Bom, um resumo.
O opala recebeu o motor da silverado, mas o cambio instalado foi do omega 3.0, que é enorme, uma jaca mesmo. para acoplar foi soldada metade de uma capa seca de opala. O cardan é da silverado tbm, e o diferencial é um DANA 44.
Como o cambio nao cabe no opala, o tunel foi removido e montado um tunel de OMEGA no opala.
Bom, como a coisa nao deu muito certo eu resolvi fazer esse opala andar e de acordo com meus critérios e sempre usando a engenharia para me apoiar, esse carro vai ficar perfeito...e forte!
Depois de varios telefonemas e um almoço na casa do GIL, o carro foi colocado numa cegonha e viajou uns 500 KM
depois eu coloquei no guincho e rodei mais uns 40 km ate chegar em casa.
Chegando em casa ele ja foi fazer compania par ao 72...quem sabe daqui 9 meses nasce algum bicho dali né!!
Nota: o macho é o 72.
aqui o motor da silverado instalado na integra, completo com instalação modulo etc e tals...
Bom, como sou um opaleiro conhecedor das fontes, ja fui às compras e voltei para casa com alguns presentinhos...um 2205-A ou seja esse é o cara. cardam bi partido, mas ainda nao sei se vou usar esse ou manter o da silverado mas montado direito...
A ultima vez que esse opala viu a luz do sol....
O dana, estou preocupado com o angulo do fucinho do diferencial...pode forçar muito a cruzeta, depois eu penso nisso.
ja comecei à desmontagem.
Depois de muito trampo, arranquei o tunel do omega, ja da para ver o cambio do 3.0....nao cabe nao cabe e nao cabe!!!!
para piorar o cambio estava com o suporte fora de centro, o que deixou o motor tbm fora do lugar certo.
Não parece, mas esse cambio é levinho, tirei sem maiores problemas, mas tive de desmontar a embreagem antes de tirá-lo.
tal como se fosse meu próprio carro, esse ai fica coberto...vai pegar um pó, mas nao vai encardir...
Os restos mortais...
Começando a estudar o que fazer...
Ontem comprei o assoalho de uma caravan 90 para usar o tunel e os suportes...vai ficar perfeito ningum nunca vai saber que tinha esse buraco ai.
Para quem nao conhece...esse é o 44.
Hehehe....tem gente que vai me achar um maluco, pois ja tem topico ai com eu serrando coletor de omega, coletor de opala...furando cabeçote....e agora....metendo a serra num cambio de mais de 3000,00 reais...
Mas isso é mais um toque do que um comentário: Nunca faça nada que nao tenha certeza que vai dar certo!!!!
É o seguinte, tem de serrar um pedaço da capa seca pois o motor de partida da c-20 é preso nela e o do opala nao entra.
Agora o detalhe, e tbm a explicação de pq volta e meia opala de arrancada aparece com o cambio em 10 pedaços...
nao é so serrar, no final de cada corte tem de fazer um furo. Nunca se deixa canto reto em peça nenhuma, todas as tensões vai se concentrar nos cantos e com certeza vai sair uma trinca dali...o furo alivia as tensões.
Terminado o corte
Mesmo como furo é importante dar uma aliviada melhor...a lima redonda tme de entrar em ação.
Bom, esse cambio é meio que universal por causa dessa flange que tme na frente...ela tem as orelhas do cambio do dodge, ou seja esse cambio da para montar sem maiores adaptações em c-20, f-1000, maverick, todos os dodge´s, landau, galaxie e por ai vai...logico que tme carro que se montar um cambio desse é um verdadiro assacinato né.
uma geral do cambio..d apar atirar a capa seca sem ter de abrir o cambio.
Primeira etapa concluída, a capa seca entrou perfeitamente no motor da silverado, como se fosse feita para esse carro.
ali a folga do motor de partica e a capa seca.
Quando eu disse que o Sniff adora acompanhar de perto o serviço teve gente que nao acreditou....e agora...vai encarar???
Pronto, o cambio ta no lugar.
chedando o assoalho, eu ja posso localizar os suportes e deixar essa parte finalizada.
Bom, depois comecei a dar atenção para mais alguns probleminhas de montagem...o fio da bomba ta pedindo par acolocar fogo no carro, mas agora desse mal o opalão nao sofre mais.
Outro probleminha foi o lugar onde o mexanico montou a bomba...quando o carro estiver pesado e no chao....ja viu né.
Já arranquei tudo como se fossem as tipas de um peixe...
Aqui uma cagada grave...o mexanico fez uma mangueida de 12 emendar um caninho de 8...apertando a abraçadeira ate sair agua....esse carro ia dar falta ou queimar a bomba...agora nao vai mais.
Aqui a nova instalação, aprendi o lance do retorno com o Banditi...se nao der certo vou jogar a culpa nele rsrss. Uma vantagem´tbm do retorno antes da bomba e nao no tanque é que nao é preciso instalar canister...
Aqui o arranjo final.
Após a pré montagem e ter certeza que tudo esta certo,vou desmontar o carro de novo para o banho nas peças de metal, pintura onde tiver de pintar e acabamento...assim o Luizão vai levar o carro voando ate Santa fé do sul....
por enquanto é isso.
justa mente por nao ser meu esse carro, o capricho será igual ou melhor que o dispensado aos meus...
Hoje à(s) 13:09:16 por fabioklock
» Tanque combustivel/boia Caranavan Standard 1981 à Alcool
Hoje à(s) 12:02:35 por Lucasaurieme05
» coletor para tripla weber unico
Hoje à(s) 7:22:15 por reimon
» Preparação problemática X Motorista Nutela
Hoje à(s) 6:18:10 por Pedrão B.
» Console Opala Comodoro coupe 1980
Ontem à(s) 18:23:40 por chunlee7
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Ontem à(s) 16:26:45 por chunlee7
» espuma do banco baixo - opala standard 1980
Ontem à(s) 16:24:18 por chunlee7
» É possível trocar o formato do farol?
Ontem à(s) 16:06:20 por Pedrão B.
» O que compensa mais trabalhar um motor 6cc do opala e injetar ou colocar um motor 6cc de silverado ?
Ontem à(s) 14:37:29 por Pagung