Antes sem a válvula ele ligava quando o ponteiro da temperatura chegava no meio, porém demorava a esquentar, agora ele esquenta rápido e o ventilador liga quando o ponteiro está somente uma "barrinha" faltando para chegar no vermelho!
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Diegoj
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8 participantes
Ventilador do Radiador
willianscmotta- Opaleiro
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Modelo do carro : GM Opala Diplomata 86/86 - Álcool
Cilindros : 6
Data de inscrição : 14/06/2013
- Mensagem nº1
Ventilador do Radiador
Galera, meu Opala é a álcool original, mandei pra oficina semana passada e descobri que ele estava sem válvula termostática, depois que ela foi instalada a temperatura está sempre alta e o ventilador fica ligado quase que continuamente, isso é normal?
Antes sem a válvula ele ligava quando o ponteiro da temperatura chegava no meio, porém demorava a esquentar, agora ele esquenta rápido e o ventilador liga quando o ponteiro está somente uma "barrinha" faltando para chegar no vermelho!
Antes sem a válvula ele ligava quando o ponteiro da temperatura chegava no meio, porém demorava a esquentar, agora ele esquenta rápido e o ventilador liga quando o ponteiro está somente uma "barrinha" faltando para chegar no vermelho!
Pedro Fagundes- Opaleiro
- Número de Mensagens : 962
Localização : Belo Horizonte - MG
Modelo do carro : cupê 72
Cilindros : 6cil 4.4 Apimentado
Data de inscrição : 22/10/2012
- Mensagem nº2
Re: Ventilador do Radiador
opala a alcool com a válvula termostática esquenta muito mais rápido.. mta gente que não tinha na gasolina acaba colocando quando converte pra cana. vc deve estar com válvulas de 90º.. se não se adaptar pode tentar andar com uma válvula para gasolina, que abre em menores temperaturas.
na gasolina tem mta gente que nem usa termostática.. eu deixei a minha, mas coloquei outra válvula moderna na mangueira com uma ventuinha elétrica adicional e radiador tres camadas.. antes tava esquentando demais
willianscmotta- Opaleiro
- Número de Mensagens : 736
Localização : Vitória-ES
Modelo do carro : GM Opala Diplomata 86/86 - Álcool
Cilindros : 6
Data de inscrição : 14/06/2013
- Mensagem nº3
Re: Ventilador do Radiador
Vlw Pedro, meu medo era que estivesse algo errado, não sei de quantos grasu é a minha válvula, vou tentar descobrir, mas caso seja de 90° é a correta ou a válvula correta é de menor temperatura?Pedro Fagundes escreveu:
opala a alcool com a válvula termostática esquenta muito mais rápido.. mta gente que não tinha na gasolina acaba colocando quando converte pra cana. vc deve estar com válvulas de 90º.. se não se adaptar pode tentar andar com uma válvula para gasolina, que abre em menores temperaturas.
na gasolina tem mta gente que nem usa termostática.. eu deixei a minha, mas coloquei outra válvula moderna na mangueira com uma ventuinha elétrica adicional e radiador tres camadas.. antes tava esquentando demais
Paulo Corso- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3637
Idade : 45
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Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
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Data de inscrição : 23/01/2008
- Mensagem nº4
Re: Ventilador do Radiador
Válvula termostática do opala a álcool - 90 graus
Válvula termostática do opala a gasolina - 75 graus
Válvula termostática do opala a gasolina - 75 graus
_________________
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!
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willianscmotta- Opaleiro
- Número de Mensagens : 736
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Modelo do carro : GM Opala Diplomata 86/86 - Álcool
Cilindros : 6
Data de inscrição : 14/06/2013
- Mensagem nº5
Re: Ventilador do Radiador
vlw Paulo!Paulo Corso escreveu:Válvula termostática do opala a álcool - 90 graus
Válvula termostática do opala a gasolina - 75 graus
willianscmotta- Opaleiro
- Número de Mensagens : 736
Localização : Vitória-ES
Modelo do carro : GM Opala Diplomata 86/86 - Álcool
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Data de inscrição : 14/06/2013
- Mensagem nº6
Re: Ventilador do Radiador
Será que vale a pena colocar mais um ventilador no radiador, o que está no meui Opala é extremamente forte, mas pensei em colocar outro um pouco mais fraco, porém que ficasse ligado o tempo todo, aí talvez o ventilador original ligaria menos, o que acham?willianscmotta escreveu:vlw Paulo!Paulo Corso escreveu:Válvula termostática do opala a álcool - 90 graus
Válvula termostática do opala a gasolina - 75 graus
Diegoj- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2326
Localização : SC
Modelo do carro : Diplomata 88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 27/02/2012
- Mensagem nº7
Re: Ventilador do Radiador
Mas qual seria a vantagem disso? Deixa assim mesmo, pra alcool tem que trabalhar quente, quando chegar na temperatura certa ele vai ligar e depois vai desligar sozinho.willianscmotta escreveu:Será que vale a pena colocar mais um ventilador no radiador, o que está no meui Opala é extremamente forte, mas pensei em colocar outro um pouco mais fraco, porém que ficasse ligado o tempo todo, aí talvez o ventilador original ligaria menos, o que acham?willianscmotta escreveu:vlw Paulo!
adpachec- Opaleiro
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Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
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Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº8
Re: Ventilador do Radiador
Concordo.Diegoj escreveu:Mas qual seria a vantagem disso? Deixa assim mesmo, pra alcool tem que trabalhar quente, quando chegar na temperatura certa ele vai ligar e depois vai desligar sozinho.willianscmotta escreveu:Será que vale a pena colocar mais um ventilador no radiador, o que está no meui Opala é extremamente forte, mas pensei em colocar outro um pouco mais fraco, porém que ficasse ligado o tempo todo, aí talvez o ventilador original ligaria menos, o que acham?
willianscmotta- Opaleiro
- Número de Mensagens : 736
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Modelo do carro : GM Opala Diplomata 86/86 - Álcool
Cilindros : 6
Data de inscrição : 14/06/2013
- Mensagem nº9
Re: Ventilador do Radiador
Pensei que isso poderia resfriar mais o motor, mas tudo bem.adpachec escreveu:Concordo.Diegoj escreveu:Mas qual seria a vantagem disso? Deixa assim mesmo, pra alcool tem que trabalhar quente, quando chegar na temperatura certa ele vai ligar e depois vai desligar sozinho.
E com relação a gasolina do reservatório de partida a frio, seria interessante colocar uma válvula solenóide para evitar o desperdício de gasolina durante o funcionamento do carro, eu poderia instalar e então ela só ligaria quando fosse acionada a bomba de injeção da gasolina, fora isso ela bloqueia o fluxo, o que acham?
Rubão6cc- Opaleiro
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Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
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Data de inscrição : 14/02/2013
- Mensagem nº10
Re: Ventilador do Radiador
No meu colocaram um botão injetor embaixo do painel pra injetar a gasolina, assim só injeta o tanto que vc apertar...aquele sistema automático que injeta a gasolina na partida à frio está desligado..talvez seja uma alternativa pra vc..Mas se o meu estivesse original eu não mecheria, deixaria original..
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
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willianscmotta- Opaleiro
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Modelo do carro : GM Opala Diplomata 86/86 - Álcool
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Data de inscrição : 14/06/2013
- Mensagem nº11
Re: Ventilador do Radiador
O meu também tem este botão, mas percebo que fica gasolina na mangueira e a gasolina do reservatório está acabando muito rápido, por isso acho que está consumindo gasolina desnecessariamente!rubensmaffei escreveu:No meu colocaram um botão injetor embaixo do painel pra injetar a gasolina, assim só injeta o tanto que vc apertar...aquele sistema automático que injeta a gasolina na partida à frio está desligado..talvez seja uma alternativa pra vc..Mas se o meu estivesse original eu não mecheria, deixaria original..
Rubão6cc- Opaleiro
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Localização : Austrália
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Data de inscrição : 14/02/2013
- Mensagem nº12
Re: Ventilador do Radiador
Não, o problema é que o reservatório de partida à frio do Opala é muito pequeno...já viu os de Gol quadrado? Parece q nunca vai acabar a gasolina lá dentro, cabe um monte e dura meses..tem muita gente que faz essa adaptação no Opala...cabe mais se não me engano..willianscmotta escreveu:O meu também tem este botão, mas percebo que fica gasolina na mangueira e a gasolina do reservatório está acabando muito rápido, por isso acho que está consumindo gasolina desnecessariamente!rubensmaffei escreveu:No meu colocaram um botão injetor embaixo do painel pra injetar a gasolina, assim só injeta o tanto que vc apertar...aquele sistema automático que injeta a gasolina na partida à frio está desligado..talvez seja uma alternativa pra vc..Mas se o meu estivesse original eu não mecheria, deixaria original..
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Eduardo Cruz- Opaleiro
- Número de Mensagens : 270
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Modelo do carro : Opala De Luxo 1974
Cilindros : 4100/6 cilindros
Data de inscrição : 16/08/2010
- Mensagem nº13
Re: Ventilador do Radiador
Pedro vc ta usando o radiador original com ventuinha eletrica?pq eu so encanado que o meu esquenta demais tb e penso em colocar no meu,vc teria como colocar umas fotos pra eu ver?valeuPedro Fagundes escreveu:
opala a alcool com a válvula termostática esquenta muito mais rápido.. mta gente que não tinha na gasolina acaba colocando quando converte pra cana. vc deve estar com válvulas de 90º.. se não se adaptar pode tentar andar com uma válvula para gasolina, que abre em menores temperaturas.
na gasolina tem mta gente que nem usa termostática.. eu deixei a minha, mas coloquei outra válvula moderna na mangueira com uma ventuinha elétrica adicional e radiador tres camadas.. antes tava esquentando demais
Diegoj- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2326
Localização : SC
Modelo do carro : Diplomata 88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 27/02/2012
- Mensagem nº14
Re: Ventilador do Radiador
Antes de trocar, faz uma boa limpeza, se possivel manda varetar o radiador. Geralmente, quando o motor é original, é apenas sujeira que faz esquentar. Já passei por isso e nada mais era que sujeira, muuuita sujeiro. Parecia q tava cheio de lama em vez de agua.Eduardo Cruz escreveu:Pedro vc ta usando o radiador original com ventuinha eletrica?pq eu so encanado que o meu esquenta demais tb e penso em colocar no meu,vc teria como colocar umas fotos pra eu ver?valeuPedro Fagundes escreveu:
opala a alcool com a válvula termostática esquenta muito mais rápido.. mta gente que não tinha na gasolina acaba colocando quando converte pra cana. vc deve estar com válvulas de 90º.. se não se adaptar pode tentar andar com uma válvula para gasolina, que abre em menores temperaturas.
na gasolina tem mta gente que nem usa termostática.. eu deixei a minha, mas coloquei outra válvula moderna na mangueira com uma ventuinha elétrica adicional e radiador tres camadas.. antes tava esquentando demais
Também pode ser a valvula termostatica com problemas, as vezes ela trava. Com sorte, trava aberta, se travar fechada.... Quem sabe a tua possa ter trancado enquanto tava abrindo ou fechando e ai começou a restringir o fluxo de agua.
Eduardo Cruz- Opaleiro
- Número de Mensagens : 270
Idade : 42
Localização : Americana-SP
Modelo do carro : Opala De Luxo 1974
Cilindros : 4100/6 cilindros
Data de inscrição : 16/08/2010
- Mensagem nº15
Re: Ventilador do Radiador
meu radiador é novo e a agua é incolor mas ach q é so sisma mesmoDiegoj escreveu:Antes de trocar, faz uma boa limpeza, se possivel manda varetar o radiador. Geralmente, quando o motor é original, é apenas sujeira que faz esquentar. Já passei por isso e nada mais era que sujeira, muuuita sujeiro. Parecia q tava cheio de lama em vez de agua.Eduardo Cruz escreveu:Pedro vc ta usando o radiador original com ventuinha eletrica?pq eu so encanado que o meu esquenta demais tb e penso em colocar no meu,vc teria como colocar umas fotos pra eu ver?valeu
Também pode ser a valvula termostatica com problemas, as vezes ela trava. Com sorte, trava aberta, se travar fechada.... Quem sabe a tua possa ter trancado enquanto tava abrindo ou fechando e ai começou a restringir o fluxo de agua.
erick.6b- Opaleiro
- Número de Mensagens : 498
Idade : 41
Localização : Interior / SP
Modelo do carro : Opala Diplomata 89
Cilindros : 6
Data de inscrição : 05/09/2011
- Mensagem nº16
Re: Ventilador do Radiador
vou apenas citar uma experiência que tive....
Qdo fiz meu motor há um ano...montei ele com uma válvula termostática da marca WAHLE(acho que é esse o nome)...resultado...a ventoinha só ligava qdo o ponteiro estava perto do vermelho...
Depois de uns meses troquei a valvula por uma da marca MTE THOMPSON....resultado...a ventoinha liga com o ponteiro certinho no meio....
Conclusão: Hoje Valvula Termostática e Sensores de Temperatura somente MTE...não confio mais em outra marca...
Abs
Qdo fiz meu motor há um ano...montei ele com uma válvula termostática da marca WAHLE(acho que é esse o nome)...resultado...a ventoinha só ligava qdo o ponteiro estava perto do vermelho...
Depois de uns meses troquei a valvula por uma da marca MTE THOMPSON....resultado...a ventoinha liga com o ponteiro certinho no meio....
Conclusão: Hoje Valvula Termostática e Sensores de Temperatura somente MTE...não confio mais em outra marca...
Abs
Diegoj- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2326
Localização : SC
Modelo do carro : Diplomata 88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 27/02/2012
- Mensagem nº17
Re: Ventilador do Radiador
Esse opala q tenho agora veio sem a termostatica quando comprei ele, andando a noite na BR o ponteiro da temperatura colava no minimo e só saia de lá quando ficava algum tempo parado num posto de gasolina enquanto abastecia.erick.6b escreveu:vou apenas citar uma experiência que tive....
Qdo fiz meu motor há um ano...montei ele com uma válvula termostática da marca WAHLE(acho que é esse o nome)...resultado...a ventoinha só ligava qdo o ponteiro estava perto do vermelho...
Depois de uns meses troquei a valvula por uma da marca MTE THOMPSON....resultado...a ventoinha liga com o ponteiro certinho no meio....
Conclusão: Hoje Valvula Termostática e Sensores de Temperatura somente MTE...não confio mais em outra marca...
Abs
Quando fui comprar a valvula pra ele, pedi pro meu pai ir na loja comprar pra mim pq eu n tinha tempo, já tinha ligado antes, eles tinham da MTE por R$70 se não me engano.
Ele voltou pra casa com uma valvula termostatica valclei... Ele trouxe essa pq era mais barata, R$25... Como já tava na mão, resolvi arriscar e montei ela. Agora demora menos pra chegar na temperatura normal, mas mesmo assim na BR o ponteiro fica quase no minimo.
O diplomata q eu tinha antes ficava o tempo inteiro com a temperatura 'certa' mas a valvula era de outra marca...
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