o meu como alguns sabem é original 4cc, mas com um 6cc adaptado.
tudo nele foi trocado inclusive o radiador, porém o radiador ainda está sem reservatório, tendo um respiro para evacuar sob pressão a água excedente.
Apesar de sempre que o motor está quente ele sair um pouco de agua pelo respiro (considerado normal no meu radiador) notei que a colméia estava enxarcada também, e prestando muita atenção nela vi que de fato "vertia" agua pela "caixa" ou pela "colmeia" do radiador.
Para executar o serviço precisaremos:
"ingredientes"
-uma pistola de solda para estanho (300w)
-O secador de cabelo da mulher
(a minha ficou louca da vida comigo quando me viu andando
furtivamente do banheiro para a garagem com o secador dela...)
-estilete ou faca de bom corte
-estanho em rolo
-pasta para solução em estanho
-chave de fenda
-torneira com mangueira de água
-isopor (pode ser das arestas de aparelhos eletroeletronicos)
-um colega para ajudar se possivel (se for 6cc)
"modo de execução"
1º. Retire todas as abraçadeiras presas na tubagem associada ao radiador(chave de fenda). Procure mexer no carro pelo menos 1 hora depois de tê-lo funcionado, para evitar acidentes por queimadura.
2º. Esgote o radiador ainda dentro do cofre do capô.
3º. Com a ajuda de um colega (se for 6cc) retire cuidadosamente por cima depois de totalmente solto
o radiador, sem envergar nem puxar para nenhum lado.
4º. Após ter retirado o radiador, esgote o que restou da agua dentro dele.
5º. Estando totalmente esgotado o radiador, se a caixa ou a colmeia estiverem molhadas, seque com o secador furtado de sua mulher ou mãe, tanto a colmeia quanto a caixa do radiador.
6º. Com o radiador seco, pode-se visualizar onde está a fissura ou buraco para prover o remendo.
7º. Verifique o diâmetro da boca inferior do radiador e com a ajuda do estilete ou faca de bom corte, faça um tampão para estancar a água. O tampão somente deve ser colocado na saida inferior as duas superiores devem ficar abertas.
8º.Com a ajuda da mangueira com gatilho e ja aberta na torneira, ligue-a quando o tampão ja estiver fechando a saida inferior, neste momento peça a alguem ou você mesmo observar com atenção por onde vaza a água, se tiver alguma dificuldade de conseguir um secador de cabelo da mãe ou esposa, providencie um corante liquido na cor vermelha ou azul para facilitar a visualização, pois esta etapa é a mais importante do processo, se falhar continuará vazando.(eu não prestei atenção e tive de montar e desmontar 2 x)
9º. Após identificado o local do vazamento, sendo um furo ou uma fissura na caixa marque com atenção o ponto e esgote a água colocada novamente.
10º. Existem duas formas de prover remendos no radiador:
A-na caixa:passe a pasta para solda em pequena quantidade. Para facilitar o manuseio do ponto de reparo, faça um bolinho com o estanho em 2 ou 3 filetes, eu fiz com 3 filetes e ficou bom. O reparo que fiz foi na caixa, neste caso. Os reparos na caixa geralmente acontecem nos pontos de junção das folhas laterais ou inferiores e superiores da caixa do radiador. Se este for seu caso, este é o tipo de remendo mais dificil de fazer, pois ele está em constante movimento, portanto problematico. com a juda da chave de fenda ou estilete, abra a fissura mais ainda de forma que possa fazer um filete de solda de fora a fora no remendo. Após passar a quantidade suficiente de estanho para para prover o remendo, com uma mão continue com a pistola para flexibilizar o estanho e a outra de posse de um martelo, dê batidinhas ao longo do ponto aberto com a fissura, para dar forma original a junção da caixa. Ao terminar e alinhar o remendo, passe mais uma linha de estanho sem rebater para dar acabamento e isolar.
B-Na colmeia: com a ajuda do estilete ou faca de bom corte, dobre os filetes flexiveis da colmeia até chegar no duto avariado com a mão esquerda no estanho emergido na pasta de solda e com a pistola de solda na mão direita junte ambos de um lado do furoou fissura e com a ponta da pistola faça movimentos de espátula afim de tampar o furo ou fissura e realizar o remendo.Lembrando que com a colmeia, deve-se manter "retos" os filetes para uma melhor refrigeração frontal. Na colmeia é normal ficar visivel os "remendos" para dar um acabamento legal se tiver a disposição, passe um spray preto fosco num recipiente e com a ajuda de um pincel passe no ponto do remendo para ficar esteticamente agradavel.
Com isso economizei nada menos que 130 paus num reparo de radiador.
A pistola eu ja tinha da autoelétrica, estanho também, o resto se acha em casa, até o secador de cabelo..hahaha...
Para quem pretende adquirir os materiais e fazer ainda vale a pena, veja só:
-uma pistola de solda para estanho (300w) =R$ 22,00
(aquelas vagabundas de 60w servem, mas não recomendo)
-O secador de cabelo da mãe/esposa = Se não tiver em casa, compra um corante liquido, custa R$1,40
-estilete ou faca de bom corte = você deve ter um dos dois em casa,né?
-estanho em rolo = R$2,20
-pasta para solução em estanho =R$ 3,50
-chave de fenda = em ultimo caso vai a faca mesmo, mas acho que vc deve ter isso né?
-torneira com mangueira de água= nem vou comentar...
-isopor = pode ser borracha também desde que isole a agua.
-um colega para ajudar se possivel (se for 6cc) = no fórum você acha isso...
-martelo = pega do vizinho se não tiver em casa
-tinta spray preto fosco (opcional)
contabilizando... não sairá mais de 30 reais na pior das hipoteses...
Mão de obra fica por sua conta e risco...
ter o prazer de arrumar seu próprio opalão = NÃO TEM PREÇO
fica aí a dica.
Última edição por fabio_waltrick em Qui 8 Jan - 22:23:35, editado 1 vez(es)
Hoje à(s) 16:37:39 por bybecker
» Coxim do motor
Hoje à(s) 16:11:16 por opala4cc
» Recondicionamento da válvula do ar quente
Hoje à(s) 15:33:29 por opala4cc
» Tanque combustivel/boia Caranavan Standard 1981 à Alcool
Hoje à(s) 12:02:35 por Lucasaurieme05
» coletor para tripla weber unico
Hoje à(s) 7:22:15 por reimon
» Preparação problemática X Motorista Nutela
Hoje à(s) 6:18:10 por Pedrão B.
» Console Opala Comodoro coupe 1980