Goettens escreveu: csramos.adm escreveu:Goettens, é possível sim fazer esse trabalho em casa com certa tranquilidade. Não sou mecânico e aprendi vendo outras pessoas fazendo... No meu caso eu desci a travessa toda, agregado com bandejas e tudo... Posso te passar um passo a passo de como fiz o meu na semana que vem. É relativamente simples, mas trabalhoso... Por aqui um serviço desse custa na casa de 1.000,00 de mão de obra e talvez não façam com o mesmo capricho que eu fiz.
A minha barca precisará de um bom trato na suspensão, eu até faria o trampo eu mesmo, mas meu pai pira quanto tento dar uma de mecânico.
Muito obrigado por oferecer um tutorial, assim poderei avaliar se tenho capacidade de executar o serviço.
Goettens, conforme prometido, abaixo seguem o passo-a-passo de como fiz a minha suspensão.
Antes de começar, relembro que
não sou mecânico e minha experiência foi adquirida vendo outros fazerem, lendo (muita coisa aqui no grupo do OP)...
Muita coisa do que eu fiz não tem necessariamente necessidade de você fazer...
Então, mãos a obra rsrsr
1º - FERRAMENTAS:
Algumas ferramentas são imprescindíveis. Outras da pra improvisar.
- Jogo de chaves (cachimbos e chaves de boca e estria). Vai precisar de uma chave em especial e que normalmente não se tem em casa que a chave de boca/estria para soltar a porca do tirante. Salvo engano é uma 22 ou 24;
- 3 cavaletes ou um elevador;
- Macaco. De preferência um jacaré grande pq voce vai precisar levantar o seu carro a uma altura razoave e que o macaco pequeno não consegue;
- Encolhedor de molas. O meu eu mesmo fiz. O encolhedor de molas pode ser feito com uma barra roscada duas porcas uma arruela grande e uma travessa de metal retangular de 15cm x 5cm com um furo no centro onde passara a barra roscada;
- Alicate de preção;
- Saca pivo (Você consegue fazer sem essa ferramenta, como eu fiz, mas se tiver ela será uma mão na roda).
Essas são as principais.
- Prensa. Sem isso é dificil fazer o serviço.
- Algumas ferramentas voce vai ter que improvisar.
- A ferramenta mais importante é a paciencia rsrrs.
2º - 1ª FASE DO TRABALHO: Tirar do carro
No meu casso eu desci toda a travessa. Esse serviço não é necessário caso você não vá fazer o mesmo serviço que eu fiz. No meu caso eu pintei todo o agregado, bandejas, manga de eixo, fiz uma pequena solda...
1. Soltar os 2 parafusos que prendem o calço do motor ao agregado
2. Soltar os 4 parafuso que prendem a travessa/agregado à longarina.
3. Soltar os terminais de direção;
4. Soltar as pinças de freio (dois parafusos que prendem por tras;
5. Posicionar o jacaré no meio da travessa e levantar o carro. coloque o jacaré pela frente mas o deixe meio de lado pq voce vai precisar colocar um cavalete na frente segurando o motor.
6. Colocar 2 cavaletes na caixa de ar, no local onde coloca o macaco quando vai trocar pneu.
7. Colocar o 3º cavalete na polia do eixo de comando do motor;
8. Soltar os parafusos da barra estabilizadora;
9. Ir baixando o macaco de vagar. Nessa hora o que é para acontecer? O carro ficará apoiado nos 2 cavaletes laterais e o motor ficará apoiado pela frente no 3º cavalete e a travessa com toda a suspensão irá descer em cima do macaco. A ideia é que o motor fique alinhado como se tivesse na travessa para não danificar o calço do cambio.
Se tudo tiver saído conforme planejado, a travessa com toda a suspensão estará fora do carro.
3º - 2ª FASE DO TRABALHO: Desmontar
1. Soltar o amortecedor. Na parte de cima da suspensção tem um parafuso que prende a parte de cima o amortecedor. As vezes é preciso segurar a ponta da aste com o alicate de preção e ir soltando a porca com uma chave de boca. Depois de soltar a parte de cima, soltar a de baixo. São dois parafusos que prendem na travessa inferior. Depois de tira os tres parafusos é só puchar o amortecer por baixo que ele sai.
2. No lugar do amortecedor voce vai colocar o encolhedor de molas (barras roscada lembra?). Na parte superior vai a arruela grande e na parte inferior vai a travessa. Uma porca em cima e outra em baixo e so apertar um pouco com a mão mesmo até onde conseguir.
3. Soltar os dois pivos (superior e inferior). Sem o saca pivo voce vai ter que dar marretada nos pivos para tira-los e é chato tirar sem o saca. Para facilitar sua vida, solte o parafuso que prende a bandeja inferior à travessa e depois os pivos.
4. com os pivos soltos, so ir soltando a porca do encolhedor até a mola ficar solta.
OBS.: Fazer esse serviço sem o encolhedor de molas é um perigo pq a mola da um salto quando voce soltar os pivos devido a pressão e pode causar uma acidente grave.
5. Depois de remover as porcas dos pivos, as molas, agora so soltar o resto dos parafusos tudo.
OBS.: uma dica é tirar foto de tudo montado para facilitar na hora de remontar. Tira foto principalmente das cosas que tem lado certo...
No meu caso eu lavei e pintei todas as peças que seria reaproveitadas.
Aproveitei e mandei galvanizar todas as porcas e parafusos. Recomendo muito fazer esse serviço. Aqui custou 90 reais. levei os parafusos usados e quando fui buscar a sensação é que trocaram meus parafusos por parafusos novos.
4º - 3ª FASE DO TRABALHO: Remontar
Aqui estou considerando que voce ja lavou, pintou e galvanizou as peças tudo ser for o caso e já comprou todas as peças que serão trocadas.
1. A primeira coisa que eu montei foi a bucha de tirante. A minha é daquelas inteiras então da mais trabalho (Essa ai http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-716666747-bucha-do-tensor-tirante-axios-do-opala-caravan-ano-80-a-92-_JM). Para monta-la, usei o encolhedor de molas. Se a sua for aquelas partidas é mais tranquilo e não precisa do encolhedor. Se for inteira igual a minha ela entra da frente para a traseira do carro. O lado maior dela fica pra frente do carro. Se for a inteira, coloca uma porca e uma arruela no encolhedor de molas e coloca a bucha deixando o lado maior pra frente do carro. Encaixa a barra na travessa do carro e pelo lado de dentro coloca outra arruela e a porca. Ai é so ir apertando a porta do lado de dentro que a bucha vai entrando. Ah, passe detergente na bucha e na travessa para ela entrar.
2. Montei o pivo na bandeja inferior. As bandejas inferiores eu comprei nova e troquei. Então ela ja veio com a bucha.
3. Montei as buchas das bandejas superiores. Nas superiores eu troquei só as buchas pq as bandejas estavam boas... As bandejas tem lado certo. Basta olhar na parte superior dela e verá que tem escrito LD e LE. Isso é importante pq as buchas tambem tem a posição certa de montar. A bandeja superior tem duas buchas (bucha dianteira da bandeja superior e bucha traseira da bandeja superior). Primeiro monta a bucha traseira da bandeja. Ela é montada de dentro para fora. depois coloca a arruela no "eixo" da bandeja e encaixa na bucha traseira. Depois coloca a bucha dianteira da bandeja e por fim coloca os parafusos esternos que segura esse conjunto.
OBS.:
a) Os eixos das bandejas superiores tem um ressalto no centro. Esse ressalto fica virado para a esquerda independentemente da bandeja ser a esquerda ou a direita;
b) Nos dois parafusos que fixam a bandeja ao agregado, tem uma pecinha de metal parecida com um "Y". Dois desses "Y" são finos e dois são grossos. Tire foto antes de desmontar ou anote de que lado estão os finos e de que lado estão os grossos.
4.Montei os pivos das bandejas superior.
OBS.: Os pivos tem um lado mais alto... Esse lado mais alto fica virado para tras. Observe que o lado mais alto a que me refiro é o lado do "copinho" do pivo e não da chapa que tem os furos e que prende o pivo... Uma forma de saber se esta certo é so encaixar o pivo e deixar a bandeja reta e ver se o pivo ta reto.
5. Com as bandejas devidamente montadas com suas respectivas buchas e pivos hora de montar elas na travessa. Primeiramente montei a bandeja superior parafusando no agregado. Depois encaixei a mola na bandeja suprior e depois a bandeja inferior formando um "sanduiche" bandeja suprior/mola/bandeja inferior. Coloquei o encolhedor de molas e prenda tudo. Nessa hora vai ter que apertar o encolhedor com uma chave pq a mola tem que encolher até voce conseguir colocar a mangua de eixo nos pivos.
6. Assim que colocar as porcas dos pivos prenda a bandeja inferior no agregado. Pode ser que não entre facilmente e voce precise dar umas pancadas.
7. Uma vez que as bandejas inferior e superior estejam devidamente parafusadas e presa na travessa, os pivos estejam devidamente presos com porcas na manga de eixo, vá soltando a porca do encolhedor até conseguir tirar totalmente.
8. No lugar do encolhedor coloque o amortecedor.
9. Hora de recolocar no carro. Coloque a travessa no macaco e coloque tudo no carro da mesma forma que foi tirado encaixando na longarina. Coloque os 4 parafusos que prendem o agregado na longarina. Lembre de colocar as borrachas todas (na parte inferior o pe de pato e o cone e na parte suprior as redondinhas).
10. com a travessa já no lugar, hora de montar o tirante, a barra estabilizadora, as bieletas, conectar os terminais de direção e as ponças de freio. Prender o motor na travessa, tirar os cavaletes e baixar o carro... Essas etapas não precisam de muita descrição pois é simples e relembrará do processo.
É isso. É um serviço trabalhoso porem simples tecnicamente falando. Vai precisar levar para alinhar depois...
E qualquer duvida é so perguntar aqui tambem... Fiz o meu a duas semanas e testei. ficou excelente. Agora que venha a parte traseira. rsrsr
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