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endrigo
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ALEXANDRE BEGALLI
Eduh2800
tcheco 8687
adonel
11 participantes
Saco de areia no porta mala
adonel- Opaleiro
- Número de Mensagens : 282
Localização : Alagoinhas
Modelo do carro : Opala de Luxo 1977
Cilindros : 2500
Data de inscrição : 06/04/2013
- Mensagem nº1
Saco de areia no porta mala
Bom, nao é de agora que escuto essa conversa de por um peso no fundo pro carro não sambar. Eu pessoalmente ando devagar na pista e dentro da cidade mesmo dando uma forçada nunca tive problema com isso. Quais seriam as vantagens? somente a estabilidade?
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Se for so por isso, deixo do jeito que ta, chegar numa rotatoria ou curva, girar o volante e acelerar não tem preço haeuauhe
tcheco 8687- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4270
Idade : 64
Localização : parana
Modelo do carro : coupe diplomata 8687
Cilindros : 6 cil.
Data de inscrição : 04/07/2012
- Mensagem nº2
Re: Saco de areia no porta mala
e para a estabilidade trazeira, se vc gosta de'" arrumar" a saida de trazeira, entao seja feliz sem areia.
Eduh2800- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1294
Idade : 30
Localização : Sinop, MT
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 88/89
Cilindros : 4 cilindros, 2800cc's
Data de inscrição : 05/05/2014
- Mensagem nº3
Re: Saco de areia no porta mala
Adonel, tem uma matéria do Auto Esporte que mostra um opala Envemo com uma barra de aço que vinha de época neles justo para estabilidade , espero que goste do vídeo :
ALEXANDRE BEGALLI- Opaleiro
- Número de Mensagens : 419
Idade : 71
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
Data de inscrição : 31/08/2010
- Mensagem nº4
peso no porta-malas
Olá Adonel,
desde o lançamento do Opala que existem críticas à estabilidade. Muito se falou na época em colocar esses sacos de areia no porta-malas. Em 1972, quando adquiri o primeiro (era um modelo Especial com motor 2500 e alavanca de câmbio no assoalho), optei por colocar duas lajotas circulares de concreto (dessa que se usa para fazer uma passarela em gramado). Utilizei apenas por um dia, pois não gostei do resultado. A direção, que não era hidráulica, se mostrou mais leve e a traseira passou a jogar, inclusive com aumento do efeito de saída (de traseira) nas curvas. Passei a usar o carro, assim como os posteriores, exatamente como saíram de fábrica. É muito fácil conviver com essa "falta de estabilidade", que na realidade só foi corrigida mais à frente não só pela GM, mas pela indústria automobilística.
Curta o seu carro sem carregar peso morto.
desde o lançamento do Opala que existem críticas à estabilidade. Muito se falou na época em colocar esses sacos de areia no porta-malas. Em 1972, quando adquiri o primeiro (era um modelo Especial com motor 2500 e alavanca de câmbio no assoalho), optei por colocar duas lajotas circulares de concreto (dessa que se usa para fazer uma passarela em gramado). Utilizei apenas por um dia, pois não gostei do resultado. A direção, que não era hidráulica, se mostrou mais leve e a traseira passou a jogar, inclusive com aumento do efeito de saída (de traseira) nas curvas. Passei a usar o carro, assim como os posteriores, exatamente como saíram de fábrica. É muito fácil conviver com essa "falta de estabilidade", que na realidade só foi corrigida mais à frente não só pela GM, mas pela indústria automobilística.
Curta o seu carro sem carregar peso morto.
marcel.minatto- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1448
Localização : Criciuma SC
Modelo do carro : GM Caravan Comodoro SLE - 1985
Cilindros : 6cc Alcool - 4 marchas
Data de inscrição : 27/03/2014
- Mensagem nº5
Re: Saco de areia no porta mala
Se você quer estabilizar seu carro mexa na suspensão e pneus! saco de areia só vai aumentar o consumo! hehe! minha opinião claro!
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
Idade : 36
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012
- Mensagem nº6
Re: Saco de areia no porta mala
Fiz uma pequena viagem com o meu, 4 caneco, e entrando nas curvas a 80km/h dava uma leve puxadinha, facilmente corrigível.
O que ainda não tô acostumando é com o balanço acima de 100, dá a impressão que vai sair da pista a qualquer momento kkk
certa vez me disseram que opala era uma rede....
O que ainda não tô acostumando é com o balanço acima de 100, dá a impressão que vai sair da pista a qualquer momento kkk
certa vez me disseram que opala era uma rede....
endrigo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 894
Idade : 47
Localização : Grande POA-RS
Data de inscrição : 12/05/2013
- Mensagem nº7
Re: Saco de areia no porta mala
a maioria dos carros fica mais estável quando está carregado...o lance é que também a maioria fica melhor de traseira e piora na dianteira.
Esta história de Opala e outros( Veraneio vixi!) carros serem ainda piores de traseira se deve em grande parte aos pneus usados na época que eram diagonais e não radiais, junte isso a uma tração traseira , um piso irregular e um motorista inexperiente e o resultado será m. na certa.
Pneus 195 na traseira e uma susp em dia melhoram e muito a estabilidade. Quanto ao peso extra não é mais necessário hoje em dia com o uso de pneus radiais bem calibrados.
Só por curiosidade acho que existe somente uma empresa no Brasil que fabrica pneus diagonais/convencionais ainda e eles são superiores em estradas de chão ,isso se o cara souber guiar! Como mencionei seu uso tem mais contras do que prós.
Pisos irregulares, paralelepípedos ,aclives acentuados em curva, dias de chuva tem que ficar ligado o remédio é dosar o pé.
e outra...peso solto no porta malas é a ajuda que o capeta precisa pra fazer a festa.
Esta história de Opala e outros( Veraneio vixi!) carros serem ainda piores de traseira se deve em grande parte aos pneus usados na época que eram diagonais e não radiais, junte isso a uma tração traseira , um piso irregular e um motorista inexperiente e o resultado será m. na certa.
Pneus 195 na traseira e uma susp em dia melhoram e muito a estabilidade. Quanto ao peso extra não é mais necessário hoje em dia com o uso de pneus radiais bem calibrados.
Só por curiosidade acho que existe somente uma empresa no Brasil que fabrica pneus diagonais/convencionais ainda e eles são superiores em estradas de chão ,isso se o cara souber guiar! Como mencionei seu uso tem mais contras do que prós.
Pisos irregulares, paralelepípedos ,aclives acentuados em curva, dias de chuva tem que ficar ligado o remédio é dosar o pé.
e outra...peso solto no porta malas é a ajuda que o capeta precisa pra fazer a festa.
Eduh2800- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1294
Idade : 30
Localização : Sinop, MT
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 88/89
Cilindros : 4 cilindros, 2800cc's
Data de inscrição : 05/05/2014
- Mensagem nº8
Re: Saco de areia no porta mala
endrigo escreveu:peso solto no porta malas é a ajuda que o capeta precisa pra fazer a festa .
Huheuheuhea BRBRBR kkkkkkk, alegrou meu dia com essa frase kkk
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº9
Re: Saco de areia no porta mala
adonel escreveu:Bom, nao é de agora que escuto essa conversa de por um peso no fundo pro carro não sambar. Eu pessoalmente ando devagar na pista e dentro da cidade mesmo dando uma forçada nunca tive problema com isso. Quais seriam as vantagens? somente a estabilidade?
Se for so por isso, deixo do jeito que ta, chegar numa rotatoria ou curva, girar o volante e acelerar não tem preço haeuauhe
Adonel a situação é a seguinte a GMB fabricou o opala pra + variáveis situações !!! do cara que anda sozinho dando pau.....ao cara que tem família e vai viajar com 5 pessoas dentro do carro com porta-malas carregado....andando em estrada de chão !!!!
ou seja há muita diferença na forma de utilização do opala são 2 grupos totalmente distintos
o fato é opala com molas e altura 100% original....(pra andar rápido) não presta ....vc. só cortando meio elo das molas.....já resolve....o carro já da uma "assentada" ....isso gera uma leve sobrecarga nas molas amortecedores....deixando o carro + firme....vc. está andando sozinho não com 5 pessoas....etc.
O fato é que vc. tem que acertar o opala a sua maneira de dirigir!
o saco na areia ....ajuda sim....se for um opala 6cc....70% do peso está concentrado na frente....30% pra traseira do opala ....é muito pouco....ou seja o opala tem a traseira leve !
qualquer um que faça compras num mercado que encha o porta-malas vai ver que o carro fica + firme de curva !!!! isso realente é um fato !
o saco tem que ser preso em cima do diferencial sim no porta-malas ! Ali é o lugar correto....se só colocar um peso no porta-malas e não amarrar....esse peso anda....e em cada curva cai estar num ponto diferente ! Fica muito + perigoso o carro assim !
Minha opinião sobre peso no porta-malas.....é preguiça !!!!!
é só vc. preparar a suspensão ....que o opala com molas calibradas....trabalho de amortecedor....altura correta ( socado NÃO presta !!!) o carro vai ser muuuuito + firme que com um saco de areia no porta-malas!
E sem carregar um peso extra
esse opalas aqui não usam saco de areia :
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
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Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº10
Re: Saco de areia no porta mala
Eduh2800 escreveu:Adonel, tem uma matéria do Auto Esporte que mostra um opala Envemo com uma barra de aço que vinha de época neles justo para estabilidade , espero que goste do vídeo :
e ENVEMO , não tem nada que vc. faça que presta !!!!!
o tristeza de ser brusca !
em fez de fabricar molas e amortecedores ......só aumentaram o peso do opala !
vai ver se pra melhora a estabilidade os USA aumentam o peso do carro ou fazem um "nova " suspensão .....tipo Chevelle Camaro....Impala ....Buick
Eduh2800- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1294
Idade : 30
Localização : Sinop, MT
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 88/89
Cilindros : 4 cilindros, 2800cc's
Data de inscrição : 05/05/2014
- Mensagem nº11
Re: Saco de areia no porta mala
Na verdade eles faziam nos seus kit's suspensão, barras estabilizadoras, molas e amortecedores Koni reguláveis
Das coisas que a envemo fazia, o que eu acho inútil é o carter com mais capacidade de óleo, do resto acho muito interessante pra época e para o tipo de carro que temos.
Das coisas que a envemo fazia, o que eu acho inútil é o carter com mais capacidade de óleo, do resto acho muito interessante pra época e para o tipo de carro que temos.
Gabriel NS Avelar- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1386
Idade : 26
Localização : Belo Horizonte - MG
Modelo do carro : Comodoro 79
Comodoro 88
Caravan 79
Caravan 85
Cilindros : 4,6,4,6
Data de inscrição : 13/02/2014
- Mensagem nº12
Re: Saco de areia no porta mala
Nunca usei esses sacos e nunca tive problema...
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº13
Re: Saco de areia no porta mala
é como eu disse se eles rinham essa suspensão...então pra que aumentar o peso do opala .............Eduh2800 escreveu:Na verdade eles faziam nos seus kit's suspensão, barras estabilizadoras, molas e amortecedores Koni reguláveis
Das coisas que a envemo fazia, o que eu acho inútil é o carter com mais capacidade de óleo, do resto acho muito interessante pra época e para o tipo de carro que temos.
acredito que isso desses catálogos ....quase nada foi pra ruas....assim como o cambio de 5M pra 6cc.....que ninguém nunca viu.....e era cópia dos câmbios USA....pelo menos o folder da época !!!!
Eduh2800- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1294
Idade : 30
Localização : Sinop, MT
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 88/89
Cilindros : 4 cilindros, 2800cc's
Data de inscrição : 05/05/2014
- Mensagem nº14
Re: Saco de areia no porta mala
Provavelmente não foi muito pra rua pelo preço, deveria ser algo fora de alcance pra 90% das pessoas... esse cambio to bem desconfiado que é só cabeça de bacalhau mesmo, dizem que tem... mas ninguém viu. as tampas e coletores, volantes e consoles já vi e até tínhamos um envemo de 74 ss, com kit de grade, volante , e carburação tripla.... mais esse cambio pelo que meu avô falava que ele procurou em SP e sempre entrava contato com cartas e telefonemas para saber dele e a resposta sempre a mesma " Sr. não estamos com este cambio em estoque, mais logo logo terá " resumo, parecia enrolação deles para chamar atenção e vender outras coisas... pois como eu disse : igual cabeça de bacalhau, dizem que, mais ninguém viu
BANDIT- Opaleiro
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Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº15
Re: Saco de areia no porta mala
Meu opala teve um coupé com essa mesma grade (quadriculada )
acho que esses itens de acabamento eram bem + fáceis de se produzir....então esses detalhes.....o povo conseguia comprar !!!
Sobre o cambio 5M.
Veja que o cambio 5M da época.....nem varetado era ....se assemelha a um cambio T-5
acho que esses itens de acabamento eram bem + fáceis de se produzir....então esses detalhes.....o povo conseguia comprar !!!
Sobre o cambio 5M.
Veja que o cambio 5M da época.....nem varetado era ....se assemelha a um cambio T-5
Eduh2800- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1294
Idade : 30
Localização : Sinop, MT
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 88/89
Cilindros : 4 cilindros, 2800cc's
Data de inscrição : 05/05/2014
- Mensagem nº16
Re: Saco de areia no porta mala
É Bandit , o mais interessante que quero te falar é , meu avô queria o cambio justamente por não ser varetado , tanto que ele desistiu depois de a Envemo dizer que "não tinha ele no momento" tantos longos meses... Por isto desconfio que a Envemo era mais para enfeite e preparação leve de época e as coisas realmente interessantes era pra chamar atenção. porem poderia ter mesmo o cambio, mas o preço deveria ser algo exorbitante e um tanto difícil de conseguir.
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº17
Re: Saco de areia no porta mala
A própria GMB é uma vergonha....esse cambio 5M tinha que estar em 1980 já disponível pro opala 6cc !
bem aqueles Alfa Romeu veio da década de 60 já eram 5M......então sem comentário .....
bem aqueles Alfa Romeu veio da década de 60 já eram 5M......então sem comentário .....
Eduh2800- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1294
Idade : 30
Localização : Sinop, MT
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 88/89
Cilindros : 4 cilindros, 2800cc's
Data de inscrição : 05/05/2014
- Mensagem nº18
Re: Saco de areia no porta mala
Na minha opinião a GMB deveria mesmo ter colocado esse cambio 5M a partir de 80 nos 6 cilindros, os Alfa era absurdamente na frente dos opala, acho que talvez ficava atras só dos Galaxie/Landau.... se não ate na frente deles em tecnologia e componentes, sendo que a carburação deles já vem com Dellorto 40 dcoe, ótima respiração para o motor... diferencial deveria desde sempre ser dana, longarina que preste... Porem quiseram economizar tanto que ate estrangularão em uma das principais virtudes do opala que é o motor.... colocando carburadores, modo de dizer, de "Fusca" ou um tão antigo que mesmo novo já incomodava (446).
Hoje se querer ter um opala forte sem se incomodar , tem que matar um maverick e um dodge para seu opala não quebrar, ou usar cambio automatic 3. Tirando isto é um ótimo carro
Hoje se querer ter um opala forte sem se incomodar , tem que matar um maverick e um dodge para seu opala não quebrar, ou usar cambio automatic 3. Tirando isto é um ótimo carro
adonel- Opaleiro
- Número de Mensagens : 282
Localização : Alagoinhas
Modelo do carro : Opala de Luxo 1977
Cilindros : 2500
Data de inscrição : 06/04/2013
- Mensagem nº19
Re: Saco de areia no porta mala
Blz galera, bom, eu ando bem devagar na pista, num peugeot 207 a 90km/h hoje, eu tava no banco de tras e pensei "pqp, para ai que eu vou a pé vei !"
Mas no opalão, as duas ultimas viagens a 75km/h e eu quase morro de felicidade.
Na cidade eu estico uma primeira e segunda as vezes, nem espaço tem na verdade.
Perguntei do saco por curiosidade. Ja brinquei algumas vezes a 140 e não vi problema nenhum, como todo mundo diz que não tem estabilidade, o mais certo é por que eu nunca dirigi outro carro na pista, então, o desempenho do opala pra mim parece normal, quando na verdade nao é aeuhaeu
Curva simples a 140, e eu colado na curva.... =D..............mal sabendo do perigo ahuehaehu
Mas no opalão, as duas ultimas viagens a 75km/h e eu quase morro de felicidade.
Na cidade eu estico uma primeira e segunda as vezes, nem espaço tem na verdade.
Perguntei do saco por curiosidade. Ja brinquei algumas vezes a 140 e não vi problema nenhum, como todo mundo diz que não tem estabilidade, o mais certo é por que eu nunca dirigi outro carro na pista, então, o desempenho do opala pra mim parece normal, quando na verdade nao é aeuhaeu
Curva simples a 140, e eu colado na curva.... =D..............mal sabendo do perigo ahuehaehu
Jean Michel Colet- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2839
Localização : Maringá - PR
Modelo do carro : Comodoro 87 Cupê - 6 Cil Aspirado
Chevette 89 SL - Aspirado
Cilindros : Comodoro 6 Cil e o Chevette 4 Cil
Data de inscrição : 25/08/2009
- Mensagem nº20
Re: Saco de areia no porta mala
Se não ligar em dar abraço nos milhos, pode fazer curva a 140km/h normal ...
Anderson Carvalho- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1075
Idade : 47
Localização : Portugal (em breve)
Modelo do carro : Ex-Opala Comodoro SL/E 1988 Coupe
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 24/12/2013
- Mensagem nº21
Re: Saco de areia no porta mala
Já ouvi muito essa história de saco areia...
Mas realmente um bom par de pneus 195 na traseira é possível sentir a diferença!
Obs. Aproveitando o assunto de suspenção, as buchas de PU valem a pena?
Mas realmente um bom par de pneus 195 na traseira é possível sentir a diferença!
Obs. Aproveitando o assunto de suspenção, as buchas de PU valem a pena?
tcheco 8687- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4270
Idade : 64
Localização : parana
Modelo do carro : coupe diplomata 8687
Cilindros : 6 cil.
Data de inscrição : 04/07/2012
- Mensagem nº22
Re: Saco de areia no porta mala
EU TENHO P.U. NO MEU E A UM ANO, ANDO POUCO MAS ESTAO NOVAS.
QUANDO ERAM DE "BORRACHA", ACABAVAM RAPIDO.
EU GOSTEI.
QUANDO ERAM DE "BORRACHA", ACABAVAM RAPIDO.
EU GOSTEI.
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº23
Re: Saco de areia no porta mala
tem algumas buchas de P.U. hoje em dia que não são tão duras....antigamente eram todas duras !!!
pode colocar....mas o carro vai ficar + duro sim !
eu acho que um acerto com que tem de original já da um ótimo resultado.....
........................................
coloca a mola dianteira do opala 4cc na traseira.....
substituiu os amortecedores pelos dupla ação a gás
da uma rebaixadinha no carro ....(não aterrado) dianteira pneu 3 dedos do para lamas ......e a traseira pneu rente ao para-lama .....
pode colocar....mas o carro vai ficar + duro sim !
eu acho que um acerto com que tem de original já da um ótimo resultado.....
........................................
coloca a mola dianteira do opala 4cc na traseira.....
substituiu os amortecedores pelos dupla ação a gás
da uma rebaixadinha no carro ....(não aterrado) dianteira pneu 3 dedos do para lamas ......e a traseira pneu rente ao para-lama .....
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