por haymo ribeiro Sáb 4 maio - 12:42:54
acho que o melhor é tirar a coluna fora do carro, é fácil, colado a ela no chão do carro tem um acabemento de metal de duas partes, tire uma das parte e vai acessar a bolacha de borracha, arranques todos as tomadas dela com cuidado, mas dá pra tirar numa boa...desaparafuse os dois parafuso da bolacha, atentando que um é mais grosso e tem duas guias presas lá, solte na parte proxima ao volante, que são dois parafusos e pronto...coluna fora.
quando tiver com ela na mão já vai ver na coluna, duas varetas de metal, uma move o interruptor do farol alto e baixo, a que tem a ponta reta, a que tem a ponta virada 90 graus é a do comutador.
dá pra fazer, mas vá fotografando para não esquecer a posição das peças, se comparando com a do vectra por exemplo, a do opala é bem mais complexa....
tira o volante
tira uma tampa de metal com uma trava de aço
tira o comando se seta ( cuidado com as molas )
depois que desmontar e chegar na parte do miolo vc solta numa frestazinha um retangulozinho que mais pareçe um espaço de um filete...enfie a ponta de uma chave de fenda e puxando o miolo ao mesmo tempo..ai ele sai. já o comutador vc mesmo vai ver pois fica preso do lado de fora da coluna com dois parafusinhos, quando desmontar deixe a direção reta para facilitar...
tenha cuidado no procedimento, faça num lugar tipo uma bancada...eu sinceramente acho um procedimento meio chato, mas meu carro quebrou a coluna com regulagem de altura e com um amigo montei uma fixa e tivemos que montar e desmontar a bomba toda...
boa sorte e um grande abraço espero que tenha ajudado !!!
Hoje à(s) 8:37:14 por MAURO A M FERREIRA
» OPALA EM SP SENDO POLICIAL
Hoje à(s) 8:26:17 por opala4cc
» Comodoro 76 6 Cilindros
Hoje à(s) 8:20:43 por Rubão6cc
» Resistência deixando o opala ruim
Ontem à(s) 20:16:10 por Oliveira7777777
» É possível trocar o formato do farol?
Ontem à(s) 20:01:18 por Hiago/dv
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Ontem à(s) 2:54:30 por Rubão6cc
» Dúvidas sobre turbo no opala 4cc