Última edição por Caio Henrique Souza em Qui 4 maio - 11:51:07, editado 1 vez(es)
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Novo opaleiro: Ajuda com a compra da nave
Caio Henrique Souza- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6
Localização : Ribeirão Preto SP
Data de inscrição : 04/05/2017
- Mensagem nº1
Novo opaleiro: Ajuda com a compra da nave
Eai galera blz? Acabei de me registrar, ainda não sou opaleiro, mas tô querendo comprar um 4 cil. (Já q o 6 tá custando uma fortuna) Do modelo 75... Não sei se aqui é o local correto de escrever mas minha situação é a seguinte: vou usar o carro umas 2x por semana fora fim de semana... mas Quero deixar ele potente, mas sem comprometer muito a vida útil do motor e o conforto... Qual compensa mais: 4cil aspirado, 4 cil turbo ou trocar o motor pra 6 cil? Queria chegar de 140 a 160 CV... E qual seria o gasto aproximadamente... Vlw
Última edição por Caio Henrique Souza em Qui 4 maio - 11:51:07, editado 1 vez(es)
Giovani Parra- Moderadores
- Número de Mensagens : 6973
Idade : 42
Localização : Curitiba - PR
Modelo do carro : Comodoro 86 - "A Lenda"
Cilindros : 4cil
Data de inscrição : 04/01/2008
- Mensagem nº2
Re: Novo opaleiro: Ajuda com a compra da nave
Seja bem vindo amigo!
Na sua situação, eu iria de 4cil turbo... O custo, pra um projeto básico hoje deve estar na casa dos R$ 10.000,00.
Para fazer um aspirado, o custo é basicamente o mesmo, porém o ganho de potência em relação ao turbo é bem menor. Vida útil, sabendo usar, é a mesma...
6 cil é o sonho de todo opaleiro, mas com um motor custando na média dos 6 mil, complica a vida... rs
Abraços
Na sua situação, eu iria de 4cil turbo... O custo, pra um projeto básico hoje deve estar na casa dos R$ 10.000,00.
Para fazer um aspirado, o custo é basicamente o mesmo, porém o ganho de potência em relação ao turbo é bem menor. Vida útil, sabendo usar, é a mesma...
6 cil é o sonho de todo opaleiro, mas com um motor custando na média dos 6 mil, complica a vida... rs
Abraços
_________________
http://www.opaleirosdoparana.com/t44789-a-lenda#728984
Caio Henrique Souza- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6
Localização : Ribeirão Preto SP
Data de inscrição : 04/05/2017
- Mensagem nº3
Re: Novo opaleiro: Ajuda com a compra da nave
Obrigado! Se trocasse o motor pra 6 cil no caso eu iria deixar original (faria pouquíssimas mudanças). A diferença de potência do 4 cil. turbo pra ele é muito grande? Eu tava disposto a gastar até uns 7 mil... Kkk
Giovani Parra- Moderadores
- Número de Mensagens : 6973
Idade : 42
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Modelo do carro : Comodoro 86 - "A Lenda"
Cilindros : 4cil
Data de inscrição : 04/01/2008
- Mensagem nº4
Re: Novo opaleiro: Ajuda com a compra da nave
Com 7K vc monta um turbo sim (eu acho)...
A potência vai variar de acordo com a preparação, num 4cil original, só com um turbo de no máximo 1kg, acredito que a potência fique perto ou pouca coisa mais forte do que o 6cil original...
A potência vai variar de acordo com a preparação, num 4cil original, só com um turbo de no máximo 1kg, acredito que a potência fique perto ou pouca coisa mais forte do que o 6cil original...
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Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15493
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Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
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Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
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- Mensagem nº5
Re: Novo opaleiro: Ajuda com a compra da nave
Como disse o Giovani....creio tb ser a melhor opção o 4 cc turbo...porque vc irá conseguir tirar bastante potência a um custo bem mais baixo do que optando pela opção aspirada...tb penso ser melhor opção montar o 4 cc turbo em comparação a colocar um 6 cc, visto quer não é só tacar o motor no cofre como muitos fazem..tem uma série de outras alterações também..agregado, dif., cardan, câmbio, molas dianteiras..fora a questão de ter de procurar um motor com numeração boa pra cadastrar no documento, que dependendo de onde vc mora pode ser embaçado..o custo acaba sendo elevado no final das contas...
Agora se vc tiver um saco de dinheiro sem fundo e quiser ir deixando o carro cada vez mais potente melhor colocar direto um 6 cc que não tem teto pra onde se quer chegar..diferente do 4 cc que é bem limitado em termos de obtenção de performance.
Agora se vc tiver um saco de dinheiro sem fundo e quiser ir deixando o carro cada vez mais potente melhor colocar direto um 6 cc que não tem teto pra onde se quer chegar..diferente do 4 cc que é bem limitado em termos de obtenção de performance.
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº6
Re: Novo opaleiro: Ajuda com a compra da nave
Mais uma coisa...o motor turbo tem que ser bem montado (procure um excelente profissional) e vc tem que saber usar tb senão vc pode estourar fácil o motor.
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Caio Henrique Souza- Opaleiro
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- Mensagem nº7
Re: Novo opaleiro: Ajuda com a compra da nave
Entendi, bom é assim mesmo... Vou andar mais de boa, quero curtir o carro... Mas de vez em quando é bom olhar um AP do retrovisor... Rsrs
Última edição por Caio Henrique Souza em Qui 4 maio - 12:43:43, editado 1 vez(es)
sezil- Opaleiro
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- Mensagem nº8
Re: Novo opaleiro: Ajuda com a compra da nave
Caio na minha opiniao pra voce que nunca teve opala o melhor e montar um 6 cc e depois se voce ver que a potencia e pouca vai melhorando devagar ate chegar no que voce quer!!
Mirão- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1617
Idade : 63
Localização : Brasília DF
Modelo do carro : COMODORO SL/E 91 / 92
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 01/03/2017
- Mensagem nº9
Re: Novo opaleiro: Ajuda com a compra da nave
Seja bem vindo. Opte logo por um 6. Pelo que observei sobre suas pretensões busque logo um 6 canecos. Tive os dois, gostei dos dois, mas o Opala 6cc é bem mais elástico para preparações como é o seu desejo, e como não será para uso diário, você terá tempo hábil para prepara-lo do jeito que lhe convier. E no mais meu amigo, Opala não tem preço de mercado, vai do estado e um pouco da sorte. Sempre tem um que cabe no seu bolso não importa a motorização. Basta garimpar a máquina pelo país afora.
eleandro kalckmann- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1053
Idade : 36
Localização : fco beltrão
Modelo do carro : Caravan comodoro sle 88
4trinho
Cilindros : 4 CIL
Data de inscrição : 06/10/2014
- Mensagem nº10
Re: Novo opaleiro: Ajuda com a compra da nave
na minha humilde opinião....
eu optaria por um 4cil(e faria turbo) ....
além de ser mais barato o carro,também é menos judiado na parte de suspenção,longarina,etc....
também é um carro mais fácil de ser achado em bom estado...
eu andaria com ele por um tempo original...pra ir acostumando com o carro e tals...
.na questão do turbo eu já iria fazer forjado e injetado....
iria ficar show e poderia dar uma aumentadinha na pressão e render uns 180....200cvs....
mas é o seguinte....
custa caro e tem q ser feito por quem sabe bem do assunto(e muito bem feito)....
pra vc jogar 5mil fora é bem facinho....
mas um turbinho original com uns 0.6 até max.1kg já fica muito massa....
abç
eu optaria por um 4cil(e faria turbo) ....
além de ser mais barato o carro,também é menos judiado na parte de suspenção,longarina,etc....
também é um carro mais fácil de ser achado em bom estado...
eu andaria com ele por um tempo original...pra ir acostumando com o carro e tals...
.na questão do turbo eu já iria fazer forjado e injetado....
iria ficar show e poderia dar uma aumentadinha na pressão e render uns 180....200cvs....
mas é o seguinte....
custa caro e tem q ser feito por quem sabe bem do assunto(e muito bem feito)....
pra vc jogar 5mil fora é bem facinho....
mas um turbinho original com uns 0.6 até max.1kg já fica muito massa....
abç
Caio Henrique Souza- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6
Localização : Ribeirão Preto SP
Data de inscrição : 04/05/2017
- Mensagem nº11
Re: Novo opaleiro: Ajuda com a compra da nave
Então galera é o seguinte... Ele não será de uso diário pq tenho moto... Mas seria meu único carro... Então vou usar algumas vezes no meio das semana... Não quero ele totalmente preparado pra correr, vou andar d boa, mas quero torque pra curtir de vez em quando... Acho q o turbo seria mesmo a melhor opção... Como muitos disseram o 6 caneco é o brabo mas leva tempo e dinheiro pra montar fora a documentação... E como será meu único carro não posso deixar ele muito tempo parado...
oXLS- Opaleiro
- Número de Mensagens : 301
Idade : 39
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Modelo do carro : Opala Coupe 73
Cilindros : L6 1JZ
Data de inscrição : 01/10/2015
- Mensagem nº12
Re: Novo opaleiro: Ajuda com a compra da nave
Se for para ficar nessa casa dos 150~250cv .. eu iria de 4cil turbo, por ser mais leve. Acredito que miolo original aguenta tranquilo essa potencia.
Eu sugiro antes de preparar motor, fazer suspensão, freios e diferencial, assim n vai ter surpresas com a potencia extra.
Eu sugiro antes de preparar motor, fazer suspensão, freios e diferencial, assim n vai ter surpresas com a potencia extra.
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15493
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4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
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- Mensagem nº13
Re: Novo opaleiro: Ajuda com a compra da nave
Dá pra brincar legal com um 4 cc turbo...acho massa esse vídeo:
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
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diplomata1985- Opaleiro
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Modelo do carro : Diplomata 85 4 portas automático 6 cilindros
Diplomata 86 2 portas mecanico 6 cilindros
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Data de inscrição : 31/10/2012
- Mensagem nº14
Re: Novo opaleiro: Ajuda com a compra da nave
eleandro kalckmann escreveu:na minha humilde opinião....
eu optaria por um 4cil(e faria turbo) ....
além de ser mais barato o carro,também é menos judiado na parte de suspenção,longarina,etc....
também é um carro mais fácil de ser achado em bom estado...
eu andaria com ele por um tempo original...pra ir acostumando com o carro e tals...
.na questão do turbo eu já iria fazer forjado e injetado....
iria ficar show e poderia dar uma aumentadinha na pressão e render uns 180....200cvs....
mas é o seguinte....
custa caro e tem q ser feito por quem sabe bem do assunto(e muito bem feito)....
pra vc jogar 5mil fora é bem facinho....
mas um turbinho original com uns 0.6 até max.1kg já fica muito massa....
abç
Sou da mesma opinião.
E andaria com o carro um tempo original se nunca teve opala. Com tração traseira não pode vacilar.
Boa sorte.
Caio Henrique Souza- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6
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Data de inscrição : 04/05/2017
- Mensagem nº15
Re: Novo opaleiro: Ajuda com a compra da nave
Verdade, acho q vou optar pelo turbo mesmo é andar um tempo original... Obrigado!
Mirão- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1617
Idade : 63
Localização : Brasília DF
Modelo do carro : COMODORO SL/E 91 / 92
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 01/03/2017
- Mensagem nº16
Re: Novo opaleiro: Ajuda com a compra da nave
Fim do tópico.
Caio Henrique Souza- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6
Localização : Ribeirão Preto SP
Data de inscrição : 04/05/2017
- Mensagem nº17
Re: Novo opaleiro: Ajuda com a compra da nave
Kkkk obrigado galera!
Mirão- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1617
Idade : 63
Localização : Brasília DF
Modelo do carro : COMODORO SL/E 91 / 92
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 01/03/2017
- Mensagem nº18
Re: Novo opaleiro: Ajuda com a compra da nave
Leve na esportiva Caio Henrique, foi pra distrair mesmo.
Bernard.Marx- Opaleiro
- Número de Mensagens : 79
Localização : Florianópolis
Modelo do carro : Opala especial (1979) - 4cc aspirado
Opala de Luxo (1974) - 4cc
Dodge Polara (1979) - aspirado
...
Data de inscrição : 22/12/2016
- Mensagem nº19
Re: Novo opaleiro: Ajuda com a compra da nave
Chegando atrasado, mas vamos lá.
Concordo com o que a maioria falou aqui e penso que tais indo pelo caminho mais adequado. O 4cc é um baita motor e com imenso potencial (mas é desvalorizado por causo do seu irmão maior), mas como tudo é um perde e ganha, tem a vantagem de ser mais leve.
Tenho um 4cc aspirado (inicialmente minha ideia tb era colocar um 6cc) e acho animal o carro, posso te dizer que na arrancada não fico para trás de nenhum 6cc original, gosto do aspirado pela linearidade também. Mas sei que um aspirado precisa de muito investimento e mesmo assim não tem a potência de um turbo.
Outro dia andei com o 6cc de um amigo, aspirado também, muito legal forte, ronco animal (principalmente pq está com escape curto). Mas no final estou muito satisfeito com o meu 4cc.
Concordo com o que a maioria falou aqui e penso que tais indo pelo caminho mais adequado. O 4cc é um baita motor e com imenso potencial (mas é desvalorizado por causo do seu irmão maior), mas como tudo é um perde e ganha, tem a vantagem de ser mais leve.
Tenho um 4cc aspirado (inicialmente minha ideia tb era colocar um 6cc) e acho animal o carro, posso te dizer que na arrancada não fico para trás de nenhum 6cc original, gosto do aspirado pela linearidade também. Mas sei que um aspirado precisa de muito investimento e mesmo assim não tem a potência de um turbo.
Outro dia andei com o 6cc de um amigo, aspirado também, muito legal forte, ronco animal (principalmente pq está com escape curto). Mas no final estou muito satisfeito com o meu 4cc.
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