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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Como montar seu Trio(Som pra fora do carro)

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    Como montar seu Trio(Som pra fora do carro) Empty Como montar seu Trio(Som pra fora do carro)

    Mensagem por SoYJoU Qua 23 Jan - 11:41:27

    Sei que muita gente aqui curte trio, irei tentar passar meus conhecimentos de como se montar um bom trio.

    O que é um som estilo TRIO? É todo aquele som voltado para fora do carro, temos como bons exemplos aqueles som que o pessoal abre o porta-malas e faz a festa, como também poderíamos tomar como base os Trios Elétricos do RECIFOLIA (carnaval fora de época do Recife/PE) bem como os carnavais de Salvador.

    A princípio devemos saber que um falante a céu aberto tem um comportamento diferente de um dentro do porta-malas. Uma das diferenças é que o cone se desloca mais do que quando está dentro do porta-malas, causando assim o deslocamento excessivo do cone (cone deslocado em excesso pode causar vários danos, um dos principais é a superaquecimento da bobina que irá alterar a impedância para maior, sendo ela alterada, o amplificador dissipará a potência de acordo com a alteração da impedância que por fim diminuirá a potência sonora), outra diferença seria o ganho que você tem com o alto-falante dentro do veículo, onde não ocorre com o falante a céu aberto, tendo em vista que a frequencia de ressonancia dentro do veículo (aproximadamente de 50 a 70 hz) são frequencias de grave e a céu aberto (que gira em torno de 2.000 hz) que são frequencias médias (daí o motivo de termos bastante cuidado na hora que colocar cornetas), já por esse motivo temos tantos berreiros nas vias da cidade.

    Muita gente pensa que não é possível ligar em 1 canal do amplificador woofer + corneta + tweeter, isso é possível, porém com seu adequado corte de freqüência e de acordo com a impedância equivalente.

    - Como adequar subgrave, grave, médio e agudo?

    No som interno é bem mais fácil você conseguir isso, já pelo motivo da frequencia de ressonancia do veículo, onde pode chagar em até 20 dB’s, essa questão de adequação deve-se ser levado em conta o SPL de cada componente. Por exemplo: Sub-woofer em uma caixa “X” tem um SPL de 117 dB, levando em conta o ganho pela frequencia de ressonancia do veículo, devemos soma-lá ao SPL do conjunto caixa+sub e teremos um valor “Y”. Após conseguirmos isso iremos para os mid-bass (onde geralmente são mais fortes em SPL), teremos também que igualar o SPL do conjunto caixa+mid ao SPL do Sub e assim sucessivamente.

    EX: SPL Sub = 117 (caixa+sub) + 20 dB (ganho da frequencia de ressonancia do veículo) = 137 dB
    SPL Mid-Bass ou Woofer = 137 dB
    SPL Mid-ranger ou Driver+corneta = 137 dB
    SPL Tw = 137 dB

    OBS.: LEMBRAMOS QUE PARA TODA REGAR EXISTE UMA EXCEÇÃO, ESSA DEMONSTRAÇÃO ACIMA É DO TIPO PADRÃO E PODE VARIAR DE ACORDO COM A SUJESTÃO AUDITIVA DE CADA PESSOA.


    Para o trio a regra é a mesma, lembrando apenas que não teremos ganho nas baixas fequencias e sim nas médias (frequencia de ressonancia ao ar livre = +- 2.000 hz).

    EX: SPL Sub = 137 (caixa+sub)
    SPL Mid-Bass ou Woofer = 137 dB
    SPL Mid-ranger ou Driver+corneta = 134 dB + 3 dB (ganho aproximado do equipamento ao ar livre devido a frequencia de ressonancia)
    SPL Tw = 137 dB

    Caso você queira que alguns dos equipamentos se sobressai mais, apenas teremos que fazer com que o SPL dele altere para maior.

    - Como fazer o calculo de dB?

    Essa questão é bem simples, iremos usar a formula abaixo:

    POTENCIA APLICADA: 200 watts RMS
    SENSIBILIDADE DO FALANTE 1w/1m – 88 dB SPL 1w/1m

    CÁLCULO:

    SPL = (SENSIBILIDADE) + 10LOG * (POTENCIA)
    SPL = 88 + 10LOG * 200
    SPL = 88 + 10 * 2,3
    SPL = 88 + 23
    SPL = 111 dB

    Quando usamos mais de um falante temos um ganho de 6 dB ao SPL do sub. Isso porque nós calculamos o SPL com basse na potencia de um único falante, mas levamos em consideração o almento da área efetiva do cone, referente ao número de falantes existente no sistema.

    POTENCIA APLICADA: 200 watts RMS
    SENSIBILIDADE DO FALANTE 1w/1m – 88 dB SPL 1w/1m

    CÁLCULO:

    SPL = (SENSIBILIDADE + 6) + 10LOG * (POTENCIA APLICADA EM UM DOS FALANTES)
    SPL = (88 + 6) + 10LOG * 100
    SPL = 94 + 10 * 2
    SPL = 94 + 20
    SPL = 114 dB

    Pelo que vimos acima, mantivemos a potencia aplicada (200 rms), porém quando colocamos outro falante no sistema a mesma foi dividada, ficando assim 100 rms. Porém com a mesma potencia e colocando outro falante, pelo fato do almento da área efetiva do cone tivemos um ganho de 3 dB.

    - Melhor Player para trio:

    O melhor player é aquele que tem boas definições sonoras tipo: Pionner, Kenwood, Clarion, etc, porém sugiro que procurem sempre um que tenha regulagem de médios, graves, agudos e que também tenha regulagem por freqüência (a maioria dos Pionners é capaz de fazer isso).

    - Alternador, Bateria e Fonte

    Essa questão também é bastante crítica, temos que ter uma bateria forte com corrente (Ampéres) suficiente para suprir o sistema, temos também que colocar a cada 500 W RMS de potência sonora um capacitor de 1 Farad (apenas recomendado caso as luzes fiquem piscando, caso aconteça, esse é o primeiro sinal de que sua alimentação precisa de um “empurrãozinho”).

    Podemos também levar em conta que a maioria da turma que curte TRIO gasta muito combustível deixando o veículo ligado ou então passa o constrangimento de ficar empurrando o carro (ato não recomendado para carros a injeção eletrônica), para evitar esse problema eu recomendo que seja instalada um FONTE CHAVEADA. Porém esse tipo de fonte tem que ser feito na medida do seu som, respeitando a voltagem e a amperagem consumida. Você pode ligá-la diretamente na bateria do veículo, porém muito cuidado, caso você ligue o carro com ela ligada, pois isso lhe trará problemas, lembre-se que quando damos partida o veículo começa a gerar energia. Na cidade onde moro (Recife/PE), uma fonte dessa tem o valor de aproximadamente R$400 (uma de 13.5 volts e 130 amperes) e você pode encomendar a qualquer técnico experiente em eletrônica.

    Para sabermos se o nosso sistema está adequadamente dimensionado é simples, somamos a amperagem consumida pelo player, amplificador e do veículo (geralmente 40 amperes). Após obter o resultado temos que colocar uma bateria de X amperes e um alternador dos mesmos X amperes. No caso de trio de grande porte as pessoas chegam a usar gerador, onde também é uma ótima opção.

    Não podemos esquecer que cada amplificador tem sua voltagem de trabalho. Alguns nacionais variam de 12 a 14 volts. Caso seu amplificador tenha 14 volts, existe no mercado baterias com vasos auxiliares com variação na sua tenção de voltagem.

    Exemplo:

    Consumo cd-player – 15 amperes – 12 volts
    Consumo amplificador – 50 amperes – 14 volts
    Consumo veículo – 40 amperes – 12 volts

    De acordo com o acima exposto, a amperagem geral consumida será de 105 amperes a 14 volts (levando em conta a maior tensão em voltagem que o sistema irá consumir).

    Como saber se o meu alternador é suficiente ao meu sistema?

    Isso é simples, tomei como exemplo uma bateria de 50 amperes/hora, para que ela seja gerada adequadamente devemos considerar a amperagem consumida pelo veículo (cerca de 40 amperes) e colocar um alternador que gere cerca de 50% a mais de corrente que a bateria, assim sendo, iremos necessitar de um alternador que forneça 110 amperes, tendo em vista que o carro consumirá 40 amperes, com isso o alternador só fornecerá 70 A, onde esse valor será o necessário para recarregar sua bateria durante a utilização.

    Como sei que muitas pessoas sentirão dificuldades de encontrar alternadores de alta potência, no meu caso eu utilizaria fonte chaveada, apenas pela condição de custo.

    Associação de Baterias:

    As baterias ligadas em SÉRIE serão somadas as TENSÕES e a potencia. (Ex.: Bateria 12 volts e 50 amperes, ligando duas baterias em série com essa configuração teremos 1 bateria de 50 amperes e 24 volts).

    Baterias ligadas em PARALELO será somada as CORRENTES e a potência. (Ex.: Bateria 12 volts e 50 amperes, ligando duas baterias em paralelo com essa configuração teremos 1 bateria de 100 amperes e 12 volts).

    - Fusíveis

    Recomendo que sempre seja usado um fusível com 80% do valor da soma da potência consumida, por exemplo: se seu amplificador consome 60 amperes, recomendo que seja colocado 1 de 108 amperes. Esse fator é muito relativo, o consumo dele irá variar com o estilo de música que está tocando no momento. Sempre recomendo colocá-lo próximo a bateria, tendo em vista a função dele ser evitar danos principalmente no carro e ao amplificador decorrente do curto na instalação.

    Se dimensionarmos o fusível de proteção ACIMA do adequado podem acontecer algumas coisas ruins como o aumento do tempo de rompimento do fusível em ocorrência de curto circuito, facilitando o superaquecimento e o incêndio, ainda mais se o aterramento for mal executado, pois a resistência do polo negativo da bateria ate o amplificador seria relativamente alto, diminuindo a corrente de curto circuito e aumentando ainda mais o tempo de disparo do fusível.


    - Coolers, cabo de força e fio remoto.
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    Como montar seu Trio(Som pra fora do carro) Empty Re: Como montar seu Trio(Som pra fora do carro)

    Mensagem por SoYJoU Qua 23 Jan - 11:41:58

    Já pelo motivo do trio passar muito tempo tocando (4 horas) e não haver ventilação suficiente, para evitar que ative a proteção térmica, ou até mesmo pelo fato de que maioria das vezes a turma está em praias, recomendo que seja colocado em cada amplificador 2 cooler´s de 10 x 10 cm, isso irá evitar que ele superaqueça.

    Em relação as cabos de força teremos os mesmos princípios do som interno, lembrando apenas que se colocar um fio muito fino o mesmo irá aquecer e se colocar um muito grosso vai ser gasto de dinheiro em vão.

    Para a questão do fio remoto, podemos ligar até 2 amplificadores nele, ou 1 amplificador e 2 coolers, se vamos precisar de 2 amplificadores e 2 coolers seria interessante colocarmos um relê, onde puxamos a fiação diretamente da bateria até ele, depois unimos o fio remoto do amplificador e seguimos para o amplificador com a fiação, o rele tem como função ativar a correndo vinda da bateria ao ligarmos o player, e sua instalação é muito simples.

    - Amplificadores

    Podemos usar os mesmos critérios do som INTERNO, temos que ter amplificadores que não distorçam muito, que não superaqueçam muito (pois o calor do amplificador é sinal de energia desperdiçada) e que tenham controle de ganho.

    - Fiação Áudio

    Prestar bastante atenção para esses critérios, tanto para o som interno quanto para o trio é muito importante que o seu sistema seja dimensionado adequadamente para evitar decepções.

    - Caixas Acústicas

    Essa é a parte mais crítica de qualquer tipo de som. Primeiramente devemos saber que existem 2 tipos de grave:

    - Subgrave
    - Médio grave

    Subgrave

    Existem em trio, porém dependendo do caixa não são reproduzidos adequadamente. Recomendo para que esse tipo de grave seja reproduzido adequadamente, utilizar caixa do tipo Band-Pass de 4º ou 6º ordem, elas tem um controle melhor do deslocamento do cone, caso o sistema seja reproduzido por caixa dutada recomendo que seja aplicado pouca potencia e um ganho menor na configuração do caixa. É bom que seja evitado em potencia e ganho em excesso, esse tipo de grave causa deslocamento excessivo do cone.

    Na maioria dos casos quando queremos esse grave em Trio Veículo, temos um grande problema por falta de espaço, diante disso corremos para a caixa dutada, pois, a band pass geramente tem suas dimensões muito superiores aos da dutada.

    Abaixo irei exemplificar melhor como devemos configurar esses caixas.

    Falantes recomendados para trio:

    - Todos os subwoofers.

    Configuração adequada do caixa para reprodução de frequencias baixas em trio:

    Caixa Band-Pass 4º trapezoidal

    Falante Analizado – Endurence 2k 15”

    Câmera Frontal – 39,7 litros
    Câmera Traziera – 15,2 litros
    Freqüência de Sintonia – 70 hz
    QL – 20
    Dutos – 2 de 7,5 cm de diâmetro por 7,70 cm de comprimento
    - F3 – 40 hz
    - FS – 43 hz – 114 hz


    Gráfico Caixa Band Pass para Trio




    Caixa Dutada

    Falante Analizado – Endurence 2k 12” d2

    Litros livres – 24 litros
    Freqüência de Sintonia – 36,29 hz
    QL – 20
    Dutos – 3 de 5 cm de diâmetro por 50 cm de comprimento
    - F3 – 40 hz
    - FS – 45 hz
    - Pico – 60 hz – 75 hz


    Médio Grave

    Indispensável para quem quer um trio com qualidade/pancadão, ele preenche exatamente a lacuna existente entre o Sub-Woofer e a Corneta. Para a adequada instalação desse tipo de grave devemos nos atenar pela adequação do SPL entre o Subgrave e o médio grave (conforme já explicamos acima). Esse tipo de grave tem como características graves secos e agressivos, onde sem a existência de um woofer seria incapaz disso. Devemos dar um corte de freqüência nele acima dos 80 hz, onde ele vai dar aquele grave “seco” (pico entre 100 e 120 hz) que o sub-woofer não dá.

    Falantes recomendados para trio médio grave:

    - Linha PW3 da Selenium;
    - Linha Woofer´s da Bravox;
    - Grande maioria da Oversound

    Configuração adequada do caixa Dutada para esse sistema:

    Análise do falante – Selenium 15PW3 – 8 ohms

    Caixa Selada Trapezoidal

    Litros livres – 50 litros
    QL – 20
    - F3 – 65 hz
    - FS – 75 hz
    - Pico – 100 hz – 120 hz


    Lembro que esse tipo de grave também será bem reproduzido em caixas dutadas, desde que respeite as configurações acima.


    - Cornetas e Driver´s

    Podemos classificar a corneta como um megafone exponencial responsável para dar um ganho nas freqüências médias, onde trabalha em conjunto com um falante chamado Driver. No mercado conseguimos achar tipos padrões dessas cornetas, sendo os principais:

    - Tamanho pequeno (responsável por ganhos nas freqüências acima de 6.000 hz);
    - Tamanho Médio (responsável por ganhos nas freqüências acima de 4.000 hz);
    - Tamanho Grande pequeno (responsável por ganhos nas freqüências acima de 2.000 hz);

    A diferença entre elas é um ganho em dB nas faixas de freqüências reproduzidas, onde vai variar de acordo com o diâmetro e profundidade de cada cone da corneta.

    Existem também dois tipos de driver´s, o FENÓLICO e o TITÂNIO, os Fenólicos são responsáveis pela reprodução das freqüências de 400 a 7.000 hz aproximados e os de Titânio de 1.500 hz a 20.000 hz aproximados.

    Se vc quer qualidade em um trio eu recomendo utilizar os FENÓLICOS, os Titânio são bons também porém os FENÓLICOS tem mais qualidade.

    Outrossim, vale salientar que alguns drivers tem alteração de sua potência de acordo com o corte de freqüência utiliza. Ex.: Os da Hinor HDI320, com corte em 400 hz suporta potência de 50 W rms, com corte em 1.000 Hz suporta potência de 75 W RMS e a 2.000 hz a potência suportada é de 100 W RMS.

    Quando você quer um trio de qualidade, recomendo cortar a freqüência acima dos 2.000 hz para as cornetas (caso não haja woofer ou médio grave), caso hja médio grave recomendo que seja cortado em 3.000 hz ou 4.000 hz, isso evita bastante a reprodução de freqüências médias em excesso. Outrossim, caso seja necessário, utilizar resistores em L Pad com atenuação de 3 á 9 dB. Caso você goste de freqüências médias em excesso, pode cortar a freqüência na casa dos 400 hz, porém tenham bastante cuidado, a cada corte de freqüência existe uma potência suportada pelo Driver.

    Drivers/Cornetas para qualidade:
    ============================

    - Toda linha da selenium;

    Drivers/Cornetas para qualidade e SPL:
    =================================

    - Hinor
    - SQL;

    Drivers/Cornetas SPL:
    =================

    - Lafaiete
    - Hinor


    - Tweeters

    Alto-falante responsável pela reprodução de freqüências altas onde no mercado encontramos modelos variados para cada condição de utilização. Como em um “som interno” sua utilização também é muito crítica e deve-se respeitar a condição de “colocação” em um projeto.

    Como os drivers devemos também classificar em SPL e qualidade e também utilizarmos capacitores/resistores para adequarmos à harmonia do conjunto. Para melhor configuração em trio recomendo utilizá-la com cerca de 50% da potência fornecida para os falantes responsáveis pela reprodução de baixa freqüência, colocando ainda capacitores de 1,4 uF (para impedância final de 8 ohms) ou cortar a freqüência de 7.000 hz pra cima.

    Tweeters para qualidade e SPL:
    ==============================
    - Selenium
    - Hinor
    - QSL;
    - Bravox;


    Tweeters SPL:
    ==============
    - Bravox
    - Lafaiete
    - Hinor
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    Como montar seu Trio(Som pra fora do carro) Empty Re: Como montar seu Trio(Som pra fora do carro)

    Mensagem por Gabriel Coelho Sáb 26 Jan - 11:22:19

    RECEITA DE BOLO DETECTED! cherry
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    Como montar seu Trio(Som pra fora do carro) Empty Re: Como montar seu Trio(Som pra fora do carro)

    Mensagem por Gabriel Coelho Sáb 26 Jan - 11:27:32

    ... drivers Ti de BOA qualidade tem um som exemplar... mas são caros!

    ta faltando MTA marca BOA ai! alem de lafayete não ser marca... ser uma diarréia em forma de corneta! hauehuaehuaehea

    cade Oversound? Snake? Eros (pelo amor de Deus... cade Eros?) ???


    E2K em trio?????? desculpa, cara.. essa eh não posso deixar passar... NÃO PRESTA!!!! ainda mais em BP de 4ª! Mad

    TODOS SUBWOOFER PRA TRIO?????????????

    Mad

    com mais tempo eu leio o anuncio... ops, digo, tópico com mais atenção e comento mais
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    Como montar seu Trio(Som pra fora do carro) Empty Re: Como montar seu Trio(Som pra fora do carro)

    Mensagem por SoYJoU Seg 11 Fev - 19:29:41

    Gabriel Coelho escreveu:... drivers Ti de BOA qualidade tem um som exemplar... mas são caros!

    ta faltando MTA marca BOA ai! alem de lafayete não ser marca... ser uma diarréia em forma de corneta! hauehuaehuaehea

    cade Oversound? Snake? Eros (pelo amor de Deus... cade Eros?) ???


    E2K em trio?????? desculpa, cara.. essa eh não posso deixar passar... NÃO PRESTA!!!! ainda mais em BP de 4ª! Mad

    TODOS SUBWOOFER PRA TRIO?????????????

    Mad

    com mais tempo eu leio o anuncio... ops, digo, tópico com mais atenção e comento mais


    NAO CITO as marcas ao pé da letra...

    ATUALMENTE jah tem muito SUB aii ki destroi... o/
    Graças a Deus
    OPAkapKApoAKPAOkA
    é ki realmente temos ki ver $$$ o valor ki u pessoal ker investir e talz...

    tá ligadoh... ai é apenas u eskema do projeto...
    as marcas e talz apenas como exemplos...
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    Como montar seu Trio(Som pra fora do carro) Empty Como montar 'meu' trio?

    Mensagem por PHSmile Qui 10 Mar - 13:40:01

    Pow galera, sou novo na área. Não entendo muito bem das partes técnicas de som automotivo. Na verdade, só sei curtir msm. Very Happy
    Mas queria saber se é possível ter um som que faça bonito pra dentro e melhor ainda para fora.
    Só para ciência, não tenho praticamente nada que possa ser utilizado, acredito.
    Apenas 4 6x9 e um módulo Explosound XM 3600.
    Até pensei em começar colocando 4 cone seco de 8' e 4 SuperTweeter no Tampão, só para começar msm, mas gostaria de orientação.
    Se poderem me ajudar estarei grato.
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    Como montar seu Trio(Som pra fora do carro) Empty Re: Como montar seu Trio(Som pra fora do carro)

    Mensagem por Lito da Mata Sáb 12 Mar - 17:54:30

    Fiz minhas caixas Médio e Grave (Subwoofer) e tenho uma dúvida.

    Como montar seu Trio(Som pra fora do carro) SDC14797

    Como montar seu Trio(Som pra fora do carro) SDC14831
    Obs: nesta foto ainda não tinha colocado o outro Subwoofer.

    Médio:
    2 - Oversounds 10"450 - 150rms - 8ohms
    2 - Super Tweeter Selenium St200 - 100rms
    2 - Driver Corneta Selenium D-250x - 100rms
    *Modulo de potencia to usando no momento um V300 1ohms da Stetsom, mas sei que é muito pouco, mas toca legal.

    Grave:
    2 - Subwoofers Bravox UXP-2D 12" 500rms
    *To usando um 1K5 da Stetson de 1500rms 1ohms, creio que este ta bom.

    Então, lendo sua postagem fiquei curioso sobre a questão médio grave sobre a batida dos woofers. Será que ficaria legal colocar esse modulo V300 só para Super Tweeter e Corneta e colocar outro modulo para os Oversounds para bater um pouco mais grave ajudando os subwoofers?

    Agradeço sua atenção.
    Té mais
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    Mensagem por ket Sáb 12 Mar - 18:48:20

    PRECISO DE UMA FORCINHA QUAL A MEDIDA DA CAIXA PARA UM SUB DE 12 600RMS BOBINA DUPLA ,MOD ENDURENCE 2K EHSW 12D DA BRAVOX

    QUERO MONTAR UMA CAIXA NA CARAVAN COM 2 SUBS COM GRAVE REFORÇADO

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    Mensagem por Lito da Mata Sáb 12 Mar - 21:07:16

    o seu E2K é 600rms ou 800rms?
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    Mensagem por Lito da Mata Sáb 12 Mar - 21:12:41

    Ah encontrei seu modelo!

    Aqui está as medidas que a bravox recomenda, foi como fiz na minha caixa.

    http://www.bravox.com.br/projetos_ehsw12d.asp

    Valeu!
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    Mensagem por ket Sáb 12 Mar - 21:19:56

    Lito da Mata escreveu:o seu E2K é 600rms ou 800rms?

    E 600 RMS

    ket
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    Mensagem por ket Sáb 12 Mar - 21:22:21

    Lito da Mata escreveu:Ah encontrei seu modelo!

    Aqui está as medidas que a bravox recomenda, foi como fiz na minha caixa.

    http://www.bravox.com.br/projetos_ehsw12d.asp

    Valeu!

    BRIGADÃO LITO OKK



    A SUA BATE MUITO ?

    VC FEZ SELADA OU DUTADA ?

    CAIXA PARA GRAVE REFORÇADO.
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    Mensagem por Lito da Mata Sáb 12 Mar - 21:41:44

    A minha é dutada, duto alongado e ficou muito boa, quebra um CD rapidim...hehe
    Eles dão 3 opções de modelo de caixa, só não sei bem qual dessas 3 dá mais grave. Mas se fizer as medidas certinhas o Sub vai bater forte o que tem.
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    Mensagem por ket Sáb 12 Mar - 21:52:41

    TO COM O MATERIAL MDF DE 15MM ,MAQUINA DE BANCADA P CORTE , SÓ PRECIZO DAS MEDIADS CORRETAS P A EXECUÇÃO

    MEUS MODULOS SÃO FRACOS TENHO 2 FOSGUET , QUANDO TERMINAR O PROJETO OU LIGO OS DOIS EM SEQUENCIA OU COMPRO OUTRO

    ESOTU AINDA GATINHANDO KKKK
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    Mensagem por Lito da Mata Sáb 12 Mar - 22:16:51

    ket escreveu:TO COM O MATERIAL MDF DE 15MM ,MAQUINA DE BANCADA P CORTE , SÓ PRECIZO DAS MEDIADS CORRETAS P A EXECUÇÃO

    MEUS MODULOS SÃO FRACOS TENHO 2 FOSGUET , QUANDO TERMINAR O PROJETO OU LIGO OS DOIS EM SEQUENCIA OU COMPRO OUTRO

    ESOTU AINDA GATINHANDO KKKK


    O melhor seria MDF de 18mm, esses Subs dão muita pressão, então não tenha pena de prego, cola e parafuso.
    O meu é o 1k5 1ohms da Stetsom muito bom 1500rms garantidos. Daria certo pro teu projeto tbm.

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    Mensagem por ket Sáb 12 Mar - 22:26:15

    E LITO ESSE MODULO E UM ARREGAÇO DA PRA FAZER UM ESTRAGO

    ESSE MATERIAL O MDF DE 15MM E A MAQUINA CAIU NA MINHA MÃO POR CAUSA DE UM NOCEGO MARCENEIRO Q IRIA MONTAR MEUS MOVEIS

    ELE FEZ EU COMPRAR VARIAS CHAPAS DE MDF E DEPOIS ABANDONOU O SERVIÇO E DEIXOU A MAQUINA NA FORÇA (NÃO DEIXEI O NOCEGO LEVAR)

    E POR ISSO Q EU VOU PICAR O MATERIAL PARA UMA BOA CAUSA!!! O SOM DA MINHA CARAVAN KKKK
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    Mensagem por roberto79 Sex 13 maio - 23:55:09

    ola amigo eu queria fazer uma caixa pro meu opalao cupe mais eu queria desse jeito ai da foto,pois eu tenho 3 subs woofer digital designer de 12 polegadas de 800 rms cada um. gostaria de colocar os tres subs..da uma ajuda ai nas medidas e se fica bom com tres subs pois e dificil ver caixa com 3 subs.

    [code]Como montar seu Trio(Som pra fora do carro) Interiortampaovb9
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    Mensagem por roberto79 Sex 13 maio - 23:56:19

    eu achei essa foto


    [code]Como montar seu Trio(Som pra fora do carro) Imagem007gf2
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    Mensagem por juliano costa Sáb 14 maio - 8:22:51

    pq esses compartimentos dentro da caixa abertos? não entendi... se oc compartimentos são justamente p não "misturar" os grave de um falante p outro.
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    Mensagem por roberto79 Sáb 14 maio - 19:03:44

    eu li em algum topico,mais nao me lembro qual era.mais e para a caixa nao vibrar ..
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    Mensagem por Lito da Mata Dom 15 maio - 20:20:16

    Mano essa caixa aí é usada em som profissional, pra som automotivo é diferente e principalmente para subwoofer, é preciso ser separados mesmo, isso aí vai ser uma misturada danada de pancada interna que vai alterar na qualidade. Se você tem 3 Subs de 800rms, cada Sub precisa ter seu espaço independente para bater os 800rms que ele tem. Pode sim ser feito uma caixa nesse modelo aí mas com as divisórias fexadas para que cada Sub tenha seu espaço, precisa ter a litragem certa tambem para que o Sub bata com qualidade os 800rms dele e feita com madeira no minimo 18mm, os fabricantes recomendam de 21mm mas aí vai de você, com 21mm de espessura a caixa vai pesar muito, a minha é madeira de 18mm e pesa pacas, só não faça de 15mm pq corre o risco do seu som abrir a caixa...rs

    Esse projeto que você quer é muito som pra pouco espaço, a estrutura dessa parte da tampa do opala teria que modificar toda e o espaço é pouco para o tamanho da caixa que teus 3 Subs vão precisar.
    Mais uma coisa, só 1 Sub desse teu faz um estrago nervoso de grave dentro do carro.

    No seu lugar eu faria o seguinte. Colocaria 1 Sub nessa tampa, levaria num profissional em caixa de som automotivo para ele fazer um projeto pra você nessa tampa, que fique bem legal assim como você quer.
    Um Sub no centro e os demais ao redor dele ficaria show, bonito de se ver e mais ainda de se ouvir.
    Os outros 2 Subs você faz uma caixa pra mala, assim você terá um som interno e outro externo, é só acrescentar twite e corneta no som da mala q fica filé.

    Então, to dividindo com você o pouco que aprendi sobre som, o certo mesmo é vc consultar um profissional para te fazer um projeto bem no gral que deixe seu som na melhor qualidade e com um visual bacana.

    Valeu amigo, posta despois o pancadão dessa maquina pra nóis ver.
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    Mensagem por Gabriel Coelho Dom 15 maio - 21:53:36

    da pra encaixar 3x12 ali no tampão sim!

    o cara vai ter que ser bem artista pra encaixar os subs e o duto! 3 DD de 800RMS (acho q é o 3512 né?) faz um estrago MONSTRO! mas precisam de muita potencia pra valer a pena, e isso pede bateria, que pede alternador...

    3 DD 3512 pede no mínimo uma SD3000.1, digo NO MINIMO, o ideal é algo de SD5000 pra cima!

    Pra uma SD3000 tocar tranquila, pelo menos uma AGM 110Ah e mais uma bateria comum de 90-100Ah no lugar da original, fiação de 50mm² e um alternador de 160A com BIG THREE bem feito!

    ai vc fica sussegado! pra acompanhar isso, uma SD600.4 é uma boa pedida (baixo consumo, barata e com boa qualidade), tocando 2 kits 2 vias de boa estirpe!

    o sistema ali da caixa da foto é reforço estrutural, pra não haver perda por vibração! funciona, mas em carro não é muito viável!





    MINHA opinião... vende bem vendidos 2 desses DD, ou vende os 3, e pega um sub com mais timbre (DD é SPL puro, não é bom pra ouvir música), pega 2 Fosgate P3, por exemplo, ou parte pra JL, hertz, alpine type S!

    os DD te darão prazer por uns dias, "NOOOSSA q forte!!!"... mas vai cansar! Se vc colocar um sub mais controlado vai gastar menos em amp, bateria, instalação, pode investir mais no medio-agudo, e vai ter prazer com o som por mais tempo, quando viajar, qdo estiver no transito da cidade vc não quer ouvir um canhão, mas sim MUSICA!

    essa é minha opinião bem pessoal mesmo, acho q vale a pena ponderar antes de montrar um projeto tão monstro quanto um que vai pedir mais de 3000W só de graves!
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    Mensagem por roberto79 Qui 19 maio - 11:45:45

    ola amigo bom eu mudei, o meu projeto . vendi os meus tres DD 1512 800 RMS e comprei um DD 3515 DE 1500 RMS.vai ocupar menos espaço "EU ACHO"..bom eu tenho alternador de 90 amp.uma bateria impact 90 amp.cabo rca blindado da taramps.cabo positivo do modulo de 52 mm. Modulo Amplificador Corzus Cr704 4 Canais Estereo.6x9 bomber 200 rms
    Kit Selenium Multi System Triaxial 6 Polegadas, modulo momo stetsom 2k5, mega capacitor 3 farad,cd player pioner.. FALTA ALGUMA COISA AI TENHO QUE MUDAR ALGUMA COISA TMB SO LEMBRANDO EU QUERO UMS GRAVE PRA DISPARAR ALARMES RS VLW ...
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    Mensagem por ket Qui 19 maio - 12:29:17

    roberto79 escreveu:ola amigo bom eu mudei, o meu projeto . vendi os meus tres DD 1512 800 RMS e comprei um DD 3515 DE 1500 RMS.vai ocupar menos espaço "EU ACHO"..bom eu tenho alternador de 90 amp.uma bateria impact 90 amp.cabo rca blindado da taramps.cabo positivo do modulo de 52 mm. Modulo Amplificador Corzus Cr704 4 Canais Estereo.6x9 bomber 200 rms
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    CHARA, SE LITRAR A CAIXA DIREITINHO, VAI FICAR UM ARREGAÇO!!! affraid
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    Mensagem por carbitrol Qua 8 Jun - 12:48:49

    olá a todos. sou nova por aki...

    gostaria de montar uma caixa trio para por no fundo do meu astra.
    eu possuo estes itens:
    Subwoofer Flex 12" 200W RMS 4+4 Ohms - Selenium
    Kit Driver Corneta de Longo Alcance 100 watts RMS 2705 Lafaiete
    Super Tweeter 100 watts RMS 2707 Lafaiete
    Módulo de Alta Potência SPL 3000 3 Canais 290W RMS - Stetsom

    da pra montar algo com isso?
    que tipo de caixa é melhor? selada, dutada, bla-bla-blada? nao entendo nada de som, so sei que gosto muito de musica e gosto de musica alta... ces podem me ajudar?
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    Mensagem por roberto79 Ter 28 Jun - 23:33:30

    comprei dois sub de 15 polegas 1500 rms cada um no manual pede uma caixa de 60 litros nao e muito pequena nao pra um sub de 15 com 1500 rms . o sub e o selenium challenge...eu etsva pensando em fazer uma caixa com 200 litros para os dois subs o que vcs acham??????????
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    Mensagem por roberto79 Ter 28 Jun - 23:55:46

    outra duvida qual dos subs da mais grave 1 digital designer de 15 pol 1500 rms ou 1 selenium challenge de 15 pol 1500 rms
    saulosouzagta
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    Mensagem por saulosouzagta Sáb 19 Nov - 12:13:49

    SoYJoU escreveu:Sei que muita gente aqui curte trio, irei tentar passar meus conhecimentos de como se montar um bom trio.

    O que é um som estilo TRIO? É todo aquele som voltado para fora do carro, temos como bons exemplos aqueles som que o pessoal abre o porta-malas e faz a festa, como também poderíamos tomar como base os Trios Elétricos do RECIFOLIA (carnaval fora de época do Recife/PE) bem como os carnavais de Salvador.

    A princípio devemos saber que um falante a céu aberto tem um comportamento diferente de um dentro do porta-malas. Uma das diferenças é que o cone se desloca mais do que quando está dentro do porta-malas, causando assim o deslocamento excessivo do cone (cone deslocado em excesso pode causar vários danos, um dos principais é a superaquecimento da bobina que irá alterar a impedância para maior, sendo ela alterada, o amplificador dissipará a potência de acordo com a alteração da impedância que por fim diminuirá a potência sonora), outra diferença seria o ganho que você tem com o alto-falante dentro do veículo, onde não ocorre com o falante a céu aberto, tendo em vista que a frequencia de ressonancia dentro do veículo (aproximadamente de 50 a 70 hz) são frequencias de grave e a céu aberto (que gira em torno de 2.000 hz) que são frequencias médias (daí o motivo de termos bastante cuidado na hora que colocar cornetas), já por esse motivo temos tantos berreiros nas vias da cidade.

    Muita gente pensa que não é possível ligar em 1 canal do amplificador woofer + corneta + tweeter, isso é possível, porém com seu adequado corte de freqüência e de acordo com a impedância equivalente.

    - Como adequar subgrave, grave, médio e agudo?

    No som interno é bem mais fácil você conseguir isso, já pelo motivo da frequencia de ressonancia do veículo, onde pode chagar em até 20 dB’s, essa questão de adequação deve-se ser levado em conta o SPL de cada componente. Por exemplo: Sub-woofer em uma caixa “X” tem um SPL de 117 dB, levando em conta o ganho pela frequencia de ressonancia do veículo, devemos soma-lá ao SPL do conjunto caixa+sub e teremos um valor “Y”. Após conseguirmos isso iremos para os mid-bass (onde geralmente são mais fortes em SPL), teremos também que igualar o SPL do conjunto caixa+mid ao SPL do Sub e assim sucessivamente.

    EX: SPL Sub = 117 (caixa+sub) + 20 dB (ganho da frequencia de ressonancia do veículo) = 137 dB
    SPL Mid-Bass ou Woofer = 137 dB
    SPL Mid-ranger ou Driver+corneta = 137 dB
    SPL Tw = 137 dB

    OBS.: LEMBRAMOS QUE PARA TODA REGAR EXISTE UMA EXCEÇÃO, ESSA DEMONSTRAÇÃO ACIMA É DO TIPO PADRÃO E PODE VARIAR DE ACORDO COM A SUJESTÃO AUDITIVA DE CADA PESSOA.


    Para o trio a regra é a mesma, lembrando apenas que não teremos ganho nas baixas fequencias e sim nas médias (frequencia de ressonancia ao ar livre = +- 2.000 hz).

    EX: SPL Sub = 137 (caixa+sub)
    SPL Mid-Bass ou Woofer = 137 dB
    SPL Mid-ranger ou Driver+corneta = 134 dB + 3 dB (ganho aproximado do equipamento ao ar livre devido a frequencia de ressonancia)
    SPL Tw = 137 dB

    Caso você queira que alguns dos equipamentos se sobressai mais, apenas teremos que fazer com que o SPL dele altere para maior.

    - Como fazer o calculo de dB?

    Essa questão é bem simples, iremos usar a formula abaixo:

    POTENCIA APLICADA: 200 watts RMS
    SENSIBILIDADE DO FALANTE 1w/1m – 88 dB SPL 1w/1m

    CÁLCULO:

    SPL = (SENSIBILIDADE) + 10LOG * (POTENCIA)
    SPL = 88 + 10LOG * 200
    SPL = 88 + 10 * 2,3
    SPL = 88 + 23
    SPL = 111 dB

    Quando usamos mais de um falante temos um ganho de 6 dB ao SPL do sub. Isso porque nós calculamos o SPL com basse na potencia de um único falante, mas levamos em consideração o almento da área efetiva do cone, referente ao número de falantes existente no sistema.

    POTENCIA APLICADA: 200 watts RMS
    SENSIBILIDADE DO FALANTE 1w/1m – 88 dB SPL 1w/1m

    CÁLCULO:

    SPL = (SENSIBILIDADE + 6) + 10LOG * (POTENCIA APLICADA EM UM DOS FALANTES)
    SPL = (88 + 6) + 10LOG * 100
    SPL = 94 + 10 * 2
    SPL = 94 + 20
    SPL = 114 dB

    Pelo que vimos acima, mantivemos a potencia aplicada (200 rms), porém quando colocamos outro falante no sistema a mesma foi dividada, ficando assim 100 rms. Porém com a mesma potencia e colocando outro falante, pelo fato do almento da área efetiva do cone tivemos um ganho de 3 dB.

    - Melhor Player para trio:

    O melhor player é aquele que tem boas definições sonoras tipo: Pionner, Kenwood, Clarion, etc, porém sugiro que procurem sempre um que tenha regulagem de médios, graves, agudos e que também tenha regulagem por freqüência (a maioria dos Pionners é capaz de fazer isso).

    - Alternador, Bateria e Fonte

    Essa questão também é bastante crítica, temos que ter uma bateria forte com corrente (Ampéres) suficiente para suprir o sistema, temos também que colocar a cada 500 W RMS de potência sonora um capacitor de 1 Farad (apenas recomendado caso as luzes fiquem piscando, caso aconteça, esse é o primeiro sinal de que sua alimentação precisa de um “empurrãozinho”).

    Podemos também levar em conta que a maioria da turma que curte TRIO gasta muito combustível deixando o veículo ligado ou então passa o constrangimento de ficar empurrando o carro (ato não recomendado para carros a injeção eletrônica), para evitar esse problema eu recomendo que seja instalada um FONTE CHAVEADA. Porém esse tipo de fonte tem que ser feito na medida do seu som, respeitando a voltagem e a amperagem consumida. Você pode ligá-la diretamente na bateria do veículo, porém muito cuidado, caso você ligue o carro com ela ligada, pois isso lhe trará problemas, lembre-se que quando damos partida o veículo começa a gerar energia. Na cidade onde moro (Recife/PE), uma fonte dessa tem o valor de aproximadamente R$400 (uma de 13.5 volts e 130 amperes) e você pode encomendar a qualquer técnico experiente em eletrônica.

    Para sabermos se o nosso sistema está adequadamente dimensionado é simples, somamos a amperagem consumida pelo player, amplificador e do veículo (geralmente 40 amperes). Após obter o resultado temos que colocar uma bateria de X amperes e um alternador dos mesmos X amperes. No caso de trio de grande porte as pessoas chegam a usar gerador, onde também é uma ótima opção.

    Não podemos esquecer que cada amplificador tem sua voltagem de trabalho. Alguns nacionais variam de 12 a 14 volts. Caso seu amplificador tenha 14 volts, existe no mercado baterias com vasos auxiliares com variação na sua tenção de voltagem.

    Exemplo:

    Consumo cd-player – 15 amperes – 12 volts
    Consumo amplificador – 50 amperes – 14 volts
    Consumo veículo – 40 amperes – 12 volts

    De acordo com o acima exposto, a amperagem geral consumida será de 105 amperes a 14 volts (levando em conta a maior tensão em voltagem que o sistema irá consumir).

    Como saber se o meu alternador é suficiente ao meu sistema?

    Isso é simples, tomei como exemplo uma bateria de 50 amperes/hora, para que ela seja gerada adequadamente devemos considerar a amperagem consumida pelo veículo (cerca de 40 amperes) e colocar um alternador que gere cerca de 50% a mais de corrente que a bateria, assim sendo, iremos necessitar de um alternador que forneça 110 amperes, tendo em vista que o carro consumirá 40 amperes, com isso o alternador só fornecerá 70 A, onde esse valor será o necessário para recarregar sua bateria durante a utilização.

    Como sei que muitas pessoas sentirão dificuldades de encontrar alternadores de alta potência, no meu caso eu utilizaria fonte chaveada, apenas pela condição de custo.

    Associação de Baterias:

    As baterias ligadas em SÉRIE serão somadas as TENSÕES e a potencia. (Ex.: Bateria 12 volts e 50 amperes, ligando duas baterias em série com essa configuração teremos 1 bateria de 50 amperes e 24 volts).

    Baterias ligadas em PARALELO será somada as CORRENTES e a potência. (Ex.: Bateria 12 volts e 50 amperes, ligando duas baterias em paralelo com essa configuração teremos 1 bateria de 100 amperes e 12 volts).

    - Fusíveis

    Recomendo que sempre seja usado um fusível com 80% do valor da soma da potência consumida, por exemplo: se seu amplificador consome 60 amperes, recomendo que seja colocado 1 de 108 amperes. Esse fator é muito relativo, o consumo dele irá variar com o estilo de música que está tocando no momento. Sempre recomendo colocá-lo próximo a bateria, tendo em vista a função dele ser evitar danos principalmente no carro e ao amplificador decorrente do curto na instalação.

    Se dimensionarmos o fusível de proteção ACIMA do adequado podem acontecer algumas coisas ruins como o aumento do tempo de rompimento do fusível em ocorrência de curto circuito, facilitando o superaquecimento e o incêndio, ainda mais se o aterramento for mal executado, pois a resistência do polo negativo da bateria ate o amplificador seria relativamente alto, diminuindo a corrente de curto circuito e aumentando ainda mais o tempo de disparo do fusível.


    - Coolers, cabo de força e fio remoto.

    se fosse possível gostaria de uma ajuda sua:
    Fazer um diagrama elétrico mostrando a ligação de um som altomotivo com 2 alto falantes, 4 cornetas, crossower, módulos e som(cd player)

    valeu pela ajuda se der me envia no e-mail: saulosouza_gta@hotmail.com

    vlw!
    sergiomau
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    Mensagem por sergiomau Qua 23 maio - 20:41:39

    Parabéns SoYJoU pelo post. Amigo, quando vc diz "recomendo cortar a freqüência acima dos 2.000 hz para as cornetas", o que isso quer dizer? A corneta não irá reproduzir as frequências mais altas (ex: 3.000 hz) ou não irá reproduzir as freq mais baixas que 2.000 hz (ex: 1.000 hz)? Desde já agradeço.

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