legal, amanha anoite vou tirar umas fotos mas posso adiantar que tudo começou quando graças a minha vizinha que parou o carro na frente da minha garagem, ao tentar sair meio de atravessado arranquei o escapamento e cortou o tanque de gasolina que é de plastico....
Revoltado com os preços abusivos encostei o 91 num canto e ta lá ate hoje....
bom, andando na lista atras de um omega comecei a observar o tanque de gasolina.....tem praticamente os mesmos angulos do opala etc e tal...tbm é preso por cintas em baixo do carro igual ao 91/92....bom, comprei o tanque....ainda nao tive oportunidade de instalar pq estou mexendo no carro do alexandre e o 72 da na frente...em fim tem de mexer num monte de coisa pra dar espaço pra mexer no carro.....
continuando....ao tirar o tanque observei o chicote do abs do omega....depois entrei no porta malas e observei o chicote das lanternas.....boia do tanque etc....bom, como o carro ja tava pelado eu entrei dentro e reparei uma coisa curiosa....
vcs ja repararam que todos os comandos do omega são exatamente na mesma região dos comandos do opala e tem praticamente as mesmas funções???
bom....novamente fui mais alem e tirei o painel do omega....nova surpresa....tudo praticamente no mesmo lugar....
a ideia começou a se formar....
tirei o motor do omega pois ia usa-lo para tirar o motor e mais umas peças de mecanica para o projeto do Alexandre Sabatini....quando deixei o cofre do carro pelado sem nada....ja repararam que a frente do omega é muito , mas muito parecida com a frente do opala, tem longarina e tudo mais.....novamente a ideia foi se formando....
Outro dia estava nos Tomazelli la em santa barbara do oeste....estavam com um opala que ja foi um dos mais fortes do estado de SP, mas agora ta aposentado....
o carro estava com radiador do omega....sem praticamente nenhuma adaptação....
bom, pensei no seguinte.....se usar o chicote completo do omega, tudo mesmo, mas usar os botóes do opala para os comandos....
bom, dando continuidade....eu sempre afirmei que o motor do omega nao dava certo no opala pq o cambio era gigantesco....mas quando tirei o cambio automatico do omega reparei que é menor que o cambio de um 91 automatic 4....
indo fundo na pesquisa me lembreio que o ZF do 91 tbm é usado na BMW (nao lembro qual)....bom, o cambio do omega tbm é usado na mesma BMW....
a ideia ja estava praticamente concluida....faltava coragem e oportunidade....
bom, tive a chance de tirar o chicote completo de um omega....tudo minunciosamente (quase )...tirado sem cortes, pensa num trampo....
Agora tenho toda a eletrica e toda a eletronica do omega 4.1....ja fui mais adiante...ja tenho os modulos, chicotes das portas, todos os reles, todos os acionamentos, tudo e mais um pouco....
ja tenho o ABS, sensores, reservatorios e toda a injeção eletronica do omega.....
falta o cambio e o modulo do cambio para completar o circuito.....
com isso o opala terá absolutamente tudo o que mencionei acima....e sem nenhuma adaptação...
desta forma o motor do omega usando o cambio automatico ate o momento cabe perfeitamente sem nenhum recorte no tunel...ja no cambio mecanico nao cabe....
a unica adaptação que ja estou trabalhando é para instalar o painel digital do omega que ja vi em alguns opala de forma perfeita usando a mesma estrutura do painel do opala....
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Em fim....consegui o manual do omega....não o manual de proprietario, mas o projeto completo do carro....tudo, todos os diagramas, todos os codigos, todos os terminais, todos os procedimentos de montagem, tudo que pode dar defeito e todas as correções e sintomas.....com um amigo que tem um acervo secreto de vcs sabem onde.....
assim que acabar o carro do alexandre....começo a fazer o opala...na falta de uma cobaia.....sobrou o proprio 91 na reta que infelizmente por falta de um tanque esta literalmente abandonado....
é isso
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