1) Os anéis deslizantes do rotor precisam de um passe. Não é passe espírita, é o passe no torno
. Especialmente o anel mais próximo dos enrolamentos. Você notou a diferença no desgaste comparando entre os anéis deslizantes? Dê passe até que suma o degrau na superfície. No outro anel, mande dar passe até que fique com o mesmo diâmetro do que estava mais desgastado. Esse não é o motivo do alternador não carregar. Vai apenas garantir o bom assentamento das escovas e o pleno desempenho do alternador. Troque as escovas e também as molas das escovas, já que o desgaste muito dispar entre os anéis significa que as molas estão exercendo força desigual nas escovas contra os anéis, acarretando desgaste maior em uma escova em relação à outra.
2) Jogue fora esse regulador de voltagem da Gauss. Por aqui, os auto-eletricistas dizem que de cada 10 peças novas tiradas da caixa, pelo menos 8 estão defeituosas. Compre da IKRO, que é pouco durável (pelo menos nos alternadores mais potentes) mas costuma sair da caixa funcionando. Pra ser sincero, se o problema não está na ponte retificadora, eu aposto que a origem do problema é essa porra de regulador da Gauss.
3) O valor mostrado no multímetro durante o teste da placa retificadora de diodos não chega a ser tão relevante. O importante na placa retificadora é que ao inverter as pontas de prova, não haja condutividade. Esse valor pode variar de acordo com o modelo da ponte retificadora. Há modelos que podem ter aparência igual mas diodos de capacidades diferentes. Tudo depende da capacidade do alternador a que se destina. Há opalas com alternadores de 55A, 65A, 35A, 45A e sabe-se-lá quantos mais (eu teria de consultar o catálogo de peças). Esse de 35A eu sei que a placa retificadora é fisicamente bem diferente. Antes de comprar um regulador novo, repita os testes na placa retificadora conforme eu sugeri.
4)Se você fez os testes de continuidade e curto-circuito no estator e ele passou, então o problema não é nele, já que os enrolamentos parecem não estar enegrecidos.
5) Os isolantes dos parafusos realmente estão bons. Na verdade, perfeitos. Coisa rara de encontrar, já que eles ressecam. Se você montou-os nas posicões corretas, então o problema não é aí.
6) O triodo passou nos testes?
7) A despeito da foto das escovas ser de boa resolução e nítida, não consegui ver o estado das cordoalhas. De qualquer forma, o jogo precisa ser trocado (junto com as molinhas) por causa do desgaste dispar entre as escovas. Como você tem de trocar também as molinhas, acho que só vai encontrar o conjunto escovas+porta escovas+molinhas. Provavelmente da marflex ou da gauss. Se for dessas marcas, provavelmente o porta-escovas é de qualidade inferior ao que você já tem. Aproveite o seu porta-sescovas original nas peças novas.
Hoje à(s) 20:16:10 por Oliveira7777777
» É possível trocar o formato do farol?
Hoje à(s) 20:01:18 por Hiago/dv
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Hoje à(s) 2:54:30 por Rubão6cc
» Dúvidas sobre turbo no opala 4cc
Ontem à(s) 9:43:49 por Tonho_RS
» Tive que fazer o motor do seizão (Custos 10/2024)
Qui 21 Nov - 15:22:03 por Tonho_RS
» 1º opala, 1976.
Qui 21 Nov - 12:28:38 por Richard Dias
» COMO DEIXAR 6 CC MAIS ECONOMICO
Qui 21 Nov - 9:17:10 por ALEXANDRE BEGALLI
» Preparação problemática X Motorista Nutela
Qui 21 Nov - 8:54:28 por DiogoGarbin
» PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL
Ter 19 Nov - 19:06:32 por Goettens