Goettens escreveu: csramos.adm escreveu:Goettens, é possível sim fazer esse trabalho em casa com certa tranquilidade. Não sou mecânico e aprendi vendo outras pessoas fazendo... No meu caso eu desci a travessa toda, agregado com bandejas e tudo... Posso te passar um passo a passo de como fiz o meu na semana que vem. É relativamente simples, mas trabalhoso... Por aqui um serviço desse custa na casa de 1.000,00 de mão de obra e talvez não façam com o mesmo capricho que eu fiz.
A minha barca precisará de um bom trato na suspensão, eu até faria o trampo eu mesmo, mas meu pai pira quanto tento dar uma de mecânico.
Muito obrigado por oferecer um tutorial, assim poderei avaliar se tenho capacidade de executar o serviço.
Goettens, conforme prometido, abaixo seguem o passo-a-passo de como fiz a minha suspensão.
Antes de começar, relembro que
não sou mecânico e minha experiência foi adquirida vendo outros fazerem, lendo (muita coisa aqui no grupo do OP)...
Muita coisa do que eu fiz não tem necessariamente necessidade de você fazer...
Então, mãos a obra rsrsr
1º - FERRAMENTAS:
Algumas ferramentas são imprescindíveis. Outras da pra improvisar.
- Jogo de chaves (cachimbos e chaves de boca e estria). Vai precisar de uma chave em especial e que normalmente não se tem em casa que a chave de boca/estria para soltar a porca do tirante. Salvo engano é uma 22 ou 24;
- 3 cavaletes ou um elevador;
- Macaco. De preferência um jacaré grande pq voce vai precisar levantar o seu carro a uma altura razoave e que o macaco pequeno não consegue;
- Encolhedor de molas. O meu eu mesmo fiz. O encolhedor de molas pode ser feito com uma barra roscada duas porcas uma arruela grande e uma travessa de metal retangular de 15cm x 5cm com um furo no centro onde passara a barra roscada;
- Alicate de preção;
- Saca pivo (Você consegue fazer sem essa ferramenta, como eu fiz, mas se tiver ela será uma mão na roda).
Essas são as principais.
- Prensa. Sem isso é dificil fazer o serviço.