Primeiro gostaria de pedir desculpa, devido a uma série de contra-tempos eu acabei postando somente no tópico do meu carro e mesmo assim de forma bem resumida. Vamos aos fatos, finalmente consegui pintar e colocar o motor no carro, como o carro foi refazer a parte elétrica eu não consegui tirar fotos do motor dentro do cofre. Assim que o carro voltar eu tiro algumas fotos, por hora vou explicar o que eu fiz caso alguém tenha duvidas como eu tive!
Como todos sabem e podem ver nas fotos, o meu motor já era Azul. Como ele só estava sujo, a meta era lavar, lixar e pintar por cima. Antes de pintar tive problemas ao tentar descobrir o tom do Azul, se fizerem uma pesquisa nos fóruns vão entender o que eu estou falando. Praticamente ninguém pinta o motor de Azul, então comecei a procurar fotos de motores Azuis. Por fim fui a uma loja e comecei a comparar as cores com as do catálogo, no meu caso o catálogo era da Lazzuril. O nome do Azul escolhido é Azul Firenze, o código é 1062 e a Tinta é Sintética.
Para pintar eu comprei 450ml e ainda sobrou um pouco, mas como disse eu retoquei a pintura existente, caso queiram pintar o motor a partir do zero eu aconselho a comprar 900ml. A diferença de preço é mínima, paguei R$17,50 nos 450ml enquanto 900ml custa R$25,00. Para lavar e pintar o motor eu gastei dois dias, um para lavar e o outro para pintar!
Caso precisem fazer pequenos reparos a tinta em Spray é uma boa opção pela praticidade. A Colorgin tem uma linha automotiva com uma cor parecida, devido a uma pequena variação encontrada você pode optar por duas tonalidades, o Azul Colonial 78 e o Azul Caiçara 74. A diferença é bem pouca, mas a variação ocorre. o código do Azul Colonial 78 é 144 e o código do Azul Caiçara 74 é 163, custam em media R$8,00 a R$14,00.
Cor do motor...
Azul Colonial 78 da Colorgin - Código 163
Azul Caiçara 74 da Colorgin - Código 144
1º Dia – A limpeza.
O processo de limpeza é cansativo, compre um Dorflex, separe uma roupa para usar e depois jogar fora, se prepare para ficar cheirando Combustível com Solvente por uma semana e ficar com as unhas pretas! Se você não liga para nada como eu, vai se divertir limpando o motor. O serviço é tranqüilo, com um dia você termina, é super simples. Para limpar eu aconselho que desmontem as peças agregadas ao motor, fica mais fácil e você pode ir dando um trato nas peças separadamente. Caso o motor esteja muito sujo como o meu, é uma boa idéia dar uma geral com tudo no lugar, assim fica até melhor para soltar os parafusos e tirar a sujeira grossa. Na limpeza eu utilizei um Compressor de Ar, Pistola, Óleo Diesel, Soda Caustica, Desengraxante, Thinner e Gasolina. Caso você tenha aquele "lava-jato" caseiro e encontre Solupan o serviço se tornará mais fácil, mas se não tiver é só fazer como eu fiz!
1º Parte - Coloque Óleo Diesel em um pote, utilizando a Pistola ligada ao Compressor de vários jatos no motor, de preferência em cima das partes mais sujas. Em seguida pegue um Pincel e fiquei esfregando com mais Óleo Diesel, repita três vezes e verá que grande parte da sujeira se foi. Para quem não sabe, o Óleo Diesel é muito bom para amolecer e ajudar a soltar os resíduos, então quanto mais tempo o Óleo Diesel ficar em contato e você esfregar, com mais facilidade os resíduos sairão. Quando terminar, jogue um jato de Água forte para ajudar a terminar de tirar os resíduos, gordura e o próprio Óleo Diesel. O resultado será um motor com uma aparência melhor, mas ainda engordurado e com alguns resíduos!
2º Parte - Agora eu recomendo que desmontem as peças agregadas ao motor! Peguem um pote e misture Soda Caustica com Água, quanto mais Soda Caustica melhor para limpar! Para aplicar utilize a Pistola ligada ao Compressor, não faça economia, quanto mais jogar, mais irá limpar. O principio é o mesmo do Óleo Diesel, quanto mais tempo a Soda Caustica tiver contato, mais ela vai soltar os resíduos! Quando você acabar, verá o motor bem mais limpo e até com a tinta ressecada, não haverá gordura nenhuma! Lembrando que para mexer com Soda Caustica você deve comprar uma mascara ou amarrar um pano na boca e nariz, caso você respire Soda Caustica começará a tossir e seus olhos vão encher de água! Para quem não conhece, a Soda Caustica que eu usei é a mesma que se usa em casa para lavar banheiro e fazer faxina, ela é vendida em supermercados e agropecuárias!
3º Parte - Agora com o motor limpinho e desengordurado você irá ver os resíduos mais duros! Pegue o Desengraxante e aplique da mesma forma que fez com Óleo Diesel. Caso tenha algum lugar difícil de sair, jogue um pouco de Gasolina, depois Thinner, sempre com auxilio do Pincel e de uma Espátula. Quando acabar jogue um jato de Água pura para ver se saíram todos os resíduos, se não tiver saído tudo repita o processo. Caso tenha saído tudo repita o processo de lavagem com Soda Caustica e verá o motor prontinho para ser preparado para a pintura! Aconselho a deixá-lo parado agora e ir dar um trato nas peças agregadas ao motor. Para quem não conhece, é só pedir Desengraxante na casa de tinta, eu comprei um da Lazzuril e custou R$7,20 1L.
2º Dia – A pintura.
Com as forças revigoradas, pegue uma lixa e de acabamento aonde há necessidade. Nos lugares aonde não tiver Tinta você deverá aplicar um pouco de Primer, se for pouca coisa eu aconselho a comprar Primer em forma de Spray, custa R$8,00 a lata. Assim que terminar você pode preparar a tinta para pintar! Para pintar eu comprei 450ml de Azul Firenze Sintético da Lazzuril, Catalizador para tinta Sintética e Thinner. Para quem não conhece o Catalizador, ele serve para ajudar a secar mais rápido a Tinta e o Thinner serve para render a Tinta. O Catalizador é vendido em um vidrinho, normalmente é misturado de forma que fiquei três partes de Tinta para uma de Catalizador, caso queira utilizar um pouco mais, tome cuidado e limpe muito bem a pistola depois. O Thinner basta pedir Thinner para diluir tinta, ele é misturado a gosto, quanto mais Thinner mais rála a Tinta e melhor o acabamento, faça três partes de Tinta para uma de Thinner que fica bom. Para misturar pegue um pote separado e misture tudo junto, coloque na pistola e vá aplicando aos poucos, vá sujando o motor, dando bastante camadas finas, desse modo você não correrá risco de criar pequenas poças de tinta.
Ps.: A paradinha da lateral e tampa eu não gostei, futuramente eu irei remover e repintar!
Agradeço pela ajuda de todos!
Abraços
Última edição por TIAO em Seg 6 Abr - 0:23:49, editado 1 vez(es)
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