Comprei o produto da VEIGA VOLANTES e fui muito bem atendido pelo vendedor, que - inclusive - adicionou fotos maiores e mais nítidas do produto para que eu pudesse decidir pela compra ou não. Não sei se é azar recorrente meu, mas o que deveria ser comum é a exceção: a boa vontade de um vendedor do mercadolivre em postar novas fotos e responder claramente às perguntas formuladas por prováveis compradores.
Este foi o primeiro ponto positivo deste produto: o vendedor. A propósito, este vendedor vende no mercadolivre e também no OLX. Mas pelo fato do preço do produto ser o mesmo em ambos websites, optei pelo primeiro.
A peça foi rapidamente postada e chegou rápido, em embalagem apropriada e sem danos, outro ponto positivo.
foto 1: o produto comprado.
À primeira vista, ele é idêntico em qualidade ao original. Mais adiante, veremos que não é bem assim. O ponto positivo é a textura do revestimento, que é praticamente idêntica ao original. O ponto negativo para os puristas é que este revestimento parece ser ligeiramente mais duro em comparação com o revestimento do volante original GMB. Mas na minha opinião não compromete.
Foto 2: o verso do produto. Até aqui, o volante é impecável.
Foto 3: detalhe de imperfeição na curvatura do botão da buzina.
Olhando atentamente pelo verso, é possível ver que o botão da buzina sobra um pouco sobre o volante na parte indicada na foto 3. Este foi o detalhe de acabamento mais gritante que precisa melhorar: o botão da buzina. Mas não chega a comprometer a funcionalidade e o conforto. É detalhe estético.
Foto 4: o verso do cubo do volante. Nessa parte, não vi nada que pudesse comprometer o encaixe ou a estética.
Foto 5: rebarba um pouco excessiva.
Como um todo, o volante possui uma rebarba na divisória entre a parte frontal e traseira no material de revestimento. Nada comprometedor na periferia externa, mas nas curvas internas mais acentuadas a rebarba estava maior, conforme a foto 5. Alguns motoristas podem sentir incômodo e talvez tenham a compulsão de remover a rebarba com um estilete nestes pontos.
Foto 5a: a rebarba na periferia externa do volante.
Foto 6: outra curvatura com rebarba um pouco excessiva.
Foto 7: esta é a parte frontal do cubo do volante.
Foto 8: imperfeição na fundição, próxima às estrias.
Conforme pode ser visto na foto 8, há uma imperfeição na fundição, circulada em vermelho. Acredito que não comprometa a instalação do volante. Mas aqui vem o detalhe mais crítico e que me deixou receoso: achei as estrias para encaixe do volante meio rasas. Faz muitos anos desde a última vez em que saquei o volante de direção do meu comodoro, mas eu podia jurar que as estrias eram mais profundas. Então, é provável que neste ponto eu esteja falando bobagem. Afinal, não quero falar mal do produto, mas sim, elogiar a iniciativa do surgimento de peças de qualidade no mercado paralelo em substituição das originais já praticamente extintas.
Foto 9: O mesmo da foto 8, evidenciando o defeito.
Foto 10: as estrias do cubo, para encaixe na coluna de direção.
Foto 11: o aplique de identificação da versão do automóvel no botão da buzina.
Acho que aplique escrito "Comodoro SL/E" é a característica que mais vai incomodar os puristas e corrobora o que falei antes sobre o botão da buzina ser a parte que mais precisa de aperfeiçoamento. As letras estão muito esticadas na vertical em comparação com o produto original GMB. Sou um purista e isto foi o que mais me chateou à primeira vista, mas quem estiver com o volante original todo carcomido pelos dentes do cachorro ou pela mão perebenta, com unhas de Fu Manchu e pele de lagarto dos donos anteriores do carro com certeza vai preferir colocar a peça paralela! Não é meu caso, pois o volante do meu comodoro ainda está bem bom. Comprei para ter de reserva e para dar uma força a esta iniciativa do fabricante.
Foto 12: o verso do botão da buzina, com três pontos de acionamento.
O verso do botão da buzina deixa bem claro que ele não é compatível com o volante original. Logo, volante original não intercambia com botão de buzina paralelo nem volante paralelo com o botão de buzina original.
Foto 13: A crimpagem dos fios da buzina junto ao acionador.
Aqui cabe uma observação: a crimpagem dos fios da buzina junto aos acionadores é profissional, feita com o alicate apropriado. Porém, a crimpagem dos fios nos terminais macho e fêmea a serem ligados no carro tem crimpagem improvisada (foto 14). Igualmente no terminal terra da buzina (foto 7). Quem comprar o volante, recomendo que faça uma deposição de estanho nestes três terminais.
Foto 14: terminal macho da buzina, que liga na fiação do carro. Crimpagem improvisada.
Foto 15: é curioso e raro de se ver em peças paralelas o número GMB em relevo na peça. É claro que você não verá o símbolo GM, por questões de registro de marca...
Veredito: é uma alternativa muito boa para quem está com o volante destruído ou comprou o carro com um volante bagaceiro de tunning ou de nave espacial. É decente e "engana" perfeitamente os menos atentos ou menos detalhistas. Só quem presta muita atenção em detalhes entra no carro, olha para o volante e diz de cara que é paralelo.
O que vou ficar devendo é a instalação da peça no carro. Peço que me perdoem se alguém comprar e na hora de instalar houver alguma incompatibilidade ou dificuldade de encaixar nas estrias. Acontece que não necessito trocar meu volante, conforme já expliquei. Se alguém comprar e instalar, peço que deixe um feedback neste tópico.
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