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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Gran-Luxo completamente instável

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    Gran-Luxo completamente instável Empty Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Seg 12 Out - 12:58:36

    Caros colegas. Alguns estão acompanhando a nossa iniciativa que começou a alguns meses, com a restauração de um Gran-Luxo que ficou parado por quase 20 anos..., se não for mais.
    Pois bem, a parte mecânica está OK, tendo o carro já se deslocado por vários Km na Via Anchieta, com o conj. do Power Train respondendo adequadamente.

    A parte negativa é a instabilidade (carroceria inclina) e encosta nos pneus dianteiros, mesmo quando parado em desnível, além das raspadas da carroceria nas bordas dos pneus dianteiros, mesmo com o carro a 110 Km/ h, bastando haver alguma ondulação na pista.

    A princípio achei que os pneus fossem os vilões - objeto de outro tópico, optamos pelo Cooper Cobra 215/65R15 para a dianteira, com roda de 6".

    Seguindo recomendações substitui os pneus dianteiros pelo ATR 205/60R15, mantendo os Cooper Cobra 235/60R15 em roda 7" atras, sem nenhum indício de interferências.

    Todavia, as raspagens nos paralamas dianteiros (borda superior) permanecem.

    Ao consultar o fabricante das rodas, fui informado de que não há histórico de interferências mesmo com pneus 215/65R15, e que eu deveria estar vivenciando algum problema de suspensão.

    Fui estudar a fundo, pois com exceção do quadro, bandejas e braços estabilizadores, tudo é rigorosamente novo.

    Consultando este mesmo forum, achei alguns tópicos com relação à substituição de molas traseiras por dianteiras, etc., o que me fez deduzir que posso estar vivenciando a instalação de peças inadequadas, por exemplo, mola e amortecedor do 4cc, lembrando que recebi no meio das peças retentores e flexíveis que não serviram no carro (tópicos á parte).

    Agora a pouco, acessei a parte inferior do carro e constatei que as molas dianteiras e as traseiras apresentam o mesmo diâmetro do fio, ou seja, 13,5 mmm.

    Em alguns tópicos se cita diametro de 14,1 ou 14,5 mm para veículos 6 cc.

    Alguém sabe me dizer se estamos no caminho certo??

    Nota: se for isso mesmo, a ideia será instalar a mola mais robusta, por exemplo, de veículo com AR + TA, pois quero muito manter os 4 Cobra (eu sei que esse pneu é uma lástima em alguns aspectos, mas com os ATR a aparência despenca).

    Uma questão para os experientes, por exemplo, o BANDIT:

    vi que os Opalas de 69 à 79 utilizavam Molas Dianteiras com 10 elos, e que a partir de então passou a utilizar Molas de 11,51 elos (especificação da Fabrini).

    Posso montar essas últimas no 1974?

    Grato e forte abraço

    Alexandre
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    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por Pedro Opala90 Seg 12 Out - 15:12:50

    As medidas da grossura das molas é diferente
    para automático, com AC e sem AC, devido ao peso.
    Quanto ás molas dianteiras mais longas, é devido ao
    formato do agregado e bandeja, se colocar molas
    longas nos antigos vai ficar mais alto.
    ALEXANDRE BEGALLI
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    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Ter 13 Out - 10:31:13

    Pedro Opala90 escreveu:As medidas da grossura das molas é diferente
    para automático, com AC e sem AC, devido ao peso.
    Quanto ás molas dianteiras mais longas, é devido ao
    formato do agregado e bandeja, se colocar molas
    longas nos antigos vai ficar mais alto.

    Olá Pedro,
    grato pelo feedback.
    Pela sua resposta entendo que posso montar as molas dos modelos posteriores a 79, que seriam mais longas, no velho 74.
    O risco seria ele ficar mais alto na frente. É isto?

    Grato e abraços

    Alexandre
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    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por Pedro Opala90 Ter 13 Out - 10:47:24

    O encaixe das molas (novos)é mais profundo no agregado,
    permitindo usar mola mais longa pra ficar mais macio.
    Não sei dizer se a espessura das molas é o mesmo.
    É muito estranho o comportamento do seu opala, mesmo
    com molas "moles", não tem porque raspar o pneu com o
    movimento do carro.
    Na traseira pode acontecer, devido ao movimento do eixo,
    preso ao tirante, quando abaixa desloca pro lado, mas na dianteira
    não pode acontecer.
    ALEXANDRE BEGALLI
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    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Ter 13 Out - 12:17:20

    Infelizmente é isto que está acontecendo, o que não deixa de ser decepcionante.
    O carro entrou no Sábado para fazer a parte de pintura, e ao sair deverá voltar para a mecânica.

    Na traseira, mesmo com aquele pneuzão, está OK..., na dianteira esse desastre.
    Voce chacoalha o carro parado sem fazer esforço, o que evidencia que tem coisa errada.
    Arrisco em dizer que os amortecedores também não são de 6cc.

    Segundo a Oficina que realizou o trabalho, essas peças foram compradas em Loja de Peças, e estavam na prateleira.
    Talvez se tivessem vindo da internet não teríamos tido este problema, pois sempre há um cuidado maior ao se fazer o despacho.

    Eu aqui imaginando o sujeito ter separado Molas de Opala, sem importar-se para o tipo do carro.

    É duro voce literalmente perder tempo com uma peça burra como é o caso de uma Mola.

    Achei as Molas originais dos antigos, com 10 elos, mas para carro s/ ar condicionado, da própria Fabrini.
    Todavia eu quero colocar uma mais robusta para afastar de vez a possibilidade de interferência.
    Pensei até em adquirir a mais robusta dos novos (6cc + AR + TA), mas entendo que o corte de mola é problemático pois pode interferir na tempera do material, e aí adeus propriedades da peça.

    Aproveitarei essas 2 a 3 semanas de espaço para estudar e me preparar, para ver o que a oficina/ loja irão propor.

    Tenho que ter uma solução/ alternativa que otimize o projeto.

    Grato + uma vez

    Alexandre

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    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por Murilo R Ter 13 Out - 14:17:37

    COLOQUE 195-70-14 NA FRENTE E 205 NA TRAZEIRA
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    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Ter 13 Out - 14:26:58

    Algumas fotos, embora os problemas sejam com o carro em movimento:

    Gran-Luxo completamente instável Nd75vm


    Gran-Luxo completamente instável 33b3ev5

    Gran-Luxo completamente instável Vy74id

    Coloquei um detalhe da suspensão LD, embora raspe nos dois lados.

    Penso que já está claro que a Mola não é dele, pois com diametro de 13,5 no arame é do 4 cilindros.
    O amortecedor que eu não sei de quem é.


    Alexandre
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    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por RHCESPECIAL1974 Ter 13 Out - 17:25:03

    Me parece que com esse offset na dianteira e esse pneuzão, vai raspar em qualquer situação, mesmo que a suspensão se apresente em dia, em curvas mais acentuadas principalmente. A barra estabilizadora está em dia? Observe o posicionamento do pneu em relação ao para-lamas do meu carro, com rodas originais e pneu 7.35/14(equivalente ao 185 de largura).
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    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por Müller Ter 13 Out - 17:57:45

    RHCESPECIAL1974 escreveu:Me parece que com esse offset na dianteira e esse pneuzão, vai raspar em qualquer situação, mesmo que a suspensão se apresente em dia, em curvas mais acentuadas principalmente. A barra estabilizadora está em dia? Observe o posicionamento do pneu em relação ao para-lamas do meu carro, com rodas originais e pneu 7.35/14(equivalente ao 185 de largura).
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    Exatamente o q eu pensei: off set.....

    A altura do carro tá legal e a distância pneu/para lama tbem.

    Já mediu cambagem? Pela foto do lado esquerdo parece um pouco positiva.

    Eu jogo nesses dois itens: off set e cambagem.

    Caso tenha espaçador, tire-os e teste.


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    Mensagem por eddie bc Ter 13 Out - 19:22:43

    amigo, como já vi muito amigo, muito mecânico montar gambiarra , montar com o que estava na mão , realmente é muito estranho o comportamento do seu carro. Embora concorde que o diâmetro vá fazer sim, diferenças, pelo que vc parece dizer , o carro estaria mole de frente, é isso mesmo? Se for isso , eu tentaria primeiramente a substituição dos amortecedores, até porque não é caro e é mais simples de fazer. O carro alinhou e balanceou perfeitamente? checou pivôs e se as bandejas não foram montadas invertidas?
    Bom, boa sorte com a solução e depois poste as suas impressões finais sobre o carro.
    abs.
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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qua 14 Out - 6:56:44

    Grato a todos pelos inputs. Na realidade esse carro foi restaurado com base em opiniões de diferentes fontes, sendo que vou elencar alguns fatos: 1) os pneus foram especificados com base nos inputs do fabricante dessas rodas, de quem vendeu os pneus e outras fontes, que foram consultadas antes da escolha; 2) parte das peças, inclusive molas e amortecedores, foi adquirida em "pacote", o que aumenta a probabilidade de erro; 3) Sim, o carro está extremamente macio, como se fosse um Landau. A carroceria inclina na saída, e encosta nos pneus dianteiros, mesmo os menores (ATR 205/60R15) quando estacionado em declive; 4) o carro deu alinhamento, embora estivesse com regulagem diferente na foto, visando eliminar as raspagens. Com os pneus ATR voltou à especificação de fábrica, raspando menos que o CC, mas raspando; 5) Encontrei as molas código Fabrini I-CH0242, especificada para Opalas 6cc c/ AR e TA, e estou seriamente propenso a fazer a instalação. Sendo honesto não estou preocupado em mante-lo macio, pois estou acostumado com o padrão dos carros atuais; 6) mais de um colega citou a montagem das bandejas, com pivot invertido. Não compreendo. Vou identificar uma fotografia da montagem e publica-la para apreciação dos colegas. Forte abraço.
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    Mensagem por sergiomed Qua 14 Out - 7:06:11

    o offsset do conjunto roda + pneu esta muito grande...literalmente seu pneu esta pra fora da borda do paralama...vai raspar mesmo...
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    Mensagem por kelvin73 Qua 14 Out - 7:56:55

    É a roda, o certo é facear a parte central da roda um pouco!

    se colocar uma roda original de ferro com o pneu 235 provavelmente não vai pegar, pois o offset é outro...

    Ele estar mole só piora a situação, mas o certo é que o pneu fiquei pra dentro do para-lamas, não importa que mola tu coloque ele vai pegar em curvas mais fechadas.
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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qui 15 Out - 6:57:14

    Prezados colegas. Abaixo algumas fotos detalhadas da suspensão dianteira durante a montagem. Talvez os que conheçam essa montagem possam avaliar se as bandejas e pivots foram montados de forma adequada. Grato.

    Gran-Luxo completamente instável Ilhbtt

    Gran-Luxo completamente instável W1xr8m

    Gran-Luxo completamente instável Xc89bs

    Gran-Luxo completamente instável 33wr6tz

    Gran-Luxo completamente instável 2mooa38

    Gran-Luxo completamente instável 25f7qmb

    Pelas fotos dá para perceber que a Mola teria duas pintas vermelhas.
    Pesquisando o que é isso.

    Alexandre
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    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por Ivo Filho Qui 15 Out - 7:54:22

    Bom dia, vou dar minhas opniões, haja visto que costumo montar varias dessas suspençoes....

    [img]Gran-Luxo completamente instável 2njvd3d[/img]

    1 - as molas são de compressão....montar as molas de 10 elos em uma suspensão com bandeja moderna o carro ate fica mais baixo como dizem, mas tem menos compressão e com isso menos carga e consequentemente fica mais mole.

    2 - ver se esta com bandeja estreita ou larga...larga é moderna e normalmente cofap.

    3 - as bandejas quando montadas tem de ficar com a parte de borracha da bucha voltadas para a frente do carro....

    4 - as bandejas superiores tem lado certo e vem gravado nelas LE/LD ou L/R

    Os pivos superiores são montados de baixo para cima, tem gente que monta de cima apra baixo pq a peça tem compatibilidade na montagem errada e piore, tem gente que monta um lado por baixo outro por cima etc....

    5 - vc pode montar a barra estabilizadora do 90 pra cima, o carro vai ficar mais firme.

    6 - as cores pintadas com pincel nas molas são as identificações das molas, naõ me recordo ao certo mas tipo vermelho branco e amarelo é para uma aplicação, duas vermelhas e um amarelo e outra etc.....

    de uma verificada em alguns desses itens se nao resolver vamos para outras possibilidades


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    Gran-Luxo completamente instável Empty Re: Gran-Luxo completamente instável

    Mensagem por Ivo Filho Qui 15 Out - 7:56:10

    ia me esquecendo, o eixo das bandejas superiores tem um formato de S....a parte que fica voltada para a frente do carro tem de ficar ligeiramente voltada para cima....


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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qui 15 Out - 15:17:47

    Ivo Filho escreveu:ia me esquecendo, o eixo das bandejas superiores tem um formato de S....a parte que fica voltada para a frente do carro tem de ficar ligeiramente voltada para cima....

    Olá Ivo.
    Esses detalhes batem com as colocação de alguns Opaleiros de Goiânia, local em que eu estou trabalhando atualmente, e vamos verificar.

    Iremos substituir as molas pela de código Fabrini I-CH0242, ocasião em que iremos certificar a montagem das bandejas e pivots, conforme colocado pelo amigo.

    Pretendo manter o carro com os Pneus e rodas foto, então quero manter os paralamas longe deles.
    Se a frente vier a ficar muito alta em relação á traseira, parto para substituir essas últimas pelas dianteiras que irei remover (4 cil), mantendo o comprimento em 10 elos, por exemplo (o especificado para a traseira é 8,5).

    Grato e abraço

    Alexandre
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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qui 15 Out - 15:46:18

    Separei mais algumas fotos que detalham o quadro sub-montado e bandejas fixadas à carroceria, com pivots posicionados, sem as Molas. Agradeço receber comentários sobre o posicionamento dessas peças, se correto ou com necessidade de alteração/ correção.

    Grato

    Gran-Luxo completamente instável 2qdy4j5

    Gran-Luxo completamente instável 2j5gm75

    Gran-Luxo completamente instável 2eezkhl

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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qui 15 Out - 15:54:29

    Agora alguns detalhes da Suspensão Traseira, mostrando a identificação da Mola:

    Gran-Luxo completamente instável 65ya10

    Gran-Luxo completamente instável W0l3l4


    É isso.
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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Ter 16 Fev - 14:40:09

    Problema resolvido.
    A instalabilidade tinha origem nas molas dianteiras.
    Substituimos ppor um par de Fabrini de código I-CH0085 (para 6 cil de 69 à 79) identificadas com pinta rosa e duas brancas.
    A Mola é chafrada, com 10 elos, e mais baixa do que a que estava instalada (10 elos com chanro, e duas pintas vermelhas).
    Todavia, o diamtro fio da mola é maior (14,3 mm X 13,5).

    Ficou muito bom.

    Alexandre
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    Mensagem por SevenFifty Qua 17 Fev - 3:57:49

    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:Problema resolvido.
    A instalabilidade tinha origem nas molas dianteiras.
    Substituimos ppor um par de Fabrini de código I-CH0085 (para 6 cil de 69 à 79) identificadas com pinta rosa e duas brancas.
    A Mola é chafrada, com 10 elos, e mais baixa do que a que estava instalada (10 elos com chanro, e duas pintas vermelhas).
    Todavia, o diamtro fio da mola é maior (14,3 mm X 13,5).

    Ficou muito bom.

    Alexandre

    Que boa notícia, sr. Alexandre! As molas erradas seriam então para 4 cil.?
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    Mensagem por Call Qua 17 Fev - 6:07:52

    Para identificação das molas

    Gran-Luxo completamente instável 2cf4j02
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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qua 17 Fev - 10:27:55

    SevenFifty escreveu:
    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:Problema resolvido.
    A instalabilidade tinha origem nas molas dianteiras.
    Substituimos ppor um par de Fabrini de código I-CH0085 (para 6 cil de 69 à 79) identificadas com pinta rosa e duas brancas.
    A Mola é chafrada, com 10 elos, e mais baixa do que a que estava instalada (10 elos com chanro, e duas pintas vermelhas).
    Todavia, o diamtro fio da mola é maior (14,3 mm X 13,5).

    Ficou muito bom.

    Alexandre

    Que boa notícia, sr. Alexandre! As molas erradas seriam então para 4 cil.?

    Olhe, tudo indica que sim, pois a mola era chanfrada e tinha o mesmo diametro de fio que o das molas traseiras.
    Pela tabela da Alipert divulgada pelo Call, tudo indica que tratava-se da mola para o 4 Cilindros 69 à 79.
    O carro fica "inguiável".


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