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eleandro kalckmann
Laercio Tomaz Jr
6 participantes
Problemas na cambagem!!!
Laercio Tomaz Jr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1805
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Cilindros : 6cc aspirado
Data de inscrição : 10/12/2011
- Mensagem nº1
Problemas na cambagem!!!
Fala rapaziada, o opala esta cantando um pouco o pneu quando faço uma curva mais fechada, levei em 2 lugares que fazem cambagem, entretanto os dois me disseram que a cambagem esta um pouco positiva e não sei o motivo o ajuste ja chegou no limite, e me disseram que seria bom uma cambagem 0 ou negativa, o que devo fazer para corrigir isso?
eleandro kalckmann- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1053
Idade : 36
Localização : fco beltrão
Modelo do carro : Caravan comodoro sle 88
4trinho
Cilindros : 4 CIL
Data de inscrição : 06/10/2014
- Mensagem nº2
Re: Problemas na cambagem!!!
provavelmente fechou o agregado....o correto seria retira-lo, abri-lo com um ciborg e resoldar aonde aparecer trinca...dai ja aproveita q esta fora ,jateia e pinta....fica novooooo.....mas da serviço kkkk
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº3
Re: Problemas na cambagem!!!
Se ainda possuir calços é só retirar ou adicionar um calço.
Mas como a cambagem está positiva (se não possuir calços) é só adicionar se possuir espaço.
http://www.opaleirosdoparana.com/t35791-duvida-acertar-cambagem
E se o pneu que canta é do lado de fora da curva é alinhamento (roda aberta).
Mas como a cambagem está positiva (se não possuir calços) é só adicionar se possuir espaço.
http://www.opaleirosdoparana.com/t35791-duvida-acertar-cambagem
E se o pneu que canta é do lado de fora da curva é alinhamento (roda aberta).
Laercio Tomaz Jr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1805
Idade : 44
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala coupe 76
Cilindros : 6cc aspirado
Data de inscrição : 10/12/2011
- Mensagem nº4
Re: Problemas na cambagem!!!
eleandro kalckmann escreveu:provavelmente fechou o agregado....o correto seria retira-lo, abri-lo com um ciborg e resoldar aonde aparecer trinca...dai ja aproveita q esta fora ,jateia e pinta....fica novooooo.....mas da serviço kkkk
Pode ser isso mesmo mas o agregado ja deve ter vindo assim, pois desde que comprei esta assim o duro e que ja faz tempo e agora que vi o problema, o duro que vai dar um trabalho imenso hem, tem que retirar o motor?
eleandro kalckmann- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1053
Idade : 36
Localização : fco beltrão
Modelo do carro : Caravan comodoro sle 88
4trinho
Cilindros : 4 CIL
Data de inscrição : 06/10/2014
- Mensagem nº5
Re: Problemas na cambagem!!!
Laercio Tomaz Jr escreveu:eleandro kalckmann escreveu:provavelmente fechou o agregado....o correto seria retira-lo, abri-lo com um ciborg e resoldar aonde aparecer trinca...dai ja aproveita q esta fora ,jateia e pinta....fica novooooo.....mas da serviço kkkk
Pode ser isso mesmo mas o agregado ja deve ter vindo assim, pois desde que comprei esta assim o duro e que ja faz tempo e agora que vi o problema, o duro que vai dar um trabalho imenso hem, tem que retirar o motor?
na verdade o agregado entorta com o tempo,principalmente se for 6cc e agravando conforme o uso(ex;pulando quebra-mola,rebaixado,etc),tem possibilidade de q ele ja poderia estar torto,mas menos do que esta agora....o correto seria retirar o motor,mas tambem é possivel suspender ele com macaco tipo girafa ou até mesmo se tiver lugar com uma talha....ma da serviço kkkk retirar a suspençao dianteira inteira demora, tem q mexer em motor ,freio,e se for aproveitar e reformar tem q desmontar tudoooo kkkk....só q o resultado final é recompensante,,,,saber q ta tudo 100% nao tem preço kkkk
ha tava esquecendo....se for abrir o agregado, tem alguns topicos aqui no forun q tem bastante informaçao de como fazer(só nao lembro qual kkk) ....com que medida deixar e tals...
abç
LipCamaro- Opaleiro
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- Mensagem nº6
Re: Problemas na cambagem!!!
Laercio Tomaz Jr escreveu:Fala rapaziada, o opala esta cantando um pouco o pneu quando faço uma curva mais fechada, levei em 2 lugares que fazem cambagem, entretanto os dois me disseram que a cambagem esta um pouco positiva e não sei o motivo o ajuste ja chegou no limite, e me disseram que seria bom uma cambagem 0 ou negativa, o que devo fazer para corrigir isso?
Se realmente estiver positiva, seria somente colocar chavetas para aproximar as balanças superiores do motor, conforme dito pelo adpachec.
Agora se estiver sem regulagem por estar muito negativo, então o jeito é mandar desempenar o berço ( canga ).
Uma outra solução para o fim de regulagem que eu faço, mas que é PROVISÓRIA e fácil de fazer é mudar a furação da balança superior.
Sabe aqueles 2 furos pequenos e o furo grande da balança, o de encaixa o pivô superior??
Mande o torneiro fechar os buracos pequenos e fazê-los mais próximos da beirada, o grande esmerilha a beirada e solda ( se quiser) a outra.
Esses 6mm fazem uma diferença enorme. Dá para usar o berço por bem mais tempo.
Segue fotos para comparação.
[img][/img]
Eduardo BM- Opaleiro
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Data de inscrição : 14/01/2016
- Mensagem nº7
Re: Problemas na cambagem!!!
Laercio pra saber realmente se o seu agregado esta torto ou empenado. Se faz um teste antes de mandar gabaritar ele. Apos tirado o mesmo se mede nos buracos do parafuso que vai o amortecedor, de dentro a dentro tem que da 92cm se tiver 88cm~89cm ja e bom manda gabaritar. Voce consegue fazer isso em locais que mechem com chassis. Geralmente eles ja tem o gabarito pra coloca na prensa.
Existem topicos referente a gabarito aqui no forum.
Abraço e boa sorte.
Existem topicos referente a gabarito aqui no forum.
Abraço e boa sorte.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
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Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº8
Re: Problemas na cambagem!!!
Para ter ficado positivo as torres se abriram.
Mas ele não respondeu se tem calços ainda e se as borrachas (buchas) da bandeja estão boas.
Mas ele não respondeu se tem calços ainda e se as borrachas (buchas) da bandeja estão boas.
Eduardo BM- Opaleiro
- Número de Mensagens : 82
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Data de inscrição : 14/01/2016
- Mensagem nº9
Re: Problemas na cambagem!!!
adpachec escreveu:Para ter ficado positivo as torres se abriram.
Mas ele não respondeu se tem calços ainda e se as borrachas (buchas) da bandeja estão boas.
Essas medições referem-se a o agregado em condicoes perfeitas?
LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
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- Mensagem nº10
Re: Problemas na cambagem!!!
adpachec escreveu:Para ter ficado positivo as torres se abriram.
Mas ele não respondeu se tem calços ainda e se as borrachas (buchas) da bandeja estão boas.
No carro, as torres nunca irão abrir e consequentemente ficar com cambagem positiva.
Acontece ao contrário, as torres se fecham ( aproximam na parte superior ) e a cambagem fica negativa.
Laercio Tomaz Jr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1805
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- Mensagem nº11
Re: Problemas na cambagem!!!
adpachec escreveu:Para ter ficado positivo as torres se abriram.
Mas ele não respondeu se tem calços ainda e se as borrachas (buchas) da bandeja estão boas.
Obrigado amigos em relação aos calços estão no máximo segundo o mecânico da cambagem, as buchas devem estar boas pois não foram muito utilizadas, agora não sei a qualidade das buchas colocadas.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
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- Mensagem nº12
Re: Problemas na cambagem!!!
LipCamaro escreveu:adpachec escreveu:Para ter ficado positivo as torres se abriram.
Mas ele não respondeu se tem calços ainda e se as borrachas (buchas) da bandeja estão boas.
No carro, as torres nunca irão abrir e consequentemente ficar com cambagem positiva.
Acontece ao contrário, as torres se fecham ( aproximam na parte superior ) e a cambagem fica negativa.
Citando este caso o do amigo.
E sim tem auto center que prefere "forçar" a torre para acertar a cambagem.
Vai se saber o que podem ter feito no passado.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
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Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº13
Re: Problemas na cambagem!!!
Eduardo BM escreveu:adpachec escreveu:Para ter ficado positivo as torres se abriram.
Mas ele não respondeu se tem calços ainda e se as borrachas (buchas) da bandeja estão boas.
Essas medições referem-se a o agregado em condicoes perfeitas?
930 mm. (média).
Laercio Tomaz Jr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1805
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Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala coupe 76
Cilindros : 6cc aspirado
Data de inscrição : 10/12/2011
- Mensagem nº14
Re: Problemas na cambagem!!!
Sera que compensa comprar um novo agregado ou tentar ajustar esse?
LipCamaro- Opaleiro
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Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
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- Mensagem nº15
Re: Problemas na cambagem!!!
Se fizer o lance nas balanças, vai durar mais uns anos...
Para desempenar, cobram uns 250 por aqui...
Tanto comprar ou desempenar, é a mesma mão de obra.
Se for comprar completo, verifique as mangas de eixo e se a suspenção é do antigo ou do moderno, acho que de 85/
Eu tenho um berço do antigo, se quiser me mande uma MP.
Para desempenar, cobram uns 250 por aqui...
Tanto comprar ou desempenar, é a mesma mão de obra.
Se for comprar completo, verifique as mangas de eixo e se a suspenção é do antigo ou do moderno, acho que de 85/
Eu tenho um berço do antigo, se quiser me mande uma MP.
Laercio Tomaz Jr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1805
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Modelo do carro : Opala coupe 76
Cilindros : 6cc aspirado
Data de inscrição : 10/12/2011
- Mensagem nº16
Re: Problemas na cambagem!!!
LipCamaro escreveu:Se fizer o lance nas balanças, vai durar mais uns anos...
Para desempenar, cobram uns 250 por aqui...
Tanto comprar ou desempenar, é a mesma mão de obra.
Se for comprar completo, verifique as mangas de eixo e se a suspenção é do antigo ou do moderno, acho que de 85/
Eu tenho um berço do antigo, se quiser me mande uma MP.
O que muda entre o antigo e o moderno? o seu esta em boas condições quanto vc pede nele?
LipCamaro- Opaleiro
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- Mensagem nº17
Re: Problemas na cambagem!!!
No berço só muda o de pega a bucha do tensor.
Nos antigos essa bucha é dividida em duas meia luas. No moderno a bucha é inteira e entra pela frente. O berco moderno tem um " bocal " para entrar essa bucha, já nos antigos é uma chapa reta com um furo no meio.
As balanças inferiores antigas eram mais estreitas e altas. A barra estabilizadora dos antigos é mais fina que dos modernos, 21 e 26mm respectivamente.
Também os pivôs da barra de direção e as ponteiras são mais finas. Uma barra de direção antiga não serve no moderno e vice versa. Até o braço pitman e o braço da cx de direção dos antigos tem o buraco mais fino para os pivôs mais finos.
Quanto ao berço que tenho, tenho que medir para ver se já não está fechado, mas te vendo barato, ruim vai ser mandar para SP...
Nos antigos essa bucha é dividida em duas meia luas. No moderno a bucha é inteira e entra pela frente. O berco moderno tem um " bocal " para entrar essa bucha, já nos antigos é uma chapa reta com um furo no meio.
As balanças inferiores antigas eram mais estreitas e altas. A barra estabilizadora dos antigos é mais fina que dos modernos, 21 e 26mm respectivamente.
Também os pivôs da barra de direção e as ponteiras são mais finas. Uma barra de direção antiga não serve no moderno e vice versa. Até o braço pitman e o braço da cx de direção dos antigos tem o buraco mais fino para os pivôs mais finos.
Quanto ao berço que tenho, tenho que medir para ver se já não está fechado, mas te vendo barato, ruim vai ser mandar para SP...
LucasPiologo- Opaleiro
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Cilindros : Truca não que é 6
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- Mensagem nº18
Re: Problemas na cambagem!!!
No meu carro vou fazer alinhamento técnico, cambagem está um pouco fora, mas o caster do lado direito está fora também, ai o carro está puxando pra direita !
Também vou trocar duas buchas, são umas bem grandes parafusadas em uma espécie de parafuso gigante kkkkk não sei o nome.
ficou em 300 pila =(
Também vou trocar duas buchas, são umas bem grandes parafusadas em uma espécie de parafuso gigante kkkkk não sei o nome.
ficou em 300 pila =(
LipCamaro- Opaleiro
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- Mensagem nº19
Re: Problemas na cambagem!!!
LucasPiologo escreveu:No meu carro vou fazer alinhamento técnico, cambagem está um pouco fora, mas o caster do lado direito está fora também, ai o carro está puxando pra direita !
Também vou trocar duas buchas, são umas bem grandes parafusadas em uma espécie de parafuso gigante kkkkk não sei o nome.
ficou em 300 pila =(
O que vc fala devem ser as buchas da barra tensora. Nessa porca que regula o caster ( roda mais ou menos para frente )
LipCamaro- Opaleiro
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- Mensagem nº20
Re: Problemas na cambagem!!!
[img][/img]
LucasPiologo- Opaleiro
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Cilindros : Truca não que é 6
Data de inscrição : 15/12/2014
- Mensagem nº21
Re: Problemas na cambagem!!!
essa danada ai mesmo, já comprei as duas axios no mercadocar, agr é só mandar no técnico !
LipCamaro- Opaleiro
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Comodoro 91 Azul 4cc
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- Mensagem nº22
Re: Problemas na cambagem!!!
É vc no vídeo do capô???
Kkkk
Kkkk
LucasPiologo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1018
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Cilindros : Truca não que é 6
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- Mensagem nº23
Re: Problemas na cambagem!!!
é KKKKK
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