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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar 2017 - 9:19 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool

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Mensagem por lucas1989 em Seg 9 Fev 2009 - 21:02

Bom pessoal, o motor do opalão ta na oficina pq tinha dado uns problemas e foi desmontado completo e aplainado o cabeçote pois o mesmo estava empenado (entre outros serviços).
Durante esse tempo que ele está lá eu comecei a entrar nos fórums de opala e vi em alguns a questão de "tirar um pedaço" do cabeçote para aumentar a taxa de compressão e consequentemente aumentar a economia dele.

Gostaria de confirmar com os amigos do fórum se eu realmente terei uma economia e se ela é considerável.
Queria saber também se há alguém que seja contra o rebaixamento do cabeçote e porque?

Caso eu vá rebaixar, sei que tenho que medir o volume do cilindo, da junta (no caso o espaço gerado por ela) e o volume do cabeçote. Sei que o motor tem uma taxa de compressão original de 11,6. Qual a taxa ideal (ou mais economica) para usar o álcool? 12, 13, 14?

O motor é um 4.1 a álcool de um comodoro 1992.
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Mensagem por Jeferson_Heerdt em Ter 10 Fev 2009 - 8:24

Pra ficar legal no álcool pelo menos 12:1 (considerando o restante do motor original, carburação dupla....)
Pra ficar esperto com um comando pouco maior que o original, qualquer coisa acima de 12,5:1 ja é bom
Comandos mais altos, quase de pista, multiplos carburadores ja pedem mais de 13,5:1
Motores de pista, comandos agressivos ao extremo dae só fica bom com 14,5:1 pra cima....

Mas cada um tem uma receita, só não é bom colocar taxa alta demais com comando original por exemplo, pq carrega demais o cilindro (PMEP)...
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Mensagem por lucas1989 em Ter 10 Fev 2009 - 12:48

Então para que o motor original fique melhor o ideal é a taxa de 12:1? Essa taxa (que é pouco maior que a original) geraria alguma economia? e a potência aumentaria mais ou menos quanto?
O que é PMEP?

Achei que desse para aumentar mais a taxa só pelo carro ser a alcool, pois vi carros como unos com taxa de 12,5:1 e gols com taxa de 14,1:1 mas agora entendi que depende também do comando.
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Mensagem por Jeferson_Heerdt em Ter 10 Fev 2009 - 16:15

Pode ir até além de 12:1, por exemplo, se vc anda com comando original '4100' + DFV + escape dimensionado pode ir até 13:1 sem problemas, porém, prescisará reacertar a carburação e curva de ignição, para aproveitar melhor, assim conseguirá ganhar alguns cavalos a mais e nem por isso gastará mais combustível que o original. Vou citar um exemplo, motor original 4100 + DFV + escape dimensionado, original tinha cerca de 120cv reais, dae com um bom dimensionado vamos supor que ganha-se 10cv, ja terá 130cv, com o aumento da taxa e recalibração do carburador e ignição num preparador dos bons consegue extrair aproximadamente 160cv e manter o consumo em níveis aceitáveis....
O Evandro Lima numa de suas reportagens comentou sobre isso... motor original tinha 120cv (aferidos em dinamometro), dae colocaram pistões 4'', taxa de 12:1 + escape dimensionado, chegaram a 153cv@4000rpm (também aferidos em dinamometro)... dae colocaram + comando 250S e atingiram 173cv@4600rpm se não me engano (também aferidos em dinamometro)...

PMEP - Pressão média efetiva sobre o pistão

Não dá pra comparar nossos motores com os atuais, que possuem além de gerenciamento total eletrônico, cabeçote de alumínio, sensor de detonação, desenho de dutos e camaras mais elaborados, materiais mais nobres, comandos muito bem estudados e mais um monte de coisa que permitem usar taxas altas e extrair potência grande de motores pequenos.. afinal hoje em dia é fácil vermos qualquer 1.nada ter 70cv ou mais naturalmente aspirado
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Mensagem por felipew em Ter 10 Fev 2009 - 21:36

OKK muito interessantes as explicações, parabéns
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Mensagem por lucas1989 em Ter 10 Fev 2009 - 23:31

Bom Jeferson_Heerdt no caso a minha prioridade não seria a potência (mas claro que ela é bem-vinda) e sim a economia.
O carburador desse opala é um 3E e eu não estou com tempo ($) para fazer muitas preparações como o escape e uma alteração na curva de ignição.
A minha idéia (não sei se é possível) era somente aumentar a taxa até um ponto que não reduzisse a vida útil do motor e me desse uma economia. Será que com a taxa de 12 eu consigo alguma economia? Tipo 6 km/l na cidade?
Só pra explicar melhor: até que taxa eu consigo sem mexer em nada além de rebaixar um pouco o cabeçote? Qual a economia que eu teria (para ver se compensa)? A mistura e marcha lenta no carburador vão continuar as mesmas ou eu vou ter que mudar alguma coisa do que ele é originalmente (por falar nisso, alguém teria uma tabela de calibração, desmontagem e limpeza desse carburador 3E?)

Obrigado.
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Mensagem por Xann em Qua 11 Fev 2009 - 0:04

Na verdade não seria uma economia, seria um melhor aproveitamento da força ou potencia sem gastar mais combustível com isso. A diferença é muito pouco brother, se vc vai rebaixar só por esse motivo melhor deixar. OKK


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Mensagem por lucas1989 em Qua 11 Fev 2009 - 1:06

É... vou ver quanto ainda daria pra tirar nesse cabeçote (ainda estou sem saber a taxa boa pra o álcool nesse motor sem ter que alterar comando e ignição) e ver quanto a retífica cobraria. Já que o cabeçote está fora do carro talvez seja interessante aproveitar a oportunidade.
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Mensagem por Samuel Renner em Qua 11 Fev 2009 - 7:22

lucas1989 escreveu:É... vou ver quanto ainda daria pra tirar nesse cabeçote (ainda estou sem saber a taxa boa pra o álcool nesse motor sem ter que alterar comando e ignição) e ver quanto a retífica cobraria. Já que o cabeçote está fora do carro talvez seja interessante aproveitar a oportunidade.

Acho que você deve aproveitar a oportunidade e deixar ele com a taxa ideal para rodar alcool com motor original, ou seja, 12:1.
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Mensagem por Jeferson_Heerdt em Qua 11 Fev 2009 - 10:55

Acho que vc querer fazer 6km/l com um 6cilindros muita coisa.... arrisco dizer que no máximo, mas no máximo do máximo mesmo uns 5 ja tão de ótimo tamanho, analisa o tamanha do motor, são 4,1litros... qualquer 2,0litros de hoje que seja flex ja esbarra nos 6 e qualquer coisa...
Meu Corsa GSI que converti pra álcool apenas com bicos 30% maiores, tem injeção sequencial, controle de ponto individual, uma porrada de coisa que da mais aproveitamento de potência e consumo e no álcool puro faz 6,5km/l na cidade..... e é 1.6 16v.... como não tem jeito de mexer no ponto dele passei a usar 10% de gasolina misturada no álcool e o consumo passou p/ 7,8km/l na cidade, lembrando que a taxa original desse motorzinho é 10,5:1....

Pra chegar nos 12:1 de taxa no motor do Opala 6cil, vc prescisa deixar a borda dos pistões alinhados com o topo do bloco, praticamente 0 a 0, usar pistões com aquelas bolhinhas (domezinhos originais) e um cabeçote baixado pelo menos 2mm (se for gasolina, se for original álcool dae presciso calcular certinho... mas vem bem mais taxa...). Mas, se for pistão cavado (aqueles com uma piscina no meio), e ainda tiverem bem p/ baixo do topo do bloco.... esquece.. não chega nunca em 12:1....
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Mensagem por felipew em Qua 11 Fev 2009 - 12:30

mas mesmo assim, se o cabeçote já está fora por outro motivo e o custo a mais será apenas o de baixar o cabeçote então acho que vale a pena, pois deve ser em torno de uns R$100,00 só para plainar o cabeçote.
Já para quem está com o motor funcionando em ordem , o custo será a mão de obra e mais as juntas , de cabeçote e de coletores. daí deve ficar uns 250,00 pila então acho que não vale a pena, pelo menos em questão de economia de combustível.
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Mensagem por lucas1989 em Qua 11 Fev 2009 - 16:07

Bom... como a taxa original dele é de 11,6:1 e ele teve o cabeçote aplainado pq estava empenado dessa vez que foi aberto então acho que se não chegou nos 12:1 deve estar bem perto, precisando, portanto tirar pouco do cabeçote.
A questão dos 6km/l é pq eu tinha lido em um fórum que alguém disse que aumentou a taxa no alcool e estava fazendo essa quilometragem. Eu realmente achei muito, mas como nunca se sabe o que da pra tirar do motor e ele já fazia 5km/l (não sabia que era tão dificil assim já tirar os 5km/l Very Happy )achei que fosse possível chegar aos 6.
Realmente felipew, acho que só vale a pena se for pra aproveitar que o motor esta aberto. Se fosse para abrir só pra fazer isso não compensaria.

Obs.: se eu não estou enganado o pistão tem a cabeça reta, mas não lembro a distância que ele tinha do topo do bloco.
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Mensagem por Jeferson_Heerdt em Qua 11 Fev 2009 - 21:01

Então cara... se ja ta fazendo 5km/l levanta as mãos pro alto... ja ta bão demais... andei conversando com uns dono de vectra e tal... 2.0 gasolina fazendo 7km/l, no máximo 7,5.... alguns outros convertidos no álcool com chip com curva de ignição e tal, mas sem taxa adequada fazendo entre 4 e 5km/l.....

Realmente, se o cabeçote ja tivesse fora, por algum outro motivo, compensava dar mais um passezinho... mas abrir o motor só pra isso não vale o custo...
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Mensagem por opalera6 em Qua 25 Fev 2009 - 4:58

minha duvida é, como mede a taxa ? nao é aquele aparelho que coloca no lugar da vela e da uma batidas no arranque certo ?
e para aumentar a taxa é so rebaixar o cabeçote ou algo mais ?

Abraço
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Mensagem por lucas1989 em Sab 7 Mar 2009 - 14:26

Aquele aparelho que coloca no lugar da vela é pra medir a compressão do motor. Pra saber se ele não está vazando pelos aneis, válvulas ou junta.

Para medir a taxa de compressão é um pouco mais complicado e tem que estar com o motor aberto.
Essa página explica bem direitinho como fazer para medir.
http://www.envenenado.com.br/preparacao/compressao/compressao.html
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Mensagem por 100 em Dom 8 Mar 2009 - 22:01

opalera6 escreveu:minha duvida é, como mede a taxa ? nao é aquele aparelho que coloca no lugar da vela e da uma batidas no arranque certo ?
e para aumentar a taxa é so rebaixar o cabeçote ou algo mais ?

Abraço

Opalera,

Dá uma olhada neste tópico:

http://www.opaleirosdoparana.com/preparacao-f30/como-calcular-a-taxa-de-compressao-t3356.htm

discutimos um pouco sobre o que quer saber...

E sobre aquele manômetro que coloca na vela,nosso colega Lucas1989 está coreto...só acrescentando que na verdade,nós damos o nome incorreto,pois,o correto,seria relação de compressão Wink

Até mais

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Taxa de compressão ideal para Motor 6 Cilindros Álcool Empty 6cil alcool pra rodar na gasolina

Mensagem por Eder Harisson em Seg 8 Maio 2017 - 12:51

Pessoal aproveitando o tópico eu vou montar um 6cil que é alcool, tem pistão com domes. Supondo que vou montar com um cabeçote de medida boa ainda, posso rodar na gasolina ou vai ficar muito taxado? Já li aqui no forum que daria uns 9,5 de taxa, mas neste tópico disseram o alcool original ter 11,6. Vou andar com comando original, 6x2 e weber 40.
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Mensagem por Eder Harisson em Seg 8 Maio 2017 - 22:32

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Mensagem por adpachec em Seg 8 Maio 2017 - 22:57

Não importa qual carburador ou escape vai usar, mas qual grau de avanço e riqueza de combustível vai usar.
Gasolina está no limite, pode bater pino se não enriquecer a mistura ou atrasar o ponto.
Meça com certeza o quanto vai ficar com taça, os comentários do fórum são estimativas.
Para álcool o menor valor é 10,5 na tabela de motores Opala.
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Mensagem por Eder Harisson em Ter 9 Maio 2017 - 19:46

Obrigado pela resposta. Vou ter que medir mesmo o cabeçote que vou usar. Em último caso eu usino o pistão tirando o dome, mas não quero fazer isso. Tenho recurso de usar uma junta especial mais alta. Não queria andar com mais de 10:1. Isso sem avanço a vácuo e com vela 6 ou 7
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Mensagem por adpachec em Ter 9 Maio 2017 - 20:15

Use o avanço a vácuo, o avanço que escrevi é o distribuidor, não poderá adiantar o ponto.
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Mensagem por Eder Harisson em Ter 9 Maio 2017 - 21:02

o meu raciocínio de não usar avanço a vácuo é pq assim eu poderia usar um ponto inicial relativamente bom sem adiantar muito em alta, por causa da taxa. No fim das contas estaria diminuindo a curva de avanço. Qual a vantagem nesse caso de eu manter o avanço a vácuo?

obs.: nem comprei as peças ainda, tenho o motor do lado do carro esperando transplante e estou lendo bastante o forum pois precisarei de muitas dicas mesmo, irei comprar radiador, coletor de escape, carburação, distribuidor....etc etc etc
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Mensagem por adpachec em Ter 9 Maio 2017 - 21:23

O avanço adianta o ponto no momento de aceleração ou carga, para adiantar o distribuidor para compensar a falta de avanço o arranque poderia ficar muito pesado.
Obrigando a subir o giro até entrar em ação o avanço centrífugo.
E aumentando a temperatura do motor.
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Mensagem por Eder Harisson em Ter 9 Maio 2017 - 21:28

Entendi, então com o avanço a vácuo eu deixaria o avanço inicial do distribuidor bem mais conservador, e o vácuo me daria o avanço necessário nas situações de carga e aceleração
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Mensagem por adpachec em Ter 9 Maio 2017 - 21:34

Uma vez montado e determinada a taxa aí se acerta o ponto e o avanço, atrasado, certo ou adiantado.
Alguns turbos travam o avanço mas o giro sempre sobe rápido e o turbo garante um cilindro cheio.
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Mensagem por bruno silverstar83 em Ter 9 Maio 2017 - 21:41

Tem que ver primeiramente o cabeçote,os 831 tem diferença do tamanho da câmara de combustão,o alcool tem 65cc e o gasolina em torno de 72cc. Isso se mede cubicando as câmaras

Se você montar os pistões do alcool com o cabeçote do alcool sem rebaixar(altura perto da original,a plaina come pouca coisa) vai ter em torno de 10:1 de taxa,da pra rodar na gasolina só precisa colocar velas mais frias(grau 7 ou Cool e um pequeno trabalho no distribuidor porque com essa taxa o motor não pode ter muito avanço final,ai tem que "encurtar" o espaço de avanço do distribuidor,mas se conseguir um distribuidor do alcool não precisa mexer nisso.

Agora se montar os pistões do alcool com o cabeçote do gasolina sem rebaixar vai chegar a uns 9,2:1 ,mesmo rebaixando ele não chega a 10:1.Desse jeito é bom tambem

Os pistões que dei de exemplo são os pistões do alcool pra bielas de 5.7,que tem um pequeno dome na cabeça.


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Mensagem por bruno silverstar83 em Ter 9 Maio 2017 - 21:43

Meu motor segundo os cálculos deu 10,08:1 ,rodo na gasolina weber 40 e 6x2 dimensionado,com avanço a vácuo desligado,não tive bons resultados com ele ligado


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Mensagem por Eder Harisson em Ter 9 Maio 2017 - 21:51

o meu é com domes, tenho o cabeçote original que o cara q me vendeu disse q está trincado, visualmente nao achei nada mas ainda nao levei pra testar. Mas arranjei uns cabeçotes pra vender, vou medi-los e negociar
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Mensagem por christian em Sex 9 Jun 2017 - 0:23

Meu opala faz 3km/l e já acho muito bom,porque o CrossFox da minha esposa que é 1.6 faz 5km/l.
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Mensagem por LucasGomes1995 em Seg 16 Jul 2018 - 10:34

Galera,só desenterrando o tópico Very Happy
to com um opalão 4cc 1980,to pensando em comprar um 6cc a gasolina que um cara tem aqui pra vender,mas hoje em dia a gasolina nao ta mais viavel,quero andar no alcool,mas quero utilizar a taxa de compressão do 92 , 11,6:1 ou 12 mesmo,e vou andar com uma 3E niquelada
O que eu teria que modificar nesse motor para chegar nesse resultado?
Pistoes? cabeçote? tenho que trocar o meu cabeçote ou da para rebaixar ele até chegar no volume da camara dos 92?
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Mensagem por adpachec em Seg 16 Jul 2018 - 13:43

LucasGomes1995 escreveu:Galera,só desenterrando o tópico Very Happy
to com um opalão 4cc 1980,to pensando em comprar um 6cc a gasolina que um cara tem aqui pra vender,mas hoje em dia a gasolina nao ta mais viavel,quero andar no alcool,mas quero utilizar a taxa de compressão do 92 , 11,6:1 ou 12 mesmo,e vou andar com uma 3E niquelada
O que eu teria que modificar nesse motor para chegar nesse resultado?
Pistoes? cabeçote? tenho que trocar o meu cabeçote ou da para rebaixar ele até chegar no volume da camara dos 92?


O vício da pessoa já ir chegando sem se apresentar...
Primeira coisa a fazer é abrir o motor e medir a taxa atual para depois decidir o que fazer.
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Mensagem por LucasGomes1995 em Seg 16 Jul 2018 - 14:45

adpachec escreveu:
LucasGomes1995 escreveu:Galera,só desenterrando o tópico Very Happy
to com um opalão 4cc 1980,to pensando em comprar um 6cc a gasolina que um cara tem aqui pra vender,mas hoje em dia a gasolina nao ta mais viavel,quero andar no alcool,mas quero utilizar a taxa de compressão do 92 , 11,6:1 ou 12 mesmo,e vou andar com uma 3E niquelada
O que eu teria que modificar nesse motor para chegar nesse resultado?
Pistoes? cabeçote? tenho que trocar o meu cabeçote ou da para rebaixar ele até chegar no volume da camara dos 92?


O vício da pessoa já ir chegando sem se apresentar...
Primeira coisa a fazer é abrir o motor e medir a taxa atual para depois decidir o que fazer.

Sim,mas supondo que seja um motor 6cc gasolina original da decada de 80,estou pesquisando o difere mecanicamente esses motores,ja ouvi dizer que os motores do 92 tem bielas mais longas,isso influenciaria diretamente no formato da cabeça do pistao para se obter determinada taxa de compressão
adpachec
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Mensagem por adpachec em Seg 16 Jul 2018 - 15:38

https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/f2-apresente-se-opaleiro

Possivelmente:

Trocar o cabeçote por um a álcool e pistões com dome.
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Mensagem por christian em Seg 16 Jul 2018 - 21:44

LucasGomes1995 escreveu:
adpachec escreveu:


O vício da pessoa já ir chegando sem se apresentar...
Primeira coisa a fazer é abrir o motor e medir a taxa atual para depois decidir o que fazer.

Sim,mas supondo que seja um motor 6cc gasolina original da decada de 80,estou pesquisando o difere mecanicamente esses motores,ja ouvi dizer que os motores do 92 tem bielas mais longas,isso influenciaria diretamente no formato da cabeça do pistao para se obter determinada taxa de compressão

Boa noite
Sim as bielas são mais longas mas os pistões mais curtos pra compensar,não é tão simples botar uma biela mais longa e jogar o pistão pra cima,como o amigo disse tu nunca vai saber a taxa sem abrir o motor e medir,a não ser que teu motor seja original nunca mexido e tu saiba quanto vinha de taxa no ano de fabricação.pra chegar a 12 de taxa tem que usar pistão com dome ou rebaixar bloco e cabeçote.

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