por Tonho_RS Sex 22 maio - 17:02:07
Olha amigo, a chave codificada que você diz é a chave com sistema de transponder, ele funciona da seguinte maneira:
"Ao colocar a chave no canhão de fechadura e girar a unidade de comando do imobilizador libera tensão para a bobina em volta do canhão de fechadura, que passa a gerar um campo magnético, alimentando o transponder da chave.
Agora a chave passa a gerar um campo magnético, que será captado pela antena que envolve o canhão. A antena irá transformar os sinais de radiofrequência emitidos em pulsos codificados para a unidade de comando do imobilizador.
Sendo a chave correta, o código emitido será aceito e a chave recebe um novo código para a próxima partida; a luz do imobilizador no painel apaga e então a unidade de injeção é liberada para o motor entrar em funcionamento.
Caso seja colocada outra chave, a central do imobilizador não reconhecerá a chave e o motor não entrará em funcionamento."
Esse sistema funciona em conjunto com um sistema de injeção eletrônica, mas em teoria poderia funcionar sem ele, podendo bloquear o motor de partida, alimentação da bobina, bomba de combustível elétrica, etc.
O único jeito de saber se funciona ou não é adaptando o sistema, vai precisar do módulo imobilizador, adaptar a antena que vai no cilindro da chave (vai precisar de uma antena com a mesma circunferência do cilindro de ignição do opala) e adaptar o transponder na chave (pode usar uma chave moderna que seja do mesmo tamanho da chave do opala), e depois dar um jeito de tudo isso funcionar (se é que vai funcionar).
Todavia vejo um problema aqui, isso vai inibir apenas os ladrões de ocasião, já se o teu carro for uma "encomenda", boa sorte meu amigo, se o ladrão for bom ele da um jeito de levar.
Isso vai ter um custo bem alto, sendo que poderia gastar muito menos em um bom sistema de alarme (que já vem com bloqueador), segredos para cortar a alimentação da bobina, bomba de combustível, etc.
Boa sorte amigo, se resolver tentar adaptar relate aqui no fórum.
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