Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Tampão Caravan Diplomata
Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool EmptySeg 25 Mar - 21:15:43 por opala4cc

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

130 usuários online :: 3 registrados, 0 invisíveis e 127 visitantes :: 2 motores de busca

FERNANDO KOPETSKI, georgeh, WagnerCorreia


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Bar_leftTaxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool BarTaxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Bar_right 
tabarbosa (16850)
Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Bar_leftTaxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool BarTaxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Bar_right 
Rubão6cc (15319)
Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Bar_leftTaxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool BarTaxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Bar_right 
BANDIT (13573)
Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Bar_leftTaxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool BarTaxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Bar_right 
Xann (10394)
Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Bar_leftTaxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool BarTaxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Bar_leftTaxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool BarTaxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Bar_right 
j ricardo (9376)
Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Bar_leftTaxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool BarTaxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Bar_right 
Jean Bida (9320)
Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Bar_leftTaxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool BarTaxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Bar_leftTaxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool BarTaxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Bar_leftTaxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool BarTaxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Bar_right 

+10
bruno silverstar83
adpachec
Eder Harisson
100
opalera6
Samuel Renner
Xann
felipew
Jeferson_Heerdt
lucas1989
14 participantes

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    lucas1989
    lucas1989
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 11
    Localização : Recife-PE
    Data de inscrição : 09/02/2009

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por lucas1989 Seg 9 Fev - 19:02:47

    Bom pessoal, o motor do opalão ta na oficina pq tinha dado uns problemas e foi desmontado completo e aplainado o cabeçote pois o mesmo estava empenado (entre outros serviços).
    Durante esse tempo que ele está lá eu comecei a entrar nos fórums de opala e vi em alguns a questão de "tirar um pedaço" do cabeçote para aumentar a taxa de compressão e consequentemente aumentar a economia dele.

    Gostaria de confirmar com os amigos do fórum se eu realmente terei uma economia e se ela é considerável.
    Queria saber também se há alguém que seja contra o rebaixamento do cabeçote e porque?

    Caso eu vá rebaixar, sei que tenho que medir o volume do cilindo, da junta (no caso o espaço gerado por ela) e o volume do cabeçote. Sei que o motor tem uma taxa de compressão original de 11,6. Qual a taxa ideal (ou mais economica) para usar o álcool? 12, 13, 14?

    O motor é um 4.1 a álcool de um comodoro 1992.
    Jeferson_Heerdt
    Jeferson_Heerdt
    Piloto/Preparador
    Piloto/Preparador


    Masculino Número de Mensagens : 913
    Idade : 42
    Localização : Toledo/Cascavel - PR
    Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
    Cilindros : 250cid (original)
    Data de inscrição : 06/01/2008

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por Jeferson_Heerdt Ter 10 Fev - 6:24:52

    Pra ficar legal no álcool pelo menos 12:1 (considerando o restante do motor original, carburação dupla....)
    Pra ficar esperto com um comando pouco maior que o original, qualquer coisa acima de 12,5:1 ja é bom
    Comandos mais altos, quase de pista, multiplos carburadores ja pedem mais de 13,5:1
    Motores de pista, comandos agressivos ao extremo dae só fica bom com 14,5:1 pra cima....

    Mas cada um tem uma receita, só não é bom colocar taxa alta demais com comando original por exemplo, pq carrega demais o cilindro (PMEP)...
    lucas1989
    lucas1989
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 11
    Localização : Recife-PE
    Data de inscrição : 09/02/2009

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por lucas1989 Ter 10 Fev - 10:48:54

    Então para que o motor original fique melhor o ideal é a taxa de 12:1? Essa taxa (que é pouco maior que a original) geraria alguma economia? e a potência aumentaria mais ou menos quanto?
    O que é PMEP?

    Achei que desse para aumentar mais a taxa só pelo carro ser a alcool, pois vi carros como unos com taxa de 12,5:1 e gols com taxa de 14,1:1 mas agora entendi que depende também do comando.
    Jeferson_Heerdt
    Jeferson_Heerdt
    Piloto/Preparador
    Piloto/Preparador


    Masculino Número de Mensagens : 913
    Idade : 42
    Localização : Toledo/Cascavel - PR
    Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
    Cilindros : 250cid (original)
    Data de inscrição : 06/01/2008

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por Jeferson_Heerdt Ter 10 Fev - 14:15:58

    Pode ir até além de 12:1, por exemplo, se vc anda com comando original '4100' + DFV + escape dimensionado pode ir até 13:1 sem problemas, porém, prescisará reacertar a carburação e curva de ignição, para aproveitar melhor, assim conseguirá ganhar alguns cavalos a mais e nem por isso gastará mais combustível que o original. Vou citar um exemplo, motor original 4100 + DFV + escape dimensionado, original tinha cerca de 120cv reais, dae com um bom dimensionado vamos supor que ganha-se 10cv, ja terá 130cv, com o aumento da taxa e recalibração do carburador e ignição num preparador dos bons consegue extrair aproximadamente 160cv e manter o consumo em níveis aceitáveis....
    O Evandro Lima numa de suas reportagens comentou sobre isso... motor original tinha 120cv (aferidos em dinamometro), dae colocaram pistões 4'', taxa de 12:1 + escape dimensionado, chegaram a 153cv@4000rpm (também aferidos em dinamometro)... dae colocaram + comando 250S e atingiram 173cv@4600rpm se não me engano (também aferidos em dinamometro)...

    PMEP - Pressão média efetiva sobre o pistão

    Não dá pra comparar nossos motores com os atuais, que possuem além de gerenciamento total eletrônico, cabeçote de alumínio, sensor de detonação, desenho de dutos e camaras mais elaborados, materiais mais nobres, comandos muito bem estudados e mais um monte de coisa que permitem usar taxas altas e extrair potência grande de motores pequenos.. afinal hoje em dia é fácil vermos qualquer 1.nada ter 70cv ou mais naturalmente aspirado
    felipew
    felipew
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1056
    Idade : 38
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Opala 79 standard
    Cilindros : 4cil. 2500cc
    Data de inscrição : 20/02/2008

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por felipew Ter 10 Fev - 19:36:13

    OKK muito interessantes as explicações, parabéns
    lucas1989
    lucas1989
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 11
    Localização : Recife-PE
    Data de inscrição : 09/02/2009

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por lucas1989 Ter 10 Fev - 21:31:40

    Bom Jeferson_Heerdt no caso a minha prioridade não seria a potência (mas claro que ela é bem-vinda) e sim a economia.
    O carburador desse opala é um 3E e eu não estou com tempo ($) para fazer muitas preparações como o escape e uma alteração na curva de ignição.
    A minha idéia (não sei se é possível) era somente aumentar a taxa até um ponto que não reduzisse a vida útil do motor e me desse uma economia. Será que com a taxa de 12 eu consigo alguma economia? Tipo 6 km/l na cidade?
    Só pra explicar melhor: até que taxa eu consigo sem mexer em nada além de rebaixar um pouco o cabeçote? Qual a economia que eu teria (para ver se compensa)? A mistura e marcha lenta no carburador vão continuar as mesmas ou eu vou ter que mudar alguma coisa do que ele é originalmente (por falar nisso, alguém teria uma tabela de calibração, desmontagem e limpeza desse carburador 3E?)

    Obrigado.
    Xann
    Xann
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 10394
    Idade : 48
    Localização : GO
    Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 08/01/2008

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por Xann Ter 10 Fev - 22:04:40

    Na verdade não seria uma economia, seria um melhor aproveitamento da força ou potencia sem gastar mais combustível com isso. A diferença é muito pouco brother, se vc vai rebaixar só por esse motivo melhor deixar. OKK


    _________________
    6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
    Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito
    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Assina1moderadorxann2
    lucas1989
    lucas1989
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 11
    Localização : Recife-PE
    Data de inscrição : 09/02/2009

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por lucas1989 Ter 10 Fev - 23:06:38

    É... vou ver quanto ainda daria pra tirar nesse cabeçote (ainda estou sem saber a taxa boa pra o álcool nesse motor sem ter que alterar comando e ignição) e ver quanto a retífica cobraria. Já que o cabeçote está fora do carro talvez seja interessante aproveitar a oportunidade.
    Samuel Renner
    Samuel Renner
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1045
    Localização : Halmstad, Suécia
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupé SL/E 4.1/S - 1988
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 11/02/2008

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por Samuel Renner Qua 11 Fev - 5:22:40

    lucas1989 escreveu:É... vou ver quanto ainda daria pra tirar nesse cabeçote (ainda estou sem saber a taxa boa pra o álcool nesse motor sem ter que alterar comando e ignição) e ver quanto a retífica cobraria. Já que o cabeçote está fora do carro talvez seja interessante aproveitar a oportunidade.

    Acho que você deve aproveitar a oportunidade e deixar ele com a taxa ideal para rodar alcool com motor original, ou seja, 12:1.
    Jeferson_Heerdt
    Jeferson_Heerdt
    Piloto/Preparador
    Piloto/Preparador


    Masculino Número de Mensagens : 913
    Idade : 42
    Localização : Toledo/Cascavel - PR
    Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
    Cilindros : 250cid (original)
    Data de inscrição : 06/01/2008

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por Jeferson_Heerdt Qua 11 Fev - 8:55:18

    Acho que vc querer fazer 6km/l com um 6cilindros muita coisa.... arrisco dizer que no máximo, mas no máximo do máximo mesmo uns 5 ja tão de ótimo tamanho, analisa o tamanha do motor, são 4,1litros... qualquer 2,0litros de hoje que seja flex ja esbarra nos 6 e qualquer coisa...
    Meu Corsa GSI que converti pra álcool apenas com bicos 30% maiores, tem injeção sequencial, controle de ponto individual, uma porrada de coisa que da mais aproveitamento de potência e consumo e no álcool puro faz 6,5km/l na cidade..... e é 1.6 16v.... como não tem jeito de mexer no ponto dele passei a usar 10% de gasolina misturada no álcool e o consumo passou p/ 7,8km/l na cidade, lembrando que a taxa original desse motorzinho é 10,5:1....

    Pra chegar nos 12:1 de taxa no motor do Opala 6cil, vc prescisa deixar a borda dos pistões alinhados com o topo do bloco, praticamente 0 a 0, usar pistões com aquelas bolhinhas (domezinhos originais) e um cabeçote baixado pelo menos 2mm (se for gasolina, se for original álcool dae presciso calcular certinho... mas vem bem mais taxa...). Mas, se for pistão cavado (aqueles com uma piscina no meio), e ainda tiverem bem p/ baixo do topo do bloco.... esquece.. não chega nunca em 12:1....
    felipew
    felipew
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1056
    Idade : 38
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Opala 79 standard
    Cilindros : 4cil. 2500cc
    Data de inscrição : 20/02/2008

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por felipew Qua 11 Fev - 10:30:31

    mas mesmo assim, se o cabeçote já está fora por outro motivo e o custo a mais será apenas o de baixar o cabeçote então acho que vale a pena, pois deve ser em torno de uns R$100,00 só para plainar o cabeçote.
    Já para quem está com o motor funcionando em ordem , o custo será a mão de obra e mais as juntas , de cabeçote e de coletores. daí deve ficar uns 250,00 pila então acho que não vale a pena, pelo menos em questão de economia de combustível.
    lucas1989
    lucas1989
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 11
    Localização : Recife-PE
    Data de inscrição : 09/02/2009

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por lucas1989 Qua 11 Fev - 14:07:08

    Bom... como a taxa original dele é de 11,6:1 e ele teve o cabeçote aplainado pq estava empenado dessa vez que foi aberto então acho que se não chegou nos 12:1 deve estar bem perto, precisando, portanto tirar pouco do cabeçote.
    A questão dos 6km/l é pq eu tinha lido em um fórum que alguém disse que aumentou a taxa no alcool e estava fazendo essa quilometragem. Eu realmente achei muito, mas como nunca se sabe o que da pra tirar do motor e ele já fazia 5km/l (não sabia que era tão dificil assim já tirar os 5km/l Very Happy )achei que fosse possível chegar aos 6.
    Realmente felipew, acho que só vale a pena se for pra aproveitar que o motor esta aberto. Se fosse para abrir só pra fazer isso não compensaria.

    Obs.: se eu não estou enganado o pistão tem a cabeça reta, mas não lembro a distância que ele tinha do topo do bloco.
    Jeferson_Heerdt
    Jeferson_Heerdt
    Piloto/Preparador
    Piloto/Preparador


    Masculino Número de Mensagens : 913
    Idade : 42
    Localização : Toledo/Cascavel - PR
    Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
    Cilindros : 250cid (original)
    Data de inscrição : 06/01/2008

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por Jeferson_Heerdt Qua 11 Fev - 19:01:13

    Então cara... se ja ta fazendo 5km/l levanta as mãos pro alto... ja ta bão demais... andei conversando com uns dono de vectra e tal... 2.0 gasolina fazendo 7km/l, no máximo 7,5.... alguns outros convertidos no álcool com chip com curva de ignição e tal, mas sem taxa adequada fazendo entre 4 e 5km/l.....

    Realmente, se o cabeçote ja tivesse fora, por algum outro motivo, compensava dar mais um passezinho... mas abrir o motor só pra isso não vale o custo...
    opalera6
    opalera6
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 727
    Idade : 35
    Localização : Curitiba/Pr
    Modelo do carro : Comodoro 90
    Cilindros : 6 Cil. Injetado Aspiradinho =)
    Data de inscrição : 09/01/2008

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por opalera6 Qua 25 Fev - 2:58:43

    minha duvida é, como mede a taxa ? nao é aquele aparelho que coloca no lugar da vela e da uma batidas no arranque certo ?
    e para aumentar a taxa é so rebaixar o cabeçote ou algo mais ?

    Abraço
    lucas1989
    lucas1989
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 11
    Localização : Recife-PE
    Data de inscrição : 09/02/2009

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por lucas1989 Sáb 7 Mar - 12:26:25

    Aquele aparelho que coloca no lugar da vela é pra medir a compressão do motor. Pra saber se ele não está vazando pelos aneis, válvulas ou junta.

    Para medir a taxa de compressão é um pouco mais complicado e tem que estar com o motor aberto.
    Essa página explica bem direitinho como fazer para medir.
    http://www.envenenado.com.br/preparacao/compressao/compressao.html
    avatar
    100
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 7771
    Data de inscrição : 21/01/2008

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por 100 Dom 8 Mar - 21:01:38

    opalera6 escreveu:minha duvida é, como mede a taxa ? nao é aquele aparelho que coloca no lugar da vela e da uma batidas no arranque certo ?
    e para aumentar a taxa é so rebaixar o cabeçote ou algo mais ?

    Abraço

    Opalera,

    Dá uma olhada neste tópico:

    http://www.opaleirosdoparana.com/preparacao-f30/como-calcular-a-taxa-de-compressao-t3356.htm

    discutimos um pouco sobre o que quer saber...

    E sobre aquele manômetro que coloca na vela,nosso colega Lucas1989 está coreto...só acrescentando que na verdade,nós damos o nome incorreto,pois,o correto,seria relação de compressão Wink

    Até mais

    100
    Eder Harisson
    Eder Harisson
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 216
    Idade : 29
    Localização : Patos de Minas
    Modelo do carro : DeLuxo 72 coupe
    Comodoro 79 coupe
    Comodoro 88 coupe
    Comodoro 88 coupe
    Cilindros : 4/6/4/4
    Data de inscrição : 06/09/2008

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty 6cil alcool pra rodar na gasolina

    Mensagem por Eder Harisson Seg 8 maio - 11:51:29

    Pessoal aproveitando o tópico eu vou montar um 6cil que é alcool, tem pistão com domes. Supondo que vou montar com um cabeçote de medida boa ainda, posso rodar na gasolina ou vai ficar muito taxado? Já li aqui no forum que daria uns 9,5 de taxa, mas neste tópico disseram o alcool original ter 11,6. Vou andar com comando original, 6x2 e weber 40.
    Eder Harisson
    Eder Harisson
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 216
    Idade : 29
    Localização : Patos de Minas
    Modelo do carro : DeLuxo 72 coupe
    Comodoro 79 coupe
    Comodoro 88 coupe
    Comodoro 88 coupe
    Cilindros : 4/6/4/4
    Data de inscrição : 06/09/2008

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por Eder Harisson Seg 8 maio - 21:32:31

    up
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por adpachec Seg 8 maio - 21:57:38

    Não importa qual carburador ou escape vai usar, mas qual grau de avanço e riqueza de combustível vai usar.
    Gasolina está no limite, pode bater pino se não enriquecer a mistura ou atrasar o ponto.
    Meça com certeza o quanto vai ficar com taça, os comentários do fórum são estimativas.
    Para álcool o menor valor é 10,5 na tabela de motores Opala.
    Eder Harisson
    Eder Harisson
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 216
    Idade : 29
    Localização : Patos de Minas
    Modelo do carro : DeLuxo 72 coupe
    Comodoro 79 coupe
    Comodoro 88 coupe
    Comodoro 88 coupe
    Cilindros : 4/6/4/4
    Data de inscrição : 06/09/2008

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por Eder Harisson Ter 9 maio - 18:46:54

    Obrigado pela resposta. Vou ter que medir mesmo o cabeçote que vou usar. Em último caso eu usino o pistão tirando o dome, mas não quero fazer isso. Tenho recurso de usar uma junta especial mais alta. Não queria andar com mais de 10:1. Isso sem avanço a vácuo e com vela 6 ou 7
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por adpachec Ter 9 maio - 19:15:49

    Use o avanço a vácuo, o avanço que escrevi é o distribuidor, não poderá adiantar o ponto.
    Eder Harisson
    Eder Harisson
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 216
    Idade : 29
    Localização : Patos de Minas
    Modelo do carro : DeLuxo 72 coupe
    Comodoro 79 coupe
    Comodoro 88 coupe
    Comodoro 88 coupe
    Cilindros : 4/6/4/4
    Data de inscrição : 06/09/2008

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por Eder Harisson Ter 9 maio - 20:02:35

    o meu raciocínio de não usar avanço a vácuo é pq assim eu poderia usar um ponto inicial relativamente bom sem adiantar muito em alta, por causa da taxa. No fim das contas estaria diminuindo a curva de avanço. Qual a vantagem nesse caso de eu manter o avanço a vácuo?

    obs.: nem comprei as peças ainda, tenho o motor do lado do carro esperando transplante e estou lendo bastante o forum pois precisarei de muitas dicas mesmo, irei comprar radiador, coletor de escape, carburação, distribuidor....etc etc etc
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por adpachec Ter 9 maio - 20:23:02

    O avanço adianta o ponto no momento de aceleração ou carga, para adiantar o distribuidor para compensar a falta de avanço o arranque poderia ficar muito pesado.
    Obrigando a subir o giro até entrar em ação o avanço centrífugo.
    E aumentando a temperatura do motor.
    Eder Harisson
    Eder Harisson
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 216
    Idade : 29
    Localização : Patos de Minas
    Modelo do carro : DeLuxo 72 coupe
    Comodoro 79 coupe
    Comodoro 88 coupe
    Comodoro 88 coupe
    Cilindros : 4/6/4/4
    Data de inscrição : 06/09/2008

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por Eder Harisson Ter 9 maio - 20:28:05

    Entendi, então com o avanço a vácuo eu deixaria o avanço inicial do distribuidor bem mais conservador, e o vácuo me daria o avanço necessário nas situações de carga e aceleração
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por adpachec Ter 9 maio - 20:34:09

    Uma vez montado e determinada a taxa aí se acerta o ponto e o avanço, atrasado, certo ou adiantado.
    Alguns turbos travam o avanço mas o giro sempre sobe rápido e o turbo garante um cilindro cheio.
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por bruno silverstar83 Ter 9 maio - 20:41:44

    Tem que ver primeiramente o cabeçote,os 831 tem diferença do tamanho da câmara de combustão,o alcool tem 65cc e o gasolina em torno de 72cc. Isso se mede cubicando as câmaras

    Se você montar os pistões do alcool com o cabeçote do alcool sem rebaixar(altura perto da original,a plaina come pouca coisa) vai ter em torno de 10:1 de taxa,da pra rodar na gasolina só precisa colocar velas mais frias(grau 7 ou Cool e um pequeno trabalho no distribuidor porque com essa taxa o motor não pode ter muito avanço final,ai tem que "encurtar" o espaço de avanço do distribuidor,mas se conseguir um distribuidor do alcool não precisa mexer nisso.

    Agora se montar os pistões do alcool com o cabeçote do gasolina sem rebaixar vai chegar a uns 9,2:1 ,mesmo rebaixando ele não chega a 10:1.Desse jeito é bom tambem

    Os pistões que dei de exemplo são os pistões do alcool pra bielas de 5.7,que tem um pequeno dome na cabeça.


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool 14tyfko
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por bruno silverstar83 Ter 9 maio - 20:43:47

    Meu motor segundo os cálculos deu 10,08:1 ,rodo na gasolina weber 40 e 6x2 dimensionado,com avanço a vácuo desligado,não tive bons resultados com ele ligado


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool 14tyfko
    Eder Harisson
    Eder Harisson
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 216
    Idade : 29
    Localização : Patos de Minas
    Modelo do carro : DeLuxo 72 coupe
    Comodoro 79 coupe
    Comodoro 88 coupe
    Comodoro 88 coupe
    Cilindros : 4/6/4/4
    Data de inscrição : 06/09/2008

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por Eder Harisson Ter 9 maio - 20:51:50

    o meu é com domes, tenho o cabeçote original que o cara q me vendeu disse q está trincado, visualmente nao achei nada mas ainda nao levei pra testar. Mas arranjei uns cabeçotes pra vender, vou medi-los e negociar
    christian
    christian
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 218
    Idade : 36
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 14/01/2010

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por christian Qui 8 Jun - 23:23:49

    Meu opala faz 3km/l e já acho muito bom,porque o CrossFox da minha esposa que é 1.6 faz 5km/l.
    LucasGomes1995
    LucasGomes1995
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3
    Localização : Aguaí
    Data de inscrição : 16/07/2018

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por LucasGomes1995 Seg 16 Jul - 9:34:34

    Galera,só desenterrando o tópico Very Happy
    to com um opalão 4cc 1980,to pensando em comprar um 6cc a gasolina que um cara tem aqui pra vender,mas hoje em dia a gasolina nao ta mais viavel,quero andar no alcool,mas quero utilizar a taxa de compressão do 92 , 11,6:1 ou 12 mesmo,e vou andar com uma 3E niquelada
    O que eu teria que modificar nesse motor para chegar nesse resultado?
    Pistoes? cabeçote? tenho que trocar o meu cabeçote ou da para rebaixar ele até chegar no volume da camara dos 92?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por adpachec Seg 16 Jul - 12:43:57

    LucasGomes1995 escreveu:Galera,só desenterrando o tópico Very Happy
    to com um opalão 4cc 1980,to pensando em comprar um 6cc a gasolina que um cara tem aqui pra vender,mas hoje em dia a gasolina nao ta mais viavel,quero andar no alcool,mas quero utilizar a taxa de compressão do 92 , 11,6:1 ou 12 mesmo,e vou andar com uma 3E niquelada
    O que eu teria que modificar nesse motor para chegar nesse resultado?
    Pistoes? cabeçote? tenho que trocar o meu cabeçote ou da para rebaixar ele até chegar no volume da camara dos 92?


    O vício da pessoa já ir chegando sem se apresentar...
    Primeira coisa a fazer é abrir o motor e medir a taxa atual para depois decidir o que fazer.
    LucasGomes1995
    LucasGomes1995
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3
    Localização : Aguaí
    Data de inscrição : 16/07/2018

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por LucasGomes1995 Seg 16 Jul - 13:45:04

    adpachec escreveu:
    LucasGomes1995 escreveu:Galera,só desenterrando o tópico Very Happy
    to com um opalão 4cc 1980,to pensando em comprar um 6cc a gasolina que um cara tem aqui pra vender,mas hoje em dia a gasolina nao ta mais viavel,quero andar no alcool,mas quero utilizar a taxa de compressão do 92 , 11,6:1 ou 12 mesmo,e vou andar com uma 3E niquelada
    O que eu teria que modificar nesse motor para chegar nesse resultado?
    Pistoes? cabeçote? tenho que trocar o meu cabeçote ou da para rebaixar ele até chegar no volume da camara dos 92?


    O vício da pessoa já ir chegando sem se apresentar...
    Primeira coisa a fazer é abrir o motor e medir a taxa atual para depois decidir o que fazer.

    Sim,mas supondo que seja um motor 6cc gasolina original da decada de 80,estou pesquisando o difere mecanicamente esses motores,ja ouvi dizer que os motores do 92 tem bielas mais longas,isso influenciaria diretamente no formato da cabeça do pistao para se obter determinada taxa de compressão
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por adpachec Seg 16 Jul - 14:38:36

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/f2-apresente-se-opaleiro

    Possivelmente:

    Trocar o cabeçote por um a álcool e pistões com dome.
    christian
    christian
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 218
    Idade : 36
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 14/01/2010

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por christian Seg 16 Jul - 20:44:09

    LucasGomes1995 escreveu:
    adpachec escreveu:


    O vício da pessoa já ir chegando sem se apresentar...
    Primeira coisa a fazer é abrir o motor e medir a taxa atual para depois decidir o que fazer.

    Sim,mas supondo que seja um motor 6cc gasolina original da decada de 80,estou pesquisando o difere mecanicamente esses motores,ja ouvi dizer que os motores do 92 tem bielas mais longas,isso influenciaria diretamente no formato da cabeça do pistao para se obter determinada taxa de compressão

    Boa noite
    Sim as bielas são mais longas mas os pistões mais curtos pra compensar,não é tão simples botar uma biela mais longa e jogar o pistão pra cima,como o amigo disse tu nunca vai saber a taxa sem abrir o motor e medir,a não ser que teu motor seja original nunca mexido e tu saiba quanto vinha de taxa no ano de fabricação.pra chegar a 12 de taxa tem que usar pistão com dome ou rebaixar bloco e cabeçote.
    Puma 4.1 costa
    Puma 4.1 costa
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 73
    Idade : 40
    Localização : EUA e Natal RN Brasil
    Modelo do carro : GTB S/2 daytona
    Cilindros : 6 canecos gasolina!
    Data de inscrição : 12/03/2010

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por Puma 4.1 costa Ter 30 Mar - 19:59:08

    Meu motor abri a pouco e um gasolina 78 mm de altura o cabeçote ,dentro da câmara de combustão deu 74 cc e o pistão e côncavo, caso eu colocar o pistão a álcool com dome puro e simples será que terei ao menos 9 de taxa ?
    christian
    christian
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 218
    Idade : 36
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 14/01/2010

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por christian Seg 5 Abr - 1:36:47

    Puma 4.1 costa escreveu:Meu motor abri a pouco e um gasolina 78 mm de altura o cabeçote ,dentro da câmara de combustão deu 74 cc  e o pistão e côncavo, caso eu colocar o pistão a álcool com dome puro e simples será que terei ao menos 9 de taxa ?

    Cara,precisaria de mais dados pra ter um valor mais próximo do exato,precisaria saber o tamanho do pistão do teu motor,precisa saber que junta tu vai usar,velas,altura de compressão dos pistões(mas vou considerar a altura dos pistões originais que a gente chama de bolachinha).Considerando que teu motor é pistão standard,que tu vai usar uma junta não muito grossa tipo a sabó,e os dados que tu passou,fazendo um cálculo com pistão RETO,teu motor tem aproximadamente 9 de taxa,porque não sei quantas cc ganha no côncavo,então fazendo o cálculo com pistão reto teu motor teria 9,1:1 de taxa,se colocar o pistão do alcool(bolachinha ) já vai pra 9,4 de taxa.Acredito de a cavidade do pistão côncavo tenha perto de 15cc,mas não sei porque nunca usei,ou seja,com o pistão côncavo teu motor tem algo em torno de 8 de taxa.Na verdade o maior ganho não é o pistão bolachinha,e sim por não ser côncavo,só nisso tu aumenta em pelo menos 1:1 de taxa.Abraço
    Puma 4.1 costa
    Puma 4.1 costa
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 73
    Idade : 40
    Localização : EUA e Natal RN Brasil
    Modelo do carro : GTB S/2 daytona
    Cilindros : 6 canecos gasolina!
    Data de inscrição : 12/03/2010

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por Puma 4.1 costa Qui 8 Abr - 20:06:52

    Aferi os dados ,meu pistão e um côncavo 98,91 + 0,05,altura do bloco para o pistão e de 0,5 milímetros, a junta tem 2 mm 1/2, como disse anteriormente minha câmara tem 74 cc , no pistão cabe 20 ml de líquido eu fiz um cálculo mas... Não sei se estou certo ,tenho 7,5 de taxa ,estou certo ? Meu cabeçote tem altura de 78 mm ,se eu tirar mais 2 mm vai ficar na altura do cabeçote a álcool em sua última plaina ,isto será seguro ? Com menos 2 mm será que tenho ao menos 9 de taxa ?
    christian
    christian
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 218
    Idade : 36
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 14/01/2010

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por christian Seg 19 Abr - 3:06:03

    Puma 4.1 costa escreveu:Aferi os dados ,meu pistão e um côncavo 98,91 + 0,05,altura do bloco para o pistão e de 0,5 milímetros, a junta tem 2 mm 1/2, como disse anteriormente minha câmara tem 74 cc , no pistão cabe 20 ml de líquido eu fiz um cálculo mas... Não sei se estou certo ,tenho 7,5 de taxa ,estou certo ? Meu cabeçote tem altura de 78 mm ,se eu tirar mais 2 mm vai ficar na altura do cabeçote a álcool em sua última plaina ,isto será seguro ? Com menos 2 mm será que tenho ao menos 9 de taxa ?

    Cara dá uma conferida nesses dados,pelo que tu passou de dados teu motor vai dar 6,9 de taxa,eu acho que não saiu nenhum opala com tão pouca taxa.medida do pistão ta OK,teu pistão é 0,020 né?o Deck do bloco 0,5mm OK também,a junta pelo que entendi tem 2,5 mm é isso?Se for já pensa numa mais fina porque essa é muito grossa.A cãmara 74cc ta OK também pra um cabeçote original,e tu pode sim rebaixar ele 2mm,mas se for um cabeçote 831 faz em ângulo que consegue perder mais cc e não fragiliza tanto,mas já fica ciente que teu cabeçote vai ficar no limite,não vai aceitar muita plaina se um dia precisar.O que acho que não deve estar certo é a medida de cc da concavidade do pistão,tem que buretar pra saber,calcular não adianta.Baixando 2mm do cabeçote não vai conseguir tanta taxa assim,acredito que baixando 1,5mm que é bem seguro tu consiga aumentar algo em torno de 0,3 de taxa,tudo isso são suposições,tu só vai saber ao certo rebaixando o cabeçote e medindo de novo com bureta.

    Puma 4.1 costa gosta desta mensagem

    christian
    christian
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 218
    Idade : 36
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 14/01/2010

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por christian Seg 19 Abr - 3:07:14

    Esqueci de falar,o grande ''problema'' do teu motor é o pistão concavo,ele que tira muita taxa,a troca do pistão dá muito mais resultado que mexer no cabeçote.

    Puma 4.1 costa gosta desta mensagem

    Puma 4.1 costa
    Puma 4.1 costa
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 73
    Idade : 40
    Localização : EUA e Natal RN Brasil
    Modelo do carro : GTB S/2 daytona
    Cilindros : 6 canecos gasolina!
    Data de inscrição : 12/03/2010

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por Puma 4.1 costa Seg 19 Abr - 22:18:44

    Vou tentar encontrar os pistões acho que será menos complicado agora encontrar sob medida e que Será complicado geralmente e bem salgado o valor, valeu pelas informações
    GustavoZorzi
    GustavoZorzi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 467
    Idade : 26
    Localização : Santa Isabel do Ivaí
    Modelo do carro : Comodoro 1986 2p
    Cilindros : Quatro
    Data de inscrição : 09/06/2014

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por GustavoZorzi Seg 19 Abr - 22:53:56

    As juntas da FELPRO são de extrema qualidade e bem finas, cerca de 0,9 a 1mm de espessura

    Qual a numeração do teu cabeçote?
    O final 831 aguenta até no máximo do máximo do máximo, 2,7mm de rebaixo e o 586 6mm de rebaixo, tanto que do 586 existe até o rebaixo em ângulo do cabeçote dependendo da preparação.

    Claro que vc n vai utilizar isso como regra e ainda é um limite que utiliza preparação de arranca como fator e tem várias considerações para poder utilizar esses limites como:
    Estado geral do cabeçote
    Ponto e Curva de avanço
    Taxa Final
    Tipo de Combustível e Qualidade do mesmo
    Comando
    Alimentação

    Por segurança eu faria ai entre 1,5 ~ 2,mm

    Mas como nosso amigo Christian é bem melhor você ir nos pistões, qualquer coisa você termina de resolver a questão da taxa no rebaixo
    christian
    christian
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 218
    Idade : 36
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 92
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 14/01/2010

    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por christian Qui 22 Abr - 4:26:17

    O que o Gustavo disse é verdade,as juntas felpro são ótimas,e são finas,a 8006PT tem 0,8 mm e a 1025 que é pra turbo tem 1,2mm.A8006PT pro teu uso vai ficar muito bom,eu uso felpro 1025 inclusive, com 9,5 de taxa e 1kg de turbo.Mas se tu não quiser gastar muito pode usar uma sabó que também é boa e não é muito grossa,pra aplicação original e preparada leve aguenta tranquilo.Tu tem outras opções além de rebaixar o cabeçote,como rebaixar o bloco e fazer oring em vez de junta,mas eu acho que a melhor é trocar os pistões mesmo,e dependendo do valor coloca forjado,quando fiz meu motor coloquei forjado porque a diferença era de 500 reais pro original,não sei como tá os valores hoje.

    Conteúdo patrocinado


    Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty Re: Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 7:50:11