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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente?

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    Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente? Empty Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente?

    Mensagem por Smarley Qua 27 Set - 15:15:21

    Olá pessoal, os motores 6 cilindros originais a álcool pelo que vi possuem taxa de 9,5:1 (li na internet mas já achei informações de 11:1, então possa estar enganado também).
    O que parece ser baixa para rodar apenas com álcool.

    Este mesmo motor seria mais eficiente se passado para gasolina?
    Trocando velas, ponto, regulagem do carburador.
    Quais seriam as desvantagens de fazer isso?

    Tem outro fator complicante que é saber a atual taxa de compressão de um motor antigo sem desmontar para medir....

    Obrigado!
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    Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente? Empty Re: Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente?

    Mensagem por Vinicius Marcello Qua 27 Set - 15:42:45

    Use um manômetro para ver a compressão
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    Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente? Empty Re: Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente?

    Mensagem por Smarley Qua 27 Set - 17:50:36

    Acho que não tem como amigo, só desmontando e medindo mesmo.
    O melhor que vai conseguir com um manômetro é ver a pressão interna.

    Mas posso estar errado, tem mais informações sobre isso?
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    Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente? Empty Re: Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente?

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 27 Set - 18:53:37

    eu uso gasolina no meu motor a alcool original

    realmente existe uma boa diferenca na pegada......fica muito mais gostoso de dirigir.


    pelas especificações tecnicas do ano do meu motor ele tem taxa 10:1


    ta rodando ha quase 1 ano de boa.

    uso e recomendo!!!!
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    Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente? Empty Re: Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente?

    Mensagem por Smarley Qua 27 Set - 19:25:18

    Chegou a desmontar para verificar a taxa?
    Ou regulou e viu como fica?
    Além das velas, ponto, gicles, mais alguma sugestão?

    Sobre o consumo, como era e como fico?
    Aqui a gasolina é o mesmo preço do álcool praticamente.
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    Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente? Empty Re: Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente?

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 27 Set - 19:38:53

    nao desmontei

    eu dei uma acertada aqui e ficou legal.....

    mudei: termostatica, cebolao do radiador, carburador (vc pode mexer nos gicles do seu), velas eu mantive as mesmas do alcool - grau 6

    desliguei aquecimento do coletor

    atrasei ponto.

    o consumo eu nao posso dar tanta base....pois quando fiz isso ja instalei um comando de omega e junto da mudanca veio o 3E

    antes com alcool e h34 eu acho q fazia 3.5 na cidade e uns 7.5 na pista (ja fiz 8 mas dando banguela ate na subida e andando igual veio)

    com cambio 4m dif 2.73 gasolina comando do omega e 3E acho q ta fazia uns 5.5 a 6 na cidade e uns 8 ou 9 na pista....

    agora to com cambio 5m e dif 3.07 ainda nao fiz as medias....

    mas independente da media o carro é outro.
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    Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente? Empty Re: Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente?

    Mensagem por BenKenobi Qua 27 Set - 20:26:55

    Smarley escreveu:Olá pessoal, os motores 6 cilindros originais a álcool pelo que vi possuem taxa de 9,5:1 (li na internet mas já achei informações de 11:1, então possa estar enganado também).
    O que parece ser baixa para rodar apenas com álcool.

    Este mesmo motor seria mais eficiente se passado para gasolina?
    Trocando velas, ponto, regulagem do carburador.
    Quais seriam as desvantagens de fazer isso?

    Tem outro fator complicante que é saber a atual taxa de compressão de um motor antigo sem desmontar para medir....

    Obrigado!

    11:1 somente os modelos 91-92 vinham com isso.

    Ate 90 foram quase todos 99,9% de 10 alguma coisa de taxa.

    Vai ganhar mais torque com essa taxa, basta fazer o que o Marcos mencionou de ajustar Gicles aquecimento ponto e etc.

    Nao vejo desvantagem para falar a verdade, eu uso 10 de taxa com gasolina com mais algumas coisas no motor e me rendeu muito torque em baixas rotacoes.

    Fica ate melhor, pois a gasolina atual requer mais taxa para melhor queima.
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    Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente? Empty Re: Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente?

    Mensagem por Smarley Qui 28 Set - 6:01:58

    Obrigado pessoal.
    Final de semana vou olhar mais alguns, todos são álcool, se pegar álcool vou fazer a conversão.
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    Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente? Empty Re: Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente?

    Mensagem por Smarley Qui 28 Set - 6:22:48

    Outra questão, vocês tem alguma recomendação quantos aos gicles?
    E onde se encontra eles normalmente?

    Vi que os originais do álcool seriam:
    1º Estário/2º Estário
    Gicle Principal  162/215  
    Gicle Ar  100/100  
    Gicle Marcha Lenta  80/55  
    Tubo Injetor  105/105  
    Válvula da Bóia  2,22    
    Difusor  6B/5B  
    Venture  24/27  
    Respiro Marcha Lenta  100    
    Tubo Misturador  -    -  
    Válvula de Máxima  6

    O cebolão correto para gasolina seria o de 75 graus?
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    Mensagem por LucasPiologo Qui 28 Set - 8:08:32

    O foda é a gasolina subir de preço toda semana !
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    Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente? Empty Re: Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente?

    Mensagem por vicomodoro Qui 28 Set - 10:10:49

    O meu sempre usei a gasolina. Nunca tive problema desde 98.
    Motor originalmente a alcool 4 cil.
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    Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente? Empty Re: Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente?

    Mensagem por Hainra Qui 28 Set - 14:35:25

    Smarley escreveu:Outra questão, vocês tem alguma recomendação quantos aos gicles?
    E onde se encontra eles normalmente?

    Vi que os originais do álcool seriam:
    1º Estário/2º Estário
    Gicle Principal  162/215  
    Gicle Ar  100/100  
    Gicle Marcha Lenta  80/55  
    Tubo Injetor  105/105  
    Válvula da Bóia  2,22    
    Difusor  6B/5B  
    Venture  24/27  
    Respiro Marcha Lenta  100    
    Tubo Misturador  -    -  
    Válvula de Máxima  6

    O cebolão correto para gasolina seria o de 75 graus?


    Esta é a giclagem do H34?
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    Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente? Empty Re: Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente?

    Mensagem por Smarley Qui 28 Set - 14:38:10

    Sim, pelo que encontrei na internet seria o original do álcool para o H34.
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    Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente? Empty Re: Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente?

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 28 Set - 19:25:29

    Smarley escreveu:Outra questão, vocês tem alguma recomendação quantos aos gicles?
    E onde se encontra eles normalmente?

    Vi que os originais do álcool seriam:
    1º Estário/2º Estário
    Gicle Principal  162/215  
    Gicle Ar  100/100  
    Gicle Marcha Lenta  80/55  
    Tubo Injetor  105/105  
    Válvula da Bóia  2,22    
    Difusor  6B/5B  
    Venture  24/27  
    Respiro Marcha Lenta  100    
    Tubo Misturador  -    -  
    Válvula de Máxima  6

    O cebolão correto para gasolina seria o de 75 graus?


    esse kit de calibragem é do h34...se vc usa h34 vai ter q fazer um "acerto" no seu.....pois h34 a gasolina em 6cil nao existe original entao é complicado pra ver as medidas de gicles...

    eu ja usei uma vez ha alguns anos atraz....nao lembro certinho a receita

    mas vc pode comecar com isso:
    principais 135/160
    ar 140/100

    o resto nao precisa mexer em nada....somente regulagem do ar e ir testando os gicles em alta e em baixa.....
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    Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente? Empty Re: Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente?

    Mensagem por gilmareu Sex 29 Set - 8:06:30

    a Taxa de compressão da gasolina e do alcool são diferentes, os pistões são diferentes de gasolina e alcool.

    Quando você coloca gasolina aumenta a compressão e o motor fica mais forte sim.

    Mas isso é igual a gente mesmo. Nós fomos feitos para beber água, aí a gente bebe breja e fica mais acelerado, mais espertão, porém no dia seguinte é fóda.

    Com o carro é a mesma coisa, coloca gasolina nele, que ele vai ficar "alegrão", mas vai durar menos no final, rs...
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    Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente? Empty Re: Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente?

    Mensagem por Lazzari4100 Seg 9 Abr - 19:51:58

    Fala pessoal tudo bem?
    Sou relativamente novo no grupo, acompanhei alguns tópicos mas nunca me manifestei hahah
    Bom, tenho meu 6zão já fazem 7 meses. Recentemente (há 3 semanas) passei minha Caravan 1988 4.1, de álcool para gasolina.
    Primeiro falarei a configuração dela, em seguida meu parecer e por último meu problema.

    Caravan Comodoro 4.1 1988:
    Escape Dimensionado 6x2 Espingarda
    Carburador Dfv446
    Comando original do motor alcool
    Bomba elétrica e dosador

    Motivo para mudar de combustível: Na minha cidade falta Etanol porque a demanda é muito pouca, consequentemente tenho que buscar em uma cidade vizinha, aonde custa R$4,39 o Litro. E como se não bastasse isso, na estrada ela estava fazendo 3,26km/l hahah É SÉRIO! (Eu ficaria satisfeito se fosse uns 5km/l). Abri o carburador, e vi que algum mecânico do antigo dono havia arrombado os esguichos, parti para a configuração original e começou a dar falta, então troquei todo o kit aonde eu comecei com com os principais de 160 fui até 220! e mesmo assim dava falta, por todos esses motivos passei para gasolina!

    O que eu fiz para isso:
    - Mudei os giclês (esguichos) do carburador.
    - Coloquei velas bosch mais quentes para a gasolina
    - Atrasei o ponto
    - Cebolão (descobri que estava com o de gasolina)
    - Válvula termostática (descobri que já estava com o de gasolina) 86,5° - 75°

    O desempenho melhorou muito, consumo melhorou, tudo melhorou, porém aconteceu duas coisas ruins:

    1 - Quando eu desligava ela o motor apagava e ligava novamente durante uns 2 segundos e por fim desligava. Acredito que seja uma detonação. O que eu tenho feito (ainda está em teste), antes de desligar, eu primeiro desligo a bomba elétrica e espero cair a pressão do combustível (ouço a lenta dar uma leve caída) e desligo ela, ela não tem mais dado a detonação depois que comecei a fazer isso. (em breve testarei a bomba mecânica, se estiver boa voltarei a usá-la) Uso a bomba elétrica apenas pq já comprei com ela instalada e funcionando.

    2 - A maldita temperatura, o motor tem esquentado muito, uso aditivos AcDelco, sou muito caprichoso quanto ao arrefecimento, desde quando comprei ela (há 7 meses) já fiz brincando umas 30 limpezas no arrefecimento, pq a coisa estava muito feia, tenho medo de que algum caninho do radiador possa estar entupido, até penso em mandar varetar... Outra coisa, a tampa do radiador, já usei dois modelos. O modelo com uma mola percebi que causa uma pressão dentro do sistema e quando paro ela (a Caravan) começa a pingar por uma mangueira inferior. Já a tampa sem mola ela permite com que a água do arrefecimento circule para o Bujão (Reservatório de expansão), e quando eu desligo ela tenho que deixar a ventoinha ligada até desligar e mesmo assim algumas vezes ela enche todo o Bujão e começa a cuspir água para fora... Em viagens costumo ir tranquilo, procurando médias, e a temperatura as vezes chega ao penúltimo pino antes do Q do painel.

    Em relação a isso tenho viajado Sem válvula termostática (e o motor não trabalha mais frio) e já testei fazer a viagem inteira com um Jump no cebolão para ver se a temperatura caía e nada...

    O motor não grila e tbm não perde força, quanto ao desempenho não posso me queixar...

    Alguma sugestão? Se alguém tiver um grupo de whats sobre Opala e Caravan eu gostaria de participar!

    Abração!
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    Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente? Empty Re: Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente?

    Mensagem por bruno silverstar83 Seg 9 Abr - 21:36:06

    Lazzari4100 escreveu:Fala pessoal tudo bem?
    Sou relativamente novo no grupo, acompanhei alguns tópicos mas nunca me manifestei hahah
    Bom, tenho meu 6zão já fazem 7 meses. Recentemente (há 3 semanas) passei minha Caravan 1988 4.1, de álcool para gasolina.
    Primeiro falarei a configuração dela, em seguida meu parecer e por último meu problema.

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    Carburador Dfv446
    Comando original do motor alcool
    Bomba elétrica e dosador

    Motivo para mudar de combustível: Na minha cidade falta Etanol porque a demanda é muito pouca, consequentemente tenho que buscar em uma cidade vizinha, aonde custa R$4,39 o Litro. E como se não bastasse isso, na estrada ela estava fazendo 3,26km/l hahah É SÉRIO! (Eu ficaria satisfeito se fosse uns 5km/l). Abri o carburador, e vi que algum mecânico do antigo dono havia arrombado os esguichos, parti para a configuração original e começou a dar falta, então troquei todo o kit aonde eu comecei com com os principais de 160 fui até 220! e mesmo assim dava falta, por todos esses motivos passei para gasolina!

    O que eu fiz para isso:
    - Mudei os giclês (esguichos) do carburador.
    - Coloquei velas bosch mais quentes para a gasolina
    - Atrasei o ponto
    - Cebolão (descobri que estava com o de gasolina)
    - Válvula termostática (descobri que já estava com o de gasolina) 86,5° - 75°

    O desempenho melhorou muito, consumo melhorou, tudo melhorou, porém aconteceu duas coisas ruins:

    1 - Quando eu desligava ela o motor apagava e ligava novamente durante uns 2 segundos e por fim desligava. Acredito que seja uma detonação. O que eu tenho feito (ainda está em teste), antes de desligar, eu primeiro desligo a bomba elétrica e espero cair a pressão do combustível (ouço a lenta dar uma leve caída) e desligo ela, ela não tem mais dado a detonação depois que comecei a fazer isso. (em breve testarei a bomba mecânica, se estiver boa voltarei a usá-la) Uso a bomba elétrica apenas pq já comprei com ela instalada e funcionando.

    2 - A maldita temperatura, o motor tem esquentado muito, uso aditivos AcDelco, sou muito caprichoso quanto ao arrefecimento, desde quando comprei ela (há 7 meses) já fiz brincando umas 30 limpezas no arrefecimento, pq a coisa estava muito feia, tenho medo de que algum caninho do radiador possa estar entupido, até penso em mandar varetar... Outra coisa, a tampa do radiador, já usei dois modelos. O modelo com uma mola percebi que causa uma pressão dentro do sistema e quando paro ela (a Caravan) começa a pingar por uma mangueira inferior. Já a tampa sem mola ela permite com que a água do arrefecimento circule para o Bujão (Reservatório de expansão), e quando eu desligo ela tenho que deixar a ventoinha ligada até desligar e mesmo assim algumas vezes ela enche todo o Bujão e começa a cuspir água para fora... Em viagens costumo ir tranquilo, procurando médias, e a temperatura as vezes chega ao penúltimo pino antes do Q do painel.

    Em relação a isso tenho viajado Sem válvula termostática (e o motor não trabalha mais frio) e já testei fazer a viagem inteira com um Jump no cebolão para ver se a temperatura caía e nada...

    O motor não grila e tbm não perde força, quanto ao desempenho não posso me queixar...

    Alguma sugestão? Se alguém tiver um grupo de whats sobre Opala e Caravan eu gostaria de participar!

    Abração!

    Fala Lazzari,pelo o eu você falou sobre a detonação no desligar e pela temperatura estar alta,é bem possível que o ponto de ignição esteja adiantado,você atrasou o ponto quando passou pra gasolina?

    A tampa do radiador tem que ter mola,e tem que ser a do 6cil(aquela que não tem orelha,é totalmente redonda)pois a mola é quem controla a pressão dentro do sistema de arrefecimento,quando a pressão aumenta demais ela joga o excesso pro tanque de expansão,depois quando a pressão diminuir é pra voltar pro sistema.
    Se não tiver essa mola o motor esquenta rápido demais e muito.

    A valvula termostática tem que usar a do gasolina,a valvula é importante pra manter a agua na temperatura ideal dentro do motor e a agua pra resfriar no radiador.

    Meu motor é bem taxado e anda na gasolina,não tenho problemas com temperatura e nem detonação,só uso velas mais frias,recomendo grau 7 ou 8.


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    Mensagem por Eder Harisson Seg 9 Abr - 22:33:13

    tenho 2 motores alcool rodando na gasolina, 1 quatro cilindros e outro 6. As observações que tenho pra fazer no seu caso ai é:
    Primeiro vc disse que estava no alcool com valvula termostatica de gasolina, isso é um indício do consumo que estava alto, o cara teve q engordar muito pra poder funcionar.
    Segundo, velas está mais relacionado à taxa de compressão do que ao combustível usado, como o Bruno falou não use grau 5. No meu estou usando grau 6 mas estou pensando em passar pra 7 ou 8
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    Mensagem por Lazzari4100 Ter 10 Abr - 14:38:08

    Eder Harisson escreveu:tenho 2 motores alcool rodando na gasolina, 1 quatro cilindros e outro 6. As observações que tenho pra fazer no seu caso ai é:
    Primeiro vc disse que estava no alcool com valvula termostatica de gasolina, isso é um indício do consumo que estava alto, o cara teve q engordar muito pra poder funcionar.
    Segundo, velas está mais relacionado à taxa de compressão do que ao combustível usado, como o Bruno falou não use grau 5. No meu estou usando grau 6 mas estou pensando em passar pra 7 ou 8

    Opa! Valeu Eder! Vou colocar novamente a válvula termostática, no meu ponto de vista ela sem válvula termostática acaba sendo até mais difícil de refrigerar depois que o sistema inteiro fica quente... sobre as velas vou colocar as que eu usava antes por enquanto (que são as mesmas do Omega 4.1) são grau 6, e assim que puder colocar um jogo mais frio! Abração amigo! cheers cheers
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    Mensagem por Lazzari4100 Ter 10 Abr - 14:45:35

    ''Fala Lazzari,pelo o eu você falou sobre a detonação no desligar e pela temperatura estar alta,é bem possível que o ponto de ignição esteja adiantado,você atrasou o ponto quando passou pra gasolina?

    A tampa do radiador tem que ter mola,e tem que ser a do 6cil(aquela que não tem orelha,é totalmente redonda)pois a mola é quem controla a pressão dentro do sistema de arrefecimento,quando a pressão aumenta demais ela joga o excesso pro tanque de expansão,depois quando a pressão diminuir é pra voltar pro sistema.
    Se não tiver essa mola o motor esquenta rápido demais e muito.

    A valvula termostática tem que usar a do gasolina,a valvula é importante pra manter a agua na temperatura ideal dentro do motor e a agua pra resfriar no radiador.

    Meu motor é bem taxado e anda na gasolina,não tenho problemas com temperatura e nem detonação,só uso velas mais frias,recomendo grau 7 ou 8.''



    Fala Bruno! O ponto foi atrasado, quanto exatamente não sei dizer, e sobre as tampas do radiador, a totalmente redonda que tenho era sem a mola, e a com a mola que tenho tem as orelhas kk pelo visto tenho duas mas nenhuma é a ideal... Vou adquirir a correta e colocar a válvula termostática pra ver como fica, e tbm colocarei as velas que tenho sobrando, (não usei elas duas semanas) são umas NGK BPR6EY, as mesmas usadas no Omega 4.1, vou ver se com isso dá uma melhorada e mantenho vcs informados! Abração!
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 10 Abr - 18:39:30

    vai pra dois anos q uso minha caravan com motor a alcool rodando na gasolina e é só alegria....nunka mais quero saber de alcool enquanto os precos nao tiverem taaaaao longe um do outro....é logico...tbem nao sou burro ne???


    uso vt de gasolina e cebolao de gasolina....


    indico a vc trocar as velas!! grau 6 no minimo....pode ser ate 7 ou 8....acredito ser esse o problema da detonacao mesmo desligado e do aquecimento.....varetar o radiador é legal.

    o ponto tem q ficar entre 8 e 12 graus
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    Mensagem por Marlon Jassanan Ter 10 Abr - 20:42:44

    Meu Diplo foi feito motor pra rodar no Alcool, é taxado, além disso tem cabeçote rebaixado, ainda assim rodo com ele na gasola, esquenta um pouco, mas fica top!
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    Mensagem por bruno silverstar83 Ter 10 Abr - 20:45:56

    Lazzari4100 escreveu:''Fala Lazzari,pelo o eu você falou sobre a detonação no desligar e pela temperatura estar alta,é bem possível que o ponto de ignição esteja adiantado,você atrasou o ponto quando passou pra gasolina?

    A tampa do radiador tem que ter mola,e tem que ser a do 6cil(aquela que não tem orelha,é totalmente redonda)pois a mola é quem controla a pressão dentro do sistema de arrefecimento,quando a pressão aumenta demais ela joga o excesso pro tanque de expansão,depois quando a pressão diminuir é pra voltar pro sistema.
    Se não tiver essa mola o motor esquenta rápido demais e muito.

    A valvula termostática tem que usar a do gasolina,a valvula é importante pra manter a agua na temperatura ideal dentro do motor e a agua pra resfriar no radiador.

    Meu motor é bem taxado e anda na gasolina,não tenho problemas com temperatura e nem detonação,só uso velas mais frias,recomendo grau 7 ou 8.''



    Fala Bruno! O ponto foi atrasado, quanto exatamente não sei dizer, e sobre as tampas do radiador, a totalmente redonda que tenho era sem a mola, e a com a mola que tenho tem as orelhas kk pelo visto tenho duas mas nenhuma é a ideal... Vou adquirir a correta e colocar a válvula termostática pra ver como fica, e tbm colocarei as velas que tenho sobrando, (não usei elas duas semanas) são umas NGK BPR6EY, as mesmas usadas no Omega 4.1, vou ver se com isso dá uma melhorada e mantenho vcs informados! Abração!

    A tampa é essa aqui

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    Do 6 cil essa é a correta.
    Quanto a vela eu uso grau 8,a 6 e 7 já ajuda pra um motor original a alcool,o meu tem um pouquinho a mais de taxa Twisted Evil

    Quase 3 anos assim e sem problemas...


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    Mensagem por Lazzari4100 Qui 12 Abr - 14:49:32

    Fala Bruno! Cara, encomendei hj esse modelo de tampa de 15 Libras, agora é só aguardar! Hahah Meu cabeçote tbm tem mais taxa do que o normal, o motor em si é novo deve ter uns mil km apenas. Esses dias um mecânico me falou que para resolver o meu problema (de dar o retorno até derramar água pelo bujão) seria necessário trocar a junta do cabeçote, pq a minha está queimada, isso faz algum sentido? Ele tbm comentou que se eu colocar novamente a válvula termostática o motor vai aquecer ainda mais... Estou desconfiado Suspect Suspect
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    Mensagem por bruno silverstar83 Qui 12 Abr - 20:35:52

    Lazzari4100 escreveu:Fala Bruno! Cara, encomendei hj esse modelo de tampa de 15 Libras, agora é só aguardar! Hahah Meu cabeçote tbm tem mais taxa do que o normal, o motor em si é novo deve ter uns mil km apenas. Esses dias um mecânico me falou que para resolver o meu problema (de dar o retorno até derramar água pelo bujão) seria necessário trocar a junta do cabeçote, pq a minha está queimada, isso faz algum sentido? Ele tbm comentou que se eu colocar novamente a válvula termostática o motor vai aquecer ainda mais... Estou desconfiado Suspect Suspect

    Ele joga agua fora porque a tampa não é a correta,a tampa sem mola não tem restrição alguma e quando a agua começar a esquentar vai jogar agua fora(ou pro tanque de expansão se estiver usando),e a tampa do 4 cil tem uma mola mais fraca,que tambem não vai segurar muita pressão.A de 15 libras vai ter um melhor controle de quando abrir,joga pouca coisa pro tanque de expansão e depois quando o motor esfriar ela volta pro motor.
    Se seu radiador,bomba de água estiverem OK e o sistema limpo dificilmente vai ter problema de aquecimento.

    Fique esperto com esse mecânico ai


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    Mensagem por Eder Harisson Qui 12 Abr - 22:36:20

    pra saber se sua junta está com problema, tire a tampa do radiador e acelere o carro, se fizer uma espuma na agua tem problema provavelmente
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    Mensagem por Lazzari4100 Dom 15 Abr - 12:20:03

    bruno silverstar83 escreveu:
    Ele joga agua fora porque a tampa não é a correta,a tampa sem mola não tem restrição alguma e quando a agua começar a esquentar vai jogar agua fora(ou pro tanque de expansão se estiver usando),e a tampa do 4 cil tem uma mola mais fraca,que tambem não vai segurar muita pressão.A de 15 libras vai ter um melhor controle de quando abrir,joga pouca coisa pro tanque de expansão e depois quando o motor esfriar ela volta pro motor.
    Se seu radiador,bomba de água estiverem OK e o sistema limpo dificilmente vai ter problema de aquecimento.

    Fique esperto com esse mecânico ai

    Fala meu amigo! Tudo bem? Essa semana colocarei a tampa de 15 Libras, o arrefecimento está limpo e estou usando o tanque de expansão, só no aguardo para os próximos testes hahah Pode deixar! Abração!
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    Mensagem por Lazzari4100 Dom 15 Abr - 12:22:02

    Eder Harisson escreveu:pra saber se sua junta está com problema, tire a tampa do radiador e acelere o carro, se fizer uma espuma na agua tem problema provavelmente

    Valeu Eder! Ótima informação! Hj mesmo farei isso! Abração! cheers cheers
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    Mensagem por adpachec Dom 15 Abr - 13:46:24

    Quando se altera um motor fora de um padrão as vezes necessita uma alteração fora de fabrica ou de marca.

    Se usa radiador com ventoinha adaptada o cebolão do gol quadrado de 86°C pode ajudar.
    Um coletor mais frio, aquela mangueira que sai do coletor abaixo do carburador e ligado na mangueira inferior do radiador ligue na tampa do radiador na saída do bocal.
    Mas tem que trocar a tampa do radiador por uma sem a mola, somente a tampa.
    E a conexão em "T" da mangueira inferior troque por uma comum..
    Assim tem um radiador selado, um coletor mais frio e um motor que vai extrair mais calor do bloco.
    Velas de grau 6 e até às vezes grau 7.
    Alterar a giclagem.
    Coletor mais frio vai ajudar a não causar pré detonação, mas um coletor gelado pode deixar gastão e manco no frio.
    Ponto ignição.

    Junta queimada pode misturar água no óleo e vice versa ou queimar e vazar compressão para fora, gerando um sopro ou vazar entre os cilindros.
    Medir a compressão vai dizer se um ou mais cilindros possuem pressão interna muito baixa que pode ser por junta, anéis ou válvulas.
    Taxa de compressão de fabrica de 10,5:1 a 11:1 dependendo do ano.

    Maior depósito de hidrocarbonetos dentro do motor a gasolina que o álcool que geralmente elimina água.
    Por isto uma "visita" a estrada ajuda na limpeza interna e reduz o acúmulo de borra no óleo pelo motor trabalhar com giro maior.
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    Mensagem por Barbyron Dom 15 Abr - 16:09:43

    Olá, o meu diplomata é a álcool com um H34, está sem válvula termostática, demora mais para chegar a temperatura ideal, mas aqui em Mossoró é muito quente e acho que não tem necessidade. Desde de quando comprei percebi que está sem reservatório de expansão, que estou procurando juntamente com o suporte. Estou andando com ele assim, mas sempre antes de sair verifico o nível do radiador. Vocês acham que dá pra continuar assim como nos mais antigos ou não?

    PS: na minha Belina 75 o reservatório é o original mas a tampa nova nunca da a vedação necessária. Por isso estou relutante em colacar o reservatório novamente. Valeu malandragens
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    Mensagem por Eder Harisson Dom 15 Abr - 17:33:15

    válvula termostática é necessária, o reservatório é dispensável
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 16 Abr - 18:22:31

    vt sempre!!!!
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    Mensagem por Lazzari4100 Ter 17 Abr - 19:01:57

    adpachec escreveu:Quando se altera um motor fora de um padrão as vezes necessita uma alteração fora de fabrica ou de marca.

    Se usa radiador com ventoinha adaptada o cebolão do gol quadrado de 86°C pode ajudar.
    Um coletor mais frio, aquela mangueira que sai do coletor abaixo do carburador e ligado na mangueira inferior do radiador ligue na tampa do radiador na saída do bocal.
    Mas tem que trocar a tampa do radiador por uma sem a mola, somente a tampa.
    E a conexão em "T" da mangueira inferior troque por uma comum..
    Assim tem um radiador selado, um coletor mais frio e um motor que vai extrair mais calor do bloco.
    Velas de grau 6 e até às vezes grau 7.
    Alterar a giclagem.
    Coletor mais frio vai ajudar a não causar pré detonação, mas um coletor gelado pode deixar gastão e manco no frio.
    Ponto ignição.

    Junta queimada pode misturar água no óleo e vice versa ou queimar e vazar compressão para fora, gerando um sopro ou vazar entre os cilindros.
    Medir a compressão vai dizer se um ou mais cilindros possuem pressão interna muito baixa que pode ser por junta, anéis ou válvulas.
    Taxa de compressão de fabrica de 10,5:1 a 11:1 dependendo do ano.

    Maior depósito de hidrocarbonetos dentro do motor a gasolina que o álcool que geralmente elimina água.
    Por isto uma "visita" a estrada ajuda na limpeza interna e reduz o acúmulo de borra no óleo pelo motor trabalhar com giro maior.

    Valeu pelas informações amigo! Amanhã mesmo verificarei essas partes das mangueiras! Abração!
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    Mensagem por adpachec Ter 17 Abr - 19:31:57

    Um exemplo.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/115417-tutorial-adaptacao-de-sistema-selado-radiador-por-menos-de-r-100-00-a.html
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    Mensagem por Lazzari4100 Ter 17 Abr - 23:20:57

    Pessoal, sobre as atualizações... Fiz os testes e não é junta queimada, na lenta até dá umas bolhas pequeninas no reservatório, mas quando acelero não sai bolha nenhuma, óleo está limpinho e tbm não sai nenhuma fumaça, descartei esta opção! cheers cheers
    Coloquei a tampa correta, o modelo de 15 Libras, obtive uma melhora na temperatura, nada muito significativo, mas melhorou. Hj coloquei a válvula termostática Wahler 75°, meu Cebolão é 86°, e meus amigos... inicialmente tudo estava indo bem, mas aí o motor começou a esquentar, e esquentou muito, chegou a marcar no painel um pino antes do máximo, isso que eu fui testar para fora da cidade, em andando a 80 - 90km/h na manha, aí como eu estava de olho no ponteiro, parei, desliguei a Caravan e deixei a ventoinha tocando, dava pra escutar a água fazendo borbulhinhas dentro do motor, no reservatório não fez, e antes de instalar a válvula eu testei ela e ela estava abrindo normal.
    Agora estou apavorado affraid affraid
    Eu imaginava que ia melhorar pq iria resfriar melhor, a ventoinha iria parar tbm, mas não rolou... Ah! moro no RS! Temperatura de 26°C hj...
    Alguma dica?
    Abração a todos!
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    Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente? Empty Re: Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente?

    Mensagem por adpachec Qua 18 Abr - 12:26:11

    "bolhinhas" vai aparecer porque é parte da circulação de água.

    A tempos eu não esquento cabeça com temperatura.
    As vezes é somente erro de AFERIÇÃO do marcador.

    Eu trouxe uma pistola laser de temperatura e fiquei dias monitorando.

    Marcador no painel quase no máximo e na pistola marcava:

    Junção do coletor com o escape: 250°C.
    Coletor admissão: 65°C.
    Carburador: 55° C.
    Batatão da termostática: 95° C.
    Radiador parte superior: + ou - 80° C.

    Então coloquei um resistor de uns 12 ohms por 2 watts e resolveu.
    O ponteiro estava marcando a mais.
    Porém é importante conferir.

    E uma pessoa consegue suportar até 70° C sem se queimar ( mais ou menos 70° C), então só de segurar a admissão ou perto do batatão da termostática já é suficiente para ter uma noção.
    Chegar o marcador no vermelho significa 120° C.

    E pode ser ar no sistema de arrefecimento.
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    Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente? Empty Re: Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente?

    Mensagem por vicomodoro Qua 18 Abr - 16:35:00

    Vou colocar o que acontece no meu carro. Talvez lhe de uma luz. Tenho este carro a 20 anos. Motor alcool. Pistões chatos. Quando comprei o carro veio com carburador 228 fazia uns 7km/lt na cidade. Andava com temperatura baixa em qualquer situação. Depois de uns 10 anos. Resolvi trocar este carburador por um H34 também gasolina.Notei que a temperatura subia um pouco. Não fiz média com este carburador. Não gostei muito. Resolvi trocar por um W446. Achei muito bom. Mais força mais final. Consumo bom 13 km/lt na estrada. Temperatura normal. A não ser que pegue uma serra. Aí a temperatura sobe e sobe rápido.Passa do meio dá panico. Já tive que parar em alguns casos. Acho que mistura pobre.Já me indicaram colocar radiador do 6 cil.Ventoinha auxiliar isto já tem a do ar. Mas na minha opinião se funcionava antes por que agora nãoé algum acerto. Todos os itens citados ou suspeitos revisados. De uma olhada no acerto do carro. Pode ser isto. Grato VICTOR Desculpe pelo longo texto.
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    Mensagem por Lazzari4100 Qua 18 Abr - 18:53:53

    vicomodoro escreveu:Vou colocar o que acontece no meu carro. Talvez lhe de uma luz. Tenho este carro a 20 anos. Motor alcool. Pistões chatos. Quando comprei o carro veio com carburador 228 fazia uns 7km/lt na cidade. Andava com temperatura baixa em qualquer situação. Depois de uns 10 anos. Resolvi trocar este carburador por um H34 também gasolina.Notei que a temperatura subia um pouco. Não fiz média com este carburador. Não gostei muito. Resolvi trocar por um W446. Achei muito bom. Mais força mais final. Consumo bom 13 km/lt na estrada. Temperatura normal. A não ser que pegue uma serra. Aí a temperatura sobe e sobe rápido.Passa do meio dá panico. Já tive que parar em alguns casos. Acho que mistura pobre.Já me indicaram colocar radiador do 6 cil.Ventoinha auxiliar isto já tem a do ar. Mas na minha opinião se funcionava antes por que agora nãoé algum acerto. Todos os itens citados ou suspeitos revisados. De uma olhada no acerto do carro. Pode ser isto. Grato VICTOR Desculpe pelo longo texto.

    Capaz Vitor, todo texto e experiência é bem vinda! Sobre o desempenho dela não posso me queixar, de acordo com as velas a mistura está um pouco rica! Abraço!
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    Mensagem por Lazzari4100 Qua 18 Abr - 19:00:41

    adpachec escreveu:"bolhinhas" vai aparecer porque é parte da circulação de água.

    A tempos eu não esquento cabeça com temperatura.
    As vezes é somente erro de AFERIÇÃO do marcador.

    Eu trouxe uma pistola laser de temperatura e fiquei dias monitorando.

    Marcador no painel quase no máximo e na pistola marcava:

    Junção do coletor com o escape: 250°C.
    Coletor admissão: 65°C.
    Carburador: 55° C.
    Batatão da termostática: 95° C.
    Radiador parte superior: + ou - 80° C.

    Então coloquei um resistor de uns 12 ohms por 2 watts e resolveu.
    O ponteiro estava marcando a mais.
    Porém é importante conferir.

    E uma pessoa consegue suportar até 70° C sem se queimar ( mais ou menos 70° C), então só de segurar a admissão ou perto do batatão da termostática já é suficiente para ter uma noção.
    Chegar o marcador no vermelho significa 120° C.

    E pode ser ar no sistema de arrefecimento.

    Pois é amigo, se tem uma coisa errada na minha Caravan, é o painel hahah
    Meu ponteiro de combustível oscila o tempo todo, e no da temperatura a ventoinha liga quando o ponteiro está um acima da metade, e desliga nesse mesmo pino (um acima da metade), claro que isso tbm pode ser pq o sensor faz a leitura do bloco o que pode indicar esse aquecimento elevado, o que me faz pensar que a água pode não estar circulando... o meu conta giro está desligado pq roubava energia da bobina fazendo o carro dar uns tiros...
    O antigo dono deixava a desejar com o arrefecimento do carro, já limpei umas 30 vezes nesse tempo que estou com ela, e sempre suja muito rápido, estou achando que posso estar tbm com alguns caninhos da colméia entupido, e preciso conferir a bomba d'água...
    Desde já obrigado pelas suas dicas!
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    Mensagem por vicomodoro Qua 18 Abr - 19:27:03

    O que esqueci de sugerir. É o que já falaram. Velas grau 8. As do celta VHC ou da 350(moto). Deve ter mais alguma .
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    Mensagem por bruno silverstar83 Qua 18 Abr - 19:41:26

    Lazzari4100 escreveu:Pessoal, sobre as atualizações... Fiz os testes e não é junta queimada, na lenta até dá umas bolhas pequeninas no reservatório, mas quando acelero não sai bolha nenhuma, óleo está limpinho e tbm não sai nenhuma fumaça, descartei esta opção! cheers cheers
    Coloquei a tampa correta, o modelo de 15 Libras, obtive uma melhora na temperatura, nada muito significativo, mas melhorou. Hj coloquei a válvula termostática Wahler 75°, meu Cebolão é 86°, e meus amigos... inicialmente tudo estava indo bem, mas aí o motor começou a esquentar, e esquentou muito, chegou a marcar no painel um pino antes do máximo, isso que eu fui testar para fora da cidade, em andando a 80 - 90km/h na manha, aí como eu estava de olho no ponteiro, parei, desliguei a Caravan e deixei a ventoinha tocando, dava pra escutar a água fazendo borbulhinhas dentro do motor, no reservatório não fez, e antes de instalar a válvula eu testei ela e ela estava abrindo normal.
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    Eu imaginava que ia melhorar pq iria resfriar melhor, a ventoinha iria parar tbm, mas não rolou... Ah! moro no RS! Temperatura de 26°C hj...
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    Veja o seguinte,se estiver perto de ferver mesmo a tampa do radiador abrira e ficara aliviando pressão para fora (ou pro tanque de expansão no caso),agora se ela só abrir e já fechar não está perto de ferver,está trabalhando normal.

    As velas como já sitado tambem é importante,se não trocou ainda pode interferir na temperatura.

    Se o sistema fica sujando tem algo errado,aí seu radiador não vai trabalhar 100% por conta da sujeira.

    É bom verificar a temperatura real do motor como o adpachec falou.


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    Mensagem por Lazzari4100 Sáb 9 Jun - 11:24:06

    Bom dia amigos Opaleiros,

    Vim passar a atualização da Caravan, ela esteve algumas semanas paradas, há alguns dias fui ligar ela, e adivinhem? A bomba elétrica não ligou, substituí o relé e mesmo assim não ligou... mas tudo bem, vou por a mecânica em ação, aí vem a primeira pergunta, 'A bomba de combustível mecânica do modelo Alcool é diferente do modelo Gasolina? Se sim, o que muda?'
    Comprei ontem uma junta do coletor de admissão/escape pois a minha estava queimada e dava entrada de ar falso na admissão e vazava um pouco no escape, então quando eu for trocar essa junta, já vou cortar a parte do aquecimento coletor de escape e fazer um acabamento com solda (deixando igual o 6x2 pra gasolina). Eu já havia desligado as mangueiras de água que aquecem o coletor, ficou só faltando cortar o coletor.
    Outro upgrade foi mandar varetar o radiador, pegarei ele hj, o senhor que trabalha na casa de radiadores disse que estava muito sujo e entupido, quando removi o radiador tive que o segurar com as duas mãos kk não que eu seja fraco, mas o radiador realmente estava pesado hahahhahah
    Por enquanto é isso, em breve postarei o resultado dessas atualizações!

    Abração a todos!!
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    Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente? Empty Re: Motor original álcool rodando com gasolina, fica mais eficiente?

    Mensagem por Lazzari4100 Sáb 16 Jun - 9:16:07

    Saudações amigos Opaleiros! cheers cheers

    Atualizações da Caravan 4.1, ontem foi o dia dela! Começamos cedo desmontando os coletores de admissão/escape para trocar a junta, em seguida foi removido o aquecimento do coletor de admissão que fica no coletor de escape, nesse momento vimos que ali já havia um pequeno furo no qual vazava ar, que foi corrigido naquele momento. Depois serramos o escape (Espingarda) um pouco antes do abafador (que fica antes do diferencial), e foi colocado o abafador novo de 2pol internas e ponteiras de 2,5pol! O ronco ficou lindo demais! Bem grave! Se a ressonância em viagens me incomodar eu coloco a parte final do escape espingarda (2 canos de 2,5pol) até lá atras.
    Fazendo um último teste na bomba elétrica antes de passar para a bomba mecânica descobrimos que ela estava funcionando, só não ligava por problema de aterramento, foi resolvido e também colocado FILTRO DE COMBUSTÍVEL (que ela não tinha), as vezes me pergunto que profissional instala uma bomba elétrica + dosador e não usa filtro... por estar sem filtro o acabava entupindo algum giclê do bura... resumindo, foi colocado um filtro de combustível ideal para bomba elétrica.
    Ah! Há uma semana eu havia mandado varetar o radiador tbm, o senhor que fez o serviço comentou que estava uns 4 dedos debaixo para cima entupido de barro, (sendo que ela está há um ano comigo e já fiz mais de 30 limpezas de arrefecimento em casa) o antigo dono cuidava mal dela, não sei se já colocou aditivo... Mas enfim, coloquei o radiador limpinho como manda o figurino!
    Por fim foi tocar arranque e escutar a nova música, ficou um ronco do mau! Twisted Evil Twisted Evil
    As primeiras voltas percebi que o 446 ainda não estava alinhado (pois deixamos a limpeza do bura para a semana que vem) dali a pouco ela começou a dar uns coices como se secasse a cuba, parei ela e aumentei a pressão do dosador, e meus amigos... o canhão acordou hahah o que aconteceu é que o bura havia 'desentupido' e como antes mandava pouco combustível, eu havia diminuído a pressão no dosador... foi só aumentar a pressão e ficou uma loucura novamente hahah Ontem ela não ferveu nenhuma vez e andei bastante com ela, percebi uma melhora quando eu desligo ela, a ventoinha fica bem menos tempo ligada do que antes... Ainda falta trocar um calço do motor, trocar óleo, e revisar o burrinho (pq ele está pesado nas partidas).
    Por enquanto essas foram as atualizações!

    Abração a todos! cheers cheers

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