por mauriciodonizetifernandes Sex 20 Jul - 11:35:38
1° retire a manopla da alavanca (rosca) e o console (3 parafusos).
2° retire o guarda-pó e o aro que o prende no assoalho.
Você já deve ver o seu trambulador, os 2 parafusos da alavanca e a mola, aliás dá pra ver o chão pelo buraco.
3° retire a mola de retorno e os 2 parafusos que prendem a alavanca
Hora de se sujar um pouco:
4° embaixo do carro, retire as 3 varetas das marchas (2 parafusos, 2 porcas e uma cupilha)
5° retire os 2 parafusos que seguram o trambula na caixa, um vc tira de dentro do carro, o outro por baixo
Lembrete: Eu não tirei o meu trambulador, por sorte tenho o paralelo aqui guardado e vou demonstrar a montagem/desmontagem nele ok ?
Este é o bicho:
Lembre-se da posição das linguetas e das chapas, para não se perdem na montagem
Provavelmente, o seu terá um peça de plástico que fixa a alavanca seletora, o meu não tem, não perca ela como eu fiz hhehehe
INICIANDO A DESMONTAGEM
6° coloque um calço para vc tirar esse cilindro aew não sei o nome da criança. No meu caso para calçar usei um taco de jogar bétis
7° bata no cilindro com alguma peça de mesmo diâmetro, com cuidado para não danificar
Puxe pra cima a alavanca seletora que vai sair tudo
No meu caso, eu tirei também essa espécie de "tampa" da carcaça do trambula, ela é fixada por pressão entre as 3 saliências. Foi difícil tirar, pedi ajuda para outra pessoa. Para tirar um fiz uma alavanca com um alicate e pedi para a outra pessoa puxar pra fora
LIMPEZA
Tendo tirado tudo, limpe bem com gasolina e deixe secar ao sol.
Antes de montar as peças, passe graxa em TODAS as peças do trambula, somente na carcaça não precisa, pelo menos do lado de fora. No meu caso eu usei graxa branca, mas creio que não tenha diferença pra outro tipo de graxa. Essa parte é muito importante, pois ajuda na facilidade na troca de marchas.
Detalhe: você vai se sujar meu veio, isso é inevitável. Não atenda o telefone nem coçe a orelha hhehhe
INICIANDO A MONTAGEM
Com tudo devidamente engraxado, começe a montagem
LEMBRE-SE QUE NAS FOTOS DA MINHA MONTAGEM EU NÃO PASSEI GRAXA MAS NA SUA PASSE SEM DÓ !!
8° Observe a posição da aba que ficava a mola de retorno, ela será sua referência na hora da montagem. Ela fica sempre virada para o lado do passageiro, considerando sua posição quando fixada na caixa.
9° com o calço embaixo, coloque o cilindro no lugar, deixando espaço para colocar as peças
10° PRIMERA PEÇA: CHAPA 1 (FINA)
Observe a posição da parte com essa pequena saliência. Essa chapa tem que ser colocada de maneira que fique alinhada com a fenda que prende a "tampa" da carcaça e o "recorte" na carcaça.
11°SEGUNDA PEÇA: LINGUETA DE 3ª E 4ª MARCHAS
é aquela que faz uma curva pra fora
12° TERÇEIRA PEÇA: CHAPA 2 (GROSSA)
Observe o lado reto e o lado meio diagonal, lado reto alinha-se com a fenda da carcaça.
13° QUARTA PEÇA: LINGUETA DE 1ª E 2ª MARCHAS
Observe que ela fica jogada pra frente, considerando sua poisção no carro. Algumas fotos de trambuladores montados vai ajudar e muito na montagem.
14° QUINTA PEÇA: LINGUETA DE MARCHA RÉ
Observe sua posição, fica pra trás, considerando sempre sua posição montada no carro.
15° SEXTA PEÇA: ALAVANCA SELETORA
Com cuidado pra não sair nenhuma peça do alinhamento, empurre o cilindro um pouco pra trás e coloque a seletora.
16°recoloque a "tampa" da carcaça, se precisar, com ajuda de outra pessoa.
17° agora, alinhe tudo através do recorte que tem na carcaça, uma broca ou uma chave allen ou qualquer coisa que atravesse de forma um pouco justa pelo buraco.
Pode montar no carro assim mesmo.
Hoje à(s) 18:00:26 por DiogoGarbin
» Tive que fazer o motor do seizão (Custos 10/2024)
Hoje à(s) 8:37:14 por MAURO A M FERREIRA
» OPALA EM SP SENDO POLICIAL
Hoje à(s) 8:26:17 por opala4cc
» Comodoro 76 6 Cilindros
Hoje à(s) 8:20:43 por Rubão6cc
» Resistência deixando o opala ruim
Ontem à(s) 20:16:10 por Oliveira7777777
» É possível trocar o formato do farol?
Ontem à(s) 20:01:18 por Hiago/dv
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Ontem à(s) 2:54:30 por Rubão6cc
» Dúvidas sobre turbo no opala 4cc