Esta semana fui para o serviço com o Opala, fazia um tempo que não fazia isso.
Na ida, tudo tranquilo. Porém, na volta, o carro morreu na estrada, e quando fui ver, a tampa do distribuidor tinha soltado e estava fora do distribuidor.
Quando fui tentar prender de novo, um dos parafusos não seguravam, (aparentemente a rosca da ponta do parafuso gastou, ai não dava aperto) então prendi apenas um parafuso, mas a tampa ainda se movimentava um pouco. Segui na estrada no caminho de casa, mas ai o carro ficou uma porcaria, dando várias cabeçadas principalmente ao se manter um giro constante entre 2500 e 3500 RPM.
Consegui parar numa loja e comprei parafusos novos, prendi a tampa, porém o problema das cabeçadas ainda continuou...
Então hoje fui até um mecânico aqui de Guarulhos e com a pistola de ponto pudemos ver que o ponto estava oscilando sozinho, mesmo com o sistema de avanço a vácuo desligado.
Ai trocamos o platinado e colocamos no ponto coma pistola (13,7 - Se não me engano, a regulagem original é entre 8 e 10, mas levando em conta que a gasolina hoje é bem diferente de 1982, deixamos entre 13 e 14) ficou perfeito.
Então caso alguém esteja com o Opala dando "cabeçadas"... pode ser útil.
Lembrando que o carro dava as cabeçadas apenas quando se tentava manter um giro constante, na faixa de 2500 e 3500 RPM. Em marcha lenta e acelerando subindo giro estava normal.
Na ida, tudo tranquilo. Porém, na volta, o carro morreu na estrada, e quando fui ver, a tampa do distribuidor tinha soltado e estava fora do distribuidor.
Quando fui tentar prender de novo, um dos parafusos não seguravam, (aparentemente a rosca da ponta do parafuso gastou, ai não dava aperto) então prendi apenas um parafuso, mas a tampa ainda se movimentava um pouco. Segui na estrada no caminho de casa, mas ai o carro ficou uma porcaria, dando várias cabeçadas principalmente ao se manter um giro constante entre 2500 e 3500 RPM.
Consegui parar numa loja e comprei parafusos novos, prendi a tampa, porém o problema das cabeçadas ainda continuou...
Então hoje fui até um mecânico aqui de Guarulhos e com a pistola de ponto pudemos ver que o ponto estava oscilando sozinho, mesmo com o sistema de avanço a vácuo desligado.
Ai trocamos o platinado e colocamos no ponto coma pistola (13,7 - Se não me engano, a regulagem original é entre 8 e 10, mas levando em conta que a gasolina hoje é bem diferente de 1982, deixamos entre 13 e 14) ficou perfeito.
Então caso alguém esteja com o Opala dando "cabeçadas"... pode ser útil.
Lembrando que o carro dava as cabeçadas apenas quando se tentava manter um giro constante, na faixa de 2500 e 3500 RPM. Em marcha lenta e acelerando subindo giro estava normal.
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