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Qua 1 Mar 2017 - 7:19 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por onivaldo.gm Ter 1 Abr 2014 - 8:02

    Pessoal,

    Alguem sabe a função desta peça indicada na figura ?
    No meu a mangueira nem existe.

    Valeu.

    [url=Carburador 3e 2dkxxrp][img]
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    Mensagem por Müller Ter 1 Abr 2014 - 9:55

    É a válvula desafogadora. É ela quem faz a abertura positiva da borboleta do afogador, na fase de aquecimento. Ou seja, ela abre, via vácuo, uma brecha na borboleta pra passagem de ar. E essa abertura tem regulagem.


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    Carburador 3e Empty Re: Carburador 3e

    Mensagem por onivaldo.gm Ter 1 Abr 2014 - 10:00

    entendi, como o meu não tem qual o problema ? percebo que ao puxar o afogador ele acelera sim mas se eu puxar um pouco mais ele morre...esta valvula resolve isto pois meu afogador nem dá pra usar;...
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    Mensagem por Diego Darth Ter 1 Abr 2014 - 10:02

    Müller escreveu:É a válvula desafogadora. É ela quem faz a abertura positiva da borboleta do afogador, na fase de aquecimento. Ou seja, ela abre, via vácuo, uma brecha na borboleta pra passagem de ar. E essa abertura tem regulagem.

    É isso aí... muita gente acaba tirando essas válvulas a vácuo pq costumam dar problema, essa do afogador eu não sei, mas a do segundo estágio se vc não costuma usar muito acaba ficando ruim de abrir... eu prefiro o segundo estágio com mola, fica mais ágil.
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    Mensagem por Müller Ter 1 Abr 2014 - 11:08

    onivaldo.gm escreveu:entendi, como o meu não tem qual o problema ? percebo que ao puxar o afogador ele acelera sim mas se eu puxar um pouco mais ele morre...esta valvula resolve isto pois meu afogador nem dá pra usar;...

    Sim, resolve! Coloca e regula a abertura com o carro funcionando e afogador puxado. Tem um parafusinho na ponta da haste da válvula.


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    Mensagem por onivaldo.gm Ter 1 Abr 2014 - 11:12

    vou tentar localizar este prafusinho. mas se eu puxar o afogador o carro morre...
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    Mensagem por onivaldo.gm Ter 1 Abr 2014 - 11:20

    e para que serve esta valvula desafogadora, não basta simplesmente voltar o acionador do afogador ????
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    Mensagem por j ricardo Ter 1 Abr 2014 - 14:10

    onivaldo.gm escreveu:e para que serve esta valvula desafogadora, não basta simplesmente voltar o acionador do afogador ????

    com o carro afogado, se tu exige um pouco mais do acelerador, ele abre a borboleta do afogador, pra dar a potencia que tu ta pedindo... quando solta o acelerador, ele fecha de volta a borboleta do afogador, mantendo a marcha lenta alta pra aquecimento...


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    Mensagem por onivaldo.gm Ter 1 Abr 2014 - 14:15

    ele abre para dar mais entrada de ar...entendi
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    Mensagem por Glaucio Missioneiro Ter 1 Abr 2014 - 14:39

    Então a minha não tá funcionando ou tá mal regulada, se deixo o afogador puxado, o carro parece que embola, aí é só empurrar de volta e a aceleração fica normal.
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    Mensagem por onivaldo.gm Dom 6 Abr 2014 - 11:48

    [url=Carburador 3e 33wqpmg]Carburador 3e 33wqpmg[/url]Muller, nao achei o parafusinho de regulagem pois na valvula nao tem haste alguma...veja as fotos...

    [url=Carburador 3e Ifzj46]Carburador 3e Ifzj46[/url]

    [url=Carburador 3e B4bvdk]Carburador 3e B4bvdk[/url]
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    Mensagem por Müller Dom 6 Abr 2014 - 12:45

    A haste fica por detrás do mecanismo do afogador. Eu tô vendo a pontinha dela, branca, saindo da válvula! O parafusinho fica na outra ponta, na direção da válvula do 2º estágio.


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    Mensagem por onivaldo.gm Dom 6 Abr 2014 - 13:14

    nao vi nada...se der manda uma foto dela
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    Mensagem por Müller Dom 6 Abr 2014 - 15:19

    onivaldo.gm escreveu:nao vi nada...se der manda uma foto dela

    É essa aí:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-546342055-capsula-desafogadora-opala-caravan-aje-_JM


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    Mensagem por onivaldo.gm Dom 6 Abr 2014 - 17:20

    essa peça nao existe no meu carburador...
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    Mensagem por Müller Dom 6 Abr 2014 - 17:48

    onivaldo.gm escreveu:essa peça nao existe no meu carburador...

    Ué, como não tem!? Essas fotos não são do teu carburador? Nas fotos tá lá a válvula, em close......não entendi, então......


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    Mensagem por onivaldo.gm Dom 6 Abr 2014 - 17:52

    a peça superior (disco preto) tem sim, mas na ponta nao vi esta haste metalica...olhei por tras e nao vi nada...vou ver melhor amanha.
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    Mensagem por j ricardo Seg 7 Abr 2014 - 11:37

    ignore a setinha sem legenda:

    Carburador 3e Hzm1djY


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    Mensagem por onivaldo.gm Seg 7 Abr 2014 - 11:43

    ok, a haste fica embutida então, por isso não tinha visto...

    como o parafuso fica na ponta desta haste, como se chega a este parafuso ? pelo outro lado do carburador sem chance...só tirando o mesmo...

    valeu

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    Mensagem por j ricardo Seg 7 Abr 2014 - 11:57

    onivaldo.gm escreveu:ok, a haste fica embutida então, por isso não tinha visto...

    como o parafuso fica na ponta desta haste, como se chega a este parafuso  ? pelo outro lado do carburador sem chance...só tirando o mesmo...

    valeu


    não tenho certeza, mas tirando a capsula de acionamento do segundo estagio( a grande de tras) da acesso para o parafuso...

    se não der, tem que tirar essa chapa dourada que fixa todo o acionamento do carburador...

    vou ali procurar o meu 3e pra confirmar isso...


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    Mensagem por onivaldo.gm Seg 7 Abr 2014 - 12:03

    ok, pelo visto é melhor tirar a chapa de acionamento do afogador...
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    Mensagem por j ricardo Seg 7 Abr 2014 - 12:09

    não, não tem acesso, pra mexer no parafuso, tem que tirar a chapa...


    alias porque o amigo quer mexer ali?


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    Mensagem por j ricardo Seg 7 Abr 2014 - 12:13

    hummm me enganei numa coisa... a haste aciona o came(o branco em que o pino esta encostado), e não o pino mesmo...

    no pino acho que vai uma mola... por traz da chapa...


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    Mensagem por onivaldo.gm Seg 7 Abr 2014 - 13:48

    queria ver a regulagem da valvula desafogadora...já que qdo acelero com o afogador puxado ele embaralha
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    Mensagem por onivaldo.gm Seg 7 Abr 2014 - 13:51

    qdo se acelera essa valvula volta a borboleta para a posição original ?
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    Mensagem por Müller Seg 7 Abr 2014 - 16:05

    onivaldo.gm escreveu:qdo se acelera essa valvula volta a borboleta para a posição original ?

    Qdo vc puxa o afogador antes de ligar o carro, a borboleta fecha inteira, correto?

    No mecanismo do afogador existe um pino q encaixa nessa haste e desliza nela.

    Qdo liga o carro, forma vácuo na válvula q acaba puxando a haste e, consequentemente, o pino do mecanismo, fazendo a borboleta do afogador abrir.

    Mas deve abrir só um pouquinho. Por isso tem esse parafusinho de regulagem.

    Não adianta tirar o carburador do carro pra regular pq tem q ser em funcionamento. Tira a cápsula do 2º estágio. Solta a hastezinha do eixo da borboleta e solta dois parafusos com uma chave de fenda curta.


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    Mensagem por Glaucio Missioneiro Seg 7 Abr 2014 - 16:11

    Interessante isso aí

    Quando instalei um carburador novo, notei que quando acelerava, essa válvula acionava, mesmo sem o afogador puxado, depois parou, e eu nunca soube exatamente pra que servia isso. O funcionamento deve ser praticamente imperceptível...
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    Mensagem por Victor4100 Seg 7 Abr 2014 - 17:58

    Galera...aproveitando o tópico do 3E, meu Diplomata começou a dar umas falhadas que nem pro mecanico pra revisar o carburador to conseguindo levar! Te tenso!!!

    Explicando: quando ligo o carro, pega lenta normalmente. Acelero pra andar com ele pra tirar da garagem e vai de boa, mas quando acelero pra sair ele da uma embaralhada e quer morrer. Se bombar ele não morre tão rapido...mas uma hora ele morre. Porém ao dar na chave ele pega a lenta normal denovo!!! E a mesma coisa se repete. Tenta sair com ele e ele não vai. Normalmente dava só na subida (saindo da minha garagem a rua é subida), mas mesmo andando no reto quando acelera ele faz isso.

    Ja revisei cabos de vela, a bomba da gasolina e tudo ta normal. Meu pedido era se alguém dos amigos sabe onde posso revisar eu mesmo pra ver se não tem nenhuma sujeira pra pelo menos levar pro mecanico. Onde posso limpar, onde posso ver se tem alguma coisa anormal? Se os entendidos de 3E puder me ajudar dando umas dicas de onde posso desmontar pra revisar seria de grande ajuda!

    Valeu!!!
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    Mensagem por Müller Seg 7 Abr 2014 - 18:32

    Victor4100 escreveu:Galera...aproveitando o tópico do 3E, meu Diplomata começou a dar umas falhadas que nem pro mecanico pra revisar o carburador to conseguindo levar! Te tenso!!!

    Explicando: quando ligo o carro, pega lenta normalmente. Acelero pra andar com ele pra tirar da garagem e vai de boa, mas quando acelero pra sair ele da uma embaralhada e quer morrer. Se bombar ele não morre tão rapido...mas uma hora ele morre. Porém ao dar na chave ele pega a lenta normal denovo!!! E a mesma coisa se repete. Tenta sair com ele e ele não vai. Normalmente dava só na subida (saindo da minha garagem a rua é subida), mas mesmo andando no reto quando acelera ele faz isso.

    Ja revisei cabos de vela, a bomba da gasolina e tudo ta normal. Meu pedido era se alguém dos amigos sabe onde posso revisar eu mesmo pra ver se não tem nenhuma sujeira pra pelo menos levar pro mecanico. Onde posso limpar, onde posso ver se tem alguma coisa anormal? Se os entendidos de 3E puder me ajudar dando umas dicas de onde posso desmontar pra revisar seria de grande ajuda!

    Valeu!!!

    Álcool ou gasolina?

    Faz isso frio, quente ou sempre?

    Só faz aqdo vai arrancar com o carro ou qdo faz retomadas tbem, por exemplo? Para tbem faz?


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    Mensagem por Victor4100 Seg 7 Abr 2014 - 19:01

    Gasolina 6cil

    Sempre faz. ..independente da temperatura

    Não da nem tempo de esticar... vc começa a andar e de repente da aquela falhada e quer morrer. Quando morre, só bater na chave e a lenta segura.

    Carro parado não faz...como disse, a lenta ta normal.
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    Mensagem por Müller Seg 7 Abr 2014 - 19:13

    Tá com cara de falta de limpeza, mesmo......qto tempo q vc não leva pra revisão?

    Sem ver ou andar no carro, arrisco palpite em giclê principal ou difusor entupido, diafragma ou tubo injetor.

    Verifica o ponto tbem. Mto atrasado dá esse sintoma. E se o avanço tá funcionando e conectado.


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    Mensagem por Glaucio Missioneiro Seg 7 Abr 2014 - 19:33

    Tive isso tempos atrás, era giclê principal entupido.
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    Mensagem por Elizeus151 Seg 7 Abr 2014 - 19:34

    bom Vitor 4100 você pode estar c/ a agulha da boia defeituosa e estar dando falta de combustivel; ou bomba de aceleração com problema ou algum entupimento nas canetas de progressão....para testar a agulha é só subir a rua e quando falhar desliga o carro abre a tampa superior e veja se tem combustivel na cuba..... a bomba vc acelera o came(braço) e veja se injeta ou tem vazamento....já as canetas vc só conseguira tirar 01 por cima desrosqueando e ver no furo do centro algum entupimento,nas outras 02 elas são prensadas precisa tirar os gicles e enfiar uma ferramenta tipo punção para saca-las...outra opção de desintupir é meter Car 80 dentro da cuba e todos orificios pronto .....
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    Mensagem por Victor4100 Seg 7 Abr 2014 - 20:00

    Sinceramente. To ha uns 3 ou 4 anos sem revisar carbura! Tava andando de boa e um tempo que deixei o carro parado una 20 dias liguei e tive a surpresa. Como fiz a regulagem pra porcaria da controlar, preferi nem mandar mexer!

    Tem algum jeito de eu mesmo dar uma limpada e ver se funciona melhor pra chegar no mecânico? Tbm acho q eh limpeza...ja fiz esse do car 80 mas não adiantou.

    Da caneta tirei a que rosqueia por cima e não tinha nada. Alguen teria un tutorial simples explicando como tenho acesso no 3e pra oitros lugares que talvez possa melhorar o carro?!?! Valeu!!!!
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    Mensagem por Glaucio Missioneiro Seg 7 Abr 2014 - 20:02

    No meu caso, aconteceu quando ficou parado um mês no funileiro...Era bem assim, se fosse acelerar começava a trupicar, e mesmo bombando morria.

    No 3E tem como acessar os giclês principais por fora?

    Meu carburador era outro, só retirei oos giclês, assoprei e montei de volta.
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    Mensagem por Müller Seg 7 Abr 2014 - 20:40

    3E pra mexer por dentro, só tirando do carro. O chato do 3E é q ele fica preso ao coletor por aqueles prisioneiros grandes, prendendo ele pela tampa. E é chato de tirar tbem......Até dá pra mexer, mas acho mto trabalhoso.

    Se fosse o H-34 dava pra mexer sossegado. Esse vc consegue desmontar ele todinho e deixar só o corpo no coletor.


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    Mensagem por Glaucio Missioneiro Seg 7 Abr 2014 - 20:47

    Hum....esse carburador que falei, tem um porta giclê que fica por fora da cuba
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    Mensagem por onivaldo.gm Ter 8 Abr 2014 - 7:43

    qdo piso no acelerador percebo que o diafragma da borboleta volta...mas mesmo sem a mangueira da valvula voltava tambem...então nao sei pq...de qq forma tá funcionando brm e nao vou mexer

    valeu
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    Mensagem por Victor4100 Qua 9 Abr 2014 - 15:46

    Müller escreveu:3E pra mexer por dentro, só tirando do carro. O chato do 3E é q ele fica preso ao coletor por aqueles prisioneiros grandes, prendendo ele pela tampa. E é chato de tirar tbem......Até dá pra mexer, mas acho mto trabalhoso.

    Se fosse o H-34 dava pra mexer sossegado. Esse vc consegue desmontar ele todinho e deixar só o corpo no coletor.

    Obrigado pelas respostas Muller, Missioneiro e todos mais.

    Havia resolvido em levar meu carro para um especialista em carburadores na região da minha casa ao invés do mecânico que sempre mexe no meu carro. Como o carro está falhando bastante (ontem liguei o carro e ele já morria logo em seguida, porém ao ficar bombando no acelerador ou acelerando em toques curtos ele não morre) perguntei para o mecanico se ele não podia ir em casa dar uma olhada. Ele disse que sim e não cobraria nada por isso. Fiquei feliz mas mesmo assim me atrevi a perguntar quanto ele cobrava essa revisão...tive a resposta de R$350,00 se não tiver que trocar os reparos do carburador!!!!!! Pooooo..achei salgado demais!!!

    Então decidi um negocio: to afim de meter a mão na massa! Sei que é só limpeza pois meu carburador foi trocado todos os reparos e colocado tudo novo na ultima revisão de motor. E sem contar que vi em outros topicos o Jean Bida, que não o vejo há um tempo nos topicos aqui, dizendo que é tranquilo fazer essa limpeza!

    Então peço aos amigos Muller e J Ricardo e a quem tiver conhecimento de me dizer como faço pra tirar o carburador do carro e ter acesso as canetas e giclê pra dar uma limpada e ver se o carro melhora. Se tiverem um tutorial, usar as fotos que o amigo colocou neste topico) e me dizer como faço agradeceria muito mesmo!

    Sei que para um leigo é meio tenso, mas to disposto. E sem contar também que estes trampos só tendem a ficar mais caros pois a mão de obra ta acabando pra carburador. Então nada melhor que o conhecimento para se levar e manter as coisas sempre boas.

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    Mensagem por Müller Qua 9 Abr 2014 - 17:02

    Victor4100 escreveu:
    Müller escreveu:3E pra mexer por dentro, só tirando do carro. O chato do 3E é q ele fica preso ao coletor por aqueles prisioneiros grandes, prendendo ele pela tampa. E é chato de tirar tbem......Até dá pra mexer, mas acho mto trabalhoso.

    Se fosse o H-34 dava pra mexer sossegado. Esse vc consegue desmontar ele todinho e deixar só o corpo no coletor.

    Obrigado pelas respostas Muller, Missioneiro e todos mais.

    Havia resolvido em levar meu carro para um especialista em carburadores na região da minha casa ao invés do mecânico que sempre mexe no meu carro. Como o carro está falhando bastante (ontem liguei o carro e ele já morria logo em seguida, porém ao ficar bombando no acelerador ou acelerando em toques curtos ele não morre) perguntei para o mecanico se ele não podia ir em casa dar uma olhada. Ele disse que sim e não cobraria nada por isso. Fiquei feliz mas mesmo assim me atrevi a perguntar quanto ele cobrava essa revisão...tive a resposta de R$350,00 se não tiver que trocar os reparos do carburador!!!!!! Pooooo..achei salgado demais!!!

    Então decidi um negocio: to afim de meter a mão na massa! Sei que é só limpeza pois meu carburador foi trocado todos os reparos e colocado tudo novo na ultima revisão de motor. E sem contar que vi em outros topicos o Jean Bida, que não o vejo há um tempo nos topicos aqui, dizendo que é tranquilo fazer essa limpeza!

    Então peço aos amigos Muller e J Ricardo e a quem tiver conhecimento de me dizer como faço pra tirar o carburador do carro e ter acesso as canetas e giclê pra dar uma limpada e ver se o carro melhora. Se tiverem um tutorial, usar as fotos que o amigo colocou neste topico) e me dizer como faço agradeceria muito mesmo!

    Sei que para um leigo é meio tenso, mas to disposto. E sem contar também que estes trampos só tendem a ficar mais caros pois a mão de obra ta acabando pra carburador. Então nada melhor que o conhecimento para se levar e manter as coisas sempre boas.

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    Passei exatamente pelo q vc está passando!

    Sempre levava numa oficina, q atualmente só mexe com injeção, onde os donos, dois irmãos de "peso" (rs), ainda fazem serviços em carburadores. Só quem os conhece sabe q eles ainda mexem com isso. Vez ou outra tem uns antigos no pátio deles. Depois de tantas revisões e mtos R$ 150,00 - R$ 200,00 deixados lá, e depois de ter dado uma pane na estrada mais de 400km de casa, resolvi aprender a mexer sozinho. Não foi difícil, mas como vc, tbem fiquei tenso de fazer coisa errada e deixar pior do q estava ou nem funcionar. No fim, deu td certo e mexo tranquilo. Depois q vc desmonta e monta algumas vezes fica fácil! Bom é ler alguma coisa a respeito de carburadores tbem pra entender o seu funcionamento e saber pq certas peças estão ali.

    Bom, tirar o 3E do coletor é um saco.....mas vou tentar explicar resumidamente.

    1. tira o filtro de ar (original ou esportivo).

    2. desconecta o cabo do afogador, soltando o cabo do mecanismo usando uma chave de fenda curta e soltando o conduite usando uma chave de boca 7mm.

    3. Desconecta as mangueirinhas do A/C se tiver.

    4. Desconecta a mangueirinha do avanço, aquela q vai no distribuidor.

    5. Desconecta o cabo do acelerador. Faz isso, afrouxando os dois parafusos 13mm q prendem o suporte no coletor, um em cima e outro na lateral (não precisa tirar). Com uma chave de fenda vc alavanca a cabeça do cabo do acelerador pra desencaixá-lo do eixo.

    6. Solta as 3 porcas 10mm q ficam em cima do carburador.

    Pronto, ele já tá pronto pra ser removido. Pra isso, vc vai ter q usar uma chave de fenda grande e tirar por alavancagem, apoiando a ponta da chave no coletor e a haste dela em algum ponto da base do carburador onde não o danifique. Eu costumo apoiar na válvula do A/C e embaixo da mola de retorno do eixo do 1º estágio. Mas, se vc tiver, sorte, pode tentar puxar o carburador pra cima e ele sair de boa (duvido!)!

    Pra desmontá-lo é só meter chave de fenda e prestar atenção onde estava cada peça.

    Compra um kit de reparo, deixa o carburador e as pecinhas mergulhadas no querosene por uns dois dias, passa jato de ar em todos os orifícios, monta td, coloca no carro e regula!

    Mete bronca! Mais dúvidas, estamos aí!


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    Mensagem por Victor4100 Qua 9 Abr 2014 - 17:21

    Müller escreveu:
    Victor4100 escreveu:

    Obrigado pelas respostas Muller, Missioneiro e todos mais.

    Havia resolvido em levar meu carro para um especialista em carburadores na região da minha casa ao invés do mecânico que sempre mexe no meu carro. Como o carro está falhando bastante (ontem liguei o carro e ele já morria logo em seguida, porém ao ficar bombando no acelerador ou acelerando em toques curtos ele não morre) perguntei para o mecanico se ele não podia ir em casa dar uma olhada. Ele disse que sim e não cobraria nada por isso. Fiquei feliz mas mesmo assim me atrevi a perguntar quanto ele cobrava essa revisão...tive a resposta de R$350,00 se não tiver que trocar os reparos do carburador!!!!!! Pooooo..achei salgado demais!!!

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    Então peço aos amigos Muller e J Ricardo e a quem tiver conhecimento de me dizer como faço pra tirar o carburador do carro e ter acesso as canetas e giclê pra dar uma limpada e ver se o carro melhora. Se tiverem um tutorial, usar as fotos que o amigo colocou neste topico) e me dizer como faço agradeceria muito mesmo!

    Sei que para um leigo é meio tenso, mas to disposto. E sem contar também que estes trampos só tendem a ficar mais caros pois a mão de obra ta acabando pra carburador. Então nada melhor que o conhecimento para se levar e manter as coisas sempre boas.

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    Passei exatamente pelo q vc está passando!

    Sempre levava numa oficina, q atualmente só mexe com injeção, onde os donos, dois irmãos de "peso" (rs), ainda fazem serviços em carburadores. Só quem os conhece sabe q eles ainda mexem com isso. Vez ou outra tem uns antigos no pátio deles. Depois de tantas revisões e mtos R$ 150,00 - R$ 200,00 deixados lá, e depois de ter dado uma pane na estrada mais de 400km de casa, resolvi aprender a mexer sozinho. Não foi difícil, mas como vc, tbem fiquei tenso de fazer coisa errada e deixar pior do q estava ou nem funcionar. No fim, deu td certo e mexo tranquilo. Depois q vc desmonta e monta algumas vezes fica fácil! Bom é ler alguma coisa a respeito de carburadores tbem pra entender o seu funcionamento e saber pq certas peças estão ali.

    Bom, tirar o 3E do coletor é um saco.....mas vou tentar explicar resumidamente.

    1. tira o filtro de ar (original ou esportivo).

    2. desconecta o cabo do afogador, soltando o cabo do mecanismo usando uma chave de fenda curta e soltando o conduite usando uma chave de boca 7mm.

    3. Desconecta as mangueirinhas do A/C se tiver.

    4. Desconecta a mangueirinha do avanço, aquela q vai no distribuidor.

    5. Desconecta o cabo do acelerador. Faz isso, afrouxando os dois parafusos 13mm q prendem o suporte no coletor, um em cima e outro na lateral (não precisa tirar). Com uma chave de fenda vc alavanca a cabeça do cabo do acelerador pra desencaixá-lo do eixo.

    6. Solta as 3 porcas 10mm q ficam em cima do carburador.

    Pronto, ele já tá pronto pra ser removido. Pra isso, vc vai ter q usar uma chave de fenda grande e tirar por alavancagem, apoiando a ponta da chave no coletor e a haste dela em algum ponto da base do carburador onde não o danifique. Eu costumo apoiar na válvula do A/C e embaixo da mola de retorno do eixo do 1º estágio. Mas, se vc tiver, sorte, pode tentar puxar o carburador pra cima e ele sair de boa (duvido!)!

    Pra desmontá-lo é só meter chave de fenda e prestar atenção onde estava cada peça.

    Compra um kit de reparo, deixa o carburador e as pecinhas mergulhadas no querosene por uns dois dias, passa jato de ar em todos os orifícios, monta td, coloca no carro e regula!

    Mete bronca! Mais dúvidas, estamos aí!      


    Valeu Muller! Vou fazer isso sim!!!!

    Mas e essa regulagem? como faz depois?
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    Mensagem por Müller Qua 9 Abr 2014 - 17:34

    São dois parafusos: um da mistura e outro da lenta.

    O da mistura fica bem na base do carburador, ao lado do eixo do 1º estágio. Na hora de montar, vc fecha ele todo, sem apertar até sair água, é só até vc perceber q chegou no fim. Aí vc volta ums 9 voltas.

    O parafuso da lenta fica logo abaixo da válvula desafogadora (essa pecinha preta em questão no tópico). Ele encosta numa peça ligada ao eixo q faz a borboleta abrir qdo vc aperta. Deixa ele todo solto, com a borboleta totalmente fechada.

    Liga o carro e deixa chegar na temperatura normal de funcionamento. Vai abrindo ou fechando o parafuso da mistura até vc perceber q o funcionamento ficou redondo e q não exala cheiro forte de combustível. Depois, estabiliza a lenta no outro parafuso de acordo com o manual ou o qto o seu ouvido achar q tá bom.

    Regulagem fina, só na oficina, onde ele vai ver o ponto e a porcentagem de CO pra regular a mistura. Mas no ouvido vc já consegue colocar pra andar até o mecãnico.


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    Mensagem por Victor4100 Qua 9 Abr 2014 - 17:37

    Valeu!!! Vamos ver no que dá...

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    Mensagem por opala4cc Qua 16 Abr 2014 - 22:51

    onivaldo.gm escreveu:qdo piso no acelerador percebo que o diafragma da borboleta volta...mas mesmo sem a mangueira da valvula voltava tambem...então nao sei pq...de qq forma tá funcionando brm e nao vou mexer

    valeu

    Onivaldo:

    Esse dispositivo de vácuo é o desafogador do conjunto do afogador do 3E (putz!). Quando você puxa o afogador para dar partida a frio e o motor pega, se o carburador estiver bem regulado e não houvesse este dispositivo o motor desligaria por afogamento de combustível. Por isso, quando o motor pega, o desafogador abre a borboleta do afogador um pouquinho para permitir que o motor continue funcionando (embora muito acelerado). Esse pouquinho precisa ser calibrado no tal parafuso que estava sendo discutido aqui. A regulagem se faz provocando vácuo na mangueirinha do dispositivo e, com o vácuo aplicado, você mede a abertura da borboleta do afogador. Essa medição pode ser feita com uma broca que tenha a medida correta da folga. No caso do 3E do opala, se não me engano, é 5 mm. Caso a folga seja maior ou menor do que 5mm, você gira o parafuso na ponta da haste do desafogador -sempre com o vácuo aplicado - até que a abertura da borboleta do afogador seja de 5mm.
    Abraço.
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    Mensagem por Victor4100 Ter 22 Abr 2014 - 11:55

    Faaala galera!

    Nem voltei aqui pra postar os resultados. O que eu tenho a dizer é que a aula foi muito boa aqui e consegui fazer certinho as coisas!!!! Fiquei bem feliz!!!

    Tirei o carburador do lugar, desconectei tudo, abri ele e me deparei com uma sujeira que só depois quando eu colocar as fotos vocês vão entender! kkkkkk...tirei tudo que era borra, tirei os giclês, limpei tudo com Diesel, Gasolina e Car 80 (eu tinha em casa), montei tudo e coloquei no carro denovo. Ao bater na chave, não tava dando lenta...fiz os ajustes pelo olho e ouvido mesmo e SUCESSO!!! Carro parou na lenta e não falha mais nada!!!

    A unica coisa que ficou agora é que ao ligar o carro a mangueira de combustivel fica enxarcada perto do carburador e onde vai a abraçadeira. Talvez tenha dado algum rasgo no mexer da mangueira mas no final de semana que vem vou comprar uma mangueira de qualidade e substituir! Também vou levar no mecanico pros ajustes finais pois ainda se percebe um cheiro meio forte da queima do combustível.

    Enfim, pelo menos R$300,00 economizei!!!!!!!  Cool Cool Cool Cool 

    Obrigado a todos pelas dicas e ajuda!!!
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    Mensagem por Müller Ter 22 Abr 2014 - 16:46

    Victor4100 escreveu:Faaala galera!

    Nem voltei aqui pra postar os resultados. O que eu tenho a dizer é que a aula foi muito boa aqui e consegui fazer certinho as coisas!!!! Fiquei bem feliz!!!

    Tirei o carburador do lugar, desconectei tudo, abri ele e me deparei com uma sujeira que só depois quando eu colocar as fotos vocês vão entender! kkkkkk...tirei tudo que era borra, tirei os giclês, limpei tudo com Diesel, Gasolina e Car 80 (eu tinha em casa), montei tudo e coloquei no carro denovo. Ao bater na chave, não tava dando lenta...fiz os ajustes pelo olho e ouvido mesmo e SUCESSO!!! Carro parou na lenta e não falha mais nada!!!

    A unica coisa que ficou agora é que ao ligar o carro a mangueira de combustivel fica enxarcada perto do carburador e onde vai a abraçadeira. Talvez tenha dado algum rasgo no mexer da mangueira mas no final de semana que vem vou comprar uma mangueira de qualidade e substituir! Também vou levar no mecanico pros ajustes finais pois ainda se percebe um cheiro meio forte da queima do combustível.

    Enfim, pelo menos R$300,00 economizei!!!!!!!  Cool Cool Cool Cool 

    Obrigado a todos pelas dicas e ajuda!!!

    Agora já era! Perdeu o receio vai mexer sempre!

    Esse lance da manguiera é pq já deve estar folgada. Eu comprei uma de injeção, preta.

    O cheiro de combustível deve ser excesso. Fecha um pouco mais o parafuso da mistura e sobe um pouco a lenta no parafuso da borboleta.


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    Mensagem por Victor4100 Ter 22 Abr 2014 - 16:59

    Müller escreveu:
    Victor4100 escreveu:Faaala galera!

    Nem voltei aqui pra postar os resultados. O que eu tenho a dizer é que a aula foi muito boa aqui e consegui fazer certinho as coisas!!!! Fiquei bem feliz!!!

    Tirei o carburador do lugar, desconectei tudo, abri ele e me deparei com uma sujeira que só depois quando eu colocar as fotos vocês vão entender! kkkkkk...tirei tudo que era borra, tirei os giclês, limpei tudo com Diesel, Gasolina e Car 80 (eu tinha em casa), montei tudo e coloquei no carro denovo. Ao bater na chave, não tava dando lenta...fiz os ajustes pelo olho e ouvido mesmo e SUCESSO!!! Carro parou na lenta e não falha mais nada!!!

    A unica coisa que ficou agora é que ao ligar o carro a mangueira de combustivel fica enxarcada perto do carburador e onde vai a abraçadeira. Talvez tenha dado algum rasgo no mexer da mangueira mas no final de semana que vem vou comprar uma mangueira de qualidade e substituir! Também vou levar no mecanico pros ajustes finais pois ainda se percebe um cheiro meio forte da queima do combustível.

    Enfim, pelo menos R$300,00 economizei!!!!!!!  Cool Cool Cool Cool 

    Obrigado a todos pelas dicas e ajuda!!!

    Agora já era! Perdeu o receio vai mexer sempre!

    Esse lance da manguiera é pq já deve estar folgada. Eu comprei uma de injeção, preta.

    O cheiro de combustível deve ser excesso. Fecha um pouco mais o parafuso da mistura e sobe um pouco a lenta no parafuso da borboleta.

    é isso ae mesmo...o que acho engraçado é que a pecinha en caixa no carburador que tem a redinha que deve segurar um pouco mais de de sujeira (que é estriada e encaixa no buraco da alimentação do carburador) sai não com muito força...mas não vaza nada nada, só a mangueira que fixa encharcada. Vou comprar umas mangueiras de borracha mesmo, porque essas que tem tipo um pano encima tem prazo de validade muito curto!

    Mas valeu viu Muller, deu uma luz absurda pra fazer a parada!  OKK OKK OKK 

    Ta dando até vontade de abrir um tópico aqui pra perguntar sobre a revisão de um motor 4cil. que tenho...quero tirar do carro, pintá-lo e trocar coisas básicas que tem que trocar. kkkkkkk

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