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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
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www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
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Longarina trincada
Paulo Corso- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3573
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Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008
- Mensagem nº1
Longarina trincada
Ae pessoal só uma duvida que surgiu hoje num bate papo entre opaleiros. Longarina qdo ta trincada, todo mundo sabe que o reparo certo é solda mig com reforço ainda mais nos 6 cil. Mas o que ficamos em duvida é se tipo só uma delas esta tricada, será que precisa fazer reforço na outra, deixando as duas reforçadas, pra ficar bem feito o trampo??
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Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!
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BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº2
Re: Longarina trincada
Como tudo na via ......a mão do pião faz a diferença ...........
se for muito bem soldado...........não precisa do reforço !!!!!
Pois exitem várais maneiras de se soldar........e cada maneira é pra algo específico......
zig-zag.....ir ponteando..... bolinha......atravessado...........a pior cagad%%$## que é corre o cordão de solda .........pois ai certamente a lata puxa.........e empena a peça (entorta)
Mas sim normalmente no geral.....é bom soldar e fazer o reforço !
Se na outra não tiver mnehum sinal de trinca.........não faça reforço..........já vi alguns opalas com uma lonmgaria toda fudid%$ com varios reforços ....e ainda trincada.........e a outra intacta ????? Mistérios da meia noite......
se for muito bem soldado...........não precisa do reforço !!!!!
Pois exitem várais maneiras de se soldar........e cada maneira é pra algo específico......
zig-zag.....ir ponteando..... bolinha......atravessado...........a pior cagad%%$## que é corre o cordão de solda .........pois ai certamente a lata puxa.........e empena a peça (entorta)
Mas sim normalmente no geral.....é bom soldar e fazer o reforço !
Se na outra não tiver mnehum sinal de trinca.........não faça reforço..........já vi alguns opalas com uma lonmgaria toda fudid%$ com varios reforços ....e ainda trincada.........e a outra intacta ????? Mistérios da meia noite......
branco 75- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4001
Localização : curitiba
Modelo do carro : coupe 1975 4 cil 2500
caravan 1978 6 cil 4100
Data de inscrição : 24/11/2008
- Mensagem nº3
Re: Longarina trincada
então so meche na q ta ruim? nada de ja reforçar a que esta boa..legal
gostaria de saber o seguinte. aquelas trincas q ocorrem no paralamas interno do cara rodar c longarina ruim e suspensão ferrada, aquilo se for soldado mal tipo cordão de solda corrido tb faz com q o carro começe a puxar p o lado ou só se a solda da longarina for feita desse jeito????pois estou de olho numa caravan ta barata, mas ja tem solda na longarina e nesse paralamas interno esse cordão de solda. da p reverter um trabalho mal feito?
gostaria de saber o seguinte. aquelas trincas q ocorrem no paralamas interno do cara rodar c longarina ruim e suspensão ferrada, aquilo se for soldado mal tipo cordão de solda corrido tb faz com q o carro começe a puxar p o lado ou só se a solda da longarina for feita desse jeito????pois estou de olho numa caravan ta barata, mas ja tem solda na longarina e nesse paralamas interno esse cordão de solda. da p reverter um trabalho mal feito?
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº4
Re: Longarina trincada
teoricamente todo cordão de solda corrido "pode " fazer puxar ...
A muito anos atraz.....tavam nos padock fazendo uma colunas.....chumbadas no concreto .....pra colocarem vigas em cima.....pra colocarem telhas.....essas colunas eram de cano..........tipo aço (sei lá de onde veio....talvez sucata da petrobraz) mas canos ótimos.....a espeçura deles...eram algo como 2cm ou a´té +.........tipo o dobro no cano do dana 44!!!!!!
Eu ajudando o cara............ele correu um cordão de solda em volta do cano......e falou gira um pouco.............cara cano grosso !!!!
esse cano na minha mão girei tipo uns 9° pra esquerda ......e também pra direira ........issso é só pra ter idéia de quanto é forte a solda...........agora imagine uma latinha fina como a longarina de opala.....
Agredito que o certo é ir ponteando !!!!
Sobre reforçar...........tem que saber muuuuito bem oque esta fazendo e como fazer........meu carro era 4cc...alto ...original......bem cuidado ....longarinas100% .....mandei reforçar.....ficou "quase tipo dupla" .........porque eu iria colocar motor!!!.......usar o carro bem baixo..........e com auto-blocante...com pneus largos .........então pra evitar problemas fiz...dupla.....isso até deixa o monobloca + rígido.....(menos torçam ) é só colocar o oapla com 2 rodas no meio fio.......e virar o volante...que vc. vai ver como mexe as longarinas !!!!! Eu tenho muitos outros reforços no carro inteiro........
A muito anos atraz.....tavam nos padock fazendo uma colunas.....chumbadas no concreto .....pra colocarem vigas em cima.....pra colocarem telhas.....essas colunas eram de cano..........tipo aço (sei lá de onde veio....talvez sucata da petrobraz) mas canos ótimos.....a espeçura deles...eram algo como 2cm ou a´té +.........tipo o dobro no cano do dana 44!!!!!!
Eu ajudando o cara............ele correu um cordão de solda em volta do cano......e falou gira um pouco.............cara cano grosso !!!!
esse cano na minha mão girei tipo uns 9° pra esquerda ......e também pra direira ........issso é só pra ter idéia de quanto é forte a solda...........agora imagine uma latinha fina como a longarina de opala.....
Agredito que o certo é ir ponteando !!!!
Sobre reforçar...........tem que saber muuuuito bem oque esta fazendo e como fazer........meu carro era 4cc...alto ...original......bem cuidado ....longarinas100% .....mandei reforçar.....ficou "quase tipo dupla" .........porque eu iria colocar motor!!!.......usar o carro bem baixo..........e com auto-blocante...com pneus largos .........então pra evitar problemas fiz...dupla.....isso até deixa o monobloca + rígido.....(menos torçam ) é só colocar o oapla com 2 rodas no meio fio.......e virar o volante...que vc. vai ver como mexe as longarinas !!!!! Eu tenho muitos outros reforços no carro inteiro........
faccinaSS4- Opaleiro
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Modelo do carro : Comodoro coupe 87, conhecido como Genão Canabrava 1°
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- Mensagem nº5
Re: Longarina trincada
BANDIT...
o reforço, 'ce faz só no lado da longarina que fica voltado para o motor, ou em todos os lados dela?
Mandei uma mp pra voce
o reforço, 'ce faz só no lado da longarina que fica voltado para o motor, ou em todos os lados dela?
Mandei uma mp pra voce
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº6
Re: Longarina trincada
faccinaSS4 escreveu:BANDIT...
o reforço, 'ce faz só no lado da longarina que fica voltado para o motor, ou em todos os lados dela?
Mandei uma mp pra voce
Vc chegou a ler a 2° mensgem que eu postei aqui.............tinha té uma foto do cofre do meu carro?????
Ela sumiu
j ricardo- Moderadores
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- Mensagem nº7
Re: Longarina trincada
BANDIT escreveu:faccinaSS4 escreveu:BANDIT...
o reforço, 'ce faz só no lado da longarina que fica voltado para o motor, ou em todos os lados dela?
Mandei uma mp pra voce
Vc chegou a ler a 2° mensgem que eu postei aqui.............tinha té uma foto do cofre do meu carro?????
Ela sumiu
juro que não fui eu!
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faccinaSS4- Opaleiro
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- Mensagem nº8
Re: Longarina trincada
pffffff
nem eu!
nem eu!
j ricardo- Moderadores
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- Mensagem nº9
Re: Longarina trincada
e sumiu mesmo a mensagem,, eu cheguei a ler, depois quando voltei não tava mais aqui....
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Paulo Corso- Opaleiro
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Data de inscrição : 23/01/2008
- Mensagem nº10
Re: Longarina trincada
é mesmo sumiu, mas a longarina do Bandit foi toda encapada, isto é duplada.
Mas ja vi gente de reforça só por baixo da longarina, será que resolve??
Mas ja vi gente de reforça só por baixo da longarina, será que resolve??
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BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº11
Re: Longarina trincada
j ricardo escreveu:e sumiu mesmo a mensagem,, eu cheguei a ler, depois quando voltei não tava mais aqui....
Ainda bem que vc. viu......assim acho que não estou maluco.....
aahahahah
no tópico do GLAUCIO......do ford Fairlane......tem uma mensagem minha que diz que eu editei...........
mas eu NÃO EDITEI !!!!
o negocio ta ficando feio aqui.......
e sim meu 1° suspeito é vc J
Acredito que vc matou Odette Roytmann
e foi vc. que matou o Max ...em avenida brasil .......
BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº12
Re: Longarina trincada
Jesiu a mensagem apareçeu......do além!!!!!
Sabia que era vc. J...........foi só eu te ameaçar que vc. colocou ela de novo.....
PS: vc. acertou o Max com a enxada ou a barra de ferro
Sabia que era vc. J...........foi só eu te ameaçar que vc. colocou ela de novo.....
PS: vc. acertou o Max com a enxada ou a barra de ferro
j ricardo- Moderadores
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- Mensagem nº13
Re: Longarina trincada
vige, então ta com Bug no fórun... aqui não reapareceu não...
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faccinaSS4- Opaleiro
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- Mensagem nº14
Re: Longarina trincada
aqui tbm não tem 2ª mensagem tua não bandit!
Paulo Corso- Opaleiro
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- Mensagem nº15
Re: Longarina trincada
Voltando ao assunto, alguém ja ouviu falar de reforçar a longarina somente por baixo delas???
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rafinhajuliao- Opaleiro
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- Mensagem nº16
Re: Longarina trincada
bom.. to soldando meu carro.. e acho q ja fiz caca
eu nao ponteei.. corri a solda por inteiro..
tem como fazer algo em relação a isso?
assoalho e longarinas com solda corrida
sera q vai da mer*a?
eu nao ponteei.. corri a solda por inteiro..
tem como fazer algo em relação a isso?
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Ivo Filho- Moderador
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- Mensagem nº17
Re: Longarina trincada
Uma coisa que eu sempre ressalto:
Longarina trincada e quadro sem calço de cambagem sempre andam de mão dadas....tem de descer o quadro e gabaritar....se o quadro estiver com 3 centimetros fechado, imagine a força que nao esta fazendo na longarina???????
Mesmo que sem os calços a suspensão esteja com cambagem vale a pena arrumar.
Ressalto de novo, se a suspensão perdeu a cambagem, nao adianda ir tirando os calços e continuar andando é a lei da ação e reação, se o quadro ta fechando e ele é aparafusado em algum lugar (as longarinas), é lógico que as longarinas estão fechando.
Outra coisa que contribui para arregaçar a longarina e o MAU costume de esterçar opala parado com DH e achar que esta fazendo moral par ao pessoal que tem de fazer força para esterçar os carrinhos de KINDER OVO (gol e afins que nao tem dh) pode-se ate fazer a tal moral, mas a longarina está lá com a lingua de fora...rsrs
Longarina trincada e quadro sem calço de cambagem sempre andam de mão dadas....tem de descer o quadro e gabaritar....se o quadro estiver com 3 centimetros fechado, imagine a força que nao esta fazendo na longarina???????
Mesmo que sem os calços a suspensão esteja com cambagem vale a pena arrumar.
Ressalto de novo, se a suspensão perdeu a cambagem, nao adianda ir tirando os calços e continuar andando é a lei da ação e reação, se o quadro ta fechando e ele é aparafusado em algum lugar (as longarinas), é lógico que as longarinas estão fechando.
Outra coisa que contribui para arregaçar a longarina e o MAU costume de esterçar opala parado com DH e achar que esta fazendo moral par ao pessoal que tem de fazer força para esterçar os carrinhos de KINDER OVO (gol e afins que nao tem dh) pode-se ate fazer a tal moral, mas a longarina está lá com a lingua de fora...rsrs
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Paulo Corso- Opaleiro
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Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
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- Mensagem nº18
Re: Longarina trincada
Ivo e quanto reforçar a longarina smente por baixo, procede??
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Ivo Filho- Moderador
- Número de Mensagens : 4504
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Data de inscrição : 22/01/2010
- Mensagem nº19
Re: Longarina trincada
Nos USA eles tem um costume que é ENCAIXOTAR longarinas de antigos ford e chev, mas os reforços sao apenas externos, por dentro e por fora.
Eu particularmente se um dia tiver esse dilema, faria o encaixotamento por baixo, por dentro e por fora no lado da caixa de rodas.
Se vc olhar uma longarina (ano passado pequei uma zero na mão la no ...), o reforçado mesmo é o lado de dentro. o para lama interno tem duas chapas na região da longarina.
Usando um pouco de analogia de engenharia, nota-se que as longarinas sempre trincam de baixo para cima, desta forma a tensão existente é de TRAÇÃO na parte de baixo. se montar um reforço embaixo vai ajudar a diluir essa tensão de tração....
Já olhando as duas partes laterais, vc tem a tração que surge depois que a parte de baixo trincou e a somatoria ainda da tensão aplicada pelo quadro quando ele esta fechando.
quando começa a trincar pelo lado de fora...bom ai sim é preocupante.
Uma coisa que eu olhei e é bem cagada da GM, tem um copinho dentro da longarina onde passa o parafuso do quadro, ele tem o formato daquelas tetas de borracha.
Esse copinho cônico tem um ponto de solda exatamente no lado interno da longarina, e sabemos que solda endurece a lata e cria uma zona de tensões....
Visso no meu 91 quando arrumei a bucha da bandeja (graças ..nao achei nenhuma trinca)...
Olhando uma caravam recem chegada no desmanche do Tomazzeli, vi que as duas longarinas estavam trincadas e que as trincas iniciavam nesse ponto de solda...
Eu particularmente se um dia tiver esse dilema, faria o encaixotamento por baixo, por dentro e por fora no lado da caixa de rodas.
Se vc olhar uma longarina (ano passado pequei uma zero na mão la no ...), o reforçado mesmo é o lado de dentro. o para lama interno tem duas chapas na região da longarina.
Usando um pouco de analogia de engenharia, nota-se que as longarinas sempre trincam de baixo para cima, desta forma a tensão existente é de TRAÇÃO na parte de baixo. se montar um reforço embaixo vai ajudar a diluir essa tensão de tração....
Já olhando as duas partes laterais, vc tem a tração que surge depois que a parte de baixo trincou e a somatoria ainda da tensão aplicada pelo quadro quando ele esta fechando.
quando começa a trincar pelo lado de fora...bom ai sim é preocupante.
Uma coisa que eu olhei e é bem cagada da GM, tem um copinho dentro da longarina onde passa o parafuso do quadro, ele tem o formato daquelas tetas de borracha.
Esse copinho cônico tem um ponto de solda exatamente no lado interno da longarina, e sabemos que solda endurece a lata e cria uma zona de tensões....
Visso no meu 91 quando arrumei a bucha da bandeja (graças ..nao achei nenhuma trinca)...
Olhando uma caravam recem chegada no desmanche do Tomazzeli, vi que as duas longarinas estavam trincadas e que as trincas iniciavam nesse ponto de solda...
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BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº20
Re: Longarina trincada
Ivo CSI.......
BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº21
Re: Longarina trincada
Paulo Corso escreveu:Voltando ao assunto, alguém ja ouviu falar de reforçar a longarina somente por baixo delas???
O meu foi feito um gabarito de papelão.......
esse gabarito consiste na longarina por de baixo e a lateral dela .......
o gabarito joga-se na chapa e corta ela ......parafusa ela na longarina do carro e ponteia .....ponteia ..e ponteia .....retira-se os parafusos e solda-se....pronto...longarina dupla ......
Vc pode fazer diferente:
Compre 2 longarinas nova .......e encaixe a longarina nova ...sobre a velha (vista ela) ......parafuse pra dar encaixe...e solde.....
ai vc.vai ter longarina por baixo...na lateral e por cima.....
A chapa da longarina é + ou - 2
portanbto 2 chapas de 2...daria uma chapa 4...........a chapa do chassis do jeep Willys...se não me engano é 5.....
É pra ficar bom !
PS: só pra constar a minha 2° mensagem sumiu novamente !
PS: J pare com isso
Ivo Filho- Moderador
- Número de Mensagens : 4504
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Data de inscrição : 22/01/2010
- Mensagem nº22
Re: Longarina trincada
BANDIT escreveu:Ivo CSI.......
eita....que é esse tal de CSI????
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Sool- Opaleiro
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Idade : 34
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Modelo do carro : Opala 87 cupe
Cilindros : 6 Cc injetado
Data de inscrição : 08/08/2010
- Mensagem nº23
Re: Longarina trincada
Poxa .... eu tive uma má noticia esses dias também.... !
Começou a trincar a minha longarina do lado esquerdo do carro !
Fui ver pq o carro tava balançando na pista e quando olhei ali onde fixa a Direção Hidráulica tava toda trincada também ....
A direção balança mais que vara verde !
O jeito é arrumar isso antes do Encontro Anual de Jundiai =/
Pensei de até de ir lá na casa do IVO pra ve se ele da uma olhada pra ve o que da pra fazer =/
Começou a trincar a minha longarina do lado esquerdo do carro !
Fui ver pq o carro tava balançando na pista e quando olhei ali onde fixa a Direção Hidráulica tava toda trincada também ....
A direção balança mais que vara verde !
O jeito é arrumar isso antes do Encontro Anual de Jundiai =/
Pensei de até de ir lá na casa do IVO pra ve se ele da uma olhada pra ve o que da pra fazer =/
100- Moderadores
- Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008
- Mensagem nº24
Re: Longarina trincada
eu tô chegando agora
bom,quando não está trincado ainda,pego uma chapa de uns 4mm,faços os 3 furos da caixa e coloco pelo lado de fora apertando com os parafusos da própria caixa...aí não mexe com solda nem nada...eu acho aquele sistema de 3 parafusos uma porcaria...seria bacana se desse p/ colocar caixa de pinhão/cremalheira...já andei tentando...mas por causa do ângulo da coluna de direção,é difícil...pensei em colocar a caixa pela frente do quadro mas sem muita adaptação é difícil também...bom se fosse como camaro que tem já os kits prontos p/ vender lá na Summit...
buchas de P.U também dão uma somada(pode ser até mínima) no esforço p/ as longarinas...
CSI é um seriado americano Ivo...é passado com o pessoal da criminalística...bem bacana...tem o CSI NY,Miami e Las vegas...
Até mais...
100
bom,quando não está trincado ainda,pego uma chapa de uns 4mm,faços os 3 furos da caixa e coloco pelo lado de fora apertando com os parafusos da própria caixa...aí não mexe com solda nem nada...eu acho aquele sistema de 3 parafusos uma porcaria...seria bacana se desse p/ colocar caixa de pinhão/cremalheira...já andei tentando...mas por causa do ângulo da coluna de direção,é difícil...pensei em colocar a caixa pela frente do quadro mas sem muita adaptação é difícil também...bom se fosse como camaro que tem já os kits prontos p/ vender lá na Summit...
buchas de P.U também dão uma somada(pode ser até mínima) no esforço p/ as longarinas...
CSI é um seriado americano Ivo...é passado com o pessoal da criminalística...bem bacana...tem o CSI NY,Miami e Las vegas...
Até mais...
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Ivo Filho- Moderador
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Data de inscrição : 22/01/2010
- Mensagem nº25
Re: Longarina trincada
Sool escreveu:Poxa .... eu tive uma má noticia esses dias também.... !
Começou a trincar a minha longarina do lado esquerdo do carro !
Fui ver pq o carro tava balançando na pista e quando olhei ali onde fixa a Direção Hidráulica tava toda trincada também ....
A direção balança mais que vara verde !
O jeito é arrumar isso antes do Encontro Anual de Jundiai =/
Pensei de até de ir lá na casa do IVO pra ve se ele da uma olhada pra ve o que da pra fazer =/
Mano, é so vir!!!
So da um toque antes para ver se eu nao to viajando...a proósito passei ai na tua cidade na quinta feira!!
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Sool- Opaleiro
- Número de Mensagens : 721
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Data de inscrição : 08/08/2010
- Mensagem nº26
Re: Longarina trincada
100 escreveu: eu tô chegando agora
bom,quando não está trincado ainda,pego uma chapa de uns 4mm,faços os 3 furos da caixa e coloco pelo lado de fora apertando com os parafusos da própria caixa...aí não mexe com solda nem nada...eu acho aquele sistema de 3 parafusos uma porcaria...seria bacana se desse p/ colocar caixa de pinhão/cremalheira...já andei tentando...mas por causa do ângulo da coluna de direção,é difícil...pensei em colocar a caixa pela frente do quadro mas sem muita adaptação é difícil também...bom se fosse como camaro que tem já os kits prontos p/ vender lá na Summit...
buchas de P.U também dão uma somada(pode ser até mínima) no esforço p/ as longarinas...
CSI é um seriado americano Ivo...é passado com o pessoal da criminalística...bem bacana...tem o CSI NY,Miami e Las vegas...
Até mais...
100
100 as buchas de PU prejudicam muito das longarinas ?
No meu caso eu acho que é as minhas rodas !
São Aro 18 e perfil 225/40/18
Na minha opinião .... é uma merd@#$ ! Só é beleza ! O carro perde o conforto ! Regaça a suspensão e é o que condeno minhas longarinas =/
To na busca já das rodas do 92 com pneus 235/60/15
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- Mensagem nº27
Re: Longarina trincada
Mano, é so vir!!!
So da um toque antes para ver se eu nao to viajando...a proósito passei ai na tua cidade na quinta feira!!
Pode deixar IVÂO ! eu te ligo !
Mas....Poxa ... moro perto da pista !
Porque nu passou aqui ?
Da próxima vez me liga ! to trabalhando a noite então fico o dia inteiro vadiando e me-chendo no meu carro rsrsrsrrsr
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- Mensagem nº28
Re: Longarina trincada
Não sei se é o mais correto...
Pensei muito, ao meu ver este é o modo!
Como meu carro já estava com uma longarina torcida sem muita chance de recuperação resolvi trocar mesmo e fazer o reforço interno.
Fiz os pontos spots de forma cruzada, esperando cada ponto esfria, depois corri a solda a cada 8cm +/- tambem deixando a solda esfriar
Creio que dê certo!
O que acham?
Pensei muito, ao meu ver este é o modo!
Como meu carro já estava com uma longarina torcida sem muita chance de recuperação resolvi trocar mesmo e fazer o reforço interno.
Fiz os pontos spots de forma cruzada, esperando cada ponto esfria, depois corri a solda a cada 8cm +/- tambem deixando a solda esfriar
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- Mensagem nº29
Re: Longarina trincada
Foda essa cagada da GM, acho que não pensaram que iriam durar tanto esses carros.
Ivo , quando gabarita o quadro tem que acertar a cambagem colocando os calços?? PQ o meu não tem nenhum calço e ta correta a cambagem.
Ivo , quando gabarita o quadro tem que acertar a cambagem colocando os calços?? PQ o meu não tem nenhum calço e ta correta a cambagem.
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- Mensagem nº30
Re: Longarina trincada
Rafhael escreveu:Não sei se é o mais correto...
Pensei muito, ao meu ver este é o modo!
Como meu carro já estava com uma longarina torcida sem muita chance de recuperação resolvi trocar mesmo e fazer o reforço interno.
Fiz os pontos spots de forma cruzada, esperando cada ponto esfria, depois corri a solda a cada 8cm +/- tambem deixando a solda esfriar
Creio que dê certo!
O que acham?
È disso que eu to falando !!! *--*
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- Mensagem nº31
Re: Longarina trincada
legal esse reforço por dentro.
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- Mensagem nº32
Re: Longarina trincada
Paulo, é assim, vc gabarita o quadro até a abertura certa, que por sinal me esqueci o valor certo (é mole) acho que 91 ou 92 cm...depois de gabaritado, vc monta a suspenção sem nenhum calço, as rodas vao ficar absurdamente positivas.
vai mais ou menos entre 5 e 8 mm de calço para a roda ficar na cambagem correta.
No futuro se perder a cambagem, vc tira um ou dois calcinhos e a cambagem volta, mas ja programa no proximo ano acertar o quadro de novo...e vai ser assim para o resto da vida...
Meu 91 tive de mexer no quadro por tres anos seguidos até que desisti de andar rebaixado, depois que fiquei sócio do clube do JEEP (jipe), o carro ficou alto, feio pra burro, mas nunca mais fechou o quadro.
Lembra quando troquei a bucha e mostrei o pneu com 40000 km na frente e gastou inteirinho por igual....os pneus que estão atras estavam na frente quando o carro estava rebaixado, com 5000 km gastaram que quase ficaram lisos pelo lado de dentro.
se toda vez que o quadro fechar, ir acertando a cambagem retirando os calços, vai chegar uma hora que quebra a longarina de novo.
vai mais ou menos entre 5 e 8 mm de calço para a roda ficar na cambagem correta.
No futuro se perder a cambagem, vc tira um ou dois calcinhos e a cambagem volta, mas ja programa no proximo ano acertar o quadro de novo...e vai ser assim para o resto da vida...
Meu 91 tive de mexer no quadro por tres anos seguidos até que desisti de andar rebaixado, depois que fiquei sócio do clube do JEEP (jipe), o carro ficou alto, feio pra burro, mas nunca mais fechou o quadro.
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- Mensagem nº33
Re: Longarina trincada
olha essa do reforço interno foi a que meu latoeiro disse ser a melhor opção.
essa de fazer molde em papelão cortar e vestir na longarina ele tb comentou. acho q essa sim é a melhor solução.
pow serra q da p dizer q os opalas são fracos de estrutura ou ao londo de quase 40 anos isso é inevitavel?
com certeza a chevrolet brasil nunca imaginou q estavam produzindo classicos depois de 40 anos neguinho ainda ia ta usando fuçando restaurando. senão eles teriam dado uma atenção maior nessas partes. cabecinha de empresario brasileiro arcaico.
essa de fazer molde em papelão cortar e vestir na longarina ele tb comentou. acho q essa sim é a melhor solução.
pow serra q da p dizer q os opalas são fracos de estrutura ou ao londo de quase 40 anos isso é inevitavel?
com certeza a chevrolet brasil nunca imaginou q estavam produzindo classicos depois de 40 anos neguinho ainda ia ta usando fuçando restaurando. senão eles teriam dado uma atenção maior nessas partes. cabecinha de empresario brasileiro arcaico.
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- Mensagem nº34
Re: Longarina trincada
Blz então ivo, a tardinha vou lá onde tão mechedo, o quadro ja deverá estar no chão, vou medir o quadro e conversar com o mecanico, como lá eles mechem com alinhamento técnico, talvez eles gabaritem por lá, se tiver foram e deve estar, vou ter que arrumar os calços pra colocar então.
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- Mensagem nº35
Re: Longarina trincada
Paulo!!
Esses calços são como chumbo em casa de balanceamento.....tem de kilo!
Ate mesmo em casa de alinhamento depois que o serviço estiver pronto, os caras colocam.
Opala, c-10, c-20, silverado, s-10 e mais um monte de pikups usam entao nao vai ser dificil de achar.
Mas o opala montado depois de gabaritar a suspensao, é a coisa mais horrivel do mundo!!!!!
Só de pois de alinhar a cambagem volta a ser um opala de novo!.
Esses calços são como chumbo em casa de balanceamento.....tem de kilo!
Ate mesmo em casa de alinhamento depois que o serviço estiver pronto, os caras colocam.
Opala, c-10, c-20, silverado, s-10 e mais um monte de pikups usam entao nao vai ser dificil de achar.
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- Mensagem nº36
Re: Longarina trincada
cara... não é arriscado tirar as longarinas pra fazer?????
como fica o carro sem as longarinas? no cavaletes. tme que fazer algum reforço/ travessa pra ele não torçer
como fica o carro sem as longarinas? no cavaletes. tme que fazer algum reforço/ travessa pra ele não torçer
Ivo Filho- Moderador
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- Mensagem nº37
Re: Longarina trincada
meu primo cobra 2500,00 pra trocar uma longarina, tem de desmontar o carro inteiro e soldar trava nas colunas, diagonais, nao é um trampo simples de fazer, pois corre o risco do carro realmente ficar todo tordo. ja o reparo nao é tao complicado pois a estrutura do carro ainda fica montada...
Agora esse reforço por dentro....acho que é o mesmo trampo de trocar uma longarina...
Agora esse reforço por dentro....acho que é o mesmo trampo de trocar uma longarina...
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- Mensagem nº38
Re: Longarina trincada
é... então achoq ue eu vou fazer mesmo só o reforço por fora... nas 3 laterais da longarina..
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- Mensagem nº39
Re: Longarina trincada
Ivo Filho escreveu:meu primo cobra 2500,00 pra trocar uma longarina, tem de desmontar o carro inteiro e soldar trava nas colunas, diagonais, nao é um trampo simples de fazer, pois corre o risco do carro realmente ficar todo tordo. ja o reparo nao é tao complicado pois a estrutura do carro ainda fica montada...
Agora esse reforço por dentro....acho que é o mesmo trampo de trocar uma longarina...
Pra que essas tais travas nas colunas?
Trocar as longarinas tambem nãoo ée um bixo de 7 cabeças não desde o resto do carro esteja com os parametros mantidos, ou seja, assoalho e longarinas laterais e longarina intermediaria...
O reparo tem mais condições de dar errado que a troca de longarina...
Imagine comparar um alinhamento de uma peça nova com o alinhamento de uma trincada que sofreu diversos esforços onde não era pra sofrer.
Imagine, se o carro rachou certeza que saiu dos parametros, se saiu dos parametros e simplesmente soldar por cima sem gabaritar e reforçar nunca mais o carro vai ter alinhamento, pra alinhar perfeito só na mesa zero!!
E te digo uma, quando a longarina trinca a força é exercida em alguns da carroceria pontos que não foram projetados para receber tal força. Ou seja a tendencia é a longarina perder os parametros mesmo...
E pra recuperar num é qualquer um não, tem de ser uma oficina muito bem equipada!
Tenho um "amigo" que trabalha na monobloco de brasilia e a mesma coisa! aconselha a trocar as longarinas mesmo...
o Serviço só de mão de obra é de 800 reais para trocar as duas e o alinhamento é garantido, pois as peças são novas, depois é feita a conferencia no alinhamento técnico...
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- Mensagem nº40
Re: Longarina trincada
Ivo Filho escreveu:meu primo cobra 2500,00 pra trocar uma longarina, tem de desmontar o carro inteiro e soldar trava nas colunas, diagonais, nao é um trampo simples de fazer, pois corre o risco do carro realmente ficar todo tordo. ja o reparo nao é tao complicado pois a estrutura do carro ainda fica montada...
Agora esse reforço por dentro....acho que é o mesmo trampo de trocar uma longarina...
Caramba IVO ... ele não faz mais em conta pra Opaleiros aqui do fórum não ?
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- Mensagem nº41
Re: Longarina trincada
Sool escreveu:Ivo Filho escreveu:meu primo cobra 2500,00 pra trocar uma longarina, tem de desmontar o carro inteiro e soldar trava nas colunas, diagonais, nao é um trampo simples de fazer, pois corre o risco do carro realmente ficar todo tordo. ja o reparo nao é tao complicado pois a estrutura do carro ainda fica montada...
Agora esse reforço por dentro....acho que é o mesmo trampo de trocar uma longarina...
Caramba IVO ... ele não faz mais em conta pra Opaleiros aqui do fórum não ?
o primo do ivo não fez mais barato nem pro Ivo mesmo... huauhuahuahau mas a pintura do verdão ficou nota 1000...
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Ivo Filho- Moderador
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- Mensagem nº42
Re: Longarina trincada
Rafhael escreveu:Ivo Filho escreveu:meu primo cobra 2500,00 pra trocar uma longarina, tem de desmontar o carro inteiro e soldar trava nas colunas, diagonais, nao é um trampo simples de fazer, pois corre o risco do carro realmente ficar todo tordo. ja o reparo nao é tao complicado pois a estrutura do carro ainda fica montada...
Agora esse reforço por dentro....acho que é o mesmo trampo de trocar uma longarina...
Pra que essas tais travas nas colunas?
Trocar as longarinas tambem nãoo ée um bixo de 7 cabeças não desde o resto do carro esteja com os parametros mantidos, ou seja, assoalho e longarinas laterais e longarina intermediaria...
O reparo tem mais condições de dar errado que a troca de longarina...
Imagine comparar um alinhamento de uma peça nova com o alinhamento de uma trincada que sofreu diversos esforços onde não era pra sofrer.
Imagine, se o carro rachou certeza que saiu dos parametros, se saiu dos parametros e simplesmente soldar por cima sem gabaritar e reforçar nunca mais o carro vai ter alinhamento, pra alinhar perfeito só na mesa zero!!
E te digo uma, quando a longarina trinca a força é exercida em alguns da carroceria pontos que não foram projetados para receber tal força. Ou seja a tendencia é a longarina perder os parametros mesmo...
E pra recuperar num é qualquer um não, tem de ser uma oficina muito bem equipada!
Tenho um "amigo" que trabalha na monobloco de brasilia e a mesma coisa! aconselha a trocar as longarinas mesmo...
o Serviço só de mão de obra é de 800 reais para trocar as duas e o alinhamento é garantido, pois as peças são novas, depois é feita a conferencia no alinhamento técnico...
é o serviço que ele faz e com garantia, nao defendo nem argumento os metodos dele, apenas quando fiz o mesmo questionamento ele levantou um opala na minha frente colocou os cavaletes e pediu para eu abrir as portas....resultado nao consegui sequer abrir a porta, coincidentemente nenhum opala que esteja no cavalete ate hoje eu consegui abrir a porta, ou melhor os que abri, eu nao consegui fechar.
As travas nada mais sao que barras de metalon soldadas como maos francesas e cuzadas com o carro ainda montado, isso vai garantir que o carro ao estar pelado e sem as longarinas mantenha todas as medidas de frestas de portas, capo, paralamas. não é muito dificil de ver opala com fresta de porta que começa com uma medida e acaba com outra, ou capo que fica alinhado de um lado e quase da para enfiar a mao do outro...e por ai vai...
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- Mensagem nº43
Re: Longarina trincada
BANDIT escreveu:Jesiu a mensagem apareçeu......do além!!!!!
Sabia que era vc. J...........foi só eu te ameaçar que vc. colocou ela de novo.....
PS: vc. acertou o Max com a enxada ou a barra de ferro
TÁO VENDO????????QUANDO DISSE QUE TINHA APARECIDO HAQUER,AQUI NO FORUM!!!!!
NO MEU APARECEU UNS CORACÕEZINHOS FALARAM QUE EU TINHA TOMADO GASOLINA,TAI MAIS UMA PROVA!!!!
É O J SEM DUVIDAS!!!!!!
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- Mensagem nº44
Re: Longarina trincada
Sool escreveu:
100 as buchas de PU prejudicam muito das longarinas ?
Sool,
o que acontece é que o PU é mais rígido...a longarina do Opala nao é aquelas coisas...as ruas então...aí,uma pancadinha aqui,outra ali,as buchas de borracha acabam amortecendo um pouco...as de PU não...
já sobre as rodas,prefiro trincar as longarinas a andar com as 92
[quote="Paulo Corso"]..acho que não pensaram que iriam durar tanto esses carros.
mas não dura,Opala trinca desde sempre!!!
Ivo Filho escreveu:... s-10 ...
...
S10 não Ivo!!!
S10 sua sistema de arruela com furo fora de centro...MUITO melhor que calços...
branco 75 escreveu:...
pow serra q da p dizer q os opalas são fracos de estrutura ou ao londo de quase 40 anos isso é inevitavel?
...
é FRACO sim!!! um 92 não tem 40 anos...e a maioria já tá tudo rachado!!!
infelizmente o sistema de suspensão/longarina do Opala é defeituoso...
bom,
sobre reforço,este que o Rafhael tá fazendo(e um belo serviço) EU acho que compensa apenas em caso extremo(tipo o dele que é um Opala V8 forte) pois um carro de uso comum,que nunca foi batido nem nada,vc arrancar a longarina toda fora e fazer isto,acho que não compensa...encher de solda...onde solda,deu calor,pronto,começa oxidar...a chapa fica rígida(como o Ivo já comentou)...
o lugar mais problemático é onde fixa a caixa...se fizer um reforço por fora,pegando os 3 parafusos de fixação...NA MINHA OP,é suficiente...
um outro lugar que trinca é onde fixa o quadro...mas a maioria que vi,é sempre porque cara anda com as buchas até o osso...trocar batentes,pode esquecer...a bandeja fica lá batendo seca no quadro...calços do quadro então,nem se fala...
o que mais faz o quadro fechar é andar rebaixado ou com amortecedor/mola fracos...fica dando batente na bandeja(arranque a mola e suba abandeja p/ ver onde ela encostará!!!)no quadro,forçando o quadro justamente p/ fechar!!
gabaritar,tem que saber,não basta meter um esticador entre as torres e forçar...quem garante que os dois lados vão ceder o mesmo tanto?
(não muito a ver com Opala)[e igual alinhador que alinha carro de ré...na hr de acertar a convergência,puxa o carro p/ um lado,zera no projetor depois regula o outro lado...aí o carro sai como um caranguejo...
eu sempre alinho de frente,coloco os 4 cavaletes e acerto traseira depois frente...
bom,é só minha opinião!!
ah,além de fazer o que vcs veem aqui,também sou alinhador...e já trabalhei em loja de alinhamento técnico...
na ZN de SP tem uma oficina de alinhamento MUITO boa,chama Amaranto...se não me engano,o tiozinho lá tem 60 anos de alinhador...na parede dele tem um quadro dele mexendo num Opala (acho que 70)azul...
Até mais...
100
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- Mensagem nº45
Re: Longarina trincada
Ivo Filho escreveu:Rafhael escreveu:
Pra que essas tais travas nas colunas?
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Eu jogava no lixo um oapla que tivesse que trocar a frente......ou trocar uma longarina ........Eu não teria coragem ...(EU)
a principio pode ser feito SIM!!!!
tem q e ter o carro 100% alinhado....ai popde ser feito como o metodo do primo do Ivo........ou fazendo algum Gabarito.....seria procurando as medidas correta do opala ..........pra dai dar uns 4 pontinhos de solda .......só pra oindurar a longarina........e dai vir ponteando.........vc. pobnetia 1 pomnto na frente.....1 ponto atraz.........sem pressa ! ...nada que 6H de trabalho não resolvam .
Por isso é caro.....é a preparação....até começar a soldar.........e a própria solda em si que é lenta e demorada !
caso.......aconteça ........de ficar levemente torto......alguma coisa fora do lugar.....ficar tipo 90%.........não é o fim do mundo.........na cambagem e alinhamento.........consegue mascarar....isso ............e ter um carro 100% .
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Re: Longarina trincada
Ae Ivo fui na oficina as 6 horas, o mecanico tinha saido para fazer um socorro, aproveitei e medi o quadro, deu 89,8 cm, isto é 2 cm fechado. Do lado do passageiro ainda tinha calço, o outro lado (o laod do motorista) não tinha calço. Vou lá amanhã cedo antes de entrar no trablaho conversar com o mecanico pra abrir o quadro, montar o quadro no diplo sem nenhum calço e depois ir acertando a cambagem com novos calços, correto??
Última edição por Paulo Corso em Ter 16 Out - 19:43:00, editado 1 vez(es)
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- Mensagem nº47
Re: Longarina trincada
Paulo Corso escreveu:Foda essa cagada da GM, acho que não pensaram que iriam durar tanto esses carros.
Ivo , quando gabarita o quadro tem que acertar a cambagem colocando os calços?? PQ o meu não tem nenhum calço e ta correta a cambagem.
A GM sabia perfeitamente sim e tinha consciência doque irai aconteçer ao longo dos anos com esse carro !!!!!
a GM produzoiu o 1° carro descartavél...ao tirar de produção.....a estrutura dos 1° opala 68/74........essa SIM é realmente a estrutura do Opala ........tanto que existem esses opalas até hoje........um Opala 74 é muito superior em estrutura a um 75 !!! pelos reforços e espessura de chapa
..............................
Tem um amigo meu que andou 4 meses.....sem mola na tarzeira ( carro de uso diário) em 4 meses conseguiu sair 2 bolas no paralama trazeira .......bolas peguenas.......
Isso NÃO aconteçe com Maverick...Dodge.....Galaxie não vale porque tem Chassis ....
PS: mas que Opala trincar longaria..........e a tal da Blazer...........dificil achar uma sem trinca !
100- Moderadores
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- Mensagem nº48
Re: Longarina trincada
BANDIT escreveu:...e a tal da Blazer...........dificil achar uma sem trinca !
difícil mesmo hein!! e olha que é chassi!!
mas nem pode comentar muito isto aqui...aí vão falr "tá vendo,se carro com chassi trinca,quanto mais Opala qe é monobloco...!"
Até mais...
100
BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº49
Re: Longarina trincada
é tudo aqui é complicado
putz.....21:17.....to perdendo a novela .....
putz.....21:17.....to perdendo a novela .....
Sool- Opaleiro
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- Mensagem nº50
Re: Longarina trincada
Eu ainda to revoltado de ter que gastar mais 2,500,00 no Opalão pro Primo do Ivo fazer as longarinas pra mim =/
Queria começar a colocar injeção =/
Ft400 , 6 bicos FORD RACING , Modulo MSD 6AL e cabos, uma Mallory Ignition 29440 =/
To vendo que vo ficar na vontade esse ano ainda =/
Queria começar a colocar injeção =/
Ft400 , 6 bicos FORD RACING , Modulo MSD 6AL e cabos, uma Mallory Ignition 29440 =/
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Qui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho
» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Qui 9 maio - 10:47:45 por junoccj
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Qui 9 maio - 10:12:31 por junoccj
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Qui 9 maio - 8:00:02 por FabioM