lbc1702 escreveu:Amigos, não sou grande conhecedor dos 6cc. Apesar de ter um Diplo 89 a alcool com comando brabo, taxado, molas reforç. uma W 40 tal e tal. E uma GTB-S2 com motor 250-S que estou turbinando. Voltando ao assunto do 6cc, apesar de eu ser um grande fã desse motor é um projeto ridículo e ultrapassado que foi usado já na década de 40 nos EUA, perdendo a vez para os V8.
Vejo muito nos fóruns o pessoal teimando em botar uma pergunta que no meu ver é sem nexo nenhum. "COMO FAZER UMA RECEITINHA BARATA E QUE NÃO FAÇA O CARRO SUBIR SEU CONSUMO." Isso é ridículo.
Primeiro: Não se consegue potência sem alimentação extra do motor.
Segundo: Vamos parar com essa mania de gastar pouco para preparar, vivemos em um pais capitalista e que tudo gira em torno de dinheiro.
Terceiro: Em 99% das vezes tudo que é caro é melhor, seja na qualidade das peças ou no profissional que faça o seu serviço.
Quarta: Antes de pensar em sair por aí acelerando achando que só por que tem um opala é o dono dos pegas e é o cara. Está enganado meu caro o opala é uma barca que não tem centro de gravidade nenhum e que não tem a tecnologia dos carros de hoje. Resumindo tu vai tomar pau de celtinha 1.nada e vai ficar com cara de *.
Quinta: Antes de mexer em motorização seja esperto vc já tem um motor legal e forte, mexa em suspenção, bancos que não faça seu corpo ficar saculejando dentro do carro na hora da curva fechada, rodas, pneus, FREIOS e um bom sistema de arrefecimento sem isso não adianta ter 400CV e não conseguir transferir para a pista.
E por ai vai...
Mais voltando ao assunto principal que é o raio da preparação barata eu vos digo por experiência própia: Um motor aspirado e bem aspirado é caro, para ter 300CV no dinamômetro separa no mínimo 10mil reais. (Fazendo bem feito para que não quebre e com peças de verdade.)
Agora no turbo posso dizer com exatidão para esclarecer as dúvidas dos que sonham em colocar um turbo no opala.
1° - Pistão e bielas forjadas -Power Tech
2° - Tuchos, balanceiros roletados e tampa p/ balanceiros roletados -Power Tech
3° - Comando - inskenderian
4° - Kit turbo - Beep
Só ai foram gastos 10.000,00 e podem ver que falta uma série de ítens que não adcionei como: bomba elétrica, um corta giro, polia damper, bronzinas, manômetros e conta giros, etc...etc...etc... Sem contar a mão de obra que para fazer o motor 2.500,00 e instalação do kit turbo e acerto 1.000,00.
Resumindo de novo, para se botar um kit turbo para não se ter problema no futuro e nem fuder os pistôes por falta de combustível é isso ai que vcs irão gastar para pôr um turbo bem instalado e sem contar também que o ideal é jogar o carbura fora e instalar uma injeção eletrônica. E sem esse devaneio de colocar IE de Omega. Pois vai ter problema com o medidor de massa que não se vende em lugar nenhum.
ME DESCULPEM PELO DESABAFO. SÓ QUERIA AJUDAR.
Olá IBC1702! Seja Bem vindo !!!
Bem eu concordo em muita coisa que vc. disse aqui !!!!
Um oapla original ano 90.........leva pau de gol 1.6 acertadinhos(não mexido!!) Vc lê relatos de caras que empurram carros 2.0.....com um opala assim ORIGINAL.......é muito disficil de acreditar.......eu tenho oapla.....eu tive opalaS...e mexo com oaplas.....então eu sei um pouco sobre eles ..........
a minha única ressalta sobre os eu post........recai sobre o motor 250/S........esse comando é muito melhor que os 4.1...........vc. pode montar 3 webber num 4.1........vc. pode montra injetado.......e mred#$3 NÃO rende não vem desempenho...........a única coisa que "salva" o 4.1 é o caracol maldito.......e assim mesmo não é muita coisa.......chega fácil nuns 250HP.......e muito bem acerto chega nuns 270HP........oque qualquer AP injetdo consegue hoje em dia .........ou seja o comando é péssimo!!!
O motor 250/S com um carburador bem maior que a DFV......um trabalhinho..........se consegue um resultado surpreendente !!!! Quase mágico.......
Ess é minha única ressalva......aliás se VCs pegarem as 4 rodas antigas......o Opala comparado com Dodge/Maverick é sempre o 250/S...........pois o 4100....coitado!!!!
Vc menciona um fato........o motor 4100 é antigo ,muito antigo........com sua origens na década de 40!!!!
A única coisa que dá uma vantagem pra ele sobre os V8........é o fato dos cabeçote com dutos siameses..........que no final da conta........pra cada cilindro vc. soma um "dutão".........tanto que um GM250 preparado.........rende + que um 318....302...350.......o 302 com cabeçote ORIGINAL..e o 350 motor da década de 70 COM CABEÇOTE ORIGINAL.........esses GM 350 moderno........NÃO!!!! póis utilizam cabeçote de alto fluxo.....mesmo
O motor do opala é motor de torque ....assimo como o de dodge 318........já os motores 302 e 350 já são motores de giro
No resto concordo em tudo com vc.
Opala 4.1 original leva pau de gol 1.6 ............e preparação é caro !!!
faz tempo que eu posto uma tabelinha de preços........Um motor GM151 todo forjado e preparado sai + caro que um motor GM 350
0km!!! é não vai ter os 280HP no motor 350 STD!!!!
|Tem um outro fator que o pessoal...descarta renga.....não acredita......que é a
comptetência , mão adianta vc. enfiar "ouro" no motor..se a "mão do pião " não é boa pra acertar.......
eu já vi muita carro preparado.....que fica uma bosta!!!! peças inadequafdas......montagem que nem a bund#$# do pião!!!!
Ou seja não são só peças de qualidade...........tem que ter capacidade e competêncai pra montar tudo isso............pra se fazer um motor realmente"brabo"....não que só late.....mas sim que ataca !!!
Só pra finaliza ...300Hp num motor de opala, é coisa pra Karaio..........é muita coisa pra RUA !!!!! Vc não tem onde acelerar isso ......e SIM ...um motor assim se vc. colocar num oapla 100% original de suspensão ..freio!!!!
Vc não aproveita tudo oque o motor pode te ofereçer!!!! não mesmo!!!! Tem que fazer sim ...uma suspensão...freio.....muita coisa !!!!
Tenho raiva daqueles Boys de motos grandes....que ficam se alugando...aceleram tudo oque da a 1° marcha ...e um pouquinho da 2° e já feriam, !!!! porra ter um oapal assim é VIADAGEM!!!!
um carro só pra acelerar na reta!!!! Isso é coisa de piá pançudo!!!!
sobre acelerar em reta ......vou contar um breve historinha.....
eu estava acelerando.....na rodovia...(rodovia vazia) .....eu vinha pela pista rápida em 4° motor crescendo.....e um FDP.......sai da pista lenta e entra na rápida !!!! so no freio a melhor estimativa...é que eu iria acerta a trazeira do carrinho a 140km/H ........
oque o o indecente aqui fez.....
frei ei....puxei uma 3° já perto de 180km/H......o giro foi lá pra put$%$ que pariu!!!!
trepei no ferio( sem travar).......que era do oapla todo melhorado.....e reduzi muito a velocidade.....assim mesmo ia acertar o carro que veio pra pista rápida........tirei pra lenta.....(na frente do carro lento que o FDP podou) .......tirei......só que como todo o peso do carro tava na frente.......a trazeira já leve........virou uma pena.....o carro saiu de lado.....Soquei o pé na 3° (isso que o giro já tava sei lá onde) ......e podei o fpt..andando de lado......o oapla virou uma cobra......POR MUUUUUITA SORTE.....peguei um pedaço de pista livre.....eu usei as 2 faixas + o acostamento pra concertar o oapla..........pra trazer ele reto de novo !!!!!!
Isso é um recado pro pessoal que diz........eu só acelero em reta...........foi numa reta que toda esse merd#$# aconteçeu.......ninguem morreu..........somente as minhas varetas de valvula.....
o 6cc não teve nehum outro problema............oque podemos considerar um MILAGRE!!!!
Ontem à(s) 17:00:20 por Wagner Botelho
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