a carga plena, se ele tocasse só a bateria). Mas aí, você resolve ligar a sonzera... Seu alternador vai ter que dispender 25ah para 'tocar' o som e sobra 20ah pra carga de bateria... Aí pra impressionar os 'carrinhos de plástico', você liga a meia luz e o farol de milha (mais uns 5-10 ah, pra ser economico)...Resultado: agora você tem uma bateria com quase metade de carga, com um alternador te mandando 10ah por hora de carga... Nessa situação, terá que rodar no minimo 2,5h para dar carga total na bateria...

    quem faz isso? quem usa o carro 2,5h contínuas apos cada partida? Resultado: você sempre estará dando cargas parciais em sua bateria... e quem tem celular sabe que isso acaba com a vida util da bateria...

    o que eu faço com os meus carros, uma vez que ando muito pouco com eles: toda semana dou uma carga em uma bateria... carga lenta. Tenho um carregador bem simples, de 15ah, mas eletronico, com corte automatico de carga cheia e opção de mudar a corrente pra dar 'choque eletrolítico' p/ baterias com muito pouca carga. Trocava 2 baterias por ano antes do carregador... depois que comprei, há 2 anos não sei o que é trocar bateria de carro...

    ASPIRA gosta desta mensagem

    charlesonline
    charlesonline
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 33
    Idade : 39
    Localização : Campo Limpo Paulista - SP
    Modelo do carro : OPALA COMMODORO 1980 (BRANCO)
    Cilindros : 2500 cc
    Data de inscrição : 24/01/2012

    Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Empty Re: Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala

    Mensagem por charlesonline Ter 31 Jan - 5:45:33

    boa, pensei nisso também.. eu fiz um carregador de bateria automotiva para o meu pai, carga lenta com uma lampada. Vcs já devem ter visto por aí, tenho o tutorial, se alguém se interessar.

    Vlw galera, aprendi algo novo agora, algo que nem imaginava...

    Abraço a todos!
    wyllerson punk
    wyllerson punk
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 6736
    Idade : 51
    Localização : igarapé-mg
    Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
    Cilindros : 6 caneco
    256s
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Empty Re: Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala

    Mensagem por wyllerson punk Ter 31 Jan - 6:02:36

    eu usava bateria de 80 e alternador de tempra de 90 amperes, carro todo eletrico ficava show, agora vou tentar com bateria de 80 e alternador de 55 por que nao tenho outro ,mas se aparecer mais forte to pulando nele
    ASPIRA
    ASPIRA
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 26
    Localização : PALMAS/TO
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 1980
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 02/03/2017

    Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Empty Re: Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala

    Mensagem por ASPIRA Ter 27 Abr - 13:51:01

    tabarbosa escreveu:minhas baterias são de 65 amperes e 55ah, acho... a do SS tem 5 anos (tudor)!

    quanto a carga de bateria do alternador, vou da uma viajada:

    suponha que tenha uma bateria de 60ah e um alternador de 45ah e um carro com som e amplificador simples (25ah pra tocar, p. ex). Suponha carga total da bateria logo pela manha (o que já é impossivel - geralmente perde 5-10% durante as 12h que o carro ficou parado na garagem de um dia pro outro). Vou pular a linha, pra ficar mais separadinho...

    durante a partida, sua bateria vai descarregar uns 30-40%... Depois de dar a partida, tem um carro funcionando com uma bateria de 36ah e um alternador que te manda 45ah por hora pra carregar e tocar tudo de eletrico no carro (daria uns 30-40 min pra recuperar a carga plena, se ele tocasse só a bateria). Mas aí, você resolve ligar a sonzera... Seu alternador vai ter que dispender 25ah para 'tocar' o som e sobra 20ah pra carga de bateria... Aí pra impressionar os 'carrinhos de plástico', você liga a meia luz e o farol de milha (mais uns 5-10 ah, pra ser economico)...Resultado: agora você tem uma bateria com quase metade de carga, com um alternador te mandando 10ah por hora de carga... Nessa situação, terá que rodar no minimo 2,5h para dar carga total na bateria...

    quem faz isso? quem usa o carro 2,5h contínuas apos cada partida? Resultado: você sempre estará dando cargas parciais em sua bateria... e quem tem celular sabe que isso acaba com a vida util da bateria...

    o que eu faço com os meus carros, uma vez que ando muito pouco com eles: toda semana dou uma carga em uma bateria... carga lenta. Tenho um carregador bem simples, de 15ah, mas eletronico, com corte automatico de carga cheia e opção de mudar a corrente pra dar 'choque eletrolítico' p/ baterias com muito pouca carga. Trocava 2 baterias por ano antes do carregador... depois que comprei, há 2 anos não sei o que é trocar bateria de carro...

    Excelente análise!

    Eu tento rodar o máximo possível no meu carro, mas nem sempre dá, e ele fica muito parado, muitas vezes por uma questão de eficiência e até mesmo de economia, não tá fácil pra ninguém... E quando roda, roda pouco

    Minha bateria de 60ah, eu chamo de MARBA, marbarata, tal de ENERLITE, tem uns 2 anos. Mas se pensar no tempo de vida útil, ciclos etc., Ela tá até conservada. Já ressuscitei ela uma vez, e ficou normal, nessa época eu passei a andar mais no carro por uma questão de logística. Agora eu tô notando que a bateria não aguenta mais desaforo. Esqueceu farolete aceso 10 minutos, já era. Vacilou na partida, já era, dois dias sem ligar, tchau!
    E isso vem se agravando. Detalhe, meu carro só tem o básico, veio ter limpador de parabrisa um dia desses.
    Pelo visto não tenho andado o suficiente para carregar de maneira satisfatória.
    Vou providenciar um carregador. Valeu a dica.

    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Empty Re: Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala

    Mensagem por adpachec Ter 27 Abr - 15:30:57

    Bateria de 60 amperes é o suficiente, PORÉM DEPENDE DO ALTERNADOR.

    Não adianta um alternador de 34 amperes, rodar 10 minutos (com som e farol ligado) achando que vai dar carga.

    E carro parado POR MUITO tempo se DESCONECTA a bateria.


    E BOAS CONEXÕES ajudam.
    Joey Ramone
    Joey Ramone
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 147
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : 1985
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 02/08/2019

    Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Empty Re: Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala

    Mensagem por Joey Ramone Ter 27 Abr - 16:16:49

    Detalhe importante também: O alternador não entrega toda a capacidade de carga na marcha lenta. Portanto numa volta de 10 min se pegar muitos semáforos, ou outros trechos parados ele não vai estar enviando toda a amperagem nominal dele nesses períodos.
    fauzi
    fauzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1067
    Idade : 67
    Localização : Urbi et orbi
    Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
    Cilindros : 6 cc

    Data de inscrição : 29/09/2013

    Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Empty Re: Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala

    Mensagem por fauzi Ter 27 Abr - 17:27:51

    Pegando um gancho, já que citaram a bateria da Tudor, quero dizer que tenho a Tudor e realmente é muito boa. Como os carros ficam a maior parte do tempo parado, instalei a chave geral e ai as baterias duram ainda mais, sem falar que não abro mão de dar carga nelas de vez em quando. Pra isso, tenho um carregador inteligente da Black Decker (que é idêntico ao da Schultz), que é fantástico. Ela não usa transformador. É um circuito chaveado que faz a chek up da carga e começa mandando 11,5 volts. Ai a medida que bateria vai carregando vai diminuindo a tensão até chegar a milivolts. Com isso é possível deixar a bateria carregando por tempo indeterminado, sem perigo de danificar. Eu deixo até que o led indique "bateria carregada". Tenho uma Tudor de 70 amperes há mais de 5 anos, mantida desse jeito.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15341
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Empty Re: Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala

    Mensagem por Rubão6cc Ter 27 Abr - 21:12:18

    fauzi escreveu:Pegando um gancho, já que citaram a bateria da Tudor, quero dizer que tenho a Tudor e realmente é muito boa. Como os carros ficam a maior parte do tempo parado, instalei a chave geral e ai as baterias duram ainda mais, sem falar que não abro mão de dar carga nelas de vez em quando. Pra isso, tenho um carregador inteligente da Black Decker (que é idêntico ao da Schultz), que é fantástico. Ela não usa transformador. É um circuito chaveado que faz a chek up da carga e começa mandando 11,5 volts. Ai a medida que bateria vai carregando vai diminuindo a tensão até chegar a milivolts. Com isso é possível deixar a bateria carregando por tempo indeterminado, sem perigo de danificar. Eu deixo até que o led indique "bateria carregada". Tenho uma Tudor de 70 amperes há mais de 5 anos, mantida desse jeito.

    O Opala tá com uma bateria Tudor que já tem uns 6 anos de uso e tá lá firme e forte na partida Shocked
    De fato as baterias Tudor são excelentes. Existe um índice que mede a força que uma bateria oferece no momento da partida e a Tudor chega a ter um índice melhor que de baterias renomadas. Sou fã da marca.


    _________________
    Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    fauzi
    fauzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1067
    Idade : 67
    Localização : Urbi et orbi
    Modelo do carro : Opala Especial ano 1972
    Cilindros : 6 cc

    Data de inscrição : 29/09/2013

    Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Empty Re: Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala

    Mensagem por fauzi Ter 27 Abr - 21:18:01

    A fábrica fica aqui no quintal de casa rsrs ..
    Bauru ...

    Rubão6cc gosta desta mensagem

    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15341
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Empty Re: Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala

    Mensagem por Rubão6cc Ter 27 Abr - 21:18:22

    Com relação ao assunto principal do tópico...o que entra mais em jogo é ter um alternador com bom funcionamento e/ou de maior capacidade do que ter uma bateria de maior amperagem. Se o alternador for bom é possível utilizar tranquilamente baterias de menor amperagem (seguindo o amperagem recomendada de fábrica). Com isso obviamente é possível economizar uma grana. Colocar baterias grandes em geral é jogar dinheiro fora.


    _________________
    Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Lumbra
    Lumbra
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 363
    Idade : 53
    Localização : por ai
    Modelo do carro : Coupe 4 cilindros 78
    Cilindros : 3000cc
    Data de inscrição : 07/06/2011

    Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Empty Re: Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala

    Mensagem por Lumbra Seg 15 Abr - 2:51:17

    É interessante esse assunto.
    Depois de colocar um módulo msd com bobina msd 2 na caravan, começou a arriar bateria a toa.
    Ela tem uma moura 60ah e alternador 55ah delco remy, será que interfere tanto assim?
    Tonho_RS
    Tonho_RS
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 943
    Idade : 32
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Opala Especial 1972
    Cilindros : 4 cil - 2500
    Data de inscrição : 26/05/2011

    Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Empty Re: Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala

    Mensagem por Tonho_RS Seg 15 Abr - 10:04:53

    Lumbra escreveu:É interessante esse assunto.
    Depois de colocar um módulo msd com bobina msd 2 na caravan, começou a arriar bateria a toa.
    Ela tem uma moura 60ah e alternador 55ah delco remy, será  que interfere tanto assim?

    Provavelmente o problema não é bateria, mas sim alternador, não deve estar carregando.

    Sugiro revisar esse alternador, bem como os cabos (positivo e negativo), os terminais, os pontos de conexão (principalmente aterramento).

    Há muitos anos atrás eu troquei o alternador original do meu opala por um de 100Ah, importado dos EUA, exatamente igual ao original, porém já veio cromado, nunca mais tive problemas com bateria descarregada, e meu carro tinha injeção eletrônica.

    Mas revise a bateria também, às vezes ela já está com uma idade avançada (4 anos ou mais), ou em carros que rodam pouco ou tem um carregamento deficiente a bateria costuma abrir o bico muito cedo. Se você roda pouco com o carro, sugiro comprar um carregador de bateria inteligente e deixar sempre carregando, vai conservar a bateria por mais tempo e sempre vai ter carga.
    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 596
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Empty Re: Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala

    Mensagem por chevy250 Dom 21 Abr - 10:06:52

    Lá vai textão Very Happy

    Importante diferenciar corrente (A) e capacidade (A.h).

    Corrente é a medida do fluxo de eletrons que passa em um cabo e é medida em Amperes (A).

    Capacidade da bateria é a medida em A.h, que combinada com a tensào (Volts), indica a quantidade de energia armazenada na bateria. Energia se mede em kw.h (como vem na conta de luz) ou w.h. Energia = Potencia x Tempo
    Exemplo: em uma bateria de 12V e 60Ah, a energia armazenada nessa bateria quando 100% carregada é de 12*60 = 720wh ou 0,72kwh.

    Considere a bateria como uma "caixa d'agua", apenas armazena energia. O tamanho da caixa d'agua é similar à capacidade em Ah da bateria. O cano que enche a caixa d'agua é o cabo do alternador e o cano que esvazia a caixa d'agua é o cabo que alimenta os consumidores do carro.

    Se voce consumir mais da caixa d'agua do que entra, a caixa vai esvaziando e é uma questão de tempo para que ela fique vazia. Quanto maior a caixa, maior o tempo que leva para esvaziar nesse caso.

    Se voce consome menos litros da caixa do quen entra, ela nunca esvazia e nao importa o tamanho da caixa.

    Essa é a conta com o alternador. O consumo de eletricidade no carro tem que ficar abaixo da capacidade do alternador para que a bateria nunca se descarregue. E nao importa o capacidade da bateria. Se houver um déficit (consumir mais do que o alternador consegue prover), a capacidade da bateria apenas vai indicar o tempo que vai levar para descarregar.

    Claro que quanto maior a caixa mais tempo para encher a caixa leva tambem. Similar à bateria, quanto maior a capacidade mais tempo vai levar para carregar se estiver descarregada. Mas isso só se estiver descarregada.

    Por outro lado, se o carro é usado para por som numa festa com o motor desligado, a capacidade da bateria em Ah importa muito, pois vai determinar o tempo que você vai ter o sistema funcionando. Nesse caso, nao há ingresso de energia na bateria, mas apenas saída.

    Voltando com o exemplo da caixa d'agua. O diametro do cano que sai da caixa d'agua e a altura da caixa d'agua combinados indica a capacidade em volume e pressão da caixa d'agua em prover água para o consumo. Na bateria, essa capacidade é medida em CCA (Cold Cranking Amps) ou corrente de partida a frio e nada tem a ver com a capacidade da bateria em Ah. Porém, em geral, devido ao método construtivo da bateria, quanto maior a capacidade em Ah maior o CCA - mas são grandezas distintas e indicadas na bateria separadamente.

    O CCA indica a corrente que a bateria consegue fornecer por 30seg a -17C ainda mantendo a tensão acima de 7,2V.
    Aqui tanto faz a capacidade da bateria em Ah. Uma partida de motor por 5seg consome muito pouca energia.
    Exemplo: partida com corrente de 250A por 5seg consome apenas 250*(5/3600) = 0,34Ah.

    Mas se a capacidade da bateria nao importa, por que uma bateria de moto de 10Ah nao funciona num Opala 6cil ja que uma partida de 5seg consome apenas 0,34Ah? Resposta: o CCA dessa bateria nao suporta o motor de arranque de um Opala.

    Motor de arranque do Opala 6cil travado (sem girar) pode necessitar de 415A. Opala 4cil necessita minimo de 210A. Depois que começa a girar a corrente diminui um pouco.
    Assim, o ideal para o Opala 6cil é um CCA acima de 400A. Veja que a maioria das baterias acima de 60Ah apresentam um CCA igual ou acima desse valor.

    Notar que para o uso normal do carro (sem consumir eletricidade com ele desligado) nao adianta muito ir além de 60Ah ou 70Ah pois o CCA correspondente já atende. Isso se o alternador estiver compativel com o consumo de energia do veiculo - e tem que estar, se nao a bateria em algum momento vai se descarregar.

    Motor à alcool normalmente precisa de uma capacidade maior em Ah, pois às vezes pode ser necessário prolongar a partida ou dar a partida muitas vezes dependendo do lugar onde o carro trafega (muito frio por exemplo). Mas ai é mais uma recomendação geral pois depende muito da habilidade do motorista em dar partida à frio.

    Vejamos as especificações de algumas baterias abaixo.

    Bateria Moura 12V / 6Ah (moto) - insuficiente para um Opala
    CCA = 50A

    Bateria Haizer 12V / 10Ah (moto) - insuficiente para um Opala
    CCA = 100A

    Bateria Zetta 12V / 45Ah (carro) - ok para Opala 4cil e nao recomendada para Opala 6cil
    CCA = 300A

    Bateria Zetta 12V / 60Ah (carro) - Ok para Opala 6cil
    CCA = 400A

    Bateria AC Delco 12V / 60Ah (carro) - OK para opala 6cil
    CCA = 480A

    Bateria Heliar 12V / 70Ah (carro) - OK para opala 6cil mas já fica bem acima do necessário.
    CCA = 660A

    opala4cc gosta desta mensagem


    Conteúdo patrocinado


    Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala Empty Re: Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr - 14:05:36