Olá pessoal,
Esta semana comecei a dar um trato nas portas do meu Opala e acabei terminando com um reparo nos retrovisores elétricos que não estavam funcionando.
Algum dos antigos donos resolveu por bem que seria interessante cortar os dois conectores e deixar os fios jogados por lá...
Bom, utilizando o ótimo tópico do user marcel.minatto consegui desmontar tudo e remontar novamente trazendo o retrovisor do lado do motorista a vida =)
Segue o tópico para que tiver interesse: http://www.opaleirosdoparana.com/t36798-retrovisor-eletrico-restaurando
Porém me durante o reparo me deparei com um problema, segundo o esquema elétrico do Opala 88 (Disponibilizado aqui no forum pelo excelente tópico do Call: http://www.opaleirosdoparana.com/t44973-diagramas-eletricos-linha-opala-1988-a-1990) os fios deveriam ser das cores preto, branco, marrom e preto com listra branca.
No lado do chicote do carro ok, essas eram as cores . Já do lado do retrovisor as cores do fios eram azul, branco, marrom e preto.
Bom consegui refazer os conectores e venho deixar aqui a solução para quem passar por problema semelhante de ter que refazer os conectores:
Outra informação importante sobre o funcionamento: Dos 4 fios, 2 deles servem para movimentar o retrovisor para a esquerda ou direita dependendo do sentido da corrente (Fios preto e Azul do retrovisor). Para o movimento para cima ou para baixo os 4 fios são energizados, sendo que o Marrom e Branco acionam o bobina que muda o acoplamento dos engrenagem (Estes dos não tem polaridade, é indiferente quem recebe o sinal + ou -) enquanto novamente os fios Preto e Azul movimentam o motor em um sentido ou em outro dependendo do sentido da corrente elétrica.
Em resumo: Fios Marrom e Branco acionam a bobina e só são usados para movimentar para cima e para baixo, ja os fios Azul e Preto acionam o motor para um sentido ou para outro.
Esta semana comecei a dar um trato nas portas do meu Opala e acabei terminando com um reparo nos retrovisores elétricos que não estavam funcionando.
Algum dos antigos donos resolveu por bem que seria interessante cortar os dois conectores e deixar os fios jogados por lá...
Bom, utilizando o ótimo tópico do user marcel.minatto consegui desmontar tudo e remontar novamente trazendo o retrovisor do lado do motorista a vida =)
Segue o tópico para que tiver interesse: http://www.opaleirosdoparana.com/t36798-retrovisor-eletrico-restaurando
Porém me durante o reparo me deparei com um problema, segundo o esquema elétrico do Opala 88 (Disponibilizado aqui no forum pelo excelente tópico do Call: http://www.opaleirosdoparana.com/t44973-diagramas-eletricos-linha-opala-1988-a-1990) os fios deveriam ser das cores preto, branco, marrom e preto com listra branca.
No lado do chicote do carro ok, essas eram as cores . Já do lado do retrovisor as cores do fios eram azul, branco, marrom e preto.
Bom consegui refazer os conectores e venho deixar aqui a solução para quem passar por problema semelhante de ter que refazer os conectores:
Conector carro | Conector retrovisor |
Preto | Preto |
Preto com listra branca | Azul |
Branco | Branco |
Marrom | Marrom |
Em resumo: Fios Marrom e Branco acionam a bobina e só são usados para movimentar para cima e para baixo, ja os fios Azul e Preto acionam o motor para um sentido ou para outro.
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