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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por Johnny Paiva Dom 13 Jul - 16:45:02

    ola pessoal!!
    sei que indiscutivelmente as melhose buchas são da marca AXIOS, porem me disseram muito bem de uma marca chamada MOMBENZANI. inclusive o logista disse que é mesma qualidade axios, e garantiu a bucha e a mao de obra em caso de defeito...
    que a diferença é que axios tem 50 anos de mercado, e a mombenzani tem 10 anos. e é a metade do preço. gostaria de saber se alguem  conhece, jah ouviu falar ou jah usou??
    grande abraço a todos
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    Mensagem por Pedrão B. Dom 13 Jul - 16:46:52

    Por quanto tempo ele garantiu?
    Se for uma garantia por escrito, aí vai, mas conversa de vendedor...
    Daí se der problema, vão alegar mau uso, como tudo no lisarB!
    []'s


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    Mensagem por sheilos Dom 13 Jul - 17:28:37

    essas BUCHAS BORFLEX sao boas??? tbm vou trocar todas da dianteira da minha caravan essa semana!! que vcs acham delas alguém já usou delas???
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    Mensagem por Pedrão B. Dom 13 Jul - 18:01:45

    sheilos escreveu:essas BUCHAS BORFLEX  sao boas??? tbm vou trocar todas da dianteira da minha caravan essa semana!! que vcs acham delas alguém já usou delas???

    Nunca usei, mas já ouvi falar mal...
    []'s


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    Mensagem por Danilo bc Dom 13 Jul - 18:42:49

    Conselho de amigo , coloca axios mesmo. E mais cara mais dura muito mais muito mais mesmo.
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    Mensagem por Diegoj Dom 13 Jul - 18:55:36

    Tem um opaleiro conhecido meu que tem autocenter aqui na cidade, um dia fui lá e pedi pra ele fazer um orçamento com todas as buchas pro opala, ele fez tudo com bucha axios, teve só uma coisa lá que era paralela porque disse que aquela a axios não fazia mais. Deu um valor X, ai ele disse assim: "Com tudo original dá esse valor aqui, se quiser eu posso fazer tudo com bucha paralela, vai custar metade do preço mas elas só duram metade do tempo de uma bucha axios. E olha que hoje em dia as axios nem duram mais tanto quanto antigamente."

    Se o cara te der garantia por escrito, não custa nada tentar. Mas caso contrario, só arriscaria por bucha paralela na traseira porque é facil de trocar sozinho.
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    Mensagem por Diego Ribeiro de Oliveira Dom 13 Jul - 22:38:09

    Jhonny, Sou mecânico e te falo com segurança que as Buchas Mobenzani são boas sim, porém não para o Opala, como todos sabemos Opalas sim tem suspenção não é atoa o conforto que nos proporciona! Contudo vai uma fraze biblica " à quem muito foi dado muito será cobrado", ou seja é um P......... conforto só que eige muito das buchas bandejas molas e etc.
    Na minha opinião, vái de Axios mesmo e seja feliz, fui comprar para o meu e vi no ML as Buchas em MOPU, um material novo que promete ter a durabilidade do PU e o conforto semelhante à borracha,estou pennsando em comrar essas , fui procurar opiniões no google e foram mt bem recomendadas essas buchas de MOPU. Agora com certeza Mobenzani NÃO, Borlex Menos Ainda!!!
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    Mensagem por Diegoj Dom 13 Jul - 22:52:18

    Diego Ribeiro de Oliveira escreveu:Jhonny, Sou mecânico e te falo com segurança que as Buchas Mobenzani são boas sim, porém não para o Opala, como todos sabemos Opalas sim tem suspenção não é atoa o conforto que nos proporciona! Contudo vai uma fraze biblica " à quem muito foi dado muito será cobrado", ou seja é um P......... conforto só que eige muito das buchas bandejas molas e etc.
    Na minha opinião, vái de Axios mesmo e seja feliz, fui comprar para o meu e vi no ML as Buchas em MOPU, um material novo que promete ter a durabilidade do PU e o conforto semelhante à borracha,estou pennsando em comrar essas , fui procurar opiniões no google e foram mt bem recomendadas essas buchas de MOPU. Agora com certeza Mobenzani NÃO, Borlex Menos Ainda!!!


    Eu também fiquei interessado nessas MOPU, mas até hoje não descobri exatamente como elas são. Alguns dizem que é uma bucha mais mole que PU, outros dizem que ela é igual a uma bucha PU normal, a diferença que é ela é autolubrificante e com isso evita os rangidos que normalmente tem com o uso de buchas PU.
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    Mensagem por Eduh2800 Dom 13 Jul - 22:56:01

    Se for muito difícil achar as Axios ai na sua região , pode usar as União...

    Eu uso todas da Axios, mas se eu não encontra-se, usaria sem problemas União, meu avô usou por muito tempo em um dos seus opalas, e olha que o veio usava ele pra dia dia , nunca deu problema com elas e quando ele resolveu trocar, estavam praticamente novas.
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    Mensagem por endrigo Dom 13 Jul - 23:37:26

    o que tem de peça de terceira linha sendo vendido como de 'segunda' não é brincadeira.
    as de primeira ja tem que ficar esperto...
    Outra coisa, a mão de obra ( se não for vc mesmo) tem que pagar e o valor é o mesmo independente se é bucha de borracha, PU ou titanio. Eu iria numa consagrada , nem destas de PU eu confio muito que gosta disso é jipeiro que não se importa com o barulho/ rangidos.
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    Mensagem por Johnny Paiva Seg 14 Jul - 21:58:34

    eu to fazendo a suspensao inteira, todas as buchas, borrachas e pivos, molas e amortecedores!!
    agora falta pouco pra completar, a traseira ta completa, a frente falta os 4 pivos e 4 buchas da bandeja e 1 bucha sozinha que esqueci qual e. tudo axios, menos bieletas e calcios das molas que sao sampel. vou continuar nas axios, agora que falta pouco, nao vou arriscar o serviço todo.
    as molas e amortedores vou por fixa preparada, mas nada muito baixo, 3 dedos para lama do pneu, ando de aro 14, acho que vai ficar bom, feita na loja AMORTECEDORES ROBERTO, alguem conhece?
    obrigado pelas opnioes!
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    Mensagem por Johnny Paiva Seg 14 Jul - 22:11:02

    ouvi falar mal das borflex tabem, no mercado livre tem o kit de todas as buchas borflex por duzentos e pouco, nao tem como ser boas... ouvi falar bem de uma que chama JAÚ, nao conheço.
    ainda nao terminei a minha e jah gastei uns 1500 com axios. as de PU quase coloquei, ta na faixa de 600 reais o jogo, só minha traseira com axios foi mais do que isso, mas desisti de colocar por que peguei opnioes inclusive aqui no forum, disseram que trincam longarina, o carro perde o conforto e as buchas ringem, abraços
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    Mensagem por megadeth Sáb 28 Nov - 14:16:58

    Não €stou achando buchas axios para o agr€gado, aparentemente elas sofrem menos que as da bandeja
    Alguem recomenda alguma marca, d€sconfio qu€ a axios n€m fabrica €ssas pois não ach€i €m lugar n€nhum
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    Mensagem por Rubão6cc Sáb 28 Nov - 15:17:57

    Buchas só Axios......Se oferecerem Sampel cai fora que é uma porcaria...tive uma de bandeja traseira que estourou com meses de uso.


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    Mensagem por FR1974 Sáb 28 Nov - 20:03:33

    Qual é o nome exato da bucha que vc precisa? Tem uma auto peças aqui na minha cidade que tem bastante coisa Axios...
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    Mensagem por felipeleox Sáb 28 Nov - 21:10:42

    Vai de Axios... troquei quase todas as buchas do meu, e comprei tudo no site da Nafil Autopeças, inclusive os coxins de motor e cambio, também axios.

    Até falando em rangidos...

    Troquei as buchas dianteiras tem uns 6 meses, e agora, em dias quentes, quando passo em lombadas o carro faz aquele nhéeééc.

    Compensa mandar lavar por baixo e pulverizar aquele óleo?
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    Mensagem por felipeleox Sáb 28 Nov - 21:14:21

    Vai de Axios... troquei quase todas as buchas do meu, e comprei tudo no site da Nafil Autopeças, inclusive os coxins de motor e cambio, também axios.

    Até falando em rangidos...

    Troquei as buchas dianteiras tem uns 6 meses, e agora, em dias quentes, quando passo em lombadas o carro faz aquele nhéeééc.

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    Mensagem por opala4cc Sáb 28 Nov - 21:54:25

    felipeleox escreveu:Vai de Axios... troquei quase todas as buchas do meu, e comprei tudo no site da Nafil Autopeças, inclusive os coxins de motor e cambio, também axios.

    Até falando em rangidos...

    Troquei as buchas dianteiras tem uns 6 meses, e agora, em dias quentes, quando passo em lombadas o carro faz aquele nhéeééc.

    Compensa mandar lavar por baixo e pulverizar aquele óleo?

    O grande problema para quem tem 4 cilindros, é que a Axios parou de fabricar o coxim de motor 4 cilindros para opala com ar condicionado. O coxim que eles estão fabricando agora é aquele que também serve no motor do chevette. O que me deixa com uma mega-pulga atrás da orelha, é que quando os caras fazem "chepalas" (chevette com motor de opala 4 cilindros, mas também pode ser o 6 cilindros) com motor 4 cilindros, a suspensão dianteira do chevette desce, ficando mais próxima do chão, evidenciando a diferença de peso entre o motor 4 cilindros do chevette e o 4 cilindros do opala. Então, me vem a pergunta: como podem os dois veículos com motores de pesos tão diferentes poderem utilizar o mesmo coxim de motor??? E não me refiro à geometria do coxim. Me refiro à composição da borracha! Conclusão óbvia: o atual coxim de motor do opala 4 cilindros da marca axios ainda em fabricação, provavelmente não vai durar muito!
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    Mensagem por megadeth Dom 29 Nov - 7:01:48

    Eu fiz a suspa dianteira,tudo axios comprei na nafil, mas as do agregado não encontro,
    são 4 calços redondos que vão por cima da longarina
    e 4 buchas e m baixo 2 p€s d€ pato € 2 qu€ par€c€m um con€ €u acho qu€ são só €ssas s€ algu€m
    pud€r confirmar s€ €stá c€rto
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    Mensagem por opala4cc Dom 29 Nov - 7:21:25

    megadeth escreveu:Eu fiz a suspa dianteira,tudo axios comprei   na nafil, mas as do agregado não encontro,
    são 4 calços redondos que vão por cima da longarina
    e 4 buchas  e m baixo  2 p€s d€ pato  € 2 qu€ par€c€m um con€  €u acho qu€ são só €ssas s€ algu€m
    pud€r confirmar s€ €stá c€rto

    Está correto. Porém a axios já não fabrica mais essas buchas há tempos.
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    Mensagem por megadeth Dom 29 Nov - 17:35:58

    € s€ colocar d€ PU som€nt€ no agr€gadO s€ra qu€ rola?
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    Mensagem por opala4cc Dom 29 Nov - 20:02:04

    megadeth escreveu:€ s€ colocar d€ PU som€nt€ no agr€gadO  s€ra qu€ rola?

    O problema do PU é que é muito duro. Não absorve as vibrações como a borrcaha nitríca. As longarinas do seu carro vão receber mais impacto. Nesse caso, é melhor colocar as buchas de qualidade paralela. A não ser, é claro, que você só ande com o opala em pista ou em vias com pavimentação de Primeiro Mundo.
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    Mensagem por megadeth Dom 29 Nov - 21:13:44

    pois €´! foi o qu€ €u imagin€i, e ainda estou trocando as buchas porque vou baixar o agregado para soldar as longarinas qu€ €stão l€v€m€nt€ trincadas
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    Mensagem por opala4cc Dom 29 Nov - 21:58:35

    megadeth escreveu:pois €´!  foi o qu€ €u imagin€i, e ainda estou trocando as buchas porque vou baixar o agregado para soldar as longarinas qu€ €stão l€v€m€nt€ trincadas

    Mais um motivo para não usar PU. A carroceria já sofreu fadiga o suficiente. Agora, só falta um número significativo de gente se manifestar sobre as buchas de MOPU. Eu espero que o MOPU seja mais macio que o PU. Caso contrário, não nos serve.
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    Mensagem por felipeleox Seg 30 Nov - 21:11:18

    opala4cc escreveu:

    O grande problema para quem tem 4 cilindros, é que a Axios parou de fabricar o coxim de motor 4 cilindros para opala com ar condicionado. O coxim que eles estão fabricando agora é aquele que também serve no motor do chevette. O que me deixa com uma mega-pulga atrás da orelha, é que quando os caras fazem "chepalas" (chevette com motor de opala 4 cilindros, mas também pode ser o 6 cilindros) com motor 4 cilindros, a suspensão dianteira do chevette desce, ficando mais próxima do chão, evidenciando a diferença de peso entre o motor 4 cilindros do chevette e o 4 cilindros do opala. Então, me vem a pergunta: como podem os dois veículos com motores de pesos tão diferentes poderem utilizar o mesmo coxim de motor??? E não me refiro à geometria do coxim. Me refiro à composição da borracha! Conclusão óbvia: o atual coxim de motor do opala 4 cilindros da marca axios ainda em fabricação, provavelmente não vai durar muito!

    Pois é, tem um tempo que acho estranha as buchas, porque naquelas chacoalhadas ao ligar e deligar o carro, ouço bater ferro com ferro. Fui ver, no lado do motorista, o suporte do motor bate num suporte ali da carroceria, a bucha meio que já cedeu demais. Tive que adaptar ali uma borracha pra evitar estes choques...

    E o pior é que não foram baratas essas axios qualidade de buchas 787251
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    Mensagem por opala4cc Seg 30 Nov - 22:23:14

    felipeleox escreveu:
    opala4cc escreveu:

    O grande problema para quem tem 4 cilindros, é que a Axios parou de fabricar o coxim de motor 4 cilindros para opala com ar condicionado. O coxim que eles estão fabricando agora é aquele que também serve no motor do chevette. O que me deixa com uma mega-pulga atrás da orelha, é que quando os caras fazem "chepalas" (chevette com motor de opala 4 cilindros, mas também pode ser o 6 cilindros) com motor 4 cilindros, a suspensão dianteira do chevette desce, ficando mais próxima do chão, evidenciando a diferença de peso entre o motor 4 cilindros do chevette e o 4 cilindros do opala. Então, me vem a pergunta: como podem os dois veículos com motores de pesos tão diferentes poderem utilizar o mesmo coxim de motor??? E não me refiro à geometria do coxim. Me refiro à composição da borracha! Conclusão óbvia: o atual coxim de motor do opala 4 cilindros da marca axios ainda em fabricação, provavelmente não vai durar muito!

    Pois é, tem um tempo que acho estranha as buchas, porque naquelas chacoalhadas ao ligar e deligar o carro, ouço bater ferro com ferro. Fui ver, no lado do motorista, o suporte do motor bate num suporte ali da carroceria, a bucha meio que já cedeu demais. Tive que adaptar ali uma borracha pra evitar estes choques...

    E o pior é que não foram baratas essas axios qualidade de buchas 787251

    Baixei a última versão do catálogo Axios e pelo jeito eles voltaram a fabricar o coxim para o 4 cilindros com ar condicionado.
    E olha só o que acabei de achar:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719441763-coxim-motor-gm-opalacaravan-dianteiro-cac-_JM#questionText

    Tá bem caro, mas o último coxim de 4 cilindros com AC da axios que comprei foi instalado em 2006 e só esse ano abriu o bico. Então... apesar de caro, acho que vale a pena. Esse foi o único vendedor do mercadolivre que achei vendendo esse coxim.
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    Mensagem por felipeleox Qui 3 Dez - 20:17:36

    putz, bom saber

    Tomara que ainda tenha lá pra março, quando vou ter grana pra mexer no carro de novo rs

    mas sacanagem, troquei tem oito meses e já esta ruim...
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    Mensagem por opala4cc Qui 3 Dez - 22:47:10

    felipeleox escreveu:putz, bom saber

    Tomara que ainda tenha lá pra março, quando vou ter grana pra mexer no carro de novo rs

    mas sacanagem, troquei tem oito meses e já esta ruim...

    - Qual óleo que você se refere a pulverizar embaixo do carro?
    - Quanto ao coxim do motor, seu carro tem ar condicionado? Está escrito no coxim em alto relevo "AXIOS"? A travessa onde ficam os suportes do motor (que é onde os coxins são instalados) está torcida?
    - Os rangidos acontecem com buchas novas quando os olhais onde se alojam as buchas já não permitem mais que as buchas entrem sob pressão suficiente nos alojamentos (olhais) dos braços de suspensão. É claro, estou supondo que não há pivôs ruins no carro.
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    Mensagem por megadeth Sex 4 Dez - 9:14:57

    opala4cc escreveu:
    felipeleox escreveu:putz, bom saber

    Tomara que ainda tenha lá pra março, quando vou ter grana pra mexer no carro de novo rs

    mas sacanagem, troquei tem oito meses e já esta ruim...

    - Qual óleo que você se refere a pulverizar embaixo do carro?
    - Quanto ao coxim do motor, seu carro tem ar condicionado? Está escrito no coxim em alto relevo "AXIOS"? A travessa onde ficam os suportes do motor (que é onde os coxins são instalados) está torcida?
    - Os rangidos acontecem com buchas novas quando os olhais onde se alojam as buchas já não permitem mais que as buchas entrem sob pressão suficiente nos alojamentos (olhais) dos braços de suspensão. É claro, estou supondo que não há pivôs ruins no carro.
    €u nao r€com€ndo pulv€rizar ól€o €m baixo pois resseca as borrachas
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    Mensagem por Daniel lugo Sex 4 Dez - 13:36:03

    Sou vendedor também! Mas nunca vou vender uma MOBESANI dizendo que se equivale a AXIOS!!!
    É Segunda linha, não é lixo, mas não se compara a Axios.
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    Mensagem por felipeleox Sex 4 Dez - 18:18:33

    Então opala4cc, na verdade algumas pessoas comentaram comigo, que lava rapidos que lavam por baixo tem lá um óleo que pulverizam, mas ja ouvi também muito que estrava as borrachas mesmo.

    O meu não tem Ar condicionado (infelizmente kk), e a bucha tem escrito Axios.

    Quanto ao pivô, como faço pra ter certeza se é hora de troca-los?
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    Mensagem por dugato Sex 4 Dez - 20:38:15

    Geralmente pulverizam óleo de mamona em baixo dos carros, e pelo que já li, ela resseca as borrachas.
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    Mensagem por opala4cc Sex 4 Dez - 20:58:50

    felipeleox escreveu:Então opala4cc, na verdade algumas pessoas comentaram comigo, que lava rapidos que lavam por baixo tem lá um óleo que pulverizam, mas ja ouvi também muito que estrava as borrachas mesmo.

    O meu não tem Ar condicionado (infelizmente kk), e a bucha tem escrito Axios.

    Quanto ao pivô, como faço pra ter certeza se é hora de troca-los?

    O óleo que costumavam pulverizar, lá nos idos da década de 70 e meados de 80 era óleo de mamona. O objetivo não era lubrificar nada. O objetivo era imunizar temporariamente a parte inferior da lataria do carro contra a maresia. O problema desse óleo é que ele também funciona como um "papel pega-mosca" para a sujeira. A idéia era removê-lo após findada a exposição do carro à maresia, lavando a parte inferior do carro. Isso não se faz mais.

    Se está escrito "axios" na bucha e ela já deformou, você pode postar uma foto nítida e iluminada de cada um dos dois coxins do carro?

    O pessoal em oficina esterça a direção até o fim para um dos lados e dá uma alavancada na articulação entre o pivô de suspensão (superior e inferior) e a ponta de eixo. Se houver movimento no pivô, ele está com folga, mesmo que não seja perceptível ainda  pelo desgaste nos pneus ou durante a condução do automóvel. Depois, esterça-se a direção totalmente para o lado contrário e repete-se o teste.
    Faz-se o mesmo para os pivôs de direção, porém sem alavanca: com a direção travada e totalmente esterçada para umlado, um ajudante força com as mãos o pneu no sentido de giro da roda, para um lado e para o outro, enquanto outra pessoa mantém a mão envolta na coifa de borracha do pivô. Se a pessoa sentir movimento de folga dentro da coifa, o pivô de direção já era. Depois repete-se o teste com a direção esterçada para o outro lado, no pivô de direção do outro lado.
    Existem pequenas variações na técnica. Os bons geometristas (coisa cada vez mais rara) averiguam esse tipo de coisa antes de começar uma geometria em um veículo.
    Não sei se será eficaz você tentar fazer esse teste, pois ele exige alguma experiência.
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    Mensagem por opala4cc Sex 4 Dez - 21:33:00

    opala4cc escreveu:
    felipeleox escreveu:Então opala4cc, na verdade algumas pessoas comentaram comigo, que lava rapidos que lavam por baixo tem lá um óleo que pulverizam, mas ja ouvi também muito que estrava as borrachas mesmo.

    O meu não tem Ar condicionado (infelizmente kk), e a bucha tem escrito Axios.

    Quanto ao pivô, como faço pra ter certeza se é hora de troca-los?

    O óleo que costumavam pulverizar, lá nos idos da década de 70 e meados de 80 era óleo de mamona. O objetivo não era lubrificar nada. O objetivo era imunizar temporariamente a parte inferior da lataria do carro contra a maresia. O problema desse óleo é que ele também funciona como um "papel pega-mosca" para a sujeira. A idéia era removê-lo após findada a exposição do carro à maresia, lavando a parte inferior do carro. Isso não se faz mais.

    Se está escrito "axios" na bucha e ela já deformou, você pode postar uma foto nítida e iluminada de cada um dos dois coxins do carro?

    O pessoal em oficina esterça a direção até o fim para um dos lados e dá uma alavancada na articulação entre o pivô de suspensão (superior e inferior) e a ponta de eixo. Se houver movimento no pivô, ele está com folga, mesmo que não seja perceptível ainda  pelo desgaste nos pneus ou durante a condução do automóvel. Depois, esterça-se a direção totalmente para o lado contrário e repete-se o teste.
    Faz-se o mesmo para os pivôs de direção, porém sem alavanca: com a direção travada e totalmente esterçada para umlado, um ajudante força com as mãos o pneu no sentido de giro da roda, para um lado e para o outro, enquanto outra pessoa mantém a mão envolta na coifa de borracha do pivô. Se a pessoa sentir movimento de folga dentro da coifa, o pivô de direção já era. Depois repete-se o teste com a direção esterçada para o outro lado, no pivô de direção do outro lado.
    Existem pequenas variações na técnica. Os bons geometristas (coisa cada vez mais rara) averiguam esse tipo de coisa antes de começar uma geometria em um veículo.
    Não sei se será eficaz você tentar fazer esse teste, pois ele exige alguma experiência.


    Neste vídeo, uma amostra do procedimento que descrevi para o diagnóstico no pivô de suspensão. No caso do vídeo, o carro é um vectra, mas no opala o procedimento é similar:
    https://www.youtube.com/watch?v=ZqoTzdt858Q

    Aqui neste vídeo do Dr Catarro, é mostrado algo similar ao que eu mencionei para o teste de pivô de direção:

    https://www.youtube.com/watch?v=3BE61oSAR34

    Já nesse vídeo tosco do Dr Cacete, é mostrada uma folga extrema no pivô de suspensão (não precisa nem de alavanca para diagnosticar):
    https://www.youtube.com/watch?v=rMURA0mPlik
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    Mensagem por felipeleox Seg 8 Fev - 13:47:47

    opala4cc, acabei esquecendo de tirar as fotos, o tempo passou e esqueci desse tópico, eis que retomo agora...rs

    esse é o coxim do lado passageiro, em bom estado
    qualidade de buchas 2zsrwh4

    esse aqui é o do lado motorista, olhando assim, não parece muito danificado, minha pergunta é: tem como o mecânico ter montado ela errado? (o arame está segurando uma borracha entre os suportes, por que dependendo do balanço do motor eles batem)

    qualidade de buchas 346vxo8
    qualidade de buchas 24vnqs2
    qualidade de buchas 28cplhf

    outra dúvida, esse coxim do câmbio, está colocado certo aparentemente também?
    qualidade de buchas 4lpys2
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    Mensagem por opala4cc Seg 8 Fev - 17:31:03

    felipeleox escreveu:opala4cc, acabei esquecendo de tirar as fotos, o tempo passou e esqueci desse tópico, eis que retomo agora...rs

    esse é o coxim do lado passageiro, em bom estado
    qualidade de buchas 2zsrwh4

    esse aqui é o do lado motorista, olhando assim, não parece muito danificado, minha pergunta é: tem como o mecânico ter montado ela errado? (o arame está segurando uma borracha entre os suportes, por que dependendo do balanço do motor eles batem)

    qualidade de buchas 346vxo8
    qualidade de buchas 24vnqs2
    qualidade de buchas 28cplhf

    outra dúvida, esse coxim do câmbio, está colocado certo aparentemente também?
    qualidade de buchas 4lpys2

    O coxim de motor que está com aquele arame grotesco no suporte já está gasto. Veja o número GM dele e consulte o catálogo. Pode ser que tenham colocado um coxim exclusivo para chevette, mesmo sendo original GM vai deformar cedo. O peso do motor do opala é maior do que o motor do chevette.
    O coxim do outro lado do motor já está começando a gastar.
    Quanto ao coxim do câmbio, eu não sei dizer se está correto. Tá com aparência estranha aquilo ali, mas seu câmbio é diferente do meu. Prefiro não dar veredito sobre esse coxim de câmbio, pois até mesmo olhando o catálogo é difícil dizer. Acredito que o coxim está correto. O que parece estar errado é a arruela, que pertence ao câmbio 5M no assoalho.
    A propósito: estão faltando as molas dos coxins do motor no seu carro. Não sei pra que serve aquelas molas, estão faltando.
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    Mensagem por felipeleox Seg 8 Fev - 19:53:18

    opala4cc escreveu:
    O coxim de motor que está com aquele arame grotesco no suporte já está gasto. Veja o número GM dele e consulte o catálogo. Pode ser que tenham colocado um coxim exclusivo para chevette, mesmo sendo original GM vai deformar cedo. O peso do motor do opala é maior do que o motor do chevette.
    O coxim do outro lado do motor já está começando a gastar.
    Quanto ao coxim do câmbio, eu não sei dizer se está correto. Tá com aparência estranha aquilo ali, mas seu câmbio é diferente do meu. Prefiro não dar veredito sobre esse coxim de câmbio, pois até mesmo olhando o catálogo é difícil dizer. Acredito que o coxim está correto. O que parece estar errado é a arruela, que pertence ao câmbio 5M no assoalho.
    A propósito: estão faltando as molas dos coxins do motor no seu carro. Não sei pra que serve aquelas molas, estão faltando.

    comprei os coxins e mais algumas buchas em Maio de 2015 no site da Nafil

    coxim

    Na época achei meio estranho que o mesmo coxim fosse utilizado tanto para o Chevette quanto o Opala, pensei nessa do peso...

    Mas olhando agora pelo catálogo Monroe Axios, fui "enganado" pela Nafil. Ela me mandou o coxim 021.0326, e pelo catálogo esse código é apenas para Chevette e Chevy. Resumindo: os 100 reais dos dois coxins mais o valor na mão de obra foram para o lixo.
    Pelo menos aprendi a não confiar no vendedor.

    Infelizmente vou ter que manter esse arame segurando a borracha por mais uns 2 meses, já que não vai compensar trocar só o lado que está ruim.

    Quanto ao coxim de câmbio, vira e mexe alguém que anda comigo e tem opala, acha que a alavanca do meu balança muito, sempre perguntam se o coxim está estourado.
    Não sei se pode ter a ver, mas o esse câmbio foi adaptado antes de eu comprar, até meados dos anos 90 ele era banco inteiriço 3 marchas na coluna.

    Os últimos coxins que você colocou são aqueles que você colocou o link acima, do opala com AC?

    Tem fotos dessas molas dos coxins?
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    Mensagem por opala4cc Seg 8 Fev - 21:07:24

    felipeleox escreveu:
    opala4cc escreveu:
    O coxim de motor que está com aquele arame grotesco no suporte já está gasto. Veja o número GM dele e consulte o catálogo. Pode ser que tenham colocado um coxim exclusivo para chevette, mesmo sendo original GM vai deformar cedo. O peso do motor do opala é maior do que o motor do chevette.
    O coxim do outro lado do motor já está começando a gastar.
    Quanto ao coxim do câmbio, eu não sei dizer se está correto. Tá com aparência estranha aquilo ali, mas seu câmbio é diferente do meu. Prefiro não dar veredito sobre esse coxim de câmbio, pois até mesmo olhando o catálogo é difícil dizer. Acredito que o coxim está correto. O que parece estar errado é a arruela, que pertence ao câmbio 5M no assoalho.
    A propósito: estão faltando as molas dos coxins do motor no seu carro. Não sei pra que serve aquelas molas, estão faltando.

    comprei os coxins e mais algumas buchas em Maio de 2015 no site da Nafil

    coxim

    Na época achei meio estranho que o mesmo coxim fosse utilizado tanto para o Chevette quanto o Opala, pensei nessa do peso...

    Infelizmente vou ter que manter esse arame segurando a borracha por mais uns 2 meses, já que não vai compensar trocar só o lado que está ruim.

    Quanto ao coxim de câmbio, vira e mexe alguém que anda comigo e tem opala, acha que a alavanca do meu balança muito, sempre perguntam se o coxim está estourado.
    Não sei se pode ter a ver, mas o esse câmbio foi adaptado antes de eu comprar, até meados dos anos 90 ele era banco inteiriço 3 marchas na coluna.

    Os últimos coxins que você colocou são aqueles que você colocou o link acima, do opala com AC?

    Tem fotos dessas molas dos coxins?

    Infelizmente, a axios só está fazendo esse coxim para o 4 cilindros para opala sem AC de número GM 07334861, que é compartilhado com o chevette e é para opala com os câmbios M20 (manual de 4 vel, alavanca no assoalho; MC2, 3 marchas manuais na coluna). Eu preferia ver o coxim GM 94625614, que é para o 4 cilindros sem AC (com câmbio 4 marchas MY6 ou 5 marchas MY7), indo também de 1982 até 1992.
    Me diga uma coisa: esse seu carro dá geometria? Eu pergunto porque um dos fatores que reduz drasticamente a vida do coxim do motor é a travessa torcida (por acidente/colisão). Nesse caso, também fica bastante difícil o carro aceitar geometria.

    Uma outra alternativa a ser tentada é comprar o coxim para o 4 cilindros COM AC. Esse cara aqui vende (original AXIOS):
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719441763-coxim-motor-gm-opalacaravan-dianteiro-cac-_JM#questionText

    A mola do coxim é essa aqui, que ressalto, não sei que função essa droga faz, pois já cansei de olhar para o local e não vejo utilidade nessa bagaça:

    qualidade de buchas 11ag6qt
    A mola do coxim é o item 7 na figura acima.

    A notícia boa é que ela é fácil de fazer. Dá pra fazer em casa. Use o arame circular daquelas calotas grandes plásticas vagabundas que vendem nas autopeças. Eu fabriquei um par alguns anos atrás, mas estão em algum lugar na bagunça do porão. Logo, você também consegue. Felizmente eu guardei o perfil da peça dentro de um catálogo de peças, ficando fácil de achar:
    qualidade de buchas R0qkj4
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    Mensagem por paulo_bomber Ter 9 Fev - 8:55:24

    os calços de motor podem ser substituídos pelo coxim dianteiro da f4000, só precisa abrir um pouco os furos, mas dura a vida toda
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-725165284-coxim-motor-ford-f4000-vw-690-dianteiromotor-mwm-suporte-r-_JM
    os do 4 cil parecem feitos de polenta
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    Mensagem por opala4cc Ter 9 Fev - 9:34:29

    paulo_bomber escreveu:os calços de motor podem ser substituídos pelo coxim dianteiro da f4000, só precisa abrir um pouco os furos, mas dura a vida toda
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-725165284-coxim-motor-ford-f4000-vw-690-dianteiromotor-mwm-suporte-r-_JM
    os do  4 cil parecem feitos de polenta

    Essa informação é novidade para mim. Mas como fica a absorção de vibrações do motor? Não transmite muita vibração para a carroceria? No caso do uso dos coxins da F4000, teria que cortar uma barra roscada para inserir dentro do coxim, já que o coxim da F4000 tem um furo passante enquanto que o coxim do opala tem parafusos salientes... correto?
    Realmente, os coxins do motor do 4 cilindros do opala parecem feitos de polenta, principalmente os do mercado paralelo.
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    Mensagem por paulo_bomber Ter 9 Fev - 9:46:33

    opala4cc escreveu:
    paulo_bomber escreveu:os calços de motor podem ser substituídos pelo coxim dianteiro da f4000, só precisa abrir um pouco os furos, mas dura a vida toda
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-725165284-coxim-motor-ford-f4000-vw-690-dianteiromotor-mwm-suporte-r-_JM
    os do  4 cil parecem feitos de polenta

    Essa informação é novidade para mim. Mas como fica a absorção de vibrações do motor? Não transmite muita vibração para a carroceria? No caso do uso dos coxins da F4000, teria que cortar uma barra roscada para inserir dentro do coxim, já que o coxim da F4000 tem um furo passante enquanto que o coxim do opala tem parafusos salientes... correto?
    Realmente, os coxins do motor do 4 cilindros do opala parecem feitos de polenta, principalmente os do mercado paralelo.
    cara eu uso com parafuso msmo, mas pode montar com prisioneiros( talvez facilite) ah o motor se mantem mais firme sim, nao fica se balançando todo igual com as polentas, mas nada de incomode ou passe para o motorista, ao menos nao sinto no meu, tbm fiz o do cambio bem reforçado, usei dois coxin de capo de escania, uso o cambio antigo
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    Mensagem por opala4cc Qua 10 Fev - 11:24:30

    paulo_bomber escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Essa informação é novidade para mim. Mas como fica a absorção de vibrações do motor? Não transmite muita vibração para a carroceria? No caso do uso dos coxins da F4000, teria que cortar uma barra roscada para inserir dentro do coxim, já que o coxim da F4000 tem um furo passante enquanto que o coxim do opala tem parafusos salientes... correto?
    Realmente, os coxins do motor do 4 cilindros do opala parecem feitos de polenta, principalmente os do mercado paralelo.
    cara eu uso com parafuso msmo, mas pode montar com prisioneiros( talvez facilite) ah o motor se mantem mais firme sim, nao fica se balançando todo igual com as polentas, mas nada de incomode ou passe para o motorista, ao menos nao sinto no meu, tbm fiz o do cambio bem reforçado, usei dois coxin de capo de escania, uso o cambio antigo

    Paulo:

    E esse coxim da F4000, ele cabe no suporte do coxim do opala 4 cilindros? Ou tem de usar sem o suporte do coxim? O suporte é a peça número 6 da figura abaixo:
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    Mensagem por felipeleox Qua 10 Fev - 11:35:54

    opala4cc escreveu:

    Infelizmente, a axios só está fazendo esse coxim para o 4 cilindros para opala sem AC de número GM 07334861, que é compartilhado com o chevette e é para opala com os câmbios M20 (manual de 4 vel, alavanca no assoalho; MC2, 3 marchas manuais na coluna). Eu preferia ver o coxim GM 94625614, que é para o 4 cilindros sem AC (com câmbio 4 marchas MY6 ou 5 marchas MY7), indo também de 1982 até 1992.
    Me diga uma coisa: esse seu carro dá geometria? Eu pergunto porque um dos fatores que reduz drasticamente a vida do coxim do motor é a travessa torcida (por acidente/colisão). Nesse caso, também fica bastante difícil o carro aceitar geometria.

    Uma outra alternativa a ser tentada é comprar o coxim para o 4 cilindros COM AC. Esse cara aqui vende (original AXIOS):
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719441763-coxim-motor-gm-opalacaravan-dianteiro-cac-_JM#questionText

    A mola do coxim é essa aqui, que ressalto, não sei que função essa droga faz, pois já cansei de olhar para o local e não vejo utilidade nessa bagaça

    A notícia boa é que ela é fácil de fazer. Dá pra fazer em casa. Use o arame circular daquelas calotas grandes plásticas vagabundas que vendem nas autopeças. Eu fabriquei um par alguns anos atrás, mas estão em algum lugar na bagunça do porão. Logo, você também consegue. Felizmente eu guardei o perfil da peça dentro de um catálogo de peças, ficando fácil de achar

    Quanto a geometria está OK.

    Acho que vou apostar nesse coxim pra 4cc COM AC então, mas interessante essa adaptação que o paulo_bomber explicou.

    E a mola vou ver se dou um jeito também rs

    Quando eu trocar volta a mostrar aqui e apresentar os resultados.

    Muito obrigado pela ajuda
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    Mensagem por opala4cc Qua 10 Fev - 13:12:32

    felipeleox escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Infelizmente, a axios só está fazendo esse coxim para o 4 cilindros para opala sem AC de número GM 07334861, que é compartilhado com o chevette e é para opala com os câmbios M20 (manual de 4 vel, alavanca no assoalho; MC2, 3 marchas manuais na coluna). Eu preferia ver o coxim GM 94625614, que é para o 4 cilindros sem AC (com câmbio 4 marchas MY6 ou 5 marchas MY7), indo também de 1982 até 1992.
    Me diga uma coisa: esse seu carro dá geometria? Eu pergunto porque um dos fatores que reduz drasticamente a vida do coxim do motor é a travessa torcida (por acidente/colisão). Nesse caso, também fica bastante difícil o carro aceitar geometria.

    Uma outra alternativa a ser tentada é comprar o coxim para o 4 cilindros COM AC. Esse cara aqui vende (original AXIOS):
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719441763-coxim-motor-gm-opalacaravan-dianteiro-cac-_JM#questionText

    A mola do coxim é essa aqui, que ressalto, não sei que função essa droga faz, pois já cansei de olhar para o local e não vejo utilidade nessa bagaça

    A notícia boa é que ela é fácil de fazer. Dá pra fazer em casa. Use o arame circular daquelas calotas grandes plásticas vagabundas que vendem nas autopeças. Eu fabriquei um par alguns anos atrás, mas estão em algum lugar na bagunça do porão. Logo, você também consegue. Felizmente eu guardei o perfil da peça dentro de um catálogo de peças, ficando fácil de achar

    Quanto a geometria está OK.

    Acho que vou apostar nesse coxim pra 4cc COM AC então, mas interessante essa adaptação que o paulo_bomber explicou.

    E a mola vou ver se dou um jeito também rs

    Quando eu trocar volta a mostrar aqui e apresentar os resultados.

    Muito obrigado pela ajuda

    De nada. Não deixe de contar o resultado para nós.
    Abraço.
    P.S.: vou ver essa parada do coxim da F4000. O grande problema é que ele é feito para um motor bem mais pesado do que o 4 cilindros do opala. Isso significa que a borracha deve ser mais dura. Se a borracha for mais dura, o motor vai transmitir mais vibração para a carroceria. Logicamente que o coxim dura mais pois foi feito para um motor mais pesado. Meu medo são as consequências dessa vibração para a estrutura do carro e os acabamentos plásticos.
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    Mensagem por felipeleox Qui 11 Fev - 18:47:30

    Hoje tive uma boa notícia.

    Mandei um e-mail pra Nafil explicando o problema, e eles me ligaram hoje e explicaram que eles tem um catálogo GM que bate a numeração na peça que me venderam como de Opala4cc/Chevette/Chevy500/Marajó, porém realmente viram que pelo da Axios, esse número não atendo o Opala.

    Se comprometeram a verificar junto a Axios estas divergências, e me enviar coxins novos e corretos para troca.

    Depois que ele desligou me passou pela cabeça verificar a numeração do coxim de câmbio, porque também estou achando que está balançando além do normal, e adivinhem... Mesmo problema

    pela numeração que me venderam, se olhar no catálogo Axios, é só pra Chevette.

    agora mandei outro e-mail, pra ver se trocar além dos coxins de motor, o de câmbio.

    Vamos ver se dará tudo certo mesmo.
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    Mensagem por opala4cc Qui 11 Fev - 21:58:44

    felipeleox escreveu:Hoje tive uma boa notícia.

    Mandei um e-mail pra Nafil explicando o problema, e eles me ligaram hoje e explicaram que eles tem um catálogo GM que bate a numeração na peça que me venderam como de Opala4cc/Chevette/Chevy500/Marajó, porém realmente viram que pelo da Axios, esse número não atendo o Opala.

    Se comprometeram a verificar junto a Axios estas divergências, e me enviar coxins novos e corretos para troca.

    Depois que ele desligou me passou pela cabeça verificar a numeração do coxim de câmbio, porque também estou achando que está balançando além do normal, e adivinhem... Mesmo problema

    pela numeração que me venderam, se olhar no catálogo Axios, é só pra Chevette.

    agora mandei outro e-mail, pra ver se trocar além dos coxins de motor, o de câmbio.

    Vamos ver se dará tudo certo mesmo.

    Os caras da nafil são sérios. Já comprei várias vezes lá e tive problema em praticamente todas as vezes. Mas em todas as vezes eles solucionaram o problema (peça usada, peça incompleta, peça faltante, etc...). Acedito que nos casos que aconteceram comigo foi problema do pessoal do setor de expedição.
    Mas ainda acho melhor você comprar os coxins para o opala com AC do vendedor que mostrei. Tá caro, mas vai durar. Se não é você quem troca em casa esses coxins, vale a pena. Se você contabilizar o custo cobrado pelo mecânico para troca do coxim, melhor pagar os quase R$100,00 por coxim do vendedor do ML e ficar alguns anos sem precisar pagar de novo.
    A nafil deixou de vender esse coxim de opala com AC quando a AXIOS deixou de fabricar. Agora que a axios voltou a fabricar, acredito que eles ainda não estejam sabendo.
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    Mensagem por felipeleox Sex 12 Fev - 4:22:02

    No contato telefônico eu falei que tinha intenção em comprar esse de AC, e mandei por e-mail um print da tela com o catálogo axios, constando o coxim sem AC e COM AC, vamos ver qual eles conseguem pra mim
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    Mensagem por opala4cc Sex 12 Fev - 6:08:31

    felipeleox escreveu:No contato telefônico eu falei que tinha intenção em comprar esse de AC, e mandei por e-mail um print da tela com o catálogo axios, constando o coxim sem AC e COM AC, vamos ver qual eles conseguem pra mim

    A nafil não usa a referência do catálogo de peças GM para COMPRA. Eles usam o catálogo da axios. O código de produto axios para coxim dianteiro de motor de opala 4 cilindros com AC é 021.0497
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    Mensagem por felipeleox Qua 30 Mar - 21:30:53

    Só pra dar um desfecho à história...

    A Nafil me informou que ira trocar as buchas sem problemas, porém passou um tempo e me ligaram pra informar que a Axios não entregou as peças e que quando ligaram lá pra reclamar, disseram que não tinha em estoque, nem previsão pra produzir...

    Ai então me ofereceram o dinheiro de volta, mas como eu estava precisando de uma bomba dágua nova Urba, eles me enviaram a bomba sem custo algum e ficou tudo certo.

    Ai agora eu vou ter que comprar um coxim novo pra trocar mesmo... pelo menos não saí no prejuízo total, só a perca da mao de obra
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    Mensagem por opala4cc Qua 30 Mar - 22:26:17

    felipeleox escreveu:Só pra dar um desfecho à história...

    A Nafil me informou que ira trocar as buchas sem problemas, porém passou um tempo e me ligaram pra informar que a Axios não entregou as peças e que quando ligaram lá pra reclamar, disseram que não tinha em estoque, nem previsão pra produzir...

    Ai então me ofereceram o dinheiro de volta, mas como eu estava precisando de uma bomba dágua nova Urba, eles me enviaram a bomba sem custo algum e ficou tudo certo.

    Ai agora eu vou ter que comprar um coxim novo pra trocar mesmo... pelo menos não saí no prejuízo total, só a perca da mao de obra

    É, vai ter de comprar daquele vendedor do ml

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