por opala4cc Qui 10 Nov - 11:33:18
Prezado Villas Boas:
Minha recomendação é a recomendação que preza pela história do carro e sua raridade. Os SL 91 e 92 são os mais raros da linha 91 e 92 do opala e para muita gente, os menos interessantes. Portanto, são mais raros que os diplomatas e comodoros (não é levada em conta a série collectors, já que era uma fabricação limitada).
Deixe o carro ORIGINAL de fábrica.
Jogue fora os apliques laterais de fibra. O que for de plástico original GM, guarde para revender. Os frisos laterias originais desta versão não eram de borracha, mas de plástico (ABS, acredito eu). O ar condicionado nesta versão era raro do centro ao sul do país. Sei que na Bahia, o governo baiano (inclusive o judiciário estadual) comprou um monte destes carros nesta versão, todos com AC. A DH era padrão de fábrica na linha 92. O vidro elétrico não estava disponível nesta versão. A trava elétrica, eu não sei. Acredito que não, a despeito de já ter visto vários SL com este equipamento. Porém, para reforçar a tese de ser original de fábrica, só olhando por dentro da porta...
O ar condicionado é caro para botar para funcionar. Mas vale a pena.
As rodas repolho para este ano são aquelas que têm calotinha removível no centro. Pouca gente sabe disso, pois as repolhos de 87 para baixo, eram fechadas no centro. Mas dá uma BAITA diferença na hora de fazer balanceamento: as rodas repolho fechadas no centro precisam ser balanceadas com um carrinho de balanceamento, com a roda colocada no carro. Pouca gente tem esse equipamento. Já as repolho com a calotinha (removível), podem ser balanceadas fora do veículo, no equipamento de bancada específico para este serviço, que é o equipamento padrão dos locais que fazem balanceamento de rodas.
A forração dos bancos deste ano é o veludo navalhado. Por aqui já não se encontra mais. Na parte interna das portas e no teto, um veludo preto.
No porta-malas, a forração é espartana, tendo apenas um tecido fuleiro de vinil texturado com um fina camada de espuma no verso e que reveste apenas o assoalho do porta-malas.
Quanto à pintura, sem dúvida tem de repintar, porque a ferrugem é progressiva e causa infiltração de água no interior do carro. A água entra fácil e sai com dificuldade, provocando mau-cheiro, expansão e multiplicação acelerada da ferrugem, tanto no porta-malas quanto nas caixas de ar e assoalho.
O primeiro grande problema da funilaria e da pintura começa no cuidado da desmontagem das peças agregadas às partes metálicas: já vi desde a quebra de peças de acabamento caras e raras até a cara-de-pau das oficinas dizendo que as peças "se perderam" (na verdade, foram furtadas para serem vendidas). Então, para fazer a funilaria e pintura, você vai ter de se engajar nessa parte da desmontagem, retirando previamente as peças pertinentes ANTES de levar o carro à oficina.
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