Meu vizinho um certo dia fuçando no bom negócio achou um Opala interessante por um preço razoável, um Diplomata coupe 84, na cidade de Canoas. Ele fechou negocio pela internet mesmo, e no dia seguinte fomos buscar o carro.
O dia estava perfeito, nublado, algo em torno de 20 graus. Saímos de Glorinha logo apos o almoco, encontramos o local com facilidade. O Diplo estava a frente de outros 3 carros na garagem do cara, uma rua tranquila asfaltada com alguns marginais por perto, mas tranquilo. Passei pelos carros na garagem e cheguei ate o Diplo que estava em baixo de uma arvore num espaço bem bom, virado de traseira para quem entrasse. Eu nao tinha visto as fotos do anuncio e quando me deparei a um emblema 250S na traseira não acreditei (o emblema estava fora do lugar e meio torto aparece nas fotos) e fui caminhando ate ver o painel, quando abri a porta do carro me deparei com lindos bancos, com o encosto cortado e outro enjambrado como o da linha 92, vazado horrivel, e dei uma encara no painel, 180 km/h, 6 mil rpm e ali fiquei confuso, fui ver a frente do carro (nao queria chegar abrindo capo e fazendo o escarceu) vi um radiador colado na grande! Pensei nossa, um 6zao e esse japones (meu vizinho Gilberto) nao me falou nada!
Dei mais uma olhada no carro enquanto eles conversavam, rodas originais, farois paralelos, faroletes de caçar no mato, parachoques de 85, coisa facil de arrumar. Vieram pra perto do Opala, e achei que estava na hora do Diplomata roncar, que nada o japa me chamou para irmos no banco pagar o cara. Demorou 2 horas e eu com aquele motor na cabeca.
Finalmente voltamos pra casa do carra e o filho dele comecou a tirar os carros de tras do Diplomata. Agora vai! O Gilberto embarcou no carro enquanto eu esperava dando uma olhada na lateral/traseira do carro. No que ele ia bater arranque o antigo dono gritou, da um golinho antes! Opa, tranquilo. O japa puxou a alavanquinha para abri o capo e me alcancaram uma garafinha com gasolina, abri o capo com o maior entusiasmo, P......... merda!
Fui enganado por um condensador de ar condicionado! Era um 151-S de cor azul descascada com uma 446 pedindo gasolina. Meio desanimado virei um pouco de gasolina no carburador e o japa bateu arranque, pegou meio falhando mas logo ficou sereninho. Fechei o capo e nisso veio o antigo dono com um alerta, cuidado quando for passar em buracos, ele costuma apagar quando passa neles... Achamos estranho e o Diplo comecou a andar de re. Embarquei no carona, com uma certa dificuldade para fechar a porta, e sem cinto de seguranca. Assim que me acomodei perguntei pro Gilberto; E aquele emblema 250S ali?? - Ah, aquilo eh engana trouxa! Engana mesmo [...]
A decepção do carro não ser um 6cil logo passou, na primeira curva para ser exato. Aquela tradicional paradinha no fim da rua para ver se não vem ninguem e pata no acelerador!
Aquele Braseixo deu uma cantada nos Goodyear que me obriguei a olhar pra tras para ver se tinha ficado marca, nao deu pra ver, mas fiquei meio apavorado com a puxada, e o japa tambem, que logo comentou puxa bem hein hehehe, concordei, e nisso passamos por um buraco ah mais ou menos 30 por hora, nem lembrava do que o cara tinha falado, deu aquele soco na suspensao e acendeu a luz do oleo. Morreu!
Vishe, nunca tinha visto isso eu falei, e o japa concordou, meio assustado pois a direcao estava bem imprecisa (terminais de direcao fudidassos), mas segue o barco, agora com um pe na embreagem e outro no acelerador a passar por buracos.
Pegamos a Free Way e nisso o japa deu uma esticada na primeira, segunda e terceira, chegamos a uns 100 por hora, com certo receio e um ronco chato que sumiu a engrenar a quarta marcha.
Chegamos em Glorinha, fomos direto ao posto, abastecer e dar uma olhada no oleo do diferencial, tudo tranquilo, so pode ser caixa. Mas nada de assustador.
Fomos então `testar` o 151-S, na estrada que liga Glorinha a Santo Antonio da Patrulha um retao. Saindo do posto pe na primeira marcha (nao lembro a que velocidade chegamos), pe na segunda, acreditem ou nao com ou sem folga aquele velocimetro bateu em 100 por hora, com os giros na casa dos 4 mil, e pe na terceira, escape original bem silencioso e aquela ronqueira braba na caixa com uma reta suficiente ainda e olho no velocimetro; 130 passando para 140 por hora quando o japa soltou o pe!
Ruim de freio custou a parar, e voltamos civilizadamente para casa, com uma vontade imensa de esticar a quarta marcha mas por motivos de seguranca nao fizemos o feito. Mais uma bandinha no loteamento e 80 por hora em segunda!
Ele so rodou 3 vezes desde o dia que foi comprado, uma para ir no Detran fazer a vistoria, num sabado que o japa estava de bobeira, e no encontro do fim de 2013 aqui da minha cidade.
Ele esta parado ate hoje, todo riscado, os cachorros do japa pulam no carro tentando pegar os gatos dele, e quem paga o pato e a pintura azul do Diplomata. Um Opala meu foi pra Canoas (o Comodoro que ja tem seu post) mas buscamos um de la! E quem sabe este ano ele acorda e ganha um trato merecido na suspensao...
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