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Restauração Opala GranLuxo 1973
Murilo R- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1522
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- Mensagem nº251
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
ta ficando muito bom to acompanhando
jean lucas taglietti- Opaleiro
- Número de Mensagens : 89
Data de inscrição : 03/03/2015
- Mensagem nº252
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
acompanhado.
gabriel.acosta- Opaleiro
- Número de Mensagens : 801
Idade : 30
Localização : Pelotas, RS
Modelo do carro : Caravan 83;
Opala granluxo 73;
Cilindros : 4 + 6
Data de inscrição : 19/07/2012
- Mensagem nº253
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Hoje com a tarde livre, resolvi limpar a caixa de roda. Tirei o paralama e comecei a raspar...
Logo quando comecei já notei que não estava ruim nos lugares que normalmente sofrem com a oxidação no opala (Imaginem minha felicidade ao ver o estado do paralama interno).
Para não dizer que estava perfeito, ali onde vai a bandeja da bateria ta enferrujado pois foi feito uma solda do lado de dentro do cofre na bandeja, mas nada de muito grave.
Depois de ver o cofre do motor daquele jeito, nada melhor do que ter uma noticia boa dessas. Eu já estava esperado o pior. heheheh
Ele estava com uma cobertura por cima da tinta que parecia graxa seca com terra grudada. Acredito que tenha sido este o responsável pela conservação do metal ali!
No final da história, quando ele estava montado ele aparentava estar bem pior do que realmente está (pelo menos eu esperava que estivesse pior).
Abraços
Logo quando comecei já notei que não estava ruim nos lugares que normalmente sofrem com a oxidação no opala (Imaginem minha felicidade ao ver o estado do paralama interno).
Para não dizer que estava perfeito, ali onde vai a bandeja da bateria ta enferrujado pois foi feito uma solda do lado de dentro do cofre na bandeja, mas nada de muito grave.
Depois de ver o cofre do motor daquele jeito, nada melhor do que ter uma noticia boa dessas. Eu já estava esperado o pior. heheheh
Ele estava com uma cobertura por cima da tinta que parecia graxa seca com terra grudada. Acredito que tenha sido este o responsável pela conservação do metal ali!
No final da história, quando ele estava montado ele aparentava estar bem pior do que realmente está (pelo menos eu esperava que estivesse pior).
Abraços
otreblada- Opaleiro
- Número de Mensagens : 20
Idade : 42
Localização : Nova Veneza_ Goias
Modelo do carro : opala comodoro 79 especial
Cilindros : 4cc gasolina
Data de inscrição : 21/08/2013
- Mensagem nº254
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
tambem estou com intençao de restaurar o meu acompanhando seu projeto e pegando altas dicas
gabriel.acosta- Opaleiro
- Número de Mensagens : 801
Idade : 30
Localização : Pelotas, RS
Modelo do carro : Caravan 83;
Opala granluxo 73;
Cilindros : 4 + 6
Data de inscrição : 19/07/2012
- Mensagem nº255
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Boa tarde Opaleiros de plantão...
Hoje tirei a coluna de direção do opala.
Como tirar a direção é um pouco chato e eu não gosto da ideia de tirar no martelo, fiz um extrator caseiro. Nada de muito complicado, primeiro fiz três furos em uma ripa de eucalipto passei três parafusos e tentei tirar a direção, mas sem sucesso, quebrou a madeira. Então achei um pedaço de marco de porta em angelim que sobrou da minha garagem e cortei uma ripa fiz dois furos e ainda por cima cortei um pedaço da chapa de uma grade de casa velha e fiz os mesmos dois furos. Segue a foto de como ficou:
Depois basta rosquear os dois parafusos nos furos que tem no volante até soltar. Como eu comentei antes não gosto de martelar o volante para tirar mas tava muito agarrado no eixo, rosqueei os parafusos até um torque aceitável e parei com medo de comer a rosca do volante. Então dei leves batidas por trás dele, mas sem sucesso novamente. Então quando fui buscar o compactador de moléculas (vulgo marreta), meu pai foi ali e deu meia volta a mais no extrator e só deu um estralo e saiu o volante.
Assim ele fica na direção:
Depois tirei a coluna e parei por aí.
Abraços
Hoje tirei a coluna de direção do opala.
Como tirar a direção é um pouco chato e eu não gosto da ideia de tirar no martelo, fiz um extrator caseiro. Nada de muito complicado, primeiro fiz três furos em uma ripa de eucalipto passei três parafusos e tentei tirar a direção, mas sem sucesso, quebrou a madeira. Então achei um pedaço de marco de porta em angelim que sobrou da minha garagem e cortei uma ripa fiz dois furos e ainda por cima cortei um pedaço da chapa de uma grade de casa velha e fiz os mesmos dois furos. Segue a foto de como ficou:
Depois basta rosquear os dois parafusos nos furos que tem no volante até soltar. Como eu comentei antes não gosto de martelar o volante para tirar mas tava muito agarrado no eixo, rosqueei os parafusos até um torque aceitável e parei com medo de comer a rosca do volante. Então dei leves batidas por trás dele, mas sem sucesso novamente. Então quando fui buscar o compactador de moléculas (vulgo marreta), meu pai foi ali e deu meia volta a mais no extrator e só deu um estralo e saiu o volante.
Assim ele fica na direção:
Depois tirei a coluna e parei por aí.
Abraços
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 27
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº256
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Excelente ferramenta,é o melhor jeito de sacar o volante,eu já vi algo parecido pra tirar a engrenagem do comando
_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.
___________________________________________________
Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
gabriel.acosta- Opaleiro
- Número de Mensagens : 801
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Localização : Pelotas, RS
Modelo do carro : Caravan 83;
Opala granluxo 73;
Cilindros : 4 + 6
Data de inscrição : 19/07/2012
- Mensagem nº257
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
É verdade Bruno, é mais ou menos como a maioria dos extratores... hehehehbruno silverstar83 escreveu:Excelente ferramenta,é o melhor jeito de sacar o volante,eu já vi algo parecido pra tirar a engrenagem do comando
Adilson Evangelista- Opaleiro
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Modelo do carro : Gran Luxo 4100 cupe 1973,
De Luxo 3800 1970-vendido.
Data de inscrição : 12/11/2008
- Mensagem nº258
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Legal o trabalho, parabéns. Tenho "inveja" de quem sabe e tem paciência para esse serviço.Boa sorte aí na empreitada.
Douglas MRS- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1581
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Localização : Contagem - MG
Modelo do carro : Caravan std 1980
Cilindros : 4
Data de inscrição : 12/07/2013
- Mensagem nº259
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Eu já tirei duas vezes o para-lamas do meu so para tirar aquele excesso de barro que acumula nas quinas... parabéns está progredindo bastante
gabriel.acosta- Opaleiro
- Número de Mensagens : 801
Idade : 30
Localização : Pelotas, RS
Modelo do carro : Caravan 83;
Opala granluxo 73;
Cilindros : 4 + 6
Data de inscrição : 19/07/2012
- Mensagem nº260
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Olá Adilson.Adilson Evangelista escreveu:Legal o trabalho, parabéns. Tenho "inveja" de quem sabe e tem paciência para esse serviço.Boa sorte aí na empreitada.
Na verdade saber é uma palavra muito forte para o meu conhecimento. Sou apenas um leigo curioso... heheheh
Valeu!
E é muito importante fazer isso para quem pega estrada de chão... O barro acumula umidade quando molha e demora para secar, em seguida apodrece.Douglas MRS escreveu:Eu já tirei duas vezes o para-lamas do meu so para tirar aquele excesso de barro que acumula nas quinas... parabéns está progredindo bastante
Por isso minha surpresa por paralama interno estar integro!
Valeu,
Abraço.
gabriel.acosta- Opaleiro
- Número de Mensagens : 801
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Modelo do carro : Caravan 83;
Opala granluxo 73;
Cilindros : 4 + 6
Data de inscrição : 19/07/2012
- Mensagem nº261
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Olá Opaleiros.
O trabalho segue, e essa semana foi a vez das longarinas.
Elas estavam bem feias, com remendos mal feitos e a esquerda o remendo já havia quebrado e estava bem enferrujado por baixo:
Então recortei a longarina onde estava quebrada e soldei um reforço em chapa de 4,5mm (é um exagero mas é o que eu tinha sobrando aqui).
Detalhe: Recortei o furo na longarina uns 2cm menor que a chapa, coloquei a chapa por dentro da longarina e assim a chapa ficou sobreposta pela longarina 1cm em toda a volta, facilitando a soldagem e aumentando a resistência.
Depois soldei uma chapa 2mm por cima da de 4,5 para nivelar e dar acabamento.
Recortei os moldes das longarinas em papelão e em seguida passei para as chapas de 2mm. Depois de recortadas e furadas passei zarcão no lado em que ficaria em contato com a longarina para não oxidar tão fácil.
Então passei graxa no lado de dentro do reforço e com a ajuda de um amigo soldamos tudo com a MIG.
Ah, mais um detalhe: Para esse serviço tive como base o que foi feito no Opala do Sossa, conversei com ele e ele me informou que com esses 2mm a mais no lado de fora da longarina as bandejas ficam muito próximas ou pegando na longarina, então observei que tem dois rebaixos bem onde as bandejas trabalham e resolvi fazer aqueles recortes na chapa conforme os rebaixos originais da longarina. Não testei ainda mas espero que não fique pegando!
Agora basta dar o acabamento nos cordões e pontos de solda, gabaritar o agregado e montar.
Abraço!
O trabalho segue, e essa semana foi a vez das longarinas.
Elas estavam bem feias, com remendos mal feitos e a esquerda o remendo já havia quebrado e estava bem enferrujado por baixo:
Então recortei a longarina onde estava quebrada e soldei um reforço em chapa de 4,5mm (é um exagero mas é o que eu tinha sobrando aqui).
Detalhe: Recortei o furo na longarina uns 2cm menor que a chapa, coloquei a chapa por dentro da longarina e assim a chapa ficou sobreposta pela longarina 1cm em toda a volta, facilitando a soldagem e aumentando a resistência.
Depois soldei uma chapa 2mm por cima da de 4,5 para nivelar e dar acabamento.
Recortei os moldes das longarinas em papelão e em seguida passei para as chapas de 2mm. Depois de recortadas e furadas passei zarcão no lado em que ficaria em contato com a longarina para não oxidar tão fácil.
Então passei graxa no lado de dentro do reforço e com a ajuda de um amigo soldamos tudo com a MIG.
Ah, mais um detalhe: Para esse serviço tive como base o que foi feito no Opala do Sossa, conversei com ele e ele me informou que com esses 2mm a mais no lado de fora da longarina as bandejas ficam muito próximas ou pegando na longarina, então observei que tem dois rebaixos bem onde as bandejas trabalham e resolvi fazer aqueles recortes na chapa conforme os rebaixos originais da longarina. Não testei ainda mas espero que não fique pegando!
Agora basta dar o acabamento nos cordões e pontos de solda, gabaritar o agregado e montar.
Abraço!
Última edição por gabriel.acosta em Qua 4 Nov - 11:19:51, editado 2 vez(es)
raphaelcaronti- Opaleiro
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Modelo do carro : Caravan STD 1982
Caravan STD 1976[em obras]
Renault Sandero
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Caravan Diplomata 1987[EX]
Classic 08/09 (EX)
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- Mensagem nº262
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Gostei demais dos remendo da longarina!
otreblada- Opaleiro
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- Mensagem nº263
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
acompanhando seu projeto otima dica para fazer no meu. parabens
gabriel.acosta- Opaleiro
- Número de Mensagens : 801
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- Mensagem nº264
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Obrigado Raphaelcaronti.raphaelcaronti escreveu:Gostei demais dos remendo da longarina!
Abraço
Obrigado por acompanhar otreblada.otreblada escreveu:acompanhando seu projeto otima dica para fazer no meu. parabens
Um reforcinho nunca é demais... hehehehe
Abraço
FR1974- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1153
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- Mensagem nº265
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Gostei muito do reforço ehm...
Não é preciso reforço na parte de cima e embaixo da longarina?
Tem fotos delas acabadas?
Não é preciso reforço na parte de cima e embaixo da longarina?
Tem fotos delas acabadas?
gabriel.acosta- Opaleiro
- Número de Mensagens : 801
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Localização : Pelotas, RS
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Cilindros : 4 + 6
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- Mensagem nº266
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Olá FR1974.FR1974 escreveu:Gostei muito do reforço ehm...
Não é preciso reforço na parte de cima e embaixo da longarina?
Tem fotos delas acabadas?
Obrigado!
Seria bom, afinal como eu disse para o amigo ali em cima, reforço nunca é demais. Mas na minha opinião não é necessário, pois o principal esforço que a longarina sofre e que faz elas quebrarem é o vertical, é claro que em uma curva ela sofre esforços laterais também, mas não é isso que quebra as longarinas. E pensando bem, cada longarina já foi reforçada 2mm por dentro do cofre e 2mm por fora (um total de 4mm), ela originalmente tem em torno de 2mm cada parede, acredito que ela já vai estar bem mais resistente aos esforços laterais também.
As fotos delas com acabamento fico te devendo, pois ainda não desbastei as soldas.
Mas assim que terminar eu vou postar aqui!
Abraço
klunker- Opaleiro
- Número de Mensagens : 266
Idade : 38
Localização : Aldeia Pitoresca, Grande Sampa
Modelo do carro : Atual: Comodoro Coupê champagne 86/87 4c
Ex: Diplomata verde escuro 88/89 6c
Cilindros : 151 polegadas cúbicas
Data de inscrição : 12/05/2014
- Mensagem nº267
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Bacana gabriel.acosta!
O meu carro já veio com reforços, só que pelo lado do cofre apenas, de uns 4mm de cada lado (!!!).
Não quebra mais.
O meu carro já veio com reforços, só que pelo lado do cofre apenas, de uns 4mm de cada lado (!!!).
Não quebra mais.
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
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Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012
- Mensagem nº268
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Pelo jeito ficou bom o serviço.
Dia desses vi um chassi de C10 sem a carroceria, que inveja daquelas longarinas...
Dia desses vi um chassi de C10 sem a carroceria, que inveja daquelas longarinas...
gabriel.acosta- Opaleiro
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Modelo do carro : Caravan 83;
Opala granluxo 73;
Cilindros : 4 + 6
Data de inscrição : 19/07/2012
- Mensagem nº269
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Olá klunker.klunker escreveu:Bacana gabriel.acosta!
O meu carro já veio com reforços, só que pelo lado do cofre apenas, de uns 4mm de cada lado (!!!).
Não quebra mais.
4mm é uma senhora chapa, hein!?!? kkkk
Mas no final vai ficar na mesma espessura que as do meu!
A vantagem é que colocando apenas por dentro do cofre não tem perigo de pegar nas bandejas...
Abraço
Olá Glaucio.Glaucio Missioneiro escreveu:Pelo jeito ficou bom o serviço.
Dia desses vi um chassi de C10 sem a carroceria, que inveja daquelas longarinas...
Sim, eu imagino... Afinal antigamente elas eram utilizadas para carregar de tudo. hehehe
Abraço
Felipe_4100- Opaleiro
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Modelo do carro : Comodoro sl/e coupê 1988
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- Mensagem nº270
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Fala ai Gabriel. Belo trabalho você está fazendo. Tenho um coupê 88 que ta parcialmente desmontado também para retirada de pequenos pontos de oxidação e restauração completa da mecânica, tudo sempre feito em casa....Logo vai estar pelas ruas de Pelotas novamente.
New_gp- Opaleiro
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- Mensagem nº271
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Opa Gabriel me fala uma coisa. Esse papelao que tu ta usando e papelao de caixa mesmo ou e algo comprado?
Ele me parece bom de mais pra ser de caixa kkk
Ele me parece bom de mais pra ser de caixa kkk
Pedrão B.- Opaleiro
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Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
Ex-Coupé Standard 76
Ex-Sedan Diplomata 85
Sedan SL 88
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6
6
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- Mensagem nº272
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
O meu 74 também tem esse "revestimento" nos paralamas internos, e eles estão ótimos.
É uma massa preta, bem resistente.
Estou em dúvida se irei removê-la.
[]'s
É uma massa preta, bem resistente.
Estou em dúvida se irei removê-la.
[]'s
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"In Torque We Trust!"
França- Opaleiro
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Data de inscrição : 12/03/2013
- Mensagem nº273
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
acompanhando, estou no mesmo processo, só que o meu é um 71 luxo 4 portas.
Estou removendo e passando preto fosco vinilico. o trampinho hehehehe
Estou removendo e passando preto fosco vinilico. o trampinho hehehehe
gabriel.acosta- Opaleiro
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Modelo do carro : Caravan 83;
Opala granluxo 73;
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- Mensagem nº274
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Opa, e aí Felipe!Felipe_4100 escreveu:Fala ai Gabriel. Belo trabalho você está fazendo. Tenho um coupê 88 que ta parcialmente desmontado também para retirada de pequenos pontos de oxidação e restauração completa da mecânica, tudo sempre feito em casa....Logo vai estar pelas ruas de Pelotas novamente.
Mais um de Pelotas aqui. hehehe
Aí ta certo, em casa a gente tem a confiança no serviço...
Me manda teu whatsapp por MP que te adiciono em um grupo pequeno de opala aqui da cidade!
Abraço
Fala New_gp!New_gp escreveu:Opa Gabriel me fala uma coisa. Esse papelao que tu ta usando e papelao de caixa mesmo ou e algo comprado?
Ele me parece bom de mais pra ser de caixa kkk
O papelão é de caixa mesmo. É que ele não aparece nas fotos, o que aparece em laranja são os remendos já cortados nas chapas de 2mm, estão laranja pois passei zarcão em um dos lados!
Ah, e só para constar. Você merece créditos no tópico hehehehe
Comprei o medidor de ângulo para aferir o paralelismo das longarinas e fiz a medição em "X" do suporte do eixo traseiro até os parafusos dianteiros das longarinas para aferir o esquadro do monobloco graças as suas dicas.
Valeu,
Abraço.
Olá Pedrão B..Pedrão B. escreveu:O meu 74 também tem esse "revestimento" nos paralamas internos, e eles estão ótimos.
É uma massa preta, bem resistente.
Estou em dúvida se irei removê-la.
[]'s
Pois é, é um revestimento bem bom mesmo, para preservar a lata 42 anos praticamente intacta!
Abraço
Olá França.França escreveu:acompanhando, estou no mesmo processo, só que o meu é um 71 luxo 4 portas.
Estou removendo e passando preto fosco vinilico. o trampinho hehehehe
Realmente é muito chato essa parte, estou ansioso para chegar na faze de pintura, pena que falta muito ainda.
Não podemos perder o FOCO!
Abraço
Val_Opala74- Opaleiro
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Data de inscrição : 23/10/2014
- Mensagem nº275
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Buenas moçada,
Que trabalho caprichado nestes moldes de papelão, esta caprichando também na remoção do material, só quem ja raspou sabe a emoção de encontrar a chapa limpinha embaixo, uahsuhas, o que pretende passar para proteger as partes internas? (por dentro dos paralamas) apenas tinta?
Belo trabalho,
Abraço
Que trabalho caprichado nestes moldes de papelão, esta caprichando também na remoção do material, só quem ja raspou sabe a emoção de encontrar a chapa limpinha embaixo, uahsuhas, o que pretende passar para proteger as partes internas? (por dentro dos paralamas) apenas tinta?
Belo trabalho,
Abraço
gabriel.acosta- Opaleiro
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Opala granluxo 73;
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Data de inscrição : 19/07/2012
- Mensagem nº276
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Na verdade aquelas são as chapas de aço, não postei fotos dos moldes. heheheVal_Opala74 escreveu:Buenas moçada,
Que trabalho caprichado nestes moldes de papelão, esta caprichando também na remoção do material, só quem ja raspou sabe a emoção de encontrar a chapa limpinha embaixo, uahsuhas, o que pretende passar para proteger as partes internas? (por dentro dos paralamas) apenas tinta?
Belo trabalho,
Abraço
Por dentro estava pensando em apenas pintar como é originalmente, mas vou pensar ainda. Um emborrachamento cairia bem!
Abraço
Sossa- Opaleiro
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Cilindros : 4 + 6
Data de inscrição : 10/02/2014
- Mensagem nº277
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Show de bola Gabriel...
Que bom que meu projeto ajudou, agora capricha ai no acabamento das soldas pra ninguém notar que tem reforço algum hehehehe
Abraçoss
Que bom que meu projeto ajudou, agora capricha ai no acabamento das soldas pra ninguém notar que tem reforço algum hehehehe
Abraçoss
gabriel.acosta- Opaleiro
- Número de Mensagens : 801
Idade : 30
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Opala granluxo 73;
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- Mensagem nº278
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
É isso aí Sossa, as soldas não ficaram das mais bonitas porque não temos muita experiência, vai da um trabalhão esmerilhar esses cordões, mas vai fica bom!Sossa22 escreveu:Show de bola Gabriel...
Que bom que meu projeto ajudou, agora capricha ai no acabamento das soldas pra ninguém notar que tem reforço algum hehehehe
Abraçoss
Você passou alguma coisa dentro das longarinas por causa das soldas? To pensando em passar graxa.
Abraço
Sossa- Opaleiro
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- Mensagem nº279
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
gabriel.acosta escreveu:
É isso aí Sossa, as soldas não ficaram das mais bonitas porque não temos muita experiência, vai da um trabalhão esmerilhar esses cordões, mas vai fica bom!
Você passou alguma coisa dentro das longarinas por causa das soldas? To pensando em passar graxa.
Abraço
Cara... na verdade não sei... foi o funileiro que fez.. isso não pedi pra ele...
mas se conseguir por, manda ver... ferrugem é que não vai ter..
Abraçoss
Daniel lugo- Opaleiro
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- Mensagem nº280
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Mais um Gaudério! Acompanhando!
gabriel.acosta- Opaleiro
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- Mensagem nº281
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Opa, tu é de onde Daniel?Daniel lugo escreveu:Mais um Gaudério! Acompanhando!
Valeu.
Abraço
Daniel lugo- Opaleiro
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- Mensagem nº282
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
gabriel.acosta escreveu:Opa, tu é de onde Daniel?Daniel lugo escreveu:Mais um Gaudério! Acompanhando!
Valeu.
Abraço
Sou da Serra Gaúcha, um pouco longe daí, pena porque com certeza ganharia um companheiro pra esse projeto aí. Boa Sorte!
França- Opaleiro
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- Mensagem nº283
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
ACOMPANHANDO, TA FICANDO SHOW
Douglas MRS- Opaleiro
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Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Não tinha visto o serviço na longarina ficou muito bom.
gabriel.acosta- Opaleiro
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- Mensagem nº285
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Valeu França e Douglas.
Achei que já havia postado as fotos das longarinas com acabamento, mas agora procurei e vi que não postei.
Segue as fotos:
Att.
Achei que já havia postado as fotos das longarinas com acabamento, mas agora procurei e vi que não postei.
Segue as fotos:
Att.
LucaSimplicio- Opaleiro
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- Mensagem nº286
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Muito legal, vc mesmo que vai fazer a funilaria? Abraço
gabriel.acosta- Opaleiro
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- Mensagem nº287
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
opa.LucaSimplicio escreveu:Muito legal, vc mesmo que vai fazer a funilaria? Abraço
Sim, pretendo eu mesmo fazer até onde eu conseguir. Onde ficar difícil eu chamo alguns amigos pra ajudar... kkkk
Abraço
eduardo domingues- Opaleiro
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Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
parabéns novamente gabriel , que capricho!!!
gabriel.acosta- Opaleiro
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- Mensagem nº289
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Valeu meu amigo. Tu vai faze parte desse projeto logo, logo...eduardo domingues escreveu:parabéns novamente gabriel , que capricho!!!
Douglas MRS- Opaleiro
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- Mensagem nº290
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
O mas ficou bom de mais Gabriel parabéns cara ficou lisinho parece ate cromado o compartimento do motor parabéns ótimo resultado!
gabriel.acosta- Opaleiro
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Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Buenas opaleiros!
Essa semana o opala progrediu mais um pouco. Agora foi a vez da parede corta fogo, que botava um "pouco" de água para dentro do carro...
Aqui a imagem da chapa superior da parede corta fogo que segura o limpador de parabrisa:
E aqui a goiaba que encontrei depois de tirar um pouco de fibra de vidro de cima dos podres. Será que botava água pra dentro?
E para encarar essa barbada só com o bom e velho chimarrão...
Começando:
Tudo ponteado:
Aqui uma imagem da volta do farol depois de soldada:
Falta o acabamento que vai fica pro próximo episódio... kkkk
Aaah, não poderia esquecer dos créditos ao soldador que também é opaleiro e faz parte do fórum, Eduardo Domingues, grande amigo!
Bom, vou ficando por aqui. Logo posto o resultado final...
Att.
Essa semana o opala progrediu mais um pouco. Agora foi a vez da parede corta fogo, que botava um "pouco" de água para dentro do carro...
Aqui a imagem da chapa superior da parede corta fogo que segura o limpador de parabrisa:
E aqui a goiaba que encontrei depois de tirar um pouco de fibra de vidro de cima dos podres. Será que botava água pra dentro?
E para encarar essa barbada só com o bom e velho chimarrão...
Começando:
Tudo ponteado:
Aqui uma imagem da volta do farol depois de soldada:
Falta o acabamento que vai fica pro próximo episódio... kkkk
Aaah, não poderia esquecer dos créditos ao soldador que também é opaleiro e faz parte do fórum, Eduardo Domingues, grande amigo!
Bom, vou ficando por aqui. Logo posto o resultado final...
Att.
leonel80- Opaleiro
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Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
ta ficando muito bom ..muito bom mesmo parabens ja vi muito trampo de funi mais este ta top..
LucaSimplicio- Opaleiro
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- Mensagem nº293
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Essas paredes corta fogo são F***, apodrecem tudo hahahaha tive que trocar a minha inteira tbm , parabéns ta ficando Top o opalao . Abraço
Call- Moderador
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- Mensagem nº294
Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
gabriel.acosta escreveu:Sim Douglas, eu sei... É que como me falaram que era 3800 não me importei pois para mim o importante é que é um 6cil... Mas se for um 4.1 vou recebelo de braços abertos também.Douglas MRS escreveu:3800 só saiu nos 69/70 apartir do SS 71 de 4 portas, o 6cil passou a ser 250 ou seja 4.1. o antigo dono pode ter falado que era um 3800 pra poder vender rápido, uma jogada de marketing. ou pode que realmente o motor seja um 3800 tirado de outro carro pra usar no seu 74, mas lembrando que em 1974 já se usava 4.1 e não 3.8!
Resta a dúvida: 3.8 ou 4.1?
Att.Sério? Achava que tinha alguma tabela, como a da numeração do chassi, mas com a numeração do motor.Eduh2800 escreveu:3800 só ate 71, depois é o 4.1 mesmo.
pra descobrir se é um ou outro acho que só abrindo mesmo
Então a dúvida vai ficar por um bom tempo ainda! Não vou mexer no motor em quanto não terminar a restauração.
Att.
Bom dia amigo, só para esclarecer a questão das opções de motor, para o ano de 1971 tem um detalhe curioso, os modelos Especial e De Luxo tinham 2 opções de motorização o 153-"2500" (4 cilindros) e o 230-"3800" (6 cilindros) o modelo SS vinha exclusivamente com recém lançado motor 250-"4100" apenas o modelo Gran Luxo tinha 3 opções de motorização o 153 o 230 e o 250, "2500,3800 e 4100" respectivamente. Outro detalhe o único que vinha com cambio de 4 marchas de série e bancos dianteiros individuais era o modelo SS para todos os demais modelos era apenas opcional.
Call- Moderador
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Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Parabéns pelo carro , muito bom o trabalho.
Call- Moderador
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Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
gabriel.acosta escreveu:Valeu ''ssinjetado"ssinjetado escreveu:pra saber se o carro é 3800 eu nao sei,, mas pra saber do motor é facil,, os blocos 3800 tem um resalte do lado ond passa o cabo de embreagem,, talvez alguns usassem embreagem a varao,, nao sei direito, e outra bloco 3800 é com retento na ponta do volante,, raro de se achar,, fiz um rabisco em um bloco normal pra vc ter ideia de ond eu falo
Também tem outro jeito, lembrei agora... pelo curso do vira, coloco uma chave de fenda no lugar da vela giro o motor manualmente, e marco com um ponto de referência a distância em que o pistão subiu.
Acho que tem um equivoco aí nesta sua informação, não é os mais novos que tem retentor e os mais antigos gaxeta?
Att.
Gabriel , o que o amigo "ssinjetado" citou esta correto, os motores 3800 utilizavam retentor bi-partido.
gabriel.acosta- Opaleiro
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Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Valeu leonel.leonel80 escreveu:ta ficando muito bom ..muito bom mesmo parabens ja vi muito trampo de funi mais este ta top..
É verdade LucaSimplicio, acho que ele ficava na rua com os antigos donos aí já viu né, sol, chuva e geada direto...LucaSimplicio escreveu:Essas paredes corta fogo são F***, apodrecem tudo hahahaha tive que trocar a minha inteira tbm , parabéns ta ficando Top o opalao . Abraço
Call escreveu:Parabéns pelo carro , muito bom o trabalho.
Muito Obrigado Call. E valeu pelas informações.
gabriel.acosta- Opaleiro
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Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Massa em cima das soldas para tapar algum pequeno furinho que tenha ficado na solda, wash primer e em seguida primer PU.
Acabamento:
Acabamento:
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Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Belíssima cor!!!
Douglas MRS- Opaleiro
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Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Gostei do trabalho já está chegando na fase da pintura?
gabriel.acosta- Opaleiro
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Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
Na verdade não Douglas, pintei ali porque fica mais fácil sem aquela chapa, agora eu soldo a chapa do cofre e vedo ela com kpo. Quero deixar o cofre pintado para partir para o resto do carro.
Murilo R- Opaleiro
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Re: Restauração Opala GranLuxo 1973
belo trabalho amigo e a cor que eu mais gosto marron monte rey cor original da GM TOP ESSA COR
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Qui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho
» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Qui 9 maio - 10:47:45 por junoccj
» diferencial braseixo
Qui 9 maio - 10:36:46 por junoccj
» Compro Diferencial braseixos 2.73
Qui 9 maio - 10:32:34 por junoccj
» Compro cardã opala 89
Qui 9 maio - 10:30:07 por junoccj
» COMPRO FORROS DE PORTA DIPLOMATA 1988 Azul pilot
Qui 9 maio - 10:27:25 por junoccj
» Compro Diferencial 6cc
Qui 9 maio - 10:15:42 por junoccj
» Compro Diferencial Braseixos 2,73
Qui 9 maio - 10:12:31 por junoccj
» Enchentes no Rio Grande do Sul
Qui 9 maio - 8:00:02 por FabioM