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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por diogoopala Qui 30 Abr - 0:01:38

    Atualizando: No final do tópico, segue as fotos da troca do 4cc por 6cc e de tudo mais que esta sendo feito! Agradeço primeiramente a Deus por tudo esta dando certo e agradeço aos amigos que tem colaborado tanto aqui como por telefone nessa empreitada!


    Abraços galera, ficam com DEUS

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------


    Pessoal, li alguns tópicos de melhora do motor 4cc, entretanto gostaria de algumas dicas gerais de vcs

    Comprei meu opala ano 78 motor 4cc, fiz algumas coisas nele ja, esta rodando normal mas gostaria de melhorar, quero ele rodando mais solto, um carro que quando vc pisa realmente ande, nao sou do tipo de tirar rachas, mas gosto de quando puxar ter um carro que ande bem, tenha uma boa velocidade final, pois arrancar forte e depois dos 120 nao ir bem é complicado.. kkk, sinto ele como um carro amarrado, gosto de usar diariamente, mais qro um carro que vc pise e ele nao perca no final da reta para um carro 2.0 desses novos...

    Bom, o motor veio com junta queimada, o motor esta muito bom nao bate nada parte de baixo, fiz o cabeçote completo toquei valvulas, sedes de valvulas fez uma geral deixando novo, ele esta com medidas originais para usar na gasolina o rapaz da retifica falou 78 alguma coisa, sei que falta 3 alguma coisa ( é algo bem pequeno ) para chegar na medida padrão do cabeçote a alcool. Os pistoes sao do a alcool, pois sao retos, troquei os tuchos, sao hidraulicos e coloquei novos, motor foi montado e esta lisinho lindo mesmo, Comprei carburador novo 228, regulado 100%, gigle foi trocado o de baixo o rapaz flou q colocou 31 algo assim, também troquei bomba de combustível, bobina bosch, instalação elétrica ta certinho, radiador varetado, esta muito bom andando perfeitamente, uso na gasolina.

    Uso Cambio de 4 marchas moderno re pra frente, estava na duvida em colocar o 5 marchas, mas achei um mecânico recomendado que vai fazer o serviço do meu cambio, pois esta rocando e o valor cobrado por ele compensa pois um 5 marchas estou achando por valores salgados.

    O carro tem freio a disco nas 4 rodas e direção hidráulica, comprei as rodas de ferro mexerica r14 e estarei colocando pneus 195/70

    Diferencial Braseixos

    A ideia pessoal como disse, e ter um carro que ande bem, tenha uma arrancada boa e claro uma final também boa pois perder pra carro 2.0 é complicado kkk

    Ja possui um comodoro 6cc 250s, era da mesma forma claro q com mais arrancada, mas vc sentia o carro meio que amarrado, pois o meu era original ainda. A minha ideia é continuar com o 4cc pois é original assim, e gosto dos 4cc, sei que muitos dizem coloca um 6cc, mas meu motor esta bom creio eu que compensa arrumar meu conjunto do que por um 6 e mexer novamente...

    Nao sei se estou certo, mas um para ter o que quero nao é só mexer em motor, creio eu que tenha que ter um conjunto bom

    vi tbm sobre colocar o carburador 446, mas me disseram que esse carburador é muito para o 4cc, foi ai que comprei o 228 da mecar, novo.

    Lembrando que o $$$$ ta curto kkk

    Segue algumas fotos de como esta

    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 2ltoxz9

    Placa do diferencial

    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 2m3446f

    Motor

    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 2utm72s

    Agradeço o pessoal ai, abraços e fica com DEUS


    Última edição por diogoopala em Sáb 13 Jun - 20:53:17, editado 1 vez(es)
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    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 Empty Re: Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78

    Mensagem por cabesanto77 Qui 30 Abr - 7:03:08

    Querer melhorias sem gastar = potência sem consumir combustível

    Ainda mais querer fazer um motor 4 cilindros andar, gasta mais que montar um 6.

    Mas... mesmo assim

    - Injeção eletrônica;
    - Ignição MSD;
    - Velas Iridium;
    - Kit Comando gringo (ISKY, COMP, etc) nacional ou cópia nem coloque, (comando, molas e pratos);
    - Coletor de escape dimensionado, nada de prateleira
    - Novo sistema de arrefecimento com ventoinha, pois carro com preparação aquece mais rápido;
    - Taxa, trabalho em cabeçote e válvulas;

    Eu calculo que você gaste acima na faixa de uns 12 mil e com retorno de cavalaria na faixa de 160cv no motor, com uns 12% a menos na roda.

    Tudo vai do seu gosto e quanto está disposto a gastar !!!

    OKK

    Existem vários tópicos no fórum sobre preparação em 4 cilindros.
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    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 Empty Re: Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78

    Mensagem por SevenFifty Qui 30 Abr - 7:07:26

    Olá, Diogo, tudo bem?

    Bom, sinto também essa ansiedade sobre o rendimento do carro... Eu, infelizmente, desisti da ideia de investir no meu 4 cil. (opinião pessoal sobre custo x benefício).

    Uma preparação leve aspirada nesse motor vai render 110, 120, 130 cv... na roda! Infelizmente não é suficiente para andar com carros 2.0 modernos, que tem aí 140, 160, 170 cv.

    A forma mais eficiente de trazer potência para o 4 cil. é turbinar... OKK

    Abraço!
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    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 Empty Re: Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78

    Mensagem por diogoopala Qui 30 Abr - 7:21:02

    Agradeço a resposta cabesanto77

    A questao da pergunta nao e em si a preparação do motor, e apreparação do conjunto completo, li bastante receitas basicas de preparar o 4 cc, gostei bastante! Mas a ideia e ter um carro que ande bem, nao e q qro sair cantando pneu toda hora, mas sim um conjunto q quando pise ele me responda!

    Ja tive o 6cc 250s, original e me sentia da mesma forma, tem um torque bom mas depois da arrancada um carro 2.0 moderno passa vc...

    Esses dias vi um video onde o rapaz tinha um opala 4cc na estrada e uma moto comparando do lado, video bem conhecido, repare q o opala anda solto anda bem

    Gostaria de pegar meu conjunto e falar, bom tenho q mudar isso isso e isso, claro q analisando o q tenho para poder aproveitar o maximo possivel!


    Entao Sevenfifty

    Isso q eu falo, carros atuais hj 2.0 com seus tantos e tantos cavalos passam facilmente, eu com 4cc ou com 6cc perdia da msm forma...

    Referente ao turbo, gosto da ideia, mas a pergunta e, so colocando o turbo ja esta bom? Resolve? Pois so o motor chegando ai nos seus 180cv ja anda do jeito q relatei? O conjunto nao precisa mexer em nada? Faço estas perguntas pois sou leigo nisso, e digamos q se meu opala 4cc andar igual os 2.0 de hj ja esta ótimo kkk pois gosto do opala, mas o rendimento dos 2.0 ( flo 2.0 mas pode ser qqr carro atual ), e muito bom! nao q esteja qrendo um carro novo, espero q entendam a comparação
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    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 Empty Re: Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78

    Mensagem por Gabriel NS Avelar Qui 30 Abr - 7:30:19

    Como assim o 446 é muito para o 4 cil? Coloquei uma 446 no meu 4 cil e ele melhorou bastante, no consumo nem percebi a diferença. Ele está andando muito bem, mas no futuro pretendo colocar 2 weber 40 e dar outras mexidinhas.

    Se eu fosse vc, eu investia em um kit turbo como disse o amigo acima!OKK
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    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 Empty Re: Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78

    Mensagem por Coupe 76 Qui 30 Abr - 7:49:41

    Amigo,

    Oq vc está querendo é possível!!!!

    Porém para andar junto com um 2.0 atual (final de 200km/h) você tem que gastar MUITO na preparação e no final vai ter um carro que vai consumir uns 2km/l. Um tanque de 55L vc encheria ele a cada 100km rodados.......

    Como falou que quer usar o carro todo dia..... (acredito que não seja dono de posto) a minha opinião é a seguinte:


    Aspirado - Quebra MUITO menos que turbo!!!!

    Receita:

    Comando - Isky 270HL - Ele é hidráulico o carro roda MUITO mais "solto" tem a marcha tenta em 800RPM e gira até 6.000RPM com força
    Tuchos, molas, pratos, travas engrenagem de alumínio - Vem junto no comando  e tudo já equilibrado para ele.
    Escapamento 4x1 de qualidade
    Cabeçote feito em bancada de fluxo com válvulas NOVAS (originais de opala, com isso o consumo fica mais baixo)
    Pistão do Opala alcool - você já tem
    Rodando na gasolina com aprox uns 9,5 de taxa!!
    Carburador Weber 40 em coletor especifico
    KIT MSD - (Módulo, e cabos)


    Com isso o seu carro deverá render algo próximo a 150cv.

    Ai entram alguns detalhes importantes:
    Para isso não dar dor de cabeça o motor deverá ser inteiro retificado e balanceado por um retífica boa!!!
    A ventoinha elétrica como amigo em cima falou é MUITO bem vinda....

    Para o carro não ficar tão amarrado depois de 120km/h!!! Você tem 2 opções
    1º Colocar um cambio de 5 Marchas
    2º Colocar um diferencial com relação 3,07

    ou fazer os dois.

    Isso vai te fazer ter economia de combustível pois manterá um giro baixo no dia a dia... e quando sentar o pé ele vai responder forte.
    Acredito que com essa preparação ele deva fazer na estrada a 100km/h uns 9km/l e na cidade uns 4km/l

    Você deve gastar entre 10 e 20 mil dependendo de onde comprar as peças e da mão de obra que for montar o carro.
    Sugiro comprar todas as peças direto no site da Summitracing.com eles entregam no brasil e o preço é 1/2 que nas lojas.


    Agora como falou que o $$ está curto:
    Uma melhoradinha leve seria.
    Trocar o carburador 228 por um 446 ou W40 - Com isso já ganha 10cv!!!


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    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 Empty Re: Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78

    Mensagem por diogoopala Qui 30 Abr - 8:11:47

    Coupe 76 escreveu:Amigo,

    Oq vc está querendo é possível!!!!

    Porém para andar junto com um 2.0 atual (final de 200km/h) você tem que gastar MUITO na preparação e no final vai ter um carro que vai consumir uns 2km/l. Um tanque de 55L vc encheria ele a cada 100km rodados.......

    Como falou que quer usar o carro todo dia..... (acredito que não seja dono de posto) a minha opinião é a seguinte:


    Aspirado - Quebra MUITO menos que turbo!!!!

    Receita:

    Comando - Isky 270HL - Ele é hidráulico o carro roda MUITO mais "solto" tem a marcha tenta em 800RPM e gira até 6.000RPM com força
    Tuchos, molas, pratos, travas engrenagem de alumínio - Vem junto no comando  e tudo já equilibrado para ele.
    Escapamento 4x1 de qualidade
    Cabeçote feito em bancada de fluxo com válvulas NOVAS (originais de opala, com isso o consumo fica mais baixo)
    Pistão do Opala alcool - você já tem
    Rodando na gasolina com aprox uns 9,5 de taxa!!
    Carburador Weber 40 em coletor especifico
    KIT MSD - (Módulo, e cabos)


    Com isso o seu carro deverá render algo próximo a 150cv.

    Ai entram alguns detalhes importantes:
    Para isso não dar dor de cabeça o motor deverá ser inteiro retificado e balanceado por um retífica boa!!!
    A ventoinha elétrica como amigo em cima falou é MUITO bem vinda....

    Para o carro não ficar tão amarrado depois de 120km/h!!! Você tem 2 opções
    1º Colocar um cambio de 5 Marchas
    2º Colocar um diferencial com relação 3,07

    ou fazer os dois.

    Isso vai te fazer ter economia de combustível pois manterá um giro baixo no dia a dia... e quando sentar o pé ele vai responder forte.
    Acredito que com essa preparação ele deva fazer na estrada a 100km/h uns 9km/l e na cidade uns 4km/l

    Você deve gastar entre 10 e 20 mil dependendo de onde comprar as peças e da mão de obra que for montar o carro.
    Sugiro comprar todas as peças direto no site da Summitracing.com eles entregam no brasil e o preço é 1/2 que nas lojas.


    Agora como falou que o $$ está curto:
    Uma melhoradinha leve seria.
    Trocar o carburador 228 por um 446 ou W40 - Com isso já ganha 10cv!!!




    Kkk, nao, nao sou dono de posto de combustível, sou do tipo poe cinquentao kkk

    Realmente qro algo pra usar no dia a dia, e como te disse nao qro tirar rachas, mas ter um carro q realmente ande quando pisar, q desenvolva legal, hj vejo muita gente preparar o carro todo, gasta uma grana mas e um carro q perde para um carro 2.0!

    A questao do turbo, hj se monta um bom e gasta em torno de 3 mil, mas realmente dizem que quebra muito..., nao sei se seria o caso...

    Acho que gastar mais de 8~10 mil, compensaria talvez por o 6cc, qual seria sua opniao? A ideia de manter o 4cc e q manteria a originalidade do carro...


    Estava pensando aqui, acho q como a grana esta curta, compensaria talvez eu fazer como vc flou, por um câmbio 5 marchas (bom q nem gasto grana nesse 4 meu), mudar o diferencial (tem q mudar completo ou muda so a relacao dentro? Nao entendo isso), e usar do jeito q estou e ajuntar uma grana pra poder comprar o 6cc, pois meu motor esta bom e da pra rodar muito tempo, qual seria sua opniao sobre isso?

    Compraria o cambio 5 marchas e depois trocaria capa seca, e possivel?

    Ou mudar cambio diferencial e por turbo no 4cc, algo leve sem forçar?


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    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 Empty Re: Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78

    Mensagem por diogoopala Qui 30 Abr - 9:07:22

    Tenho uma dúvida sobre o diferencial, necessito trocar ele ou seria possivel trocar as engranagens? Nao sei qual e o meu a relação dele, mas se for pra fazer aqla configuração de motor 4cc cambio 5 marchas, o diferencial tenho colocar oq o amigo indicou, mas ai vem a duvida, como fazer? Tem q trocar tudo?

    Abraços fiquem com Deus
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    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 Empty Re: Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78

    Mensagem por cabesanto77 Qui 30 Abr - 10:43:56

    [quote="diogoopala"]Agradeço a resposta cabesanto77

    A questao da pergunta nao e em si a preparação do motor, e apreparação do conjunto completo, li bastante receitas basicas de preparar o 4 cc, gostei bastante!

    Mas a ideia e ter um carro que ande bem, nao e q qro sair cantando pneu toda hora, mas sim um conjunto q quando pise ele me responda!



    Entendo, eu consegui esta performance do 4 cilindros, quando coloquei injeção eletrônica, controlando combustível e ponto de ignição. parece outro carro.

    Em contra partida, por meu carro ser 79 4 marchas , senti a falta de uma 5ª marcha ou talvez 4 marchas com um 3:07...

    Mesmo assim é complicado, as vezes esquecemos que por mais que gostamos dos Nossos Opalas, sempre vai ser o projeto 676, cujo nós que ficamos responsáveis pelas melhorias, ou seja um carro antigo nunca vai superar a evolução da tecnologia hoje aplicada nos veículos....

    Imagine se tivéssemos um cambio CVT para opala ??? ou um cabeçote VVT ?? ou um coletor variável ???

    tudo isso administrado por uma central eletrônica ???

    Fora outras coisas como ABS, controle de tração, uma suspenção descente para Opala...

    hoje eu aceito as limitações do Opala e convivo com elas...
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    Mensagem por adpachec Qui 30 Abr - 10:54:36

    Amigo, 4 cc é um motor de empilhadeira colocado em um carro.
    Tem torque mas falta rotação.
    O diferencial 3,54:1 dele o limite (tracionando) é perto dos 130 Km/h.
    Mesmo na reportagem da revista 4 rodas o limite do SS 4 cc era de menos de 150 Km/h.
    Trocar o diferencial pode te dar mais final, mas vai demorar muito mais na aceleração.

    O câmbio de 5 marchas garante uma rotação menor do motor em alta, mais economia e menos esforço.

    Não estou contente com meu 4 cc, mas fico feliz com ele, ele é álcool transformado em gasolina (apesar de colocar um pouco de álcool quando a grana tá curta).

    Retirei aquela mangueira que sai da tampa do comando até o coletor, fechei a base do coletor e coloquei um filtro esportivo na tampa.

    Coloquei de volta a bobina BOSCH vermelha (antes era do GOL MI), mas instalei um capacitor no negativo dela e liguei ele na carcaça para aterrar.
    O capacitor é para evitar a "auto indutância" que é a resistência da bobina em gerar a alta voltagem por causa da carga que se acumula na enrolamento primário da bobina (onde liga os fios do módulo), esta alta indução "mata" a bobina em alta rotação pela queda de potência na faísca.
    O capacitor ajuda na redução desta energia "parasita" que fica no enrolamento primário,ele descarrega ela no terra.

    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 28240

    Esta auto indução gera o "FEM" (força eletromotriz) que seria uma força (no caso da bobina) que se opõem a força que faz a bobina trabalhar.

    "Os efeitos da auto-indução quase não são notados em um fio condutor retilíneo: quando, porém, ele está enrolado em hélice (solenoide) o campo magnético de cada espira corta muitas espiras vizinhas e, por tal motivo, a auto-indução aumenta: "
    Quando, porém, se dá a interrupção. surge um arco voltaico motivado pela corrente induzida (momentânea e direta) que prolonga a corrente no circuito.

    Os seja mesmo no momento de corte (e geração da faísca) a bobina continua trabalhando e isto reduz a faísca final.

    http://aprendereletricidade.com/auto-inducao/

    E o meu carburador (SOLEX H 34) "arrombei" o Venture de 20 para 22 mm.

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    Mensagem por abner rodrigues de souza Qui 30 Abr - 11:49:33

    adpachec escreveu:Amigo, 4 cc é um motor de empilhadeira colocado em um carro.
    Tem torque mas falta rotação.
    O diferencial 3,54:1 dele o limite (tracionando) é perto dos 130 Km/h.
    Mesmo na reportagem da revista 4 rodas o limite do SS 4 cc era de menos de 150 Km/h.
    Trocar o diferencial pode te dar mais final, mas vai demorar muito mais na aceleração.

    O câmbio de 5 marchas garante uma rotação menor do motor em alta, mais economia e menos esforço.

    Não estou contente com meu 4 cc, mas fico feliz com ele, ele é álcool transformado em gasolina (apesar de colocar um pouco de álcool quando a grana tá curta).

    Retirei aquela mangueira que sai da tampa do comando até o coletor, fechei a base do coletor e coloquei um filtro esportivo na tampa.

    Coloquei de volta a bobina BOSCH vermelha (antes era do GOL MI), mas instalei um capacitor no negativo dela e liguei ele na carcaça para aterrar.
    O capacitor é para evitar a "auto indutância" que é a resistência da bobina em gerar a alta voltagem por causa da carga que se acumula na enrolamento primário da bobina (onde liga os fios do módulo), esta alta indução "mata" a bobina em alta rotação pela queda de potência na faísca.
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    Esta auto indução gera o "FEM" (força eletromotriz) que seria uma força (no caso da bobina) que se opõem a força que faz a bobina trabalhar.

    "Os efeitos da auto-indução quase não são notados em um fio condutor retilíneo: quando, porém, ele está enrolado em hélice (solenoide) o campo magnético de cada espira corta muitas espiras vizinhas e, por tal motivo, a auto-indução aumenta: "
    Quando, porém, se dá a interrupção. surge um arco voltaico motivado pela corrente induzida (momentânea e direta) que prolonga a corrente no circuito.

    Os seja mesmo no momento de corte (e geração da faísca) a bobina continua trabalhando e isto reduz a faísca final.

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    Mensagem por eleandro kalckmann Qui 30 Abr - 12:02:13

    Coloquei de volta a bobina BOSCH vermelha (antes era do GOL MI), mas instalei um capacitor no negativo dela e liguei ele na carcaça para aterrar.

    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 28240

    gostei desse seu aperfeiçoamento do funcionamento da bobina....mas nao entendi como foi feito toda a ligaçao dos fios da bobina....poderia me dar uma luz...(tambem percebo uma falta de potencia em alta rpm)
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    Mensagem por Iago Mateus Qui 30 Abr - 12:50:18

    Olha, não entendo de preparação, mas ja tive 4 cilindros durante um bom tempo e já vi alguns jeep de 4 cilindros de opala.

    Veja bem: o custo- benefício ou "custo-potência" de preparar um 4 cilindros e ainda mais pra essa faixa de potência é muito complicado, caso seja aspirado, porque em teoria pra bater o peso potência do astra (2.0) tem que vir no mínimo 160cv.
    Se for turbo, você vai gastar em torno de R$3500-4000, não se iluda... 3 é só o kit praticamente, vem muito mais coisas depois disso: bico suplementar com controlador, mão de obra, acerto, carburador melhor, mangueiras de pressurização recomendo trocar (essas dos kits são uma bosta), daí você consegue uma boa potência, mas já foi R$ 4000. O que quebra carro turbo é que ninguém se contenta em não meter mais pressão.

    Quando meu opala era 4 cilindros, já comprei ele taxado e rodando no álcool, depois comprei um 3e e continuei rodando no álcool, olha... era um carrinho muito bom de guiar e tinha um ótimo consumo ! Mas claro... levava bucha de 2.0, até 1.4 se brincar e só dava 160km/h e acredite tentei bastante passar disso rsrs.
    Mas era um carro muito bom de guiar, nunca me deixou na mão, consumo plenamente aceitável e torque bom, tanto é que esse meu motor eu troquei em um 6 cilindros.

    Nos jeep's o pessoal costuma já comprar pronto o motor completo 4 cilindros de weber 40 por R$ 5000, motor retificado, vira 153(2.7L), cabeçote preparado e coletor dimensionado de escape. Andam bem ! Mas em jeep... diferenciais curtíssimos.  

    Como disse o amigo acima um ótimo presente aos 4 cilindros é um sistema de injeção eletrônica já ouvi vários relatos de que muda a água pro vinho, além de eliminar toda a parte chata de carro carburado. Alem de que é muito bacana você ter um projeto diferente do que a imensa maioria faz, é muito interessante ter um projeto diferente e com seu toque de personalidade, eu mesmo desisti do 4 cilindros já já consigo tirar o meu 6 cilindros da retífica.

    Da uma olhada nesse projeto de um amigo meu:
    http://www.opaleirosdoparana.com/t36226-injecao-eletronica-opala-4-cil-153

    Muito bacana ! Triscou na chave pega, consumo bom sempre, não tem essa de limpar carburador e o mais charmoso: ninguém nem sonha que é injetado, só se tirar o filtro... isso rende muita conversas no encontro, pode acreditar kkkk
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    Mensagem por Iago Mateus Qui 30 Abr - 13:06:04

    4 cilindros de opala não é uma mecânica ruim ou muito menos ruim de preparar(é caro,mas não é ruim), a grande questão são os comparativos a outras mecânicas como a mecânica 6 cilindros e os motores modernos 2.0 e que venhamos e convenhamos é uma P......... covardia !!
    Imagina esse motor de 2.5 L, comparado a um motor de 4.1 L de mesmo nível de tecnologia. E muito pior comparar esse motor que é usado desde 1962 pela GM, de alimentação deficiente,ignição fraca, escape restritivo, todo de ferro fundido, com motores moderno com injeção multiponto, ignição ultra moderna, materiais de fabricação muito mais leves e modernos sem contar no cambio perfeitamente escalonado. 

    Olha aqui um motor 4 cilindros de opala, ostensivamente preparado faz:





    Esse motor ai é 3.1L e gira faixa de 7200 RPM de 4º Marcha.
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    Mensagem por Rato Loko Qui 30 Abr - 13:41:30

    Tira e coloca um 6.
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    Mensagem por DIEGO DIPLOMA88 Qui 30 Abr - 13:45:35

    ate hje tenho duvida se meu opala anda bem ou não

    sinceramente não sei se o marcador dele marca certo, funciona normal, se estiver funcionando e certo, posso te dizer que tem um final excelente que eu mesmo não arrisco em querer saber, pois ele esta com a suspenção alta, mais sinto muita falta de uma arrancada violenta

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    Mensagem por adpachec Qui 30 Abr - 14:05:25

    Peguei um capacitor de Poliéster (acho que de 1 uf por 400 V.),soldei nas pontas uns 10 cm de fio bitola 0,75 mm (que eu tinha disponível) e soldei em um fio um terminal diferente.

    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 Z

    Em um fio soldei um terminal deste tipo que vai ao terminal negativo (-) da bobina:

    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 Term-Femea

    No outro fio soldei um terminal olhal que vai no parafuso que prende a bobina no paralama do carro (não deixo a bobina presa ao bloco do motor por causa do calor), a lataria do carro é aterrada ao negativo da bateria:

    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 Terminal-Olhal-Azul

    O terminal olhal conecta o capacitor ao terra, descarregando parte da energia acumulada na bobina por "auto indução".

    O problema do módulo e ignição opala é que a carga e descarga da bobina é muito rápida, em baixa isto não interfere, mas em alta, o "liga e desliga" da bobina é tão rápido que parece que ela está sempre ligada (aí perde faísca), quando a "auto indução" ocupa este espaço de tempo que a bobina se desliga (para gerar faísca), a força da faísca diminui.

    Por isto liguei o capacitor, para descarregar a energia que não se utiliza (auto indução).
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    Mensagem por adpachec Qui 30 Abr - 15:38:59

    A auto-indução de fechamento, que de zero vai a um máximo para depois decrescer rapidamente, é gerada a expensas da fonte de energia elétrica. Ao interromper a corrente primária, a mesma quantidade de energia exigida da bateria por ocasião do fechamento do interruptor, é restituída pela bobina primária; pequena faísca aparece então entre os contatos do interruptor I.
    A aludida faísca faz com que a interrupção da corrente seja adiada por mais uma fração de segundo, aumentando, por conseguinte, o tempo durante o qual não há variação de corrente, uma vez que a corrente primária continua a circular através da faísca enquanto esta existe.
    Daí resulta a diminuição da força eletromotriz induzida na outra bobina (a secundária). A nocividade da faísca em estudo está representada pela relativamente rápida destruição dos contatos platinados do interruptor e pela apreciável perda de energia elétrica que naturalmente se dá em prejuízo da força eletromotriz induzida no circuito secundário.

    http://aprendereletricidade.com/funcionamento-da-bobina/

    Percebe a importância do Capacitor (S) no distribuidor a platinado?

    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 Z

    Os módulos antigos BOSCH possuiam este capacitor (Q 4 capacitor de 0,01 uf X 1 Kv).

    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 Bosche122707n1

    http://www.opaleirosdoparana.com/t35724p50-problema-serio-com-modulo-de-ignicao

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    Mensagem por diogoopala Qui 30 Abr - 15:48:36

    cabesanto77 escreveu:
    diogoopala escreveu:Agradeço a resposta cabesanto77

    A questao da pergunta nao e em si a preparação do motor, e apreparação do conjunto completo, li bastante receitas basicas de preparar o 4 cc, gostei bastante!

    Mas a ideia e ter um carro que ande bem, nao e q qro sair cantando pneu toda hora, mas sim um conjunto q quando pise ele me responda!



    Entendo, eu consegui esta performance do 4 cilindros, quando coloquei injeção eletrônica, controlando combustível e ponto de ignição. parece outro carro.

    Em contra partida, por meu carro ser 79 4 marchas , senti a falta de uma 5ª marcha ou talvez 4 marchas com um 3:07...

    Mesmo assim é complicado, as vezes esquecemos que por mais que gostamos dos Nossos Opalas, sempre vai ser o projeto 676, cujo nós que ficamos responsáveis pelas melhorias, ou seja um carro antigo nunca vai superar a evolução da tecnologia hoje aplicada nos veículos....

    Imagine se tivéssemos um cambio CVT para opala ??? ou um cabeçote VVT ?? ou um coletor variável ???

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    Vc colocou injeção eletronica no seu 4cc? gostei da ideia, a melhora foi significativa? quanto gastou com tudo?
    Gostei da ideia, pois poderia continuar com meu conjunto, fazer apenas algumas mudanças como por o cambio 5 marchas ou talvez continuar com 4 marchas e trocar o diferencial.... qual sua opnião?


    Concordo com oq vc disse referente o opala ser um carro antigo com tecnologia antiga e que nao vai superar a evolução da tecnologia, acho que a ideia na realidade nao seja superar, mas sim vc dar uma melhorada tentar digamos que " acompanhar ", pois a quem confesse que quando vc anda com o carro as pessoas ao redor possa pensar " poxa que carro lindo, antigo, olha o ronco? deve andar demais "

    Sei que, mesmo que prepare o opalao, ele nao vai superar talvez um lancer evolution ou algum carro desse porte moderno, ao menos que gaste 30 conto nele e ainda olha la! Maaas, somos paixonados pelo carro, e nao tem lancer que pague a emoção de ter um opalao

    E pra ajudar tudo, pelo menos eu, a grana nunca sobra kkk e quando sobra kkk tem tanto lugar pra por....
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    Mensagem por diogoopala Qui 30 Abr - 15:51:11

    adpachec escreveu:Amigo, 4 cc é um motor de empilhadeira colocado em um carro.
    Tem torque mas falta rotação.
    O diferencial 3,54:1 dele o limite (tracionando) é perto dos 130 Km/h.
    Mesmo na reportagem da revista 4 rodas o limite do SS 4 cc era de menos de 150 Km/h.
    Trocar o diferencial pode te dar mais final, mas vai demorar muito mais na aceleração.

    O câmbio de 5 marchas garante uma rotação menor do motor em alta, mais economia e menos esforço.

    Não estou contente com meu 4 cc, mas fico feliz com ele, ele é álcool transformado em gasolina (apesar de colocar um pouco de álcool quando a grana tá curta).

    Retirei aquela mangueira que sai da tampa do comando até o coletor, fechei a base do coletor e coloquei um filtro esportivo na tampa.

    Coloquei de volta a bobina BOSCH vermelha (antes era do GOL MI), mas instalei um capacitor no negativo dela e liguei ele na carcaça para aterrar.
    O capacitor é para evitar a "auto indutância" que é a resistência da bobina em gerar a alta voltagem por causa da carga que se acumula na enrolamento primário da bobina (onde liga os fios do módulo), esta alta indução "mata" a bobina em alta rotação pela queda de potência na faísca.
    O capacitor ajuda na redução desta energia "parasita" que fica no enrolamento primário,ele descarrega ela no terra.

    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 28240

    Esta auto indução gera o "FEM" (força eletromotriz) que seria uma força (no caso da bobina) que se opõem a força que faz a bobina trabalhar.

    "Os efeitos da auto-indução quase não são notados em um fio condutor retilíneo: quando, porém, ele está enrolado em hélice (solenoide) o campo magnético de cada espira corta muitas espiras vizinhas e, por tal motivo, a auto-indução aumenta: "
    Quando, porém, se dá a interrupção. surge um arco voltaico motivado pela corrente induzida (momentânea e direta) que prolonga a corrente no circuito.

    Os seja mesmo no momento de corte (e geração da faísca) a bobina continua trabalhando e isto reduz a faísca final.

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    Gostei da ideia, muito boa mesmo, nao tinha pensado nisso, vou dar uma olhada para fazer tbm...
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    Mensagem por diogoopala Qui 30 Abr - 16:04:54

    Iago Mateus escreveu:Olha, não entendo de preparação, mas ja tive 4 cilindros durante um bom tempo e já vi alguns jeep de 4 cilindros de opala.

    Veja bem: o custo- benefício ou "custo-potência" de preparar um 4 cilindros e ainda mais pra essa faixa de potência é muito complicado, caso seja aspirado, porque em teoria pra bater o peso potência do astra (2.0) tem que vir no mínimo 160cv.
    Se for turbo, você vai gastar em torno de R$3500-4000, não se iluda... 3 é só o kit praticamente, vem muito mais coisas depois disso: bico suplementar com controlador, mão de obra, acerto, carburador melhor, mangueiras de pressurização recomendo trocar (essas dos kits são uma bosta), daí você consegue uma boa potência, mas já foi R$ 4000. O que quebra carro turbo é que ninguém se contenta em não meter mais pressão.

    Quando meu opala era 4 cilindros, já comprei ele taxado e rodando no álcool, depois comprei um 3e e continuei rodando no álcool, olha... era um carrinho muito bom de guiar e tinha um ótimo consumo ! Mas claro... levava bucha de 2.0, até 1.4 se brincar e só dava 160km/h e acredite tentei bastante passar disso rsrs.
    Mas era um carro muito bom de guiar, nunca me deixou na mão, consumo plenamente aceitável e torque bom, tanto é que esse meu motor eu troquei em um 6 cilindros.

    Nos jeep's o pessoal costuma já comprar pronto o motor completo 4 cilindros de weber 40 por R$ 5000, motor retificado, vira 153(2.7L), cabeçote preparado e coletor dimensionado de escape. Andam bem ! Mas em jeep... diferenciais curtíssimos.  

    Como disse o amigo acima um ótimo presente aos 4 cilindros é um sistema de injeção eletrônica já ouvi vários relatos de que muda a água pro vinho, além de eliminar toda a parte chata de carro carburado. Alem de que é muito bacana você ter um projeto diferente do que a imensa maioria faz, é muito interessante ter um projeto diferente e com seu toque de personalidade, eu mesmo desisti do 4 cilindros já já consigo tirar o meu 6 cilindros da retífica.

    Da uma olhada nesse projeto de um amigo meu:
    http://www.opaleirosdoparana.com/t36226-injecao-eletronica-opala-4-cil-153

    Muito bacana ! Triscou na chave pega, consumo bom sempre, não tem essa de limpar carburador e o mais charmoso: ninguém nem sonha que é injetado, só se tirar o filtro... isso rende muita conversas no encontro, pode acreditar kkkk


    Rapaz, fiquei de boca aberta no serviço que ele fez no opala dele, fico muito bom, vou tirar algunas informações de la, estou realmente pensando em por injeção eletronica...

    O meu opala 4 cc, e como vc disse ótimo carro bom de guiar e etc..., e sim perco pra 2.0 facinho kkkk e tbm nao passo dos 160... nao passo kkk ( nao por que nao quero kkk )

    Referente ao turbo, realmente o custo sobe mesmo nada nada vai pros 4 conto... mas ai que vem, se manter na pressão boa sem forçar, é uma boa opção? o rendimento que vc acha? ex 4cc turbo, cambio 5 marchas e diferencial 3.07?

    Estou analisando bem, a melhor opção pois qro fazer um investimento só... pois como digo norevemoney kkkkk
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    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 Empty Re: Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78

    Mensagem por diogoopala Qui 30 Abr - 16:09:50

    Iago Mateus escreveu:4 cilindros de opala não é uma mecânica ruim ou muito menos ruim de preparar(é caro,mas não é ruim), a grande questão são os comparativos a outras mecânicas como a mecânica 6 cilindros e os motores modernos 2.0 e que venhamos e convenhamos é uma P......... covardia !!
    Imagina esse motor de 2.5 L, comparado a um motor de 4.1 L de mesmo nível de tecnologia. E muito pior comparar esse motor que é usado desde 1962 pela GM, de alimentação deficiente,ignição fraca, escape restritivo, todo de ferro fundido, com motores moderno com injeção multiponto, ignição ultra moderna, materiais de fabricação muito mais leves e modernos sem contar no cambio perfeitamente escalonado. 

    Olha aqui um motor 4 cilindros de opala, ostensivamente preparado faz:





    Esse motor ai é 3.1L e gira faixa de 7200 RPM de 4º Marcha.

    Concordo com oq disse, geralmente o pessoal fala poe um 6 resolve... mas nao vejo dessa forma, pois por um 6 tudo bem coloquei eai? ai vem de novo tem q preparar da mesma forma se nao continua perdendo para carro 2.0..., claro q é uma praparação mais leve, mas vai grana da mesma forma, e convenhamos sempre tem aqla vo gasta só mais 1000 q vai ficar bem melhor, no final das contas kkk bom nem falar...

    Esse video ai, q isso 4cc? kkk esse ai é outro nivel kkk
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    Mensagem por diogoopala Qui 30 Abr - 16:12:53

    Tirei mais uma foto da placa no diferencial, o meu seria o 3,54?

    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 14oaged
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    Mensagem por adpachec Qui 30 Abr - 18:01:50

    diogoopala escreveu:Tirei mais uma foto da placa no diferencial, o meu seria o 3,54?

    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 14oaged

    Pela plaqueta sim.

    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 Images?q=tbn:ANd9GcTh0Akx9Vv7mjZApKPA5PJmIoYOkCgqkURQ4SDORA5TY_ARi4ZU

    Para testar na pratica (mensagem n° 59):

    http://www.opaleirosdoparana.com/t1548p50-diferencial-bras-eixos

    1º- Levante apenas uma das rodas traseiras do carro.
    2º- Coloque o carro em ponto morto e motor desligado.
    3º- Peça para alguém girar a RODA com a mão, até completar uma volta completa, durante o processo conte quantas voltas o CARDAN deu.

    Se o CARDAN der 3 voltas e meia é porque é 3,54:1.
    Se o CARDAN der 3 voltas e 1/9 é porque é 3,07:1.
    Se o CARDAN der 2 voltas e 3/4 é porque é 2,73:1.

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    Mensagem por eleandro kalckmann Qui 30 Abr - 18:36:18

    adpachec escreveu:Peguei um capacitor de Poliéster (acho que de 1 uf por 400 V.),soldei nas pontas uns 10 cm de fio bitola 0,75 mm (que eu tinha disponível) e soldei em um fio um terminal diferente.

    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 Z

    Em um fio soldei um terminal deste tipo que vai ao terminal negativo (-) da bobina:

    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 Term-Femea

    No outro fio soldei um terminal olhal que vai no parafuso que prende a bobina no paralama do carro (não deixo a bobina presa ao bloco do motor por causa do calor), a lataria do carro é aterrada ao negativo da bateria:

    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 Terminal-Olhal-Azul

    O terminal olhal conecta o capacitor ao terra, descarregando parte da energia acumulada na bobina por "auto indução".

    O problema do módulo e ignição opala é que a carga e descarga da bobina é muito rápida, em baixa isto não interfere, mas em alta, o "liga e desliga" da bobina é tão rápido que parece que ela está sempre ligada (aí perde faísca), quando a "auto indução" ocupa este espaço de tempo que a bobina se desliga (para gerar faísca), a força da faísca diminui.

    Por isto liguei o capacitor, para descarregar a energia que não se utiliza (auto indução).

    valeu adpachec agora entendi...vou fazer amanha mesmo....só mais uma duvid;assim ficou melhor do q com a bobina do MI ou nao teve mudança?
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    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 Empty Re: Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78

    Mensagem por adpachec Qui 30 Abr - 19:23:08

    Senti uma melhora sim, mas não posso te dizer se foi por isto, de uns tempos para cá minha bobina MI estava esquentando e perdeu rendimento.
    A MI eu usei por uns 02 anos, foi boa no início (muito boa) depois foi caindo o desempenho.


    Neste teste a troca da bobina opala pela MI levou ao derretimento dos contatos internos da MI, devido ao aumento da corrente e a diferença do tempo de carga e descarga.

    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 Bobina+gol

    http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/2012/03/adaptacao-de-bobina-de-ignicao-mito-x.html

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    Mensagem por GustavoBraga Qui 30 Abr - 19:57:26

    Na minha opinião, esquece preparação aspro no 4trinho! O custo benefício não compensa. Vai de turbo com uma pressão conservadora, caixa 5m e diferencial mais longo. E quando der, injeta o bicho! Quando chegar o momento que isso tudo não for mais suficiente pra ti, e ainda quiser continuar de 4cil, forja e manda pressão.
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    Mensagem por paulo_bomber Qui 30 Abr - 22:34:46

    gastei uns 5 conto no meu 4 cil
    n me arrependo, com 5 conto talvez ate conseguiria por um 6, porem um cansado, ia tomar pau ate de celta. O meu ainda falta acerto e um carbura maior, mas ja esta bem forte, nao leva desaforo de qualquer 6 nao...
    a questao é qnto vc quer gastar??
    ate 5 conto é 4 cil
    10 ja da pra fazer um feijão com arroz

    como vc disse q nao quer tirar carreira, e quer final, colocaria um dif 307, uma taxadinha no cabeçote, 446 , 4x1 e seria feliz
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    Mensagem por diogoopala Sex 1 maio - 8:42:11

    paulo_bomber escreveu:gastei uns 5 conto no meu 4 cil
    n me arrependo, com 5 conto talvez ate conseguiria por um 6, porem um cansado, ia tomar pau ate de celta. O meu ainda falta acerto e um carbura maior, mas ja esta bem forte, nao leva desaforo de qualquer 6 nao...
    a questao é qnto vc quer gastar??
    ate 5 conto é 4 cil
    10 ja da pra fazer um feijão com arroz

    como vc disse q nao quer tirar carreira, e quer final, colocaria um dif 307, uma taxadinha no cabeçote, 446 , 4x1 e seria feliz

    Qual foi o serviço que vc fez no seu? 5 conto vc gastou em que?
    Pois é, com 5 conto pelo menos aqui em Cuiaba, vc coloca um 6 mas ai que vem a questao, coloca um 6 "normal", até pq com esse dinheiro nao da pra por 6, preparar e etc... entao vc acaba perdendo pra carro 2.0 da mesma forma..., eu sou do tipo que gosto de fazer as coisas, entao mao de obra seria praticamente custo zero, penso eu em gastar até 5 conto mesmo,

    Seria um diferencial 3.07 e cambio 5 marchas, gastaria ai seus R$ 1500 conto nisso
    Entre 446+coletor+4x1 gastaria mais R$ 1500
    e digamos que daria pra melhorar mais alguma coisa... ai vem qual o essencial? Os comandos brasileiros nao sao bons? pois diferença de preço é consideravel... Uso tucho hidraulico, cabeçote novo, o motor em si esta muito bom


    A ideia de investir no 4cc é que, ficaria mais em conta doq o 6cc, pois quando vc coloca um 6 vc nao se contenta em por só o 6, sempre quer melhorar kkk
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    Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78 Empty Re: Trocando motor 4cc por 6cc ( Motor no lugar, faltando tapecaria ) Atualizado. Opala 78

    Mensagem por diogoopala Sex 1 maio - 8:46:51

    Seria melhor, por
    Diferencial 3.07 e Cambio 5 marchas ( ficaria muito longo nao?) ou
    Diferencial 3.07 e Cambio 4 marchas ( o cambio ja tenho ) ou
    Diferencial 3.54 e Cambio 5 marchas?( diferencial ja tenho )

    Referente ao cambio 4 marchas moderno, daria só pra acrescentar a 5ª marcha?


    Só pra esclarecer, ja tenho o cambio 4 marchas do moderno, estaria no caso fazendo uma revisao nele, ja q vai abrir, se der pra por a 5ª marcha seria ótimo, caso contrario e se for melhor o cambio 5 marchas, em vez de abrir o meu compraria um 5 marcha ja, ou se a relação 3.07+cambio 4 marcha for boa, ficaria mais barato pois só revisaria o meu e trocaria o diferencial
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    Mensagem por eleandro kalckmann Sex 1 maio - 18:26:51

    na minha opiniao ,preparaçao basica para 4cc é; alcool,taxa,escape, e injeçao....só isso ja mudaria muito.....e nao sairia muito caro....mas se estiver a fim de gastar o ceu é o limite kkkk.....eu iria de turbao forjado!!!!!!
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    Mensagem por eleandro kalckmann Sex 1 maio - 18:35:49

    diogoopala escreveu:Seria melhor, por
    Diferencial 3.07 e Cambio 5 marchas ( ficaria muito longo nao?) ou
    Diferencial 3.07 e Cambio 4 marchas ( o cambio ja tenho ) ou
    Diferencial 3.54 e Cambio 5 marchas?( diferencial ja tenho )

    Referente ao cambio 4 marchas moderno, daria só pra acrescentar a 5ª marcha?


    Só pra esclarecer, ja tenho o cambio 4 marchas do moderno, estaria no caso fazendo uma revisao nele, ja q vai abrir, se der pra por a 5ª marcha seria ótimo, caso contrario e se for melhor o cambio 5 marchas, em vez de abrir o meu compraria um 5 marcha ja, ou se a relação 3.07+cambio 4 marcha for boa, ficaria mais barato pois só revisaria o meu e trocaria o diferencial

    tenho um 4cc a alcool 5m dif 3.54...e te digo uma coisa...ja dei 190 na reta com 5 dentro....uma vez estava eu atraz de un uno a 80km/h e um vectra atras de mim....ultrapassei o uno e o vectra veio junto e abriu pra podar ...pensei...vou esticar .....encurtando a historia......cheguei a 180 e o vectra ainda estava atraz de mim dai chegou a curva e soltei o pé...só ai o cara me passou ......
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    Mensagem por diogoopala Sex 1 maio - 23:02:01

    eleandro kalckmann escreveu:
    diogoopala escreveu:Seria melhor, por
    Diferencial 3.07 e Cambio 5 marchas ( ficaria muito longo nao?) ou
    Diferencial 3.07 e Cambio 4 marchas ( o cambio ja tenho ) ou
    Diferencial 3.54 e Cambio 5 marchas?( diferencial ja tenho )

    Referente ao cambio 4 marchas moderno, daria só pra acrescentar a 5ª marcha?


    Só pra esclarecer, ja tenho o cambio 4 marchas do moderno, estaria no caso fazendo uma revisao nele, ja q vai abrir, se der pra por a 5ª marcha seria ótimo, caso contrario e se for melhor o cambio 5 marchas, em vez de abrir o meu compraria um 5 marcha ja, ou se a relação 3.07+cambio 4 marcha for boa, ficaria mais barato pois só revisaria o meu e trocaria o diferencial

    tenho um 4cc a alcool 5m dif 3.54...e te digo uma coisa...ja dei 190 na reta com 5 dentro....uma vez estava eu atraz de un uno a 80km/h e um vectra atras de mim....ultrapassei o uno e o vectra veio junto e abriu pra podar ...pensei...vou esticar .....encurtando a historia......cheguei a 180 e o vectra ainda estava atraz de mim dai chegou a curva e soltei o pé...só ai o cara me passou ......

    Que coisa boa heim, q vc fez no seu motor? da as dicas... se chegar nisso ai ja ta bom demais kkk
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    Mensagem por alex medina Sáb 2 maio - 14:24:22

    ola diego ,cara li seu tópico tdo,e vo te da uma dica vai de turbo,e todo mundo diz que turbo quebra ,pq nao sabem andar de turbo,e carro turbo a "preparaçao"basica pra ele anda turbo é ao contrario de andar aspirado,,vc tem que destachar o maximo que puder,e andar no alcool,e tem que colocar um 3step,pq o giro no turbo vem muito rapido dai os cabaço nao tem limitador de giro e enfiam o pé o giro vm rapido de mais,e quando vao ver o motor ja explodiu pq passo de giro,cm um limitador vc ja mata metada da chanche dele quebra,outra coisa bomba eletrica,duas(e um bm dosador) se puder pra se caso uma der pau a outra continua alimentando,tem gente que bota só uma (quando nao deixam a mecanica)dai quando ela da pau(ainda mais no alcool),falta alcool no motor e o psitao derrete,uma boa junta do cabeçote de aço,nao compra kit,compre uma turbina e monte seu kit,(se vc comprar aqueles kit prontos mesmo assim vai ter que mudar algumas coisas)compre uma boa turbina,mande fazer um bm coletor,coloque um 3e(o mais barato pra andar turbo,e aceita muito bm uma regulagem),ande cm uma presao em torno de ,meio kilo a 0,800(que o opalao original aguenta de boa,mais que isso vai incomodar)uma bm prepareador e pronto cm 4/5 mil vc tem 200 cv e um carro ignorante que nao vai te incomodar, e que 2.0 nem um vai conseguir pegar,se vc ver na net vai ver o pataço de um 4cil turbo,,sem contar aquele assobio e o espirro que é demais,e andando sem a turbina encher é um carro original,dai quando o monstro soprar,a ignorancia vm e o pescoço entorta Twisted Evil ,e se quiser sair forte é só sair cm a turbina cheia,,mais dai tem que te braço pq vai atravessar hahahah
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    Mensagem por diogoopala Sáb 2 maio - 15:13:49

    alex medina escreveu:ola diego ,cara li seu tópico tdo,e vo te da uma dica vai de turbo,e todo mundo diz que turbo quebra ,pq nao sabem andar de turbo,e carro turbo a "preparaçao"basica pra ele anda turbo é ao contrario de andar aspirado,,vc tem que destachar o maximo que puder,e andar no alcool,e tem que colocar um 3step,pq o giro no turbo vem muito rapido dai os cabaço nao tem limitador de giro e enfiam o pé o giro vm rapido de mais,e quando vao ver o motor ja explodiu pq passo de giro,cm um limitador vc ja mata metada da chanche dele quebra,outra coisa bomba eletrica,duas(e um bm dosador) se puder pra se caso uma der pau a outra continua alimentando,tem gente que bota só uma (quando nao deixam a mecanica)dai quando ela da pau(ainda mais no alcool),falta alcool no motor e o psitao derrete,uma boa junta do cabeçote de aço,nao compra kit,compre uma turbina e monte seu kit,(se vc comprar aqueles kit prontos mesmo assim vai ter que mudar algumas coisas)compre uma boa turbina,mande fazer um bm coletor,coloque um 3e(o mais barato pra andar turbo,e aceita muito bm uma regulagem),ande cm uma presao em torno de ,meio kilo a 0,800(que o opalao original aguenta de boa,mais que isso vai incomodar)uma bm prepareador e pronto cm 4/5 mil vc tem 200 cv e um carro ignorante que nao vai te incomodar, e que 2.0 nem um vai conseguir pegar,se vc ver na net vai ver o pataço de um 4cil turbo,,sem contar aquele assobio e o espirro que é demais,e andando sem a turbina encher é um carro original,dai quando o monstro soprar,a ignorancia vm e o pescoço entorta Twisted Evil ,e se quiser sair forte é só sair cm a turbina cheia,,mais dai tem que te braço pq vai atravessar hahahah


    Gostei bastante da dica, gostei msm, me tira mais uma duvida, recomendaria usar o diferencial 3,07 mais cambio 4 marcha? Pois acho q com o turbo, usar o 3,54 e mt curto... qual seria a opniao? Ou qual seria melhor pra carro turbo?
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    Mensagem por alex medina Sáb 2 maio - 19:44:46

    cm o turbo,vc pode usar um bem longo,pq dai dentro da cidade(sem pressao da turbina)e cm o giro baixo vc teria uma economia de gasolina,dai na br,(ou quando o Twisted Evil atentace )era só enche a turbina e o pataço viria,e ele turbo vc tem motor de sobra, pra tocar um diferencial longo..mais monta cm oque vc tem primeiro dai depois vai conforme vc for sentindo o carro vc muda oque melhor te agradar
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    Mensagem por BANDIT Sáb 2 maio - 20:04:24

    Pra sentir diferença no 4cil.   só turbinado . o motor 151....é muito resistente ao turbo muito + que os famosos  AP......duram bastante !

    trocando diferencial por um de 6cil. vc. vai perder arrancada.....pois o motor 4cil. não tem potencia para  uma relação longa .....veja que o Galaxie / Landau usam um motor V8 de 199CV.   e saem de fábrica com relação 3.54: 1  a mesma relação do Opala 4cil.   Porque  se tem o dobro de potencia de uma Opala 4cil ???  Peso são 1.800KG.  seco !  Um Opala 4cil pesa 1150Kg.

    pra um  opala 4cil andar a 190km/h ele teria que gira 4.700rpm em 5° marcha  !  vc acha que um opala original consegue isso ?

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    Mensagem por geraldo_v2 Sáb 2 maio - 20:38:07

    BANDIT escreveu:Pra sentir diferença no 4cil.   só turbinado . o motor 151....é muito resistente ao turbo muito + que os famosos  AP......duram bastante !

    trocando diferencial por um de 6cil. vc. vai perder arrancada.....pois o motor 4cil. não tem potencia para  uma relação longa .....veja que o Galaxie / Landau usam um motor V8 de 199CV.   e saem de fábrica com relação 3.54: 1  a mesma relação do Opala 4cil.   Porque  se tem o dobro de potencia de uma Opala 4cil ???  Peso são 1.800KG.  seco !  Um Opala 4cil pesa 1150Kg.

    pra um  opala 4cil andar a 190km/h ele teria que gira 4.700rpm em 5° marcha  !  vc acha que um opala original consegue isso ?

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    vale mais o que? turbo em um 4cc ou trocar toda a mecanica por um 6cc qual custo beneficio?
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    Mensagem por diogoopala Sáb 2 maio - 21:58:19

    alex medina escreveu:cm o turbo,vc pode usar um bem longo,pq dai dentro da cidade(sem pressao da turbina)e cm o giro baixo vc teria uma economia de gasolina,dai na br,(ou quando o Twisted Evil atentace )era só enche a turbina e o pataço viria,e ele turbo vc tem motor de sobra, pra tocar um diferencial longo..mais monta cm oque vc tem primeiro dai depois vai conforme vc for sentindo o carro vc muda oque melhor te agradar

    Entao, a minha ideia esta sendo usar o meu cambio 4 marcha, e vi hj tem novo aki perto de casa a relação 3,07 nova, q vc acha? Turbo com cambio de 4 marcha e relaçao 3,07? Pq a minha hj e a 3,54 e eu acho curta no jeito q esta o motor imagina quando por o turbo acho q ficará mt curto para uso, qual a opniao sua?
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    Mensagem por diogoopala Sáb 2 maio - 22:02:42

    BANDIT escreveu:Pra sentir diferença no 4cil.   só turbinado . o motor 151....é muito resistente ao turbo muito + que os famosos  AP......duram bastante !

    trocando diferencial por um de 6cil. vc. vai perder arrancada.....pois o motor 4cil. não tem potencia para  uma relação longa .....veja que o Galaxie / Landau usam um motor V8 de 199CV.   e saem de fábrica com relação 3.54: 1  a mesma relação do Opala 4cil.   Porque  se tem o dobro de potencia de uma Opala 4cil ???  Peso são 1.800KG.  seco !  Um Opala 4cil pesa 1150Kg.

    pra um  opala 4cil andar a 190km/h ele teria que gira 4.700rpm em 5° marcha  !  vc acha que um opala original consegue isso ?

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    Entao, q vc acha eu usar turbo com cambio 4 marcha e relação 3,07? Pois no momento estou com a relação 3,54 e ja esta curta! Para usar o turbo qual seria sua recomendacao?

    Para colocar o turbo, meu motor esta otimo aguenta tranquilo, mas vc recomendaria talve trocar algo? Sei la talvez comando etc...
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    Mensagem por adpachec Sáb 2 maio - 22:04:44

    geraldo_v2 escreveu:
    BANDIT escreveu:Pra sentir diferença no 4cil.   só turbinado . o motor 151....é muito resistente ao turbo muito + que os famosos  AP......duram bastante !

    trocando diferencial por um de 6cil. vc. vai perder arrancada.....pois o motor 4cil. não tem potencia para  uma relação longa .....veja que o Galaxie / Landau usam um motor V8 de 199CV.   e saem de fábrica com relação 3.54: 1  a mesma relação do Opala 4cil.   Porque  se tem o dobro de potencia de uma Opala 4cil ???  Peso são 1.800KG.  seco !  Um Opala 4cil pesa 1150Kg.

    pra um  opala 4cil andar a 190km/h ele teria que gira 4.700rpm em 5° marcha  !  vc acha que um opala original consegue isso ?

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    vale mais o que? turbo em um 4cc ou trocar toda a mecanica por um 6cc qual custo beneficio?

    Se você conseguir legalizar o 6 cc eu apostaria na troca de motor, aqui só o Kit Turbo sai por R$ 5.000.
    Um motor 6 cc saiu aqui por R$ 800,00 uns 02 anos atrás, as condições do motor não sei.
    Aqui se a lei permitisse seria mais fácil trocar o motor que turbinar.
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    Mensagem por alex medina Sáb 2 maio - 22:05:50

    diogoopala escreveu:
    alex medina escreveu:cm o turbo,vc pode usar um bem longo,pq dai dentro da cidade(sem pressao da turbina)e cm o giro baixo vc teria uma economia de gasolina,dai na br,(ou quando o Twisted Evil atentace )era só enche a turbina e o pataço viria,e ele turbo vc tem motor de sobra, pra tocar um diferencial longo..mais monta cm oque vc tem primeiro dai depois vai conforme vc for sentindo o carro vc muda oque melhor te agradar

    Entao, a minha ideia esta sendo usar o meu cambio 4 marcha, e vi hj tem novo aki perto de casa a relação 3,07 nova, q vc acha? Turbo com cambio de 4 marcha e relaçao 3,07? Pq a minha hj e a 3,54 e eu acho curta no jeito q esta o motor imagina quando por o turbo acho q ficará mt curto para uso, qual a opniao sua?
    Sim,a relaçao 3,07,acho que vai casar melhor com o seu projeto,se sua caixa 4m tiver boa,deixa ela,se ela tiver meia boca usa ate pica,e depois coloca uma 5m,assim vc tera a experiencia cm as duas caixas,
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    Mensagem por adpachec Sáb 2 maio - 22:11:41

    diogoopala escreveu:
    BANDIT escreveu:Pra sentir diferença no 4cil.   só turbinado . o motor 151....é muito resistente ao turbo muito + que os famosos  AP......duram bastante !

    trocando diferencial por um de 6cil. vc. vai perder arrancada.....pois o motor 4cil. não tem potencia para  uma relação longa .....veja que o Galaxie / Landau usam um motor V8 de 199CV.   e saem de fábrica com relação 3.54: 1  a mesma relação do Opala 4cil.   Porque  se tem o dobro de potencia de uma Opala 4cil ???  Peso são 1.800KG.  seco !  Um Opala 4cil pesa 1150Kg.

    pra um  opala 4cil andar a 190km/h ele teria que gira 4.700rpm em 5° marcha  !  vc acha que um opala original consegue isso ?

    Via de Turbo com carburador 3E . OKK

    Entao, q vc acha eu usar turbo com cambio 4 marcha e relação 3,07? Pois no momento estou com a relação 3,54 e ja esta curta! Para usar o turbo qual seria sua recomendacao?

    Para colocar o turbo, meu motor esta otimo aguenta tranquilo, mas vc recomendaria talve trocar algo? Sei la talvez comando etc...

    Mensagem n° 34:

    Já andei com relação 3,07 no Opala 4 cilindros com cambio 4 marchas do 79 Cupê.
    Rodando no álcool com o H34 e pistões do gasolina ficou um pouco pesada a saída em primeira marcha. Tinha que subir um pouco mais a rotação, mas nada exagerado. As vezes enchia um pouco a paciência no trânsito mais carregado. Mas entre segunda e quarta rodava normal. Uso do carro era basicamente em cidade sem muito desnível e geralmente só com motorista.
    Fiz o motor com pistões do álcool, uma plainada no cabeçote de menos de 1mm, e mudei a carburação pra 446, tucho mecânico. Pro meu uso ficou um tesão!
    Saída em primeira normal com rodar em estrada mais silencioso e mais econômico.
    Dava até pra brincar em arrancada de farol porque esticava bem até pedir segunda!
    Abrçs


    http://www.opaleirosdoparana.com/t5601-sera-que-fica-bom-o-diferencial-307-no-opala-4cc

    O dono do tópico diz que comprou um diferencial e instalou no 4 cc, mas quando ia relatar a experiência ele parou de postar......... Shocked
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    Mensagem por alex medina Sáb 2 maio - 22:14:06

    eu vejo que se a pessoa quer um carro forte,e cm pouco investimento,mais vale a pena turbinar o 4trin,afinal nao vai ser preciso,alterar nada,só o coletor d escape,e pronto,um bm bura regulado,fura o retorno de oleo no carter,,,ja pra troca o motor,nao é só o motor,tem que troca suspensao (ou soldar suportes do agregado),dai vm caixa propria pro 6,carda do 6,adaptar suporte de caixa do 6,arrombar tunel,troca diferencial do 6,mexer nos suportes do radiador(dai ja começa a depender de latoeiro),radiador do 6,o proprio 6zao em bm estado,toda aqquela revisao que tem que ser feita no motor antes de coloca ele no cofre,toda aquela papelada pra lgalizar,e depois disso,aindatem apreparada basica,,vai froxo 10 mil,e vc vai depender de mecanico,latoeiro,despachante,(e vcs sabem que essas 3 categoria de profissionais,sao só encomodaçao)do bm humor do detran,e mesmo que vc ache um doador(pra ser barato ja é uns 3mil e vc nao sabe se o motor ta meia boca)
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    Mensagem por alex medina Sáb 2 maio - 22:20:01

    minha suprema é a prova viva do que eu falo,quando era turbo atravessa em 2 saindo de lombada,hoje original pistao a gasolina e no gnv,as vezes da vontade de chorar,,,agora imagina colocar um 6zao nla quanto eu nao iria gastar,por isso depois que eu quitar,vou ver se dou ela e a caravan numa cd 4.1 1996 bordo manual(raro nesse ano),em estado de zero,que estao na faixa de 20/25 mil,e vou comprar um opala sedan 75/79 preto(que é o sonho da muié),pra passear final de semana
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    Mensagem por diogoopala Sáb 2 maio - 22:55:10

    alex medina escreveu:
    diogoopala escreveu:

    Entao, a minha ideia esta sendo usar o meu cambio 4 marcha, e vi hj tem novo aki perto de casa a relação 3,07 nova, q vc acha? Turbo com cambio de 4 marcha e relaçao 3,07? Pq a minha hj e a 3,54 e eu acho curta no jeito q esta o motor imagina quando por o turbo acho q ficará mt curto para uso, qual a opniao sua?
    Sim,a relaçao 3,07,acho que vai casar melhor com  o seu projeto,se sua caixa 4m tiver boa,deixa ela,se ela tiver meia boca usa ate pica,e depois coloca uma 5m,assim vc tera a experiencia cm as duas caixas,

    Blz, entao vou comprar essa relação! Obrigado Deus abençoe
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    Mensagem por diogoopala Sáb 2 maio - 22:57:27

    adpachec escreveu:
    diogoopala escreveu:

    Entao, q vc acha eu usar turbo com cambio 4 marcha e relação 3,07? Pois no momento estou com a relação 3,54 e ja esta curta! Para usar o turbo qual seria sua recomendacao?

    Para colocar o turbo, meu motor esta otimo aguenta tranquilo, mas vc recomendaria talve trocar algo? Sei la talvez comando etc...

    Mensagem n° 34:

    Já andei com relação 3,07 no Opala 4 cilindros com cambio 4 marchas do 79 Cupê.
    Rodando no álcool com o H34 e pistões do gasolina ficou um pouco pesada a saída em primeira marcha. Tinha que subir um pouco mais a rotação, mas nada exagerado. As vezes enchia um pouco a paciência no trânsito mais carregado. Mas entre segunda e quarta rodava normal. Uso do carro era basicamente em cidade sem muito desnível e geralmente só com motorista.
    Fiz o motor com pistões do álcool, uma plainada no cabeçote de menos de 1mm, e mudei a carburação pra 446, tucho mecânico. Pro meu uso ficou um tesão!
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    Pois é, mas aparentemente ficou bom usando o 446, no caso o meu seria bacana mudar a relação, usar 4 marchas msm e mudar a carburação para o 446, procede? a questao de usar tucho hidraulico influencia? pois os meus sao novos.
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    Mensagem por diogoopala Sáb 2 maio - 23:02:28

    alex medina escreveu:eu vejo que se a pessoa quer um carro forte,e cm pouco investimento,mais vale a pena turbinar o 4trin,afinal nao vai ser preciso,alterar nada,só o coletor d escape,e pronto,um bm bura regulado,fura o retorno de oleo  no carter,,,ja pra troca o motor,nao é só o motor,tem que troca suspensao (ou soldar suportes do agregado),dai vm caixa propria pro 6,carda do 6,adaptar suporte de caixa do 6,arrombar tunel,troca diferencial do 6,mexer nos suportes do radiador(dai ja começa a depender de latoeiro),radiador do 6,o proprio 6zao em bm estado,toda aqquela revisao que tem que ser feita no motor antes de coloca ele no cofre,toda aquela papelada pra lgalizar,e depois disso,aindatem apreparada basica,,vai froxo 10 mil,e vc vai depender de mecanico,latoeiro,despachante,(e vcs sabem que essas 3 categoria de profissionais,sao só encomodaçao)do bm humor do detran,e mesmo que vc ache um doador(pra ser barato ja é uns 3mil e vc nao sabe se o motor ta meia boca)

    é o que penso também, muitos falam coloca o 6, concordo mas o investimento é beem maior, bem msm, nao fica só no motor... e msm assim colocando um 6 original perde pra carro 2.0, ai vem mais gasto pq vai qrer por algo a mais, ai o preço final $$$ vai la em cima!

    Estou gostando bastante da ideia de usar o 4cc turbo com cambio 4 marcha e relação 3,07
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    Mensagem por alex medina Sáb 2 maio - 23:05:58

    diogoopala escreveu:
    alex medina escreveu:eu vejo que se a pessoa quer um carro forte,e cm pouco investimento,mais vale a pena turbinar o 4trin,afinal nao vai ser preciso,alterar nada,só o coletor d escape,e pronto,um bm bura regulado,fura o retorno de oleo  no carter,,,ja pra troca o motor,nao é só o motor,tem que troca suspensao (ou soldar suportes do agregado),dai vm caixa propria pro 6,carda do 6,adaptar suporte de caixa do 6,arrombar tunel,troca diferencial do 6,mexer nos suportes do radiador(dai ja começa a depender de latoeiro),radiador do 6,o proprio 6zao em bm estado,toda aqquela revisao que tem que ser feita no motor antes de coloca ele no cofre,toda aquela papelada pra lgalizar,e depois disso,aindatem apreparada basica,,vai froxo 10 mil,e vc vai depender de mecanico,latoeiro,despachante,(e vcs sabem que essas 3 categoria de profissionais,sao só encomodaçao)do bm humor do detran,e mesmo que vc ache um doador(pra ser barato ja é uns 3mil e vc nao sabe se o motor ta meia boca)

    é o que penso também, muitos falam coloca o 6, concordo mas o investimento é beem maior, bem msm, nao fica só no motor... e msm assim colocando um 6 original perde pra carro 2.0, ai vem mais gasto pq vai qrer por algo a mais, ai o preço final $$$ vai la em cima!

    Estou gostando bastante da ideia de usar o 4cc turbo com cambio 4 marcha e relação 3,07
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    Mensagem por diogoopala Sáb 2 maio - 23:07:02

    usando o turbo em torno de 0,5 0,8, daria quantos cv em media?

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