Há alguns anos venho acompanhando o fórum, porém anonimamente mesmo porque até então não tinha o meu Opala.
Desde 2011 venho amadurecendo a idéia de restaurar um Opala, especialmente o modelo 75~79. Porém não ficava confortável com a aquisição devido à demanda grande de serviço que tenho tido nos últimos tempos e não queria comprar um carro pronto, mas sim em bom estado para restauração, onde sabemos bem que é necessária muita dedicação e consequentemente tempo para o projeto. Em março deste ano troquei minha Captiva em um Bora, onde recebi uma volta de R$18.000 no negócio. Nesta época a idéia do Opala já havia esfriado porém, no dia da troca da Captiva, ao chegar em casa à noite tive um clic e decidi, VOU COLOCAR A GRANA TODA NO PROJETO DO OPALA.
Comecei a procurar o carro e o profissional para restauração. Moro no interior de São Paulo, em São Joaquim da Barra (há 3 anos, pois sou natural de Campo Grande/MS) e aqui há um famoso restaurador que trata de projetos do Brasil inteiro. No comecinho de Abril fui à oficina deste profissional (chamado Matinha) e quão grande foi a minha surpresa quando vi o carro em que ele estava trabalhando naquele momento: um Rollls Royce 1976 (vide http://www.arrivals.org.uk/assets/images/db_images/db_Rolls_76_301.jpg) que acabara de chegar dos estados unidos... Neste momento saquei a credibilidade que vinha sendo dada ao Matinha pelos meus conhecidos. Fiquei umas boas 2h na oficina com ele e ví que realmente o conhecimento em antigos e a qualidade do serviços prestados eram excepcionais, porém ele só teria espaço para o projeto do Opala para dalí 4 ou 5 meses, uma vez que 3 carros já estavam na fila para restauro... Desanimei mas entendi este tempo como necessário para eu encontrar um carro para aquisição.
Passou-se o mês de Maio e na primeira quinzena de Julho um amigo me reportou dizendo sobre um Opala Coupe 77 à venda aqui na minha cidade... Entrei em contato com o proprietário e fui ver o carro. A documentação estava toda em ordem e fisicamente gostei do estado geral, mas o carro estava parado a céu aberto há 6 meses pois não tinha freio e teve a traseira batida o que afetou o funcionamento adequado das lanternas (a polícia encana muito com isso pra esses lados). Como o Matinha só poderia pegar o serviço em Agosto ou Setembro não fechei o negócio pois não queria levar o carro para deixar parado na garagem de casa (minha mulher me apoia no projeto mas não quer também o carro despencando de podre na fachada de casa... [-( ). Minha intenção era comprar e deixar direto para a restauração!
Na semana que se seguiu, no serviço peguei uma conversa pela metade à respeito de um colecionador de carros antigos que reside em Orlândia/SP (fica a 20km da minha cidade) e questionei quem era o profissional que realizava as restaurações para esta pessoa. Fui informado com muitos elogios à respeito de um Sr. chamado Luiz que trabalha sozinho em sua antiga oficina em Orlândia, restaurando autos antigos há muito tempo. Mais do que rápido peguei o endereço e no mesmo dia, durante meu almoço, corri para o local informado. Chegando lá, me deparo com uma oficina muito simples, repleta de poeira e ferramentas antigas e empoeiradas, logo na porta um Karmann Ghia vermelho impecável, como zero Km. Sentado ao fundo, ao lado de uma Belina, dialogando com um cachorro, estava um Sr. de idade avançada (uns 70 e poucos)... Perguntei se ele era o tal Luiz e o mesmo disse que sim. Antes mesmo de dizer meu nome perguntei se estava com muito serviço e se poderia pegar um projeto grande para restauração, o Sr. com um pouco de receio disse que poderíamos conversar sobre o assunto e ver o que podia ser feito. Quando comentei que se tratava de um Opala 77, Luiz abriu um sorriso de orelha-a-orelha e me contou, nas 2h que se seguiram (e eu no horário de almoço... :? ), sobre os 30 anos que trabalhou na Chevrolet, até se aposentar e abrir sua própria oficina. Ao final da conversa perguntou se eu havia reparado em um quadro que estava pendurado na entrada da oficina, empoeirado e bem antigo. Fui olhar e para minha feliz surpresa era o seguinte:
Se trata de um certificado emitido pela GM do Brasil em 1969, onde atesta que o Sr. Luiz participou do treinamento de CARROÇARIA, especialmente do Opala. Segundo o Sr. Luiz, o treinamento se deu devido ao recente lançamento do modelo no Brasil naquela época.
Conversando mais, e entendendo o método de trabalho dele, fiquei feliz em saber que era exatamente o que eu queria. Desmontando o carro inteiro, separando o que der da lata do chassis, jogando a elétrica inteira no lixo e acertando a mecânica do zero. Tudo na mesma oficina, uma vez que os últimos anos do Sr. Luiz na Chevrolet foi como encarregado de oficina mecânica, onde adquiriu muita experiencia na mecânica do Opala principalmente. Acertei que dalí dois dias gostaria de deixar o Opala para restauração e o mesmo topou.
Restauração fechada, mas faltava um detalhe... O CARRO! ](*,)
No fim da tarde saquei os R$1.800,00 e fui à casa do proprietário, que felizmente estava lá e fechamos a compra também. Saindo de lá, marquei um guincho para, às 6h00 do dia seguinte (20/Jun), levar o carro de São Joaquim da Barra para a oficina do Sr. Luiz em Orlândia.
Seguem as fotos da máquina:
As fotos do transporte:
Detalhe do Dr. Luiz manobrando o carro na oficina e do Karmann Ghia ao lado, que é do Sr. Luiz e para o qual ele mesmo fabricou os parachoques, capo e a porta esquerda.
Nesta mesma manhã, com o carro em vista e o Sr. Luiz na maior parte do tempo sentado ao banco do motorista, acertamos os detalhes da restauração, prazo (4 meses) e valor. Com relação à mecânica, vamos trocar para um 6cc. Questionei com relação à dificuldade para troca da mecânica e recebi a seguinte resposta: Arruma o motor com câmbio e diferencial do 6cc que com o resto eu me viro, não tem dificuldade nenhuma. Quem fala que é dificil não sabe do que está falando... Não questionei mais.
Como podem observar o carro está com a traseira batida. O Sr. Luiz se propôs a fabricar o painel inteiro novo, porém como quero o carro antes dos 4 meses, no sábadão (23/Jun) cedo fui até Ribeirão Preto à busca de uma traseira nova. Após passar em 5 desmanches encontrei o que procurava:
Meu dedo pegou carona no corte da traseira nova:
E a peça já em casa, devidamente limpa:
Observem que está íntegra, com apenas alguns detalhes. Paguei por ela R$200,00 (O que acham?). No mercado livre, o painel novo (sem a saia) tá por R$2.600,00... Mais caro do que paguei no carro!
Comprei também, ainda no dia 22/Jun as caixas de ar, o assoalho completo e os remendo para tráz das rodas traseiras. Tudo novo, de um vendedor de SC, devem chegar amanhã ou quarta (03,04/Jul). De lataria é isso que precisava. Agora estou listando os demais detalhes e já comprando também (todas as borrachas, batentes, lantenas, farois, grade, emblemas, etc, etc, etc...) De peças de acabamento, não vou conservar nenhuma antiga. Vou comprando novas, sempre que originais GM de preferência!
Fechei negócio em um jogo de rodas. Sendo 16" com tala de 10" na traseira, e 15" com tala de 8" na dianteira. Já estou comprando isso agora porque eu acho que será necessário alargar a caixa de roda traseira para comportar as redondas novas e isso precisa ser feito agora. Ainda hoje a noite posto as fotos para os amigos darem uma olhada.
Ainda em tempo, sobre o painel traseiro, comprei com NF tudo dentro da legalidade. Encomendei também a mecânica 6cc e o proprietário do desmanche disse que em 10 dias no máximo conseguirá para mim, também com NF e demais baixas no DETRAN. Falou em algo em torno de R$3.500,00. O que acham do valor?
Até agora é isso pessoal... Conforme o projeto for evoluindo nestes meses que se seguem semanalmente vou postando o andamento aqui para vocês. Mesmo porquê não sou um especialista em Opalas e gostaria muito de contar com a consultoria dos Srs. Ah, antes que eu esqueça, a cor nova vai ser o Azul Iguaçú.
Aguardo os comentários, críticas e sugestões de todos!
Um grande abraço e agradeço desde já pelo acolhimento!
Sds.,
Gabriel Portocarrero
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