Pois bem, a parte mecânica está OK, tendo o carro já se deslocado por vários Km na Via Anchieta, com o conj. do Power Train respondendo adequadamente.
A parte negativa é a instabilidade (carroceria inclina) e encosta nos pneus dianteiros, mesmo quando parado em desnível, além das raspadas da carroceria nas bordas dos pneus dianteiros, mesmo com o carro a 110 Km/ h, bastando haver alguma ondulação na pista.
A princípio achei que os pneus fossem os vilões - objeto de outro tópico, optamos pelo Cooper Cobra 215/65R15 para a dianteira, com roda de 6".
Seguindo recomendações substitui os pneus dianteiros pelo ATR 205/60R15, mantendo os Cooper Cobra 235/60R15 em roda 7" atras, sem nenhum indício de interferências.
Todavia, as raspagens nos paralamas dianteiros (borda superior) permanecem.
Ao consultar o fabricante das rodas, fui informado de que não há histórico de interferências mesmo com pneus 215/65R15, e que eu deveria estar vivenciando algum problema de suspensão.
Fui estudar a fundo, pois com exceção do quadro, bandejas e braços estabilizadores, tudo é rigorosamente novo.
Consultando este mesmo forum, achei alguns tópicos com relação à substituição de molas traseiras por dianteiras, etc., o que me fez deduzir que posso estar vivenciando a instalação de peças inadequadas, por exemplo, mola e amortecedor do 4cc, lembrando que recebi no meio das peças retentores e flexíveis que não serviram no carro (tópicos á parte).
Agora a pouco, acessei a parte inferior do carro e constatei que as molas dianteiras e as traseiras apresentam o mesmo diâmetro do fio, ou seja, 13,5 mmm.
Em alguns tópicos se cita diametro de 14,1 ou 14,5 mm para veículos 6 cc.
Alguém sabe me dizer se estamos no caminho certo??
Nota: se for isso mesmo, a ideia será instalar a mola mais robusta, por exemplo, de veículo com AR + TA, pois quero muito manter os 4 Cobra (eu sei que esse pneu é uma lástima em alguns aspectos, mas com os ATR a aparência despenca).
Uma questão para os experientes, por exemplo, o BANDIT:
vi que os Opalas de 69 à 79 utilizavam Molas Dianteiras com 10 elos, e que a partir de então passou a utilizar Molas de 11,51 elos (especificação da Fabrini).
Posso montar essas últimas no 1974?
Grato e forte abraço
Alexandre
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