por Ivo Filho Dom 13 Jan - 18:13:20
sim, tem tudo haver.
Quando o carro esta frio, o ar esta mais denso, o combustivel esta mais denso.
vamos falar em numeros redondos para ficar mais facil entender:
um carro 1000, tem 4 cilindros, 250 cm³ de volume por cilindro. quando o carro esta frio, entra exatamente 250 cm³ cubicos de mistura ar/combustivel numa razão aprox. de 14,6:1 (eu acho, faz tempo que nao mexo com essas teorias)...
Quando o carro esta quente, combustivel quente e ar quente com as moleculas dilatadas pelo calor, dentro dos 250cm³ vai caber 200cm³ de mistura ar combustivel.
Por isso que a injeção com bicos perto das valvulas é o ideal. Não da tempo do combustivel gelar por causa da velocidade dentro do coletor e o ar o ideal e o coletor pegar o ar antes do radiador do carro.
Ja no caso de injeção com os bicos pertos da borboleta, onde tem uma certa distancia ate chegar no cabeçote, o aquecimento se faz necessario, pois se o combustivel estiver muito gelado, ele nao libera toda a energia na queima (PCI)
O que vc pode fazer é retirar o aquecimento e ver os resultados.
De uma verificada nas tuas correções por temperatura, pode ser que estejam com muita correção.
Meu carro por exemplo na primeira partida ele corrigem todas as faixas em até 9% a mais e conforme vai esquentando ele vai diminuindo até ter correção 0% após 45º de temperatura. Quando frio tbm ele corrige a ignição para esquentar mais rapido e abre uma valvula para entrar mais ar tbm, após o motor quente, ele fecha as valvulas de ar e o avanço volta para valores iguais ao motor original no modo economico ou volta so um pouco quando estou no modo esportivo.
é isso
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