Olá pessoal, meu nome é Roberto Pedra, e nunca tive o prazer de postar uma restauração de um carro levando em consideração que este 91/92 é meu quarto opala só que nunca tive dinheiro e principalmente conhecimento. agora que estudei muitos anos sobre os modelos de opala, mecânica, trabalhei um tempo em oficina de pintura e comprei quase todas as ferramentas para usar no carro. estou feliz de anunciar que comecei minha restauração de um excelente 91/92 nunca batido, somente encostado do lado do motorista na frente e ficou só o para-lama no encaixe da seta um pouco desalinhado, podendo ser resolvido trocando a peça. bom inicialmente eu troquei um comodoro 92/92 em um diplomata 87/87 que foi transformado em 88 mas desmontando o carro, descobri que foi batido. muito forte por sinal e desisti do projeto. não tinha começado a restaurar ainda, só consertando coisas básicas até que comprei esse 91/92 a preço de banana para cortar a frente e a traseira para tentar alinhar o carro e vende-lo posteriormente.. eis que ai percebo que o comodoro está em um estado muito bom para restauro e com muitas peças originais. exceto o para-choque dianteiro que é paralelo mas de época ainda... fabricado em plastico com qualidade do original podendo ser confundido.. enfim.. resolvi tirar todas as peças boas do 87 e colocar no 92 inclusive a mecânica 4.1 do 87 para o 2.5 do 92. somente faze-lá-ei quando for pintar o carro pois uma vez removida a mecânica, a pintura pode ser realizada minuciosamente...
sem mais delonga, apresento-lhes meus 2 opalas
meu 87:
depois alguém bateu no meu carro e quebrou só a seta:
comprei um par de setas novo:
como meu carro estava com aros de kombi, comprei um jogo repolho.
como troquei a moldura dos vidros para cromada, comprei as borrachas de vedação das portas novas e da mala. que sorte. encontrei perdidas em uma loja, guardadas a muito tempo. o saco já estava podre de tão velho. as borrachas estão novas novas.. na tabela da borracha, o opala mais novo constava como do ano 1989
a mecânica do 87 que vai para o 92 ainda está em manutenção mas motor funcionando...
quando comprei o 92. repare no farol do motorista e seta do carona quebrados junto com a grade. kkk que sorte, tinha comprado um par de setas novos.. kkkk
desmontei logo e já troquei algumas peças.. kkk até agora nada investido..
frente nova montada
a borracha da mala que já fora comprada para o 87 serviu para o 92
as peças antigas vão para estoque e são restauradas depois.
por isso é bom guardar as peças antigas... olha o forro de porta que veio no carro... olha o lixo, foi forrado com um material ridículo que parece até forro de chão de carro velho e nem o porta treco foi feito direitinho...
mas Opaleiro que é Opaleiro, guarda peças que não usa... sempre pode servir um dia.. kkkk e olha meu forro que tinha no estoque, em muito bom estado, quase perfeito.. kkkk até agora, nada investido... só não entrou no carro ainda pq vai ser feita uma revisão em maquinas de vidro e travas elétricas.
o puxador do capô estava quebrado.. e olha que bom.. meu 87 tem um inteirinho.. kkk nada investido ainda...
já instalado no 92 foto do processo em andamento ainda, prendendo no carro.
chega de usar garrafa pet no cofre do motor para funcionar o carro, tirei o tanque para fazer uma limpeza e trocar a tubulação de combustível, pensei que iria sair uma sujeirada por causa do tempo que o carro ficou parado mas o tanque é de plástico, não enferruja. a única anomalia encontrada foi que meu carro é a álcool e no tanque tinha gasolina. fui peneirar a mesma para reutiliza-la mais tarde e estava muito limpa.. saiu mais sujeira do lado de fora do tanque mesmo. um filtro de combustível novo daria conta do recado sem fazer esforço só não tive tempo de trocar a tubulação ainda.
técnica do filtro de café para limpar a gasolina.
filtrando a safada...kkkk peneirando ouro.... limpinha
rendeu aproximadamente 10 L de gasolina o suficiente para muitas partidas a frio..
e acabou minha semana de trabalho.. não tirei foto de todo processo pois trabalho sozinho e não tenho tempo de ficar dando detalhes.. qualquer dúvida, pode perguntar que eu explico melhor como se faz. e para fechar o dia, o tanque esquentando no sol para evaporar qualquer resíduo de água.... calma pessoal, estava forrado para não arranhar a pintura.
só vou pintar depois de arrumar tudo. para não ter risco de vazar óleo ou riscar a pintura ou tirar tinta de algum parafuso. a ideia é de por placa preta no carro e uma vez feita a pintura, não quero desmontar mais nada. a cor original do carro é azul mas devo pintar de vinho.. como o motor do 87 é cinza e moderno, só preciso trocar o coletor do h34 original para o 3e que veio no 92 e trocar os giclês para alimentar o 6 bocão, vai ficar como se fosse de fábrica com a tampa do filtro de ar de plastico...
logo logo, mais atualizações. abraço.
sem mais delonga, apresento-lhes meus 2 opalas
meu 87:
depois alguém bateu no meu carro e quebrou só a seta:
comprei um par de setas novo:
como meu carro estava com aros de kombi, comprei um jogo repolho.
como troquei a moldura dos vidros para cromada, comprei as borrachas de vedação das portas novas e da mala. que sorte. encontrei perdidas em uma loja, guardadas a muito tempo. o saco já estava podre de tão velho. as borrachas estão novas novas.. na tabela da borracha, o opala mais novo constava como do ano 1989
a mecânica do 87 que vai para o 92 ainda está em manutenção mas motor funcionando...
quando comprei o 92. repare no farol do motorista e seta do carona quebrados junto com a grade. kkk que sorte, tinha comprado um par de setas novos.. kkkk
desmontei logo e já troquei algumas peças.. kkk até agora nada investido..
frente nova montada
a borracha da mala que já fora comprada para o 87 serviu para o 92
as peças antigas vão para estoque e são restauradas depois.
por isso é bom guardar as peças antigas... olha o forro de porta que veio no carro... olha o lixo, foi forrado com um material ridículo que parece até forro de chão de carro velho e nem o porta treco foi feito direitinho...
mas Opaleiro que é Opaleiro, guarda peças que não usa... sempre pode servir um dia.. kkkk e olha meu forro que tinha no estoque, em muito bom estado, quase perfeito.. kkkk até agora, nada investido... só não entrou no carro ainda pq vai ser feita uma revisão em maquinas de vidro e travas elétricas.
o puxador do capô estava quebrado.. e olha que bom.. meu 87 tem um inteirinho.. kkk nada investido ainda...
já instalado no 92 foto do processo em andamento ainda, prendendo no carro.
chega de usar garrafa pet no cofre do motor para funcionar o carro, tirei o tanque para fazer uma limpeza e trocar a tubulação de combustível, pensei que iria sair uma sujeirada por causa do tempo que o carro ficou parado mas o tanque é de plástico, não enferruja. a única anomalia encontrada foi que meu carro é a álcool e no tanque tinha gasolina. fui peneirar a mesma para reutiliza-la mais tarde e estava muito limpa.. saiu mais sujeira do lado de fora do tanque mesmo. um filtro de combustível novo daria conta do recado sem fazer esforço só não tive tempo de trocar a tubulação ainda.
técnica do filtro de café para limpar a gasolina.
filtrando a safada...kkkk peneirando ouro.... limpinha
rendeu aproximadamente 10 L de gasolina o suficiente para muitas partidas a frio..
e acabou minha semana de trabalho.. não tirei foto de todo processo pois trabalho sozinho e não tenho tempo de ficar dando detalhes.. qualquer dúvida, pode perguntar que eu explico melhor como se faz. e para fechar o dia, o tanque esquentando no sol para evaporar qualquer resíduo de água.... calma pessoal, estava forrado para não arranhar a pintura.
só vou pintar depois de arrumar tudo. para não ter risco de vazar óleo ou riscar a pintura ou tirar tinta de algum parafuso. a ideia é de por placa preta no carro e uma vez feita a pintura, não quero desmontar mais nada. a cor original do carro é azul mas devo pintar de vinho.. como o motor do 87 é cinza e moderno, só preciso trocar o coletor do h34 original para o 3e que veio no 92 e trocar os giclês para alimentar o 6 bocão, vai ficar como se fosse de fábrica com a tampa do filtro de ar de plastico...
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