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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por marcelmodesto Qui 4 Ago - 14:36:33

    Boa tarde Opaleiros,

    venho através deste retratar minha duvida sobre suspensão dianteira do meu opala 1980 4cc

    meu carro encontrasse com a suspensão ainda original de buchas..pois bem, esta uma barulheira e o carro quando piso no freio esta puxando para o lado direito., pois bem, mandei no mecanico indicado da minha cidade (batatais sp), o mesmo disse que preciso trocar uma bandeja,

    troca de uma bandeja e todas as buchas e amortecedores dianteiro., me pediu o valor R$2.681,00

    isso esta de acordo? achei muito acima do esperado alguem pode me ajudar? lembrando que ele é 1980 4CC nao precisa gabaritar a suspenssão apenas trocar as buchas e amortecedores

    responde ai pessoal.. como quanto gastaria ai na cidade de vocês

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    Mensagem por tcheco 8687 Qui 4 Ago - 15:37:11

    Qual a marca das buchas?
    e de que material? (PU)
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    Mensagem por sezil Qui 4 Ago - 16:12:47

    Marcel este preco ta meio salgado, recentemente fiz toda a parte da suspensao dianteira, troquei buchas, amortecedores, pivos e gabaritei a travessa incluindo mao de obra ficou R$ 850,00.
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 4 Ago - 19:22:40

    esse valor da pra vc revisar a suspensao inteira amigo!!!!
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 4 Ago - 19:24:37

    nao use buxas de pu

    só ouvi falarem mal delas

    procure buxas axios e terminais trw


    e outra...reveja esse orcamento ai....ta caro de mais
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    Mensagem por OpaleiroJlle Qui 4 Ago - 19:37:27

    Realmente ta caro hein..

    As buchas MOPU valem a pena?
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    Mensagem por LipCamaro Qui 4 Ago - 20:52:51

    Sou do RJ, por R$2.600 eu levo as buchas Axios aí e troco....
    E ainda passo um pano no seu opalão!!!!
    Kkkkk
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 4 Ago - 22:41:55

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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    Mensagem por Pedrão B. Sex 5 Ago - 6:14:56

    Bom, sobre preços estou mais por fora que umbigo de vedete...
    Mas uma coisa posso afirmar com certeza: Todo Opala tem suspenSão de bucha, de 69 a 92.
    []'s


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    Mensagem por omalvadeza Sex 5 Ago - 10:38:30

    Pode ser mais viável comprar as bandejas de boa procedência já embuchadas. O preço da mão de obra tende a cair. Se você tiver noção e quiser encarar o serviço melhor ainda. Você troca o que precisa e o valor a ser pago será somente alinhamento e balanceamento, no máximo uma ou outra peça.


    No mais, alguns valores que estou pesquisando pro meu (preços de Junho do ML sem frete).

    Bucha bandeja diant inf axios (cada) - 43,00 a 53,00
    Bandeja diant inf cofap (já embuchada) (cada) - 130,00
    pivô nakata inferior (cada) - 60,00
    Bucha do pitman axios - 65,00

    Tem que pesquisar e por tudo no papel pra ver se vale a pena.
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    Mensagem por marcelmodesto Sex 5 Ago - 11:13:12

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk gostei do irmao opaleiro do RJ kkkkkkkk

    realmente achei muito caro.. ainda mais por se tratar apenas de suspenssão dianteira!!!

    obrigado a todos pelas respostas vou procurar outra oficina

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    Mensagem por marcelmodesto Sex 5 Ago - 11:14:20

    ps: quero colocar as fotos do meu bruxao pra vcs mas nao to conseguindo me ajudem ai pessoal
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    Mensagem por csramos.adm Sex 5 Ago - 12:06:14

    Amigo, fiz esse serviço na minha caravan sabado passado, 31/7. Sou de Valparaiso/GO. Comprei tudo em Brasília/DF.
    O que foi feito no meu carro:
    * Duas bandeja inferiores novas (Coffap com bucha) - R$ 210,00
    * 4 Pivos (2 inferiores Nakata e 2 Superiores TRW - R$ 236,00
    * 4 Buchas da bandeja superior Axios- R$ 79,00
    * 2 Buchas de Tirante feita de Pneu - R$ 54,00
    * 2 Bieletas feitas de Pneu - R$ 20,00
    * 4 Buchas inferiores da Travessa (pe de pato e cone) - R$ 50,00
    * Galvanização de todos os parafusos e porcas - R$ 90,00
    TOTAL DAS PEÇAS - R$ 739,00

    - Não foram trocados os amortecedores
    - O serviço eu mesmo fiz, então não teve custo de mão de obra. Eu tenho em casa macaco jacare grande e prensa o que facilita muito a vida.
    - Esse seu ai ta carobakarai...
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    Mensagem por csramos.adm Sex 5 Ago - 12:07:40

    csramos.adm escreveu:Amigo, fiz esse serviço na minha caravan sabado passado, 31/7. Sou de Valparaiso/GO. Comprei tudo em Brasília/DF.
    O que foi feito no meu carro:
    * Duas bandeja inferiores novas (Coffap com bucha) - R$ 210,00
    * 4 Pivos (2 inferiores Nakata e 2 Superiores TRW - R$ 236,00
    * 4 Buchas da bandeja superior Axios- R$ 79,00
    * 2 Buchas de Tirante feita de Pneu - R$ 54,00
    * 2 Bieletas feitas de Pneu - R$ 20,00
    * 4 Buchas inferiores da Travessa (pe de pato e cone) - R$ 50,00
    * Galvanização de todos os parafusos e porcas - R$ 90,00
    TOTAL DAS PEÇAS - R$ 739,00

    - Não foram trocados os amortecedores
    - O serviço eu mesmo fiz, então não teve custo de mão de obra. Eu tenho em casa macaco jacare grande e prensa o que facilita muito a vida.
    - Esse seu ai ta carobakarai...

    Tem mais um gasto, R$ 50,00 com tinta PU preta e verniz. Pintei todo o quadro e as peças.
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    Mensagem por sezil Sex 5 Ago - 13:09:03

    Opa mais um opaleiro Goiano.
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    Mensagem por csramos.adm Sex 5 Ago - 13:21:42

    sezil escreveu:Opa mais um opaleiro Goiano.

    Opa. Tranquilo?
    E relativamente de perto né?! Do Val à Anápolis da uns 140 km.
    É uma viagem gostosa. Em breve quero dar uns roles ai pelo Jerivá. Só fazer a suspensao e direção do meu carro para pegar estrada rsrsr.
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    Mensagem por sezil Sex 5 Ago - 14:30:31

    Aqui o pessoal vai direto pro Rota 60 passando pelo Jeriva, eu nao fui ainda, mas quando meu opala ficar zero bala eu vou.!!
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    Suspenção Dianteira Opala  Empty suspensão dianteira

    Mensagem por jose taveira Sex 5 Ago - 18:23:56

    [o opaleiro goiano eh dos bons parabens por tratart bem esta maquina so esqueceu dizer que para a suspenção dianteira alem do macaco e ,prensa e bom torno de bancasda eh fundamental o encolhedor de mola pra tirar e colocar a bicha falou.quote="sezil"]Opa mais um opaleiro Goiano.[/quote]
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    Mensagem por Goettens Sex 5 Ago - 18:35:31

    Esse trabalho na suspensão é algo que pode ser feito em casa com certa tranquilidade? Isso deve dar uma boa economia com mão de obra.
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    Mensagem por frederico santos Sex 5 Ago - 19:03:18

    Buchas P.U Não são ruins não. Depende da sua aplicação, se que privilegiar conforto e macies escolha as tradicionais, de marca conhecida. As buchas de P.U normalmente transmite os "chapiscos" do asfalto por serem mais rígidas em contrapartida sente -se uma melhora perceptível na estabilidade.
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    Mensagem por csramos.adm Sex 5 Ago - 20:00:15

    Exato José, o encolhedor de molas é muito importante. Eu até consigo colocar sem ele e usando o macaco, mas não é aconselhável por questão de segurança...
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    Mensagem por csramos.adm Sex 5 Ago - 20:05:44

    Goettens, é possível sim fazer esse trabalho em casa com certa tranquilidade. Não sou mecânico e aprendi vendo outras pessoas fazendo... No meu caso eu desci a travessa toda, agregado com bandejas e tudo... Posso te passar um passo a passo de como fiz o meu na semana que vem. É relativamente simples, mas trabalhoso... Por aqui um serviço desse custa na casa de 1.000,00 de mão de obra e talvez não façam com o mesmo capricho que eu fiz.
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    Mensagem por Goettens Sex 5 Ago - 21:49:00

    csramos.adm escreveu:Goettens, é possível sim fazer esse trabalho em casa com certa tranquilidade. Não sou mecânico e aprendi vendo outras pessoas fazendo... No meu caso eu desci a travessa toda, agregado com bandejas e tudo... Posso te passar um passo a passo de como fiz o meu na semana que vem. É relativamente simples, mas trabalhoso... Por aqui um serviço desse custa na casa de 1.000,00 de mão de obra e talvez não façam com o mesmo capricho que eu fiz.

    A minha barca precisará de um bom trato na suspensão, eu até faria o trampo eu mesmo, mas meu pai pira quanto tento dar uma de mecânico. Laughing

    Muito obrigado por oferecer um tutorial, assim poderei avaliar se tenho capacidade de executar o serviço.
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    Mensagem por csramos.adm Sex 12 Ago - 13:13:30

    Goettens escreveu:
    csramos.adm escreveu:Goettens, é possível sim fazer esse trabalho em casa com certa tranquilidade. Não sou mecânico e aprendi vendo outras pessoas fazendo... No meu caso eu desci a travessa toda, agregado com bandejas e tudo... Posso te passar um passo a passo de como fiz o meu na semana que vem. É relativamente simples, mas trabalhoso... Por aqui um serviço desse custa na casa de 1.000,00 de mão de obra e talvez não façam com o mesmo capricho que eu fiz.

    A minha barca precisará de um bom trato na suspensão, eu até faria o trampo eu mesmo, mas meu pai pira quanto tento dar uma de mecânico. Laughing

    Muito obrigado por oferecer um tutorial, assim poderei avaliar se tenho capacidade de executar o serviço.

    Goettens, conforme prometido, abaixo seguem o passo-a-passo de como fiz a minha suspensão.
    Antes de começar, relembro que não sou mecânico e minha experiência foi adquirida vendo outros fazerem, lendo (muita coisa aqui no grupo do OP)...
    Muita coisa do que eu fiz não tem necessariamente necessidade de você fazer...

    Então, mãos a obra rsrsr

    1º - FERRAMENTAS:

    Algumas ferramentas são imprescindíveis. Outras da pra improvisar.
    - Jogo de chaves (cachimbos e chaves de boca e estria). Vai precisar de uma chave em especial e que normalmente não se tem em casa que a chave de boca/estria para soltar a porca do tirante. Salvo engano é uma 22 ou 24;
    - 3 cavaletes ou um elevador;
    - Macaco. De preferência um jacaré grande pq voce vai precisar levantar o seu carro a uma altura razoave e que o macaco pequeno não consegue;
    - Encolhedor de molas. O meu eu mesmo fiz. O encolhedor de molas pode ser feito com uma barra roscada duas porcas uma arruela grande e uma travessa de metal retangular de 15cm x 5cm com um furo no centro onde passara a barra roscada;
    - Alicate de preção;
    - Saca pivo (Você consegue fazer sem essa ferramenta, como eu fiz, mas se tiver ela será uma mão na roda).
    Essas são as principais.
    - Prensa. Sem isso é dificil fazer o serviço.
    - Algumas ferramentas voce vai ter que improvisar.
    - A ferramenta mais importante é a paciencia rsrrs.

    2º - 1ª FASE DO TRABALHO: Tirar do carro

    No meu casso eu desci toda a travessa. Esse serviço não é necessário caso você não vá fazer o mesmo serviço que eu fiz. No meu caso eu pintei todo o agregado, bandejas, manga de eixo, fiz uma pequena solda...
    1. Soltar os 2 parafusos que prendem o calço do motor ao agregado
    2. Soltar os 4 parafuso que prendem a travessa/agregado à longarina.
    3. Soltar os terminais de direção;
    4. Soltar as pinças de freio (dois parafusos que prendem por tras;
    5. Posicionar o jacaré no meio da travessa e levantar o carro. coloque o jacaré pela frente mas o deixe meio de lado pq voce vai precisar colocar um cavalete na frente segurando o motor.
    6. Colocar 2 cavaletes na caixa de ar, no local onde coloca o macaco quando vai trocar pneu.
    7. Colocar o 3º cavalete na polia do eixo de comando do motor;
    8. Soltar os parafusos da barra estabilizadora;
    9. Ir baixando o macaco de vagar. Nessa hora o que é para acontecer? O carro ficará apoiado nos 2 cavaletes laterais e o motor ficará apoiado pela frente no 3º cavalete e a travessa com toda a suspensão irá descer em cima do macaco. A ideia é que o motor fique alinhado como se tivesse na travessa para não danificar o calço do cambio.

    Se tudo tiver saído conforme planejado, a travessa com toda a suspensão estará fora do carro.

    3º - 2ª FASE DO TRABALHO: Desmontar

    1. Soltar o amortecedor. Na parte de cima da suspensção tem um parafuso que prende a parte de cima o amortecedor. As vezes é preciso segurar a ponta da aste com o alicate de preção e ir soltando a porca com uma chave de boca. Depois de soltar a parte de cima, soltar a de baixo. São dois parafusos que prendem na travessa inferior. Depois de tira os tres parafusos é só puchar o amortecer por baixo que ele sai.
    2. No lugar do amortecedor voce vai colocar o encolhedor de molas (barras roscada lembra?). Na parte superior vai a arruela grande e na parte inferior vai a travessa. Uma porca em cima e outra em baixo e so apertar um pouco com a mão mesmo até onde conseguir.
    3. Soltar os dois pivos (superior e inferior). Sem o saca pivo voce vai ter que dar marretada nos pivos para tira-los e é chato tirar sem o saca. Para facilitar sua vida, solte o parafuso que prende a bandeja inferior à travessa e depois os pivos.
    4. com os pivos soltos, so ir soltando a porca do encolhedor até a mola ficar solta.
    OBS.: Fazer esse serviço sem o encolhedor de molas é um perigo pq a mola da um salto quando voce soltar os pivos devido a pressão e pode causar uma acidente grave.
    5. Depois de remover as porcas dos pivos, as molas, agora so soltar o resto dos parafusos tudo.
    OBS.: uma dica é tirar foto de tudo montado para facilitar na hora de remontar. Tira foto principalmente das cosas que tem lado certo...
    No meu caso eu lavei e pintei todas as peças que seria reaproveitadas.
    Aproveitei e mandei galvanizar todas as porcas e parafusos. Recomendo muito fazer esse serviço. Aqui custou 90 reais. levei os parafusos usados e quando fui buscar a sensação é que trocaram meus parafusos por parafusos novos.

    4º - 3ª FASE DO TRABALHO: Remontar
    Aqui estou considerando que voce ja lavou, pintou e galvanizou as peças tudo ser for o caso e já comprou todas as peças que serão trocadas.
    1. A primeira coisa que eu montei foi a bucha de tirante. A minha é daquelas inteiras então da mais trabalho (Essa ai http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-716666747-bucha-do-tensor-tirante-axios-do-opala-caravan-ano-80-a-92-_JM). Para monta-la, usei o encolhedor de molas. Se a sua for aquelas partidas é mais tranquilo e não precisa do encolhedor. Se for inteira igual a minha ela entra da frente para a traseira do carro. O lado maior dela fica pra frente do carro. Se for a inteira, coloca uma porca e uma arruela no encolhedor de molas e coloca a bucha deixando o lado maior pra frente do carro. Encaixa a barra na travessa do carro e pelo lado de dentro coloca outra arruela e a porca. Ai é so ir apertando a porta do lado de dentro que a bucha vai entrando. Ah, passe detergente na bucha e na travessa para ela entrar.
    2. Montei o pivo na bandeja inferior. As bandejas inferiores eu comprei nova e troquei. Então ela ja veio com a bucha.
    3. Montei as buchas das bandejas superiores. Nas superiores eu troquei só as buchas pq as bandejas estavam boas... As bandejas tem lado certo. Basta olhar na parte superior dela e verá que tem escrito LD e LE. Isso é importante pq as buchas tambem tem a posição certa de montar. A bandeja superior tem duas buchas (bucha dianteira da bandeja superior e bucha traseira da bandeja superior). Primeiro monta a bucha traseira da bandeja. Ela é montada de dentro para fora. depois coloca a arruela no "eixo" da bandeja e encaixa na bucha traseira. Depois coloca a bucha dianteira da bandeja e por fim coloca os parafusos esternos que segura esse conjunto.
    OBS.:
    a) Os eixos das bandejas superiores tem um ressalto no centro. Esse ressalto fica virado para a esquerda independentemente da bandeja ser a esquerda ou a direita;
    b) Nos dois parafusos que fixam a bandeja ao agregado, tem uma pecinha de metal parecida com um "Y". Dois desses "Y" são finos e dois são grossos. Tire foto antes de desmontar ou anote de que lado estão os finos e de que lado estão os grossos.
    4.Montei os pivos das bandejas superior.
    OBS.: Os pivos tem um lado mais alto... Esse lado mais alto fica virado para tras. Observe que o lado mais alto a que me refiro é o lado do "copinho" do pivo e não da chapa que tem os furos e que prende o pivo... Uma forma de saber se esta certo é so encaixar o pivo e deixar a bandeja reta e ver se o pivo ta reto.
    5. Com as bandejas devidamente montadas com suas respectivas buchas e pivos hora de montar elas na travessa. Primeiramente montei a bandeja superior parafusando no agregado. Depois encaixei a mola na bandeja suprior e depois a bandeja inferior formando um "sanduiche" bandeja suprior/mola/bandeja inferior. Coloquei o encolhedor de molas e prenda tudo. Nessa hora vai ter que apertar o encolhedor com uma chave pq a mola tem que encolher até voce conseguir colocar a mangua de eixo nos pivos.
    6. Assim que colocar as porcas dos pivos prenda a bandeja inferior no agregado. Pode ser que não entre facilmente e voce precise dar umas pancadas.
    7. Uma vez que as bandejas inferior e superior estejam devidamente parafusadas e presa na travessa, os pivos estejam devidamente presos com porcas na manga de eixo, vá soltando a porca do encolhedor até conseguir tirar totalmente.
    8. No lugar do encolhedor coloque o amortecedor.
    9. Hora de recolocar no carro. Coloque a travessa no macaco e coloque tudo no carro da mesma forma que foi tirado encaixando na longarina. Coloque os 4 parafusos que prendem o agregado na longarina. Lembre de colocar as borrachas todas (na parte inferior o pe de pato e o cone e na parte suprior as redondinhas).
    10. com a travessa já no lugar, hora de montar o tirante, a barra estabilizadora, as bieletas, conectar os terminais de direção e as ponças de freio. Prender o motor na travessa, tirar os cavaletes e baixar o carro... Essas etapas não precisam de muita descrição pois é simples e relembrará do processo.

    É isso. É um serviço trabalhoso porem simples tecnicamente falando. Vai precisar levar para alinhar depois...
    E qualquer duvida é so perguntar aqui tambem... Fiz o meu a duas semanas e testei. ficou excelente. Agora que venha a parte traseira. rsrsr
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    Mensagem por frederico santos Sex 12 Ago - 14:38:22

    Valeu mano...Copiado... OKK Isso já é um baita corta caminho p quem ta procurando dicas.
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    Mensagem por pacato Sex 12 Ago - 16:05:02

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    Mensagem por Goettens Sex 12 Ago - 19:49:55

    Poxa. Pra mim que tenho pouca experiência com mecânica parece ser muito complexo, mas talvez na hora de desmontar e remontar seja mais tranquilo.

    E muito obrigado pelas dicas, mesmo se eu não vier a fazer o serviço com as próprias mãos, com certeza será de grande ajuda para outras pessoas. Suspenção Dianteira Opala  56741
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    Mensagem por opala4cc Sáb 13 Ago - 1:46:42

    csramos.adm escreveu:
    Goettens escreveu:

    A minha barca precisará de um bom trato na suspensão, eu até faria o trampo eu mesmo, mas meu pai pira quanto tento dar uma de mecânico. Laughing

    Muito obrigado por oferecer um tutorial, assim poderei avaliar se tenho capacidade de executar o serviço.

    Goettens, conforme prometido, abaixo seguem o passo-a-passo de como fiz a minha suspensão.
    Antes de começar, relembro que não sou mecânico e minha experiência foi adquirida vendo outros fazerem, lendo (muita coisa aqui no grupo do OP)...
    Muita coisa do que eu fiz não tem necessariamente necessidade de você fazer...

    Então, mãos a obra rsrsr

    1º - FERRAMENTAS:

    Algumas ferramentas são imprescindíveis. Outras da pra improvisar.
    - Jogo de chaves (cachimbos e chaves de boca e estria). Vai precisar de uma chave em especial e que normalmente não se tem em casa que a chave de boca/estria para soltar a porca do tirante. Salvo engano é uma 22 ou 24;
    - 3 cavaletes ou um elevador;
    - Macaco. De preferência um jacaré grande pq voce vai precisar levantar o seu carro a uma altura razoave e que o macaco pequeno não consegue;
    - Encolhedor de molas. O meu eu mesmo fiz. O encolhedor de molas pode ser feito com uma barra roscada duas porcas uma arruela grande e uma travessa de metal retangular de 15cm x 5cm com um furo no centro onde passara a barra roscada;
    - Alicate de preção;
    - Saca pivo (Você consegue fazer sem essa ferramenta, como eu fiz, mas se tiver ela será uma mão na roda).
    Essas são as principais.
    - Prensa. Sem isso é dificil fazer o serviço.
    - Algumas ferramentas voce vai ter que improvisar.
    - A ferramenta mais importante é a paciencia rsrrs.

    2º - 1ª FASE DO TRABALHO: Tirar do carro

    No meu casso eu desci toda a travessa. Esse serviço não é necessário caso você não vá fazer o mesmo serviço que eu fiz. No meu caso eu pintei todo o agregado, bandejas, manga de eixo, fiz uma pequena solda...
    1. Soltar os 2 parafusos que prendem o calço do motor ao agregado
    2. Soltar os 4 parafuso que prendem a travessa/agregado à longarina.
    3. Soltar os terminais de direção;
    4. Soltar as pinças de freio (dois parafusos que prendem por tras;
    5. Posicionar o jacaré no meio da travessa e levantar o carro. coloque o jacaré pela frente mas o deixe meio de lado pq voce vai precisar colocar um cavalete na frente segurando o motor.
    6. Colocar 2 cavaletes na caixa de ar, no local onde coloca o macaco quando vai trocar pneu.
    7. Colocar o 3º cavalete na polia do eixo de comando do motor;
    8. Soltar os parafusos da barra estabilizadora;
    9. Ir baixando o macaco de vagar. Nessa hora o que é para acontecer? O carro ficará apoiado nos 2 cavaletes laterais e o motor ficará apoiado pela frente no 3º cavalete e a travessa com toda a suspensão irá descer em cima do macaco. A ideia é que o motor fique alinhado como se tivesse na travessa para não danificar o calço do cambio.

    Se tudo tiver saído conforme planejado, a travessa com toda a suspensão estará fora do carro.

    3º - 2ª FASE DO TRABALHO: Desmontar

    1. Soltar o amortecedor. Na parte de cima da suspensção tem um parafuso que prende a parte de cima o amortecedor. As vezes é preciso segurar a ponta da aste com o alicate de preção e ir soltando a porca com uma chave de boca. Depois de soltar a parte de cima, soltar a de baixo. São dois parafusos que prendem na travessa inferior. Depois de tira os tres parafusos é só puchar o amortecer por baixo que ele sai.
    2. No lugar do amortecedor voce vai colocar o encolhedor de molas (barras roscada lembra?). Na parte superior vai a arruela grande e na parte inferior vai a travessa. Uma porca em cima e outra em baixo e so apertar um pouco com a mão mesmo até onde conseguir.
    3. Soltar os dois pivos (superior e inferior). Sem o saca pivo voce vai ter que dar marretada nos pivos para tira-los e é chato tirar sem o saca. Para facilitar sua vida, solte o parafuso que prende a bandeja inferior à travessa e depois os pivos.
    4. com os pivos soltos, so ir soltando a porca do encolhedor até a mola ficar solta.
    OBS.: Fazer esse serviço sem o encolhedor de molas é um perigo pq a mola da um salto quando voce soltar os pivos devido a pressão e pode causar uma acidente grave.
    5. Depois de remover as porcas dos pivos, as molas, agora so soltar o resto dos parafusos tudo.
    OBS.: uma dica é tirar foto de tudo montado para facilitar na hora de remontar. Tira foto principalmente das cosas que tem lado certo...
    No meu caso eu lavei e pintei todas as peças que seria reaproveitadas.
    Aproveitei e mandei galvanizar todas as porcas e parafusos. Recomendo muito fazer esse serviço. Aqui custou 90 reais. levei os parafusos usados e quando fui buscar a sensação é que trocaram meus parafusos por parafusos novos.

    4º - 3ª FASE DO TRABALHO: Remontar
    Aqui estou considerando que voce ja lavou, pintou e galvanizou as peças tudo ser for o caso e já comprou todas as peças que serão trocadas.
    1. A primeira coisa que eu montei foi a bucha de tirante. A minha é daquelas inteiras então da mais trabalho (Essa ai http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-716666747-bucha-do-tensor-tirante-axios-do-opala-caravan-ano-80-a-92-_JM). Para monta-la, usei o encolhedor de molas. Se a sua for aquelas partidas é mais tranquilo e não precisa do encolhedor.  Se for inteira igual a minha ela entra da frente para a traseira do carro. O lado maior dela fica pra frente do carro. Se for a inteira, coloca uma porca e uma arruela no encolhedor de molas e coloca a bucha deixando o lado maior pra frente do carro. Encaixa a barra na travessa do carro e pelo lado de dentro coloca outra arruela e a porca. Ai é so ir apertando a porta do lado de dentro que a bucha vai entrando. Ah, passe detergente na bucha e na travessa para ela entrar.
    2. Montei o pivo na bandeja inferior. As bandejas inferiores eu comprei nova e troquei. Então ela ja veio com a bucha.
    3. Montei as buchas das bandejas superiores. Nas superiores eu troquei só as buchas pq as bandejas estavam boas... As bandejas tem lado certo. Basta olhar na parte superior dela e verá que tem escrito LD e LE. Isso é importante pq as buchas tambem tem a posição certa de montar. A bandeja superior tem duas buchas (bucha dianteira da bandeja superior e bucha traseira da bandeja superior). Primeiro monta a bucha traseira da bandeja. Ela é montada de dentro para fora. depois coloca a arruela no "eixo" da bandeja e encaixa na bucha traseira. Depois coloca a bucha dianteira da bandeja e por fim coloca os parafusos esternos que segura esse conjunto.
    OBS.:
    a) Os eixos das bandejas superiores tem um ressalto no centro. Esse ressalto fica virado para a esquerda independentemente da bandeja ser a esquerda ou a direita;
    b) Nos dois parafusos que fixam a bandeja ao agregado, tem uma pecinha de metal parecida com  um "Y". Dois desses "Y" são finos e dois são grossos. Tire foto antes de desmontar ou anote de que lado estão os finos e de que lado estão os grossos.
    4.Montei os pivos das bandejas superior.
    OBS.: Os pivos tem um lado mais alto... Esse lado mais alto fica virado para tras. Observe que o lado mais alto a que me refiro é o lado do "copinho" do pivo e não da chapa que tem os furos e que prende o pivo... Uma forma de saber se esta certo é so encaixar o pivo e deixar a bandeja reta e ver se o pivo ta reto.
    5. Com as bandejas devidamente montadas com suas respectivas buchas e pivos hora de montar elas na travessa. Primeiramente montei a bandeja superior parafusando no agregado. Depois encaixei a mola na bandeja suprior e depois a bandeja inferior formando um "sanduiche"   bandeja suprior/mola/bandeja inferior. Coloquei o encolhedor de molas e prenda tudo. Nessa hora vai ter que apertar o encolhedor com uma chave pq a mola tem que encolher até voce conseguir colocar a mangua de eixo nos pivos.
    6. Assim que colocar as porcas dos pivos prenda a bandeja inferior no agregado. Pode ser que não entre facilmente e voce precise dar umas pancadas.
    7. Uma vez que as bandejas inferior e superior estejam devidamente parafusadas e presa na travessa, os pivos estejam devidamente presos com porcas na manga de eixo, vá soltando a porca do encolhedor até conseguir tirar totalmente.
    8. No lugar do encolhedor coloque o amortecedor.
    9. Hora de recolocar no carro. Coloque a travessa no macaco e coloque tudo no carro da mesma forma que foi tirado encaixando na longarina. Coloque os 4 parafusos que prendem o agregado na longarina. Lembre de colocar as borrachas todas (na parte inferior o pe de pato e o cone e na parte suprior as redondinhas).
    10. com a travessa já no lugar, hora de montar o tirante, a barra estabilizadora, as bieletas, conectar os terminais de direção e as ponças de freio. Prender o motor na travessa, tirar os cavaletes e baixar o carro... Essas etapas não precisam de muita descrição pois é simples e relembrará do processo.

    É isso. É um serviço trabalhoso porem simples tecnicamente falando. Vai precisar levar para alinhar depois...
    E qualquer duvida é so perguntar aqui tambem... Fiz o meu a duas semanas e testei. ficou excelente. Agora que venha a parte traseira. rsrsr

    Colega:

    Meus parabéns pela iniciativa do passo-a-passo. Só que preciso fazer um pequeno retoque nos seus procedimentos. Colocar um cavalete na polia do virabrequim (polia do eixo do motor) para receber o peso do motor pode danificar a polia quando o carro tem polia de canal duplo, pois esse tipo de polia tem uma borracha amortecedora. Essa borracha se estraga e o miolo da polia começa a girar em falso em relação ao anel da periferia. Como consequência, o giro do motor não aciona mais os periféricos (bomba d'água, alternador, compressor do AC, bomba da DH). Pode até não estragar na hora, mas pode levar uma semana após o término do serviço para a polia ir para as cucuias.
    Melhor usar a travessa para deixar o motor suspenso:

    http://www.lojadomecanico.com.br/produto/2845/1/22/suporte-de-motor-com-barra-fixa-e-01-gancho-fortg-102

    ou

    http://www.lojadomecanico.com.br/produto/77853/1/22/suporte-de-motor-com-2-ganchos-para-barra-fixa-fortg-112


    Até que não é uma ferramenta cara e serve para trocar também os coxins do motor.

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