Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Projeto TETO DE VINIL - Opala 79 tinha teto inteiro como opcional ?
Pintar motor EmptyHoje à(s) 18:00:20 por Wagner Botelho

» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Pintar motor EmptyHoje à(s) 11:47:45 por junoccj

» diferencial braseixo
Pintar motor EmptyHoje à(s) 11:36:46 por junoccj

» Compro Diferencial braseixos 2.73
Pintar motor EmptyHoje à(s) 11:32:34 por junoccj

» Compro cardã opala 89
Pintar motor EmptyHoje à(s) 11:30:07 por junoccj

» COMPRO FORROS DE PORTA DIPLOMATA 1988 Azul pilot
Pintar motor EmptyHoje à(s) 11:27:25 por junoccj

» Compro Diferencial 6cc
Pintar motor EmptyHoje à(s) 11:15:42 por junoccj

» Compro Diferencial Braseixos 2,73
Pintar motor EmptyHoje à(s) 11:12:31 por junoccj

» Enchentes no Rio Grande do Sul
Pintar motor EmptyHoje à(s) 9:00:02 por FabioM

Quem está conectado?

79 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 78 visitantes :: 1 motor de busca

tavares123


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 22:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 9:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Pintar motor Bar_leftPintar motor BarPintar motor Bar_right 
tabarbosa (16850)
Pintar motor Bar_leftPintar motor BarPintar motor Bar_right 
Rubão6cc (15350)
Pintar motor Bar_leftPintar motor BarPintar motor Bar_right 
BANDIT (13573)
Pintar motor Bar_leftPintar motor BarPintar motor Bar_right 
Xann (10394)
Pintar motor Bar_leftPintar motor BarPintar motor Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Pintar motor Bar_leftPintar motor BarPintar motor Bar_right 
j ricardo (9376)
Pintar motor Bar_leftPintar motor BarPintar motor Bar_right 
Jean Bida (9320)
Pintar motor Bar_leftPintar motor BarPintar motor Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Pintar motor Bar_leftPintar motor BarPintar motor Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Pintar motor Bar_leftPintar motor BarPintar motor Bar_right 

+14
Daniel Prass
BANDIT
opaleiro_bva
gmleo
thiago.santiago
Xann
Cris
tabarbosa
felipew
^Marcos^
RodVen
Black
Jean Bida
TIAO
18 participantes

    Pintar motor

    TIAO
    TIAO
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1133
    Idade : 38
    Localização : Barra Mansa - RJ
    Modelo do carro : Opala Coupe standard 1976
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 02/07/2008

    Pintar motor Empty Pintar motor

    Mensagem por TIAO Ter 10 Fev - 13:08:09

    Boa tarde,


    Primeiro gostaria de pedir desculpa, devido a uma série de contra-tempos eu acabei postando somente no tópico do meu carro e mesmo assim de forma bem resumida. Vamos aos fatos, finalmente consegui pintar e colocar o motor no carro, como o carro foi refazer a parte elétrica eu não consegui tirar fotos do motor dentro do cofre. Assim que o carro voltar eu tiro algumas fotos, por hora vou explicar o que eu fiz caso alguém tenha duvidas como eu tive!

    Como todos sabem e podem ver nas fotos, o meu motor já era Azul. Como ele só estava sujo, a meta era lavar, lixar e pintar por cima. Antes de pintar tive problemas ao tentar descobrir o tom do Azul, se fizerem uma pesquisa nos fóruns vão entender o que eu estou falando. Praticamente ninguém pinta o motor de Azul, então comecei a procurar fotos de motores Azuis. Por fim fui a uma loja e comecei a comparar as cores com as do catálogo, no meu caso o catálogo era da Lazzuril. O nome do Azul escolhido é Azul Firenze, o código é 1062 e a Tinta é Sintética.

    Para pintar eu comprei 450ml e ainda sobrou um pouco, mas como disse eu retoquei a pintura existente, caso queiram pintar o motor a partir do zero eu aconselho a comprar 900ml. A diferença de preço é mínima, paguei R$17,50 nos 450ml enquanto 900ml custa R$25,00. Para lavar e pintar o motor eu gastei dois dias, um para lavar e o outro para pintar!

    Caso precisem fazer pequenos reparos a tinta em Spray é uma boa opção pela praticidade. A Colorgin tem uma linha automotiva com uma cor parecida, devido a uma pequena variação encontrada você pode optar por duas tonalidades, o Azul Colonial 78 e o Azul Caiçara 74. A diferença é bem pouca, mas a variação ocorre. o código do Azul Colonial 78 é 144 e o código do Azul Caiçara 74 é 163, custam em media R$8,00 a R$14,00.

    Cor do motor...
    Pintar motor Azuljb1.thPintar motor Motor13.thPintar motor P9120102.thPintar motor Motor10.th

    Azul Colonial 78 da Colorgin - Código 163
    Pintar motor Automotiva_163

    Azul Caiçara 74 da Colorgin - Código 144
    Pintar motor Automotiva_144


    1º Dia – A limpeza.


    O processo de limpeza é cansativo, compre um Dorflex, separe uma roupa para usar e depois jogar fora, se prepare para ficar cheirando Combustível com Solvente por uma semana e ficar com as unhas pretas! Se você não liga para nada como eu, vai se divertir limpando o motor. O serviço é tranqüilo, com um dia você termina, é super simples. Para limpar eu aconselho que desmontem as peças agregadas ao motor, fica mais fácil e você pode ir dando um trato nas peças separadamente. Caso o motor esteja muito sujo como o meu, é uma boa idéia dar uma geral com tudo no lugar, assim fica até melhor para soltar os parafusos e tirar a sujeira grossa. Na limpeza eu utilizei um Compressor de Ar, Pistola, Óleo Diesel, Soda Caustica, Desengraxante, Thinner e Gasolina. Caso você tenha aquele "lava-jato" caseiro e encontre Solupan o serviço se tornará mais fácil, mas se não tiver é só fazer como eu fiz!

    1º Parte - Coloque Óleo Diesel em um pote, utilizando a Pistola ligada ao Compressor de vários jatos no motor, de preferência em cima das partes mais sujas. Em seguida pegue um Pincel e fiquei esfregando com mais Óleo Diesel, repita três vezes e verá que grande parte da sujeira se foi. Para quem não sabe, o Óleo Diesel é muito bom para amolecer e ajudar a soltar os resíduos, então quanto mais tempo o Óleo Diesel ficar em contato e você esfregar, com mais facilidade os resíduos sairão. Quando terminar, jogue um jato de Água forte para ajudar a terminar de tirar os resíduos, gordura e o próprio Óleo Diesel. O resultado será um motor com uma aparência melhor, mas ainda engordurado e com alguns resíduos!

    2º Parte - Agora eu recomendo que desmontem as peças agregadas ao motor! Peguem um pote e misture Soda Caustica com Água, quanto mais Soda Caustica melhor para limpar! Para aplicar utilize a Pistola ligada ao Compressor, não faça economia, quanto mais jogar, mais irá limpar. O principio é o mesmo do Óleo Diesel, quanto mais tempo a Soda Caustica tiver contato, mais ela vai soltar os resíduos! Quando você acabar, verá o motor bem mais limpo e até com a tinta ressecada, não haverá gordura nenhuma! Lembrando que para mexer com Soda Caustica você deve comprar uma mascara ou amarrar um pano na boca e nariz, caso você respire Soda Caustica começará a tossir e seus olhos vão encher de água! Para quem não conhece, a Soda Caustica que eu usei é a mesma que se usa em casa para lavar banheiro e fazer faxina, ela é vendida em supermercados e agropecuárias!

    3º Parte - Agora com o motor limpinho e desengordurado você irá ver os resíduos mais duros! Pegue o Desengraxante e aplique da mesma forma que fez com Óleo Diesel. Caso tenha algum lugar difícil de sair, jogue um pouco de Gasolina, depois Thinner, sempre com auxilio do Pincel e de uma Espátula. Quando acabar jogue um jato de Água pura para ver se saíram todos os resíduos, se não tiver saído tudo repita o processo. Caso tenha saído tudo repita o processo de lavagem com Soda Caustica e verá o motor prontinho para ser preparado para a pintura! Aconselho a deixá-lo parado agora e ir dar um trato nas peças agregadas ao motor. Para quem não conhece, é só pedir Desengraxante na casa de tinta, eu comprei um da Lazzuril e custou R$7,20 1L.


    2º Dia – A pintura.


    Com as forças revigoradas, pegue uma lixa e de acabamento aonde há necessidade. Nos lugares aonde não tiver Tinta você deverá aplicar um pouco de Primer, se for pouca coisa eu aconselho a comprar Primer em forma de Spray, custa R$8,00 a lata. Assim que terminar você pode preparar a tinta para pintar! Para pintar eu comprei 450ml de Azul Firenze Sintético da Lazzuril, Catalizador para tinta Sintética e Thinner. Para quem não conhece o Catalizador, ele serve para ajudar a secar mais rápido a Tinta e o Thinner serve para render a Tinta. O Catalizador é vendido em um vidrinho, normalmente é misturado de forma que fiquei três partes de Tinta para uma de Catalizador, caso queira utilizar um pouco mais, tome cuidado e limpe muito bem a pistola depois. O Thinner basta pedir Thinner para diluir tinta, ele é misturado a gosto, quanto mais Thinner mais rála a Tinta e melhor o acabamento, faça três partes de Tinta para uma de Thinner que fica bom. Para misturar pegue um pote separado e misture tudo junto, coloque na pistola e vá aplicando aos poucos, vá sujando o motor, dando bastante camadas finas, desse modo você não correrá risco de criar pequenas poças de tinta.


    Ps.: A paradinha da lateral e tampa eu não gostei, futuramente eu irei remover e repintar!


    Pintar motor Dsc00018v.thPintar motor Imag004.thPintar motor Imag005.th
    Pintar motor Imag006.thPintar motor Imag007.thPintar motor Imag011.th
    Pintar motor Imag009.thPintar motor Imag010a.thPintar motor Imag008o.th


    Agradeço pela ajuda de todos!
    Abraços


    Última edição por TIAO em Seg 6 Abr - 1:23:49, editado 1 vez(es)
    Jean Bida
    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9320
    Idade : 49
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Diplomata SE 89

    Cilindros : 250-S
    Data de inscrição : 04/01/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por Jean Bida Ter 10 Fev - 13:46:03

    Spray não tem muita aderência.Pinta com tinta de lataria, pistola, com a tinta ainda fresca aplica verniz 8000, vai ficar lindo o motor. Não sei muito detalhes dos antigos Tião, mas chave de 4 pontas sempre é de reposição,de borracharia ou mecânica, chaves de roda originais de qualquer carro, são com uma medida só.Todos os Opalas que tive , sempre 85/,é uma chave só pra todas as fechaduras.


    _________________
    [img]Pintar motor Caravanopala.th[/img]

    Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


    ...Eterno Apaixonado...


    jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!! Pintar motor 851505
    Black
    Black
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 812
    Idade : 34
    Localização : Araucária - PR
    Modelo do carro : Diplomata SE 88
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 22/12/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por Black Ter 10 Fev - 13:51:36

    tião estou fzendo meu comodoro inteiro lataria e pintura
    no embalo mandei pinta o motor tbm o latoeiro me disse q a melhor forma
    seria na pistola o unico problema é q ñ da pra pintar o motor inteiro...
    só o filtro o carburador o coletor e a tampa do motor
    o motor em si ñ pois como vai esquenta a tinta ñ ficara por muito tempo....
    mas msmo q seja algumas peças vale a pena da outra aparência
    TIAO
    TIAO
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1133
    Idade : 38
    Localização : Barra Mansa - RJ
    Modelo do carro : Opala Coupe standard 1976
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 02/07/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por TIAO Ter 10 Fev - 14:25:44

    Jean Bida escreveu:Spray não tem muita aderência.Pinta com tinta de lataria, pistola, com a tinta ainda fresca aplica verniz 8000, vai ficar lindo o motor. Não sei muito detalhes dos antigos Tião, mas chave de 4 pontas sempre é de reposição,de borracharia ou mecânica, chaves de roda originais de qualquer carro, são com uma medida só.Todos os Opalas que tive , sempre 85/,é uma chave só pra todas as fechaduras.

    Então Jean, esse segmento de spray é da linha automitiva, por isso fiquei curioso! Mas tudo bem, a duvida maior é se eu tenho que remover toda a tinta do motor e depois aplica o primer/tinta/verniz ou se dou uma lixada de leve e taco tinta/verniz?!

    HUmmmm... então essa com quatro pontas que veio no meu não é dele... :/

    Sobre as chaves eu vou ter que proucurar com alguem que tenha opala do modelo do meu, pois a fechadura da porta e da mala a chave que vem é redondinha e a da ignição e diferente, ai não sei se o segredo é o mesmo e muda só o modelo, se é o mesmo modelo e segredo para tudo ou se é tudo diferente...

    Leysael escreveu:tião estou fzendo meu comodoro inteiro lataria e pintura
    no embalo mandei pinta o motor tbm o latoeiro me disse q a melhor forma
    seria na pistola o unico problema é q ñ da pra pintar o motor inteiro...
    só o filtro o carburador o coletor e a tampa do motor
    o motor em si ñ pois como vai esquenta a tinta ñ ficara por muito tempo....
    mas msmo q seja algumas peças vale a pena da outra aparência

    Então Leysael, o meu latoeiro falou a mesma coisa, mas o pessoal que tem opala me disse outra. Fiquei com muitas duvidas e fui na casa de tinta perguntar, lá me disseram que era tranquilo que somente no coletor de escape que tinha que usar tinta de alta temperatura! No caminho para casa fiquei pensando, meu carro tem 33 anos, até hoje não existe tinta colorida de alta temperatura, que rai de tinta eles usaram para pintar meu motor...

    Bemm... acho que essa é facil ehhehehehehehe... minha unica duvida é quanto a base, se tem alguma base de alta temperatura, se tem algum verniz tambem especifico, se tenho que remover toda a tina e passar primer/tinta/verniz ou somente lixar um poco e passar tinta/verniz...


    abraço
    Jean Bida
    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9320
    Idade : 49
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Diplomata SE 89

    Cilindros : 250-S
    Data de inscrição : 04/01/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por Jean Bida Ter 10 Fev - 14:43:19

    Leysael escreveu:tião estou fzendo meu comodoro inteiro lataria e pintura
    no embalo mandei pinta o motor tbm o latoeiro me disse q a melhor forma
    seria na pistola o unico problema é q ñ da pra pintar o motor inteiro...
    só o filtro o carburador o coletor e a tampa do motor
    o motor em si ñ pois como vai esquenta a tinta ñ ficara por muito tempo....
    mas msmo q seja algumas peças vale a pena da outra aparência
    Não sai irmão, de forma alguma, só se pintar em cima da sujeira,repare que todos os motores são,pintados, na fábrica ou nas oficinas e duram décadas.Pintar carburador não é o usual, tcom certeza será prejudicial até, coletor só o de admissão, o de escape seja qual for a tinta usada em poucos dias voltaraá a cor do material que é feito.


    _________________
    [img]Pintar motor Caravanopala.th[/img]

    Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


    ...Eterno Apaixonado...


    jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!! Pintar motor 851505
    Jean Bida
    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9320
    Idade : 49
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Diplomata SE 89

    Cilindros : 250-S
    Data de inscrição : 04/01/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por Jean Bida Ter 10 Fev - 14:51:24

    TIAO escreveu:
    Jean Bida escreveu:Spray não tem muita aderência.Pinta com tinta de lataria, pistola, com a tinta ainda fresca aplica verniz 8000, vai ficar lindo o motor. Não sei muito detalhes dos antigos Tião, mas chave de 4 pontas sempre é de reposição,de borracharia ou mecânica, chaves de roda originais de qualquer carro, são com uma medida só.Todos os Opalas que tive , sempre 85/,é uma chave só pra todas as fechaduras.

    Então Jean, esse segmento de spray é da linha automitiva, por isso fiquei curioso! Mas tudo bem, a duvida maior é se eu tenho que remover toda a tinta do motor e depois aplica o primer/tinta/verniz ou se dou uma lixada de leve e taco tinta/verniz?!

    HUmmmm... então essa com quatro pontas que veio no meu não é dele... :/

    Sobre as chaves eu vou ter que proucurar com alguem que tenha opala do modelo do meu, pois a fechadura da porta e da mala a chave que vem é redondinha e a da ignição e diferente, ai não sei se o segredo é o mesmo e muda só o modelo, se é o mesmo modelo e segredo para tudo ou se é tudo diferente...

    Leysael escreveu:tião estou fzendo meu comodoro inteiro lataria e pintura
    no embalo mandei pinta o motor tbm o latoeiro me disse q a melhor forma
    seria na pistola o unico problema é q ñ da pra pintar o motor inteiro...
    só o filtro o carburador o coletor e a tampa do motor
    o motor em si ñ pois como vai esquenta a tinta ñ ficara por muito tempo....
    mas msmo q seja algumas peças vale a pena da outra aparência

    Então Leysael, o meu latoeiro falou a mesma coisa, mas o pessoal que tem opala me disse outra. Fiquei com muitas duvidas e fui na casa de tinta perguntar, lá me disseram que era tranquilo que somente no coletor de escape que tinha que usar tinta de alta temperatura! No caminho para casa fiquei pensando, meu carro tem 33 anos, até hoje não existe tinta colorida de alta temperatura, que rai de tinta eles usaram para pintar meu motor...

    Bemm... acho que essa é facil ehhehehehehehe... minha unica duvida é quanto a base, se tem alguma base de alta temperatura, se tem algum verniz tambem especifico, se tenho que remover toda a tina e passar primer/tinta/verniz ou somente lixar um poco e passar tinta/verniz...


    abraço
    Tião, o spray não tem aquela densidade, não vai prestar...Pode usar a tinta sintética sem medo, mas na pistola.Verniz que usei foi o 8000,aplicado ainda com a tinta embaixo fresca, está normal, fez pequenas bolhas , comose estivesse molhado, mas na parte embaixo do coletor de escape,o calor ali é demais auxiliado pelo 6x2, mesmo assim não se nota, só passando a mão e num local que não se enxerga.O cabeçote que também esquenta muito é perfeito a pintura. Coletor de escape é complicado, mais dia menos dia ele voltará a ter cor de ferro, mesmo com tinta AT.Tião as chaves não sei como era nos mais antigos, no meu Maverick, era uma ignição e porta malas eu acho. sótive Opalas 85/, mas isso já te respondem.Aqui tem fotos do meu motor, sintético com verniz 8000
    http://www.opaleirosdoparana.com/opala-do-mes-f9/opala-do-mes-de-novembro-de-2008-t3279.htm


    _________________
    [img]Pintar motor Caravanopala.th[/img]

    Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


    ...Eterno Apaixonado...


    jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!! Pintar motor 851505
    Jean Bida
    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9320
    Idade : 49
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Diplomata SE 89

    Cilindros : 250-S
    Data de inscrição : 04/01/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por Jean Bida Ter 10 Fev - 14:56:32

    Meu motor veio da retífica todo desbotado, quase no ferro, lá ele recebe um banho químico, foi spo pintar, porém você pode usar um removedor, parece uma pasta branca, queima a pele que é um inferno, arranca mesmo tudo.Não é o líquido Tião, é tipo um mingau rsrsrs...nunca vi nada tão ardido na pele...Tem da marca Wanda entre outras, paguei 16 reais.


    _________________
    [img]Pintar motor Caravanopala.th[/img]

    Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


    ...Eterno Apaixonado...


    jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!! Pintar motor 851505
    TIAO
    TIAO
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1133
    Idade : 38
    Localização : Barra Mansa - RJ
    Modelo do carro : Opala Coupe standard 1976
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 02/07/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por TIAO Ter 10 Fev - 16:36:19

    Ahh!!! Eu ja conheço esse removedor ahuahuahuhuahuahuahua Evil or Very Mad
    Powwww... parabens pelo carrão jean, inteiraço! Uma joia o carrão!
    Vou brigar la e ver se acho algo, mas continuo com duvidas sobre a base... usa primer comum mesmo!?
    Jean Bida
    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9320
    Idade : 49
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Diplomata SE 89

    Cilindros : 250-S
    Data de inscrição : 04/01/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por Jean Bida Ter 10 Fev - 16:42:58

    Pow , ai não sei Tião, o meu acho que foi tinta direto, chegueo já estava pintado, mas só levei a tinta e verniz 8000.


    _________________
    [img]Pintar motor Caravanopala.th[/img]

    Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


    ...Eterno Apaixonado...


    jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!! Pintar motor 851505
    avatar
    RodVen
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 71
    Idade : 47
    Localização : Rio de Janeiro
    Data de inscrição : 22/01/2009

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por RodVen Ter 10 Fev - 17:07:04

    Tião o ideal seria primeiro vc passar o pintof que é o removedor de tinta, depois raspar e passar uma escova de aço para tirar o excesso, ai vc da uma boa lixada nele e aplica o primer para a tinta poder aderir. o ideal seria vc aplicar a tinta PU que é mais resistente. A PU não precisa de verniz, porém se vc quiser pode aplicar! Não use sintética pois qualquer vazamento de combustível ou óleo vai desbotar já a PU é mais reistente!
    Jean Bida
    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9320
    Idade : 49
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Diplomata SE 89

    Cilindros : 250-S
    Data de inscrição : 04/01/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por Jean Bida Ter 10 Fev - 17:22:10

    Sintético no motor da minha Comodoro, sem verniz, fundo não sei se tinha, não mecheu na tinta nem com solupan quase puro,não tinha verniz.Sintético é forte, a superfície do bloco é rugosa segura bem qualquer tinta.. não economize no verniz, tem que ser o 8000 e de boa marca.E Duco rola?


    _________________
    [img]Pintar motor Caravanopala.th[/img]

    Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


    ...Eterno Apaixonado...


    jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!! Pintar motor 851505
    avatar
    RodVen
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 71
    Idade : 47
    Localização : Rio de Janeiro
    Data de inscrição : 22/01/2009

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por RodVen Ter 10 Fev - 17:34:47

    Duco acho que não rola não! Eu até hj só usei duco como fundo antes de pintar com PU! Geralmente qdo o pintor pedia a tinta eu levava metade de duco e a outra metade de PU! Sempre usei PU sem verniz nos motores de caminhão e nunca descascou! Na verdade nunca usei verniz em tinta PU!
    ^Marcos^
    ^Marcos^
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2522
    Idade : 60
    Localização : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 16/06/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por ^Marcos^ Ter 10 Fev - 18:23:51

    A tinta que na minha opinião tem a maior aderencia para motor e aguenta relativamente bem o calor é o esmalte sintetico automotivo (mix), eu não usei verniz então não posso opninar sobre isto
    Pintar motor Retirada-motor187
    .
    Pintar motor Retiada-motor-fim006
    .
    Pintar motor Retiada-motor-fim003


    []'s
    Marcos
    Jean Bida
    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9320
    Idade : 49
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Diplomata SE 89

    Cilindros : 250-S
    Data de inscrição : 04/01/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por Jean Bida Ter 10 Fev - 18:29:59

    ^Marcos^ escreveu:A tinta que na minha opinião tem a maior aderencia para motor e aguenta relativamente bem o calor é o esmalte sintetico automotivo (mix), eu não usei verniz então não posso opninar sobre isto
    Pintar motor Retirada-motor187
    .
    Pintar motor Retiada-motor-fim006
    .
    Pintar motor Retiada-motor-fim003


    []'s
    Marcos
    Pow show o motor vermelho, quase pintei de vermelho, fiz até uma enquete no tópico com opnioes, mas o Cinza levou, ficou mais original, mas o vermelho destaca demais, lindo mesmo.Essa tinta que usei sempre, no meu Opala na verdade é a tinta da parte baixa dele, Cinza Nimbus, esmalte sintético automotivo, mais o verniz.Essa PU , qual a diferença pro esmalte Rod?


    _________________
    [img]Pintar motor Caravanopala.th[/img]

    Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


    ...Eterno Apaixonado...


    jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!! Pintar motor 851505
    ^Marcos^
    ^Marcos^
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2522
    Idade : 60
    Localização : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 16/06/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por ^Marcos^ Ter 10 Fev - 18:36:08

    [/quote]Pow show o motor vermelho, quase pintei de vermelho, fiz até uma enquete no tópico com opnioes, mas o Cinza levou, ficou mais original, mas o vermelho destaca demais, lindo mesmo.Essa tinta que usei sempre, no meu Opala na verdade é a tinta da parte baixa dele, Cinza Nimbus, esmalte sintético automotivo, mais o verniz.Essa PU , qual a diferença pro esmalte Rod?[/quote]
    Jean, não conheço este verniz, quanto ao Pu (Esmalte Poliuretano) ele é um Sintetico bem melhorado com um acabamento excelente, só que devemos aplicar o primer PU por baixo e na caloria ele solta, por isto uso sintetico direto no metal lixado
    []'s
    Marcos
    avatar
    RodVen
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 71
    Idade : 47
    Localização : Rio de Janeiro
    Data de inscrição : 22/01/2009

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por RodVen Ter 10 Fev - 19:40:58

    Jean o PU é o esmálti poliuretano como o Marcos falou. Na minha opnião o PU é muito superior ao esmálti sintético. O PU da um acabamento bem melhor, aceita melhor retoque, demora mais a perder o brilho e a desbotar. Eu na época que fui gerente de frota de uma transportadora aqui no RJ repintamos a frota inteira de 35 caminhões de PU e realmente a pintura tinha uma maior durabilidade. Para você ter noção, após a secagem total da tinta você pode pegar uma estopa com redutor e passar que a tinta não sai. E quanto a não aguentar caloria acho difícil pois pintavamos o chassi, motor, diferencial e caixa com PU e aguentava bem as lavagem com solupan ou aditivado roxo e demorava muito mais a perder o brilho comparada a sintética. Hj em dia todas as cores sólidas são PU.
    Jean Bida
    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9320
    Idade : 49
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Diplomata SE 89

    Cilindros : 250-S
    Data de inscrição : 04/01/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por Jean Bida Ter 10 Fev - 19:45:36

    E o DUCO que é difífil de polir, ou que não usa polimento parece, só verniz???? Hoje em dia ninguém mais fala em Duco, só PU,PU...


    _________________
    [img]Pintar motor Caravanopala.th[/img]

    Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


    ...Eterno Apaixonado...


    jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!! Pintar motor 851505
    avatar
    RodVen
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 71
    Idade : 47
    Localização : Rio de Janeiro
    Data de inscrição : 22/01/2009

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por RodVen Ter 10 Fev - 19:52:36

    Realmente hj em dia é dificil de algum pintor usar DUCO. O último que estcutei falar era um senhor que reformava vários carros para um amigo meu do Clube do Fusca e a pintura era perfeita, porém ele já faleceu. O PU tem várias qualidades, poém já escutei dealgumas pessoas que não gostam de antigos pintados com PU pois ficam com muito brilho! Falam que o brilho é diferente! Ai sinceramente eu não vou poder opinar, pois até hj só usei DUCO como base.
    felipew
    felipew
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1056
    Idade : 38
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Opala 79 standard
    Cilindros : 4cil. 2500cc
    Data de inscrição : 20/02/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por felipew Ter 10 Fev - 22:57:51

    meu vizinho é latoeiro heheh ele usa meio direto a DUCO , mas já ouvi dizer que o duco desbota mais fácil que o PU , sabe aqueles fusquinhas com o teto até fosco? então aquilo é Duco depois de uns anos heheh . Mas se o PU aguenta mais aí só testando, mas é quase certo q o pu é melhor, afinal é mais moderno e usado por todas as montadoras...

    Ah, tião , no meu opala tem a chave quadrada da ignição e tem duas redondas, uma abre a porta do motorista e o porta-malas e a outra abre o tanque e a porta do passageiro. Alguém deve ter mudado sei lá, pois pela lógica seria uma chave para a ignição e a outra pra todo o resto.
    Se fizer uma redonda pra todo o resto vai estar certo, tenho quase certeza que era assim.
    TIAO
    TIAO
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1133
    Idade : 38
    Localização : Barra Mansa - RJ
    Modelo do carro : Opala Coupe standard 1976
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 02/07/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por TIAO Ter 10 Fev - 23:21:51

    Pééééraaaaaiiiiii, correu muito e eu viajei! huahuauhahuahuauhhau
    Esmalte Sintetico Automotivo (mix), isso eu compro pedindo por esse nome!?
    Não é a mesma coisa que Tinta Sintética não né?!
    Essa ai é só passar o removedor, da uma lixada, aplicar ela e cabo!?
    ^Marcos^
    ^Marcos^
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2522
    Idade : 60
    Localização : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 16/06/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por ^Marcos^ Qua 11 Fev - 9:17:25

    TIAO escreveu:Pééééraaaaaiiiiii, correu muito e eu viajei! huahuauhahuahuauhhau
    Esmalte Sintetico Automotivo (mix), isso eu compro pedindo por esse nome!?
    Não é a mesma coisa que Tinta Sintética não né?!
    Essa ai é só passar o removedor, da uma lixada, aplicar ela e cabo!?
    Mix é porque é feita na maquina (mais concentrada que tinta de prateleira, e acredito que tenha qualidade superior), se a tinta velha estiver solta tem que tirar com removedor ou lixa,
    Esmalte Sintetico e Tinta Sintetica são a mesma coisa.
    O PU e o Sintetico como são Esmaltes se bem aplicado não precisam de polimento
    O Duco - Laca nitrocelulose necessita de polimento, pois fica empoirada ao termino da pintura, ela não "estica" como os esmaltes.
    Acho que é isto
    []'s
    TIAO
    TIAO
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1133
    Idade : 38
    Localização : Barra Mansa - RJ
    Modelo do carro : Opala Coupe standard 1976
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 02/07/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por TIAO Qua 11 Fev - 10:44:53

    ^Marcos^ escreveu:
    TIAO escreveu:Pééééraaaaaiiiiii, correu muito e eu viajei! huahuauhahuahuauhhau
    Esmalte Sintetico Automotivo (mix), isso eu compro pedindo por esse nome!?
    Não é a mesma coisa que Tinta Sintética não né?!
    Essa ai é só passar o removedor, da uma lixada, aplicar ela e cabo!?
    Mix é porque é feita na maquina (mais concentrada que tinta de prateleira, e acredito que tenha qualidade superior), se a tinta velha estiver solta tem que tirar com removedor ou lixa,
    Esmalte Sintetico e Tinta Sintetica são a mesma coisa.
    O PU e o Sintetico como são Esmaltes se bem aplicado não precisam de polimento
    O Duco - Laca nitrocelulose necessita de polimento, pois fica empoirada ao termino da pintura, ela não "estica" como os esmaltes.
    Acho que é isto
    []'s

    Então é só eu escolher a tinta la no catalogo e pedir como Tinta Sintética?
    Sobre a pintura, se eu for usar Tinta Sintética não haverá necessidade de passar primer antes?
    A tinta velha não está soltando não, está suja, escura e gasta!
    Da uma olhada e me fala se posso só dar só uma lixada e jogar tinta em cima ou se terei que passar o removedor e depois jogar tintar...

    Pintar motor Dsc00047ro1.th


    abraço
    avatar
    RodVen
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 71
    Idade : 47
    Localização : Rio de Janeiro
    Data de inscrição : 22/01/2009

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por RodVen Qua 11 Fev - 11:36:23

    Tião no seu caso eu aplicaria um solupan bem forte para desengraxar e depois passaria uma lixa, ai aplicaria o primer só em locais que aparecerem o ferro. Ai depois aplicaria ou Esmalte Sintético ou o PU. Realmente o que o Marcos falou é verdade a tinta feita na máquina sempre é mais grossa que a pronta. E o PU sendo bem aplicado não precisa nem de polimento. Já o esmalte sintético eu sempre dei polimento. Mas isso tudo depende muito da mão do pintor!
    TIAO
    TIAO
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1133
    Idade : 38
    Localização : Barra Mansa - RJ
    Modelo do carro : Opala Coupe standard 1976
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 02/07/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por TIAO Qua 11 Fev - 11:57:58

    RodVen escreveu:Tião no seu caso eu aplicaria um solupan bem forte para desengraxar e depois passaria uma lixa, ai aplicaria o primer só em locais que aparecerem o ferro. Ai depois aplicaria ou Esmalte Sintético ou o PU. Realmente o que o Marcos falou é verdade a tinta feita na máquina sempre é mais grossa que a pronta. E o PU sendo bem aplicado não precisa nem de polimento. Já o esmalte sintético eu sempre dei polimento. Mas isso tudo depende muito da mão do pintor!

    Fala RodVen!

    Me explica melhor sobre esse "solupan", ele é para limpeza ou remoção de tinta?
    Essa passada de lixa seria para deixar na lata ou para deixar a tinta atual aspera?
    O primer que você sitou é o primer comum que todo mundo usa?
    Se eu pedir a tinta do catálogo e eles quiserem me vender ja pronta, como eu peço para fazer na maquina, tem algo de diferente na composição?
    Então não precisa usar verniz não!?

    Bemm... sobre o pintor, serei eu mesmo hahahahahaha...


    abraço
    Black
    Black
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 812
    Idade : 34
    Localização : Araucária - PR
    Modelo do carro : Diplomata SE 88
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 22/12/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por Black Qua 11 Fev - 12:11:53

    Como a gente aprende aqui
    pensava eu só lixar passar primer e pintar
    quer dizer q ainda tem solupan
    vo avisa o pintor hoje mesmo
    rsrsrsrsrrs
    mais uma pergunta se eu aplicar primer no motor inteiro
    posso pintar ele inteiro sem q com o tempo por causa da quentura
    ele solte a tinta?
    avatar
    RodVen
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 71
    Idade : 47
    Localização : Rio de Janeiro
    Data de inscrição : 22/01/2009

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por RodVen Qua 11 Fev - 13:04:44

    Tião e Leysael vou tentar explicar de uma forma melhor pois existem 2 modos de pintura ao meu ver!
    1 - Motor só com a tinta gasta e feio sem estar descascado.
    - Passar SOLUPAN ou ADITIVADO ROXO servem como desengraxante;
    - Passar uma lixa apenas para deixar a superfície porosa para a tinta aderir melhor;
    - Caso haja partes pequenas descascadas aplique primer nestas partes e depois de seco lixe denovo; ( o primer vai depender da tinta que for usar, se usar esmálte sintético você irá usar primer comum, já se utilizar tinta PU (que eu recomendo) compre primer PU;
    - Aplicar a tinta podendo ser esmalte sintético ou PU.
    - Não vejo a necessidade de aplicação de verniz, acabei me lembrando que uma vez me falaram que o verniz em alta temperaturas pode ficar amarelado.

    2 - Motor muito descascado ou que tomou banho químico na retifica
    - Aplicar PINTOF no motor nas partes aonde ainda tem tinta, esperar uns minutos e raspar com uma espátula e uma escova de aço, depois lixar;
    - Aplicar primer comum ou PU conforme a tinta a ser utilizada e depois lixar;
    - Aplicar a tinta desejada.
    Espero ter explicado direitinho qualquer coisa é só perguntar.
    Tião quanto a tinta a única diferença dela ser mais grossa é que cobre melhor. Ai os pintores preferem, pois dá menos trabalho! Agora ela vindo mais rala você terá que dar mais demão de tinta. Sinceramente se quer um acabamento perfeito e como o motor tem muitos detalhes eu compraria a pronta e aplicaria algumas demãos para dar um acabamento melhor.
    Tipo dilua ela um pouco com redutor e aplique, depois deixe secar bem passe uma lixa de leve e aplique outra demão até ficar do seu gosto!
    TIAO
    TIAO
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1133
    Idade : 38
    Localização : Barra Mansa - RJ
    Modelo do carro : Opala Coupe standard 1976
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 02/07/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por TIAO Qua 11 Fev - 14:11:58

    Agora sim! Uma duvida quanto a pintar, quanto de tinta eu compro?
    Se dilui a tinta no tiner pra que?
    Diluindo ela não "rende" ficando mais rala?
    Se eu pintar sem diluir acontece o que?

    abraço
    Black
    Black
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 812
    Idade : 34
    Localização : Araucária - PR
    Modelo do carro : Diplomata SE 88
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 22/12/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por Black Qua 11 Fev - 14:40:10

    legal rodven entendi perfeitamente
    gostei da explicação pois ñ sabia do primer p.u
    a pintura do meu comodoro vai ser p.u nem se toquei do primer
    vleu obrigado pelas informações
    foram muito uteis
    avatar
    RodVen
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 71
    Idade : 47
    Localização : Rio de Janeiro
    Data de inscrição : 22/01/2009

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por RodVen Qua 11 Fev - 19:36:44

    TIAO escreveu:Agora sim! Uma duvida quanto a pintar, quanto de tinta eu compro?
    Se dilui a tinta no tiner pra que?
    Diluindo ela não "rende" ficando mais rala?
    Se eu pintar sem diluir acontece o que?

    abraço
    Tião 1/4 de tinta dá e sobra!
    O redutor serve para diluir se vc achar ela muito grossa!
    Qto mais rala, mais demão de tinta vai precisar. Porém o acabamento fica melhor!
    Vc pode pintar sem diluir se quiser!
    Pense assim quanto mais grossa ela tiver ela vai cobrir mais rápido porém os contornos e detalhes como nº de motor podem ficar menos fundos por excesso de tinta! Vc usando ela mais rala vc tera que dar mais demão, porém o acabamento ficará melhor.
    Antigamente as pessoas falavam que davam 6 demão de tinta no carro, pois se usava a tinta mais diluida, hj na PU geralmente após a base pronta só se dá uma demão!
    TIAO
    TIAO
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1133
    Idade : 38
    Localização : Barra Mansa - RJ
    Modelo do carro : Opala Coupe standard 1976
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 02/07/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por TIAO Qua 11 Fev - 23:57:54

    Powww... ta faltando só mais um poquinho para ficar com total certeza! hehehehe

    Mas é 1/4 de quanto? Eles vão saber a medida certa se eu só pedir 1/4 ?
    Aqui eles vendem como padrão 900ml, no caso a tinta que eu quero da R$25,80 os 900ml...
    Sobre diluir eu entendi, realmente, terei que dar uma diluida para ficar maneiro!
    O tiner usado é algum especial ou é so pedir tiner?


    abraço
    avatar
    RodVen
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 71
    Idade : 47
    Localização : Rio de Janeiro
    Data de inscrição : 22/01/2009

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por RodVen Qui 12 Fev - 4:14:55

    TIAO escreveu:Powww... ta faltando só mais um poquinho para ficar com total certeza! hehehehe

    Mas é 1/4 de quanto? Eles vão saber a medida certa se eu só pedir 1/4 ?
    Aqui eles vendem como padrão 900ml, no caso a tinta que eu quero da R$25,80 os 900ml...
    Sobre diluir eu entendi, realmente, terei que dar uma diluida para ficar maneiro!
    O tiner usado é algum especial ou é so pedir tiner?


    abraço
    Isso mesmo 1/4 equivale a 900ml. Pode pedir como 1/4. Tem loja que vende meio/4 que equivale a 450 ml.
    Não é tiner e sim redutor. Agora eu sempre confundo, mas pergunta lá na loja se é o de segunda ou o de primeira que é utilizado na diluição da tinta. E o resto do redutor vc pode utilizar para limpar a pistola.
    TIAO
    TIAO
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1133
    Idade : 38
    Localização : Barra Mansa - RJ
    Modelo do carro : Opala Coupe standard 1976
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 02/07/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por TIAO Ter 24 Mar - 23:37:30

    Boa noite!

    Comprei a tinta, no caso foi o Azul Firenze da lazzuril. Amanhã o seu jão ja deve ter dado um banho de oleo diesel nele, ai eu começo a pintar... vamos ver no que vai dar!!!!

    Duvida!.. o catalizador eu misturo na tinta junto com o solvente(tinner), quanto eu uso de catalizador!?


    abraço
    TIAO
    TIAO
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1133
    Idade : 38
    Localização : Barra Mansa - RJ
    Modelo do carro : Opala Coupe standard 1976
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 02/07/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por TIAO Sáb 4 Abr - 19:22:25

    Atualizei o tópico e joguei tudo para o primeiro post! Podem apagar esse!


    Última edição por TIAO em Seg 6 Abr - 1:26:59, editado 2 vez(es)
    tabarbosa
    tabarbosa
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 16850
    Idade : 48
    Localização : São Carlos - SP
    Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
    Cilindros : 4 cil, ambos
    Data de inscrição : 01/05/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por tabarbosa Sáb 4 Abr - 20:16:25

    trabalho de primeira!!!
    Cris
    Cris
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1544
    Idade : 36
    Localização : Caxias do Sul - RS
    Data de inscrição : 16/02/2009

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por Cris Dom 5 Abr - 11:30:12

    show de bola hein!
    TIAO
    TIAO
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1133
    Idade : 38
    Localização : Barra Mansa - RJ
    Modelo do carro : Opala Coupe standard 1976
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 02/07/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por TIAO Seg 6 Abr - 1:03:16

    tabarbosa escreveu:trabalho de primeira!!!
    Cris escreveu:show de bola hein!
    Opa! Vlw gente, bom saber que ficou bom!!!! OKK
    Tentei detalhar o processo ao máximo, espero que tenha ficado de fácil compreensão!

    Abração
    Xann
    Xann
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 10394
    Idade : 48
    Localização : GO
    Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 08/01/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por Xann Seg 6 Abr - 10:29:47

    Aê Tião, como sempre procurando ajudar OKK


    _________________
    6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
    Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito
    Pintar motor Assina1moderadorxann2
    avatar
    thiago.santiago
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 653
    Idade : 43
    Localização : cabo frio Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Comodoro 78 Azul 6CC
    Cilindros : 6CC
    Data de inscrição : 29/08/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por thiago.santiago Sáb 25 Jul - 10:31:08

    Marcos, está de parabéns pelo serviço.
    Gostaria de saber marca, nome da cor referencias para adquirir este tom lindo.
    E como limpou a caixa de marchas, a parte prata ficou como nova?
    Usar diesel tira a graxa a sujeira grossa mas o brilho nao vem, falaram para usar creolina, porém o cheiro muito ruim.
    Quanto a linha de combustivel vc usou qual mangueira.
    O seu motor é a alcool, o h34 está regulado para 6cc alcool.


    ^Marcos^ escreveu:A tinta que na minha opinião tem a maior aderencia para motor e aguenta relativamente bem o calor é o esmalte sintetico automotivo (mix), eu não usei verniz então não posso opninar sobre isto
    Pintar motor Retirada-motor187
    .
    Pintar motor Retiada-motor-fim006
    .
    Pintar motor Retiada-motor-fim003


    []'s
    Marcos
    ^Marcos^
    ^Marcos^
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2522
    Idade : 60
    Localização : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 16/06/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por ^Marcos^ Sáb 25 Jul - 12:02:36

    thiago.santiago escreveu:Marcos, está de parabéns pelo serviço.
    Gostaria de saber marca, nome da cor referencias para adquirir este tom lindo.
    E como limpou a caixa de marchas, a parte prata ficou como nova?
    Usar diesel tira a graxa a sujeira grossa mas o brilho nao vem, falaram para usar creolina, porém o cheiro muito ruim.
    Quanto a linha de combustivel vc usou qual mangueira.
    O seu motor é a alcool, o h34 está regulado para 6cc alcool.


    ^Marcos^ escreveu:A tinta que na minha opinião tem a maior aderencia para motor e aguenta relativamente bem o calor é o esmalte sintetico automotivo (mix), eu não usei verniz então não posso opninar sobre isto
    []'s
    Marcos

    Olá as tintas usadas são: Laranja Solar GM 72, Preto Formal GM 73, Vermelho Ferrari Fiat e Amareloa Mercedes.

    Tipo de tinta: Esmalte sintetico ou PU, conforme o colega acima comentou

    Marca da tinta: a que vc achar melhor

    Limpar com Solupan, lixar e antes de aplicar o fundo/tinta desengordurar com desengraxante

    Linha de combustivel: mangueiras de 10psi para injeção R$ 8,00 o metro

    O H34 já foi para o lixo, seu devido lugar, eta carburadorzinho mer$%, esta de Weber 40 atualmente

    Meu motor é 4400 alcool

    Não se usa oleo diesel para tirar oleo/graxa, pois oleo diesel é oleo tambem e deixa tudo gorduroso

    Obrigado pelo elogio

    Sds

    Marcos
    avatar
    thiago.santiago
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 653
    Idade : 43
    Localização : cabo frio Rio de Janeiro
    Modelo do carro : Comodoro 78 Azul 6CC
    Cilindros : 6CC
    Data de inscrição : 29/08/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por thiago.santiago Sáb 25 Jul - 14:20:12

    O bloco foi pintado de laranja solar junto com o cabeçote e capa seca?
    gmleo
    gmleo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2650
    Idade : 36
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : Opala SS 1975
    Cilindros : 4 cilindros com vontade!
    Data de inscrição : 11/05/2009

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por gmleo Sáb 25 Jul - 15:57:24

    Uma dúvida que tenho é a seguinte, que cuidados devo ter com as partes móveis do motor?
    Há alguma parte que não é bom pintar?
    ^Marcos^
    ^Marcos^
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2522
    Idade : 60
    Localização : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 16/06/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por ^Marcos^ Sáb 25 Jul - 19:36:05

    gmleo escreveu:Uma dúvida que tenho é a seguinte, que cuidados devo ter com as partes móveis do motor?
    Há alguma parte que não é bom pintar?

    Quais seriam as partes moveis que vc se refere?
    opaleiro_bva
    opaleiro_bva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2681
    Idade : 43
    Localização : Boa Vista da Aparecida-PR
    Data de inscrição : 03/07/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por opaleiro_bva Sáb 25 Jul - 22:25:34

    bom, vi agora este tópico e dei uma lida nele. Se referindo a pintura do motor eu fiz assim, lavei ele com solupan, depois com gasolina pra tirar "borras" de oleo com poeira q gruda feito o cão...cria uma crosta... depois disso, lavei tres vezes com sabão de côco, ou até omo da certo... até q saia toda a gordura da gasolina, depois lixa de ferro 60 no bloco, só no bloco.. feito isso, um arremate com uma 120, 180 ja fica excelente. a tampa de valvulas eu tirei o resto da tinta velha pq ja tava bem descascada, ae é o seguinte, usa-se o Wash primer conhecido tbm como fundo fosfatizante, é ele q nao vai deixar descascar, ou desplacar a tinta do motor, depois do wash primer, q é de cor amarelo dourada, sem lixar nem nada, termine de passar o wash primer, aguarde a secagem recomendada q depende da temperatura ambiente e aplique o fundo, eu usei fundo universal, q dilui com thinner, depois lixe com uma 320 ou 400 com água e pode pintar... eu utilizei Duco (laca nitrocelulose)... 3 demaos e ficou 10!!! com a Duco, vc tem um brilho satisfatório e aguenta bem altas temperaturas... a tampa de válvulas, polias, coletor admissao, alternador, bomba de combustivel, e outras partes "miúdas" do motor, pintei de prata reflex metálico e usei verniz PU com flakes dourado... ficou lindo... vcs nao tem noção...hehhe... e a cor do motor (do bloco) usei o amarelo primavera da linha 78 se nao to equivocado. deu um contraste mto bonito, entre o amarelo e o prata e ainda com verniz brilhante com flakes dourado... ae sim...um brilho só!!!!
    ^Marcos^
    ^Marcos^
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2522
    Idade : 60
    Localização : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 16/06/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por ^Marcos^ Sáb 25 Jul - 23:08:25

    opaleiro_bva escreveu:... ficou lindo... vcs nao tem noção...hehhe...

    Que tal colocar umas fotinhos para nós termos noção rs

    Sds

    Marcos
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por BANDIT Dom 26 Jul - 12:17:11

    Sempre pintei meus motores , Sempre REMOVI toda a tinta anterior antes de pintar , bem cada um tem seu jeito , esse é o meu com melhor durabilidade .
    Esse motor é pintado em P.U e invernizado :Pintar motor P7200237
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por BANDIT Dom 26 Jul - 12:22:14

    Pintar motor P7200241
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por BANDIT Dom 26 Jul - 12:27:06

    Pintar motor P7200228
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por BANDIT Dom 26 Jul - 12:34:00

    PS : Pintar motor 695742 Quando pintar o motor , não pintem o cabeçote como meu pintor fez , proteja o cabeçote com uma junta (peque a junta e cole fita crepe nela assim veda-se ) e não pinta o cabeçote Mad
    Não dei importancia , aquele cabeçote é original de caminhonete 1986 . e foi substituido por um 586 muitissimo bem preparado ..... Very Happy
    ^Marcos^
    ^Marcos^
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2522
    Idade : 60
    Localização : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 16/06/2008

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por ^Marcos^ Dom 26 Jul - 15:30:19

    BANDIT escreveu:PS : Pintar motor 695742 Quando pintar o motor , não pintem o cabeçote como meu pintor fez , proteja o cabeçote com uma junta (peque a junta e cole fita crepe nela assim veda-se ) e não pinta o cabeçote Mad
    Não dei importancia , aquele cabeçote é original de caminhonete 1986 . e foi substituido por um 586 muitissimo bem preparado ..... Very Happy

    Vc quis dizer não pintar as galerias do cabeçote, coreto!

    Pois o combustivel pode dilur a tinta e pedaços dela vão para dentro do motor

    Sds
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por BANDIT Dom 26 Jul - 21:04:53

    Exatamente isso , não pintar as galerias do cabeçote ( internamente ) , como aparece na 1° foto , não façam isso em casa Pintar motor 459730

    Conteúdo patrocinado


    Pintar motor Empty Re: Pintar motor

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 9 maio - 21:39:16